• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO PÚBLICA TRABALHANDO EM CONJUNTO: O PROERD COMO UM EXEMPLO DE INTERAÇÃO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO PÚBLICA TRABALHANDO EM CONJUNTO: O PROERD COMO UM EXEMPLO DE INTERAÇÃO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO PÚBLICA TRABALHANDO EM CONJUNTO: O PROERD COMO UM EXEMPLO DE INTERAÇÃO.

DINIZ, Carlos Alberto Malveira1 Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

carlosalbertodiniz@ymail.com

Resumo:

O Brasil contemporâneo é um país que passou a ser visto com um olhar diferenciado pela comunidade internacional, e muitos são os motivos desse novo olhar, como por exemplo, o crescimento da economia, as riquezas minerais e naturais, além de ter sido escolhido como país sede de dois grandes eventos globais: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Porém há dois pontos essenciais para um país desenvolver-se e que no Brasil ainda se encontram em situação assim pode-se dizer, problemáticos, são eles educação e o grande problema das diferenças sociais entre ricos e pobres. Nesse sentido, será exposto aqui a importância de pensar educação e desenvolvimento social juntos a fim de que se consiga falar em uma melhor qualidade de vida, uma vez que educação e desenvolvimento social são dois grandes aliados para o combate a pobreza, a violência, as drogas, enfim poder-se-ia citar aqui diversos problemas sociais que se enquadram nessa luta. E pensando nessa perspectiva, o presente trabalho busca analisar a importância de programas sociais que são desenvolvidos em parceria com a educação pública; dando ênfase no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, presente em diversos estados do país, porém, tendo como foco a iniciativa coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais. Desde modo esse trabalho apresentará uma abordagem de educação e desenvolvimento social, trazendo o PROERD como um exemplo que agrega desenvolvimento social e educação e de como esse processo pode funcionar de maneira aceitável nas escolas públicas. A metodologia utilizada para a conclusão deste trabalho consistiu em revisão bibliográfica da temática.

Palavras-chave: Educação, Desenvolvimento Social, PROERD.

INTRODUÇÃO:

O Brasil contemporâneo, é um país que, progressivamente passa a ser visto com um olhar diferenciado diante da comunidade internacional, inserindo-se na agenda de eventos internacionais em diversas áreas; como por exemplo: a Copa do Mundo de 2014, e a Rio +20 que acontecerá em junho deste ano de 2012. O governo brasileiro ainda comemora o avanço de sua economia nos últimos anos, e o 6º lugar entre as nações com maior PIB do planeta de acordo com dados do Centre for Economics and Business Research – CEBR.

Outro fator, essencial, que coloca o país em destaque mundial, são as suas imensas riquezas naturais e minerais distribuídas ao longo de um território com dimensões continentais. E, consequentemente com problemas administrativos, afinal quando se têm um extenso território como o brasileiro, é necessário que exista um sistema de gestão com maior eficiência, e o Brasil ainda carece nesse requisito.

1 Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Bolsista do Programa

(2)

Porém, com todos esses avanços e suas riquezas naturais, o país parece está esquecendo-se de dois pontos essenciais para o desenvolvimento da nação; refiro-me a educação e a desigualdade social. Sem maiores investimentos no setor educacional e diminuição da distância entre ricos e pobres, o Brasil será um país rico com problemas sociais. Stiglitz afirma que “o desenvolvimento engloba não apenas recursos e capital, mas também uma transformação da sociedade” (STIGLITZ, 2002, p. 292); transformação que perpassa pela educação.

Neste sentido, é assinalada a importância de pensar educação e desenvolvimento social juntos, a fim de que se consiga falar em uma melhor qualidade de vida, uma vez que estes são dois grandes aliados para o combate a pobreza, a violência, as drogas, enfim, poder-se-ia citar aqui diversos problemas sociais que se enquadram nessa luta.

E pensando nessa perspectiva, o presente trabalho busca analisar a importância de programas sociais que são desenvolvidos em parceria com a educação pública; dando ênfase no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, enquanto uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, sendo este, um exemplo que agrega desenvolvimento social e educação, e de como esse processo pode funcionar de maneira aceitável nas escolas públicas.

A metodologia utilizada para a conclusão deste trabalho consistiu em revisão bibliográfica da temática.

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA

O progresso de uma nação perpassa por vários fatores, como o educacional e o social; e a falta de maiores investimentos, em uma educação de qualidade, nada contribui para o avanço/melhoria social da população. Sobre essa perspectiva, Cunha afirma que:

Há uma crença muito difundida, atualmente, de que a educação escolar é um meio eficaz e disponível para que as pessoas possam melhorar sua posição na sociedade. Se as pessoas em pior posição puderem ingressar na escola pública e tiverem motivação para utilizar construtivamente as aquisições intelectuais por ela propiciadas, será certa a melhoria da sua posição (CUNHA, 1985, p. 27)

Entretanto, para que uma escola possa contribuir na melhoria de posição social do cidadão, é necessário que o processo de ensino e aprendizagem, tenha qualidade suficiente para formar cidadãos pensantes, produtores e idealizadores do conhecimento.

Porém, é perceptível que a escola não vem conseguindo arquitetar o seu papel social na construção do progresso, seja individual ou coletivo do cidadão, enquanto detentor do conhecimento. No entanto, o que se verifica são pessoas, que diante da globalização de informações, tornaram-se apenas meros reprodutores ou repetidores do conhecimento e da cultura estrangeira, que tanto invade e influência a vida de nossos adolescentes, levando-os a esquecerem a sua cultura e consequentemente a sua história.

Além das dificuldades ligadas a limitações do sistema educacional, a escola enfrenta problemas sociais ligados a comunidade local na qual está inserida, como violência, drogas, prostituição, entre tantos outros que afligem a população.

Com a tentativa de amenizar tais problemas sociais, surgem diversos projetos governamentais e não governamentais em ambientes escolares. E, partindo da realidade da comunidade local, esses projetos propõem atividades que aproximam ou trazem novamente os adolescentes para dentro das escolas, e especialmente para a sala de aula.

(3)

Neste sentido apresentaremos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD enquanto projeto que objetiva trabalhar com a comunidade local e escola, promovendo a interação entre educação pública e desenvolvimento social da região.

PROERD: EXEMPLO DE INTERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ENTRE SOCIEDADE E ESCOLA PÚBLICA

A base para criação e desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, é o Drug Abuse Resistance Education – DARE criado na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos em 1983. Sendo o estado do Rio de Janeiro primeiro a desenvolver, através da Polícia Militar carioca, a metodologia do PROERD, no ano de 1992, sendo o mesmo adaptado a realidade e cultura brasileira; e empregado em outras regiões do país, sempre administrado pela Polícia Militar do respectivo estado da Federação.

A Diretriz para a Produção de Serviços de Segurança Pública – DPSSP nº 3.01.06/2011-CG da Polícia Militar de Minas Gerais assim define o PROERD:

É um programa com caráter social preventivo, que é alicerçado no Programa D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), Norte Americano, que tem como objetivo dotar jovens estudantes com ferramentas que lhes permitam evitar influências negativas em questão afetas às drogas e violência, inserindo neles a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plena seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura. (DPSSP nº 3.01.06/2011-CG, p. 27)

Conforme exposto acima, o programa, realizado nas escolas públicas, almeja conscientizar jovens estudantes sobre como evitar influencias negativas que os levem para o caminho das drogas e violência.

A Polícia Militar de Minas Gerais ainda discorre outros objetivos, que viriam secundariamente ao apresentado pela Diretriz para a Produção de Serviços de Segurança Pública nº 3.01.06/2011-CG, sendo eles:

 Emponderar jovens estudantes com ferramentas que lhes permitam evitar influências negativas em questões ligadas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção e suas habilidades de resistência.

 Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

 Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.

 Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e o público infanto-juvenil.

 Replicar informações e Políticas Públicas relacionadas à prevenção de drogas e violência.

 Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas ao eixo drogas.

É de ressalva que, todos os policiais envolvidos no programa recebem cursos e instruções de como atuarem na escola e comunidade.

Deste modo, vemos que a proposta de parceria entre Escola Pública, Polícia Militar e Comunidade local, exerce grande papel na formação de futuros cidadãos e na construção do saber do aluno, levando-o a questionar e refletir sobre o que é melhor para si. Contribuindo, para que a Educação Básica cumpra o que é proposto na Lei de Diretrizes e Bases da

(4)

Educação Nacional – LDB / Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 em seu artigo 22: “a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

A fim de atender todas as faixas etárias de idades dos adolescentes, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, prepara currículos educacionais que atendem a crianças e jovens dos 4 aos 14 anos de idade, além de elaborar um currículo para pais e responsável legal dos mesmos. Os currículos educacionais encontram organizados em quatro grupos, descritos a seguir.

O Currículo para a Educação Infantil, composto por atividades orientadas que buscam levar o aluno à participação e interatividade nas discussões abordadas, desenvolvendo habilidades que conduzam a solução de problemas e dificuldades.

O Currículo para Crianças do Ensino Fundamental, sendo este considerado a base do PROERD, aqui as atividades, informações e conhecimentos científicos são esquematizados de maneira a indagar no aluno a capacidade de construir soluções para problemas sociais e pessoais relacionados ao uso e abuso de drogas.

O Currículo para Adolescentes do Ensino Fundamental, empregado como reforço ao apresentado anteriormente, descreve sobre os meios eficazes para a juventude recusar ou resistir à oferta de drogas.

E enfim, o Currículo para Pais e Responsáveis Legais direcionados a fornecer aos pais, informações sobre drogas e o seu uso, problemas de violências por parte dos adolescentes, além de caminhos que lhes orientem a criar ambientes positivos em casa, de modo que beneficie a saúde e bem estar de seu filho.

Como se verificou, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD possui toda uma estrutura que perpassa pela escola, comunidade, polícia militar e família, promovendo, portanto uma sociedade inclusiva com a participação de todos no ambiente escolar, de modo que se construa uma aceitação e convivência com as diferenças entre cada pessoa, para que haja na comunidade um desenvolvimento social e educacional.

Salm, Menegasso e Ribeiro ainda descrevem que,

O Programa [...] visa a promover a cidadania. As crianças são estimuladas durante todos os encontros a respeitar a diversidade de idéias, de opiniões. São incentivadas a participar e a envolver os pais nos trabalhos. Da mesma forma, a postura cidadã é referenciada, pois são discutidas questões relativas ao respeito, à não-violência, ao engajamento em atividades positivas. (SALM, MENEGASSO e RIBEIRO, 2007, p. 242)

De acordo com Sassaki:

[...] uma sociedade inclusiva garante seus espaços a todas as pessoas, sem prejudicar aquelas que conseguem ocupá-los só por méritos próprios. [...] Ela fortalece as atitudes de aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana e enfatiza a importância do pertencer da convivência, da cooperação e da contribuição que todas as pessoas podem dar para construírem vidas comunitárias mais justas, mais saudáveis e mais satisfatórias (SASSAKI, 1999, p. 169).

É perceptível que, a construção de uma sociedade inclusiva promove o bem social na comunidade, e a escola pública de qualidade, juntamente com a integração dos diversos agentes da sociedade e programas desenvolvidos para tal finalidade, proporcionam grandes contribuições na melhoria do ensino, no combate a desigualdade social, violência e drogas.

O programa também contribui para a prática das linhas de ações da Polícia Militar, que são “ênfase nas pessoas, liderança participativa, inovação na solução de problemas, foco

(5)

na sociedade e no cidadão, polícia orientada para a solução de problemas e melhoria contínua da qualidade de vida das comunidades” (DPSSP nº 3.01.06/2011-CG, p. 10). Promovendo a aproximação entre polícia e sociedade.

Na tabela abaixo, é apresentado, dados da Polícia Militar de Minas Gerais referentes ao atendimento feito pelo PROERD no estado.

Fonte: Coordenação Estadual PROERD – PMMG/DAOp. Disponível em:https://www.policiamilitar.mg.gov.br

/portal-pm/proerd/conteudo.action?conteudo=1556&tipoConteudo=itemMenu Acessado em 22/02/2012.

Adaptado e organizado por DINIZ, C. A. M.

Analisando os dados referentes ao período de 2004 a 2011 do PROERD em Minas Gerais, é notório que há oscilações no acréscimo e decréscimo na quantidade de pessoas, escolas, municípios e instrutores do programa. Porém, não deixando de ser realizadas as atividades idealizadas para tal período, o que é significativo, para a própria Polícia Militar de Minas Gerais e sociedade em geral.

Os benefícios proporcionados pelo PROERD é sentido pelos diversos atores envolvidos, como relata Salm, Menegasso e Ribeiro:

Para as famílias das crianças que participam do Programa, os resultados são sentidos em sua mudança de comportamento. Constata-se, também, a mudança de comportamento de familiares, por influência das crianças, [...] Para as crianças, o Programa tem efeitos marcantes, que podem ser percebidos no aumento da auto-estima e da autoconfiança. As crianças sentem-se seguras para afirmar comportamentos diante da exposição a situações que envolvam a oportunidade para o uso de drogas, [...] Para a Polícia Militar, além do importante trabalho de prevenção que é desenvolvido, existe também a intenção de aproximar a instituição da comunidade, [...]. (SALM, MENEGASSO e RIBEIRO, 2007, p. 241-2)

Permitindo, constatar a influência do programa dentro das escolas, na vida dos alunos e seus familiares, na área da segurança pública como forma de prevenção da polícia. Demonstrando realmente que o PROERD é um exemplo de interação entre educação e desenvolvimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho buscou analisar a importância de programas sociais que são desenvolvidos em parceria com a educação pública; dando ênfase no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, idealizado em várias regiões do país e

Tabela 1: Dados do PROERD referentes ao período de 2004 a 2011.

Anos Quantidade de pessoas orientadas Quantidade de escolas atendidas Quantidade de municípios atendidos Número de Instrutores credenciados 2004 147.569 1.502 267 269 2005 215.569 3.719 343 480 2006 226.836 2.845 390 480 2007 252.422 3.202 394 600 2008 314.028 3.476 394 558 2009 329.799 3.383 456 624 2010 292.972 3.736 543 667 2011 240.747 3.330 475 634

(6)

coordenado pelas polícias militares dos respectivos estados da Federação, porém tendo como foco a iniciativa do PROERD da Polícia Militar de Minas Gerais.

Para tanto, foi feito uma abordagem das mudanças e melhorias na educação e na comunidade local, que podem ocorrer por influencia do PROERD. Portanto, conclui-se que, programas como o PROERD podem funcionar de maneira aceitável nas escolas públicas, contribuindo para a melhoria da educação e desenvolvimento da sociedade.

REFERÊNCIAS:

BRASIL, Portal do Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional – LDB / Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes &catid=70:legislacoes Acessado em 21/02/2012.

Centre for Economics and Business Research – CEBR. Disponível em:

http://www.cebr.com/?p=729 Acessado em: 10/02/2012.

CUNHA, L. A. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Diretriz para a Produção de Serviços de

Segurança Pública nº 3.01.06/2011 - CG – Regula a Aplicação da Filosofia de Polícia

Comunitária pela Polícia Militar de Minas Gerias. – Belo Horizonte: Seção de Emprego Operacional – EMPM/3, 2011.

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Programa Educacional de Resistência às

Drogas e à Violência PROERD. Disponível em:

https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/proerd/principal.action. Acessado em 22/02/2012.

SALM, J. F.; MENEGASSO, M. E.; RIBEIRO, R. de M. Co-produção do Bem Público e o

Desenvolvimento da Cidadania: o caso do PROERD em Santa Catarina. Itajaí-SC:

Revista Alcance / UNIVALI - Vol. 14 - n.2 p. 231 - 246 - Mai / Ago 2007.

SASSAKI, R. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1999.

STIGLITZ, Joseph. A Globalização e seus Malefícios: a promessa não-cumprida de

Referências

Documentos relacionados

Vale à pena destacar ainda, que de acordo com o pedagogo Paulo Freire, (1974 apud MOITA LOPES, 1996, p.134) sobre o ensino de leitura em língua estrangeira “[...] pode

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a quantidade de água pluvial que pode ser aproveitada após infiltrar em um pavimento permeável de concreto

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Gabinetes Modelo : BP1009 Small Form Factor (SFF) ou SLIM Desk (Y7301) disponíveis nas cores Preto/Prata, Preto, ou Cool Gray; Opção para Tool-Free (não requer uso de

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Foram ainda denunciados nessa fase: Alberto Youssef, doleiro; Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras; Waldomiro de Oliveira, dono da MO