• Nenhum resultado encontrado

ATA DE REUNIÃO. DATA: 01 de outubro de 2013 HORA: 09:00 horas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DE REUNIÃO. DATA: 01 de outubro de 2013 HORA: 09:00 horas"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ATA DE REUNIÃO

DATA: 01 de outubro de 2013

HORA: 09:00 horas

LOCAL: Promotoria de Justiça da Cidadania

PARTICIPANTES: Dra. Maria Pilar Cerqueira Maquieira Menezes, Promotora de Justiça, a Diretora da Escola Municipal Ester Félix da Silva. PAUTA: 1. Avaliação da visita da Escola Municipal Ester Félix da silva, com a presença da diretora.

DISCUSSÕES/DELIBERAÇÕES: Aberta a reunião. A Promotora de Justiça Dra. Maria Helena Xavier salientou que a reunião tem o objetivo de avaliar, de dialogar com a diretora de forma a identificar deficiências dos grupos escolares de Salvador; que é fundamental entender que o objetivo principal são as melhorias das condições da escola, destacando que as ações visam modificar a realidade da escola. Acrescentou ainda que apresentava a diretora presente a devolutiva da visita realizada no dia 27 de agosto de 2013. Nesse sentido foram exibidas as fotografias da visita, sobre as quais foram identificadas algumas questões com relação aos aspectos estruturais, bem como a condensação de dados no questionário de visitação:

1 – ABERTURA DO PORTÃO: A Diretora respondeu que tomará as medidas necessárias para adequar o portão de acesso dos alunos às normas técnicas de seguranças.

(2)

2 - SANEAMENTO BÁSICO NAS IMEDIAÇÕES DA ESCOLA. A Diretora afirma que, quando assumiu a direção da escola, notou que as residências na circunvizinhança da escola jogavam lixos para o pátio da escola, tornando um lugar desagradável; adotou medidas com o pessoal efetivo da limpeza para estipular os dias para efetuar a limpeza, mas a escala começou a falhar por conta do número insatisfatório de funcionários e porque os que estão em atividade, alguns já se aproximam da idade de aposentadoria e tem suas funções limitados. No entorno, a iluminação é satisfatória e não têm problemas com o esgotamento sanitário.

3 - ACESSIBILIDADE PARA PESSOA COM NECESSIDADE ESPECIAL. A Diretora da escola assevera que possui um estudante cadeirante no turno da noite, tem buscado meios para adequar às condições de acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência, e ainda não tem aluno cego. Dessa forma procurará se adaptar de acordo com suas possibilidades. Além do mais, recorrerá ao setor competente para buscar eventual orientação.

4 - ALMOXARIFADO E DEPÓSITO. A Diretora diz que os materiais aproveitáveis foram devidamente realocados: os livros para a biblioteca, os

(3)

jogos foram organizados nas prateleiras, nos espaços visíveis abaixo, os vídeos arrumados na sala de informática. O aspecto mostrado na foto da direita já está sendo modificado, vez que o espaço físico visto é destinado ao sanitário adaptado e está localizado no que se chama de anexo (área fora do padrão Desal).

5 - MATERIAIS INSERVÍVEIS. A diretora ratifica que existem realmente materiais inservíveis na escola, tem encontrado dificuldade para remover os materiais eletrônicos, cadeiras e possível aproveitamento deles. Oficiará à SMED para resolver a situação.

6 - ESCOAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA E INFILTRAÇÃO NAS PAREDES. A Diretora confirma que o escoamento de água de chuva é satisfatório e a infiltração descrito na foto é no muro vizinha e eventual infiltração nas paredes da escola se deve a constantes rompimento no telhado proveniente da subida dos garotos da vizinhança para empinar pipa

(4)

no local.

7 - FUNCIONAMENTO DOS SANITÁRIOS. A diretora informa que algumas descargas e pias já foram substituídas e que hoje a tarde terá reunião com a CRE para tratar do assunto, onde serão passadas as informações sobre as empresas que darão a manutenção.

8 - SITUAÇÃO DO BEBEDOURO: A Diretora informa que este tipo de bebedouro é padrão, o filtro foi trocado, as torneiras foram reparadas e os ladrilhos foram trocados, em data recente.

9 - MERENDA ESCOLAR: CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS, ORGANIZAÇÃO E HIGIENE. A Diretora salienta que o cardápio é feito por um nutricionista, observando as disponibilidades de estoque, inclusive a detetização e desratização já foi processada este ano.

(5)

10 - COZINHA: ORGANIZAÇÃO MERENDEIRAS E HIGIENE, CONDIÇÕES DOS APARELHOS DOMÉSTICOS. A Diretora afirma que apenas em relação aos armários, atendendo a uma sugestão das próprias merendeiras, adotou as medidas cabíveis, melhorando a funcionalidade dos mesmos.

11 – SALA DE INFORMÁTICA . A Diretora disse que está funcionando a contento, e funciona sem orientadores capacitados, mas com os próprios professores dando suporte aos alunos.

(6)

12 – FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA . A Diretora afirma que está providenciando a arrumação e pintura adequada, mas não tem bibliotecário na escola, funcionando como sala de leitura frequentada por grupos de alunos acompanhados do professor.

13. DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS. A Diretora informa que os livros didáticos foram distribuídos pelos alunos, mas ainda existe um estoque acumulado de anos anteriores à gestão da declarante, que assumiu em 2010. Esclarece que a reposição é trianual e, às vezes, ocorre a reposição independente de solicitação, gerando acúmulo indevido. Por sinal, neste ano letivo, enfrentou carência de livros, tendo que solicitar a outras escolas do mesmo bairro.

(7)

14 – ALGUMA PREVISÃO DE REFORMA PARA ESCOLA. A Diretora compromete-se informar, após a reunião que ocorrerá nesta data, a deliberação sobre uma anunciada reforma.

15 - QUADRO DE PROFESSORES E SUAS SUBSTITUIÇÕES: A Diretora informa que não há vacância de professores, já as substituições tem sido solicitadas a SMED, porém o caso específico de uma professora que se aposentou há pouco dias, ainda não resolvido; um outro caso de ausência, por licença maternidade, está sendo suprido pela vice-Diretora do noturno, desde agosto do corrente ano.

16 - QUADRO DE FUNCIONÁRIOS. A Diretora disse que tem funcionários da rede e terceirizados. Estes, em razão da irregularidade nos pagamentos de salários, não comparecem assiduamente a escola. Os funcionários da rede, em sua maioria, que têm 50 anos de idade, apresentam baixo índice de produtividade, e que estão em número reduzido para a dimensão física da escola.

17 - LIMPEZA DOS TANQUES DE ÁGUA. A Diretora faz referência que a limpeza foi feita recentemente e estão sendo trocados os encanamentos,

(8)

até o próximo sábado.

18 - A ESCOLA SEGUE AS NORMAS DE SEGURANÇA. A Diretora disse que segue as normas de segurança rigorosamente, inclusive informa ao setor da Secretaria todas as datas de validade e eles são substituídos regularmente.

CONCLUSÕES: A Diretora da Escola faz juntada dos plano de gestão, das atas do conselho escolar, com endereço e e-mail dos conselheiros escolares, e quanto às cópias das notas fiscais de 2011 e 2012 de aquisição de merenda escolar, esclarece que possui apenas ordem de fornecimento, vez que a escola não faz as compras diretamente, recebendo os mantimentos da SMED. Desta forma, comprometeu-se a encaminhar um relatório circunstanciado sobre as providências adotadas, até o dia 04/11/2013, no que tange às deficiências ora observadas. Que nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião. Para registrar o ato foi lavrada a presente, lida e aprovada, segue assinada pelos presentes.

Maria Helena Xavier

(9)

Suelene Lacerda de Oliveira

Diretora

Rosana Monteiro de Santana dos Santos

Referências

Documentos relacionados

Na busca por esse objetivo, iremos contextualizar o cenário legal e institucional que insere a política de formação continuada na agenda das políticas

com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de