Use o equipamento somente dentro dos limites especificados acima.

Texto

(1)

Parabéns, você acaba de adquirir um produto BR MOTORS desenvolvido de acordo com as mais rigorosas normas de qualidade internacional. Leia

atentamente a este manual antes do uso da ferramenta. ATENÇÃO

A fim de evitar acidentes ou danos ao equipamento, antes de utilizá-lo pela primeira vez, leia atentamente todas as instruções contidas neste manual e guarde-o em um lugar seguro para futuras consultas.

Use o equipamento somente dentro dos limites especificados acima. INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

- Ao adquirir o equipamento, solicite ao vendedor uma demonstração de como operá-lo corretamente. No caso de utilização indevida, o fabricante e o distribuidor não assumirão nenhuma responsabilidade sobre o mesmo. - Saiba como interromper subitamente o funcionamento do compressor e utilizar todos os comandos.

- Este aparelho não se destina a utilização por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência ou conhecimento, a menos que tenham recebido instruções referentes a utilização do aparelho o estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança.

- Manter crianças, animais e curiosos afastados do equipamento enquanto este estiver sendo utilizado.

Especificação Técnica Modelo BRC 8.8 / 25L BRC 8.8 / 50L Potência 2 HP / 1,5 KW 2 HP / 1,5 KW Voltagem 127/220 V 127/220 V Freqüência 60 HZ 60 HZ Corrente 11,8 / 6,8 A 11,8 / 6,8 A

Deslocamento teórico 250 l/min ( 8.8 pcm) 250 l/min ( 8.8 pcm)

Volume do Reservatório 24 litros 50 litros

Pressão de operação Max. 120 lb/pol² 120 lb/pol²

Numero de estágios 1 1

Numero de Pistões 1 1

(2)

- Utilizar somente peças de reposição originais fornecidas pela rede de assistência técnica Bracol.

- Cuidado com as partes elétricas. Observe se os fios não estão descascados ou o plug com aparência de queimado. Nunca ligue o compressor se estes itens não estiverem em perfeitas condições.

- Se o cordão de alimentação estiver danificado, ele deverá ser substituído pelo fabricante, ou agente autorizado, ou pessoa qualificada, a fim de evitar riscos.

- A instalação elétrica deve ser feita por um eletricista qualificado. É recomendado que a instalação elétrica para este aparelho inclua um dispositivo protetor de corrente residual, o qual interrompe o fornecimento de energia caso ocorra uma fuga de corrente que exceda 30mA em 32ms ou um circuito de proteção devidamente aterrado.

- Não dirigir o jato de ar sobre si mesmo na intenção de limpar as roupas ou os sapatos.

- Caso detectar qualquer irregularidade, leve o equipamento a uma assistência técnica autorizada Bracol para que sejam efetuadas as devidas substituições.

- Para efetuar a limpeza, manutenção ou reparo no equipamento, primeiro desconecte o plugue da rede elétrica.

- Nunca afaste-se do equipamento sem antes desligá-lo. DESEMBALANDO O EQUIPAMENTO

Ao desembalar o compressor, certifique-se da não existência de danos causados pelo transporte. Caso houver, comunique imediatamente o revendedor (distribuidor). A embalagem do seu compressor é reciclável. Lembre-se de descartá-la da maneira correta.

ACESSÓRIOS FORNECIDOS COM A MÁQUINA - Manual de uso e manutenção.

- Suspiro de óleo (Bujão) - Rodas, filtro de ar. - Pé de borracha.

- Parafusos, porcas e arruelas para fixar rodas e pé de borracha.

- Engate Rápido

IDENTIFICAÇÃO DO EQUIPAMENTO 1. Interruptor (Liga e desliga) 2. Pressostato

3. Manômetro do Reservatório 4. Manômetro de pressão de saída 5. Regulador de pressão 6. Coxim de borracha 7. Parafuso expurgador 8. Engate rápido. 9. Roda 10. Reservatório de ar (tanque) 11. Visor de nível e Bujão do óleo 12. Motor Elétrico

13. Filtro de Ar

14. Capa de proteção do motor

UTILIZAÇÃO

Este compressor foi projetado para realizar serviços hobby em pequenas oficinas, marcenarias, chácaras e residências, pinturas diversas com pistola de baixa pressão (Máximo 40 lbf/pol²). Indicado para limpeza de equipamentos, encher balões de festa e pneus até 80 lbs/pol² (Exceto pneus de caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos de grande porte).Não recomendado para uso contínuo.

ATENCÃO

- Não toque no cabeçote, cilindro e tubos de alimentação de ar, pois estas atingem temperaturas elevadas, permanecendo quentes por certo período depois de a máquina ser desligada.

- Não coloque objetos inflamáveis como tecidos e outros sobre o compressor. - Nunca direcione o jato de ar comprimido para pessoas ou animais. - Não ligue o compressor sem o filtro de ar.

POSICIONAMENTO

Nunca instale o compressor com uma inclinação transversal ou longitudional superior a 15 graus.

(3)

INSTALAÇÃO

Em cada compressor é efetuado teste funcional do mesmo. Para tirar melhor proveito do seu equipamento, siga as instruções e operações contidas neste manual.

- Monte as rodas.

- Insira o conjunto de filtro de ar.

- Retire a tampa do cárter e insira o bujão / suspiro de óleo.

- Verifique com atenção o nível de óleo pelo visor de óleo, que deve estar entre os níveis máximo e mínimo.

- Após as primeiras 5 horas, substitua todo óleo contido no cárter por óleo novo (ISO VG-100). Para as demais trocas de óleo, consulte a tabela nas instruções de manutenção.

Certifique-se de que a tensão da rede corresponde à tensão indicada na placa de identificação do produto.

ESQUEMA DE LIGAÇÃO

Retire a tampa do pressostato, (fig.1 e 2 ) e proceda a mudança de ligação dos fios conforme a tensão de sua rede, seguindo o diagrama ( A) :

Fig.1 Fig.2

Diagrama A

PROTETOR TÉRMICO – o compressor está equipado com um dispositivo de segurança e proteção denominado protetor térmico, que entra em ação em caso de sobre aquecimento do motor ou sobrecarga e que volta a religar após um certo período de tempo (5 minutos).

Acionamento

Antes de ligar o compressor verifique a voltagem da sua região, o compressor sai de fábrica ligado em 220v, caso haja necessidade faça alteração conforme orientação do adesivo no interior da tampa do pressostato, embalagem do produto ou diagrama deste manual. Para acionar o equipamento puxe o interruptor liga e desliga (fig.3), o compressor vai ligar e levar alguns minutos e desligar, verifique o manômetro de pressão do tanque (fig.3) o relógio vai marcar entre 110 PSI até 120 PSI, caso ultrapasse esta pressão deverá efetuar a regulagem do pressostato, para esta regulagem procure uma assistência autorizada. O regulador de pressão não tem influencia na pressão do reservatório de ar, tem a função de regular a saída de ar de acordo com necessidade da pistola que está utilizado.

(4)

Para desligar o compressor aperte o interruptor liga e desliga (fig3). Verifique orientação do adesivo frontal do pressostato.

Ao ligar o compressor pela primeira vez, deixe-o em funcionamento com o registro ou purgador do mesmo aberto por cerca de 10 minutos. Passado esse período feche o mesmo e observe pelo manômetro se o compressor carrega o reservatório e desliga automaticamente.

Para desligar o compressor, nunca tire o plugue da tomada antes de desligá-lo pedesligá-lo pressostato, codesligá-locando-o na posição “OFF - DESLIGA”, permitindo desta forma a descarga completa do ar comprimido contido no cabeçote e facilitando a religação.

Fig.3 EXPURGADOR DO RESERVATÓRIO Para que o tanque tenha uma vida útil maior é necessário sempre após utilizar o equipamento abrir o registro expurgador (fig.4) ainda com o tanque cheio. Este procedimento vai escoar toda a água que fica condensada dentro do tanque. Esta condensação é normal do compressor a quantidade depende muito do ambiente em que o equipamento está sendo utilizado, por este motivo deve-se efetuar esta limpeza periodicamente.

Fig.4

MONTAGEM DA RODA

Montar as rodas (fig.5 e 6) no compressor conforme seqüência abaixo, a conexão com o compressor é feita entre o número 5 e 6.

1. Parafuso prisioneiro 2. Arruela Lisa 3. Roda 4. Porca sextavada 5. Arruela lisa 6. Arruela lisa 7. Arruela de pressão 8. Porca sextavada (fig.5) (fig.6) MONTAGEM DO COXIM DE BORRACHA

Montar pé de borracha (fig.7 e 8) conforme seqüência numérica abaixo. a conexão com o compressor é feita entre os números 3 e 4.

1. Parafuso sextavado 2. Arruela lisa 3. Pé d e borracha 4. Arruela lisa 5. Arruela d e pressão

(5)

MONTAGEM DO FILTRO DE AR O filtro de ar (FIG.9) acompanha o compressor, não ligue o compressor antes de colocar o filtro, ele evita que entre impurezas dentro do cilindro. Limpe o filtro sempre que terminar de utilizar o equipamento, trabalhar

com o filtro sujo além de prejudicar cilindro, pistões e anéis também é

responsável por perda de pressão. Antes de colocar o filtro retire o protetor plástico transparente e após

coloque o filtro conforme indicado na fig.9.

Fig.9 MONTAGEM DO SUSPIRO DE ÓLEO (Bujão)

O suspiro do óleo acompanha o compressor e também é essencial para o bom funcionamento equipamento, tem função de aliviar a pressão criada dentro do carter do compressor, e também é o local para o abastecimento de óleo. O furo central do bujão não deve ficar obstruído, caso haja vazamento excessivo de óleo provavelmente existe óleo além do nível permitido, mantenha o nível de óleo sempre na posição central do visor. para colocar óleo no carter retire o suspiro

de óleo (fig.10) e complete ou abasteça. Fig.10 VISOR DO NÍVEL DO ÓLEO

Antes de ligar o compressor verifique o nível do óleo através do visor frontal (fig.11). Caso o nível esteja a baixo do centro do visor (marcador vermelho) complete até que o nível atinja o cento do visor. Caso esteja acima do centro (Marcador vrmelho) retire o

excesso de óleo. Fig.11

Efetue a troca do óleo conforme tabela abaixo:

Atenção: Verifique o nível do óleo diariamente, antes e depois de utilizar o equipamento, trabalhar com o equipamento com pouco óleo causará danos ao equiamento.

Obs. Usar óleo de classificação API ISO VG 100 (Óleo vegetal para compressores de ar de até 10 pés)

TIRAR ÓLEO DO CARTER

Para retirar o óleo do carter, retire o suspiro de óleo(fig.12) e solte o parafuso (fig.13) com o equipamento ainda quente para facilitar escoamento do óleo, depois volte a colocar o parafuso e coloque óleo novamente conforme instrução anterior.

Fig.12 Fig.13

Atenção: Não faça montagem, troca de óleo ou manutenção com o compressor ligado, antes de efetuar qualquer procedimento desligue o equipamento e retire o plug da tomada.

Similaridades de Óleos

Noma ISO MOBIL TEXACO SHELL CASTROL

(6)

MANUTENÇÃO

Para manter o compressor em boas condições de funcionamento, é necessário efetuar algumas operações de manutenção periódica. Antes de efetuar qualquer tipo de manutenção, desligue o compressor e descarregue o ar contido no reservatório. Verifique diariamente que nível do óleo esteja entre os níveis mínimo e máximo. Se necessário, complete com o mesmo óleo. Nível de óleo abaixo do mínimo e acima do máximo pode provocar sérios danos ao compressor. Drene o compressor abrindo o registro que se localiza na parte inferior do mesmo até que saia toda a água do reservatório de ar. Após este procedimento, feche o registro e religue o compressor. Verifique a válvula de segurança acionando-a, para saber se está acionando. Desmonte o filtro de ar de aspiração e substitua ou limpe o elemento filtrante frequentemente.

DEFEITO EVENTUAL CAUSA PROVÁVEL PROVÁVEL SOLUÇÃO

Protetor térmico atuou.

Reservatório cheio de ar. Motor elétrico danificado.

Filtro obstruído. Substitua-o. Vazamento de ar no compressor.

Filtro obstruído. Substitua-o.

Carbonização da placa de válvulas. Motor não parte ou não

religa. Obs.: Não insista em partir o motor sem antes constatar e eliminar a causa do problema.

Queda ou falta de tensão na rede

elétrica. Verifique a instalação e/ou aguarde a estabilização da rede. Desligue o compressor, aguarde 5 (cinco) minutos e rearme o protetor. Se ocorrer reincidência freqüente, procure um Assistente Técnico Bracol Vazamento contínuo de ar pela

válvula de alívio do pressostato quando o compressor desliga

Encaminhe o compressor ao Assistente Técnico mais próximo Temperatura ambiente abaixo da

mínima recomendada (10 C). Opere o equipamento acima de 10 C. O motor elétrico partirá assim que a pressão no reservatório diminuir.

Encaminhe o compressor ao Assistente Técnico mais próximo Produção de ar reduzida.

(Manômetro permanece indicando uma pressão abaixo da nominal de trabalho).

Demanda do sistema acima da

capacidade do compressor. Redimensione o compressor se necessário.

Reaperte os parafusos e/ou as conexões.

Superaquecimento do bloco compressor.

Temperatura ambiente elevada

(máx. 40°C). Melhore as condições de instalação. Demanda do sistema acima da

capacidade do compressor. Redimensione o compressor se necessário.

Óleo lubrificante incorreto ou baixo nível de óleo.

Utilize o óleo ISO VG 100 ou verifique o nível e reponha se necessário.

Procure o Assistente Tecnico mais Próximo

Junta da placa de válvulas rompida.

DEFEITO EVENTUAL CAUSA PROVÁVEL PROVÁVEL SOLUÇÃO

Elementos de fixação frouxos. Localize e reaperte.

Excesso de água no reservatório.

Filtro obstruído. Substitua-o.

Filtro obstruído. Substitua-o. Vazamento. Localize-o e elimine-o. Desgaste prematuro dos

componentes internos da unidade compressora.

Operando em ambiente agressivo.

Melhore as condições locais e encaminhe ao Assistente Técnico para manutenção. Não foi efetuada a troca de óleo

no intervalo recomendado. Encaminhe ao Assistente Técnico para manutenção Nível de ruído ou batidas

anormais.

Superaquecimento do

motor elétrico. Rede elétrica subdimensionada ou deficiente. Consulte um técnico especializado. Pressão do reservatório

eleva-se rapidamente ou partidas muito freqüentes. (normal é em torno de 6 por hora)

Drene o reservatório através do purgador.

Temperatura elevada do ar comprimido.

Acúmulo de poeira sobre o

compressor. Limpe o compressor externamente. Temperatura ambiente elevada

(máx. 40°C). Melhore as condições de instalação. Compressor funciona

ininterruptamente. Demanda do sistema acima da capacidade do compressor. Redimensione o compressor se necessário. Consumo excessivo de

óleo lubrificante. Obs.: É comum o compressor consumir mais óleo nas primeiras 200 horas de serviço, até o perfeito assentamento dos anéis.

Operando por longo tempo abaixo da pressão de 4,0 barg (60 lbf/pol ).

Consumo de ar comprimido maior que a vazão do compressor

(7)

TERMO DE GARANTIA

A BRACOL, garante seus produtos, contra defeitos de material e de fabricação por um período de 90 (noventa) dias, a contar da data de emissão da respectiva Nota Fiscal de Venda, conforme dispõe o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078 de 11.9.90), comprometendo-se a reparar ou substituir, dentro do prazo citado, gratuitamente, peças que sejam reconhecidas pelo seu Departamento Técnico como defeituosas, mediante aprovação da Solicitação de Garantia.

Notas:

-Todas as peças comprovadamente defeituosas, dentro do prazo de garantia, serão substituídas, sem ônus, não havendo em hipótese alguma a possibilidade de troca do aparelho ou equipamento.

-Esta Garantia é intransferível e será válida somente mediante a apresentação da Nota Fiscal de Compra.

-Este produto está sujeito a modificações de especificações técnicas e design sem aviso prévio do fabricante.

A Garantia não cobre:

-As despesas decorrentes de embalagem e transporte do produto até a Assistência Técnica Autorizada BRACOL;

-A substituição de peças danificadas em transporte; -Perda de peças.

Esta Garantia perderá totalmente sua validade, em qualquer das hipóteses abaixo:

-Peças quebradas ou amassadas;

-Se o produto for aberto por empresa não autorizada pela BRACOL; -Exposição do equipamento à intempéries, maresia, produtos químicos, etc. -Peças que apresentarem desgaste normal pelo uso;

-Defeitos causados por uso indevido, desconhecimento e descumprimento das instruções contidas no Manual de Instruções, considerando-se como uso indevido;

-Se ocorrer a ligação deste produto em tensão elétrica diferente da especificada no equipamento;

-Sobre carga;

BRACOL - Importadora e Distribuidora © 2012 Rod. BR 280, 8450 - Avaí / 89270-000 - Guaramirim - SC

+55 47 3373 0648 | contato@bracol.net www.bracol.net

Imagem

Referências

temas relacionados :