• Nenhum resultado encontrado

1. DOS OBJETIVOS DA MEGA A.B DOS ASSOCIADOS CANCELAMENTO/DESLIGAMENTO... 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. DOS OBJETIVOS DA MEGA A.B DOS ASSOCIADOS CANCELAMENTO/DESLIGAMENTO... 4"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)
(2)

gb

APRESENTAÇÃO

MEGA ASSOCIAÇÃO CLUBE DE BENEFÍCIOS, sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada Av. Bri-gadeiro Lima e Silva, 856 Lj . 20 - CEP 25071-182 - Duque de Caxias - Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ 14.355.264/0001-72 regida em consonância com seu Estatuto, vem expor suas finalidades e descrever os benefícios oferecidos aos seus associados, através deste regulamento.

O Regulamento da MEGA Associação de Benefícios foi criado pela Diretoria Executiva e aprovado em Assembléia Geral, com finalidades de proporcionar aos seus associados, à proteção de seus veículos contra roubo, furto, colisão, incêndio e o serviço de assistência 24 horas, pelo sistema cooperativista de rateio. Desta forma, todos os associados, entre si, arcam com os gastos decorrentes dos casos aci-ma, buscando sempre a integração sócia comunitária dos associados.

A MEGA A.B. é uma sociedade civil sem fins lucrativos, ou político-partidário e religioso; com duração por prazo indeterminado. E ilimitado número de associados. Tem personalidade jurídica distinta da dos seus associados, não respondendo este pelas obrigações assumidas por aquela. As operações necessá-rias à satisfação dos objetivos são regulamentadas através deste instrumento.

Nos termos do que dispõe o Estatuto da MEGA A. B., a Diretoria Executiva torna público o presente Regulamento que está fundamentado em seus Estatutos e na Legislação Vigente, cujas normas devem ser acatadas por todos os seus associados, sob pena de serem excluídos do programa, conforme o disposto neste regulamento. DADOS DA MEGA A.B.

ÍNDICE

1. DOS OBJETIVOS DA MEGA A.B ... 3

2. DOS ASSOCIADOS ... 3

3. CANCELAMENTO/DESLIGAMENTO ... 4

4. DOS BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA MEGA ASSOCIAÇÃO DE BENEFÍCIOS ... 4

5. OBJETOS DOS BENEFÍCIOS DA MEGA A. B ... 6

6. DOS VEÍCULOS OBJETOS QUE NÃO GOZARÃO DOS BENEFÍCIOS DA MEGA A.B... 9

7. ACEITAÇÃO E VIGÊNCIA DE PROTEÇÃO DO(S) VEÍCULO(S) ... 10

8. DA REPARAÇÃO DOS PREJUÍZOS SOFRIDOS NOS VEÍCULOS ... 11

9. DO RATEIO DOS PREJUÍZOS SOFRIDOS PELO ASSOCIADO... 17

10. OBRIGAÇÕES DO ASSOCIADO ... 19

11. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O RESSARCIMENTO DE PREJUÍZOS... 21

12. SUB-ROGAÇÃO DE DIREITOS ... 24

13. DISPOSIÇÕES FINAIS ... 24

(3)

1. DOS OBJETIVOS DA MEGA A.B.

1.1 - Nos termos do art. 3º do Estatuto Social da MEGA A.B., temos o prazer de editar o presente re-gulamento, que estabelecerá normas e regras a serem cumpridas por todos os associados e todos os órgãos da MEGA A.B., buscando sempre alcançar seus fins institucionais, de acordo com as normas abaixo descritas.

1.2 - A MEGA A.B. é dotada de personalidade jurídica, constituída na forma de associação conforme estabelecido no Código Civil Brasileiro. art. 53, ou seja, uma união de pessoas com fins comuns, de acordo com o art. 1º de seu Estatuto, não devendo ser confundida em nenhuma hipótese com socie-dades empresariais mercantis, já que a MEGA A.B. não é uma seguradora.

1.3 - A MEGA A.B. tem como objetivo primordial amparar, proteger e beneficiar seus associados de eventuais danos de seu veículo, através da repartição entre os associados de eventuais prejuízos materiais sofridos nestes bens causados por furto, roubo, colisão, incêndio e o serviço assistência 24 horas de acordo com as normas estabelecidas neste regulamento.

1. DOS ASSOCIADOS

2.1 Para se tornar associado da MEGA A.B. o pretendente deverá preencher o termo de adesão junto à associação acompanhado da cópia dos seguintes documentos:

- RG

- Carteira Nacional de Habilitação;

- CRLV ou CRV dos veículos a serem cadastrados;

- Nota fiscal do revendedor ou fabricante, se tratando de veículos (0 Km); - Comprovante de Residência;

- Indicação de um sócio efetivo da MEGA A.B., quando necessário;

- Contrato social ou Estatuto social, caso o veículo esteja em nome pessoa jurídica;

2.2- O período mínimo de associação dos membros da MEGA A.B. é de 90 dias a partir do ingresso no corpo social, caso o associado venha usufruir dos benefícios de repartição de prejuízos materiais confe-rido pela Associação (perda total, incêndio, furto ou roubo), sua exclusão ficará condicionada também a quitação de todas as suas obrigações junto a MEGA A.B. até a data de saída. O associado que rece-ber da MEGA A.B. valor referente à Indenização Integral (perda total, incêndio, furto ou roubo), a sociação deduzirá na indenização o valor de 12 parcelas a partir da data do evento, se o as-sociado estiver no corpo social com menos de 12 meses, e no caso se o mesmo estiver no corpo social da associação igual ou superior a 12 meses serão deduzidos 6 parcelas com média nas 3 últimas mensalidade paga pelo associado. Em nenhuma hipótese terá direito a res-sarcimento de valores quando sair da associação.

2.3- O associado que se desligar do corpo social por motivos pessoais, antes de ter completado o perí-odo mínimo de associação, desde que cumpridas todas as suas obrigações em relação à MEGA A.B., pagará uma multa correspondente ao valor da média da repartição de Prejuízos dos últimos três meses multiplicada pelo número de vezes faltantes para o término de seu período mínimo de associação. 2.4 - Caso o veículo cadastrado se envolver em mais de 01 (um) acidente de trânsito no período de 12 (doze) meses, haverá incidência de multa correspondente a duas vezes o valor da cota par-ticipação do associado, conforme a CLÁUSULA 6.1.13 deste regulamento, sob pena do associado ser excluído dos benefícios concedidos pela associação.

2.5-Será cobrado de todos os associados, mensalidades, através de boleto bancário ou outra forma que venha a ser estabelecida pela Direção Executiva, uma mensalidade por veículo cadastrado junto a MEGA A.B., a título de despesas administrativas em geral e demais custos da associação relativos à

sua manutenção.

(4)

2.6 - Os valores relativos ao rateio dos eventuais prejuízos, citados na CLÁUSULA 1.3 serão cobrados mensalmente juntamente com a taxa de administração que terá vencimento todo dia 10 (DEZ) do mês subsequente, podendo ser pago sem cobrança de juros ou multa até o próximo dia útil caso a data do vencimento não seja dia útil, conforme cláusula 8.4.1.

Parágrafo Primeiro - O associado que atrasar o pagamento de suas obrigações por 05 dias, além de está desprotegido terá que se submeter á uma nova vistoria.

Parágrafo Segundo - A exclusão do associado do corpo social da Associação obedecerá ao disposto no art. 6º do estatuto social da MEGA A.B., cabendo a decisão à Diretoria Executiva, sempre garantin-do a ampla defesa ao associagarantin-do.

2.7- Todo associado deverá contribuir a título de taxa única de adesão e inspeção com o valor deter-minado pela regional do associado, não tendo direito a ressarcimento em caso de desligamento da as-sociação. A condição de pagamento será a vista com recibo timbrado ou incluso em contrato da associ-ação ao associado. Parágrafo Único: O associado tem plena ciência que não terá qualquer direito a res-sarcimento de valores pagos ao sair da associação.

2.8 – Caso o associado tenha o evento colisão independente de culpa ou não, e que na época não te-nha contribuído com a associação, terá a sua cota participação dobrada.

2. CANCELAMENTO/DESLIGAMENTO

3.1- O associado que desejar se desligar da Mega deverá entrar em contato com a central de atendi-mento através do 0800 721 0235. Caso o associado tenha débitos com a associação, este deve-rá em primeiro lugar quitá-los para então realizar o cancelamento, a solicitação só sedeve-rá con-cluída mediante o preenchimento do formulário de cancelamento e a quitação dos débitos. O associado tem o período mínimo de permanência na associação de 90 dias, caso o mesmo

queira se desligar da associação antes, terá que arcar com o valor referente ao período pendente. Caso ocorra do associado solicitar este cancelamento antes do dia 19 de cada mês não se faz necessário do mesmo efetuar o pagamento do boleto do próximo mês que se encontrar em aberto.

3.2- No caso de venda do veículo cadastrado, o associado deverá solicitar e assinar imediatamente o termo de cancelamento. Não havendo o cancelamento, fica o associado responsável pelo pagamento dos valores que por ventura foram devidos até a comunicação da venda, ressaltando-se que em hipó-tese alguma terá qualquer cobertura junto à Mega A.B.

3.3- Caso exista dispositivo de segurança instalado no veículo, o associado deverá solicitar e assinar imediatamente o termo de cancelamento. Após a tratativa, um responsável entrará em contato para retirada do equipamento com o prazo estabelecido de 05(cinco) dias úteis, caso haja alguma dificulda-de por parte do associado, estaremos cobrando uma multa referente ao valor da sua mensalidadificulda-de. O dispositivo de segurança RASTREADOR é adquirido junto á empresa terceirizada que o insta-lou, portanto o valor pago na adesão não equivale á aquisição do mesmo, devendo este ser devolvido imediatamente após o cancelamento, sob pena de CRIME DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA, previsto na legislação em vigor.

3.4 - O associado que estiver em processo de evento, não poderá cancelar sua proteção e será neces-sário estar adimplente até o dia da sua indenização.

4. DOS BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA MEGA ASSOCIAÇÃO DE BENEFÍCIOS

4.1 - É oferecido o serviço de assistência 24 horas ao veículo cadastrado na MEGA, abrangendo todo território nacional, conforme descrito abaixo:

(5)

 Reboque após Pane e/ou Eventos: O veículo cadastrado na Mega Associação Clube de Benefícios deve ser transportado no endereço indicado pelo associado de plena segurança, limitando-se em até 1.000 (mil) km no caso de pagamento feito até o dia 05, em caso de pagamento entre os dias 6 à 10 o limite será reduzido a metade, ou seja, 500 (quinhentos) km, contando a partida da saída do rebo-quista, se o socorro exceder o limite disponibilizado pela mega, este será pago no ato do término do serviço pelo associado. O associado tem direito de usufruir até 24 guinchos anuais sen-do 2 mensais e não acumulativos.

OBS: O associado requerendo o segundo reboque terá direito á 300 km independente da da-ta de pagamento.

 Avaliação Mecânica e/ou Elétrica: O veículo cadastrado na Mega Associação Clube de Benefícios es-tando em dia com as suas obrigações terá 12 atendimentos anuais, sem acúmulo por não utilização. Este benefício cobre somente o diagnóstico do problema no veículo, não se confunde com conserto. 

 Chaveiro: O veículo cadastrado na Mega Associação Clube de Benefícios estando em dia com as su-as obrigações terá 12 atendimentos anuais, sem acúmulo por não utilização. Este benefício cobre a abertura das portas, não confeccionamos chaves, este benefício tem um limite de até 300 (trezentos) km contando a partida da saída do chaveiro.

 Pane Seca: Somente socorro até o posto mais próximo (6 atendimentos por ano). 

 Troca de Pneus: O veículo cadastrado na Mega Associação Clube de Benefícios estando em dia com as suas obrigações terá 12 atendimentos anuais, sem acúmulo por não utilização. Obs: a associação não se disponibiliza dos pneus, este benefício tem um limite de até 300 (trezentos) km contando a partida da saída do prestador.

 

 Taxi Emergencial: Em casos de roubo, furto e/ou incêndio, a expensa do referido benefício é de até R$ 100,00 (cem reais), sendo 12 anuais sem acúmulo. Em caso de pane o associado gozará do referido benefício se estiver fora da Região Metropolitana. O valor de reembolso será de até R$ 100,00 (cem reais) em até 15 (quinze) dias úteis, mediante apresentação da nota fiscal.

 

 Hospedagem: O veículo cadastrado na Mega Associação Clube de Benefícios estando em dia com as suas obrigações terá direito a este benefício em casos de roubo, furto, colisão, incêndio e/ou pane, sendo 12 anuais sem acúmulo e o mesmo deverá está fora da Região Metropolitana, O valor de reem-bolso será de até R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) em até 15 (quinze) dias úteis, mediante apre-sentação da nota fiscal.

 

 Proteção para terceiros a veículos automotores: - Em caso de acidentes com terceiros em que o

as-sociado seja o responsável pelo acidente a associação cobrirá os prejuízos sofridos pelo carro do

ter-ceiro até o limite de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para danos materiais (somente ao veículo en-volvido no acidente).

OBS: em caso da cobertura do veículo do 3º for superior a 30 mil (trinta mil reais) o saldo remanescente será custeado pelo associado.

Proteção para Vidros: A carência para vidros é a partir do 1° boleto pago;ou seja só poderá usufruir

da proteção de vidros se o mesmo estiver com o primeiro boleto pago, caso o associado tenha o vidro quebrado antes do pagamento do boleto, o mesmo estará descoberto , mesmo que venha pagar o bo-leto subseqüente ; o associado deve está em dia com as suas obrigações contratuais, os retrovisores não estão inclusos nesse benefício.

O benefício funciona na seguinte hipótese: A cota parte da Associação é de 80% (oitenta por cento) e o associado arca com os 20% (vinte por cento) devendo ser efetuado no ato da prestação de serviço, valor máximo da troca do vidro em relação aos 80% que a Associação vai arcar não pode ultrapassar o valor de R$800,00 (oitocentos reais). Período de vigência deste benefício é de 03 trocas anuais, não sendo acumulativo.

(6)

OBS: O associado querendo incluir a proteção de vidros deverá fazer uma vistoria de aceita-ção, e a cobertura só estará vigente após o pagamento do 1° boleto já incluso o benefício, sendo o valor de R$12,00 (AUTOMÓVEL) e R$15,00 (DIESEL).

 Carro reserva: A carência para carro reserva é a partir do 1° boleto pago e o associado deve estar em dia com as suas obrigações contratuais, o mesmo estando com algum tipo de evento em aberto na Associação; o ressarcimento; valor máximo a ser reembolsado é de R$ 700,00 (setecentos reais), com período de 07 dias em caso de evento de perda parcial ou indenização integral, o ressarcimento é cal-culado em cima do valor de carro popular e é efetuado em até 15 dias úteis mediante a apresentação da nota fiscal, contados a partir do requerimento de reembolso.

 

 Proteção do Kit GNV: Pensando na maior tranqüilidade do associado a Associação aderiu à maior tendência no mercado em nosso segmento, PROTEÇÃO PARA KIT GÁS.

4.2 - OBJETO DE BENEFÍCIO

4.3 - Estão cobertos os danos causados ao equipamento de kit gás, decorrentes de eventos causados por colisão, incêndio, roubo e furto desde que o associado esteja em dia com as suas obrigações con-tratuais.

Colisão: O equipamento terá a cobertura quando for proveniente da colisão e tiver constado em visto-ria pericial (Regulagem). Em caso de reparação do kit gás só terá cobertura se a inspeção anual estiver em dia.

Incêndio: Quando associado tiver seu processo de reembolso do veículo proveniente de incêndio, terá o adicional do equipamento.

Roubo e furto: Quando proveniente de roubo ou furto o equipamento só estará coberto quando for recuperado pela equipe de busca credenciada pela Mega A.B.

4.4 - A Mega A.B somente se responsabilizará pelo kit gás se o mesmo estiver com inspeção anual em dia, e a cobertura é de 70% do valor de nota fiscal, que deverá ser apresentada na entrada do processo de evento os seguintes documentos:

 Original da primeira via da nota fiscal de compra da peça ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;

 Original da primeira via da nota fiscal do serviço de instalação ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;

 Original da segunda via da nota fiscal do serviço de inspeção, emitida pelo Organismo de Inspe-ção Credenciado, apenas para inclusão do combustível Gás Natural Veicular (GNV). O original da terceira via da nota fiscal poderá ser aceito.

• CSV - Certificado de Segurança Veicular.

(7)

5. OBJETOS DOS BENEFÍCIOS DA MEGA A. B.

5.1 O veículo objeto da proteção referida na CLÁUSULA 1.3 acima deverá ser previamente cadas-trado junto a MEGA A.B., através de um termo de adesão e de vistoria prévia, arquivando-se fotos dos veículos e de todos os documentos exigidos na CLÁUSULA 2.1 acima.

5.2 O veículo cadastrado junto a MEGA A.B. não poderá ser protegido por outra associação, coope-rativa ou seguradora além da MEGA A.B e seus parceiros, sob pena de o associado perder seus direitos em relação aos benefícios oferecidos pela MEGA A.B. e ser excluídos de seu corpo soci-al, exceto para os casos dos benefícios oferecidos pela MEGA A.B.

5.3 A data de fabricação máxima para o cadastro dos veículos ficará sob crivo da Diretoria Executi-va da MEGA A.B. não podendo esta ser superior a 20 (VINTE) anos veículos nacionais e 8 (OITO) anos para veículos importados.

5.4 O valor máximo do veículo cadastrado na MEGA A.B. será determinado em regimento interno pela Diretoria Executiva podendo este ser alterado sob crivo da mesma. Para os veículos cadas-trados junto a associação, este valor será periodicamente revisto pela Diretoria Executiva, ob-servando o valor de mercado dos veículos objetivos dos benefícios da Associação.

5.4.1 Em caso de perda total, roubo ou furto qualificado dos veículos objeto dos benefícios da MEGA A.B., o valor será reembolsado no prazo de 90 (noventa) dias a partir da entrada do evento desde que o associado cumpra em sua totalidade a entrega dos documentos exigidos pela MEGA A.B, obedecendo aos critérios estabelecidos para o rateio.

5.4.2 Período compreendido de 30 (trinta) dias para busca, com equipes especializadas em recuperação de veículos roubados ou furtados.

5.4.3 Período para sindicância de documentação e rateio entre os associados é de 60 (ses-senta) dias, através de empresas especializadas, garantindo desta forma a imparciali-dade e maior legitimiimparciali-dade do pagamento.

5.4.4-Totalizando o período para ressarcimento de 90 (noventa) dias, sendo os 30 (trinta) dias para equipe de busca e 60 dias para entrega e sindicância de documentações exigidas pela Mega para o reembolso.

5.5 – Para concretizar o pagamento informado no item 3.4, será obedecido os seguintes critérios, conforme simulação abaixo:

Evento comunicado em 01/01/2016 – a associação tem um prazo de até 31/01/2016 pa-ra utilizar e equipe de busca papa-ra recupepa-ração do veículo.

01/02/2016 – 11/03/2016 – prazo e verificação dos documentos iniciais e suplementa-res requeridos.

12/03/2016 – 01/04/2014 – prazo para indenização.

Obs: Se o associado não entregar os documentos requeridos pela associação pelo prazo le-gal, a projeção se dará ao mês subsequente, a contar da data da respectiva entrega.

Parágrafo Primeiro - Caso o veículo, seja recuperado no período compreendido de 30 (trinta) dias de busca ou no prazo de 60 (sessenta) dias para sindicância, entrega de documentação e indenização for constatado que houve remarcação ou adulteração no chassi após o roubo ou furto, não caracteriza di-reito ao benefício por motivo de descaracterização do veículo ou desvalorização do mercado, sendo assim caracterizado como perda parcial, o veículo terá o direito ao reparo dos danos sofridos e devolvi-do ao associadevolvi-do.

(8)

Parágrafo Segundo – Após a recuperação do veículo com a devida entrada no pátio legal, o associa-do e/ou proprietário legal associa-do bem deve retirar o mesmo pelo prazo de até 30 (trinta dias), a fim de minimizar avarias após a sua recuperação para não onerar na repartição dos prejuízos com os demais associados.

5.6- Em caso de perda parcial do veículo em razão de acidente, após a aprovação da diretoria, o con-serto será concretizado em até 120 dias corridos a contar da entrada do veículo na oficina cre-denciada conforme o entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, salvo complexi-dade do conserto ou peças que estejam indisponíveis nas autorizadas do Município do Rio de Janeiro e/ou Duque de Caxias e adjacências.

OBS: A associação se ausenta do lucro cessante decorrentes de qualquer tipo de evento em aberto seja ele por associado ou terceiro.

5.7 - A MEGA A.B. realiza avaliação do valor de mercado do veículo, e legalidade de sua procedência, sendo este de inteira responsabilidade do associado.

Parágrafo Único: O valor do veículo para efeito de adesão e indenização de benefícios objeto da associ-ação obedecerá ao preço conforme Tabela FIPE.

5.8 Veículos com necessidade de Instalação de Rastreador e outro tipo de equipamento/dispositivo de Segurança, somente estarão protegidos contra Roubo ou Furto após a instalação da mesma. Com pra-zo máximo de instalação de 72 horas a partir da data da assinatura do contrato.

5.8.1-O rastreador / localizador e demais equipamentos referidos no item anterior citado, serão insta-lados em caráter de comodato ou de outra forma, conforme critérios estabelecidos. No caso deste ser instalado em caráter de comodato, o associado se torna fiel depositário do mesmo, e na hipótese de retirar o veículo da MEGA A.B, deverá devolvê-lo imediatamente a empresa credenciada proprietária do equipamento.

5.8.2-Uma vez instalado o rastreador/localizador, ou outro equipamento/dispositivo de segurança, o associado que retirá-lo do veículo sem prévia autorização, terá automaticamente a sua pro-teção suspensa ou cancelada, além de ter de pagar a empresa proprietária do equipamento o valor do mesmo, quando o equipamento não for de sua propriedade.

5.8.3-Caso ocorra evento de Roubo/Furto em veículo que não estiver com o rastreador instalado indicado pela associação, não terá o associado direito a cobertura de roubo ou furto, conforme CLÁUSULA 5.8 acima.

5.8.4 – Os veículos vinculados ao UBER deverão possuir rastreador/localizador. Se o veículo está sen-do utilizasen-do para tal atividade mesmo após a adesão, o associasen-do deverá comparecer a associação para a devida instalação do equipamento. Caso o veículo vinculado ao UBER sofrer um evento de roubo ou furto, não estiver devidamente informada a ASSOCIAÇÃO ou se houver omissão do ASSOCIADO atra-vés de sindicância e outras provas que comprovando que o veículo estava sendo usando para tal ativi-dade, o processo será negado por ausência de boa-fé do associado e por não ter o devido equipamen-to.

5.9 - Caso o veículo a ser indenizado, por motivo de perda total, roubo ou furto, for procedente de Lei-lão, ou que foi indenizado em algum outro órgão, seja este público ou privado, terá uma desvaloriza-ção de 30% na Tabela FIPE.

(9)

6. DOS VEÍCULOS OBJETOS QUE NÃO GOZARÃO DOS BENEFÍCIOS DA MEGA A.B

6.1 – Serão RECUSADOS os veículos que apresentarem as seguintes características:  Veículos de competição (alto desempenho);

 Veículos com queixa de furto/roubo e busca e apreensão; 

 Veículos com numeração de motor ou chassi raspado, ilegível, adulterada ou ausente;  Veículos impossibilitados de coletas de números de chassi e motor;

 Veículos OFF ROAD (utilizados para trilha); 

 Veículos restritos após vistoria, de acordo a Tabela Parâmetros para Aceitação de Veículos da ME-GA A.B.

Veículos sem aceitação a partir da vistoria.

 Veículos que são utilizados para transportar gás de cozinha (BUTANO), têm suas entradas restritas nos dois regulamentos;

 Veículos com excesso de som; 

 Veículos rebaixados ou com suspensão modificada; 

 Veículos que apresentar o motor trocado, adulterado, ausente etc... 

 Tarjeta da placa ou lacre rompido, município diferente do CRLV ou qualquer uso em desacordo com seu licenciamento;

 Luz do air bag acesa.

6.2 - Situações em que o veículo fica em ANÁLISE DE VISTORIA, podendo ou não ser aceitos na MEGA A.B.:  Veículo que apresentar a marcação do chassi em pelo menos um (01) vidro;

 Veículo que apresentar apenas 01 pneu em mal estado;  Ausência de etiqueta adesiva;

 GNV: Desde que o mesmo não esteja homologado;

 Veículo que apresentar chassi com pontos de ferrugem, desde que seja possível a leitura do mesmo;

 Hodômetro: desde que esse equipamento esteja quebrado; 

 Veículo que apresentar rodas maiores que a original. Vale ressaltar que esse acessório não go-zará dos benefícios da Mega A.B;

 

6.3 - Veículos utilizados a serviços especiais, tais como: Carro Bombeiro;

Veículos de Polícia; 

Vigilância, Segurança;

Batedor/escolta (de valores); 

Carro Forte; 

Coleta de Lixo (caminhões de lixo) e/ou de entulho (caminhões de entulho); 

Veículo Bar (inclusive as Towners);  Oficina Volante;  Hospital Volante;  Ambulância; Veículo de Reportagem; 

Veículo com plataforma elevatória para manutenção de rede elétrica;  Varredora Mecânica;  Trio Elétrico; Veículos Outdoor;  Veículos de Funerária.      M A N U A L D O A S S O C I A D O P Á G I N A 9

(10)

Veículos com os seguintes usos:

Qualquer uso em desacordo com o seu licenciamento

Transporte de carga perigosa (armamento, munições, pólvora, fogos de artifícios, explosivos inflamáveis e materiais tóxicos);

Transporte de Cana (Caminhões Canavieiros); 

Transporte de bebidas em geral; 

Utilizados para competição;

Utilizados para transporte ou segurança de valores; 

Veículos destinados à exposição (fins publicitários); 

Transporte de cigarros/fumos; 

Transporte de equipamento de informática/equipamentos eletrônicos; Transporte de Medicamentos;

Utilizados como Guincho/CegonheiroTransporte de munha de carvão; 

Transporte de gás de cozinha (GLP). 

6.5-Veículos com as seguintes características:

 Sem licença para trânsito no país. No caso de veículos de propriedade de Embaixadas, deve ser a-presentado o Certificado de Registro de Veículo Diplomático, emitido pelo Ministério das Relações Exte-riores;

 Sem assistência técnica no país; 

 Turbinados ou com carburação especial, exceto os originais de fábrica e os veículos de carga (Pick-ups Pesadas e Caminhões);

 Com sistema de suspensão com regulagem de altura; 

 Rebaixados ou com suspensão modificada (não originais de fábrica); 

 Em mal estado de conservação (estado geral de veículo); 

 Com chapa de fabricante ou experiência; 

 Transformados sem a cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), comprovando a regularização pelo DETRAN;

 Com lacre de placa rompido; 

 Emplacados fora do Brasil;  Tunados (Tunning);   Sem estepe   Blindados;  Bicicleta Motorizada.

 Veículos de fibra ou fabricação especial.

Ex.: Buggy, Bugre, Santa Matilde, Puma, Miura, Adamo, JPX, entre outros.

Veículos de fabricação artesanal

Proteção de equipamento de som.

7. ACEITAÇÃO E VIGÊNCIA DE PROTEÇÃO DO(S) VEÍCULO(S)

7.1 - Caso o veículo seja alterado da sua forma original após a adesão, ou até mesmo esteja dentro da cláusula 4.1, a cobertura será apenas nos itens de fábrica, obedecendo ao preço de mercado (tabela FIPE).

7.2 - Haverá aceitação para veículos da seguinte forma:  CPF/CGC do proprietário diferente CPF/CGC do DUT;

 

 CRLV desatualizado (Exercício anterior); 



 CRLV desatualizado (mais de um exercício); 

• CRLV em nome de locadora;

(11)



 CRLV / DUT em nome de terceiros (Exceto Seguradora); 

 DUT desatualizado; 

 Gravação do chassi correto em pelo menos um vidro; 

 Licença de outro município; 

 Motor com numeração obstruída por componentes originais; 

 Motor com troca de combustível regularizado no DUT; 

 Motor retificado; 

 Hodômetro quebrado; 

 Apenas 01 pneu em mal estado; 

 Possui no mínimo uma etiqueta ETA; 

 Potência ou modelo do motor alterados / documentação regularizada; 

 Responsável pela VP não apresentou RG;

 Veículo a injeção eletrônica com combustível alterado (com motor original);  Veículo de importação independente;

 Veículo com filtro de ar esportivo; 

 Veículo com Kit Gás (Informação atualizada no CRLV); 

 Veículo com placa vermelha; 

 Veículo com uso anterior como Taxi; 

 Veículo de categoria Aluguel ou Frete; 

 Veículo destinado ao transporte de passageiros (Vans, Micro-ônibus, etc.); 

 Veículo importado; 

 Veículo plotado / adesivado; 

 Veículo sem data de cinto; 

Veículo utilizado para Test Drive; 

 Veículos destinados a transporte de produtos alimentícios; 

 Veículo de Auto-Escola (Categoria aprendizagem) 

7.3-A proteção do veículo cadastrado será a partir da aceitação da vistoria prévia do mesmo indicado na ficha de adesão do associado da MEGA A.B. respeitando o Parágrafo Único desta cláusula.

Parágrafo Único - A vistoria prévia apenas será realizada após o pagamento da Taxa Única de Adesão. Por tanto se torna indispensável à apresentação da 1ª via quitada no ato da Adesão. Caso o veiculo seja negado após a vistoria, por estar em desacordo com os Parágrafos de Vistoria Prévia da MEGA A. B., o mesmo permanecerá como PENDENTE até ser regularizada a situação perante a vistoria no prazo máximo de 30 dias, vale ressaltar que o pagamento da adesão não refere-se à mensalidade, portanto NÃO terá direito aos benefícios da MEGA A.B. Neste caso específico a Taxa Única da Adesão não será reembolsada.

7.4 -Em qualquer hipótese e em qualquer tempo poderá a Diretoria Mega A.B, solicitar a ex-clusão de qualquer dos associados ao julgar que o mesmo não age em favor dos interesses coletivos dos associados ou da associação, ou viole qualquer uma das normas estatuais ou regulamentares da associação, ou seja, causando prejuízos descabidos. Assegurando o

di-reito a ampla defesa e contraditória.

7.5-A MEGA A.B., através de sua Diretoria, se resguarda no direito de aceitar ou não qualquer que seja o veículo, sendo proprietário associado ou não.

8-DA REPARAÇÃO DOS PREJUÍZOS SOFRIDOS NOS VEÍCULOS

8.1-Dos prejuízos que serão repartidos entre os associados:

8.2-Eventos, entendidos como danos materiais causados ao veículo por colisão, capotamento, abalro-amento, queda, acidente durante transporte por meio apropriado, exceto queda de objetos externos sobre o veículo, granizo (somente veículo em movimento), submersão por inundação ou alagamento de água doce (somente veículo em movimento).

(12)

8.3-Incêndio, desde que não seja provocado pelo associado. Estará nula a proteção, caso o equi-pamento de combustível (Kit-gás) tenha sido instalado sem a certificação do INMETRO e demais órgãos competentes exigidos por lei, desde que o incêndio não seja provocado pelo Kit-Gás.

8.4-Roubo ou furto qualificado;

8.5-Não estando cobertos, mesmo que fazendo parte do veículo no momento da vistoria, a-cessórios como: Equipamentos de som (Radio), imagem (DVD, tela LCD, mini-televisor, ), Insulfilm. Também não cobre blindagem nem a recolocação da mesma.

8.6- A repartição dos prejuízos supracitados será feita pelo rateio do valor correspondente entre os associados, obedecendo ao índice de rateio do veículo, especificado na CLÁUSULA 7.9, e se dará na forma de indenização, de acordo com o estabelecido abaixo:

8.7 - Haverá indenização integral do valor (100% cem por cento), do veículo, de acordo com a prescrição da TABELA FIPE ou outra que venha a substituí-la, quando o montante para a reparação do bem ultrapassar à 75% (setenta e cinco por cento) do valor do veículo na data do aviso do evento danoso, deduzida a parcela do associado.

8.8- Para os veículos remarcados e para Táxi o reembolso será de 75% da tabela FIPE.

Parágrafo Único - Para todo e qualquer valor avaliado na TABELA FIPE, citado neste regula-mento, sendo pelo ANO DE FABRICAÇÃO do veículo no mês do ressarcimento.

8.9-Em caso de automóveis novos (“0” Km), a indenização corresponderá ao valor da nota fiscal se estiver dentro do prazo de 3 meses da compra, e após este período será de acordo com tabela FIPE do dia da indenização, podendo a Associação em acordo com o associado reembolsá-lo com o veículo de mesma marca, modelo e ano (conforme as especificações do veículo).

8.10-Caberá à Diretoria Executiva a escolha de indenizar integralmente o valor do veículo, (caso a re-paração do bem ultrapasse 75% do valor do veículo) ou de promover o conserto do mesmo em caso de danos parciais, sempre observando o melhor interesse econômico para a Associação.

8.11-Qualquer indenização somente será paga mediante apresentação de TODOS os docu-mentos, comprovantes requeridos pela Mega A.B e se estiver com suas mensalidades em dia.

8.12-Caberá à Diretoria Executiva, em caso de indenização integral, a escolha de indenizar integral-mente ou negociar o valor do equipamento ou até promover o conserto do mesmo em caso de danos parciais, sempre observando o melhor interesse econômico para a Associação.

8.13- Caso o equipamento seja alienado e/ou financiado e haja saldo devedor, a Mega A.B. pagará o valor correspondente diretamente à financeira e, havendo saldo remanescente ao associado. Caso o débito junto à financeira seja superior ao valor da indenização de acordo com a tabela FIPE, este somente será efetuado após o associado saldar junta à financeira a diferença maior, de modo que fica por conta da Mega A.B. somente o teto máximo da FIPE, liberando assim o gravame. Nenhum pagamento será efetuado havendo pendência junto à financeira, ou de documentação e o prazo definido no item 3.5 deste manual passará a partir

de sanada toda e qualquer pendência.

8.14-Quando o veículo sofrer danos materiais parciais a indenização será feita com base nos custos das partes, peças e materiais a substituir, bem como mão-de-obra necessária para reparação ou substitui-ção. A MEGA A.B. providenciará o conserto do automóvel danificado, em oficina previamente

credenci-ada, com recibo ou nota fiscal do serviço.

(13)

Parágrafo Único: A MEGA A.B. encaminhará para concessionária autorizada, somente os veículos que estiverem dentro do prazo de garantia de fábrica (com até 90 dias após a emissão na nota fiscal, sa-bendo que legalmente isto não afetara a garantia do veículo) e com as revisões em dia. Em qual-quer outra hipótese os veículos serão reparados nas oficinas credenciadas pela MEGA A.B .

8.15 - O reparo do veículo do associado e/ou terceiro deverá ser feito obrigatoriamente em oficina cre-denciada. Caso o associado deseje o reparo do veículo em oficina de sua indicação, esta, as-sim como o próprio associado, terá que preencher um formulário no qual esta indicando uma oficina de confiança do mesmo, além de ter de ficar em acordo com os seguintes itens:

A. Caso o reparo na oficina não seja conforme o esperado, a Mega A.B estará isenta de qual-quer responsabilidade.

B. A oficina terá de faturar os serviços prestados à Mega A.B, sendo assim no dia em que o veícu-lo for entregue a oficina emitirá nota fiscal com vencimento para 30 dias.

C. A oficina deve estar ativa com suas obrigações fiscais e emitir notas fiscais de serviço e M.O. D. O serviço somente será realizado mediante vistoria realizada pela Mega A.B. Esta vistoria fará a

regulagem do serviço, onde o valor de horas trabalhadas e a condução dos serviços deverão obedecer à tabela específica já usada pela associação.

E. O prazo informado no orçamento da regulagem somente iniciará após a autorização da associa-ção e após o associado disponibilizar o veículo para reparo.É de inteira responsabilidade do as-sociado e/ou terceiro disponibilizar o veículo para vistoria.

8.16-Na hipótese da divisão dos prejuízos ocasionados por roubo e furto em que o veículo é recuperado e precise de reparos, colisão e incêndio que não seja perda total, o associado do veículo envolvido na Mega A.B, deverá arcar obrigatoriamente com o valor de cota de parti-cipação.

8.17-O associado deverá realizar o pagamento da sua mensalidade durante todo período em que o veículo permanecer em oficina ou em processo de reembolso integral, sob pena de se tornar inativado, sujeito então a cobranças, no caso de perda parcial o serviço parado até a regularização do débito.

8.18-A reparação dos danos citados no item anterior será feita com a reposição de peças originais, pa-ra os veículos que estiverem cobertos pela gapa-rantia do fabricante, papa-ra os demais, as peças danificadas serão substituídas por peças de confiabilidade e procedência, desde que não com-prometam a segurança e a utilização do veículo.

8.19- Na hipótese da divisão dos prejuízos ocasionados colisão (perda parcial), o associado ou proprie-tário estando na condição de vítima, o veículo envolvido participará dos custos da cota de participa-ção obrigatória, conforme tabela abaixo. Em caso de recuperaparticipa-ção de roubo e furto, o veículo com da-nos materiais (colisão), deverá efetuar o pagamento da cota de participação

MOTOS

CATEGORIA COTA PARTICIPAÇÃO

MOTOS ATÉ 125 CC R$900,00 MOTOS 150 CC R$1.000,00 MOTOS 250 CC ATÉ 2012 R$1.200,00 MOTOS 250 CC A PARTIR DE 2012 R$1.400,00 MOTOS 300 CC R$1.600,00 MOTOS 400 CC R$1.600,00 MOTOS 400 CC A PARTIR DE 2013 R$1.800,00 M A N U A L D O A S S O C I A D O P Á G I N A 13

(14)

PASSEIO

CATEGORIA FIPE VALOR MÍNIMO

PASSEIO ATÉ R$20.000,00 4% R$1.200,00 PASSEIO DE R$20.000,01 á R$ 40.000,00 4% R$1.500,00 PASSEIO DE R$40.000,01 á R$ 60.000,00 4% R$1.800,00 PASSEIO ACIMA DE R$60.000,00 5% R$3.200,00 TÁXI 4% R$2.100,00 DIESEL 5% R$4.000,00 UBER

CATEGORIA FIPE VALOR MÍNIMO

ATÉ R$ 30.000,00 FIXO R$2.500,00 DE R$ 30.000,00 Á R$ 40.000,00 FIXO R$3.000,00 DE R$ 40.000,01 Á R$ 50.000,00 8% R$4.000,00 DE R$ 50.000,01 Á R$ 60.000,00 8% R$4.000,00 DE R$ 60.000,01 Á R$70.000,00 8% R$4.000,00 DE R$ 70.000,01 Á R$ 80.000,00 8% R$4.000,00 DE R$ 80.000,01 Á R$ 90.000,00 8% R$4.000,00 DE R$ 90.000,01 Á R$100.000,00 8% R$4.000,00

8.20 - No caso de indenização integral ou de substituição de peças, os materiais remanescentes (peças ou veículos danificados) pertencerão a MEGA A.B.

8.21-O serviço de reboque é disponibilizado para os casos de colisões/acidentes ou por pane mecânica, elétrica, seca ou ainda desgaste natural que impossibilitem o deslocamento do veículo cadastrado na associação. Nesse caso, o reboque do veículo será disponibilizado desde que o associado o solicite ao atendimento da MEGA A.B. através dos telefones disponibilizados aos associados, sendo que fica veta-do o acionamento por parte veta-do associaveta-do diretamente ao prestaveta-dor de serviço, apenas em caso de ne-cessidade extrema poderá a MEGA A.B. autorizar o acionamento seguida, ressarci-lo do valor utilizado para tal fim, com prazo máximo de do reembolso apresentando a Nota Fiscal.

Obs: Terceiros não tem direito a reboque.

8.22 -Dos prejuízos que não serão repartidos entre os Associados

8.22.1 - Não serão objetos dos benefícios da MEGA A. B. os seguintes prejuízos.

8.22.2 - Responsabilidade civil facultativa, danos materiais, pessoais, corporais, estéticos e morais a

terceiros e aos ocupantes dos veículos.

8.22.3-Eventos danosos decorrentes da inobservância das leis em vigor, como dirigir sem possuir carteira de habilitação ou estar com a mesma suspensa ou vencida há mais de 30 dias, ou ainda, não ter habilitação adequada conforme categoria do veículo, utilizar inadequadamente o veículo com relação a lotações de passageiros, dimensão, peso e acondicionamento de carga transportada, ocasio-nados pelo associado, seus prepostos, representantes ou empregados.

8.22.4 - Desgastes naturais ou pelo uso, deterioração gradativa e vício próprio, defeito de fabricação, defeito mecânico, da instalação elétrica do veículo, vibrações corrosão, ferrugem, umidade e exposição ao sol e chuva. Colidir ou se envolver em colisão estando embriagado, se comprovado em bo-letim de ocorrência ou através de sindicância, o evento será negado;

8.22.5-Quaisquer atos de hostilidade ou guerra, tumultos, motins, comoção civil, sabota-gem e vandalismo.

8.22.6-Radiação de qualquer tipo.

(15)

8.22.7-Incêndio criminal ou durante o abastecimento de combustível; 8.22.8-Poluição, contaminação e vazamento;

8.22.9-Furacões, ciclones, terremotos, erupções vulcânicas e outras convulsões ou fenômenos da na-tureza como inundações e outros decorrentes de fenômenos da nana-tureza, inundações ou granizo quan-do o carro não estiver transitanquan-do.

8.22.10- Atos de autoridade pública salvo para evitar propagação de danos cobertos.

8.22.11-Negligência do associado, arrendatário ou cessionário na utilização, bem como na adoção de todos os meios razoáveis para salvar o veículo durante ou após a ocorrência de qualquer evento. Se for constatada a intenção de não preservar o veículo, o associado ainda poderá sofrer ação judicial por estar causando prejuízo a todos os associados.

8.22.12-Atos praticados em estado de insanidade mental, incapacidade civil e/ou sob efeito de bebi-das alcoólicas e/ou tóxicas.

8.22.13-Danos emergentes.

8.22.14-Lucros cessantes e danos emergentes direta ou indiretamente da paralisação do veículo asso-ciado, mesmo quando em conseqüência de risco pela proteção do(s) veículo(s);

8.22.15-Perdas ou danos ocorridos quando em transito por estradas ou caminhos impedidos, não aber-tos ao tráfego ou de areias fofas ou movediças;

8.22.16-Danos causados a carga transportada;

8.22.17-Danos sofridos por pessoas transportadas ou não;

8.22.18-Danos ocorridos com o veículo associado fora do território nacional;

8.22.19-Perdas e danos ocorridos durante a participação do veículo em competições, apostas, provas de velocidade, inclusive treinos preparatórios;

8.22.20-Multas impostas aos associados e despesas de qualquer natureza relativa a ações e processos criminais.

8.22.21-As avarias que forem previamente constatadas e relacionadas na inspeção inicial do veículo. 8.22.22-Reparos de avarias sofridas no veículo cadastrado sem a autorização da MEGA A. B.

8.22.23-Danos causados por guerra, revolução e ocorrências semelhantes, ou seja, contingências que atinjam de forma maciça a população regional ou nacional;

8.22.24-Os acessórios e/ou alterações da forma original que fizerem parte do veículo; 8.22.25- Ato reconhecidamente perigoso que não seja motivado por necessidade justificada;

8.22.26-Despesas decorrente de qualquer tipo de remoção ou deslocamento de veículo danificado (re-boque) que não sejam autorizadas pela diretoria da MEGA A.B.;

8.22.27-Veículos em que seus documentos ou depoimentos em que seja provado algum tipo de fraude ou uso de má fé que possa trazer prejuízo a associação ou a seus associados;

Parágrafo Único: A MEGA A.B. reserva o direito de contratar investigação especializada quando lhe convir para levantamento de irregularidades quanto à veracidade do fato.

8.22.28-Danos ocorridos aos vidros do veículo decorrente de impacto direto de objetos, sejam em trânsito ou estacionamento, exceto o veículo que possua o plano de proteção para vidros.

(16)

8.22.29-Não serão repartidos entre associados qualquer evento ou prejuízo que não seja decorrente de colisão, roubo, furto, ou incêndio.

8.22.30-Carga Transportada perdida ou saqueada em eventos ou remoção;

8.22.31-Danos decorrentes de atos ilícitos cometidos pelo Associado, seus dependentes, representan-tes ou prepostos;

8.22.32-Reparos do veículo à revelia, isto é, sem a autorização da ASSOCIAÇÃO. 8.3 - Das condições para utilização dos benefícios oferecidos pela MEGA A.B:

8.3.1 - Para poder usufruir dos benefícios oferecidos pela MEGA A.B. o associado deverá estar rigoro-samente em dia com todas as suas obrigações perante a Associação, principalmente quanto ao pa-gamento das mensalidades e do valor devido a título de rateio para ressarcimento de prejuí-zos sofridos por algum dos associados, além de cumprir as demais obrigações estabelecidas neste regulamento e no estatuto social.

8.4-Do pagamento e da regularização de inadimplentes;

8.4.1-O valor do rateio será apurado até o dia 25 (vinte e cinco) de cada mês e enviado juntamente com a taxa administrativa para o associado realizar o pagamento até o dia 10 (dez) do mês subse-quente, ficando descoberto se o pagamento estiver em atraso. Caso não receba o boleto até o quinto dia útil de cada mês, o associado deverá solicitá-lo obrigatoriamente à MEGA A.B. Parágrafo Único: Todos os recebimentos da MEGA A.B. serão através de cobranças bancá-rias, representantes credenciados e ou funcionários da MEGA A.B. e somente o farão quando autorizado e expresso pela Direção Executiva.

8.4.2-Caso o associado não efetue o pagamento da fatura até o dia do vencimento conforme a cláusula 6.4.1, após esta data, além da perda dos direitos de qualquer proteção e benefícios, o mesmo deverá solicitar a Segunda via do boleto à MEGA A.B. sendo que após esta data será cobrado multa discrimi-nada pela Diretoria com acréscimo de juros de mora ao dia, mais o custo do boleto bancário e ainda deverá ser feita obrigatoriamente uma nova vistoria em caso de atraso a igual ou superior a 05 dias no veículo em questão, sendo esta sem custo para o associado, e o mesmo só estará protegido após a 00:00 h do dia seguinte da nova vistoria.

8.4.3-O fato do associado não receber o boleto para pagamento não justifica eventuais atrasos no pa-gamento do mesmo, uma vez que a 2ª via poderá ser retirada no site, Central de Relacionamento, E-mail, Whatsapp ou solicitar o carnê.

8.4.4-O associado perderá o direito a qualquer proteção e benefício por todo o período em que estiver inadimplente (Obrigação financeira para com a associação).

Parágrafo Único: Todos os recebimentos da MEGA A.B. serão através de cobranças bancá-rias, representantes credenciados e ou funcionários da MEGA A.B. e somente o farão quando autorizado e expresso pela Direção Executiva.

8.4.2-Caso o associado não efetue o pagamento da fatura até o dia do vencimento conforme a cláusula 6.4.1, após esta data, além da perda dos direitos de qualquer proteção e benefícios, o mesmo deverá solicitar a Segunda via do boleto à MEGA A.B. sendo que após esta data será cobrado multa discrimi-nada pela Diretoria com acréscimo de juros de mora ao dia, mais o custo do boleto bancário e ainda deverá ser feita obrigatoriamente uma nova vistoria em caso de atraso a igual ou superior a 05 dias no veículo em questão, sendo esta sem custo para o associado, e o mesmo só estará protegido após a 00:00 h do dia seguinte da nova vistoria.

(17)

8.4.3-O fato do associado não receber o boleto para pagamento não justifica eventuais atrasos no pa-gamento do mesmo, uma vez que a 2ª via poderá ser retirada no site, Central de Relacionamento, E-mail, Whatsapp ou solicitar o carnê.

8.4.4-O associado perderá o direito a qualquer proteção e benefício por todo o período em que estiver inadimplente (Obrigação financeira para com a associação).

8.4.5-Até a sua efetiva regularização o associado que permanecer inadimplente por um período igual ou superior a 60 (SESSENTA DIAS) será automaticamente excluído da associação e o valor devido por este será objeto de rateio no mês subsequente.

8.4.6-É também obrigação do associado o custo do boleto bancário, valor este que será enviado

jun-tamente com a cobrança do mês subsequente.

9. DO RATEIO DOS PREJUÍZOS SOFRIDOS PELO ASSOCIADO

9.1-O Ressarcimento do valor do dano gerado no veículo do associado poderá ser feito de uma só vez ou parcelado, de acordo com as condições econômicas da associação e a critério da Diretoria Executi-va.

9.2-O ressarcimento dos prejuízos sofridos pelos associados, somente ocorrerá depois de esgotadas às possibilidades de recebimento dos respectivos valores do terceiro causador do dano.

9.3-O associado contribuirá com sua cota-parte para o ressarcimento previsto no item anterior, atra-vés de boleto a ser enviado até o dia 10 (DEZ) de cada mês.

9.4-A indenização poderá ser paga através de cheque nominal e cruzado no caso de bens materiais ou através de reparação de danos, ou ainda, na reposição do bem por outro da mesma espécie e tipo, conforme acordado entre as partes.

9.5-No caso de sub-rogação dos direitos, o associado somente fará jus ao recebimento do valor devido pelo ressarcimento de danos em seu veículo após apresentar o CRV (recibo) do veículo devidamente preenchido a favor da MEGA A.B., assinado e com firma reconhecida e instrumento público de pro-curação.

9.6-O rateio das despesas será apurado obedecendo aos respectivos índices determinados na CLÁUSU-LA 7.9 e correspondentes ao valor de cada veículo.

9.7-O associado que se envolver em acidente, ficando constatado que o mesmo não seja culpado, a MEGA A.B. terá 25 (VINTE E CINCO DIAS) para tentar junto ao terceiro o ressarcimento. Caso isso não ocorra, a associação providenciará o conserto do veículo. Sendo assim, o associado terá que passar uma procuração à diretoria da MEGA A.B., para que a mesma possa providenciar a cobrança junto ao terceiro.

9.8-O associado não poderá em nenhuma hipótese, conciliar junto ao terceiro acordo referente ao valor da participação obrigatória ou do prejuízo causado em caso de já ter recebido da MEGA A.B. o benefício

referente ao prejuízo conforme cláusula.

(18)

Tabela Índice de Rateio:

Automóvel

Valor de Tabela índice de Rateio

Valor do Veículo (FIPE) Cota

Até 20 MIL 1,0 20 - 25 MIL 1,5 25 - 30 MIL 2,0 30 - 35 MIL 2,5 35 - 40 MIL 3,0 40 - 45 MIL 3,5 45 - 50 MIL 4,0 50 - 55 MIL 4,5 55 - 60 MIL 5,0 60 - 100 MIL 5,5 Moto

Valor de Tabela índice de Rateio

Valor do Veículo (FIPE) Cota

Até R$ 125 CC 1,0 150CC 1,5 250 cc até 2010 2,0 250CC a partir de 2011 2,5 300CC 3,0 Acima de 300CC 3,5

Caminhão até 4,5 toneladas Valor de Tabela índice de Rateio

Valor do Veículo (FIPE) Cota

Até 40 MIL 3,0 40 - 50 MIL 3,5 50 - 60 MIL 4,0 60 - 70 MIL 4,5 70 - 80 MIL 5,0 80 - 90 MIL 5,5 90 - 100 MIL 6,0 100 - 110 MIL 6,5 110 - 120 MIL 7,0 120 - 130 MIL 7,5 M A N U A L D O A S S O C I A D O P Á G I N A 18

(19)

Diesel Leve

HIUNDAY HR /KIA BONGO/ VAN´S/ PICK UP´S/SUV´S E OUTROS

Valor do Veículo (FIPE) Cota

60 - 70 MIL 4,5 70 - 80 MIL 5,0 80 - 90 MIL 5,5 90 - 100 MIL 6,0 100 - 110 MIL 6,5 110 - 120 MIL 7,0 120 - 130 MIL 7,5 130 - 140 MIL 8,0 140 - 150 MIL 8,5

Obs: Veículos cadastrados na tabela de diesel leve, caso queriam optar pela cobertura de terceiros, ao dar entrada ao processo de eventos, será necessário o pagamento da cota de participação referente ao seu veículo, mais a cota de participação do terceiro de acordo com o valor da FIPE.

9.9 - Cada associado terá seu veículo em uma classe de rateio discriminada em tabela e regulamento interno expresso em contrato segundo a avaliação junto à vistoria prévia do veículo obedecendo para-lelamente a TABELA FIPE.

10. OBRIGAÇÕES DO ASSOCIADO

10.1-Agir com lealdade e boa-fé com os demais associados e associação, sempre zelando pelo seu re-gular funcionamento e buscando alcançar os fins institucionais.

10.2-Cumprir todas as normas estabelecidas neste Regulamento, bem como outras a serem expedidas formalmente pela Diretoria Executiva, preencher o aviso de evento da MEGA A.B. a fim de auxiliar a recuperação e ou localização do bem, descrevendo minuciosamente os fatos e ou ocorrências quando for o caso de roubo ou furto.

10.3-Pagar em dia os valores das mensalidades devidas, além de contribuir no prazo e na forma esta-belecida pela Diretoria Executiva em relação ao rateio de prejuízos causados por danos aos veículos dos associados.

10.4-No caso de venda do veículo cadastrado ou da desistência dos benefícios oferecidos pela MEGA A.B., o associado deverá solicitar e assinar imediatamente o termo de cancelamento de cadastro de seu veículo. Não havendo o cancelamento, fica o associado responsável pelo pagamento dos valores que porventura foram devidos.

10.5-Manter o veículo em bom estado de conservação.

10.6-Dar imediatamente conhecimento a MEGA A.B. caso haja: • Mudança de domicílio;

• Alteração na forma de utilização do veículo; • Transferência de propriedade;

• Alteração das características do veículo.

(20)

10.7-Do pagamento e da regularização de inadimplentes: 10.7.1-O valor do rateio será apurado até o dia 25(vinte e cinco) de cada mês e enviado jun-tamente com a taxa administrativa e os benefícios existentes no pacote contratado pelo associado, para o associado realizar o pagamento até o dia 10 (dez) do mês subsequente, podendo ser pago nas instituições bancárias até o dia até 05 (cinco) dias após o vencimento do mês em questão, após este 5 dias, o associado inadimplente estará descoberto de todas as proteções.

10.7.2-Caso não receba o boleto na residência, associado deverá retirá-lo em uma das nos-sas unidades de atendimento, poderá entrar em nosso site www.megaassociacaodebeneficios.com.br, utilizando o link 2º via do boleto bancário ou en-trar em contato com a nossa base administrativa pelo 3177-8350 e solicitar a emissão do carnê.

10.7.3-O associado deve tomar as providências ao seu alcance para proteger o veículo acidentado e evitar a agravação dos prejuízos.

10.7.4-Empenhar todos os esforços para ser ressarcido de prejuízos causados por terceiros.

10.7.5-Informar as autoridades policiais em caso de acidente, desaparecimento, roubo ou furto do veí-culo associado no momento do evento conforme item 9.5.

10.7.6-Avisar imediatamente a MEGA A.B. ou em até 24 horas no caso de qualquer acidente com veículo, incluindo furto ou roubo, relatando completa e minuciosamente o fato, mencionando o dia, hora, circunstância do acidente, nome, endereço, e carteira de habilitação de quem conduzia o veículo, nome, endereço, testemunhas e providências de ordem policiais tomadas.

10.7.7-Todo boletim de ocorrência e/ou registro de ocorrência (cópias) deverá ser arquivado na Asso-ciação, sendo de responsabilidade do associado providenciar a entrega do mesmo, sob pena de não

receber o valor da proteção do veículo.

10.7.8-Instalação do equipamento de Rastreamento dentro do prazo de três dias, prazo este sendo contado a partir da data de filiação.

10.7.9-Todo Boletim de ocorrência (cópia) deverá ficar arquivado na Associação, sendo de responsabi-lidade do associado providenciar a entrega do mesmo, sob pena de não receber o valor de proteção do veículo.

10.7.10-Aguardar a autorização da MEGA A.B. para iniciar a reparação de quaisquer danos.

10.7.11-Para inicio dos reparos é obrigatório que o associado disponibilize o veículo para vis-toria de constatação do evento e libere o veículo para conserto.

10.7.12-O associado deverá ficar a disposição da associação para exames ou diligências com o intuito de elucidar o acidente e suas conseqüências.

10.7.13- Disponibilizar o seu veículo para vistoria de constatação no caso do associado querer somente acionar a proteção para terceiros.

NOTA: Caso o associado não cumpra as obrigações acima, em caso de evento, a Mega A.B não ofere-cerá a cobertura.

10.7.8-Instalação do equipamento de Rastreamento dentro do prazo de três dias, prazo este sendo contado a partir da data de filiação.

10.7.9-Todo Boletim de ocorrência (cópia) deverá ficar arquivado na Associação, sendo de responsabi-lidade do associado providenciar a entrega do mesmo, sob pena de não receber o valor de proteção do veículo.

(21)

10.7.10-Aguardar a autorização da MEGA A.B. para iniciar a reparação de quaisquer danos.

10.7.11-Para inicio dos reparos é obrigatório que o associado disponibilize o veículo para vis-toria de constatação do evento e libere o veículo para conserto.

10.7.12-O associado deverá ficar a disposição da associação para exames ou diligências com o intuito de elucidar o acidente e suas conseqüências.

10.7.13- Disponibilizar o seu veículo para vistoria de constatação no caso do associado querer somente acionar a proteção para terceiros.

NOTA: Caso o associado não cumpra as obrigações acima, em caso de evento, a Mega A.B não ofere-cerá a cobertura 10.7.8-Instalação do equipamento de Rastreamento dentro do prazo de três dias, prazo este sendo contado a partir da data de filiação.

10.7.9-Todo Boletim de ocorrência (cópia) deverá ficar arquivado na Associação, sendo de responsabi-lidade do associado providenciar a entrega do mesmo, sob pena de não receber o valor de proteção do veículo.

10.7.10-Aguardar a autorização da MEGA A.B. para iniciar a reparação de quaisquer danos.

10.7.11-Para inicio dos reparos é obrigatório que o associado disponibilize o veículo para vis-toria de constatação do evento e libere o veículo para conserto.

10.7.12-O associado deverá ficar a disposição da associação para exames ou diligências com o intuito de elucidar o acidente e suas conseqüências.

10.7.13- Disponibilizar o seu veículo para vistoria de constatação no caso do associado querer somente

acionar a proteção para terceiros.

NOTA: Caso o associado não cumpra as obrigações acima, em caso de evento, a Mega A.B não ofere-cerá a cobertura.

11. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O RESSARCIMENTO DE PREJUÍZOS

11.1-Caso o associado venha sofrer prejuízo material no seu veículo cadastrado, o ressarcimento dos valores correspondentes ou a reposição do bem ficará condicionado à apresentação dos seguintes do-cumentos.

11.2-Em caso de Eventos - PESSOA FÍSICA: • Cópia do CPF e RG do associado;

• Cópia do Comprovante de residência (última conta de telefone, água ou de luz); • Cópia autenticada do boletim de ocorrência;

• Cópia da Carteira de Habilitação do condutor do veículo;

• Cópia do CRLV (Certificado do Registro e Licenciamento do Veículo); • Cópia dos 2 últimos boletos bancário da MEGA A.B. quitados;

• Declaração de próprio punho do associado sobre a ocorrência. 11.3-Em caso de Eventos - PESSOA JURÍDICA:

• Cópia do Contrato Social e Última Alteração Contratual do associado; • Cópia do Cartão do CNPJ atualizado do associado;

• Cópia Comprovante de residência (última conta de telefone, água ou luz); • Cópia autenticada do boletim de ocorrência;

• Cópia da Carteira de Habilitação do condutor do veículo;

• Cópia do CRLV (Certificado do Registro de Licenciamento do Veículo); • Cópia dos 2 últimos boletos bancário da MEGA A.B. quitados;

• Declaração de próprio punho do associado sobre a ocorrência.

(22)

11.4-Documentos Suplementares (check list) para indenização de Roubo/Furto/Perda Total. OBS: Es-ses documentos serão requeridos pela associação conforme a necessidade para o ressarcimento, o as-sociado não deverá entregar esses documentos sem o prévio requerimento:

• Original ou cópia autenticada do Registro de Ocorrência (R.O)

• Original do Certificado de Registro Licenciamento de Veículo (CRLV),

• Em caso de Furto ou Extravio do CRLV - Registrar em Boletim de Ocorrência Policial (original ou cópia autenticada na Delegacia).

• Original do Certificado de Registro do Veiculo (CRV) ou documento Único de Transferên-cia (DUT), com verso preenchido a favor da assoTransferên-ciação, com firma reconhecida.

(OBS: EM CASO DE LEASING, NÃO PREENCHER O CRV – TERA QUE SER PREENCHIDO PELA FINANCEIRA).

• Carta de Anuência, quando o Associado e o Proprietário do Veículo não forem a mesma pessoa. • Original dos Comprovantes de Quitação do IPVA/DPVAT e prováveis MULTAS.

• Autorização da Dedução de Autuações em Aberto (Modelo em anexo, autenticar em Cartório) • Cópia legível do comprovante de residência do proprietário/arrendatário e Associado,

somente conta de consumo recente: água, luz, telefone.

Atenção: Caso o proprietario/arrendatario e associado não possua comprovante terá que ser providenciada declaração de

ausência de comprovante de residência assinatura simples, juntamente com comprovan-te de endereço do responsável.

• Original da Autorização para Pagamento em Conta Corrente (TED) - Termo de Responsabilidade, com firma reconhecida.

Anexar junto ao Termo, comprovante de domicilio bancário, exem-plos: Cópia do cheque, cartão, extrato bancário, etc..

• Chaves originais e reservas do veículo e Manual, na falta, favor justificar através de declaração (chave reserva anexada no processo).

• Cópia legível da CNH do Condutor

Pessoa Física: (Associado e Proprietário)

• Cópia legível, frente e verso, da Carteira de Identidade • Cópia legível, frente e verso, do CPF

Formulário de Perda / Extravio CRV / CRLV.

• Procuração por Instrumento Público Original transferindo o veículo à MEGA. • Procuração Legal (caso o recibo do veículo esteja nominal a outra pessoa). • Comprovante Original de pagamento dos impostos de Isenção do Veículo (IPI, ICMS e outros) quando o veículo for TÁXI.

Pessoa Jurídica

• Cópia legível do CNPJ; Cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Juridica (CNPJ)

(23)

• Cópia legível do RG e CPF do representante Legal da Empresa associada / Proprietária do Veículo. • Cópia autenticada do Contrato Social e da sua última

altera-ção, ou do Estatuto Social e da sua última, alteração

• Nota Fiscal de Venda do Ativo Imobilizado a/f Mega Associação de Benefí-cios, arquivo XML, ou, carta de isenção da NF

Leasing em Andamento:

• Original do Recibo de Quitação do Leasing;

• Cópia autenticada da Procuração Pública do Leasing; • Original da Carta de Desistência da Opção de Compra. • Original da Carta de Saldo Devedor.

Financiamento ou Consórcio:

• Original da Baixa de Alienação /Original de instrumento de liberação • Cópia do contrato de financiamento.

• Em caso de Falta destes Documentos, registrar em declaração (a próprio punho) com Firma Com-provante de Quitação, caso o mesmo tenha sido quitado e não tenha sido dado baixa na alienação.

Kit Gás instalado:

• Laudo de inspeção( Inmetro)/Nota Fiscal do Cilindro/

Nota Fiscal da instalação/Certificado de garantia/ Homolagação Kit Gás (Original)

• Em caso de Falta destes Documentos, registrar em declaração (a próprio punho) com Firma Reco-nhecida e Autenticada em Cartório.

Em caso de falecimento do proprietário:

• Original ou cópia autenticada de: Certidão de Óbito, Alvará Judicial e do Formal de Partilha. Veículos de Transporte de Carga:

• Original da Nota Fiscal da Carga Transportada ou original da Declaração Sobre as Últimas Cargas Veículos blindados:

Original do Certificado de Registro de Blindagem de Veículo (CRBV)

Original da Garantia da Blindagem

Original da Nota Fiscal de Blindagem

Outros documentos específicos:

Original da Nota Fiscal de Revenda - Veículo 0 km

(24)

Veículos recuperados antes do pagamento da indenização:

Original do Auto de Entrega e Constatação de Danos

Original do Auto de Exibição e Apreensão

Original da Autorização de Liberação de Veículos

11.5 – É de total responsabilidade do associado encaminhar toda a documentação solicitada pela MEGA A.B. no prazo de 5 (cinco) dias após o evento ocorrido. Qualquer indenização so-mente será paga mediante apresentação dos documentos citados pela MEGA A.B., constante na CLÁUSULA 9.

– Para efetivação do pagamento da indenização referente ao evento, é indispensável a entrega dos do-cumentos suplementares (check list) solicitados pela associação.

11.6-EM CASO DE ROUBO E FURTO

11.6.1-Acionar imediatamente a Central de Monitoramento e Assistência 24 horas da MEGA A.B. pelos telefones 08007210870; 27859530; 77692739, ID 124*3802 e ID 45*13*104995 para comunicar o evento.

11.6.2-Caso exista algum impedimento judicial, ou qualquer outro impedimento no veículo (DETRAN, IPVA), ou qualquer outra dívida do bem, o direito ao recebimento do reembolso será suspenso até a solução do caso. A MEGA fica isenta de qualquer responsabilidade.

11.6.3-Em caso de extravio ou roubo do CRV e CRLV devem constar em boletim de ocorrência. A ME-GA A.B. poderá solicitar a segunda via do documento ao associado para que seja finalizado o processo de reembolso.

11.6.4-Para o devido ressarcimento dos prejuízos ocasionados por roubo, furto, incêndio, e colisão são imprescindíveis a apresentação do boletim de ocorrência, sendo o mesmo válido se feito no momento da ocorrência, sendo exceção apenas os casos atípicos sob justificativa aceita pela diretoria executiva da MEGA A.B.

12. SUB-ROGAÇÃO DE DIREITOS

12.1-Com o pagamento da indenização prevista nas cláusulas 6.1.5 e 6.1.10, a MEGA A.B. ficará sub-rogada, até o limite pago, em todos os direitos e ações do associado contra aquele que por ato, tenha causado os prejuízos ou para eles contribuído.

12.2-Revogam-se todos os manuais e instruções anteriores.

13. DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1-O associado declara que todas as informações prestadas por ele a Mega A.B são verdadeiras e, caso fique confirmada a NÃO veracidade de qualquer informação ou declaração emitida pelo associado, o mesmo será imediatamente excluído do corpo social da Mega A.B.

13.2-Todos os associados declaram que leram e têm pleno conhecimento de todas as normas contidas neste regulamento e no estatuto da Mega A.B, e que aceitam todas as condições estabelecidas neste

documento para associarem-se.

13.3-O presente regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogando todas as disposi-ções anteriores em contraditório.

(25)

IMPORTANTE

A PRO RATA, ou outra forma de cobrança proporcional, decidida pela diretoria executiva. Fica a cargo de a diretoria decidir sobre a aplicação da pro rata, de acordo com a conveniência da associação.

Referências

Documentos relacionados

[r]

The effect of prophylactic percutaneous endoscopic gastrostomy (PEG) tube placement on swallowing and swallow-related outcomes in patients undergoing radiotherapy for head

No sentido de verificar a estabilidade do efeito corona, foram preparadas 2 amostras de tecido engomado de algodão para cada tempo de tratamento corona (1 a 25 min.), sendo que

Para a implementação da bolsa de Doutorado Integral ou Doutorado Sanduíche os bolsistas deverão apresentar o certificado de conclusão do curso de idioma alemão realizado

Os rendimentos devem ser indicados segundo a sua qualificação na categoria originária de acordo com as normas de incidência do Código do IRS (artigo 1.º a 11.º do Código do

Para conceber e aplicar melhorias para o sistema de visão para monitoramento dos processos de soldagem (ViaSolda) através da introdução de uma câmera analógica

- Ter na família pessoas com deficiência; - Formalizar demandas para orientação. Realizar cadastro no NAIA; 2. Participar do processo de diagnóstico de demandas.

6 6.4 30 (trinta) fotos em alta resolução e alta definição (sugestão: 4,5 M / 300 dpi) retratando a realidade da população jovem vivendo em regiões periféricas