• Nenhum resultado encontrado

CNC Fácil como sempre. Potente como nunca

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CNC Fácil como sempre. Potente como nunca"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CNC

8065

(2)

CNC 8065

(3)

apresentação do CNC 8065 para dar solução às necessidades do mundo de Máquina Ferramenta de alta

complexidade.

Com o CNC 8065 a produtividade das máquinas aumenta em dois elementos chaves. Por um lado, se

reduzem os tempos de programação graças a sua interatividade e por outro lado, se obtém peças com

um excelente acabamento em um tempo realmente reduzido, graças às suas funções de usinagem de alta

velocidade.

Design ergonômico e robusto

Uma das principais características da Fagor Automation é de estar sempre atenta às necessidades dos operadores das máquinas.

Com o CNC 8065 se oferece um design ergonômico e inovador. Apresenta-se por um lado, uma nova linha de teclados com interface touch screen, mouse integrado e conexão USB. Por outro lado, uma navegação realmente intuitiva.

Um sistema de menus tipo “Pop-up” facilita um acesso imediato a todas opções, eliminando submenus que

(4)

4

Usinagem

Alta velocidade

Programas de usinagem em alta velocidade são normalmente gerados por meio de um Cad-Cam. O CNC 8065 otimiza a série de pontos obtidos suavizando as trajetórias mediante a criação de polinômios (Splines). Esta interpolação polinomial fornece um excelente acabamento superficial à peça com uma elevada velocidade de usinagem.

A execução das trajetórias a serem realizadas pela ferramenta deverão ser executadas de uma maneira suave, sem acelerações e frenagens bruscas. O CNC 8065 analisa antecipadamente as alterações de trajetórias programadas na peça que está sendo executada.

usinagem de alta velocidade

Isto permite adaptar a dinâmica da máquina evitando marcas na peça, arredondamento de arestas ou arranques bruscos e paradas da máquina.

O sistema de usinagem HSSA (High Speed Surface Accuracy) do CNC 8065 oferece um duplo benefício ao usuário: por um lado se reduzem os esforços a qual é submetida a mecânica da máquina, aumentando assim a vida útil de seus componentes e por outro lado, graças a redução de vibrações, se conseguem movimentos mais suaves que permitem elevar o valor da velocidade de avanço e reduzir o erro na usinagem.

(5)

Usinagem

O CNC 8065 facilita a colocação em funcionamento de todo tipo de máquina e oferece ferramentas de ajuste que permitem obter um maior rendimento das mesmas.

O diagrama de Bode

é uma ferramenta que permite conhecer a resposta das frequências da máquina. Estas informações nos ajudam a filtrar vibrações provenientes das frequências de ressonância próprias do projeto mecânico e ajuda a obter um ajuste ótimo.

O teste de circularidade

Permite melhorar o comportamento dos eixos nas inversões de sentido de movimento. Ao executar um círculo, o gráfico teórico é comparado com o real, facilitando a otimização para um ajuste correto.

Osciloscópio

A função osciloscópio é uma ferramenta de ajuda para o ajuste dos eixos. Permite visualizar e corrigir o comportamento da máquina de forma dinâmica graças aos seus 4 canais de trabalho, onde podemos visualizar variáveis analógicas e digitais.

Auto-tuning

Esta ferramenta permite ajustar os eixos da máquina automaticamente para seu correto funcionamento. Quando as exigências da máquina são grandes, este ajuste poderá ser complementado pelas ferramentas mencionadas anteriormente.

Teste de circularidade

Auto-tuning

otimiza o rendimento da máquina

Diagrama de Bode

(6)

6

Operação

atendendo as necessidades do usuário

O CNC 8065 oferece uma operação realmente intuitiva, baseada em uma navegação tipo pop-up

e uma interface facilmente adaptada pelo operador à sua necessidade de trabalho. Pensando na

proteção do meio hambiente, o CNC 8065 inclui os manuais em seu software. Outra vantagem

acrescentada é o rápido acesso a informação, oferecendo um sistema de busca automática que

evita a consulta de índices ou procurar entre capítulos.

Navegação Pop-up

Navegação Pop-up

O CNC 8065 oferece um sistema de menus tipo “Pop-up” para ter um acesso imediato a todos os submenus. O pop-up é mostrado por meio de softkeys sobrepondo os novos menus na tela. O usuário poderá selecionar a opção que deseja de uma forma visual.

Esta funcionalidade permite eliminar vários subníveis que chegam a desorientar o usuário.

Com conceitos básicos de operação, um usuário que jamais tenha utilizado um produto Fagor, será capaz de utilizar o CNC 8065 com facilidade.

Documentação integrada

O CNC 8065 possui todos os manuais de programação e operação integrados ao software do sistema. Pulsando a tecla HELP, o CNC apresenta uma tela com o capítulo relativo à operação que se esteja realizando neste momento. Uma vez dentro dos manuais, poderá ser consultada qualquer outra informação, navegando entre seus distintos capítulos. A disponibilidade dos manuais no CNC agiliza o acesso à informação e evita ter que carregar vários manuais para perto da máquina. Ter a informação em um suporte eletrônico, além de ser “ecológico”, evita o trabalho com livros que somente são consultados em momentos pontuais.

(7)

Operação

Navegação personalizada

O usuário do CNC 8065 tem a possibilidade de adaptar a navegação do CNC de uma maneira realmente simples. Dependendo de suas necessidades, podem existir modos de trabalho ou ciclos de usinagem que não queira utilizar. O usuário poderá selecionar as telas de trabalho e os ciclos que realmente são utilizados, ocultando o resto, simplificando ainda mais a operação do CNC.

Sistema de programação IIP

(Interactive Icon-based Pages)

Para os usuários que desejam utilizar o sistema

conversacional, a Fagor Automation facilita seus ciclos de programação. O usuário não terá necessidade de dominar a linguagem de programação ISO, bastará definir a geometria da peça a ser realizada, a ferramenta e as condições de usinagem e o CNC se encarregará fazer o resto.

Para usinagem de peças únicas, é permitido trabalhar com a mesma filosofia de uma máquina manual, sem necessidade de criar um programa ou armazená-lo previamente. Esta facilidade de operação e programação evita a necessidade de ter operadores especializados em um único modelo ou marca de CNC.

Nosso sistema de programação (IIP), o qual está baseado em ícones de acesso direto, é o melhor sistema de programação diretamente na máquina disponível atualmente.

Navegação personalizada

(8)

8

Auxílio à execução

Parada não programada pelo usuário

Em usinagens de longo tempo de duração, se ocorrem paradas imprevistas da máquina por causas externas (uma queda de energia, um problema na máquina,...), a recuperação da peça inacabada se torna muio trabalhosa. O CNC 8065 ajuda a resolver estas incidências aproveitando a usinagem realizada e evitando repetir o programa. Basta efetuar uma busca de bloco automático até o ponto exato da interrupção e continuar a execução. Quando se observam imperfeições na zona de interrupção, é possível simular o programa até uma zona próxima ao ponto de interrupção e continuar a usinagem repassando o trecho danificado. A continuação da usinagem é realizada mediante um processo controlado pelo usuário.

O CNC facilitará a posição de reaproximação do programa e as condições ativas no momento do incidente. O usuário somente terá que a ferramenta até o ponto de interrupção indicado e ativar os dispositivos na ordem desejada.

Substituição de ferramenta em

usinagens de longa duração

Uma prestação muito útil em usinagens de longa duração ou em processos produtivos muito repetitivos, é o controle de vida das ferramentas. O CNC 8065 inspeciona de maneira automática se o ciclo de utilidade da ferramenta está finalizado (definido pelo usuário) e a substitui por outra similar.

Também é possível determinar o grau de deterioração da ferramenta monitorando o consumo do eixo árvore. De forma automática, se gerencia a troca de uma nova ferramenta. Este tipo de funcionalidade evita a necessidade de interromper o trabalho ou manter um operador em frente da máquina.

O CNC realizará as trocas de ferramenta de maneira automática mantendo as condições de usinagem e adaptando-se às dimensões da nova ferramenta.

Parada não programada pelo usuário

(9)

Auxílio à execução

Parada solicitada pelo usuário

Durante a usinagem de uma peça, o CNC 8065 permite interromper a execução do programa para verificar o estado da usinagem da peça e tomar as ações correspondentes. Se são detectadas deficiências na superfície da peça, uma vez analisadas as causas, se poderá:

. Modificar as condições de usinagem definidas no programa sem necessidade de edita-lo novamente. . Realizar uma troca de ferramenta se a mesma

encontrar-se muito desgastada ou danificada. . Ativar dispositivos auxiliares não programados como o

líquido refrigerante.

Uma vez realizadas as ações necessárias, a execução continua tendo em conta as modificações que o operador havia realizado.

Manual de solução de incidências

adaptado à máquina

Com o objetivo de obter uma maior rentabilidade da máquina, o CNC 8065 permite ao fabricante associar arquivos do tipo texto, imagem, web ou telas, a cada uma das mensagens e erros ativados pelo PLC.

Esta informação facilitará a manutenção dos componentes e dará uma maior autonomia ao operador diagnosticar rapidamente problemas relacionados com a máquina. Desta forma, cada vez que se detectar uma falha na máquina, o operador terá a disposição na tela do CNC toda informação necessária para solucionar o problema sem necessidade de chamar o fabricante da máquina.

Parada solicitada pelo usuário

Manual de solução de problemas

ajuda ao operador para resolver situações imprevistas durante a usinagem

(10)

10

Potência

Usinagem em 5 eixos RTCP

O CNC 8065 gerencia as cinamáticas básicas ( cinemáticas paralelas, fusos principais esféricos, mesas giratórias...) e permite integrar cinemáticas específicas do fabricante. O gerenciamento destas cinemáticas combinadas com a interpolação RTCP (Rotation Tool Center Point) permite obter acabamentos de alta qualidade.

O usuário programa a peça real e o CNC adapta o movimento das articulações da cinemática para compensar continuamente a posição da ferramenta durante a usinagem. O CNC 8065 também permite o trabalho em planos inclinados sem necessidade de soltar ou calçar a peça. Uma vez orientada a ferramenta, manualmente ou automaticamente, basta definir o plano inclinado e efetuar todo tipo de usinagens, deslocamentos, giros, etc.

Eixos Gantry / Tandem / Combinações

do sistema de medição

O CNC 8065 está projetado para adaptar-se facilmente a todo tipo de estrutura de máquina. Quando se trabalha com eixos Gantry ou pares de eixos que por contrução da máquina devem se movimentar sincronizados, o operador somente deverá programar os deslocamentos de um dos eixos e será o CNC quem controlará o movimento da estrutura.

Os acionamentos em Tandem são estruturas que possuem dois motores acoplados mecanicamente entre si formando um único sistema de transmissão (eixo ou fuso principal). São utilizados para deslocar os eixos em máquinas de grandes dimensões com o ganho de benefício na redução do efeito da folga nas inversões de movimento. De início ao usuário, a operação é similar a um eixo Gantry.

O CNC 8065 permite, para grandes estruturas de máquina, combinar eixos Tandem com eixos Gantry.

Neste tipo de estrutura é muito útil a prestação de combinação de sistemas de medição. Combinando a precisão do encoder linear com o encoder do motor se amortiza o efeito da vibração nas inversões de movimento da máquina. Graças a esta prestação se obterá uma excelente qualidade superficial nas peças usinadas.

na vanguarda da tecnologia da Máquina Ferramenta

O CNC 8065 obtém as melhores usinagens possíveis graças a sua ampla gama de ferramentas de

software que permite conseguir as tolerâncias mais precisas e de melhor qualidade superficial.

Se for utilizada a prestação de controle adaptativo ARFS, segue-se garantindo o mesmo

acabamento das peças com uma redução significativa do tempo de usinagem.

(11)

Potência

Controle adaptativo de avanço e

velocidade em tempo real (ARFS)

é um sistema de controle que otimiza a velocidade de usinagem a aumentando a produtividade da máquina e preservando a integridade de sua mecânica e das ferramentas utilizadas.

A melhora produtiva será mais percebida quando a geometria da peça for muito variável ou se a dureza do material a ser usinado for muito variável.

O CNC analisa em que condições se está usinando (potência consumida, temperatura da ponta da ferramenta...) e adapta tanto o avanço dos eixos como a velocidade de giro do fuso principal para realizar a usinagem em condições ótimas e obter a máxima produtividade.

Quando não dispomos desta funcionalidade existem duas opções para programar o avanço de usinagem:

- Priorizando o acabamento superficial, adaptando o valor da zona mais restritiva da peça, porém penalizando o tempo de execução.

- Priorizando o tempo de usinagem, obtendo entretanto, acabamentos de qualidades inferiores.

Graças ao controle adaptativo, o tempo de usinagem das peças se reduzirá por trabalhar em condições corretas e se obterá um melhor acabamento superficial das mesmas.

Compensação volumétrica (FVC)

Na elaboração das peças de grandes dimensões, geralmente se utilizam máquinas projetadas para a usinagem de cinco eixos.

A precisão das peças está limitada pelas tolerâncias na fabricação da máquina e pelos efeitos da temperatura durante a usinagem.

Em indústrias como a aeronáutica, as exigências na usinagem trazem como consequência que as ferramentas clássicas de compensação sejam insuficientes. A compensação volumétrica FVC vem a completar as ferramentas de ajuste da máquina. Mediante um

mapeamento do volume total de trabalho da máquina, o CNC conhece a posição exata da ferramenta em todo momento. Aplicando as compensações necessárias se obtém a peça com a precisão e tolerância desejada.

(12)

12

Solução integral

com nossa gama de produtos

ETHERNET

USB

Módulos remotos

Conectividade

Conectividade

Motorização

A Fagor Automation oferece uma ampla gama de motores para atender todo tipo de demanda.

Oferece motores de fuso principal de dimensões reduzidas e balanceados para alta rotação. Cobrem potências desde 3,7 kW até 130 kW, com níveis de ruído e vibração muito baixos podendo chegar a rotações de 15.000 rpm. Existe a opção de motor com duplo bobinado (estrela/ triângulo) e de ataque direto com eixo vazado para refrigeração da ferramenta.

Servomotores com rotações de 3.000 a 6.000 rpm e com torque de rotor bloqueado desde 1,7 Nm até 115 Nm.

Sistema de regulação

O sistema digital de acionamentos da Fagor Automation é a solução perfeita para o fabricante de máquina ferramenta que busca uma usinagem suave, rápida e precisa.

Os reguladores da Fagor Automation estão projetados para obter o máximo rendimento de seus motores oferecendo a solução mais apropriada para controlar o fuso principal e os eixos da máquina.

Sistemas de medição

A Fagor Automation oferece sistemas óticos lineares e rotativos que permitem otimizar o funcionamento das máquinas. O encoder envia o dado real do deslocamento ao CNC e este minimiza os erros obtidos devido ao comportamento térmico da máquina ou erros no fuso de esferas.

São oferecidas soluções tanto incrementais como absolutas em função das necessidades das máquinas, com curso de medição desde 0,070 m até 60 m, uma resolução de 0,1 μm e uma precisão de 3 μm.

Dispõem do sistema TDMS® (Thermally Determined Mounting

System) que evita erros devido a alterações de temperatura e podem trabalhar com avanços até 120 m/min.

Módulos remotos

São módulos de entradas e saídas com fácil instalação, que são colocados em pontos estratégicos da máquina e distribuídos aos dispositivos que estão alojados na máquina. A utilização destes módulos facilita uma melhor distribuição dos elementos no painel elétrico e uma redução na utilização de cabos.

Conectividade

El CNC 8065 oferece rede de comunicação Ethernet, USB ou interface serial. Está preparado para conectar-se à rede de uma empresa e pode ser gerenciado remotamente.

Simulador no PC

Permite operar em um PC como se fosse o CNC. é a ferramenta ideal para formação e para assistência técnica, porque permite editar e simular o programa salvo do ruído e distrações da planta de produção.

(13)

Solução integral

Sistemas de regulação

Motorização

Sistemas de medição

Telediagnosis

COMUNiCAçãO

digiTAl/ ANAlógiCA

(14)

14

CNC 8065 CNC 8065 POWER Torno Fresa Torno Fresa

Configuração do sistema

Monitor LCD 10” e 15” 10” e 15” 10” e 15” 10” e 15” Monitor LCD 15” com Touch screen Opcional Opcional Opcional Opcional Mouse integrado ao teclado Opcional Opcional Opcional Opcional Potenciômetro override do fuso principal Opcional Opcional Opcional Opcional

Configuração básica de eixos 3 3 5 5

Configuração máxima de eixos Até 7 Até 8 Até 28 Até 28 Configuração máxima de fusos principais 2 1 Até 4 Até 4 Configuração máxima de canais de execução 1 1 Até 4 Até 4 Memória de usuário Desde 300 MB até 30 GB Desde 300 MB até 30 GB Desde 2,3 GB até 30 GB Desde 2,3 GB até 30 GB

Microprocessador Standard Standard Power Power

Tempo de processamento de bloco 0,5 ms 0,5 ms 0,25 ms 0,25 ms Máximo I/O digitais locais 8/8 (*) 8/8 (*) 8/8 (*) 8/8 (*) Expansão máxima I/O digitais remotas 1024/1024 1024/1024 1024/1024 1024/1024 Regulação digital Standard Standard Standard Standard Regulação analógica Opcional Opcional Opcional Opcional

Funções genéricas

Blocos de look ahead 300 300 1000 1000

Máximo número de ferramentas 1000 1000 1000 1000

Gerenciamento de ferramentas de terra Standard Standard Standard Standard Controle de vida das ferramentas Opcional Opcional Opcional Opcional

Ethernet Standard Standard Standard Standard

Conexões USB 3 3 3 3

Telediagnosis Standard Standard Standard Standard

Ajudas a colocação em funcionamento Standard Standard Standard Standard Compensação bidirecional do fuso de esferas Standard Standard Standard Standard Compensação cruzada Standard Standard Standard Standard Compensação volumétrica FVC - - Opcional Opcional Controle adaptativo de avanço e velocidade em tempo real (ARFS) Em desenvolvimento Em desenvolvimento Em desenvolvimento Em desenvolvimento Trabalho em planos não ortogonais Standard Standard Standard Standard Idiomas suportados 10 (**) 10 (**) 10 (**) 10 (**) Interface personalizável Standard Standard Standard Standard

RTCP estático - Opcional Standard Standard

RTCP dinâmico (fuso, mesa, combinado) - Opcional Opcional Opcional Cinemática de terceiros Standard Standard Standard Standard

Eixos gantry Standard Standard Standard Standard

Eixos / fusos tandem Opcional Opcional Standard Standard Combinação de captações Standard Standard Standard Standard Eixos de canal independente Standard Standard Standard Standard Gestão multieixo Standard Standard Standard Standard Volante de avanço Standard Standard Standard Standard Interface linear configurável como RS232, RS422 ou RS485 Standard Standard Standard Standard Linguagem de programação IEC-61131 - - Opcional Opcional

(*) As 8 saídas digitais podem ser configuradas como entradas via parâmetro de máquina. (**) Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Francês, Euskera, Português, Chinês, Russo e Checo.

(15)

Características técnicas

CNC 8065 CNC 8065 POWER Torno Fresa Torno Fresa

Programação e operação

Navegação tipo Pop-up Standard Standard Standard Standard Simulação gráfica de um programa simultaneamente a

execução de outro Standard Standard Standard Standard Gráficos com linhas de trajetória Standard Standard Standard Standard Gráficos sólidos Standard Standard Standard Standard Gráficos sólidos de alta definição (Gráficos HD) Opcional Opcional Standard Standard Gráficos para torno vertical Standard Standard Standard Standard Linguagem ISO e paramétrico Standard Standard Standard Standard Sistema de programação IIP (Interactive Icon-based Pages) Opcional Opcional Standard Standard Editor de perfis (Minicad) Standard Standard Standard Standard Ciclos fixos de usinagem Standard Standard Standard Standard Ciclos fixos de apalpador Opcional Opcional Standard Standard

Sincronização de fusos - - Opcional Opcional

Eixo C Opcional Standard Standard Standard

Rosca eletrônica Standard Standard Standard Standard Sistema de usinagem HSSA (High Speed Surface Accuracy) Opcional Standard Standard Standard Subrotinas de interrupção Standard Standard Standard Standard Distribuição dinâmica da usinagem entre canais - - Opcional -Rotação do sistema de coordenadas Standard Standard Standard Standard Intervenção manual durante a usinagem Standard Standard Standard Standard Seleção de cinemática ativa por programa Standard Standard Standard Standard

Controle tangencial - Opcional Opcional Standard

Avanço como funçao inversa do tempo Standard Standard Standard Standard Interpolação helicoidal / Rosca rígida Standard Standard Standard Standard

(16)

ER-073/1994

w w w. f a g o r a u t o m a t i o n . c o m

Fagor Automation, S. Coop. Bº San Andrés, 19

E-20500 Arrasate - Mondragón SPAIN

Tel.: +34 943 719 200 Fax.: +34 943 791 712 E-mail: info@fagorautomation.es

A Fagor Automation possui o Certificado de empresa ISO 9001 E o Certificado para todos os seus produtos.

worldwide automation

Headquarters

s u b s i d i a r y

d i s t r i b u t o r

america

AALBORG ATHENS BARCELONA BUCHAREST BUDAPEST CLERMONT FERRAND GOMEL GÖPPINGEN GÖTEBORG HËLSINKI ISTANBUL IZEGEM KAPELLEN LOG PRI BREZOVICI MILANO MINSK MOSKVA NEUCHATEL NORTHAMPTON PORTO PIRKKALA PRAHA ROOSEMDAAL THESSALONIKI UTRECHT WIEN WROCLAW

europe

BANGALORE BANGKOK CHENGDU GUANGZHOU HO CHI MINH CITY HONG KONG ISLAMABAD JAKARTA KUALA LUMPUR MANILA NANJING SHANGHAI SEOUL SINGAPORE TAICHUNG TEHRAN TEL-AVIV

asia

AUCKLAND DUNEDIN MELBOURNE SYDNEY

oceania

africa

JOHANNESBURG USURBIL ESKORIATZA BEIJING MONDRAGÓN

Plants

BOGOTÁ BUENOS AIRES CHICAGO EL SALVADOR D.F. HOUSTON LIMA LOS ANGELES MARACAY MEDELLÍN MEXICO D.F. MONTEVIDEO MONTREAL NEW JERSEY NUEVO LEÓN SANTIAGO SAO PAULO TAMPA TORONTO WINDSOR EPS 8065 - PT 0211

Referências

Documentos relacionados

Resumo O objetivo do estudo foi avaliar a adesão dos profissionais de saúde nos cinco momentos da higienização das mãos nas Unidades de Terapia Intensiva de um hospital pediátrico

• A protecção do equipamento de corte tem sempre que estar montada quando a máquina estiver a funcionar. A máquina está equipada com freio de atrito para encurtar o tempo

OBJETO DO CREDENCIAMENTO: contratação de empresa(s) modalidade para Credenciamento de pessoa jurídica para prestação de serviços médicos de cardiologia,

Espere pelo menos 1 semana após o fim do tratamento com cetoconazol comprimido antes de iniciar esses medicamentos, a menos que o seu médico considere necessário

[...] algumas empresas produzem e comercializam uma quantidade tão grande de diferentes itens que a análise proposta pode tornar-se praticamente inviável. Então, o foco da

Diante do exposto, é evidente a necessidade do trabalho imediato de linguagem, visando o desenvolvimento da linguagem expressiva, mas sem deixar de fornecer subsídios

Este protocolo permite optimizar o envio de pacotes através de uma rede mediante a utilização de rótulos, isto é, permite controlar a forma como o tráfego flui através da

Enraizamento de Enraizamento de Enraizamento de Enraizamento de Enraizamento de estacas lenhosas e semilenhosas de estacas lenhosas e semilenhosas de estacas lenhosas e semilenhosas