• Nenhum resultado encontrado

Homologação das inscrições 01 a 02 de julho de Processo seletivo 05 a 16 de julho de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Homologação das inscrições 01 a 02 de julho de Processo seletivo 05 a 16 de julho de 2021"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 009/2021 DE 17 DE MAIO DE 2021 SELEÇÃO DE DISCENTES BENEFICIÁRIOS/AS DE BOLSAS-IMED PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ODONTOLOGIA – NÍVEL DOUTORADO

Constitui requisitos e etapas para candidatura de discentes beneficiários/as de Bolsas Institucionais no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia – Nível Doutorado – IMED.

A IMED, integrante do sistema Federal de Ensino do Ministério da Educação e mantida pelo Complexo de Ensino Superior Meridional, recredenciada pela Portaria MEC nº 1.874, publicada no DOU de 29/10/2019, através de sua Direção de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e da Comissão de Seleção do Programa de Pós-1.874, publicada no DOU de 29/10/2019, através de sua Direção de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia, torna público o presente Edital, para abertura das inscrições de seleção de discentes beneficiários/as de Bolsas Institucionais para Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia – Nível Doutorado. 1. DOS PRAZOS: 1.1 O processo de seleção se dará conforme as datas abaixo indicadas: ATIVIDADE PERÍODO Protocolo de inscrições 17 de maio a 30 de junho de 2021 até às 17 horas Homologação das inscrições 01 a 02 de julho de 2021 Processo seletivo 05 a 16 de julho de 2021 Análise e julgamento do processo 19 a 30 de julho de 2021 Divulgação do resultado final 02 de agosto de 2021 Matrículas 03 a 06 de agosto de 2021

(2)

1.2 As inscrições ocorrerão no período de 17 de maio a 30 de junho de 2021 e deverão

ser precedidas pelo site: https://forms.imed.edu.br/login/536 Adicionalmente, para ter a sua inscrição homologada o candidato deve enviar os documentos descritos no item 7.3 para o e-mail pesquisa@imed.edu.br, dentro do prazo final do período de inscrição.

1.4 Para participar do processo seletivo, o candidato deverá respeitar os critérios

relativos à formação exigida para o Doutorado, devendo possuir título de Mestre em Odontologia (ou qualquer área da Odontologia), ou áreas afins, ou estar cursando mestrado, comprovando a finalização do mestrado até o período de matrícula. 1.5 A inscrição só será homologada mediante o cadastro finalizado no site e envio dos documentos citados no item 7.3 para o e-mail pesquisa@imed.eu.br, dentro do prazo final de inscrição. 1.6 A entrevista para o processo seletivo será agendada diretamente pelo coordenador do curso, através de e-mail, constando o dia, horário de forma online. 1.7 Os resultados finais serão encaminhados aos candidatos por meio de e-mail e dele não caberá recurso.

1.8 As notas das etapas serão divulgadas somente ao final do processo seletivo,

mediante solicitação ao Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa. O candidato só terá acesso as suas notas.

1.9 Caso o número de candidatos aprovados seja maior que o número de vagas

ofertadas, serão chamados para matrícula aqueles com melhor pontuação, com base na ordem de classificação no processo seletivo.

1.10 O candidato poderá ser reprovado pela Comissão de Seleção, mesmo havendo

(3)

1.11 O candidato habilitado para matrícula receberá o contato do Departamento de

Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa, marcando a data para efetivação da mesma e elencando a documentação que deverá ser entregue. As matrículas ocorrerão presencialmente nas dependências da IMED, por meio de agendamento individual, ou no formato online. 2.11 O processo seletivo objeto do presente edital é válido somente para o ingresso na turma 2021/2 dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia – Nível de Doutorado da IMED. 2. DOS BENEFÍCIOS: 2.1 No âmbito deste edital serão disponibilizados os seguintes benefícios:

2.1.1 Isenção do pagamento das parcelas mensais do curso para a IMED durante o

período integral do curso (36 meses), sem possibilidade de prorrogação. Caso o beneficiário não conclua o curso no prazo regular, o mesmo fica responsável pelos custos referentes aos meses de prorrogação.

2.2 Na hipótese de o benefício ser cancelado em decorrência do descumprimento das

normas que o regem, o/a beneficiário/a se sujeitará às obrigações financeiras contratadas no ato da matrícula.

3. DA ELEGIBILIDADE DO/A BENEFICIÁRIO/A:

3.1 Possuir título de Mestre em Odontologia (ou qualquer área da Odontologia) ou

áreas afins. 3.2 Possuir disponibilidade de dedicação de 80h mensais ao curso. 3.3 Estar em dia com suas obrigações pedagógicas e contratuais com a IMED. 3.5 Não ter débitos no cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin); 3.6 Ter os dados pessoais atualizados (e-mail e telefone) junto ao Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa;

(4)

3.7 Possuir Currículo Lattes atualizado na base do CNPq; 3.8 Ser brasileiro/a ou estrangeiro/a com visto permanente no Brasil; 3.9 Além de seguir os critérios de elegibilidade aqui expostos, o candidato será avaliado e classificado, quanto aos critérios acadêmicos descritos a seguir. 4 DURAÇÃO DO CURSO 4.1 O Doutorado tem a duração de 36 (trinta e seis) meses a partir do início das aulas, com o oferecimento de disciplinas mediante aulas presenciais que constituirão requisito parcial à obtenção do título de doutor, juntamente com os demais requisitos previstos no Regimento do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da IMED (nível doutorado).

5 VAGAS

5.1 O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia oferece 10 (dez) vagas

para alunos regulares, com cotas de bolsas integral. A área de concentração “Odontologia” e estrutura-se em duas linhas de pesquisa:

I – Propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias;

II – Fatores ambientais, psicossociais, sistêmicos e locais em diferentes desfechos odontológicos. 6 ATRIBUIÇÕES DOS BENEFICIARIOS/AS 6.1 Atender às convocações da Coordenação do Curso para auxiliar na organização de seminários internos, palestras e reuniões e outras atividades realizadas ou apoiadas pelo Programa; 6.2 Disponibilidade mínima de dedicação de 80 (oitenta) horas mensais, para além da

carga horária para integralização do curso, a serem distribuídas em atividades de pesquisa e do PPG e atividades de estágio docente nos cursos de graduação e especialização em Odontologia da IMED;

6.3 Os alunos que receberem o benefício deverão comparecer a todas convocações

(5)

6.4 A reprovação em alguma disciplina acarretará o cancelamento imediato do

benefício;

6.5 Os beneficiários/as deve estar ciente que as atividades do programa são

prioritárias e que não será aceito ausência nas atividades por motivos não relacionados a IMED. Faltas por essas razões estarão sujeitas ao cancelamento do benefício.

6.6 Destaca-se que solicitação de dispensa de participação em atividades do programa

deve ser solicitadas com antecedência, com anuência do orientador e devem ser apreciadas e aprovadas em reunião de colegiado ou pela coordenação do Programa.

6.7 Reserva-se ao colegiado do Programa também a deliberação e consentimento a

cerca de qualquer intercorrência ou dúvida que venha a se tornar presente durante o curso natural das atividades. 7 DA SELEÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO: 7.1 O processo de seleção contará com as seguintes avaliações: 7.1.1Entrevista com a comissão de seleção (Peso 5,0); - A primeira etapa consistirá em entrevista pessoal, sobre o currículo do candidato, sua disponibilidade de tempo, interesse no curso e perfil. - As entrevistas serão realizadas pelos membros da Comissão de Seleção do programa de forma online. - É de inteira responsabilidade do candidato a ciência do horário de sua entrevista, bem como o comparecimento no horário estipulado pela Coordenação do Programa. - A não apresentação do candidato no horário especificado acarretará desclassificação do mesmo, não cabendo recurso. 7.1.2 Análise do currículo Lattes com devidos comprovantes (Peso 5,0); - Nesta etapa será observada a inserção do aluno na pesquisa e na extensão, bem como atestado o seu engajamento nas atividades extracurriculares relacionadas à área de Odontologia e afins. 7.2 Em caso de empate, o desempate será resolvido pela Comissão de Seleção.

7.3 O candidato deverá encaminhar através de e-mail ao Departamento

(pesquisa@imed.edu.br), na primeira etapa do processo seletivo a documentação elencada abaixo:

(6)

(B) Cópia do currículo lattes, com documentos comprobatórios das informações contidas no currículo (atuação profissional, artigos publicados, certificados, declarações, ANEXO II deste edital) a e o Diploma da Mestrado (para criar o currículo lattes acesse: http://lattes.cnpq.br/).

7.4 O candidato poderá apresentar o certificado de conclusão de curso, caso o diploma

não estiver sido emitido, ou atestado de conclusão caso esteja em processo de finalização. Nesses casos, o diploma de mestrado deve ser entregue em até 6 meses após a matrícula no curso. 7.5 Na análise do currículo Lattes, somente serão pontuadas as atividades descritas no ANEXO II, que estiverem devidamente comprovadas, e aquelas correspondentes aos últimos 5 (cinco) anos de atuação (De 2017 até o presente). 7.6 As cópias dos documentos deverão ser legíveis e são destinadas exclusivamente para a avaliação no processo seletivo e posteriormente serão descartadas. 8 DA COMISSÃO DE SELEÇÃO: 8.1 A Comissão de Seleção será composta pelos seguintes membros: Prof. Dr. Rafael Sarkis Onofre (Presidente) Profª. Dr. Bernardo Agostini Prof. Dr. Rodrigo Varella de Carvalho Prof. Dr. Rodrigo Alessandretti Prof. Dr. Aloísio Spazzin Prof. Dr. Rodrigo Beltrão 9 DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 9.1 O Os resultados finais serão encaminhados aos candidatos por meio de e-mail e dele não caberá recurso.

(7)

10 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS: 10.1 O não cumprimento das normas presentes neste edital invalida a solicitação de inscrição. 10.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Direção de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da IMED, com amparo nos instrumentos normativos institucionais.

10.3 Dúvidas referente ao Edital deverão ser dirigidas ao Departamento de

Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da IMED, pelo e-mail pesquisa@imed.edu.br ou pelo telefone (54) 3045-9081. 13.6 Quaisquer disposições em contrário ficam revogadas. Passo Fundo, 17 de maio de 2020. Prof. Dra. Caroline Calice da Silva Diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa Prof. Dr. Rafael Sarkis Onofre Coordenador do Doutorado em Odontologia Strictu Sensu

(8)

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO

Eu [inserir o nome], CPF no [inserir o CPF], candidato(a) ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia, venho através deste requerer o benefício de BOLSA INSTITUCIONAL de Doutorado, nos termos do Edital no 099/2021, declarando, para tanto, que disponho de [inserir as horas] horas semanais de dedicação ao PPGO/IMED. E-mail: Endereço: Telefone: Lattes: Passo Fundo/RS, [inserir a data]. _______________________________________________________________________ Assinatura do(a) Requerente

(9)

ANEXO II – Documentos comprobatórios do Currículo Lattes

ATIVIDADE PONTUAÇÃO DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS*

TÍTULOS, CURSOS E CERTIFICAÇÕES

Formação Acadêmica

Mestrado Acadêmico ou Profissional

concluído 20/cada

Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso.

Residência 15/cada

Especialização Concluída (360h ou mais);

(Máximo 2) 7/cada

Cursos de Atualização (80h ou Mais) 2/cada Cursos de Curta Duração (12h-80h) 0,3/cada

Idiomas

Certificado de Conclusão de Curso em

Língua Estrangeira (máximo 1) 5 Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso. Pontuação igual ou superior a B1 em

teste de proeficiencia (Toefl; Ielts; Toeic;

etc) (Máximo 1) 10 Certificação de Proficiência.

ATIVIDADES ACADÊMICAS

Estágios, Monitorias e Iniciação Científica

Monitoria Subsidiada 0,5/semestre

Certificado ou declaração emitida pela IES e ou órgão de fomento, devidamente assinada e carimbada.

Monitoria Voluntária 0,3/semestre

Bolsa De Iniciação Científica 7/ano Bolsa de outra modalidade (PET;

PET-Saúde; PROBIT; PROEX). 2/ano

Participação Em Projetos De Pesquisa 1 Declaração emitida pela IES, devidamente assinada e carimbada.

Participação Em Projetos De Extensão 0,5

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Atividades Profissionais e Acadêmicas em Odontologia

Docência em Nível Superior 15/semestre Cópia da CTPS (página de identificação e página de registro de vínculo); Declaração da IES, devidamente assinada e carimbada. Experiência Profissional -Serviço de

Odontologia Privado ou público, preferencialmente na área de Implantodontia e/ou Prótese

15/semestre

Cópia da CTPS (página de identificação e página de registro de vínculo); Declaração do empregador, devidamente assinada e carimbada; Em caso de sócio proprietário de clínica Odontológica – cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e contrato social.

Estágio Profissional em Instituição de

Ensino Superior 0,3/semestre

Declaração emitida pela IES, devidamente assinada e carimbada.

Estágio Profissional Em Serviço De

Odontologia 0,3/semestre

Declaração emitida pela

instituição/empresa, devidamente assinada e carimbada.

PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

Artigos Publicados ou Aceitos

Qualis A1 30/cada

Primeira página do artigo, informando Revista, autores e ano de publicação; ou link de acesso à publicação; ou carta de aceite formal da Revista, contendo título do artigo, autores, volume, mês e ou ano previsto para publicação.

Qualis A2 25/cada

Qualis B1 20/cada

Qualis B2 15/cada

Qualis B3 (Máximo 3) 8/cada

Qualis B4 (Máximo 3) 5/cada

Qualis B5 (Máximo 3) 2/cada

(10)

Artigos Submetidos Para Publicação

Artigos submetidos em Extrato B2 Ou

Superior (Máximo 4) 0,5/cada

Comprovante de submissão da revista, contendo ano e autoria.

Registro De Patentes Ou Produtos

Nacional 15/cada

Comprovante de registro.

Internacional 20/cada

Solicitação de Registro 4/cada

Resumos Publicados em Anais de Eventos (Qualidade do Congresso definida pela Banca)

Evento Organizado Por

Academia/Associação Científica Internacional (IADR, ORCA, ADM, WCE, IEA, etc)

5/cada

Trabalho publicado, contendo informações sobre o evento, autoria e ano de publicação; ou link de acesso à publicação.

Evento Organizado Por

Academia/Associação Científica Nacional (GBMD, SBPQO, ABRASCO, CARIOBRA, ETC)

2/cada Evento Odontológico De Abrangência

Internacional 0,5/cada

Evento Odontológico De Abrangência

Nacional 0,3/cada

Evento Odontológico Regional/Local (Semanas Acadêmicas, Simpósios,

Jornadas Acadêmicas, etc) 0,2/cada

Capítulos de Livros (Com ISBN)

Circulação Internacional (Tradução para

Inglês) 20/cada Contra capa do livro e primeira página do capítulo, informando revista, autores e ano de publicação; ou link de acesso à publicação.

Circulação Nacional 10/cada

Apresentação de trabalhos, cursos ministrados e palestras (Consideradas apenas apresentações cujo o candidato for o apresentador e haja comprovação - Qualidade do Congresso definida pela Banca)

Evento Organizado Por

Academia/Associação Científica Internacional (IADR, ORCA, ADM, WCE, IEA, etc)

6/cada

Certificado de participação e/ou apresentação no evento.

Evento Organizado Por

Academia/Associação Científica Nacional (GBMD, SBPQO, ABRASCO, CARIOBRA, ETC)

3/cada Evento Odontológico de abrangência

internacional 0,6/cada

Evento Odontológico de abrangência

nacional 0,4/cada

Evento Odontológico regional/local (Semanas Acadêmicas, Simpósios,

Jornadas Acadêmicas....) 0,2

Premiações

Local / Regional 1/cada Certificados e declarações emitidos pela entidade organizadora do prêmio.

Nacional 2/cada

Internacional 5/cada

Eventos

Participação em Eventos 0,1/cada

Certificado de participação no evento.

(11)

Bancas e Orientações

Participação em Bancas TCC de Graduação, Monografia Lato Sensu ou

Dissertação de Mestrado 0,1/cada Declaração de participação, emitida pela IES. Orientação de TCC de Graduação,

Monografia Lato Sensu ou Dissertação de

Mestrado 0,3/cada

*Serão consideradas para pontuação, apenas as atividades que estiverem devidamente comprovados, conforme os documentos descritos, e que se referirem aos últimos cinco anos (2017 até o presente).

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

Saber que dois polígonos são semelhantes quando (e apenas quando) têm o mesmo número de lados e existe uma correspondência entre eles tal que os comprimentos dos lados