• Nenhum resultado encontrado

Mãe cuida e precisa ser cuidada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mãe cuida e precisa ser cuidada"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

8 de maio de 2015

Mãe cuida e precisa ser cuidada

O Dia das mães é uma data sempre muito lembrada e divulgada. Afinal, falar da nossa mãe é sempre prazeroso, pois foi ela quem nos gerou, nos deu alimento, nos deu colo, nos deu abraços e nos pegou na mão para aprender a andar. Também foi ela quem nos deixava adormecer em seu peito depois de mamar. O cuidado da mãe com a gente nas primeiras horas, nos primeiros dias, meses e anos é algo que não lembramos e por isso é tão significativo e profundo. Nesse tempo inicial da nossa vida, existia o amor incondicional, o amor que só Deus exercia com as pessoas, inexplicável por nós.

Li há alguns dias, uma notícia muito interessante oriunda da Turquia. Uma ovelha saltou de um penhasco. Os pastores, que deixaram o rebanho pastando enquanto tomavam seu café da manhã, assistiram estarrecidos, outras 1.500 ovelhas seguirem a primeira; todas saltando o mesmo penhasco. Ao final, 450 ovelhas morreram umas sobre as outras, formando uma grande pilha branca. Assim, as últimas que pularam foram salvas, amortecidas pela queda à medida que a pilha aumentava.

Esse fato nos ensina algo muito significativo: assim como as ovelhas dependem do pastor ou uma das outras para viver, nós também dependemos uns dos outros para uma vida mais feliz. Quem é criança não se afasta da mãe e dos adultos; assim como quem é jovem, além de depender do mais velho, também necessita do relacionamento entre si.

No entanto, o mais importante que se esconde atrás de toda essa vivência das ovelhas é a atitude de docilidade. Quando eu sou dócil com as pessoas, nada precisa ser explicado. Quando eu tenho consciência do amor que outros têm por mim, eu retribuo, incondicionalmente, em ação, qualquer coisa ao outro.

E, se hoje estamos lembrando o amor incondicional da nossa mãe, deveríamos nos perguntar:

“Esse amor pode ser retribuído?”

“Esse amor que Deus deu à mãe pode ser colocado em prática entre todas as pessoas?”

(2)
(3)

Dia das Mães: para guardar na memória e no coração

Foram três dias de muitas comemorações e mais do que merecidas, diga-se de passagem. Afinal, para agradecer e retribuir o carinho daquelas que são um exemplo para o mundo, é preciso oferecer o nosso melhor.

A celebração do Dia das Mães no Colégio mobilizou alunos, professores e, é claro, as “estrelas da festa”, as mamães dos Níveis 1 e 2. Foram homenagens cheias de emoção, em que não faltaram fotos, músicas, textos e mimos especialmente produzidos pelos filhos em sala de aula.

(4)

Schulfest – XV Edição

Além da programação já divulgada (veja no cartaz abaixo), a XV Edição da Schulfest tem mais atrações especiais, como o Brechó Solidário - promovido pelo Grupo Voluntariado – e outras surpresas.

Não fique de fora desse tradicional evento que reúne toda comunidade escolar em prol de uma causa nobre, visto que toda a renda obtida na festa é revertida para a Casa da Criança Alvorada. Os ingressos estão disponíveis na Secretaria até 12 de maio.

(5)

Semana Alemã: Das klingt Deutsch

Nesta segunda-feira, 11 de maio, tem início a Semana Alemã, atividade dirigida aos alunos dos Níveis 1 e 2, no âmbito do currículo bilíngue da Escola. Neste ano, a Semana – que se estende até 15 de maio - tem como tema central a diversidade da língua alemã que está presente em nosso dia-a-dia: “Das klingt Deutsch!”.

A programação da 25ª Semana Alemã inclui:

 Evento de abertura – show com Mauro Harff

 Exposição Pasch

 Jogos motores

 Música em alemão

 Saída pedagógica para Dois Irmãos

 Musical “Frau Holle”

 Danças típicas alemãs

 Lanche típico

 Cinema em alemão

(6)

Dia Temático: para descontrair

É tradicional em nosso Colégio os alunos da 3ª Série do Ensino Médio realizarem, uma vez por mês, o Dia Temático. A ideia é promover momentos de descontração e diversão entre aqueles que estão encerrando sua passagem escolar no Dohms e se preparando para ingressar em uma outra etapa da vida.

Em maio, o tema escolhido foi “Profissões”, quando cada estudante elaborou uma fantasia que representasse a área profissional de seu interesse.

Aluno por um dia

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) esteve em nosso Colégio para divulgar o projeto “Aluno por um Dia” que visa abrir as portas da Instituição para conhecer a rotina dos seus cursos de graduação.

Alunos retornaram do feriado vestidos com trajes que remetiam a diferentes profissões.

O estande da Universidade foi montado na hora do intervalo, no hall de entrada da Escola.

(7)

Avaliação do VIESI 2015

A Coordenação do VIESI 2015 convida os pais e alunos que

participaram da viagem de estudos ao Canadá, em janeiro de 2015, para a reunião de avaliação e prestação de contas do grupo. O encontro está marcado para o dia 14 de maio (quinta-feira), às 19 horas, no Anfiteatro da Unidade Higienópolis.

Oficina de Ciências Naturais

No dia 25 de abril,

ocorreu mais uma etapa da Oficina de Formação de Ciências Naturais, dessa vez destinada aos professores de 4os e 5os Anos. No encontro, foram retomados os conceitos trabalhados de acordo com o mapeamento da área. A oficina foi realizada na Unidade Higienópolis e foi coordenada pela Professora Henriqueta

Castilho – Coordenadora de Ciências Naturais-, pela professora de Ciências Naturais da Unidade Higienópolis, Karin Carvalho, e pela professora de Ciências Naturais das Unidades Zona Norte e Alvorada, Kelly Rodrigues.

Viagem de estudos ao Canadá – VIESI 2016

A primeira reunião informativa sobre a viagem de estudos ao Canadá, que será realizada em janeiro e fevereiro de 2016, já está marcada: acontece no dia 21 de maio, às 19h, no Salão Nobre da Unidade Higienópolis. A presença dos responsáveis e alunos que cursam aulas de Língua Inglesa no Colégio - e que estejam interessados no VIESI 2016 - é imprescindível para que as dúvidas sejam esclarecidas e a inscrição seja feita de forma consciente.

(8)

Tradições que acolhem

No mês em que se comemora o Dia das Mães, o Informativo Pastor

Dohms Higienópolis conversou com um grupo de 10 mulheres que,

atualmente, compõem o Clube de Mães, organização que existe há cerca de 20 anos e, há 12, com a atual formação. Claudia, Ligia, Cida e Miriam – as dirigentes do Clube – são mães de alunos, ex-alunos e coordenam as principais atividades do grupo. Entre elas, o Bazar das Mães, realizado nesta semana, de 5 a 7 de maio.

Segundo o grupo, todos os bazares – de Páscoa, Natal e de outras datas comemorativas - contam com uma seleção prévia, em que podem se inscrever pais, mães, funcionários, alunos e ex-alunos para exporem sua arte o que, muitas vezes, serve como fonte de renda àqueles que participam.

É o caso da engenheira química Deborah Laner, que deixou o emprego em uma grande empresa de Gravataí para se dedicar à família e à arte e, atualmente, participa não só do Bazar de Mães, mas, também, do Brique da Redenção com sua restauração artesanal de papéis. “Encontrei, no artesanato, uma forma de ocupação e felicidade. A rotina estressante ficou para trás”, diz ela.

Além dessas feiras, o Clube promove, também, a venda de uniformes seminovos, oferece auxílio a alunos carentes e participa da organização de eventos da Escola.

Com sua arte, elas mantêm a cultura da produção artesanal que, ao contrário da industrial, é personalizada, tem carinho e afeto. Típica do aconchego materno.

Deborah Laner largou o emprego para se dedicar a outras atividades. Artesãs expõem seus trabalhos no Bazar do Dia das

(9)

Projeto “Aluno Leitor” leva as crianças a viverem as experiências do livro em sala de aula.

Bolinhos da vovó

A partir da leitura da obra “Felpo Filva”, os alunos do 3º ano A “botaram a mão na massa” e produziram os famosos bolinhos da avó do personagem principal. Cada criança contribuiu trazendo um ingrediente e, divididos em grupos, trabalharam em equipe, desde a produção dos bolinhos até a limpeza do local e dos materiais utilizados.

Segundo a professora da turma, a realização da atividade superou as expectativas, visto que - além de produzirem deliciosos bolinhos para saborearem em aula e, também, com as famílias - os alunos ainda demonstraram iniciativa, autonomia e respeito ao próximo.

Fazendo o bem

O Núcleo de Assistência Social da Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA) – por meio da Coordenadora do Setor de Doações, Sra. Herna Thummerer – agradece os 30kg de doces e chocolates que foram doados pela Unidade Higienópolis às instituições carentes na Páscoa deste ano. As doações foram encaminhadas aos Centros de Atendimento Infantil da CEPA, Casa da Criança de Alvorada, Asilo Recanto São Francisco e Centro Infantil Nossa Senhora das Águas, da Ilha dos Marinheiros.

O Grupo Voluntariado do Colégio Pastor Dohms agradece a todas as famílias pelo apoio e participação nessa ação comunitária.

(10)

Encontro de Pastores Escolares

Nos dias 13 e 14 de maio, o CEM Pastor Dohms – Unidade Higienópolis sediará o Encontro de Pastores Escolares da Rede Sinodal de Educação.

Encontro de Professores de Ensino Religioso e Filosofia

Nos dias 15 e 16 de maio, será realizado no Colégio Sinodal do Salvador, o Encontro de Professores de Ensino Religioso e Filosofia, evento promovido pela Rede Sinodal de Educação. Participarão do encontro os professores Kátlin Dickel, da Unidade Alvorada, Jaclene Leitzke da Unidade Higienópolis e Elir Hoffmann da Unidade Tramandaí.

Simulado do Enem

Neste sábado, 9 de maio, acontece a primeira etapa do 1º Simulado ENEM/Dohms – 2015 para os alunos do Ensino Médio de todas as Unidades de Ensino do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms. As provas das áreas de Ciências Naturais e Humanas iniciam às 8 horas e terão a duração de 4 horas e 30 minutos.

(11)

Chá da OASE

Data: 23 de maio, sábado

Horário: 15h30min Ingresso: R$ 18,00

Local: Salão de Eventos da Comunidade Martin Luther (Rua Cel. Camisão, 30)

Reservas: 3343.6834 / 3337.2026

Organização: OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas)

Haverá sorteios!

Cultos ao entardecer

Todos os sábados, às 18h30min, na Igreja Martin Luther (Rua Cel. Camisão, 30).

Estes encontros comunitários vespertinos querem facilitar e motivar para uma maior participação das pessoas.

Participe!

Culto das crianças

Todos os domingos, no horário do culto, às 9h30min, na Igreja Martin Luther.

Jesus Cristo diz: “deixem que as crianças venham a mim.” Pais, mães, padrinhos e madrinhas: tragam as crianças!

Referências

Documentos relacionados

• a Epistemologia, a História e a Filosofia da Ciência – uma forma de trabalhar é a utilização de textos originais traduzidos para o português ou não, pois se entende que eles

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e