• Nenhum resultado encontrado

O menino e o arco-íris

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O menino e o arco-íris"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aquarela

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo E com cinco

ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o

lápis em torno da mão e me dou uma luva, E se faço

chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel, Num

instante imagino uma linda gaivota a voar no céu. Vai voando,

contornando a imensa curva Norte e Sul, Vou com

ela, viajando, Havai, Pequim ou Istambul. Pinto um

barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul. Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená.

Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar. Basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo, E se a gente quiser ele vai pousar.

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida. De uma América a outra consigo passar num segundo, Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo. Um menino caminha e caminhando chega no muro

E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está. E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,

Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar.

Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar. Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.

O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar. Vamos todos numa linda passarela

De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá.

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá).

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá).

Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá).

(2)

O menino e o arco-íris

Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.

Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d’angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.

Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.

Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.

O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!

Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio.

E daí?

(3)

INTERPRETANDO O TEXTO Após ler atentamente o texto,

1.Identifique:

Título:__________________________________________________________ Autor:___________________________________________________________ Obra da qual faz parte:______________________________________________ 2.“Mas logo se acostumou a todos eles”. O termo em destaque refere-se no texto a: (A) animais no quintal. (B) cadeiras e mesas.

(C) sapatos e copos. (D) jogos de azar. 3. Pode-se concluir que o tema do texto é:

(A) a curiosidade. (B) a insatisfação. (C) a natureza. (D) a saudade.

4. De acordo com o texto, o menino procurava, desde criança, por:

(A) alguma coisa surpreendente. (B) galinhas e plantas interessantes. (C) um arco-íris. (D) banhos de mar.

5. “E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de:

(A) pena e desespero. (B) simpatia e aprovação. (C) indiferença e conformismo. (D) esperança e simpatia. 6. “Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!”

No trecho, os sinais de pontuação empregados assinalam:

(A) o tédio do menino. (B) a surpresa do menino. (C) a dúvida do narrador. (D) o comentário do narrador.

(4)

7. Esse texto é:

(A) uma crônica (B) uma notícia (C) informativo (D) fábula 8. Como você descreveria o menino?

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava?

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião.

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ____________________________________________

11. Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão:

Os pronomes pessoais do caso oblíquo em destaque no período acima se referem a que expressão, ou seja, qual é o antecedente a que os pronomes substituem?

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 12. Reescreva a frase abaixo substituindo o sujeito “o menino” pelo pronome pessoal correspondente.

E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.

________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(5)

13. Na frase: Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se.

a) Qual é a classificação do substantivo sapatos? ( ) primitivo ( ) derivado b) Qual é a conjugação do verbo descobriu?

( )1º conjugação ( )2º conjugação ( )3º conjugação c) Em qual tempo verbal o verbo descobriu está conjugado?

( ) presente ( ) pretérito ( ) futuro 14. Reescreva a frase abaixo com os verbos no futuro.

E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Produção de Texto

O ser humano está sempre insatisfeito. Mas na verdade nossa vida é uma aquarela e quem escolhe as cores somos nós mesmos.

Você produzirá um texto de diário. Imagine que você teve a oportunidade de conhecer o menino (personagem da crônica de Ferreira Gullar) e ele ficará um dia com você. Sua missão será programar coisas bem legais para vocês fazerem juntos. Lembre-se de que ele fica entediado com muita facilidade. Imagine tudo o que vocês podem fazer juntos e depois registre no seu querido diário como foi esse dia, quais aventuras vocês viveram. Quem sabe passando um dia na sua companhia o menino fique curado da sua loucura. O texto é seu! Invente, crie!!

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(6)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Com base na determinação legal, verifica-se que a remoção a pedido de servidor para acompanhamento de cônjuge ou companheiro, independentemente da existência de vaga,

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

em 30 de junho de 2017, o desempenho consolidado de suas operações e os seus fluxos de caixa consolidados para o semestre findo nessa data, de acordo com as disposições

Débitos tributários e condominiais (propter rem) serão sub-rogados no valor da arrematação (art. 908, § 1º, CPC), os quais ficam a cargo dos interessados a pesquisar e

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Energy Distribuidora e Transportadora de Derivados de Petróleo Ltda. São Paulo

Buscando encontrar os vestígios da função do olho temos a idéia da visão como homóloga ao objeto a na construção teórica de Lacan. O componente do fascínio da