• Nenhum resultado encontrado

DESTAQUES. Dedetização domiciliar é recomendada Pág. 03. Coleta de lixo Pág. 05. Dicas na escolha da faculdade Pág. 06

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESTAQUES. Dedetização domiciliar é recomendada Pág. 03. Coleta de lixo Pág. 05. Dicas na escolha da faculdade Pág. 06"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sorocaba, Julho de 2017. Informativo gratuito do Residencial Tivoli Park • Mensal • Edição 120

DESTAQUES

Dedetização

domiciliar é

recomendada

Pág. 03

Coleta de lixo

Pág. 05

Dicas na escolha

da faculdade

Pág. 06

Como manter a

pele hidratada

no inverno

Pág. 08

Férias de Julho

Relaxar ou reforçar os estudos

(2)

02

Diretoria: David Maluf Dias (Diretor Presidente), Roberto Ayub Elias (Diretor Tesoureiro) e Ricardo Reis (Diretor Social).

Conselho Fiscal e Consultivo: Marcos Pompeu, Sergio Jurado, Jose Paulo Pinto Fogaça, Alaide Barana Machado, Rodolpfo Laccava e Marcos Eduardo Peres Pires. Contato ADM: (15) 3231.4439

Coordenação Geral: Telma Cerqueira

E-mail Comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br Tel. Comercial: (15) 2104.0018

Jornalista: Joellen Pereira

E-mail Redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br Diagramação: Mayra Freitas

Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 300 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

Anuncie Conosco

15

2104.0018

Aldeia da Mata • Alphaville • Chácara Ondina City Castelo • Golden Park • Granja Olga • Ibiti Ibiti Royal • Lago da Boa Vista • Mont Blanc • Sunset

Tivoli • Villa dos Inglezes • Vivendas do Lago

ExpEdiEntE

Carta ao Morador

Aceite sacrifícios. Pense na vitória final

E

xistem épocas (e situações) em que precisamos fazer sacrifícios para conseguir grandes resultados. Alguns momentos decisivos na vida requerem abrir mão de alguma coisa. É disso que tratam o conceito budista do desapego e o conceito militar que propõe fazer algum sacrifício a fim de vencer a bata-lha. Às vezes, é possível usar táticas de dis-simulação. Elas são um sacrifício necessário para obter a vitória.

Há maneiras de ser vencedor mesmo com algum prejuízo. Esse é um recurso impor-tante para tomar grandes decisões na vida, por exemplo, sobre a escolha da faculdade, com quem se casar, ou sobre qual carreira seguir, porque precisamos criar um equilí-brio sutil entre vida privada e vida pública,

entre as questões familiares e aquelas rela-cionadas ao trabalho. Se há dois superiores que querem lhe dar uma promoção, é im-portante que você escolha a oferta daque-le que, na sua intuição, será o vencedor no final. Se escolher o superior que irá perder, você também perderá.

Escolher um parceiro de trabalho é uma decisão importante em nossa vida particu-lar. E assim é no comando das empresas e das nações. Líderes devem tomar decisões que não levem seu povo à infelicidade. Sua responsabilidade é nortear-se pelo futuro da população, não por emoções ou valores pessoais. É responsabilidade dos líderes manter os olhos no futuro, certificar-se de que não vão tomar decisões equivocadas e de que serão vencedores no final.

(3)

03

A

inda estamos no inverno,

mas a aproximação das temperaturas mais amenas da primavera já podem ser vislumbradas através de pequenas mu-danças na paisagem do residencial. As árvores e flores no Tivoli já dão indícios de que será um ano muito colorido em nossa área verde.

Colorido na

área verde

A

administração do Tivoli realiza periodicamente uma dedetização nas bocas de lobos e áreas co-muns do residencial. O traba-lho é bastante efetivo, porém o resultado é melhor quando os moradores também fazem individualmente em suas

resi-dências. Orientamos, portanto, que os asso-ciados providenciem a realização dos

servi-ços em suas casas para evitar o surgimento de pragas e animais indesejáveis.

(4)

04

Férias de julho: relaxar ou reforçar os estudos?

O

mês de julho é marcado pelas férias escolares. Em muitos la-res, pais ficam com a dúvida se devem aproveitar o período para reforçar os estudos de seus filhos ou se devem deixá-los relaxar um pouco durante o recesso.

Para Tânia Medeiros, coordenadora peda-gógica do Sistema Maxi de Ensino, o ideal é que se busque o equilíbrio. “Para os jovens que se dedicaram aos estudos no primei-ro semestre é hora de merecido descanso. Para aqueles que não se dedicaram tanto assim, o descanso também é importante, mas deve mesclar com um determinado pe-ríodo a ser reservado para reforços, objeti-vando correr atrás do prejuízo”.

A pedagoga ressalta que esse breve tempo dedicado aos estudos é fundamental, “pois o conteúdo didático acumula e parte dele é pré-requisito para o andamento da matéria,

ou seja, a falta de entendimento completo pre-judicará as lições seguintes e pode causar gran-de prejuízo ao final do ano letivo”.

Uma opção interessante para o período de re-cesso nas aulas é o investimento em cursos. “Há inúmeras alternativas, como oficinas para

(5)

05 todos os gostos: arte, culinária, música, teatro

e atividades físicas, além de opções oferecidas nas próprias escolas, com atividades recreati-vas. Todas essas são excelentes escolhas para quem busca ocupar o tempo vago aliando di-versão e conhecimento”, afirma.

Tânia Medeiros ainda orienta que os pais apro-veitem o mês de férias escolares para incenti-var seus filhos a realizarem atividades longe do videogame e do computador. “Que tal buscar atividades voltadas ao bem-estar das crianças e realizáveis ao ar livre, como em parques, por exemplo, ou passeios mais culturais, como para livrarias e até sessões de contação de história? São momentos lúdicos, mas que ajudam a esti-mular o gosto do jovem pela leitura”.

Para pais que têm mais de um filho, a peda-goga indica que se obedeça a faixa etária de cada um. “Não adianta fazer com que um filho mais novo use o período de férias para focar completamente nos estudos como um filho mais velho, em idade de pré-vestibular, por exemplo, pode fazer tendo em vista a reta final nos estudos. É preciso respeitar essa individualidade”.

Imersão na cultura

Aproveitar as vitrines culturais que as ci-dades oferecem é outra forma de se apro-veitar bem o recesso escolar, dando conti-nuidade à aprendizagem de forma lúdica, prazerosa, sem estragar o clima de férias da garotada. Fabio Silva, coordenador pedagó-gico do Ético Sistema de Ensino, lembra que principalmente nas grandes metrópoles há uma infinidade de passeios que, além de di-vertir, também garantem uma boa dose de conhecimento e cultura.

“No Brasil há mais de 3.000 museus, com acervos para os mais variados interesses. Um passeio super agradável para se fa-zer em família ou com a turma de amigos. Existem também diversos centros culturais espalhados pelo país. Por meio da arte, seja uma apresentação teatral, uma expo-sição ou algum documentário em vídeo, por exemplo, sempre se adquire um pouco mais de conhecimento e nos leva a refletir me-lhor sobre muitas questões”, sugere.

Não adianta fazer com

que um filho mais novo use o

período de férias para focar

completamente nos estudos como

um filho mais velho, em idade de

pré-vestibular, por exemplo, pode

fazer tendo em vista a reta final

nos estudos. É preciso respeitar

essa individualidade.

(6)

06

P

ara os alunos que estão comple-tando o Ensino Médio e se prepa-rando para o vestibular, além da difícil decisão sobre qual curso deseja fazer, a escolha da faculdade onde pretende se graduar também merece aten-ção. Principalmente se for privada. “É im-portante que o jovem estudante verifique se a instituição realmente corresponde aos seus anseios, se atende a determinadas exigências, se é mesmo certificada e regu-larizada pelo Ministério da Educação, por exemplo”, alerta Fabio Silva, coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino. “A decisão sobre qual curso fazer e onde estudar pode interferir significativamente no rumo que a vida do estudante vai to-mar. Por isso, é preciso que a escolha seja a mais acertada possível”, completa Silva. Para ajudar os jovens estudantes nessa missão e evitar eventuais frustrações, o coordenador pedagógico dá 5 importantes dicas a serem seguidas nesse momento:

• Em primeiro, confira se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação

(MEC), certifique-se de que está mesmo cadas-trada no sistema e-MEC. Diplomas de instituição que não estão cadastra-das no sistema não pos-suem validade;

• Atenção às primeiras turmas. Mesmo que au-torizadas pelo MEC, ainda assim o curso necessita de posterior reconhe-cimento para o registro do diploma, que ocorre somente após o

cumpri-mento de 50% a 75% do seu tempo de duração;

• Antes, faça uma visita à instituição para co-nhecer como realmente ela é e como funciona. Verifique suas instalações, como bibliotecas e sala de informática, e se toda sua infraestrutu-ra realmente atende a suas expectativas;

• Avalie com muita atenção se o valor da men-salidade e os reajustes previstos ao longo do

curso, além de eventuais despesas extras, como taxas de matrículas, poderão ser as-sumidos durante toda a graduação;

• Informe-se sobre o corpo docente, pes-quise sobre as titulações e qualificações dos professores que farão parte da grade curricular do seu curso. Além de procurar saber as últimas avaliações da instituição realizadas pelo MEC.

(7)

07

(8)

08

O

inverno no Brasil costuma ser muito seco e a baixa umidade do ar acaba ressecando e desidra-tando a pele, cabelos e lábios. No entanto, se engana quem pensa que o frio é o inimigo número um da beleza. De acordo com especialistas, essa é a época mais indi-cada para investir em tratamentos estéticos. “Durante os meses mais frios a demanda nas clínicas estéticas chega a aumentar de 30% a 50% em todo Brasil e os tratamentos mais recomendados para essa época são os de rejuvenescimento. Começando os trata-mentos agora, o paciente estará pronto para arrasar no calor, sem precisar correr com o ‘projeto verão’ no fim do ano”, explica Aline Caniçais, fisioterapeuta dermatofuncional. A especialista dá 5 dicas para cuidar da bele-za durante o frio e indica alguns tratamentos estéticos ideias para serem feitos no inverno:

1. Invista em tratamentos

para manchas de pele

O inverno é a melhor época para realizar tratamentos com peelings.

2. Não esqueça o filtro solar

Filtro solar no frio? Sim, senhora! Mesmo no inverno o uso do filtro solar é indispensável, no inverno o ângulo do sol pode mudar, mas os raios UV continuam queimando a pele. Além disso, as luzes de casa e do escritório também podem prejudicar a saúde da sua pele. O ideal é aplicar o filtro solar no rosto, colo

e dorso de mãos diariamente e reaplicar a cada quatro horas, já que a poluição e suor não deixam o produ-to agir por muiprodu-to tempo.

3. Elimine as

gorduri-nhas no inverno

Não é preciso esperar o fim do ano chegar para co-meçar a corrida pelos quili-nhos a menos. Uma al-ternativa para quem quer reduzir medi-das e tonificar os músculos é apostar em tratamentos si-multâneos.

4. Beba muita água

(mesmo sem vontade)

Geralmente no frio as pessoas tendem a não sentir tanta sede, mas com o tempo seco a hidratação se torna ainda mais ne-cessária. Por mais que o calorão não esteja a “todo vapor”, é essencial tomar dois litros de água por dia para manter o corpo

hidra-tado e saudável.

5. Nada de banho “fervendo”

Quem não adora tomar um banho

quentinho nesse frio? Porém, ba-nhos muito quentes e demorados podem acabar retirando o manto hidrolipídico da pele – um

hidra-tante produzido pelo próprio corpo que atua como uma cama-da protetora – e causar um res-secamento ainda maior. Quem não conseguir tomar banhos

mais mornos e frios, pode ir diminuindo a temperatura da

água gradativamen-te até acostumar.

Especialista orienta como manter a

pele e corpo hidratados no inverno

Referências

Documentos relacionados

Desligue sempre o aparelho antes de mudar o acessório ou para manipular as peças que estejam em movimento durante a utilização.. Não deixar o aparelho exposto

- Tenha cuidado com a disposição de aparelhos eletrônicos sobre o móvel, a falta de ventilação e excesso de calor pode prejudicar a durabilidade e acabamento do seu produto..

Baseados em nossa revisão especial, não temos conhecimento de qualquer modificação relevante que deva ser feita nas informações trimestrais referidas no parágrafo 1 acima, para que

CAPITULAÇÃO DA INFRAÇÃO E DA MULTA:1) DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS (TOMADOS E/OU PRESTADOS) ENTREGUE FORA DO PRAZO REGULAMENTAR, REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2015 (PRAZO DE ENTREGA

Em tempo, é importante registrar que após a apreciação da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, a matéria seguirá às Comissões de

Rotina de entrega de materiais contaminados na central de materiais R.ENF 05...Pág.25 Rotina de solicitação e encaminhamento do paciente para raio x R.ENF 06...Pág.26

Essa orientação nós recomendamos que você dê em cortesia para todos os seus clientes que têm contrato de assessoria contábil, como um diferencial em relação aos contadores

Pág.8 : Análise Gerencial Pág.9 : Processo de Compras Pág.10 : Processo de Contratação Pág.1 : Legenda. Pág.11 : Processo