• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Mensagem nº 73, de 2010

Canoas, 18 de novembro de 2010.

A sua Excelência o Senhor Vereador Cezar Paulo Mossini

Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas - RS

Senhor Presidente,

Vimos respeitosamente encaminhar a essa Egrégia Casa Legislativa a minuta em anexo, que dispõe sobre a proposta de “Convênio que celebram entre si o Município de Canoas e a Associação de Moradores do Bairro Niterói, visando mútua colaboração”.

O Brasil é um país que ainda traz índices de leitura muito baixos, em parte devidos à relação problemática do brasileiro com o livro, objeto de luxo desde a colonização, chegando mesmo a ser proibido a maior parte da população por conta dos possíveis conteúdos subversivos à ordem colonial, ou mesmo às ditaduras do século XX. Por isso, ações em torno do fomento à prática leitora devem ocupar o centro das políticas culturais, a fim de que o Estado Brasileiro pague essa dívida histórica por meio de bibliotecas de acesso público, além de ações mais pontuais que coloquem o livro e a leitura em lugar de destaque no imaginário do canoense.

Canoas, enquanto a maior cidade da região metropolitana de Porto Alegre, sofre desses mesmos problemas, com o agravante de ser uma cidade de periferia, em que a vida cultural se encontra exilada na capital do Estado, fato que torna ainda mais escasso o número de equipamentos e atividades culturais qualificados para a população. A fim de modificar esse quadro, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) vem implementando uma ampla política de livro e leitura no Município, tendo aumentado e modernizado sua biblioteca municipal, além de criar espaços inusitados de amplo acesso ao livro.

No que se refere aos eventos culturais no setor, realizou-se a 26ª Edição da Feira do Livro da Cidade, com ampliação do número de livreiros e qualificação expressiva da programação, contando com alguns dos nomes mais importantes da literatura contemporânea nacional.

Nesse mesmo viés, a SMC entende que é necessária a descentralização dessas ações, apoiando e estimulando atividades nos bairros da cidade, caso da Feira do Livro do Bairro de Niterói. Além do aporte conceitual dos técnicos da Secretaria na área de Livro e Leitura, entende-se como de fundamental importância o apoio financeiro quanto para viabilização do evento, o qual já se encontra em sua 8ª (oitava) edição. Entende-se que, com isso, a população do Bairro de Niterói – que conta com cerca de 50 (cinquenta) mil pessoas – será amplamente atendida.

Para a edição de 2010, que ocorrerá de 26 de novembro a 5 de dezembro de 2010, na Praça Dona Mocinha no Bairro Niterói, a realização ficará a cargo da Associação de Moradores do Bairro Niterói (ABNIT), com a qual há intenção de firmar Convênio.

(2)

Cont. Mensagem nº 73, de 2010 fl. 2 O Convênio que pretende-se firmar com a ABNIT limitam-se a cobrir os custos do Plano de Trabalho do presente Convênio.

A SMC, após as reuniões com demais órgãos do governo definiu que a infraestrutura será contratada diretamente pelo Município. Como é sabido, tal modalidade garante ao poder público a transparência nos processos.

Entendemos que a realização conjunta dos referidos eventos atenderá o objetivo que temos buscado, que é o da qualificação das festas populares com uso responsável dos recursos públicos. Contudo, para a realização das atividades referidas, é imprescindível que o Município disponibilize o montante de R$ 11.770,00 (onze mil e setecentos e setenta reais).

Essas informações, e aquelas constantes na minuta anexa, constituem razões suficientes para a solicitação de autorização visando formalização do Convênio, conforme preconiza o inciso VI do art. 18 de nossa Lei Orgânica Municipal.

Aproveitamos o ensejo para registrar nossos protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Jairo Jorge da Silva Prefeito Municipal

(3)

MINUTA DE CONVÊNIO

Convênio que celebram entre si o Município de Canoas e a Associação de Moradores do Bairro Niterói, visando mútua colaboração.

O MUNICÍPIO DE CANOAS, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob o nº 88.577.416/0001-18, com sede na Rua 15 de Janeiro nº 11, doravante denominado, simplesmente, MUNICÍPIO, neste ato representado pelo Prefeito, Senhor JAIRO JORGE DA SILVA e a ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO

NITERÓI, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 004.444.223/0001-07,

com sede na Rua Alegrete nº 579, Niterói, Canoas, RS, doravante denominada ABNIT , neste ato representado por seu Presidente, Senhor VALDIR DALL AGNOL, brasileiro, aposentado, residente e domiciliado na Rua Júlio de Castilhos nº 207, Bairro Niterói, Canoas, RS, Identidade nº 3008095551-SSP/RS, CPF nº 024437670/00 celebram o presente

CONVÊNIO em conformidade com a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e

processo administrativo nº 29526, de 2010, segundo as Cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

O objeto do presente Convênio é a cooperação entre os partícipes visando à organização e a realização das atividades referentes a 8ª Edição da Feira do Livro de Niterói que realizará, entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro de 2010, na Praça Dona Mocinha, bem como, as demais atividades descritas no plano de trabalho, ainda que não envolvam transferência de recursos.

CLÁUSULA SEGUNDA – DA EXECUÇÃO

A execução do presente Convênio se dará nos termos do Plano de Trabalho, que passa a fazer parte deste Convênio, independente de traslado.

CLÁUSULA TERCEIRA – DAS OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO São obrigações do MUNICÍPIO:

I – disponibilizar a infraestrutura de palco para as apresentações artísticas; II – assessorar, fiscalizar e acompanhar a execução do presente Convênio, notificando a ABNIT, por escrito, quando o objeto não estiver sendo executado de forma satisfatória;

III – efetuar o repasse dos recursos financeiros, de modo a garantir a realização do objeto deste Convênio, nos termos da Cláusula Sexta.

(4)

Cont. Minuta de Convênio fl. 2 CLÁUSULA QUARTA – DAS OBRIGAÇÕES DA ABNIT

São obrigações da ABNIT:

I – responsabilizar-se pela correta aplicação dos recursos recebidos; II – executar as atividades descritas no Plano de Trabalho;

III – prestar contas da aplicação dos recursos recebidos, nos termos da Cláusula Nona;

IV – ressarcir o MUNICÍPIO dos recursos recebidos quando comprovada sua inadequada aplicação;

V – responsabilizar-se pelos encargos de natureza fiscal, trabalhista e previdenciária, de danos causados a terceiros e pagamentos de seguro em geral, eximindo o MUNICÍPIO de quaisquer ônus ou reivindicações perante terceiros, em juízo ou fora dele;

VI – arcar com as despesas excedentes do valor transferido por este Convênio; VII – colaborar no processo de divulgação do evento.

CLÁUSULA QUINTA – DA COMISSÃO EXECUTIVA

O presente Convênio terá uma Comissão Executiva, responsável por adotar as medidas necessárias e suficientes para o cumprimento do conveniado, sendo o representante da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) o responsável pela fiscalização.

Parágrafo único. A Comissão Executiva será composta por:

I – Luiz Antônio Vieira Inda, Diretor de Cidadania Cultura, Matrícula n° 101801, representando a SMC;

II – Jefferson de Matos Lourenço, matrícula nº 101623, representando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA);

III – Valdir Dall Agnol, presidente da ABNIT, Identidade nº 3008095551- SSP/RS, CPF nº 024437670/0.

CLÁUSULA SEXTA – DO PLANO DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS E CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

Para a execução do presente Convênio será repassado pelo MUNICÍPIO à ABNIT o valor de R$ 11.770,00 (onze mil e setecentos e setenta reais) para que sejam atendidas as despesas originadas com o presente Convênio.

§ 1º O valor referido no caput desta Cláusula será repassado para conta corrente aberta especificamente para a realização do objeto do presente Convênio.

§ 2º Os recursos serão aplicados exclusivamente de acordo com o plano de trabalho, vedada qualquer outra destinação, exceto para aplicações financeiras, conforme previsto no § 4º, do art. 116, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

CLÁUSULA SÉTIMA – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Servirá para cobrir as despesas originadas pelo presente Convênio a dotação orçamentária nº 22.01 13.392.0069.2201.0000 3 3 50 41 00 00 00 00-1-1319.

(5)

Cont. Minuta de Convênio fl. 3 CLÁUSULA OITAVA – DA CONTA BANCÁRIA

A ABNIT deverá abrir conta bancária em seu nome, conta esta, única e específica para o objeto do presente Convênio, com as seguintes características:

I – a movimentação da conta e a consequente execução das despesas somente poderão começar a ser realizadas quando os depósitos forem efetivados na conta corrente da ABNIT;

II – a todo pagamento de despesa deverá corresponder um débito na conta corrente aberta pela ABNIT para execução do objeto deste Convênio;

III – os pagamentos deverão ser efetuados por meio de cheque nominal;

IV - outras formas de pagamento deverão ser, uma vez justificadas por escrito, expressamente autorizadas pelo titular da SMC.

CLÁUSULA NONA – DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

A ABNIT fica obrigada a prestar contas dos recursos recebidos até 60 (sessenta) dias após o termo da vigência do Convênio.

§ 1º A prestação de contas deverá conter os seguintes documentos: I – formulário de prestação de contas devidamente preenchido;

II – extrato bancário da conta corrente correspondente ao período de prestação de contas; e

III – comprovante das despesas realizadas no período. § 2º Cada documento será afixado em folha individual.

§ 3º Todas as folhas que compõem a prestação de contas serão numeradas e rubricadas pela ABNIT.

§ 4º As notas fiscais, cupons fiscais e recibos deverão ter, individualmente, o valor correspondente a um débito em conta, em data compatível com a da realização da despesa, ressalvados os casos de manifesta impossibilidade, devidamente comprovadas.

§ 5º Para cada pagamento efetuado, a ABNIT deverá solicitar emissão de documento próprio emitido em seu nome e contendo a data de emissão, a discriminação do objeto (material, serviço, entre outros) e seu valor, de forma legível e sem rasuras, emendas ou borrões.

§ 6º Quaisquer erros identificados nos comprovantes de despesas poderão ser motivo de questionamento, diligenciamento ou glosas por parte da fiscalização da prestação das contas deste Convênio.

§ 7º A inexecução do objeto do Convênio, a falta de apresentação da prestação de contas no prazo regulamentar, ou a utilização dos recursos para finalidade diversa da ora estabelecida, poderá acarretar a restituição dos recursos transferidos, atualizados monetariamente e acrescidos de juros legais, na forma da legislação aplicável, salvo ocorrência de caso fortuito ou força maior, devidamente comprovada, sem prejuízo das responsabilidades civis e criminais.

(6)

Cont. Minuta de Convênio fl. 4 CLÁUSULA DÉCIMA – DA VIGÊNCIA

O presente Convênio terá vigência a contar da data de sua assinatura até 5 de dezembro de 2010.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DA PUBLICIDADE

Caberá ao MUNICÍPIO proceder à publicação do presente Convênio na Imprensa Oficial do Município.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DA DENÚNCIA

Este Convênio poderá ser denunciado ou rescindido pelos partícipes, a qualquer tempo, desde que haja comunicação prévia e expressa.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DISPOSIÇÕES GERAIS

O presente Convênio rege-se ainda pelas seguintes disposições gerais:

I – a ABNIT responsabiliza-se, de forma exclusiva, pelo cumprimento de todos e quaisquer encargos e obrigações de caráter social, trabalhista, previdenciário, fiscal e comercial decorrentes da contratação de recursos humanos para a execução do presente Convênio, devendo comprovar o adimplemento destes encargos na prestação de contas;

II – a ABNIT com referência aos encargos estabelecidos no inciso I desta Cláusula não transfere ao MUNICÍPIO a responsabilidade por seu pagamento, nem onera os valores do repasse;

III – a ABNIT é responsável por prejuízos e danos causados ao MUNICÍPIO ou a terceiros em consequência de culpa ou dolo, próprios ou de seus prepostos, auxiliares ou contratados, relativamente ao cumprimento das atribuições;

IV – declaram os partícipes não existir vínculo jurídico (de caráter trabalhista ou previdenciário, dentre outros) entre o MUNICÍPIO e os integrantes da ABNIT que atuem na realização do objeto deste Convênio, bem como entre o MUNICÍPIO e as empresas contratadas pela ABNIT para a realização de seus encargos;

V – quando da conclusão, denúncia, rescisão ou extinção do Convênio, os saldos financeiros remanescentes, inclusive os provenientes das receitas obtidas em aplicações financeiras realizadas, serão devolvidos ao MUNICÍPIO, no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias;

VI – os casos omissos serão resolvidos pelo titular da SMC. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DO FORO

Fica eleito o Foro da cidade de Canoas, RS, para dirimir eventuais questões decorrentes do presente Convênio.

(7)

Cont. Minuta de Convênio fl. 5 E, por estarem de pleno e comum acordo, os partícipes firmam o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual teor e forma.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS, em

Jairo Jorge da Silva Prefeito Municipal

Valdir Dall Agnol Presidente

Referências

Documentos relacionados

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em