• Nenhum resultado encontrado

Familia Elebuibon Osogbo Nigéria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Familia Elebuibon Osogbo Nigéria"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Orisa Brasil -Por Renata Barcelos

20/05/2016

Familia Elebuibon – Osogbo Nigéria

orisabrasil.com.br/Loja/familia-elebuibon-osogbo-nigeria/

Eku Ose Obatala!fizemos dia 18 de maio uma entrevista com um dos sacerdote de Orunmila de uma das famílias mais tradicionais da Nigéria.

Vamos deixar claro aqui que as visões são da familia Elebuibon e não da Orisa Brasil. 12 Perguntas que publicaremos uma a uma

Baba aboru aboye abosise, antes de começar nós reverenciamos sua família e seus ancestrais. Babalawo Ogundeji estará por 3 meses no Brasil

quem quiser entrar em contato para consultas : E-mail: otuagasa52@gmail.com

Facebook: Ogundeji Ifadamitan Elebuibon

Telefone/whatsaap: (lembrando que é da Nigéria) +2348033812184

1 ) Orisa Brasil: Baba primeiro de tudo o você pode nos explicar seu nome ? Ogundeji?

Você também é iniciado no Orisa Ogun? Se sim, foi uma determinação de Ifá?

Ogundeji Ifadamitan Elebuibon: Obrigado pela entrevista. Meu nome é Ogundeji Ifadamitan Elebuibon eu sou Babalawo eu fui iniciado em ifá quando eu tinha 9 anos em 1989.

Eu fui treinando com um Rei (araba) desde dos 4 anos de Idade. Meu pai é O Araba Ifayemi Elebuibon Araba de Osogbo – Nigéria que foi quem começou meu ensinamento.

Em nossa família todos tem que ser Iniciados em Ogun, por que nossa família sempre cultuou esse Orisa. Meu pai teve Gêmeos um casal, o menino que foi chamado de Ogunbomi(Ogun mais velho) eu fui o segundo filho homem do meu pai e assim meu nome ficou Ogundeji (Ogun agora são 2)

” Quando nasce uma criança em nossa família ela já é de Ogun, meu bisavô já tinha Ogun na família. ”

2 ) Orisa Brasil: Baba você pode explicar quantos anos são necessários para um

Babalawo/Yanifa tem que estudar para se tornar um sacerdote bom, preparado e

independente?

Ogundeji Ifadamitan Elebuibon: para um Babalawo e Yanifa ser independente, precisa de muitos anos de estudo, para ser um bom sacerdote bom leva em torno de 25 anos, para ser um sacerdote bom, fazer sua casa e trabalhar independente, você tem que seguir bastante alinhado para conhecer todos os ângulos de Ifá. Temos 256 odu ifá com muitos versos cada, por exemplo, o odu Ejioge que temos mais de centenas de versos.

Mas o bom Babalawo tem que saber pelo menos 4 versos de cada odu para se Autodenominar Babalawo depois disso tem que saber vários níveis de aprendizado tem que saber vários tipos de matérias para ajudar pessoas. Um Babalawo ou Yanifa nunca para de aprender, tem que continuar estudando e aprendendo. Quero dizer que eu continuo a prender também, se você para de aprender quer dizer que você não esta crescendo na vida estudar faz com que cresça na vida.

“tem que saber pelo menos 4 versos de cada odu (256 odu) para se Autodenominar Babalawo” 3) baba na sua família uma pessoa pode ser iniciada ( iniciação completa) em quantos Orisa?

(2)

iniciados em qualquer Orisa que elas quiserem, não tem limite. Na minha família não tem limite. Pode ser iniciada, em ifá, Egungun Sango Osun.

4) Orisa Brasil: O igba Odu é fundamental para um Babalawo fazer a iniciação completa de ifá (itefá) para outras pessoas?

Qualquer Babalawo bom , que sabe o que esta fazendo, precisa ter o igba Odu, não só o Igba odu, mas também o Opa Osun, Opa Iku, Esu, Egungun, Ogun Sango em sua casa. Uma vez que você tem o igba odu e você sabe como usa-lo você pode iniciar outras pessoas se você sabe o procedimento se você sabe como se faz a iniciação completa de ifá, sabe os versos, a iniciação de Ifá é feito passo por passo, se você não tem cuidado pode bagunçar a vida de uma pessoa. Se você faz por um caminho errado. Você esta fazendo isso para a vida da pessoa uma vez que a pessoa é iniciada, ela vai começar uma nova vida, que não será como a de antes, as pessoas precisam ser cuidadosas, os Awo (sacerdotes) precisam ser cuidadosos para fazer essa iniciação. Não só a iniciação em Ifá, mas cuidadosos ao fazer qualquer iniciação de Orisa.

Pessoas precisam ser viciadas em conhecimento, viciadas em conselhos, para conseguir manusear o igba odu o igba odu é muito sensível, Uma mulher não pode ver o igba odu de tão poderoso que o igba odu é. È algo que o Babalawo quando tem precisa cuidar, para responder sua questão diretamente, se um Babalawo sabe o que o que fazer se conhecimento sobre a iniciação completa de ifá ele tem que ter o igba odu e poderá fazer a iniciação completa

6) Um Babalawo pode fazer a iniciação em outro Orisa, como Ogun Sango Yemoja para outra pessoa mesmo que ele não tenha sido iniciado nestes Orisa? Ou é melhor chamar um Olorisa do culto especifico para a iniciação?

Sim, um Babalawo pode fazer a iniciação de qualquer Orisa para as pessoas se o Babalawo tem o

conhecimento, não é assim. Babalawo não pode fazer qualquer coisa. Ele precisa ter o conhecimento para fazer a iniciação de um Orisa. É melhor que um Babalawo chame um Oloriza para fazer isso. Mas se não tem um Olorisa que pode fazer a iniciação, nenhum sabe fazer a iniciação, um bom Babalawo com um bom conhecimento sobre ifá poderá fazer a iniciação Ogun, Osun Yemoja para outras pessoas. Se ele sabe como fazer se ele tem conhecimento. A iniciação de ifá está acima das outras iniciações, por isso ele pode fazer iniciação em Osun, em Sango ele pode iniciar qualquer Orisa por que é o conhecimento que ifá tem dentro dele. Ifá superior é superior de todos Orisa ( fala uma expressão Yoruba) que significa Ifá tem todo conhecimento. Ifá mostra como fazer qualquer coisa. Um bom Babalawo que sabe o que esta fazendo que tenha conhecimento que tem capacidade pode fazer mesmo sem ele ter sofrido a iniciação.

7) Um pessoa tem um Esu individual? Um Ogun Individual? Ou Esu e Ogun podem ser cultuados por uma família uma comunidade? Ou temos que terem eles individualmente?

Uma pessoa pode ter um Esu individual um Ogun individual, por exemplo, se você faz uma iniciação de ifá, e sai um odu para você que tem Esu então você tem que ter Esu na sua casa para trazer saúde, trazer tudo aquilo que você tem buscado. Não tem problema em fazer isso.

9)Baba em sua opinião o erindilogun é menos importante que o opele ikin ifá? Ou eles têm a mesma importância? (vamos lembrar aqui que ele é um sacerdote de Orunmila/Ifá)

Sim, o erindilogun é menos importante que o opele e ikin ifá, ele não tem mesma importância, porque, ifá é superior a qualquer coisa. Orunmila foi quem deu o erindilogun para Osun, para Sango, para Obatala para que eles possam fazer consultas por conta própria. Mas o opele e o ikin Ifá falam mais que o erindilogun, se você vir qualquer “adivinhador” de erindilogun recitando os versos, você verá que não são tão completos quanto opele ifá ou ikin ifá. Por isso o erindilogun não tem a mesma importância que o opele ifá ou ikin Opele e ikin ifá são superiores.

10) Um Olorisa de um culto especifico como Obatala, Ogun ou Osun depende de um Babalawo para o culto?

(3)

Ou não? Eles podem trabalhar separadamente e de forma independente de um Babalawo?

Sim as pessoas podem andar separadamente, se você é um sacerdote de Obatala e você esta focado em Obatala, você não vai par Osun, você não vai para Yemoja, você não vai para Ogun, se você quer ser um sacerdote de Ogun seja “viciado” em conhecer o culto de Ogun e tudo sobre o culto. Mas se você é Babalawo, você tem que conhecer todos os Orisa, é importante que um Babalawo conheça todos os Orisa e que ele tenha os Orisa em sua casa, um Babalawo tem que ter pelo menos a “primeira mão” de todos Orisa em sua casa. Mas se você quer ser apenas um sacerdote de Osun, você pode se focar apenas em Osun e caminhar independe sem precisar de um Babalawo.

11) Baba no Brasil Yemoja é uma das mais famosas (conhecida) Orisa. Temos noticia que tem apenas

pequenos cultos de Yemoja na Nigéria, você sabe sobre o culto de Yemoja? Pode nos dizer alguma informação sobre Yemoja?

Sobre Yemoja, é a primeira vez que escuto que Yemoja é a Orisa mais famosa do Brasil, Yemoja é uma mulher, uma mulher muito poderosa que pertence ao RIO, houve um tempo que Yemoja voltou para Sango. Muitas pessoas acreditam que Yemoja é a mão de Sango, mas não Sango o rei, em Osetura, ifá fala de todos os Orisa, de onde vieram e para onde foram. Sango é um dos Orisa que ficam vindos e voltando do céu, teve um tempo que todos foram embora e depois todos voltaram. Na segunda vez que Sango veio par terra ele veio de Yemoja é por esse motivo que chamam Sango de filho de Yemoja. Yemoja é um Orisa muito importante também na Nigéria, e também tem pessoas iniciadas em Yemoja na Nigéria. Tem sacerdotisas, temos culto maior em Lagos, Abeukuta e também em uma região da Nigéria chamada Tapa, temos também sacerdote de Yemoja em Osogbo.

Eee… Ele começou a cantar uma canção de Yemoja. Vamos ver se conseguimos disponibilizar para vocês. 12) baba como uma pessoa pode descobrir o Orisa pessoal? Se uma pessoa não é Yoruba, com uma simples consulta ao jogo é possível descobrir isso?

Nos dias de hoje quando as pessoas fazem o esentaye (espécie de batizado Yoruba só para recém-nascidos) a pessoa já conhece quem é qual é o Orisa que pode cultuar, as pessoas podem saber o Orisa pela iniciação de ifá. Você pode perguntar para Ifá se aquele é Orisa é bom para você, se ifá diz sim você vai em frente, se ifá falar não você pode buscar por outro. A maneira mais importante de você encontrar o Orisa é que não você faz a iniciação de Ifá. Ifá irá dizer qual Orisa que você tem como caminho. Mas você pode perguntar em uma consulta se aquele Orisa é bom ou não para você.

(4)
(5)
(6)

Referências

Documentos relacionados

Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente.. Eles tinham

Você não pode mexer muito o corpo para os lados, mas também não deve ficar totalmente

Mais de 200 atendimentos foram feitos este ano pelo Linha Rara, serviço telefônico criado pelo Instituto Vidas Raras para ajudar pessoas com doenças raras, assim como seus

Quando se tem um doente para o qual tecnologia molecular ainda não encontrou solução, podemos oferecer conforto, apoio e amor.. A oncologia vem crescendo exponencialmente e

Depois de visitar a Catedral, vamos seguir para a Praça XV Marzo, uma das mais belas e importantes praças do centro histórico de Cosença, rodeada por palácios nobres e

Teixeira 15602 BAIÃO DE DOIS Capitão que moda é essa deixe a trem e a Luiza Possi - Lulu Santos 15631 TEMPO EM MOVIMENTO Somos tantos numa só pessoa somos o Manu Gavassi 15501

Amostras de Tecido = Feito com nosso fio (BonaFil) VIDEO = Tecelagem

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO