• Nenhum resultado encontrado

Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição) e do seu fim?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição) e do seu fim?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Setembro 2004; revisto Fevereiro 2016

Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição)…e do seu fim?

Parte 2

Querubim perfeito...? (Continuação da Parte 1)

Sim, os seres humanos são carne, sendo perecíveis no fogo e, se permanecerem ímpios até ao fim das suas vidas, os seus corpos mortais arderão no lago de fogo e enxofre enquanto houver substância para queimar – Mateus 25:41; Salmo 139:19. De onde nos vem a certeza que aos anjos rebeldes está traçada a mesma condenação que aos homens ímpios/iníquos, os que adoram a besta e o falso profeta (Apocalipse 14:9-11)?

De onde virá a ideia que aos homens e aos anjos rebeldes está traçado o destino de virem a sofrer, em consciência, eternamente, no lago de fogo e enxofre (“e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”)? Isto advém de uma má tradução da Palavra e de tradições pagãs que ainda impregnam os ensinamentos que chegaram até nós e que apontam para castigos eternos, infinitos. Então qual foi a solução que O Eterno preconizou para a “rebeldia”, tanto dos homens como dos seres celestiais? A resposta é esta: a sua destruição no lago de fogo e enxofre, tanto para uns como para outros. Sim, O Altíssimo tem poder para destruir o corpo e a alma – Mateus 10:28. Esta destruição pelo fogo e enxofre será idêntica aos que sofreram os seres humanos iníquos que habitaram em tempos remotos as cidades de Sodoma e Gomorra.

(2)

A palavra grega para “destruir” é “apollumi” que significa “destruir por completo”… para sempre, traduzida nalgumas passagens bíblicas por “destruir”, “perecer”, “morrer”, “perder” – ver Concordância Strong # 622.

Não nos deve então surpreender que um ser espiritual (neste caso seres rebeldes) possa ser destruído pelo poder e vontade do Todo-Poderoso. Bastará lembrar que Aquele Espírito Supremo, O Verbo, A Palavra, Se fez carne e habitou entre nós, sujeitando-Se ao poder da morte terrena para nosso benefício eterno.

Esse mesmo, Yeshua HaMashiach, foi ressuscitado pelo Pai para que se cumprissem as Escrituras. Então o que impedirá O Ser Supremo de destruir, para sempre, a rebeldia dos Seus anjos? Voltemos ao que nos é dito por Yeshua em:

Mateus 25:41 – “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

Ora, se O Altíssimo nos diz na Sua Palavra que o “fogo eterno” foi preparado para o diabo e os seus anjos, podemos perguntar: para que efeito foi este fogo preparado senão para a punição dos rebeldes? Então este lago de fogo e enxofre será o local onde toda a rebeldia, quer de homens quer de anjos será aniquilada. Logo, as condições foram criadas pelo Todo-Poderoso para que seres espirituais rebeldes (imateriais) ali tenham o seu fim, i.e. sejam destruídos. Sim, a destruição total é o espelho da morte eterna, quando toda a rebeldia for aniquilada.

Assim, nesta matéria, é essencial que assumamos a grande diferença que existe entre “vida eterna” e “vida imortal”. A vida eterna é dada por Aquele que é Eterno e Imortal, O Todo-Poderoso Elohim YHWH, Aquele que tem, Ele só, a imortalidade. Paulo aponta-nos de forma bem clara que O Único que possui imortalidade é O Alto e Sublime, O que detém a autoridade soberana sobre tudo o que foi criado, sejam seres celestiais ou carnais:

1.Timóteo 1:17 – “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”.

Paulo veio a confirmar estas palavras em 1.Timóteo 6:16, quando ensinou que só O Todo-Poderoso tem a imortalidade! Podemos então dizer que a vida eterna é a vida continuada de forma sustentada por Aquele Todo-Poderoso que detém o poder da vida, O Pai, O que garante essa mesma vida eterna a todos os que Lhe são fiéis e que executam a Sua vontade, revestindo-os da Sua imortalidade – 1.Coríntios 15:53-54. Podemos então definir que imortalidade é a vida que emerge dela própria, não estando dependente de nenhuma outra fonte, porque ela é gerada de dentro de si mesma. E, neste último caso, esta é uma das características do Elohim Todo-Poderoso, Adonai YHWH, Senhor da vida e sustentador dessa mesma vida que Dele emana. Este é O Elohim que tem poder sobre a vida e a morte de todos os seres criados.

(3)

Apesar do Elohim Criador (A Palavra, Aquele que veio na forma do Filho Yeshua) ter poder sobre a vida e a morte (Deuteronómio 32:39-40; 1.Samuel 2:6; 2.Reis 5:7), é ao Pai que pertence a soberania total sobre tudo o que está criado, como nos é ensinado em João 5:20-23. Na versão King James, a expressão é “Now to the King eternal”, que nos aparece traduzido por “Rei dos séculos” na tradução de João Ferreira de Almeida. Já a palavra “eterno” vem da palavra grega “aion”, que significa “eras”, i.e. “eternidade” ou “perpetuidade”. A palavra “imortal” deriva da palavra grega “aphthartos”, que significa “que não sofre decadência”, “continuidade de vida”, “vivendo para sempre”. Paulo está a referir-se ao Elohim Supremo, O Pai, O Elohim da Vida, o que ele reafirma em 1.Timóteo 6:13-16. Aquele que tem, Ele só a imortalidade (no grego: “athanasia”, i.e. “imortalidade”, “que não morre”, “continuidade de vida”! Este Elohim Todo-Poderoso foi revelado pelo Filho unigénito do Pai, conforme a João 1:18.

Porém, para entendermos o que O Eterno nos diz acerca da futura destruição dos seres celestiais rebeldes, devemos também procurar compreender o conceito de “fogo eterno” e a forma como foi traduzido da língua grega. A palavra “eterno”, na língua grega é “aeonian” que significa “o tempo de uma era”. Esta é a mesma palavra que é usada em Judas 6-7 para descrever as “prisões eternas” e o “fogo eterno”:

Judas 6-7 – “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”.

Se o fogo que caiu sobre Sodoma e Gomorra fosse eterno no sentido literal ainda hoje veríamos esse fogo permanecer sobre as campinas e as cidades de Sodoma e Gomorra, o que não é o caso. Ora a expressão fogo “eterno” (“aeonian”) representa um castigo que consumiu as populações daquela região durante o tempo necessário até que tudo o que era combustível fosse consumido. Apagou-se então quando já não havia mais matéria para consumir. No entanto, o exemplo da destruição daquela gente rebelde e das suas cidades foi “eterno” no sentido em que permaneceu nos registos dos povos e chegou até nós, hoje. O que se pode ainda hoje encontrar nas campinas de Sodoma e Gomorra são os restos calcinados do que outrora foram aquelas cidades que se entregavam à devassidão da carne.

O lago de fogo e enxofre

Do mesmo modo o fogo “eterno” do lago de fogo e enxofre que O Altíssimo preparou para Satanás e para os seus anjos (Mateus 25:41), bem como para todo o ser humano iníquo/rebelde, há-de apagar-se quando deixar de haver algo para consumir, i.e. quando estiver acabado o propósito para o qual YHWH o preparou. O último inimigo a ser ali destruído é a morte que ali também será destruída, eliminada para sempre – Apocalipse 20:14.

(4)

Assim, tendo estabelecido que Satanás e seus anjos não possuem a imortalidade, os seus corpos espirituais serão destruídos pelo poder infinito do Eterno El YHWH. Sim, O Criador é infinitamente mais poderoso que os seres por Ele criados! É pois necessário que compreendamos que Ele, por ser Omnisciente, previu que os seres por Ele criados podiam desviar-se dos Seus preceitos santos, justos, e assim, devido ao exercício do seu livre arbítrio, decaírem da condição para a qual foram criados. Lembremos que YHWH é Santo, Santo, Santo e que não pactua com o pecado/iniquidade. Havendo pois desobediência/rebeldia, tudo o que YHWH deu pode retirar. Satanás e os seus anjos rebeldes conhecem a punição que sobre eles virá – a morte/destruição…para sempre:

Tiago 2:19 – “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demónios o crêem, e estremecem”.

E porque é que “estremecem”? Porque conhecem a sua condenação!

Isto também é facilmente entendível quando aceitamos o que a Palavra nos ensina quando diz que muitos dos anjos rebeldes que se tornaram demónios estejam “presos no abismo” desde há milénios. Também Satanás e os seus anjos serão levados “ao mais profundo do abismo” – Isaías 14:13-20 durante o reino milenar de Yeshua. Sim, Satanás e seus anjos rebeldes estarão “presos” no abismo durante os mil anos do reinado de Yeshua sobre toda a Terra – Apocalipse 20:2-3. Esta condição precederá a sua destruição no final do milénio.

Por alguma razão, os demónios que torturavam aquele homens de Gad possuídos por uma legião deles ou por um só, rogaram a Yeshua que não os destruísse: (Marcos 1:24; Mateus 8:28-31; Lucas 8:26-33) ou que os mandasse para o abismo, atormentando-os antes de tempo. Sim, estes seres demoníacos conhecem bem a sua condenação e futura destruição total. Até lá, porém, fazem sofrer a humanidade. Eles têm poder para se apossar do espírito de algumas criaturas humanas que muito sofrem com o seu domínio (Mateus 9:32-34), e até de animais (como se vê no caso dos porcos). De forma não tão visível Satanás possuiu o coração de Judas Iscariotes – Lucas 22:3; João 13:27, assim como possui o de muitos outros seres humanos também, como podemos comprovar pelos seus frutos de maldade. Mas o que é notável é que aqueles demónios tenham declarado que Yeshua os podia destruir!!! Lembremos que O Pai estava em Yeshua.

A palavra “destruir”, no grego “Kartageo” (Concordância de Strong #2673), também nos permite compreender que a destruição/aniquilação total está também reservada para os seres espirituais rebeldes, pois ela significa “ficar inútil”, “inactivo”, “sem préstimo”, “abolir”, “cessar”, “destruir”, “eliminar”, “tornar sem préstimo”, “fazer desaparecer”, “tornar inexistente”:

Hebreus 2:14 – “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele [Yeshua HaMashiach] participou das mesmas coisas, para que

pela morte aniquilasse [no inglês: destruísse] o que tinha o império da

(5)

Estas palavras revelam-nos, também, de forma muito clara, que o diabo e os seus anjos rebeldes serão destruídos/mortos/aniquilados para sempre! Como? Queimados no lago de fogo e enxofre onde serão reduzidos a cinza (Ezequiel 28:18)…e não que fiquem a sofrer no “fogo eterno” “de dia e de noite…atormentados para todo o sempre” como erradamente foi traduzido em Apocalipse 20:10. Basta lembrarmos o que nos é dito a respeito do castigo/destruição da “grande prostituta”, a Babilónia romana, acerca do qual está escrito:

Apocalipse 19:1-3 – “E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus; porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre”.

Torna-se pois evidente que a punição desta meretriz ficará por memória dos povos durante muito tempo. As suas ruínas atestarão essa memória. Porém, a fumaça do seu incêndio relatado em Apocalipse 18 durará o tempo que os materiais combustíveis que ela contém sejam reduzidos a cinza, como aconteceu a Sodoma e Gomorra e às restantes cidades da campina que se deixaram corromper.

Por questões como estas, que nos podem induzir em erro, é preciso estudar a origem e o significado das palavras nas línguas em que a Verdade do Eterno nos foi transmitida para não sermos arrastados para conclusões erradas, derivadas de traduções mal feitas ou até tendenciosas. O verso acima, no grego, diz-nos: “eis tous aeonas ton aionon” que significa: “até às eras das eras”, o que, desde logo, denota um tempo. Esta mesma palavra “aniquilar” (“destruir” na versão em Inglês) é também usada por Paulo em 2.Tessalonicenses 2:8 em relação ao anti-Cristo dos últimos dias. O Rei Yeshua na Sua vinda gloriosa, derramará a sua ira (a ira do Cordeiro, a ira do Altíssimo) sobre toda a humanidade impenitente e, então, se concretizará a profecia de Malaquias 4:1-3.

Depois, estes mesmos, irão comparecer perante o tribunal de Yeshua, no fim do milénio, onde serão de novo condenados à destruição total (a segunda morte no lago de fogo e enxofre) - “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”, diz-nos Hebreus 10:31.

Assim entendemos também que, de acordo com 2.Pedro 2:4, que “o abismo” de que nos fala a Palavra é um local onde os demónios que decaíram da sua condição inicial e que não conservaram o seu estatuto de principado celestial, antes se entregaram à fornicação (Judas 1:6-7), têm estado encerrados por decreto do Altíssimo YHWH… até que, nos dias da aflição final que se aproximam, sejam soltos para tortura da humanidade rebelde. Tais demónios já estão julgados, estando presos no abismo para depois serem destruídos. A passagem de Judas 6 também nos fala de “prisões eternas” (no inglês: “everlasting chains”) a que estes seres demoníacos estão presos.

(6)

Porém, eles só estarão presos até que exerçam a sua acção maléfica dos últimos dias, para depois serem destruídos no lago de fogo no final do reino milenar de Yeshua. É nesse “abismo” (prisão espiritual) que Satanás e a sua corte de anjos decaídos ficarão também presos/encerrados durante os mil anos do reinado de Yeshua – Apocalipse 20:1-3.

Porém, devemos assinalar uma passagem que nos pode dar o verdadeiro entendimento do futuro, aquele que virá após a destruição pelo fogo de toda a Terra e das obras que nela existem, como nos diz em:

2.Pedro 3:10-13 – “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus [os astros que hoje conhecemos, pois as potências dos céus serão abaladas, cf. a Mateus 24:29; Marcos 13:25] passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se

desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão [Isaías 51:6]? Mas nós,

segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”.

Até os céus (astros e galáxias) que hoje conhecemos irão desaparecer, em fogo, para darem lugar aos novos céus e à nova Terra onde habita a Justiça do Eterno. Sim, tudo aquilo que hoje conhecemos será consumido pelo fogo. Até a morte e a sepultura serão lançados no lago de fogo e desaparecerão para sempre – Apocalipse 20:14; 21:8.

Ora, segundo o ensinamento bíblico, o último inimigo a ser vencido é a morte, significando isto duas coisas: i) que Satanás e seus anjos rebeldes, bem como todos os homens ímpios serão destruídos antes da morte ser também aniquilada; ii) que toda a criação que hoje conhecemos (Terra, astros, etc.) e as obras que existem na Terra serão consumidos pelo fogo purificador, para então darem lugar a uma nova terra e novos céus onde habita a Justiça do Altíssimo. Então, tudo se fará de novo, perfeito, eterno, sem mais manifestação de desobediência/pecado porque o rebelde-mor, Satanás e seus anjos de rebeldia já foram destruídos no lago de fogo e enxofre, onde o último inimigo a ser destruído é a morte. Assim, se entrará no Reino Eterno, onde não haverá mais morte, nem sofrimento, nem dor. Sim, é isto que a Palavra fiel do Altíssimo nos garante.

Ora, todo o que for salvo, por mérito de Yeshua e da sua própria fidelidade ao Altíssimo e ao Seu Ungido, experimentará a glória eterna e estará no reino da perfeição eterna, como está escrito em:

Apocalipse 21:27 – “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”.

(7)

Ora, assim sendo, Satanás e seus anjos não estarão ali presentes, como O Eterno YHWH nos esclarece de forma categórica. Ora se, como dizem alguns, o fogo não consome os espíritos, como irão eles sofrer dia e noite para todo o sempre – Apocalipse 20:10? Uma vez que a destruição pelo fogo está destinada aos seres humanos rebeldes que têm corpos terrenos, consumíveis (os que rejeitarem a salvação de Yeshua e a Lei/Torá de YHWH), como irão os seres espirituais rebeldes sofrer? E como se farão em cinza (Ezequiel 28:18)?

Já antes a Palavra nos revelou que o destino de Satanás e de seus anjos rebeldes será o mesmo que o dos iníquos/ímpios: a destruição pelo fogo no lago de fogo e enxofre…onde serão reduzidos a cinzas. Ali será destruída toda a maldade e oposição ao Elohim Imortal, Adonai YHWH.

Ora, se os seres espirituais rebeldes não pudessem ser destruídos pelo fogo como poderíamos então entender as palavras de Hebreus 2:14? Errados estão os que dizem que os espíritos celestiais criados pelo Todo-Poderoso não podem ser destruídos, só porque são seres espirituais – Mateus 25:31-41.

Sim, o castigo desta corte demoníaca será no lago de fogo como O Eterno determinou. Estes seres celestiais rebeldes serão destruídos e reduzidos a cinza, o que traduz o que O Altíssimo ditou a Satanás em:

Ezequiel 28:16 – “Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus [expulso], e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas”.

Aquelas são palavras que cobrem o tempo passado e o futuro! Deste modo, o tormento de Satanás e seus anjos rebeldes já existe há muito tempo, pois eles sabem que têm pouco tempo para dar continuidade à sua obra de rebeldia. O seu castigo será eterno pois irão desaparecer para sempre depois de serem consumidos no lago de fogo e enxofre! É este o ensinamento bíblico.

Mas, esta destruição final no lago de fogo e enxofre também é um sério aviso para todos nós, pois se não houver arrependimento e conversão verdadeiros a Yeshua e se não andarmos segundo a Lei/Torá do Altíssimo, também nós teremos o mesmo destino.

Apocalipse 14:9-11 – “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento [da sua destruição] sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome”.

(8)

Poderemos já hoje antever o sofrimento e a angústia que irão experimentar todos os iníquos quando se apresentarem perante o tribunal de Yeshua, i.e. perante a iminência da sua condenação e destruição eterna? Não, não podemos, mas diz a Palavra que ali haverá pranto e ranger de dentes, quando se derem conta da sua destruição próxima: Mateus 13:40-42 – “…E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes”, mas de nada lhes servirá, pois então será tarde, pois rejeitaram a proposta de vida gratuita e eterna através do Ungido do Altíssimo, Yeshua, O Rei vindouro...enquanto era tempo. E os que rejeitam o sacrifício do Filho rejeitam O Pai, O Elohim da Vida.

Sim, todos eles serão atormentados “para sempre”…i.e. entre o momento da sua condenação e da sua destruição no lago de fogo e enxofre. Esse espaço de tempo parecer-lhes-á uma eternidade, até que percam a consciência e morram pelo fogo. Lembremos de novo que a palavra grega “aeonian” pode por vezes significar “período de tempo” ou “enquanto existirem condições”. O conceito “para sempre” deve ser entendido entre os homens como o espaço de tempo de vida do próprio homem, como é o caso das disposições acerca do escravo em Deuteronómio 15:17. Tais iníquos irão experimentar a mesma angústia dos condenados à morte nas prisões dos homens, até ao momento em que a sentença seja executada e eles expirem.

É nestas condições de angústia interior (tormento e terror) que os que vierem a ser condenados à destruição eterna irão viver os seus últimos momentos. O tormento de todos eles, seres humanos e seres espirituais iníquos, será uma realidade até quase à entrada da eternidade. Todos estes ficarão à porta…e não entrarão na eternidade, porque serão destruídos antes. Tudo o que está conspurcado pelo pecado e é deste mundo/desta era, está condenado à destruição pelo fogo. Nada se aproveitará, “nem

raiz nem ramo” como aponta Malaquias

…e não haverá mais memória das coisas

passadas, nem mais se recordarão – Isaías 65:17. Quem o diz é O Todo-Poderoso. Mas em relação aos salvos por Yeshua, Paulo vai mais longe quando diz que os seres espirituais rebeldes serão julgados pelos santos que hão-de herdar o reino eterno: 1.Coríntios 6:2-3. Sim, Yeshua virá para reinar eternamente com os seus remidos, que serão reis e sacerdotes e com Ele reinarão por mil anos… exercendo o juízo do Altíssimo sobre todas as nações. Sim, como diz João em:

1.João 3:2 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser [iguais aos anjos, cf. a Lucas 20:34-36]. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.

Sim, Satanás e seus anjos rebeldes foram primeiramente expulsos dos céus e, futuramente (muito em breve, na segunda vinda de Yeshua), serão presos durante mil anos e, por fim, destruídos no lago de fogo que arde com enxofre. Não mais haverá memória das coisas passadas nem do sofrimento que o diabo e a sua corte maligna causou quando os justos entrarem na eternidade, nos novos céus e nova Terra.

(9)

Até lá sejamos muito prudentes como convém a santos no Senhor, andando por fé no poder resgatador do sangue de Yeshua HaMashiach e vivendo em obediência aos preceitos de vida do Eterno, a Sua Lei/Torá e às palavras que Ele nos deu através dos Seus santos profetas. Cuidemos de nós e busquemos a santidade sem a qual ninguém verá O Altíssimo (Hebreus 12:14), porque o diabo anda em redor de cada um dos filhos do Altíssimo buscando atraí-los para o seu exército.

1.Pedro 5:8-11 – “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém”.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação