• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Abril 2014 O Remanescente de Israel (a Israel de YHWH)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Abril 2014 O Remanescente de Israel (a Israel de YHWH)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Abril 2014

O Remanescente de Israel (a Israel de YHWH)

Nalgumas passagens a Palavra do Eterno refere-se a “um remanescente”, classificando esse resto ou remanescente, como um povo santo, sendo que esse é o povo que busca caminhar por fé e em obediência em todos os preceitos de vida que O Todo-Poderoso transmitiu ao ser humano através dos Seus servos os profetas, a Sua Lei/Torá e as palavras inspiradas desses mesmos profetas.

Por isso Seu Filho Yeshua disse de forma clara que não veio abrogar ou revogar a santa e eterna Lei/Torá do Pai, nem as palavras dos Seus profetas, mas sim viver por elas – Mateus 5:17-19.

A palavra remanescente suscita desde logo a ideia de um pequeno número de pessoas que são salvas em cada época da História deste mundo, um reduzido número de pessoas e não de multidões. É claro que ao fim de muitos séculos, uns poucos de cada vez transformam-se numa multidão, como nos é ensinado em Apocalipse 7:9. Sim, este pequeno rebanho, como lhe chama Yeshua (Lucas 12:32), é constituído por crentes sinceros, obedientes e fiéis à Santa Palavra do Altíssimo e que aceitam o Testemunho de Yeshua e o Seu sacrifício eterno.

Mas, para além do que aqui já se mencionou, o que é que a Palavra nos diz acerca desta semente santa, este resto que não se quer misturar e ser absorvido pela perversidade que existe neste mundo e não se quer contaminar com ela…antes a condena? É o que iremos ver através das palavras do apóstolo Paulo.

(2)

Como sabemos, ao escrever à descendência das 10 tribos do Reino do Norte – a Casa de Efraim/Israel (aos goyim) que habitava em Roma, cumprindo a vontade e instrução que Yeshua deu a todos os Seus discípulos (“ide antes às ovelhas perdidas da Casa

de Israel” – Mateus 10:6), Paulo está bem ciente da necessidade de se empenhar em

chamar de volta todos os que se haviam feito filhos pródigos, os mesmos que não se haviam deixado juntar aos seus irmãos de Judá, por não quererem andar em obediência aos preceitos de vida de YHWH, a Sua Lei/Torá.

A missão de Paulo foi essa mesma – chamar de volta os que andavam errados e perdidos no mundo, para ver se, de entre eles, alguns “ouviam” o chamamento do Altíssimo e despertavam da sua condição de desobediência, e se convertiam ao Messias de Israel. Para compreendermos o contexto em que Paulo levou a cabo a sua missão como apóstolo dos gentios, e neste caso, junto dos “Romanos”, lembremos a missão que Yeshua recebeu do Pai – ler Isaías 49:5-6.

Sim, Yeshua e todos os Seus apóstolos levaram a cabo a missão de chamar de volta um povo, a descendência de Abraão, Isaac e Jacob que ainda hoje se encontra espalhada entre as nações, muitos deles servindo ao “pau e à pedra”, i.e. à idolatria dessas nações, como nos é referido em Deuteronómio 28:36, 64. Parte dessa descendência podemos ser nós mesmos. Bem faremos em dar ouvidos ao chamamento do Altíssimo o qual nos chega através dos Seus obreiros.

Se formos capazes de compreender a mensagem contida na carta de Paulo aos “Romanos”, seremos capazes de entender algumas das soluções que ele mesmo propõe para nos chegarmos a Yeshua. A grande solução é: como devemos voltar para a casa do Pai e voltar a ter paz com os nossos irmãos de Judá, através Daquele Cordeiro que se entregou por cada um de nós?

Porém, para muitos, ainda, Este mesmo Yeshua que veio há cerca de 2.000 anos como Servo (Yeshua ben Yoseph) continua a ser uma pedra de tropeço que ainda causa divisão entre muitos dos filhos de Judá e de seus irmãos da Casa de Efraim/Israel, sendo que muitos de Judá ainda hoje esperam O Rei que há-de vir para reinar sobre todas as nações da Terra – Yeshua ben David, sem reconhecerem que Este Rei que há-de vir já antes veio para pagar o preço da reconciliação que há-de ser feita em breve quando Este Rei for entronizado em Sião…e eles não O reconheceram e não O receberam no tempo da sua visitação – Lucas 19:44.

O fim último do desejo do Altíssimo é a nossa união com Ele através de Seu Filho Yeshua e a reconciliação com os nossos irmãos de Judá – o que será feito conforme ao profetizado em Ezequiel 37:15-28. Essa obra será realizada já no reino milenar de Yeshua. Ele os recolherá desde os quatro cantos do mundo – Isaías 11:12; Mateus 24:31.

Paulo escreveu a carta aos “Romanos” para que estes corrigissem a sua atitude para com o povo judaico (o irmão mais velho da parábola do filho pródigo, aquele que nunca abandonou a Lei/Torá e por isso permaneceu sempre na casa do Pai), onde cedo

(3)

Tudo o que “cheirasse” a ensinamento ou prática judaica era (e é até hoje) objecto de rejeição. Isto tornou-se tanto mais evidente quando a chamada “igreja” de Roma passou da condição de perseguida a perseguidora. À medida que a apostasia e a idolatria entravam no seu seio, aumentava a rejeição e a perseguição aos ensinamentos e práticas judaicas. Isso veio a tornar-se historicamente mais evidente a partir de Constantino – sec. IV.

Por isso, à medida que aqueles que estão a voltar à casa do Pai (os que se haviam tornado gentios), aceitando Yeshua como O Adonai das suas vidas e pela fé e espírito de obediência que desce do Alto e Sublime abraçam, pela mesma fé, os preceitos de vida do Pai, a Sua Lei/Torá, estão a provocar ciúmes aos seus irmãos de Judá, como já vimos na parte anterior deste trabalho e que está escrito em Romanos 10:19-21.

Muitos dos que hoje estão a retornar à terra de Israel, eram anteriormente gentios (como nós o éramos também) e estavam espalhados nas nações gentias. Estes são alguns dos descendentes das 10 tribos “perdidas” da Casa de Efraim/Israel. Mas hoje encontram-se a viver ao lado dos seus irmãos de Judá, na nação que renasceu em 1948. Hoje lutam também ao lado dos seus irmãos de Judá contra os inimigos desta nação. E YHWH que os colocou de novo naquela terra diz-nos que eles não serão mais arrancados dali – Amós 9:14.15. Porém, o grande êxodo final ocorrerá após a vinda gloriosa de Yeshua, O Rei vindouro, pois YHWH nunca abandonou o Seu povo.

Vamos então analisar as palavras de Paulo em:

Romanos 11:1-5 – “Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel [as 10 tribos do Reino do Norte], dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma [Acabe e Jezabel buscavam a vida de Elias]? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça”.

Quem é que, segundo as palavras de Elias e de Paulo matou os profetas do Eterno que lhes haviam sido enviados para que se arrependessem e voltassem para YHWH? Não foi o Reino do Sul (Judá) pois esses permaneceram sempre na Lei/Torá, mas sim o Reino do Norte, as 10 tribos da rebelião que acabaram espalhadas entre as nações e que para aí foram para servirem os “deuses” que não são deuses, mas que são ídolos de pau e de pedra feitos pelas mãos dos homens. Por isso lhes foi dito que iriam servir “ao pau e à pedra”. Esta é a Casa de Efraim (o filho pródigo da parábola de Yeshua) que se tornou rebelde e que acabou perdendo a sua identidade israelita e que, aos poucos, estão a voltar para o seu Elohim verdadeiro: YHWH…mas são somente um remanescente…dos quais O Todo-Poderoso se agrada.

(4)

É deste remanescente santo que vindo falando. Segundo estas palavras de Paulo a teologia católico-romana (diabólica) da substituição do povo de Israel pela “igreja” cai totalmente pela base!!! Se assim não fosse, as palavras do Altíssimo não teriam sentido, nem as promessas que Ele fez aos patriarcas de Israel. Vejamos o que nos é ensinado em:

1.Samuel 12:22 – “Pois YHWH, por causa do seu grande nome não desamparará o seu povo; porque aprouve a YHWH fazer-vos o seu povo”. Apesar dos muitos erros das duas casas de Israel ao longo da História, YHWH nunca invalidou as promessas e os pactos que fez com os patriarcas de Israel, os quais confirmou na vinda de Yeshua, O Cordeiro que Ele enviou como a Sua Salvação. Ele o fez por amor do Seu grande Nome!!!

Apesar destas evidências bíblicas, os inimigos deste povo procuraram sempre destrui-lo na terra onde YHWH os codestrui-locou…tal como ainda hoje procuram fazer. Ingdestrui-loriamente trabalham e se encarniçam contra O Altíssimo. Parte deste povo é o remanescente que tem com ele os oráculos do Altíssimo – a Sua Lei/Torá e as palavras dos profetas.

Salmo 94:14 – “Pois YHWH não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança”.

Porque razão se têm encarniçado os povos em destruir os Judeus em várias épocas e regiões deste mundo? A resposta é muito simples: é porque eles se conservaram fiéis à Lei/Torá que YHWH lhes deu através de Moisés, e por isso são diferentes na sua maneira de viver. Eles continuam a ter os oráculos do Altíssimo. E nisso são obviamente diferentes de todos os outros povos. Se a esta maneira de viver juntarmos as bênçãos que têm recaído sobre este povo, nós vemos também aí um motivo de inveja que leva os outros povos a perseguir os que são abençoados pelo Pai.

Bastariam estes sinais para que nós, os que antes éramos gentios, nos debrucemos cada dia sobre a Palavra do Todo-Poderoso, para aprendermos mais e mais a viver conforme aos Seus preceitos de vida. Só assim nos podemos tornar dignos de receber a benevolência do Altíssimo, bem como a Sua graça e perdão. Ao obedecermos, por fé, encontramos consolo e refúgio, pois temos a segurança de saber que Yeshua é O nosso Advogado junto do Pai. Sabendo ainda que ao estarmos a imitar a maneira de viver do Cordeiro, estamos também a viver em obediência a todos os preceitos do Pai – a Lei do Pai estava no Seu interior – Salmo 40:7-11. Só assim encontraremos a verdadeira paz e segurança nesta vida.

Confirmando as palavras dadas por YHWH através dos Seus profetas, Paulo declara de forma enfática, que O Altíssimo nunca rejeitou o Seu povo – Romanos 11:1. E quem é este Seu povo? É o remanescente justo e fiel, a Israel de YHWH, aqueles que se deixam enxertar na boa oliveira que é a Israel de YHWH e cuja raiz é Yeshua (e também os patriarcas Abraão, Isaac e Jacob), aqueles que hão-de ser reunidos numa grande multidão, trajando vestidos brancos, a qual nenhum homem consegue contar e

(5)

Estes são os que foram perseguidos e mortos por amor da Verdade (a Lei/Torá do Altíssimo, Yeshua a Torá viva) e pelo Nome do Justo, e que confiaram no sangue do sacrifício do Cordeiro Yeshua, e por isso mesmo sofreram perseguição e morte – Apocalipse 3:8; 12:17; 14:12.

Sim estes são os fiéis que viveram pela Lei/Torá do Pai e pela palavra dos Seus profetas e que aceitaram Adonai Yeshua como O Rei e Senhor das suas vidas, vivendo de acordo com os dois pilares da salvação do ser humano: a Torá e Yeshua, essas duas verdades inabaláveis e imutáveis, que não podem ser modificadas, e pelas quais O Eterno jurou por Si Mesmo: Hebreus 6:17-18; Isaías 8:16, 20. Sim, aquela tão grande multidão será composta pelos fiéis que viveram as suas vidas passageiros na esperança da Vida verdadeira e que guardaram os mandamentos de YHWH e guardaram a fé de Yeshua – estes são os dois pilares pelos quais viveremos eternamente!

Por isto mesmo acreditamos: “YHWH não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança”.

Estudemos então as Escrituras do Altíssimo para que possamos viver por elas e virmos a ser aprovados!!!

Continuemos no ensinamento de Paulo:

Romanos 11:6 – “Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra”.

Estas palavras são uma explicação parentética. Usando a lógica, Paulo parece retirar uma conclusão contraditória. Vejamos (do verso 5 acima): mas se a eleição do Altíssimo é por intermédio da Sua graça e não pelas obras, então as obras estão rejeitadas? Claro que não! Podemos dizer: é evidente que o ser humano não pode esperar ser salvo somente pela prática das obras da Lei, pois se assim fosse nem a fé nem o sacrifício de Yeshua estariam presentes, o que invalidaria o mérito dessas obras.

Mas, como não podemos colocar de lado os ensinamentos dos restantes obreiros fiéis do Altíssimo, então lembremos as palavras de Tiago que nos ensina que a fé sem obras é morta – Tiago 2:17-20. Torna-se assim claro que as obras da Torá que o fiel realiza na sua vida são o produto, são a consequência da fé que nele habita, pois é pela fé que o fiel obedece aos preceitos do Altíssimo – os Seus mandamentos, juízos, testemunhos e estatutos.

Assim, a salvação do ser humano advém-lhe da eleição da graça do Altíssimo sobre todos os que andam por fé e em obediência nos Seus caminhos (a Lei/Torá e as palavras dos Seus profetas). Será que a graça do Altíssimo poderia ser alguma vez derramada sobre os que se mantém rebeldes à Sua Verdade (a Lei/Torá)? A resposta é NÃO!

(6)

Foi reconhecido por Pedro (2.Pedro 3:16) que as palavras de Paulo podem, por vezes, ser de difícil interpretação, o que tem levado a que muitos as torçam (os indoutos e inconstantes), o que os levará à perdição, pois concluem que a Lei/Torá já não é para guardar. Muitas das palavras escritas por Paulo (principalmente na carta aos Gálatas) são motivo para muitos errarem. E porque é que erram? Porque não buscam O Espírito Santo de YHWH para os guiar na Verdade…acabando por contradizer as próprias Escrituras que não podem ser mudadas por nenhum homem.

Assim, a eleição pela graça advém da combinação (casamento) da fé com as obras da Torá que YHWH requer dos Seus filhos.

Ilustremos esta conclusão com outras passagens:

Efésios 2:8-10 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não

vem de vós, é dom de Deus. Não vem [somente] das obras, para que

ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras [da Lei/Torá], as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.

Se a nossa salvação viesse somente pelas obras da Lei/Torá (como alguns pretendiam) então não necessitaríamos do sacrifício de Yeshua, O Cordeiro de YHWH. Tão simples como isso !!! Voltemos então às palavras de Tiago (Yakov):

Tiago 2:14 – “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?”.

Corroborando o que acima dizemos, vemos que a fé tem de estar casada com as obras realizadas por fé para que possamos agradar ao Altíssimo e assim alcançar a Sua graça, a Sua eleição. Continuando:

Tiago 2:21-24 – “Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé”.

Não nos resta qualquer dúvida que aqueles que dizem ter fé mas não têm as obras de obediência à Lei/Torá de YHWH nas suas vidas estão condenados ao fracasso, pois a graça do Eterno não pode, de maneira alguma, ser derramada sobre esses. Porquê? Porque a desobediência comanda as suas vidas. Logo a fé desses é vazia pois não está casada com as obras que traduzem a obediência à Vontade do Todo-Poderoso. Continuando a ler Romanos 11, vemos que Efraim/Israel, o Reino do Norte, falhou redondamente neste tão grande propósito, como nos é dito em:

(7)

Romanos 11:7-12 – “Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas

os eleitos [o remanescente santo que vive por fé e obediência] o

alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje [Deuteronómio 29:2-4; Isaías 6:9-10; 29:10-13; Jeremias 5:21]. E David diz: Torne-se-lhes a sua mesa [altar] em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição; escureçam-se-lhes os olhos

para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas [Salmo

69:21-23]. Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!”.

Tendo então compreendido estas mensagens de Paulo, deixemos os caminhos das nações, os caminhos da idolatria e da desobediência aos preceitos de vida do Eterno, pois eterna é a recompensa que Ele tem para dar aos fiéis…ao remanescente de Israel. Deixemos de andar com os nossos olhos e o nosso entendimento tapados pelas mentiras dos homens e cheguemo-nos a YHWH com um coração/mente contrito, pois Ele é misericordioso para perdoar os nossos erros quando há arrependimento em nós. E então, quais filhos pródigos, voltemos com fé para os caminhos santos, as veredas antigas (Jeremias 6:16), em que os nossos pais juraram caminhar quando receberam a Lei/Torá no Monte Sinai. Não sejamos mais filhos desobedientes aos preceitos do Eterno. Não sejamos mais meninos inconstantes levados por qualquer vento de doutrina, pois se permanecermos no caminho da desobediência à Sua Vontade (a Sua Lei/Torá) estaremos a cometer iniquidade=pecado. Ora sabemos que o salário do pecado é a morte – Romanos 6:23!

Não façamos mais parte da casa rebelde, a Casa de Efraim/Israel que ainda hoje continua de olhos vendados, sem entender as palavras do Altíssimo e sem ver as maravilhas da salvação de YHWH e dos Seus preceitos de vida, a Sua Lei/Torá:

Jeremias 12:2 – “Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde”.

Ao contrário disto, deixemos a rebeldia e porfiemos em aprender a andar nos caminhos do Alto e Sublime. Ele encoraja-nos a bater à Sua porta (batei e abrir-se-vos-á); a buscarmos, com diligência, pois só assim acharemos a Sua Verdade (buscai e achareis). Só depende de cada um de nós! Ele chamou-nos para um novo caminho em Yeshua. Então escutemos a Sua Voz.

O Eterno que conhece os corações/mentes/intentos dos homens, endurece a alguns e obscurece-lhes, muitas vezes, o seu entendimento…mas apieda-se daqueles cujo coração/mente/intento está virado para Ele...aqueles que O buscam com sinceridade e com o desejo de O amar e servir conforme à Sua Vontade e que buscam andar como Yeshua andou. Quem são estes? Estes são o remanescente fiel de Israel.

(8)

Convertamo-nos pois e deixemos que O Espírito do Altíssimo e a Sua Palavra nos lave interiormente e nos transforme à imagem e exemplo de vida de Seu Filho Yeshua

HaMashiach. Só assim poderemos fazer parte do remanescente fiel de Israel.

Deixemo-nos então enxertar na boa oliveira que é a Israel de YHWH, cuja raiz é Yeshua, que é o principal ensinamento de Romanos 11.

(Continua) AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O presente CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO tem por objeto apoiar a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas para implementação de ações de expansão e consolidação da Rede de Bancos de

Alguns resultados da pesquisa citada acima mostram que: as mulheres são mais atingidas pela precariedade que os homens; as mulheres são majoritárias na categoria do

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Alem do mais, recitar scripts, até mesmo no campo da hipnose ericksoniana, vai contra os preceitos de Erickson, pois todo o hipnotizador deve fazer uma indução estratégica,

Este trabalho teve por objetivo estudar a viabilidade de utilização dos taninos da casca de acácia negra (Acacia mearnsii) e da madeira de Eucalyptus pellita, como adesivo