• Nenhum resultado encontrado

CONHECER-SE A SI MESMO E AOS OUTROS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECER-SE A SI MESMO E AOS OUTROS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CONHECER-SE A SI MESMO E AOS

OUTROS

CANAIS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Neste artigo serão abordados os canais da comunicação, pelos quais a individualidade e os respectivos comportamentos de alguém, podem ser mais facilmente acessados e contatados pela individualidade e respectivos comportamentos do outro, facilitando todo um processo de construção da interdependência e do trabalho cooperativo nas organizações.

As portas de entrada e de saída da individualidade, na grande maioria das vezes, exercem seu papel de instrumento maior do relacionamento interpessoal, por meio de um canal, singular, formado por terminais específicos que comumente são chamados de os cinco sentidos

Os cinco sentidos

Canal de comunicação entre a individualidade e o outro: os cinco sentidos.

Basicamente, a grande maioria das relações existentes entre o indivíduo e o mundo que o cerca é processada pelos cinco sentidos, operando como terminais que possibilitam ao homem manter-se vivo e interagir com o outro .

Esses terminais facilitadores são naturalmente direcionados para atuar na mesma sintonia e no mesmo timbre, entre o ponto de saída e o ponto de chegada do estímulo, a saber:

“Se o estímulo emissor é veiculado por um determinado tipo de terminal -por exemplo, o auditivo - entende-se como extremamente adequado para a sintonia e efetividade dessa comunicação que ela seja também recebida por esse mesmo tipo de terminal - no caso, o auditivo. Se o estímulo emissor é veiculado por um tipo de terminal - por exemplo, o visual - e passa a ser recebido por outro tipo de terminal - por exemplo, o cinestésico - provavelmente a comunicação sofrerá alguma interferência nesse percurso, tornando-se menos efetiva.”

(2)

OS CANAIS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Seguindo suas características e tendências básicas, construídas a partir dos insumos estruturais fornecidos pelos hemisférios cerebrais e a partir do posicionamento das portas de entrada e de saída da individualidade, cada indivíduo, em seu contato com o outro, geralmente atua dentro de um determinado padrão, que acaba se tornando o seu jeito peculiar de se comunicar. Este padrão ou jeito específico é chamado de canal da comunicação interpessoal, sendo diferenciado de indivíduo para indivíduo.

Imagine como é importante para a construção de um cenário propício ao trabalho cooperativo a utilização de canais de comunicação semelhantes, entre o emissor e o receptor, para se tentar conseguir essa sintonia básica!

Os terminais dos cinco sentidos, a comunicação extra-sensorial e seus respectivos canais de comunicação podem ser visualizados no quadro abaixo:

Os cinco sentidos Comunicação Visão Audição Olfato-Tato-Paladar Extra-sensorial

Visual Auditivo Cinestésico Intuitivo Canais de comunicação

Os sentidos e seus respectivos canais de comunicação.

Se alguém se sente bem utilizando um determinado canal para sair de si e ir ao encontro do outro, do mesmo modo, também receberá melhor a comunicação do outro, se ela for enviada por esse mesmo canal, que está naturalmente mais sintonizado com o seu jeito próprio de ser.

Assim, à medida que dois indivíduos procuram conhecer seus respectivos canais e tentam se comunicar utilizando a via que se ajusta melhor a ambos, certamente ocorre maior possibilidade de entendimento e de aceitação mútuas: as percepções e verdades individuais acabam sofrendo uma gradativa adaptação através desse canal comum. Ampliando-se, então, a ocorrência desses ajustamentos interpessoais dos canais de comunicação, em uma determinada ambiência de trabalho, passa a florescer naturalmente o cenário propício ao trabalho cooperativo.

(3)

O CANAL VISUAL

O canal visual é construído em conseqüência da utilização do terminal/sentido da visão, talvez o mais forte, direto e poderoso instrumento de percepção e comunicação do homem.

Existem indivíduos que só se tocam através desse canal, a partir de uma comunicação essencialmente objetiva e baseada em dados concretos. Nessas situações, é perda de tempo trabalhar com histórias, suposições, hipóteses...

Estão ainda sintonizados com a configuração do canal visual, indivíduos que geralmente: − Gostam de trabalhar usando relatórios escritos, mapas, gráficos, quadros,

demonstrativos etc.

− Procuram ilustrar suas argumentações por meio de exemplos com imagens visuais. − Passam horas diante da televisão.

− Cultivam passatempos como fotografia, desenho, pintura etc.

Dedicam atenção especial a seu guarda-roupa, procurando se vestir bem, com elegância.

O canal visual pode ainda ser identificado nos indivíduos, por meio de frases e modos de falar que eles usam em seu dia-a-dia, como por exemplo:

− À luz de nossos valores. − Veja bem como você age. − Suas idéias são muito claras.

− Ele sempre está com esse olhar vago. − Esta situação está muito embaçada. − Pintou um retrato concreto da situação. − Seu argumento não é transparente. − Em uma visão de conjunto.

− Dê uma olhada neste projeto. − Observe por este ângulo.

O canal visual se amolda mais naturalmente às estruturas e comportamentos típicos do hemisfério analítico e aos estados característicos dos comportamentos/ecfiado e independente que resultam dos processos de entrada e saída da individualidade.

(4)

O CANAL AUDITIVO

O canal auditivo é estruturado a partir da utilização do terminal/sentido da audição, um caminho acidentado para a comunicação efetiva, devido às múltiplas interferências a que está sujeito, tanto no próprio ato do ouvir como, principalmente, no momento seguinte da tradução desse estímulo (tonalidade da voz, intenção, contexto, valores etc).

Também observa-se que muitos indivíduos só conseguem se relacionar adequadamente com o mundo exterior por meio da palavra e dos apelos auditivos preferidos igualmente, uma comunicação mais objetiva e lógica.

Ajustam-se, ainda, às peculiaridades do canal auditivo, aqueles indivíduos que geralmente:

− Sentem-se bem quando estão falando ou discutindo com outros suas questões de trabalho e posições.

− Têm o dom da palavra e o usam para convencer os outros. − Só conseguem estudar lendo os textos em voz alta.

− Gostam de ouvir rádio, música ou comparecer a concertos. − Passam horas jogando conversa fora com os amigos.

O canal auditivo pode também ser identificado nos indivíduos por meio dos seguintes exemplos de suas expressões verbais:

− Escute meus argumentos. − Retrucou em alto e bom som. − Não dê ouvido a eles.

− Ouça-me com atenção. − Nítido como um sino.

− Sintonize estas alternativas. − Isto funciona como uma música.

− Aquela frase ficou sibilando em minha cabeça. − Descreva-me em detalhes.

− Isto me bateu como um trovão.

O canal auditivo, como o anterior, também se amolda mais naturalmente às estruturas e comportamentos típicos do hemisfério analítico (Capítulo 2) e aos estados característicos dos comportamentos fechado e independente que resultam dos processos de entrada e saída da individualidade (Capítulo 3).

(5)

O CANAL CINESTÉSICO

O canal cinestésico resulta da combinação/utilização dos terminais/sentidos do olfato, tato e paladar, um caminho impregnado de sensações mais vivas, de troca, de contato, de convivência.

Os indivíduos cinestésicos comunicam-se mais facilmente pelo movimento, troca, contato e impulsos que estão ligados ao olfato e ao paladar.

Podem ainda ser considerado como mais sintonizados com o canal cinestésico, os indivíduos que normalmente:

− Se sentem bem quando estão praticando atividades que exijam movi mento e exercício corporal.

− Gostam de tocar e serem tocados pelos outros.

− Apreciam ou se dedicam aos prazeres de uma boa mesa.

− Têm grande sensibilidade para perceber odores e cheiros, os mais variados. − Vivem seu dia-a-dia deixando fluir seus sentimentos e emoções.

Os indivíduos sintonizados no canal cinestésico comunicam-se e se espessam também, através das seguintes expressões, entre outras:

− Isto está cheirando a...

− Sua participação foi muito fria. − Estão com a cabeça quente.

− Estas decisões terão um gosto amargo. − Sua observação me tocou profundamente. − Os ânimos estão à flor da pele.

− No calor da discussão. − Senti um gosto de vitória.

− Tudo aqui tem seu toque especial. − A situação está pesada.

O canal cinestésico está mais relacionado com as estruturas e comportamentos típicos do hemisfério emocional/relacional e com os estados característicos dos comportamentos receptivo e aberto oriundos dos processos de entrada e saída da individualidade.

(6)

O CANAL INTUITIVO

O canal intuitivo transcende os cinco terminais/sentidos, operando no campo perceptivo e indo além das três dimensões concretas de largura, altura e profundidade.

Estão, portanto, se utilizando do canal intuitivo os indivíduos que geralmente: − Gostam de ficar filosofando sobre a vida.

− Trabalham mais com idealizações e conceitos abstratos.

− Estão geralmente buscando as causas e os porquês das coisas.

− Manifestam capacidades extra-sensoriais de percepção e de captação de ceais. − Têm sensibilidade e intuição bastante desenvolvidas.

O canal intuitivo está também presente nos indivíduos que costumam usar expressões semelhantes a:

− Refletindo bem...

− Não consigo captar sua mensagem.

− Estou com uma sensação de que devemos fazer assim. − Estou sentindo que ele está aqui.

− Há algo me empurrando para tomar esta decisão. − Estou pensando sobre o que você quis dizer. − Nada acontece por acaso.

− Tenho a impressão de que já vivi essa situação. − Parece que saí do meu corpo e fiz uma viagem!. − Para mim, estes sinais não deixam dúvida.

O canal intuitivo, como o cinestésico, se amolda mais aos comportamentos típicos do hemisfério emocional/relacional e aos estados característicos dos comportamentos receptivo e aberto oriundos dos processos de entrada e saída da individualidade.

RESUMINDO

− O conhecimento de si mesmo e do outro pode acontecer pela busca de sintonia entre os canais da comunicação interpessoal dos indivíduos.

− O contato da individualidade com o mundo externo (o outro) ocorre por meio dos cinco terminais/sentidos e da comunicação extra-sensorial Cada um desses caminhos é estruturado dentro de determinados padrões que se identificam mais com este ou com aquele indivíduo, sendo por eles assumidos como seu jeito próprio de se comunicar. Esses padrões são identificados como os quatro canais da comunicação interpessoal, a saber:

− Canal visual (sentido da visão) − Canal auditivo (sentido da audição)

− Canal cinestésico (sentidos do tato, olfato e paladar) − Canal intuitivo (percepções)

(7)

− Se um indivíduo se identifica mais com um determinado tipo de canal, é de todo conveniente que a comunicação a ser processada com ele, ocorra nesse mesmo canal.

O canal visual e o canal auditivo têm características um pouco mais individualistas: o canal cinestésico e o canal intuitivo são mais voltados para a inter-relação e a interdependência.

À medida que os indivíduos de uma determinada área de trabalho procuram conhecer seu próprio canal de comunicação, bem como o de seu colega e começam a se relacionar preferencialmente dentro desse padrão de vibração comum, está sendo naturalmente construído um cenário propício para o desenvolvimento do trabalho cooperativo de equipes integradas.

(8)

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PESSOAL

Nos itens a seguir, estão explicitados vários comportamentos e situações que representam seu modo de agir ou suas preferências. Pontue esses itens usando a escala de 0 a 10. Atribua mais pontos àquela alternativa que você julga estar representando melhor seu modo de agir ou suas preferências.

Em cada questão, os pontos que você atribuir às quatro alternativas, devem necessariamente somar 10 pontos.

1. Em meus momentos de folga, gosto mais de:

( ) A - Ouvir música. ( ) B - Ver televisão.

( ) C - Andar, fazer exercícios, praticar esportes. ( ) D - Ficar filosofando sobre a vida e o mundo. 10 pts.

2. Tenho muita facilidade para:

( ) A - Localizar-me em uma cidade estranha, consultando mapas ou guias. ( ) B - Distinguir objetos pelo tato, mesmo estando de olhos vendados. ( ) C - Idealizar coisas e trabalhar com conceitos abstratos.

( ) D - Reconhecer uma pessoa, através de sua voz. 10 pts.

3. Para lembrar-me de certas informações ou fatos:

( ) A - Utilizo-me da intuição e do bom senso.

( ) B - Tento estabelecer relação com palavras mnemônicas ou relatos que já ouvi. ( ) C - Relaxo meu corpo e minha mente para criar condições favoráveis de afloramento dessas lembranças.

( ) D - Uso imagens visuais relacionadas. 10 pts..

4. Se tivesse condição de opção, escolheria como meu passatempo favorito:

( ) A - Dedicar-me a atividades ao ar livre, sentindo a brisa na pele. ( ) B - Sonhar, pensar e idealizar coisas que me fizessem feliz. ( ) C - Fotografar, desenhar ou pintar quadros.

( ) D - Freqüentar concertos, shows e programas musicais. 10 pts.

5. Sinto mais prazer em:

( ) A - Participar de conversas e bate-papos com amigos.

( ) B - Observar as pessoas e descobrir o porquê de suas motivações, comportamentos e atitudes.

( ) C - Visitar exposições de arte e museus.

( ) D - Sentir a fragrância de flores e de perfumes finos. 10 pts.

(9)

6. Geralmente, tomo minhas decisões com base em:

( ) A - Minha percepção sobre o assunto.

( ) B - Dados, gráficos e relatórios que posso estudar e consultar. ( ) C - Meu envolvimento com a alternativa que me toca mais. ( ) D - Argumentos e explicações que ouço das pessoas envolvidas. 10 pts.

7. Sinto como mais forte e mais marcante em minha individualidade:

( ) A - Os estímulos que recebo através de minha percepção visual.

( ) B - O tocar e o ser tocado, ou o prazer que sinto por comidas saborosas e por perfumes. ( ) C - Minha capacidade para perceber sons e ruídos diversos ou para apreciar uma boa música.

( ) D - A facilidade que tenho em captar sinais, mensagens ou movimentos sutis, através de minha intuição.

10 pts.

8. Tenho satisfação especial em:

( ) A - Sintonizar programas que transmitem longas entrevistas. ( ) B - Cultivar flores ou plantas, em casa ou no escritório. ( ) C - Tentar entender as questões simples do meu dia-a-dia.

( ) D - Usar roupas confortáveis, com aquele cheirinho de coisa nova. 10 pts.

9. Tenho o hábito de:

( ) A - Aprofundar o porquê dos fatos e das coisas que me cercam. ( ) B - Degustar prazeirosamente os alimentos que consumo. ( ) C - Cuidar com carinho do meu visual.

( ) D - Estudar, lendo o texto em voz alta. 10 pts.

10. Geralmente:

( ) A - Não gosto de ficar parado, vendo o tempo passar.

( ) B - Direciono minhas ações bastante influenciado por meus sentimentos interiores. ( ) C- Gosto de repetir em voz alta, por várias vezes, algo que não posso esquecer. ( ) D - Prefiro receber instruções escritas que não deixam margem de dúvidas ou interpretações.

(10)

Passe os pontos que você atribuiu a cada um dos itens anteriores, para a tabela a seguir, observando a correta localização das letras/opções de cada questão.

Em seguida, some o total de pontos obtidos em cada uma das quatro colunas:

CANAIS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

ITENS VISUAL AUDITIVO CINESTÉSICO INTUITIVO

1 B A C D 2 A D B C 3 D B C A 4 C D A B 5 C A D B 6 B D C A 7 A C B D 8 B A D C 9 C D B A 10 D C A B Totais % % % % (1) (2) (3) (4) TOTAIS (1) + (2) = % TOTAIS (3) + (4) = % (Hemisfério analítico) (Hemisfério emocional)

Em seguida, passe os percentuais de cada uma das quatro colunas dessa tabela, para os respectivos raios do gráfico:

(11)

Vo

Referências

Documentos relacionados

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Este trabalho teve como objetivo determinar as propriedades físicas (ângulos e coeficientes de atrito estático e dinâmico com a parede, ângulo de repouso, ângulo de atrito

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar