• Nenhum resultado encontrado

O QUE SUA REDE PODE FAZER POR VOCÊ?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O QUE SUA REDE PODE FAZER POR VOCÊ?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO

Mobilidade, IoT e tecnologias de nuvem viraram as redes tradicionais de pernas para o ar. Os dias em que a rede servia apenas para conectividade se foram — hoje, as redes com e sem fio precisam oferecer mais do que conectividade — espera-se que elas ofereçam insights úteis sobre o uso de mobilidade e IoT a fim de justificar investimentos futuros, para que as empresas possam adotar novas tecnologias e atender às necessidades da Geração Móvel — além de manter a rede segura e o orçamento inteiro.

Essas novas tecnologias e o ritmo das mudanças complicam as coisas para a TI. Atualmente, os líderes de TI são responsáveis pelo sucesso das iniciativas de mobilidade e IoT e devem oferecer dados e insights relevantes sobre o sucesso ou falha de projetos nessas áreas, mesmo se eles não forem os únicos tomando as decisões de tecnologia envolvendo a conectividade digital.

Na Aruba, acreditamos que é necessário mudar a discussão sobre os serviços de TI entregues com uma longa lista de investimentos em infraestrutura. Chegou a hora de pensar na infraestrutura como um ativo da empresa — que pode ser programado em tempo real para garantir conectividade segura e que pode oferecer insights em tempo real relevantes e contextualizados para ajudar você a compreender

rapidamente o sucesso ou a falha de iniciativas digitais.

Outra tendência complicando as coisas para a TI é a de ciclos de atualização de infraestrutura. Eles geralmente acontecem a cada dois anos, mas, com a introdução das iniciativas de mobilidade e IoT, estão acontecendo a cada dois meses. Como atualizar a infraestrutura bimestralmente não é uma perspectiva realista, temos que ver a infraestrutura como um ativo programável, algo que possa se adaptar a novas tecnologias digitais em vez de se tornar uma barreira à inovação.

Além disso, as tecnologias voltadas para empresas e para usuários finais, que costumavam ser gerenciadas bem de perto pela TI, agora estão sendo trazidas para o mercado de trabalho pelos líderes de negócios e usuários finais, sem a permissão da TI. Isso quer dizer que a previsibilidade precisa ser trazida de volta às operações de TI, para que possam manter seu orçamento e sua alocação de recursos sob controle.

Por último, a experiência do usuário costumava ficar em segundo plano, quando novas tecnologias eram introduzidas ao ambiente de trabalho. Agora, os líderes de TI e negócios precisam pensar na experiência do usuário (funcionários) e clientes. Os tipos de insights que os líderes de negócios recebem, o tipo de experiência que os usuários têm, a usabilidade dessas tecnologias, certamente terão um papel muito importante para justificar investimentos futuros em novas tecnologias digitais.

Repensar o jeito como vemos a infraestrutura de TI figura 1.0_081616_mfp-soa

Programável, adoção na linha de tempo de mobilidade / inovação de IoT Novas tecnologias apresentadas pela linha de

negócios e pelos usuários finais Os insights sobre a experiência do usuário são

fundamentais para o sucesso Atualização da infraestrutura de TI

a cada 2-5 anos Tecnologias voltadas para a empresa

e o cliente gerenciadas pela TI U/X fica em segundo plano, durante a

(2)

APRESENTANDO A PLATAFORMA

MOBILIDADE EM FOCO DA ARUBA

Para ajudar nossos clientes a transformar essas incríveis mudanças de requisitos de infraestrutura de TI em grandes oportunidades, apresentamos a Plataforma Mobilidade em Foco da Aruba.

Dentre os serviços oferecidos pela plataforma estão

gerenciamento de políticas de segurança, localização interna, análises e controles de rede, incluindo entrega através da nuvem pública. Os componentes de software da plataforma podem ser facilmente usados por serviços de TI e negócios de terceiros, tecnologias operacionais "movidas a" IoT e aplicativos móveis voltados ao usuário final.

A Plataforma Mobilidade em Foco está pronta para os desenvolvedores — além dos muitos modos como qualquer aplicativo existente pode ser aperfeiçoado através da integração à plataforma, a comunidade de desenvolvedores pode aproveitar as extensões, APIs, kits de desenvolvimento de software disponíveis e criar serviços e aplicativos inéditos até agora.

Graças aos componentes da plataforma, não só é possível ter insights contextualizados sobre o estado de usuários, dispositivos e aplicativos, mas também influenciar o modo como a infraestrutura se comporta. Por exemplo, se for necessário atualizar a imposição de políticas para um dispositivo específico de um usuário específico, podemos

programar a rede para direcionar o tráfego de modo diferente para melhorar a segurança de dados, e mudar o jeito como os espaços físicos interagem com dispositivos móveis baseados em seu local ou identidade.

Outro elemento-chave da Plataforma Mobilidade em Foco é nosso ecossistema de parceiros de tecnologia. Isso permite que nossos clientes inovem na velocidade do ecossistema, não na velocidade de um só fornecedor — para resolver seus desafios de TI mais difíceis relacionados à colaboração móvel, iniciativas de local de trabalho aberto, segurança de BYOD e IoT e envolvimento com o cliente, entre outros. Isso quer dizer que as organizações de TI podem responder rapidamente às demandas de empresas e usuários finais e eliminar a imprevisibilidade em suas operações mais rápido do que nunca.

Graças a nossos programas de parceiros de ecossistema de tecnologia, os desenvolvedores têm chance de trabalhar e anunciar para um grande número de clientes de grande porte da Aruba e nos ajudar a lidar com os desafios dos clientes com os quais não podemos lidar sozinhos, em muitas indústrias e regiões verticais. Os membros da nossa comunidade tecnológica continuam a investir tempo e recursos em nosso programa de ecossistema e a demonstrar sua confiança em nossa habilidade de oferecer suporte e serviços em escala, graças ao nosso reconhecido histórico como o principal provedor de soluções seguras de mobilidade para muitas grandes empresas, em todo o mundo.

Cheio de insights, fácil de consumir e pronto para desenvolvedores figura 2.0_081616_mfp-soa

INFRAESTRUTURA ARUBA: WI-FI, BLE, COM FIO, WAN

SERVIÇOS DE TI

APLICATIVOS VOLTADOS PARA EMPRESA E USUÁRIO

PLATAFORMA MOBILIDADE EM FOCO

(3)

DO QUE É FEITA A PLATAFORMA

MOBILIDADE EM FOCO DA ARUBA?

A Plataforma Mobilidade em Foco da Aruba é a camada de software inteligente que programa a infraestrutura Aruba em tempo real e é projetada para compartilhar insights ricos e contextualizados com aplicativos de negócios, de TI e voltados aos usuários finais de terceiros, para acelerar a adoção de iniciativas de tecnologia digital "movidas a" mobilidade e IoT. As ferramentas estão disponíveis para parceiros e

desenvolvedores do nosso ecossistema, conforme descrito a seguir. Para ter acesso aos controles e insights de rede em tempo real, estamos acrescentando ao nosso sistema operacional de rede sem fio o ArubaOS, um novo conjunto de APIs REST na versão 8.0. Na rede, os serviços são implantados via nuvem pública e uma biblioteca de APIs REST similares ainda está disponível.

No lado do gerenciamento de políticas, a nossa biblioteca de APIs REST melhorou desde a primeira versão, mas também estamos abrindo nossas portas para aplicativos de terceiros hospedados na nuvem, com nosso novo repositório de extensões, para melhorar o jeito como aplicamos políticas à infraestrutura. Falaremos sobre isso mais tarde.

O nosso conjunto existente de bibliotecas de API e kits de desenvolvimento de software (SDK) para gerenciamento de redes, análise de redes e serviços internos baseados em local continuam a estar disponíveis para nossos parceiros e clientes de ecossistema.

SIMPLIFIQUE AS OPERAÇÕES WLAN DE CAMPUS EM

VÁRIOS NÍVEIS

Agindo como o cérebro de uma rede sem fio em grande escala, o novo ArubaOS 8.0 foi projetado para oferecer os mais altos níveis de confiabilidade para os usuários móveis.

O ArubaOS 8 pode ser implantado em um servidor appliance, facilitando significativamente o modelo de consumo para esse sistema operacional de rede sem fio. Isso quer dizer que expandir o alcance de uma WLAN baseada em controladora para novos prédios ou novos sites significa simplesmente reutilizar o mesmo software baixado, instalado em novos servidores appliance — sem ter que aguardar as controladoras appliance baseadas em hardware chegar — acelerando as operações de TI, no processo.

Com a versão 8.0, recursos fundamentais que permitem a classificação de aplicativos, roaming suave, gerenciamento de RF e vários outros aspectos podem ser atualizados em tempo real, sem necessidade de se parar a rede. Além disso, vários sistemas operacionais na mesma infraestrutura de rede podem ser gerenciados de um só appliance do Mestre da Mobilidade. Os administradores de TI podem introduzir uma nova versão do sistema operacional apenas em uma parte do ambiente, sem ter que fazer upgrade na rede inteira. Essas capacidades aumentam o nível de programabilidade da infraestrutura de rede sem fio em tempo real, além de reduzir significativamente as despesas operacionais, para manutenção contínua.

Acesse insights e programe a rede em tempo real figura 3.0_081616_mfp-soa

ArubaOS 8.0 com APIs REST

CONTROLES DE REDE

Aruba Central com APIs REST

REDE DE NUVEM

Aruba AriWave com APIS de XML northbound

GERENCIAMENTO DE REDE

Mecanismo de Análise e Localização (ALE) da Aruba com APIs REST northbound

ANÁLISE DE LOCAL

Aruba ClearPass com APIs REST e repositório de extensões

GERENCIAMENTO DE POLÍTICAS

Aruba Meridian com SDK de desenvolvimento de aplicativos móveis e APIs REST

SERVIÇOS DE MICROLOCALIZAÇÃO

(4)

Com capacidade de processamento, armazenamento e espaço na memória cada vez maiores disponíveis em um Mestre da Mobilidade Aruba, as implantações de Wi-Fi de alta densidade que usam design de picocélula para cobertura de RF (auditórios, estádios, salões de conferências, etc.) podem automatizar o canal de RF e canalizar as atribuições de largura e potência em rádios de ponto de acesso. Com o aprendizado de máquina, o novo Aruba AirMatch atribui canais, largura de canais e potência ideais para cada ponto de acesso automática e periodicamente,para programar a infraestrutura sem intervenção manual.

O novo Aruba MultiZone, também ativado via Mestre da Mobilidade Aruba, permite que o mesmo ponto de acesso Aruba ofereça redes sem fio diferentes, com extremidades em controladoras de mobilidade diferentes. Isso permite vários locatários em pontos de acesso Wi-Fi e privacidade dos dados em redes diferentes, sem a necessidade de instalar redes sem fio separadas. Por exemplo, um aeroporto em que lojistas, o pessoal operacional, as companhias aéreas e os viajantes usam a mesma infraestrutura de ponto de acesso, com aplicações de rede e segurança fisicamente separadas no backend. Enquanto houver uma parceria entre tais locatários, a infraestrutura pode ser programada em tempo real, via ArubaOS 8, para definir o conjunto certo de políticas.

PERMITA UM DESEMPENHO PREVISÍVEL

PARA QUALQUER APLICATIVO

As mais recentes inovações no ArubaOS 8 podem melhorar significativamente a experiência de colaboração digital entre visitantes e funcionários. Com o suporte para clusters das controladoras de mobilidade Aruba, o ArubaOS 8 permite um failover sem perda de bits para fluxos de tráfego de voz e vídeo, em caso de falhas na controladora-âncora de mobilidade. Essa capacidade só está disponível porque todas as controladoras de mobilidade compartilham, entre si, informações de estado de rede, usuário e sessão em tempo real, quando fazem parte de um cluster.

O failover sem perda de bits é ativado usando o Mobility Master na rede, para controlar os serviços de rede. O Mestre da Mobilidade também se integra a uma variedade de aplicativos de colaboração — incluindo os personalizados desenvolvidos por líderes de TI e de negócios, através dos desenvolvedores com quem têm parceria. Com as novas assinaturas do Aruba AppRF, os desenvolvedores podem criar um perfil para seu novo aplicativo, carregá-lo no Mestre da Mobilidade, e o resto da rede pode começar a aplicar políticas contextualizadas baseadas em usuário, dispositivo e local, em tempo real.

Simplificar as operações WLAN de campus em vários níveis

figura 4.0_081616_mfp-soa

CLUSTERS DE CONTROLADORAS

DE MOBILIDADE

AirMatch para WLANs de alta densidade

Facilidade de adicionar e alterar com controladoras de mobilidade virtual

Upgrades de recursos durante o serviço e várias versões de SO MultiZone para

pontos de acesso multilocatário

MESTRE DA MOBILIDADE

(5)

O ArubaOS 8 também protege chamadas de vídeo e voz Cisco Jabber, assim como chamadas via Wi-Fi. Esses dois aplicativos, similares ao Microsoft Skype for Business, são relativamente complicados para se identificar. Eles tendem a executar fluxos de sessão com criptografia e informações de estado, em que alguma inspeção de pacotes precisa ser executada para programar a infraestrutura de rede em tempo real, aplicando políticas baseadas em tipos de dispositivos e funções de usuário.

E também há os sites remotos e de filial. Como todos sabemos, de forma similar ao Wi-Fi, a largura de banda das redes de área ampla (WAN) é limitada e precisa ser gerenciada com inteligência em uma grande variedade de aplicativos e dispositivos que precisam de acesso. Com o ArubaOS 8, as Controladoras de Mobilidade série Aruba 7000 agora gerenciam a largura de banda por categoria e tipo de aplicativo, nos uplinks WAN. Isso oferece, às equipes e desenvolvedores de TI, a flexibilidade de implantar aplicativos críticos em sites remotos, programando a infraestrutura em tempo real, com base em políticas específicas de usuário e dispositivo.

EXPANDA O CONTEXTO DA POLÍTICA PARA

QUALQUER APLICATIVO DA NUVEM OU

DISPOSITIVO DE IOT

Agora, vamos falar sobre gerenciamento de políticas usando o Aruba ClearPass. A nova capacidade ClearPass OnConnect acelera a adoção de dispositivos IoT, ativando a imposição de SNMP das políticas de nível de dispositivo após o tipo de dispositivo ganhar um perfil automaticamente. O OnConnect não exige que os dispositivos IoT passem por uma série de etapas de autenticação antes de se imporem políticas de nível de dispositivo em uma infraestrutura de rede de acesso com fio de vários fornecedores.

O ClearPass também está expandindo suas habilidades para conversar com aplicativos SaaS baseados na nuvem e melhorar os fluxos de trabalho de segurança, TI e usuário final. Algumas das integrações para as Extensões do ClearPass incluem o Intel McAfee Security, para verificações de integridade do dispositivo pelo usuário final, o Kasada, para autenticação multifator, e o Envoy, para automação do registro de convidado. Integrar o ClearPass aos aplicativos mais comuns em nossa vida social — como Slack, Facebook Messenger e Amazon Echo — também é possível, abrindo possibilidades para os desenvolvedores de aplicativos que desejarem aproveitar as muitas informações de dispositivo e usuário disponíveis dentro do ClearPass.

Permitir um desempenho previsível em todos os novos aplicativos

figure 5.0_081616_mfp-soa CLUSTERS DE CONTROLADORAS DE MOBILIDADE SÉRIE 7000 NA FILIAL Failover sem bits para fluxos de tráfego em tempo real,

durante a falha da controladora

Gerenciamento de largura de banda de WAN por aplicativo, dispositivo, política de usuário

Cisco Jabber e chamadas Wi-Fi

Aplicativos de negócios com assinaturas

personalizadas MESTRE DA

(6)

EXPANDA A INFRAESTRUTURA DE TI PARA SITES

REMOTOS E DE FILIAL, GRAÇAS À REDE NA NUVEM

Conforme você expande seus serviços de rede para muitos locais espalhados dentro da empresa, talvez ache interessante explorar a rede na nuvem. É relativamente simples de

implementar e dimensionar, dado que ela é implantada como um Software como serviço (SaaS), com um modelo de aquisição flexível e opções de assinaturas anuais.

A Central Aruba, o serviço de rede na nuvem dentro da Plataforma Mobilidade em Foco, agora oferece um portal de serviços gerenciados para nossos parceiros de canal desenvolverem suas próprias ofertas de serviços gerenciados no mercado, sem ter que investir em um portal em separado, e gerenciar as soluções de Wi-Fi, rede com fio e rede de área ampla para seus clientes em um só lugar.

O portal de serviços gerenciados disponível na Central Aruba facilita significativamente o processo de gerenciamento de redes distribuídas para empresas com várias equipes de administração de TI, com requisitos de gerenciamento separados em vários locais.

Para que os engenheiros de campo facilmente implantem e mantenham uma infraestrutura Aruba, a Central vem com uma interface de aplicativos móveis para registro do dispositivo com um só toque e monitoramento contínuo. Os técnicos em sites remotos podem digitalizar o código de barras nos pontos de acesso, switches e gateways de WAN da Aruba e registrar esse dispositivo em sua conta da Central automaticamente. Não há necessidade de se manter uma longa lista de endereços MAC e números de série.

Expandir as políticas para qualquer aplicativo da nuvem ou dispositivo de IoT

Expandir a infraestrutura de TI para sites remotos e de filial, graças à rede na nuvem

figura 6.0_081616_mfp-soa SWITCHES DE ACESSO

MULTIFORNECEDOR

AUTENTICAÇÃO MULTIFATOR, FLUXOS DE TRABALHO DE REGISTRO DE CONVIDADOS E MAIS ClearPass OnConnect

para integrar dispositivos IoT pré-autenticação

Imposição

de SNMP de extensõesRepositório

Aplicativos SaaS para melhorar os fluxos de trabalho de segurança, TI e usuário final

CLEARPASS

figura 7.0_081616_mfp-soa PONTOS DE ACESSO

INSTANTÂNEOS ARUBASWITCHES ARUBA2540 E 29XX SÉRIE 7000

Análise de aplicativos e imposição de políticas Análise de presença e Claridade Aruba Visibilidade e configuração de rede com fio

Gerenciamento de roteamento de WAN

Aplicativo móvel para implantação e monitorização

Interface de usuário simplificada e portal MSP

(7)

A Central vem com visibilidade de tipos, categorias e reputações de aplicativos, incluindo aplicativos da web, com análises detalhadas que podem ser consumidas por serviços northbound. Os dados de análise de presença ainda estão disponíveis via Central, aproveitando a proximidade de dispositivos móveis, estejam associados ou não à rede Wi-Fi. A análise de presença permite que uma empresa dispersa planeje melhor projetos envolvendo imóveis no futuro e, no caso de empresas que têm contato direto com o público, como varejistas, compreenda melhor o comportamento dos visitantes — quantos usuários aparecem em áreas específicas, quanto tempo passam lá e como estão interagindo com o ambiente físico entre eles.

Com a Claridade Aruba, a Central monitora as métricas de tráfego ativo gerado por dispositivos móveis, para ajudar a ver que tipo de serviços de rede (DHCP, DNS, RADIUS e WAN) podem estar mais lentos do que o esperado. Isso ajuda a TI a identificar problemas antes de os usuários finais começaram a reclamar sobre problemas de conectividade da rede. Com relatórios de tendências sobre o desempenho contínuo de tais serviços, as equipes de TI podem planejar melhor os investimentos futuros em infraestrutura.

ACELERE AS INOVAÇÕES DOS SERVIÇOS

INTERNOS DE MICROLOCALIZAÇÃO

Com a Plataforma Mobilidade em Foco, os desenvolvedores podem criar serviços internos de localização em smartphones. Usando o software Aruba Meridian e os beacons da Aruba, os parceiros de plataforma podem oferecer a capacidade de os usuários de aplicativos móveis se localizarem uns aos outros em tempo real.

Graças às recentes melhorias, os Aruba Beacons têm uma duração de bateria de até cinco anos, deixando a manutenção contínua mais fácil. Os Aruba Beacons continuam a ser gerenciados centralizadamente pelo software Meridian. O software Meridian não apenas permite que os

desenvolvedores criem experiências avançadas entre usuários e marcações de lugares como salas de reunião e cafeterias, mas também que os desenvolvedores criem conexões entre usuários individuais de seus aplicativos móveis, via compartilhamento de local interno.

Acelerar a inovação para serviços internos de microlocalização figura 8.0_091916_mfp-soa

BEACONS DA ARUBA Compartilhamento de local privado,recíproco; aberto adesenvolvedores via SDK Até 4 anos de bateria

Relatórios por local baseado em objetivos e segmentos de usuário, para otimizar campanhas de marketing e ter insights docomportamento do usuário MERIDIAN

(8)

www.arubanetworks.com SO_MFP_091916 1344 CROSSMAN AVE | SUNNYVALE, CA 94089 USA

1.844.473.2782 | T: 1.408.227.4500 | FAX: 1.408.227.4550 | INFO@ARUBANETWORKS.COM Graças ao compartilhamento de local disponível internamente

em aplicativos móveis que usam o Meridian, outros usuários que compartilham seu local com você ficam visíveis nos mesmos mapas internos práticos no seu smartphone. Isso cria oportunidade para nossa comunidade de desenvolvedores aproveitarem o serviço e para ajudar a aumentar o

envolvimento de clientes e funcionários na mobilidade. Nas instituições de ensino, podemos acompanhar nossos amigos pelo campus. Nas horas das compras, podemos pedir ajuda de um membro da equipe que esteja mais perto. As equipes de resposta a emergências podem localizar rapidamente indivíduos que precisem de ajuda. Há infinitos casos de uso.

Com o Meridian, os líderes de negócios podem ter acesso às análises e taxas de sucesso de presença feitas graças aos beacons para objetivos pré-definidos. Os novos Objetivos Meridian trazem um nível mais alto de insights sobre envolvimento de usuários, indo além do simples monitoramento de análises de beacons para o tempo de paralisação em um local específico. Ele oferece, às empresas, um entendimento melhor de como os usuários interagem com seus aplicativos móveis, as notificações push que eles recebem e os espaços físicos entre eles. Melhores insights para os desenvolvedores significam melhor usabilidade para usuários móveis e maior eficiência das campanhas de envolvimento.

CONCLUSÃO

Com a introdução da Plataforma Mobilidade em Foco da Aruba, a tecnologia da Aruba continua a eliminar a lacuna entre as prioridades de negócios e de TI — insights úteis para as empresas que dependem da rede, novas e mais ricas experiências para a Geração Móvel e operações previsíveis e seguras para a TI.

A Plataforma Mobilidade em Foco está pronta para os desenvolvedores e oferece muitos insights, disponibilizando informações contextualizadas sobre tudo o que estiver conectado na empresa para consumo de aplicativos de terceiros hospedados na nuvem privada ou na pública. Ela está pronta para conectividade de IoT e mobilidade, indo além dos requisitos de rede tradicionais das últimas duas décadas. Graças à sua arquitetura "movida a" software e fácil de consumir, ela permite que os clientes da Aruba comecem a aproveitar rapidamente seus benefícios exclusivos, sem aumentos significativos nas despesas operacionais.

Com essa plataforma, a Aruba consegue integrar soluções de rede na borda, para mobilidade e IoT, sob o mesmo teto. A infraestrutura de comutação de Ethernet cabeada, ponto de acesso Wi-Fi, beacons BLE e roteamento de WAN é composta de um conjunto unificado de componentes de hardware em todos os locais. Esses componentes são implantados automaticamente e são gerenciados centralizadamente, simplificando significativamente as operações de rede.

Referências

Documentos relacionados

Como todos os medicamentos, Catapresan pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Os acontecimentos adversos mais frequentes são a

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

No momento em que Beauvoir escreve O segundo sexo , meados do século XX no contexto europeu do pós-guerra, o campo intelectual francês tinha a filosofia como

• O exame citológico pode indicar o tipo e quantidade de bactérias envolvidas nas infecções de pele (Figura 3) • Bactérias fagocitadas no interior de neutrófilos são

- Você escolhe o seu nome, a sua marca, a sua imagem - Tem total liberdade e comando sobre as decisões na sua empresa - Pode desenvolver de forma imediata cursos certificados

Foco do conhecimento produzido → Distante da resolução prática Transferência desse conhecimento → Ineficiente (unidirecional) Perpetuação desses limites →