• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO PÚBLICA E TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO PÚBLICA E TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

PERÍODO 2020.2 (CALENDÁRIO SUPLEMENTAR III)

GESTÃO PÚBLICA

E

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

(2)
(3)
(4)

VISÃO GERAL DAS DISCIPLINAS

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Metodologia do Trabalho Científico | Teoria Geral da Administração |

Fundamentos das Ciências Sociais | Introdução à Economia

P1

P2

Fundamentos de Contabilidade | Fundamentos de Gestão Pública

P3

Contabilidade Pública | Gestão de Pessoas no Setor Público |

Gestão de Proc. e Est. Org. | Direito Constitucional

P4

Direito Administrativo | Gestão Financeira |

Planejamento Governamental

Elaboração e Gestão de Programas e Projetos Públicos | Pesquisa Aplicada |

Orçamento Público

P5

Desenvolvimento Sustentável

P6

P7

Ética na Gestão Pública | Gestão Estadual e Regional | Economia Brasileira |

Tópicos Especiais em Métodos e Técnicas de Pesquisa I

P8

Desenvolvimento, Território e Meio Ambiente (Optativa II) | Tópicos

Especiais em Gestão Pública I- Poder Local e Gestão Pública | TCC

Curso: Tecnologia em Gestão Pública

(5)

CURSO: BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

(6)

14h às 16h

16h às 18h

Docente Responsável Docente Responsável

HORÁRIO DO P1

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Horário

Fundamentos das Ciências Sociais Fundamentos das Ciências Sociais Vanderson Carneiro Vanderson Carneiro Introdução à Economia Introdução à Economia Carla Calixto Carla Calixto Teoria Geral da Administração Flávio Perazzo Flávio Perazzo Metodologia do Trabalho Científico Metodologia do Trabalho Científico Cletiane Araújo/ Íris Gomes Teoria Geral da Administração Cletiane Araújo/ Íris Gomes

(7)

EMENTÁRIO DO P1

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Elementos metateóricos (ontologia, epistemologia e metodologia), teoria (proposição correta: válida e verdadeira); lógica dedutiva, indutiva e falácias; conceitos; proposições (descritivas, preditivas e causais); desenhos de pesquisa; método experimental e quase experimental; estudo de caso; técnicas de seleção de casos; principais técnicas de coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos; métodos mistos; elementos de apresentação do texto científico (ABNT). Métodos mistos (mix-methods); teoria fundada nos dados (groundedtheory); aspectos éticos da pesquisa; critérios de validação; delimitação do campo e construção do objeto (objetividade e subjetividade); técnicas de coleta e registro (observação, entrevista, questionários, análise documental); técnicas de análise (análise do discurso, semiótica, construção de tipologias, análise qualitativa comparada); softwares de análise (ATLAS.TI e Sphinx).

Metodologia do Trabalho Científico (60h)

Teoria Geral da Administração (60h)

O que é Administração: definição e visão geral. Fundamentos básicos da administração; Evolução histórica da administração. A importância da revolução industrial para o estudo da administração. A divisão do trabalho. Abordagem Clássica da Administração. A Administração Científica. Escola de Relações Humanas. Teoria Burocrática. Teoria Comportamental. Abordagem Sistêmica e Cibernética. Teoria da Decisão. Teoria Contingencial.

(8)

EMENTÁRIO DO P1

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

O contexto histórico do surgimento da sociologia. A sociologia como ciência e sua relação com as outras ciências sociais. Conceitos Básicos da Sociologia. Os clássicos do pensamento sociológico: Durkhein, Weber, Marx. A evolução do pensamento sociológico: referenciais teóricos clássicos para o estudo da sociedade. Sociedade e trabalho; poder e cultura política, classes sociais e questões sociais. Movimentos Sociais e Grupos de Interesse. Estado e Sociedade. Análise das relações étnico-raciais no Brasil: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.Trajetória histórica da construção do racismo, das manifestações de etnocentrismo e seus reflexosnas instituições de ensino, nos ambientes educacionaisformais e informais.

Fundamentos das Ciências Sociais (60h)

Introdução à Economia (60h)

Conceitos e princípios de economia. Evolução do Pensamento Econômico. Noções de Microeconomia: mercado e preços; demanda e oferta; teoria do consumidor; teoria da firma; estrutura de mercado e eficiência. Noções de Macroeconomia: determinação da renda e do produto nacional; mercado de bens e serviços e lado monetário. O setor externo, câmbio e estrutura de balança de pagamento.

(9)

CURSO: BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

(10)

HORÁRIO DO P2

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Terça

Quarta

Horário

14h às 16h

16h às 18h

Docente Responsável Docente Responsável Fundamentos da Gestão Pública Fundamentos da Gestão Pública Marco Acco Marco Acco Fundamentos da Contabilidade Fundamentos da Contabilidade Hermann Atila Hermann Atila

(11)

EMENTÁRIO DO P2

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Estado, Governo e Administração Pública; governo responsável (accountability); Modelos da Administração Pública; História da Administração Pública Brasileira; Processos administrativos; Regime jurídico, bases e organização do Direito Público brasileiro; Ciclo das políticas públicas; Reforma administrativa; Modelos de governança pública.

Fundamentos da Gestão Pública (60h)

Fundamentos de Contabilidade (60h)

Noções Históricas. Conceitos básicos de contabilidade. Princípios Contábeis. Objeto e objetivos da contabilidade. Campo de aplicação e usuários da informação contábil. Patrimônio: componentes do patrimônio, situações patrimoniais, origens e aplicações de recursos.

Técnicas Contábeis. Livros de Escrituração. Apuração do resultado do exercício. Balancete de Verificação. Plano de Contas. Elaboração das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração do resultado do exercício. Fluxo de Caixa.

(12)

CURSO: BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

(13)

HORÁRIO DO P3

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Horário

14h às 16h

16h às 18h

Docente Responsável Docente Responsável Gestão de Proc. e Est. Org. Gestão de Proc. e Est. Org. Hermann Atila Hermann Atila Gestão de Pessoas no Setor Público Sabrina Cabral Gestão de Pessoas no Setor Público Direito Constitucional Sabrina Cabral Glauco Salomão Contabilidade Pública Geraldo Magela Contabilidade Pública Geraldo Magela Direito Constitucional Glauco Salomão

(14)

-EMENTÁRIO DO P3

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Contabilidade pública: patrimônio público, campo de aplicação da contabilidade pública, métodos e sistemas de escrituração. Planificação contábil. Classificação contábil e orçamentária. Controle da execução orçamentária. Balanço e tomada de contas. Exercício Financeiro. Contabilidade orçamentária, financeira e patrimonial: aspectos fundamentais. Lei de responsabilidade fiscal e relatórios. Noções sobre controles e avaliação.

Contabilidade Pública (60h)

Gestão de Pessoas no Setor Público (60h)

Evolução histórica da gestão de pessoas. Estrutura e processos em gestão de pessoas. Fundamentos conceituais da gestão de pessoas no setor público. Elementos da teoria organizacional para a gestão de pessoas no setor público. Gestão de pessoas e reforma do Estado. Planejamento estratégico de pessoas no setor público. Gestão de equipes, gestão por competências e gestão do conhecimento. Desenho de cargos e carreiras públicas. Gestão da remuneração no setor público. Motivação humana. Liderança e relações de poder. Cultura, mudança e comunicação organizacional. Política de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Controle interno na gestão de pessoas. Recrutamento e seleção de pessoas no setor público. Previdência de servidores públicos. Higiene e segurança no trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Tendências da área de gestão de pessoas no setor público.

(15)

EMENTÁRIO DO P3

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Evolução do estudo da administração. Administração como processo. Análise e prognóstico administrativo. Métodos administrativos. Fluxograma. Arranjo físico (layout). Análise da distribuição do trabalho. Formulários. Manuais administrativos. Estrutura organizacional. Departamentalização. Linha e assessoria. Delegação, centralização e descentralização. Benchmarking, reengenharia e empowerment.

Gestão de Processos e Estruturas Organizacionais (60h)

Direito Constitucional (60h)

Noções introdutórias e históricas. Poder Constituinte. Controle da Constitucionalidade. Princípios Fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado. Da Organização dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Funções Essenciais da Justiça. Da defesa do Estado e das Instituições Democráticas.

(16)

CURSO: BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

(17)

HORÁRIO DO P4

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Horário

14h às 16h

16h às 18h

Docente Responsável Docente Responsável Planejamento Governamental/ PESP Direito Administrativo Ana Luisa Joseneide

Pessoa JoseneidePessoa Gestão Financeira Geraldo Magela Geraldo Magela Direito Administrativo Ana Luisa Gestão Financeira -Planejamento Governamental/ PESP

(18)

-EMENTÁRIO DO P4

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Administração Pública. O Direito Administrativo. Poderes Administrativos. Atos Administrativos. Contratos Administrativos. A Licitação Como Procedimento Seletivo Prévio Para a Efetivação do Contrato Administrativo. Servidores Públicos. O Domínio Público. A Responsabilidade Civil da Administração. Controle da Administração Pública. Intervenção na Propriedade. Atuação no Domínio Econômico.

Direto Administrativo (60h)

Gestão Financeira (60h)

Conceitos básicos do Planejamento Estratégico. Principais teorias, modelos, metodologias e instrumentos de planejamento estratégico aplicados ao setor público. Planejamento tradicional, planejamento estratégico situacional, prospectiva estratégica, foresight, Global Business Network, planejamento não-euclidiano. Aspectos técnicos e políticos do planejamento governamental. O debate brasileiro sobre PEG. Casos recentes de planejamento estratégico aplicados ao setor público no Brasil.

Planejamento Governamental / PESP (60h)

Conceituação. Bens públicos. Políticas fiscal e monetária. Teoria de tributação e de incidência. Equidade e eficiência. Avaliação de dispêndios públicos. Federalismo. Sistema tributário brasileiro. Finanças públicas locais (Estados e Municípios).

(19)

CURSO: BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

(20)

HORÁRIO DO P5

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Terça

Sexta

Horário

14h às 16h

16h às 18h

Docente Responsável Docente Responsável Orçamento Público Maria Daniella Maria Daniella Pesquisa Aplicada Pesquisa Aplicada Iris Gomes Iris Gomes Orçamento Público

Segunda

Elaboração e Gestão de Programas e Projetos Públicos Elaboração e Gestão de Programas e Projetos Públicos Glenda Dantas Glenda Dantas

(21)

EMENTÁRIO DO P5

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Aplicações da pesquisa científica na gestão pública; relação orientador-orientando; princípios da redação científica; normas de apresentação do texto científico; estrutura da monografia (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais).

Pesquisa Aplicada (60h)

Orçamento Público (60h)

Noções históricas sobre controle orçamentário e financeiro dos recursos públicos no Brasil. Orçamento público: princípios e planejamento. Receitas e Despesas Públicas. Plano Plurianual. Lei das Diretrizes Orçamentárias. Lei Orçamentária Anual. Elaboração do orçamento público. Ciclos Orçamentários. Controle e execução orçamentária. Técnica de orçamento–programa. Noções básicas (Governo federal): Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento - SIOP e Sistema de Administração Financeira – SIAFI.

Fundamentos Básicos de Portfólio, Programas e Projetos. Conceitos Gerais e históricos sobre projetos. Seleção de Projetos. Estruturação Estratégica do Projeto e Estruturação Operacional do Projeto. Gestão por Resultados. Integração da Estratégia com o Portfolio, Programas e Projetos. Gestão de Portfolio. Gestão de Programas. Conhecimentos das Áreas de Conhecimento e dos Grupos de Processos do PMBoK.

(22)

CURSO: BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

(23)

HORÁRIO DO P6

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Quarta

Horário

14h às 16h

16h às 18h

Docente Responsável Docente Responsável Desenvolvimento Sustentável Juliana Moreira Desenvolvimento Sustentável Juliana Moreira

(24)

EMENTÁRIO DO P6

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Macro ambiente e suas abordagens. Conceitos: Sustentabilidade e Desenvolvimento

Sustentável. Agenda 21 e os marcos regulatórios da questão ambiental. Políticas públicas,

Externalidades e desenvolvimento sustentável: Responsabilidade social e pública:

governo, empresas, escolas e família. Relações entre Tecnologia, Inovação e

Sustentabilidade. Sustentabilidade, governança e mudança em organizações públicas.

Fundamento central da Economia Verde. Políticas públicas e Green Jobs. Energia e Meio

Ambiente: aspectos e soluções. Eco-Empreendedorismo e o Desenvolvimento

Sustentável. Educação para a Sustentabilidade. Educação Ambiental. Instrumentos.

(25)

CURSO: BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

(26)

HORÁRIO DO P7

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Segunda

Terça

Quinta

Horário

14h às 16h

16h às 18h

Docente Responsável Docente Responsável

Tópicos Especiais em Métodos e Técnicas de Pesquisa I Economia Brasileira Carla Calixto Carla Calixto Ética na Gestão Pública Joseneide Pessoa Gestão Estadual e Regional Marco Acco

Tópicos Especiais em Métodos e Técnicas de Pesquisa I Economia Brasileira Cletiane Araújo/ Íris Gomes Cletiane Araújo/ Íris Gomes

(27)

EMENTÁRIO DO P7

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

O conceito de filosofia: o homem refletindo e agindo através dos tempos. O conhecimento e os procedimentos lógicos. A ciência, a moral e a estética na existência do ser humano. O pensamento grego, medieval, moderno e contemporâneo. Ética como doutrina da conduta humana. Gênese, formação e evolução ética. Consciência ética. Ética profissional. Código de ética do Administrador. A ética nas Organizações. Postura do Administrador Público no Mercado Globalizado.

Ética na Gestão Pública (30h)

Economia Brasileira (60h)

As características estruturais da economia brasileira no pós-guerra, e o processo de industrialização. Crescimento com endividamento externo: o ajuste estrutural dos anos 70 e a evolução do processo de endividamento externo. As políticas macroeconômicas e a renegociação da divida externa na década de 80. O Cruzado e os planos de combate a inflação inercial na segunda metade da década de 80. As políticas de estabilidade monetária, privatização e abertura no início da década de 90: o plano Collor. A experiência do Real: a estabilidade monetária no contexto da privatização e da abertura da economia brasileira, no primeiro Governo FHC. Desequilíbrio externo e ausência de crescimento: a política macroeconômica no segundo governo FHC. Políticas Sociais e continuidade das políticas macroeconômicas no governo Lula. A economia brasileira no inicio do século 21: estabilidade monetária, crescimento econômico e inserção internacional.

(28)

EMENTÁRIO DO P7

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Projeto de pesquisa (revisão); Elementos estruturais do TCC; Identificação e

aprofundamento do objeto de pesquisa; Elaboração de plano de análise; Métodos e

técnicas de investigação e sua aplicação em distintos desenhos de pesquisa; Identificação

de fontes de dados e conhecimento de critérios de amostragem (quali-quanti);

Confiabilidade e validade; Estruturação de instrumentos de produção/coleta de dados;

Enfoques analíticos (quali-quanti); Organização de pesquisa de campo e dos dados

(banco/livro de códigos); Utilização de software de tratamento e análise de dados

(ATLAS.TI e Sphinx); Análise e interpretação de dados.

Tópicos Especiais em Métodos e Técnicas de Pesquisa I (60h)

Governo estadual e a questão do desenvolvimento regional pós-Constituição de 1988:

atribuições e responsabilidades; O federalismo das políticas públicas e o papel dos

governos Estaduais; Macroestrutura do governo da Paraíba – áreas de atuação, tamanho;

presenças e ausências; Macroestrutura do governo estadual: leituras comparadas. Temas

estratégicos de gestão estadual: gestão de pessoal, endividamento, coordenação

intergovernamental; A questão regional e o desenvolvimento regional: planos estaduais de

desenvolvimento.

(29)

CURSO: BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

(30)

HORÁRIO DO P8

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Quarta

Sexta

Horário

14h às 16h

16h às 18h

Docente Responsável Docente Responsável TCC Lizandra Serafim Tópicos Especiais em

Gestão Pública I- Poder Local e Gestão Pública

Anderson Nascimento Anderson Nascimento Desenvolvimento, Território e Meio Ambiente (Optativa II)

Glenda Dantas / Vico Dênis

Sábado

Glenda Dantas / Vico Dênis Desenvolvimento, Território e Meio Ambiente (Optativa II)

Tópicos Especiais em Gestão Pública I- Poder

Local e Gestão Pública TCC Lizandra Serafim

Horário

08h às 12h

Docente Responsável Docente Responsável

14h às 18h

(31)

EMENTÁRIO DO P8

Curso: Bacharelado em Gestão Pública

Territorio e teritorialidade. A questão do desenvolvimento: desenvolvimento e crescimento; desenvolvimento local; neodesenvolvimentismo. A relaçãoEstado e sociedade civil. A comunidade e o contexto histórico. Atuação e importância das ações coletivas. Associativismo, movimentos sociais e organização de interesses. Cidadania participativa e comunidade Poder, dominação e os conflitos sociais.

Desenvolvimento, Território e Meio Ambiente (60h)

Tópicos Especiais em Gestão Pública I- Poder Local e Gestão Pública (60h)

Os discentes deverão desenvolver uma Monografia ou um Projeto de Aplicação na Área do Curso. Esse trabalho abrange o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada aos temas do campo de públicas.

TCC (120h)

Discute o poder local e pequenos municípios. Estabilidade do governo local e relações com grupos sociais. Atores que impactam e realizam pressão sobre a gestão pública. Analisa as relações entre poder executivo e setores de políticas públicas. Poder Executivo e legislativo. Discute a variável território como dimensão da gestão das políticas públicas.

(32)

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

(33)

HORÁRIO DO P6

Curso: Tecnologia em Gestão Pública

Curso: Tecnologia em Gestão Pública

14h às 16h

Docente Responsável Docente Responsável

TCC

Lizandra Serafim

Horário

Sexta

16h às 18h

TCC

Lizandra Serafim

(34)

EMENTÁRIO DO P6

Curso: Tecnologia em Gestão Pública

Práticas de Gestão Pública

Políticas Governamentais

Estratégias de Desenvolvimento Regional

Os alunos do curso de Tecnologia em Gestão Pública deverão desenvolver uma

Monografia ou um Projeto de Aplicação na Área do Curso. Esse trabalho abrange o

desenvolvimento de uma pesquisa aplicada abordando abordando qualquer tema

vinculado a três eixos de pesquisa do curso, apresentados a seguir, articulados ao Estágio

Supervisionado:

(35)

Horário Seg Ter Qua

Cletiane/Iris Flavio Vanderson Cletiane/Iris Flavio Vanderson

P2

P3 Seg Ter Qua Qui Sex

Contabilidade Pública Gestão de Pessoas no Setor Público

Gestão de Proc. e Est. Org.

Gestão de Pessoas no Setor Público

Magela Sabrina Hermann Sabrina

Contabilidade Pública Direito Constitucional Gestão de Proc. e Est. Org.

Direito Constitucional

Magela CCJ - Prof. Glauco Hermann CCJ - Prof. Glauco

P4 Qua Qui Sex

Gestão Financeira Planejamento Governamental/PESP

Planejamento Governamental/P

ESP

Magela Joseneide Joseneide

Gestão Financeira Direito Administrativo

Magela CCJ - Profa. Ana Luisa

P5 Seg Elaboração de Programas e Projetos Públicos Glenda Elaboração de Programas e Projetos Públicos Glenda P6 P7 Seg Ética Joseneide Gestão Estadual e Regional Marco P8 Qua Sex P8 Desenvolvimento, Território e Meio Ambiente (Optativa II)

Tópicos Especiais em Gestão Pública I- Poder

Local e Gestão Pública

Vico/Glenda Anderson

Desenvolvimento, Território e Meio Ambiente (Optativa II)

Tópicos Especiais em Gestão Pública I- Poder

Local e Gestão Pública

Vico/Glenda Anderson Sáb TCC Lizandra TCC Lizandra Economia Brasileira Carla Economia Brasileira Carla

Tópicos Especiais em Métodos e Técnicas de Pesquisa I

Qui

Cletiane/Iris

Tópicos Especiais em Métodos e Técnicas de Pesquisa I Cletiane/Iris Qua Desenvolvimento Sustentável Juliana Desenvolvimento Sustentável Juliana Ter Orçamento Público Daniella Ter Pesquisa Aplicada Iris Pesquisa Aplicada Iris Ter Direito Administrativo

CCJ - Profa. Ana Luisa

Sex Ter Fund. Contabilidade Magela Fund. Contabilidade Magela Qua

Fundamentos da Gestão Pública

Marco

Fundamentos da Gestão Pública

Marco 08:00h - 12:00h 14:00h - 18:00h Qui Introdução à Economia Carla Introdução à Economia Carla Orçamento Público Daniella Met. Do Trabalho Científico P8 BGP Sala 14:00h - 16:00h 16:00h - 18:00h 14:00h - 16:00h 16:00h - 18:00h

Fund. Ciências Sociais

TGA Fund. Ciências Sociais Quadro de distribuição de disciplinas 2020.2 Calendário Suplementar III (versão final)

P1 BGP Sala 14:00h - 16:00h Met. Do Trabalho Científico TGA 16:00h - 18:00h 14:00h - 16:00h 16:00h - 18:00h P2 BGP Sala P4 BGP Sala P3 BGP Sala 14:00h - 16:00h 16:00h - 18:00h P5 BGP Sala 14:00h - 16:00h 16:00h - 18:00h P6 BGP Sala 14:00h - 16:00h 16:00h - 18:00h P7 BGP Sala 14:00h - 16:00h 16:00h - 18:00h

(36)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

JOÃO PESSOA - PB, 2021

DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA

Referências

Documentos relacionados

O público prioritário que a cooperação esperava alcançar era formado por agentes e técnicos municipais que atuassem na elaboração e na gestão, direta ou in- direta, dos

Its constitution, formed by members of both the government as       representatives of civil society, promotes an interaction space, debate and bringing       between the main

A avaliação técnica é um importante instrumento para a melhoria da eficiência do gasto público, da qualidade da gestão e do controle sobre a efetividade da ação do

Segundo as Diretrizes de Administração Pública do MEC, publicadas no Di- ário Oficial da União de 19/12/2013, Seção 1, página 117, o curso de graduação em Administração

Com relação ao decreto nº 6.932/09, algumas questões, de forma não exaustiva, serão objeto de destaque: a opção pelo “decreto” para a institucionaliza- ção das “Cartas

Advogado. Especialista em Gestão Pública. Procurador Jurídico do Município de Piraquara. Já ocupou diversos cargos públicos, dentre eles Secretário Municipal de Saúde de

Planejar  Organizar  Dirigir  Coordenar 

• exercício de função pública de fato: atos podem ser convalidados porque são do órgão público e não da pessoa física... 4 -