• Nenhum resultado encontrado

Apresentação memória de Itaka Brasil 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação memória de Itaka Brasil 2021"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Apresentação memória de Itaka Brasil 2021

Este ano foi marcado pela pandemia que chegou ao mundo inteiro e que provocou uma crise de saúde, da economia e da sociedade, com muitas consequências negativas em vidas perdidas, em crescimento da pobreza e da desigualdade.

Mas também, foi um ano em que tivemos muitos ensinamentos: a facilidade de nos conectar com qualquer parte do mundo e descobrir que colaboramos muito e que podemos colaborar mais, a vulnerabilidade de todas as pessoas, pobres e ricas, porque uma doença pode chegar a todos se não resolvemos a situação de toda a humanidade, a fragilidade de um mundo que pode ver a sua vida confinada se não cuidamos de nós mesmos e das pessoas que temos a nosso lado, a generosidade que nasce espontaneamente em milhares de pessoas quando é necessária, a importância de trabalhar juntos em rede internacional, para deixar um planeta melhor para as gerações que virão no futuro...

Esse aprendizado e a urgência de muitas chamadas de socorro das pessoas que precisavam de ajuda, das crianças que necessitavam de educação, dos jovens que buscavam respostas de futuro, da sociedade que precisava ser, cada dia, mais humana ressoam em Itaka – Escolápios. É o chamado para continuar com nossa missão de solidariedade, de proximidade aos necessitados, de continuar nossos projetos transformadores das pessoas e do mundo.

Nestas páginas, podemos encontrar as ações do ano passado, os informes da nossa realidade atual e, sobretudo, podemos olhar os novos caminhos que vão se apresentado diante de nós, para ser percorridos com renovadas forças e com quem deseja construir um mundo melhor para toda a humanidade.

Cada memória é também um agradecimento a todos os colaboradores que compartilham seu tempo como voluntários, seu dinheiro como sócios, seu conhecimento como benfeitores, seu apoio pontual nas campanhas e atividades, o seu profissionalismo na vida laboral, a sua vida como escolápios religiosos ou da Fraternidade... porque “muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, pode mudar o mundo.”

O lema do ano é REINICIAR, e isso estamos realizando cada dia, cada semana, sempre, para dar a melhor resposta aos desafios. E, com essa atitude, vamos começar o próximo curso, avançando por novos caminhos.

(3)

A Ordem Religiosa das Escolas Pias nasceu no ano de 1617 em Roma - Itália. Ali, o recém-chegado padre espanhol José de Calasanz, impressionado com a opulência dos palácios e monumentos da “cidade eterna” em contraste com a imensa pobreza e ausência de perspectivas em que vivia a maior parte das crianças e jovens na periferia da cidade, teve a intuição que mais tarde daria origem à Ordem: Calasanz constatou que as crianças pobres com as quais se deparava jamais alcançariam uma posição social diferente se não tivessem acesso a meios técnicos (educação formal) e aos valores (formação humana) que alicerçam uma vida social digna.

Sensibilizado com a situação com a qual se deparara, Calasanz fundou a primeira escola gratuita do mundo: Santa Doroteia. Para garantir uma institucionalização e qualificação desse atendimento, fundou a Ordem Religiosa das Escolas Pias e logo viu se multiplicarem pela Europa e, em seguida, pelo mundo, as escolas que criara. Hoje a Ordem está presente em mais de 40 países. No Brasil, os Escolápios estão presentes desde 1950.

Itaka-Escolápios nasceu em 2001 como uma plataforma de missão compartilhada entre a Ordem Religiosa das Escolas Pias e as Fraternidades Escolápias, nas quais participam muitos leigos e leigas comprometidos com os mesmos fins. Itaka Escolápios tem como objetivo impulsionar a educação, a evangelização e a transformação social por meio da dedicação à criança, ao adolescente e ao jovem, preferencialmente pobre.

Presente em quatro continentes, Itaka-Escolápios estimula e leva adiante a missão educativa e social, acolhendo mais de 30.000 pessoas já são mais de 200 projetos sociais. No Brasil, Itaka Escolápios impulsiona 04 centros. Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Governador Valadares (MG) e Serra (ES).

Itaka EscolApios Brasil

Transformando vidas

Publicação anual da Obra Social Itaka-Escolápios apresentando as ações socioeducativas.

⇨ Padre Javier Aguirregabiria ⇨ Padre Enivaldo João de Oliveira ⇨ Padre Arilson de Oliveira

⇨ Claudionor de Souza ⇨ Romualdo Almeida ⇨ Maria Izabel de Jesus

⇨ Presidência Brasil/Bolívia:Presidência Brasil/Bolívia: Javier Aguirregabiria ⇨ Coordenação Brasil:Coordenação Brasil: Patricia Bicalho Duarte ⇨ Direção Itaka Aracaju:Direção Itaka Aracaju: Alexandre Ribeiro ⇨ Direção Itaka BH:Direção Itaka BH: Roseane Linhares ⇨ Direção Itaka GV: Direção Itaka GV: Patricia Bicalho Duarte ⇨ Direção Itaka Serra:Direção Itaka Serra: Ivomar Cordeiro

(4)

Contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mediante a educação e evangelização, especialmente da infância e juventude mais vulnerável.

Ser no Brasil uma rede consolidada e de reconhecimento local na assistência social, integrada na rede internacional de Itaka Escolápios.

Missão integral:

Missão integral: Age nas três dimensões da

missão escolápia, educativa e evangelizadora de transformação social.

Opção pelos mais vulneráveis:

Opção pelos mais vulneráveis: Responde à

realidade das pessoas empobrecidas focada especialmente nas crianças e jovens.

Compromisso Voluntário:

Compromisso Voluntário: Fundamenta sua ação

no voluntariado, pelo seu valor educativo e como expressão de compromisso generoso em favor de outras pessoas.

Gestão responsável:

Gestão responsável: Aposta no trabalho em equipe,

na geração de confiança e na austeridade do seu funcionamento, assim como na sustentabilidade.

Trabalho em rede:

Trabalho em rede: Uma rede que funciona com

critérios de solidariedade, interdependência e corresponsabilidade.

Identidade cristã e escolápia:

Identidade cristã e escolápia: A partir do carisma

de Calasanz e a missão específica das Escolas Pias.

Entidade Beneficente de Assistência Social. Conselho Nacional de Assistência Social.

Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Conselhos Municipais da Criança e Adolescente de Governador Valadares, Belo Horizonte e Serra. Conselhos Municipais de Assistência Social de Governador Valadares, Belo Horizonte e Serra. Utilidade Pública Estadual em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Utilidade Pública Municipal em Serra, Belo Horizonte e Governador Valadares.

Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente do Espírito Santo.

Nossa identidade

Piedade e Letras:

Síntese de nossa proposta educativa

. São José de Calasanz, respondendo aos problemas e desafios do início do século XVII, encontrou na “educação integral” de crianças e jovens pobres o meio mais eficaz para transformar as situações de injustiça, exclusão e violência que encontrou nas periferias de Roma.

Por educação integral, entendemos a formação do ser humano em sua dimensão espiritual, seus valores, seus costumes (Piedade) e em sua dimensão pedagógica/técnica/instrumental (Letras).

A intuição de São José de Calasanz originou um modelo educativo inovador para a época e válido ainda nos dias atuais, reivindicando o direito de todas as pessoas à educação, cultura e conhecimento, especialmente para crianças e jovens pobres. Em sua escola, garantiu o acesso gratuito à educação de qualidade, fornecendo recursos humanos e materiais que possibilitavam as condições necessárias para a formação integral da pessoa de qualquer sexo, cor, religião ou classe.

Procurou dar a cada um dos seus colaboradores e educandos uma intensa formação social baseada na inclusão, igualdade, no mútuo respeito, no trabalho, na virtude e no saber. Enfim, a Obra Social Escolápia tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos: conscientes, livres, atuantes e solidários.

A opção de toda Obra Escolápia em favor das crianças com maior vulnerabilidade social não nasce do desejo de oferecer medidas paliativas a um problema social, mas da convicção de que a pobreza é causada pela injustiça e exclusão, encontrando, na educação e na assistência social, o meio mais eficaz para construir uma sociedade mais igualitária.

(5)

Itaka Escolápios em tempos de pandemia

Itaka Aracaju

(6)

Itaka GV

(7)
(8)

Itaka-Escolápios Aracaju – Centro Social Santa Teresinha

Rua Lagoa Santa, 165 - Coqueiral Aracaju – SE 49069-000

+55 (79) 3019-5045

cssterezinhaesjosecalasanz@gmail.com

Itaka-Escolápios BH – Centro Educativo-Social Escolápio

Rua dos Coqueiros, 205 Maria Goretti Belo Horizonte – MG 31.930-525

+55 (31) 3432-1760

coordenacao.bh@itakaescolapios.org facebook:centroeducativosocialescolápio/Itakabh

Itaka-Escolápios GV

Rua Carlos Chagas, 66 Santa Helena Governador Valadares – MG 35.059-130

+55 (33) 3225-4283 sedegv@itakaescolapios.org

facebook:Itakagv

Itaka-Escolápios Serra – Centro Social São José de Calasanz

Rua Alfredo Galeno, 98 Vila Nova de Colares Serra – ES 29.172-835 +55 (27) 3243.5065 itakaescolapios.serra@gmail.com facebook:centrosocialsaojosecalasanz – Serra www.itakaescolapios.org - www.escolapiosbrasil.com.br Facebook: escolapios.brasil

Colabore, ajude, doe.

“Tudo aquilo que se compartilha, se multiplica!”

Papa Francisco

Pessoa Física

VOLUNTÁRIO SÓCIO-COLABORADOR PADRINHO Voluntário: em algum projeto social, após avaliação e

treinamento, conforme a atividade pretendida.

Sócio-colaborador: através de contribuição financeira

na conta de água, carnê ou via bancária e, por meio de destinação de até 6% do imposto de renda devido (Lei 8.069/1990, art. 260).

Padrinho: com doações eventuais de alimentos, brinquedos, roupas, livros

ou dinheiro.

Pessoa Jurídica

Colaborador: através de doações, subsídios na aquisição

de produtos, apoio material e por meio de destinação de até 1% do imposto de renda devido (Lei 8.069/1990, art. 260).

Patrocinador: com contribuição sistemática para a

manutenção dos projetos sociais.

Parceiro: através de cooperação técnica, convênios de mútua-ajuda e articulação

COLABORADOR PATROCINADOR PARCEIRO

A Campanha de Solidariedade de Itaka Escolápios em 2020 teve como lema

PARTILHANDO MUITA VIDA. Um lema que nos convida a continuar a emocionante

jornada iniciada com o recente sínodo da juventude, que vivemos de maneira tão intensa nas Escolas Pias e em Itaka Escolápios. A ideia principal da Campanha foi a importância e a urgência da missão escolápia com os jovens, tendo como parte fundamental o Movimento Calasanz. A Rede Itaka Escolápios promove inúmeros projetos para responder as necessidades educacionais e sociais desses jovens. Nessa campanha tivemos um olhar diferenciado aos projetos que são desenvolvidos na América (Brasil, Bolívia, Venezuela e México). Em meio à pandemia, não medimos esforços, para que a campanha acontecesse de forma on-line, envolvendo os Colégios, Centros sociais, Fraternidade, Paróquias e o Movimento Calasanz; primeiro, conhecendo a realidade da juventude na América e, depois ,contribuindo na captação de recursos.

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Nesses anos (anos letivos 1984/85 e 1985/86) houve várias atividades que envolveram o CRPD e filarmónicas da ilha (entr. No ano letivo seguinte o professor Francisco Paquete apenas

Portanto, dada a abrangência da educação financeira, por ser um tema transversal e podendo ser atrelado a todas os cursos dentro do meio acadêmico, as instituições

Sobre esses pacientes foram obtidas e analisadas as seguintes informa9oes: numero de especimes clinicos enviados para analises microbiologicas; intervalo de tempo transcorrido entre

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários