• Nenhum resultado encontrado

XIII ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIII ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

1

XIII ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE

PLANO DE RECUPERAÇÃO DAS MATAS CILIARES NO ENTORNO DE

NASCENTES DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO

CAJUEIRO DOS VEADOS, NO MUNICÍPIO DE MALHADOR – SERGIPE

Michelly de Souza Cruz 1 ; Paula Luiza Santos Ismerin 2& Elisio Marinho dos Santos Neto 3

RESUMO: Sabendo da importância das nascentes na formação e manutenção dos cursos d’água

para o bem-estar da humanidade e a sobrevivência de espécies de flora e da fauna, torna-se eficaz a busca de medidas que visem a preservação e recuperação dessas áreas. Assim, o Governo do Estado de Sergipe, por meio do Programa Águas de Sergipe, vem desenvolvendo ações na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, visando intervir nos problemas ambientais identificados ao longo da bacia, visando o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais. A recuperação da vegetação nativa situada às a margens das nascentes e cursos d’água, pode ser considerada um ponto de partida no processo de revitalização e conservação de uma bacia hidrográfica, além de preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e da flora, a proteção do solo, a geração de trabalho, a manutenção e ampliação da beleza cênica da paisagem e o bem estar da população. Com isto, foi elaborado o Projeto Padrão de recuperação da vegetação nativa no entorno das nascentes da Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados que contem a delimitação e planos estratégicos visando a recuperação das nascentes com base na restauração da vegetação em seu entorno.

Palavras-Chave – Conservação, Recurso Hídricos INTRODUÇÃO

A água é um dos principais recursos existentes no mundo e indispensável para a manutenção da vida na terra, uma vez que é necessária para todos os seres vivos e indispensável para a saúde e bem-estar da humanidade, assim como para a manutenção do equilíbrio ecológico e dinâmica das atividades econômicas. Seu uso é fundamental para a produção de energia, para o funcionamento das indústrias e para a eficiência do aumento da produção na agricultura (PINTO et al., 2004). Entretanto, o impacto das atividades antrópicas tem afetado diretamente os recursos hídricos, principalmente em áreas de nascentes, por meio da redução da vegetação nativa do entorno, influenciando na qualidade e na quantidade de água disponível (VILELA, 2006).

As nascentes e olhos d’águas, de acordo com a Resolução CONAMA n° 04 de 18 de setembro de 1985, têm suas definições caracterizadas como o aparecimento de água por afloramento do lençol freático. Ou seja, são as nascentes responsáveis pela formação de qualquer curso d’água e que consequentemente alimentam as bacias hidrográficas (Resende et al, 2008). Logo, diminuir o número desses afloramentos significa diminuir o número de cursos d’água, e assim, reduz-se a vazão total das bacias hidrográficas (Valente e Gomes, 2005).

1)Secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustenabilidade: 1051 - Treze de Julho, Aracaju - SE, 49020-150,

michellycruz.bio@hotmail.com, 3179-7300

2)Engenheira Florestal e Mestre em Agroecossistemas – p.luizas@gmail.com

3) Secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustenabilidade: R. Vila Cristina, 1051 - Treze de Julho, Aracaju - SE, 49020-150, elisio.santosneto@sedurbs.se.gov.br, 3179-7300

(2)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

As matas ciliares são coberturas vegetais que desempenham funções ecológicas de grande importância ambiental, tais como a regularização do regime hídrico e da qualidade da água (LIMA e ZAKIA 2000). Devido às suas funções dentro de uma bacia hidrográfica, as matas ciliares são responsáveis por facilitar a infiltração da água da chuva no solo, que são impactados pelas precipitações, diminuir o assoreamento de rios e contribuir com a manutenção do microclima local (SANTOS, 2009).

As matas ciliares são denominadas pela Lei n° 12.651 de 25 de maio de 2012, como Áreas de Preservação Permanente (APP) e devem apresentar 50m de vegetação nativa no entorno das nascentes. São protegidas por lei com o objetivo de intervir para a proteção de nascentes, rios e seus afluentes. Sendo considerada um elemento importante para a preservação e recuperação dos cursos d’água, uma vez que proporciona condições favoráveis à manutenção do regime hídrico, devido às suas funções dentro de uma bacia hidrográfica (SANTOS, 2009).

A Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe apresenta grande relevância social e econômica para o Estado de Sergipe. Nela estão inseridas a Região Metropolitana de Aracaju que exerce forte pressão sobre os recursos hídricos. A Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados, integra a Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, e seu curso d’água principal, o Riacho Cajueiro dos Veados, é um dos principais tributários do Rio Mata Verde, localizado na região agreste central do Estado de Sergipe. Possui grande importância socioeconômica, por ser um dos responsáveis pela captação de água para o abastecimento humano no município de Malhador.

Assim, o Governo do Estado de Sergipe, por meio do Programa Águas de Sergipe, que tem como objetivo fortalecer o marco institucional e de políticas para a gestão integrada dos recursos hídricos e meio ambiente no Estado de Sergipe, desenvolveu junto ao Consórcio Nippon Koei Lac –

STCP diagnósticos de nascentes em algumas sub-bacias da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe,

visando remediar os diversos problemas ambientais existentes para fazer uso eficiente e sustentável dos recursos naturais, em especial da água.

Face ao apresentado, este trabalho descreve os diagnósticos e as recomendações de práticas para o manejo e conservação da vegetação nativa no entorno das nascentes localizadas na Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados, no município de Malhador, Sergipe.

METODOLOGIA Área de estudo

A Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados abrange uma área de 71,31 ha e está localizada no município de Malhador, região agreste central do Estado de Sergipe.

O Riacho Cajueiro dos Veados é o principal curso d’água da microbacia. A sua extensão é de 1.586,87 m e largura entre 2 e 4 m. O seu leito configura um vale no sentido Sul - Norte, onde se encontra com o Riacho Mata Verde.

Figura 1: Imagem da Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados. Fonte: Consórcio Nippon Koei LAC – STCP (2018).

(3)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

3

O clima da região é o tropical úmido, com uma moderada deficiência hídrica no verão e estação chuvosa entre os meses de março a agosto. A precipitação média anual é de 1.411 mm e a temperatura média anual é de 23,0º C.

Na microbacia, a geomorfologia é representada pela formação Serras Residuais, apresentando feições dissecadas tabulares e em crista. A hidrogeologia é classificada como Aquífero Fissural, Unidade Granitoides Indiscriminados (CPRM, 2002; SERGIPE, 2018). O solo predominante é o Luvissolo, o qual varia de bem a imperfeitamente drenados, sendo normalmente pouco profundos e moderadamente ácidos a ligeiramente alcalinos (EMBRAPA, 2013; SERGIPE, 2018).

A Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados está inserida no Bioma Mata Atlântica, com a tipologia florestal composta por vegetação de Contato entre Savana e Floresta Estacional Semidecidual (SERGIPE, 2014).

Base de dados

A proposta metodológica consistiu inicialmente, no levantamento de dados secundários sobre a Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados e na análise de documentações técnicas e científicas disponíveis sobre a área de estudo e seu entorno. Na sequência, realizaram-se ações de mobilização social, que consistem em um conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos Telles (1999).

A partir da caracterização preliminar da Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados, definiram-se os elementos desse sistema, interpretando-se a sua situação ambiental, a partir da interação e da dinâmica de seus componentes, cujo diagnóstico serviu de base para o conhecimento do meio e posterior reconhecimento em campo. Para avaliar a real situação de cada nascente e/ou olho d’água identificado, utilizou-se um Formulário de Cadastro adaptado dos trabalhos realizados por Callisto et al. (2001) e Santos (2009), considerando-se os seguintes aspectos: a) Classificação das nascentes e olhos d’água Pinto et al., (2004); b) Fluxo natural Castro (2007); c) Conservação Pinto et al.,(2004); d) Uso do solo Santos, 2009; IBGE, 2013); e) Estado de conservação da vegetação nativa no entorno (Insernhagen et al., 2009) e características da qualidade da água.

Para a caracterização da composição florística da área, foram realizadas as identificações dos indivíduos arbustivos-arbóreos encontrados no entorno das nascentes e olhos d’água através de registros fotográficos e contribuição da comunidade local que auxiliou na identificação de algumas espécies. A partir das informações obtidas, estabeleceram-se três categorias de nascentes. E com o auxílio da Chave para Escolha de Métodos de Restauração Florestal (BRANCALION et a., 2015), foram definidos os métodos de recuperação a serem utilizados.

Com base no diagnóstico e na definição dos métodos de recuperação das nascentes e olhos d’água, foi elaborado o Projeto Padrão para a Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados foram identificadas duas nascentes, nomeadas como nascente 01 e nascente 02. Com base nas imagens utilizadas para o levantamento em campo, foi verificado que a nascente 01 estava de acordo com as informações disponibilizadas no mapeamento de campo, enquanto que a nascente 02 não constava, sendo assim inserida.

(4)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

Figura 02: Nascentes Identificadas na Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados. (Legenda: A –Nascente 01; B –Nascente 02).

Fonte: Consórcio Nippon Koei LAC –STCP (2018).

Durante análise da literatura foi visto que o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe, que culminou na publicação de Rezende (2006) sobre o plantio de recuperação da nascente 01, foram utilizadas mudas de espécies arbóreas nativas do bioma mata atlântica (bioma predominante da área). Após relatos de alguns proprietários de imóveis locais, antes do plantio de recuperação realizado no ano de 2004 no entorno da nascente 01, a água emergia alguns metros abaixo do ponto inicial, devido a evidência de processos erosivos (voçorocas), pecuária intensiva e cultivos agrícolas. Após o plantio e estabelecimento da vegetação, o afloramento da água voltou ao seu local de origem, podendo-se inferir que a conservação da vegetação está ligada diretamente à presença de água subterrânea e que a recomposição florística é importante não somente para a conservação da vegetação local, mas também para o fluxo das nascentes Araújo e et al (2019).

Os fragmentos de vegetação nativa das nascentes formam uma faixa significativa de vegetação ciliar em toda a extensão do curso d’água do Riacho Cajueiro dos Veados (Figura 3), e através desses fragmentos foram identificadas as espécies arbóreas e arbustivas que compõem a área no entorno das nascentes (Rezende 2006; Tabela 01).

Figura 03: Aspectos da Vegetação Nativa no Entorno das Nascentes na Microbacia Hidrográfica do Riacho Cajueiro dos Veados.

Legenda: A –Nascente 01; B –Nascente 02. Fonte: Consórcio Nippon Koei LAC –STCP (2018).

Tabela 01: Espécies Identificadas na Vegetação do Entorno das Nascentes do Riacho Cajueiro dos Veados.

Família/Espécie Nome vulgar Origem

ANACARDIACEAE

Mangifera indica L. Mangueira Exótica

Schinus Terebinthifolia Raddi. Aroeira Nativa

Tapirira guianensis Aubl. Pau-bombo Nativa

ANNONACEAE

Annona muricata L. Graviola Exótica

Xylopia frutescens Aubl. Pindaíba Nativa

APOCYNACEAE

Himatanthus obovatus (Mϋll.Arg.) Woodson Pau de leite Nativa

ARECACEAE

Cocos nucifera L. Coqueiro Exótica

FABACEAE

Caesalpinia echinata Lam. pau-brasil Nativa

Libidibia ferrea var.leiostachya(Benth.) L.P. Queiroz

pau-ferro Nativa

Cassia grandisL.f. canafístula Nativa

(5)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

5

Hymenaea courbaril L. jatobá Nativa

Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong tamboril Nativa

Inga vera Wild. ingá Nativa

Inga sp. ingá Nativa

Lonchocarpus sericeus (Poir.) DC. falso-ingá Nativa

Stryphnodendron pulcherrimum (Willd.) Hochr.

LAURACEAE

Persea americana Mill.

MORACEAE

maria-farinha Abacateiro

Nativa Exótica

Arthocarpus sericeus Lam. jaqueira Exótica

MYRTACEAE

Campomanesia sp.

SAPINDACEAE

guabiroba Nativa

Cupania racemosa (Vell.) Radlk. camboatá Nativa

RUBIACEAE

Genipa americana L. jenipapo Nativa

SIMAROUBACEAE

Cestrum mariquitense Kunth. Simarouba amara Aubl.

URTICACEAE

Cecropia pachystachya Trécul.

quarana, coarana Paraíba embaúba Nativa Nativa Nativa

Quanto ao tipo de recarga e fluxo natural, ambas as nascentes foram classificadas como difusas e perenes, respectivamente e perturbadas (não possuem os 50m de vegetação natural em seu entorno). Em alguns trechos possuem faixas de vegetação nativa que variam de 12 a 30 m, as quais se encontram em bom estado de conservação. Entretanto, partes do raio de 50 m estão ocupadas com cultivos agrícolas perenes (banana e mamão) e temporários (mandioca, inhame e hortaliças). A presença da vegetação nativa no entorno das nascentes apresenta um raio de aproximadamente 30 m de vegetação na Nascente 01 e 12 metros de vegetação na Nascente 02.

Na região existem alguns imóveis com áreas que variam de 0,60 a 2,27 ha (Consórcio Nippon Koei Lac – STCP, 2018), onde são exploradas algumas atividades agrícolas, fonte de renda dos proprietários, e que justificam o uso da terra da parte dos 50 m no entorno dessas nascentes (previsto na legislação), como a falta de área agricultável.

A presença de gramíneas invasoras e o corte raso da vegetação, caracterizam as perturbações ocorrentes no entorno das nascentes com a pressão da implementação de cultivos agrícolas na região. No entorno da Nascente 02 ocorre um consórcio de cultivo de banana com a vegetação nativa, o que mostra um aspecto positivo com a cobertura vegetal e também para a proteção do manancial.

Nas áreas protegidas com vegetação nativa, a regeneração natural é expressiva, porém com baixa diversidade de espécies. Com relação ao estado de conservação dos fragmentos florestais, em ambas as nascentes, os mesmos foram diagnosticados como passíveis de restauração, ou seja, apresentam estratificação alterada, dossel contínuo mas com indivíduos baixa estatura, presença aleatória de indivíduos regenerantes e de epífitas, presença de lianas e gramíneas em desequilíbrio nas bordas e eventualmente no interior Isernhagen et al., (2009).

Destaca-se, que os fragmentos de vegetação nativa das nascentes estão conectados formando uma faixa significativa de vegetação ciliar em toda a extensão do curso. Os solos do entorno das duas nascentes apresentaram granulação grossa, ou seja, são solos arenosos e que apresentam boa drenagem e aeração, menor porosidade, baixa retenção de água, resistência à compactação e fácil preparo mecânico. Para Dias Junior e Miranda (2002)a granulometria do solo é uma característica

(6)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

muito importante para a distinção e o entendimento de sua dinâmica física. Entre as propriedades influenciadas pela granulometria, destacam-se a densidade, a porosidade, a retenção de água, a disponibilidade de água para as plantas e a resistência do solo.

De acordo com a Resolução CONAMA Nº 274/2000, os resultados referentes à concentração de coliformes termotolerantes classifica a água da Nascente 01 (27 NMP) como de categoria excelente, bem como o trecho avaliado após o desague de efluentes (170 NMP), em ambos, valores inferiores ao limite máximo de 500 coliformes fecais por 100 ml (BRASIL, 2000), o qual enquadra a água na categoria de excelente. Pode-se justificar esses valores, devido ao fato que o afloramento de água na nascente, encontra-se delimitado por um pequeno barramento que escoa a água lentamente, enquanto que no trecho após o desague de efluentes, o fluxo de água é continuo e renovado ininterruptamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As informações apresentadas no diagnóstico das nascentes mapeadas na Microbacia do Riacho Cajueiro dos Veados constatam que esse pequeno agroecossistema apresenta uma significativa diversidade físico-ambiental, porém, encontra-se susceptível às atividades antrópicas, as quais exercem forte pressão sobre os recursos naturais existentes, principalmente no curso d’água e na cobertura florestal.

Alguns proprietários dos imóveis inseridos na microbacia tem uma preocupação com a conservação da água e proteção da vegetação nativa local.

Para mitigar os danos ambientais existentes no entorno das nascentes da microbacia, bem como em toda a extensão do Riacho Cajueiro dos Veados, devem-se adotar medidas relacionadas ao manejo e conservação dos solos, incentivo ao uso de Sistemas Agroflorestais, adequação das vias rurais e tratamento dos efluentes domésticos, os quais irão possibilitar a recuperação e manutenção dos recursos naturais, uma vez que os proprietários são agricultores familiares e devem ser orientados a conviver de forma harmoniosa com o meio ambiente, com vistas a alcançar o desenvolvimento sustentável local.

O Fortalecimento das relações institucionais entre organizações que atuam diretamente na microbacia juntamente com uma política pública para pagamentos por serviços ambientais e saneamento básico, seriam algumas medidas mitigatórias que beneficiariam tanto a população local, quanto os recursos naturais existentes.

AGRADECEMOS o Consórcio Nippon Koei Lac – STCP que nos forneceu todo seu aparato

tecnico para a formação deste plano.

REFERÊNCIAS

BRANCALION, P.H.S; GANDOLFI, S.; RODRIGUES, R.R. Restauração Florestal. São Paulo: Oficina de Textos, 2015. 431p.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA.

Resolução CONAMA Nº 274, de 29 de novembro de 2000. Disponível em:

<http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res00/res27400.html>. Acesso em 30 de jul. 2018. CALLISTO, M; MORETTI, M; GOULART, M. Macroinvertebrados Bentônicos como CASTRO, P.S. Recuperação e conservação de nascentes. Viçosa: CPT, 2007. 272p.

DIAS JUNIOR, M.; MIRANDA, E. E. V. Comportamento da curva de compactação de cinco solos da região de Lavras (MG). Ciência Agrotécnica, Lavras, v.24, n. 2, p. 337-346, 2000. Ferramenta para Avaliar a Saúde de Riachos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.6, n.1, p.71-82, 2001.

(7)

Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

7

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual Técnico de Uso da Terra. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. 3ed. 171p.

ISERNHAGEN, I; BRACALION, P.H.S.; RODRIGUES, R.R.; NAVE, A.G.; GANDOLFI, S. Diagnóstico Ambiental das Áreas a serem Restauradas Visando a Definição de Metodologias de Restauração Florestal. In: RODRIGUES, R.R.; BRACALION, P.H.S.; ISERNHAGEN, I. (Orgs.).

Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. São Paulo: LERF/ESALQ: Instituto Botânica, 2009.

264p.

PINTO, L.V.A.; BOTELHO, S.A.; DAVIDE, A.C.; FERREIRA, E. Estudo das nascentes da bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Cruz, Lavras, MG. Revista Scientia Forestalis, Piracicaba, n. 65, p. 197-206, 2004.

REZENDE, A.M.S. Recuperação de Vegetação Ciliar: Estabelecimento de Espécies Florestais

em Diferentes Municípios de Sergipe. 2006. 55p. Monografia (Graduação em Engenharia

Florestal). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.

SANTOS, T.I.S. Estado de Conservação e Aspectos da Vegetação de Nascentes do Riacho

Grilo-SE. 2009. 68p. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas). Universidade Federal de Sergipe, São

Cristóvão, 2009.

SILVA, L.C.S. Fragilidade hídrica e ecodinâmica na bacia hidrográfica do Rio Sergipe: Desafios

à gestão das águas. 2014. 270p. Tese (Doutorado em Geografia) –Núcleo de Pós-Graduação em

Referências

Documentos relacionados

Diante das inadequadas condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores nos hospitais de muitos países, a Organização Internacional do Trabalho

No entanto, tem vindo a consolidar-se a ideia da necessidade de se avaliar e estudar melhor um modelo toxicocinético quaternário (4 compostos) que permita futuras investigações

Na segunda parte (Capitulo II), analisou-se cada um dos principais grupos económicos que operam em Portugal com o objectivo de conhecer o grau de domínio que

Atentamos aqui para o modo como tais imagens, em diferentes suportes e formatos, produzem sentidos que atuam sobre o imaginário social, sobre o modo como os indivíduos se

Calculou-se o índice CPO-D médio, as taxas de concordância e o teste kappa con- siderando os dentes no seu conjunto e dente a dente para cada um dos examinadores comparan- do-os com

Biblioteca Escolar Municipal Joaquim Manoel de Macedo: Rosangela Fernandes, Marilena dos Santos Moreno, Jorzina Moraes, Tereza Cordeiro Lima, Maria de Fátima Nóbrega,

substratos de Ti em HF 0,3 % V/V, com contra-eletrodos de Ni. Figura interna apresenta vista lateral de nanotubos de TiO 2 ... Gráfico de intensidade de corrente em função

Efeito do preço mínimo (R$ 100,00/t de raiz) 1 estabelecido nos contratos entre produtores e feculeiros sobre a competitividade, segundo as diferentes categorias, os valores