• Nenhum resultado encontrado

Você é amigo de Deus?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Você é amigo de Deus?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Você é amigo de Deus?

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (Jo 15:15).

Na

semana passada, em 20 de julho, comemorou-se o Dia do Amigo, uma data para se pensar em quem são nossos ami-gos e dar a eles o devido reconhecimento por serem pessoas em quem confiamos e às quais dedicamos nosso carinho, atenção e res-peito. Afinal, amigo é alguém especial que faz a diferença em nossas vi-das. Há pessoas que têm mais facilidade para fazer amigos, enquanto ou-tras são mais restritivas em seus relacionamentos. Mas uma coisa é cer-ta: ninguém pode viver sem amigos, sem alguém que possa chamar de companheiro de caminhada e de vida. Um corinho antigo dizia: “Isola-do, sozinho, ninguém é capaz. Por isso, vem, entra na roda com a gen-te também”.

Na Bíblia temos inúmeros exemplos de verdadeiras amizades, como as de Rute e Noemi, Davi e Jônatas, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Paulo e Barnabé. Mas nenhuma amizade merece tanto destaque como aquela entre Deus e Abraão. Na Bíblia, o pai da fé é o único a ser chama-do e reconhecichama-do como amigo de Deus (Tg 2:23). Essa amizade, sem dú-vida alguma, chama nossa atenção, pois nos fala de um relacionamento pessoal, íntimo e verdadeiro entre um homem e o nosso Deus. Seria is-so possível ainda hoje?

Sim, com toda a cer-teza, pois aquilo que parecia exclusivida-de exclusivida-de Abraão se tor-nou possível a todos os filhos de Deus, por meio de Jesus Cristo. A relação en-tre a humanidade e seu Criador havia se tornado mera forma-lidade religiosa, um relacionamento

(2)

pessoal, superficial e descomprometido com a vida que nada tinha a ver com amizade. Mas Deus, ao enviar seu Filho, concedeu àquela geração e às futuras a possibilidade de estabelecermos uma relação de amizade com Jesus e, consequentemente, com o Pai.

Jesus não quer servos que o sigam, e sim amigos que andem lado a lado com Ele. O servo não tem poder de escolha, mas Jesus só quer a Seu la-do quem verdadeiramente escolhe fazer isso; o servo não pode ter inti-midade com seu senhor, mas o amigo ganha e dá o direito de ser franco, crítico e verdadeiro com o outro; e, acima de tudo, um servo se dedica a seu senhor por obrigação, mas um amigo dedica-se ao outro porque tem um compromisso de amor com ele.

Daí a pergunta que dá título a esta pastoral: você é amigo de Deus? É que o Senhor não quer que sejamos apenas Seus servos, mas Seus ami-gos, tendo com Ele um relacionamento pessoal e íntimo. Nós nos esque-cemos de que Jesus é uma pessoa e quer se relacionar conosco como tal, conhecendo-nos, envolvendo-se conosco e, principalmente, fazendo parte de nossas vidas.

Que possamos cantar e viver o que diz o hino 286, do Hinário Evangé-lico: “Achei um bom amigo, Jesus, o Salvador / O escolhido dos milha-res para mim. / Dos vales é o lírio; é o forte Mediador / Que me purifica e guarda para Si. / Consolador ama-do, meu protetor do mal / Minhas provações e angús-tias toma a Si”.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. e amigo Tiago Valentin

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que nela admiramos.

Sócrates, filósofo grego (469 a.C.-399 a.C.)

Vida a Dois

As cinco fases do casamento

Assim como a vida tem suas fa-ses – a infância, a pré-adoles-cência, a adolescência propria-mente dita, a adolescência final e a fase adulta –, com o casa-mento não é diferente. Conhe-cer as fases pelas quais ele pas-sa pode ajudar os capas-sais na solu-ção de alguns pontos de conflito e trazer respostas, esclarecendo

muitas dúvidas. De acordo com a escritora Maggie Scarf, existem basica-mente cinco fases no casamento:

(3)

1) Fase do encantamento, quando um está enamorado do outro

Ocorre quando marido e mulher se sentem plenamente realizados e ab-solutamente preenchidos pelo outro. Nesta fase, o amor é cego. Há uma nutrição constante do vínculo. A sensação é de completude e totalida-de. Nenhum dos dois enxerga o “real”, mas sim aquilo que foi idealiza-do, sonhaidealiza-do, desenhado no tempo de namoro e noivado. Ela o vê co-mo o “príncipe azul”; ele a vê coco-mo uma “princesa encantadora”. Costu-mo dizer que, nesta fase, até o ronco dele soa coCostu-mo sinfonia. Ela, mes-mo despenteada, é linda e maravilhosa. É um tempo em que tudo é mes- mo-tivo para poesia. Quanto tempo dura esta fase?! Não sabemos. Só pode-mos afirmar que ela passa.

2) Fase do desencantamento, da desidealização

É a fase da confrontação das expectativas irreais do casamento, quando começamos a ver as diferenças entre as imagens que construímos do ou-tro e os seus lados sombrios no cotidiano. Na fase da conquista, da se-dução, a gente só mostra o lado ensolarado de nossa personalidade. As sombras, as fraquezas, as feridas emocionais, os medos ficam escondi-dos. Mas sempre chega o momento em que as coisas que estavam debai-xo do tapete aparecem com a luz do dia. É nesta fase que muitas pesso-as se desesperam, na tentativa de mudar o outro a fim de que ele corres-ponda à imagem idealizada. Você não o(a) aceita como ele(a) é. Neste momento, as pessoas são capazes de qualquer coisa: sufocam, oprimem, chantageiam, ameaçam, castigam-se mutuamente. Quando o casal é maduro e está aberto para aprender, logo percebe que o casamento é a união de dois seres humanos limitados e imperfeitos, que podem crescer e se desenvolver com a experiência conjugal. E isso faz toda diferença.

3) Fase do “crescei e multiplicai-vos”, quando o casal se dedica aos filhos pequenos e cada um está se afirmando profissional-mente, consolidando sua carreira

É a fase em que há o perigo de perder o parceiro de vista dentro do ca-samento. Geralmente, o homem mergulha no trabalho e a mulher é en-golida pelo cuidado com a casa, com as crianças e, muitas vezes, tam-bém com sua própria definição profissional. Essa tensão drena todas as energias do casal. É uma época na qual os dois engavetam frustrações, mágoas e raivas do passado. Se o casal nesta fase, não buscar em Deus a saída, com certeza o fim será o aprofundamento de emoções negativas que já estavam emergindo no fim da fase de encantamento. Sendo as-sim, o relacionamento pode estagnar, encalhar e virar uma prisão insu-portável. Os momentos de desencantamento são muito dolorosos, por-que envolvem doses inevitáveis de frigidez emocional. Esta é a hora de buscar ajuda externa.

4) Fase do questionamento e das redefinições

É a fase em que os parceiros questionam o vínculo, fazem um balanço da ligação. Aqui está a grande oportunidade de o casal se libertar dos

(4)

res-sentimentos e frustrações em relação ao cônjuge. Alcançar essas mudan-ças implica enfrentar um processo trabalhoso, que pode, em compensa-ção, dar lugar à vitória de Deus na relacompensa-ção, à ternura, ao cuidado com o outro e à identificação. Quando não há esforço e interesse em mudar a situação, o resultado final é o divórcio emocional ou a convivência amar-ga em um casamento morto.

5) Fase de reintegração, quando os filhos já estão adultos e o ca-sal pode se redescobrir e se apaixonar novamente

É quando os dois, marido e mulher, conscientes do que significa “casa-mento”, conseguem superar as fases difíceis e seguir juntos. Pode-se che-gar a um momento de integração. Podemos dizer que os dois atingiram o equilíbrio entre individualidade e intimidade. Não existe mais disputa so-bre o quanto é meu, o quanto é seu, o quanto é nosso. O que há é com-panheirismo, compromisso de amizade e comunhão.

É claro que as fases aqui descritas não são rígidas, com tempos definidos e sequência predeterminada, nem uma, necessariamente seguindo a ou-tra. Mas são momentos que todos os relacionamentos atravessam, com maior ou menor intensidade.

Deus não projetou o casamento para ser uma prisão, mas um relaciona-mento sadio, prazeroso e seguro. Quando o casal vive com esta consci-ência, fica mais fácil administrar as diferenças e desfrutar as bênçãos que o Senhor nos proporciona por meio da vida a dois.

Por Josué Gonçalves, terapeuta familiar e pastor da Assembleia de Deus

Aprendi que ninguém é perfeito até que você se apaixone por aquela pessoa.

William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês (1554-1616)

Ponto de Vista

Publicidade ou escárnio?

Não é de hoje que a publicida-de tenta ridicula-rizar ou zombar da fé cristã. Em exibição na TV, dois anúncios me causaram espan-to. Em um deles,

um rapaz constrói uma arca e, quando aplica certo desodorante mascu-lino, seu cheiro atrai mulheres, duas a duas, para entrar na embarcação. Ao fundo, o narrador alerta: “O fim do mundo está próximo. Aproveite agora ou nunca mais”. É uma clara referência à construção da arca por Noé antes do dilúvio.

(5)

Em outro anúncio, de uma bebida energética, os publicitários foram ain-da mais longe, brincando com a passagem de Jesus anain-dando sobre as águas (Mt 14:22-33). A propaganda insinua que Jesus equilibrou-se so-bre pedras. Muito bem produzidos e aparentemente engraçados, os co-mercias tentam menosprezar dois grandiosos feitos relatados na Palavra de Deus.

O obediente Noé, “divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para sal-vação de sua casa” (Hb 11:7). E Jesus andou sobre as águas de verdade, sem artifícios ou truques. O discípulo Pedro pediu ao Mestre para fazer o mesmo e também conseguiu, mas depois teve medo e começou a sub-mergir. “Prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: ho-mem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mt 14:31).

Admiro a inteligência da maioria dos publicitários, mas não posso dei-xar que sejam enganados ou instrumentos de engano. “De Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isto também ceifará” (Gl 6:7). Comunicadores publicitários, usem o talento (presenteado por Deus) pa-ra o bem, disseminando amor, espepa-rança, alegria, paz, virtudes, ética e resgate de valores perdidos. Respeitem a crença dos outros e não brin-quem com coisa séria. A linha que separa a criatividade do escárnio é muito tênue.

Por Ângelo Manassés

Os vídeos estão disponíveis no YouTube. Pesquise por: AXE 2012 O último AXE e Red Bull Jesus Cristo

Aniversariantes

31/7 - Ruth Orelina Belloni 2/8 - Samuel de Camargo

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Ore-mos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D. Judith, de Maria José Cassu (de San-tana de Parnaíba) e do Wilmer;

• Por Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e família; • Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba; • Pelos seminaristas Edmilson e Michelly;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja; • Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br I g r e j a M e t o d i s t a e m I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª FeiRa 4ª FeiRa 6ª FeiRa domingo

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual20h Culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - Laura e Tiago9h

Tarde 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h (visitas)Laura e Tiago -Noite Tiago20h 20h (visitas)Laura e Tiago Laura20h 20h (visitas)Laura e Tiago Laura e Tiago20h Tiago20h Laura e Tiago19h

Avisos

Café da manhã no Dia dos Pais

Comece a se programar para a manhã do dia 12 de agosto. Será o Dia dos Pais e, como já é tradição, haverá um delicioso café da manhã para homenagear nossos queridos papais.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (22/7) PRÓX. DOMINGO (5/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Emerson

INTERCESSÃO Tiago/Nurimar Edward/Salete

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Murilo

MINISTÉRIO INFANTIL Silvana/Patrícia Rosa/Carolina

LOUVOR Geração Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Marco Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Emerson Pr. Tiago/Deborah

Referências

Documentos relacionados

1º Fica renovado o reconhecimento dos cursos superiores de graduação constantes da tabela do Anexo desta Portaria, ministrados pelas Instituições de Educação Superior citadas,

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Possíveis danos para a saúde: Longo prazo - efeitos sistémicos Utilização final: Consumidores. Vias de

Engenharia de Cardápio. Segundo Rapp, o topo ou o canto superior direito da página 

Visando a este cenário, o Ministério da Saúde criou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), regulamentado pela Portaria Interministerial

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

1º - Aprovar “ad referendum” o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais Intermediário I e II do

A persuasão comportamental foi exercida através do ensaísmo e do tratadismo de seus adeptos; temas como a relação entre ciências naturais e sociais, o papel da Tradição