• Nenhum resultado encontrado

Prova de Português Comentada IBFC Professor: Bruno Spencer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova de Português Comentada IBFC Professor: Bruno Spencer"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Prova de Português Comentada IBFC Professor: Bruno Spencer

(2)

Prof. Bruno Spencer

Olá amigos concurseiros!

É hora de testar nossa preparação. Estamos oferecendo a vocês neste artigo uma das provas comentadas em nossos cursos.

A resolução de provas da banca organizadora (IBFC no caso) é muito

importante para que você chegue ao dia de sua prova preparado e com uma

boa noção do que pode esperar em cada disciplina.

Primeiramente tentem resolver a prova numa situação mais real possível, sem consulta de material e com o tempo marcado no relógio, depois confiram o gabarito e os comentários.

Boa sorte a todos!!!

Links para os nossos cursos do TCM Rio:

http://www.exponencialconcursos.com.br/produto/portugues-tcm-rj/ http://www.exponencialconcursos.com.br/produto/resumo-questoes-comentadas-tcm-rj-portugues/

Aproveite também os benefícios do nosso SQ e resolva inúmeras questões filtrando por disciplina, por banca e muito mais.

http://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/resolver_questoes

Sumário

1 – Questões Propostas ... 3 2 – Questões Comentadas ... 10 3 – Gabarito ... 23

(3)

Prof. Bruno Spencer

Texto I

Ética e moral: que significam?

(Leonardo Boff) Face à crise generalizada de ética e de moral, importa resgatar o sentido originário das palavras. Ética e moral é a mesma coisa? É e não é.

1. O significado de ética

Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos, pois estão ancorados na nossa própria humanidade. Que significa agir humanamente?

O primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de regra de ouro, é esse: “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti". Ou positivamente: “faça ao outro o que queres que te façam a ti". Esse princípio áureo pode ser traduzido também pela expressão de Jesus, testemunhada em todas as religiões: “ama o próximo como a ti mesmo". É o princípio do amor universal e incondicional. Quem não quer ser amado? Quem não quer amar? Alguém quer ser odiado ou ser tratado com fria indiferença? Ninguém.

Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado. Toda vida precisa de cuidado. Um recém-nascido deixado à sua própria sorte morre poucas horas após. O cuidado é tão essencial que, se bem observarmos, tudo o que fazemos vem acompanhado de cuidado ou falta de cuidado. Se fazemos com cuidado, tudo pode dar certo e dura mais. Tudo o que amamos também cuidamos. A ética do cuidado hoje é fundamental: se não cuidarmos do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso e destruir as condições que permitem o projeto planetário humano. A própria política é o cuidado para com o bem do povo. Outro princípio reside da solidariedade universal. Se nossos pais não fossem solidários conosco quando nascemos e nos tivessem rejeitado, não estaríamos aqui para falar de tudo isso. Se na sociedade não respeitamos as normas coletivas em solidariedade para com todos, a vida seria impossível. A solidariedade para existir de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos e dos que mais sofrem. A solidariedade se manifesta então como com-paixão. Com-paixão quer dizer ter a mesma paixão que o outro, alegrar-se com o outro, sofrer com o outro para que nunca se sinta só em seu sofrimento, construir junto algo bom para todos.

Pertence também à humanidade essencial a capacidade e a vontade de perdoar. Todos somos falíveis, podemos errar involuntariamente e prejudicar o outro conscientemente. Como gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar. Perdoar significa não deixar que o erro e o ódio tenham a última

(4)

Prof. Bruno Spencer palavra. Perdoar é conceder uma chance ao outro para que possa refazer as relações boas.

Tais princípios e inspirações formam a ética. Sempre que surge o outro diante de mim, aí surge o imperativo ético de tratá-lo humanamente. Sem tais valores a vida se torna impossível.

Por isso, ethos, donde vem ética, significava para os gregos, a casa. Na casa cada coisa tem seu lugar e os que nela habitam devem ordenar seus comportamentos para que todos possam se sentir bem. Hoje a casa não é apenas a casa individual de cada pessoa, é também a cidade, o estado e o planeta Terra como casa comum. Eis, pois, o que é a ética. Vejamos agora o que é moral.

2. O significado de moral

A forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra. Um indígena, um chinês, um africano vivem do seu jeito o amor, o cuidado, a solidariedade e o perdão. Esse jeito diferente chamamos de moral. Ética existe uma só para todos. Moral existem muitas, consoante as maneiras diferentes como os seres humanos organizam a vida. Vamos dar um exemplo. Importante é ter uma casa (ética). O estilo e a maneira de construí-la pode variar (moral). Pode ser simples, rústica, moderna, colonial, gótica, contanto que seja casa habitável. Assim é com a ética e a moral.

Hoje devemos construir juntos a Casa Comum para que nela todos possam caber inclusive a natureza. Faz-se mister uma ética comum, um consenso mínimo no qual todos se possam encontrar. E ao mesmo tempo, respeitar as maneiras diferentes como os povos organizam a ética, dando origem às várias morais, vale dizer, os vários modos de organizar a família, de cuidar das pessoas e da natureza, de estabelecer os laços de solidariedade entre todos, os estilos de manifestar o perdão.

A ética e as morais devem servir à vida, à convivência humana e à preservação da Casa Comum, a única que temos que é o Planeta Terra.

(Disponível em: http://www.leonardoboff.com/site/vista/outros/etic...Acesso em:07/10/2014)

Nota: Para resolver a questão, considere o primeiro parágrafo do texto como o

trecho “Ética é um conjunto...”.

1) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

A partir da leitura atenta do texto, pode-se afirmar que ele assume um caráter: a) reacionário, pois expressa um pensamento que contraria a liberdade do indivíduo como ser social.

b) didático, pois esclarece a distinção entre dois conceitos que, por vezes, confundem-se.

(5)

Prof. Bruno Spencer c) impositivo, uma vez que, por um discurso autoritário, dita as regras para um comportamento social.

d) conflituoso, pois entrelaça dois conceitos evidenciando apenas as identidades entre eles.

2) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Considerando o contexto, ao fazer uso do hífen na grafia do vocábulo destacado em “A solidariedade se manifesta então como com-paixão” (5°§), o autor pretendeu destacar o sentido que é apreendido pelo prefixo. Tal valor está mais bem explicitado pela noção de:

a) meio b) causa c) companhia d) instrumento

3) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Assinale a opção em que se percebe um erro pela presença da vírgula. a) “Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado. “(3°§)

b) “se não cuidarmos do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso” (4°§) c) “A solidariedade para existir de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos” (5°§)

d) “Eis, pois, o que é a ética.” (7°§) 4) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Para validar seu argumento no segundo parágrafo do texto, o autor faz uso de todos os mecanismos listados abaixo, EXCETO:

a) Reescritura de um enunciado.

b) Referência a um discurso já consagrado. c) O emprego de um experiência pessoal.

d) Perguntas retóricas, voltadas para a reflexão do leitor. 5) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

No fragmento “Tudo o que amamos também cuidamos” (3°§), ocorre um desvio de regência provocado:

(6)

Prof. Bruno Spencer b) pelo uso do vocábulo “também” relacionando dois verbos.

c) pelo uso de complementos distintos para verbos equivalentes.

d) pelo uso de um mesmo tipo de complemento para verbos de regências distintas.

6) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Ao explorar a capacidade e a vontade de perdoar, no sexto parágrafo, infere-se, por meio do posicionamento defendido por Boff, que:

a) sendo falível, o homem deve considerar que o perdão é necessário.

b) o erro involuntário pode acarretar prejuízos sem que estes sejam percebidos. c) a capacidade e a vontade de perdoar são um privilégio de poucos indivíduos. d) mesmo perdoando, o erro e o ódio devem ser preservados para que se crie maturidade.

7) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Em “Como gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar.” (6°§), a conjunção “como” assume o valor semântico de:

a) Oposição b) Causa c) Conclusão d) Conseqüência

8) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

De acordo com o texto, a diferença básica entre ética e moral reside no fato de que:

a) a primeira possui um caráter flutuante, adaptável às diversas culturas. b) a segunda deve ser entendida como um traço singular de cada povo. c) a primeira deve variar de acordo com as necessidades de cada época. d) a segunda assume um sentido de identidade entre os povos.

9) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Considere as duas orações transcritas abaixo: I. “se não cuidarmos do planeta Terra” (4°§)

(7)

Prof. Bruno Spencer Embora sejam introduzidas pelo mesmo conectivo, percebe-se que os verbos que as formam apresentam noções distintas quanto à sua flexão. Isso porque: a) na primeira, o verbo está no pretérito imperfeito do subjuntivo indicando o pesar de algo já ocorrido.

b) na segunda, o verbo está no presente do subjuntivo indicando algo que certamente ocorreria.

c) na primeira, o verbo está no futuro do subjuntivo indicando uma ação possível.

d) na segunda, o verbo está no pretérito imperfeito do indicativo e representa uma ação passada interrompida.

10) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Ao indicar a regra de ouro, no segundo parágrafo, o autor escreve “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti'. Ele obteve um efeito enfático por meio do emprego reiterado de uma mesma função sintática na última oração. Trata-se: a) do objeto direto. b) do sujeito. c) do adjunto adnominal d) do objeto indireto. 11) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

No fragmento “Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos.” (1°§), a oração sublinhada exerce a mesma função sintática do vocábulo destacado em:

a) “O primeiro princípio do agir humano” (2°§) b) “Toda vida precisa de cuidado.” (3°§)

c) “A ética do cuidado hoje é fundamental.” (4°§) d) “construir junto algo bom para todos.” (5°§)

12) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Ao afirmar “A solidariedade para existir de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos e dos que mais sofrem.”(5°§), o autor assume uma postura que só NÃO pode ser entendida como:

a) indiferente b) generalizante

(8)

Prof. Bruno Spencer c) empática

d) engajada

13) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

E possível inferir o sentido do vocábulo destacado em “Faz-se mister uma ética comum” (9°§). Desse modo, assinale a opção que apresenta um antônimo para ele. a) Necessário b) Consolidável c) Incoerente d) Dispensável 14) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

A interpretação de Planeta Terra como “Casa Comum”, pretendida pelo autor, é possível por meio de uma ferramenta lingüística denominada:

a) Homonímia b) Polissemia c) Conotação d) Denotação Texto II

O texto abaixo é um fragmento da letra da música “Na Moral”, da banda Cidade Negra.

“Há de se respeitar a minha moral O meu visual

E tudo que eu digo Pra alguém me escutar Mesmo a tal cibernética ...

Ah, ah, ah, ah, e ser imortal Não é natural

Eu não sou capacho Eu sei os meus passos Pra não vacilar

(9)

Prof. Bruno Spencer ...

É que eu insisto transparecer No que eu acredito,

Sem ressentimentos.

E há tanta gente pra convencer E que sei que sentem

O mesmo o que eu sinto.”

15) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Sobre a ideia de “moral” representada na música, é correto afirmar que: a) nega o conceito de “moral” apresentado por Leonardo Boff.

b) se aproxima do conceito de “moral” apresentado por Leonardo Boff. c) retifica o conceito de “moral” apresentado por Leonardo Boff.

d) inviabiliza o conceito de “moral” apresentado por Leonardo Boff. 16) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

A partir da compreensão global do texto “Na moral”, só NÃO é correto afirmar que:

a) O respeito seria conseqüência da preservação da própria identidade. b) O enunciador tem consciência de seus objetivos, de seus passos.

c) A moral do enunciador pode ser percebida por meio de traços físicos e comportamentais.

(10)

Prof. Bruno Spencer

Texto I

Ética e moral: que significam?

(Leonardo Boff) Face à crise generalizada de ética e de moral, importa resgatar o sentido originário das palavras. Ética e moral é a mesma coisa? É e não é.

1. O significado de ética

Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos, pois estão ancorados na nossa própria humanidade. Que significa agir humanamente?

O primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de regra de ouro, é esse: “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti". Ou positivamente: “faça ao outro o que queres que te façam a ti". Esse princípio áureo pode ser traduzido também pela expressão de Jesus, testemunhada em todas as religiões: “ama o próximo como a ti mesmo". É o princípio do amor universal e incondicional. Quem não quer ser amado? Quem não quer amar? Alguém quer ser odiado ou ser tratado com fria indiferença? Ninguém.

Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado. Toda vida precisa de cuidado. Um recém-nascido deixado à sua própria sorte morre poucas horas após. O cuidado é tão essencial que, se bem observarmos, tudo o que fazemos vem acompanhado de cuidado ou falta de cuidado. Se fazemos com cuidado, tudo pode dar certo e dura mais. Tudo o que amamos também cuidamos. A ética do cuidado hoje é fundamental: se não cuidarmos do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso e destruir as condições que permitem o projeto planetário humano. A própria política é o cuidado para com o bem do povo. Outro princípio reside da solidariedade universal. Se nossos pais não fossem solidários conosco quando nascemos e nos tivessem rejeitado, não estaríamos aqui para falar de tudo isso. Se na sociedade não respeitamos as normas coletivas em solidariedade para com todos, a vida seria impossível. A solidariedade para existir de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos e dos que mais sofrem. A solidariedade se manifesta então como com-paixão. Com-paixão quer dizer ter a mesma paixão que o outro, alegrar-se com o outro, sofrer com o outro para que nunca se sinta só em seu sofrimento, construir junto algo bom para todos.

Pertence também à humanidade essencial a capacidade e a vontade de perdoar. Todos somos falíveis, podemos errar involuntariamente e prejudicar o outro conscientemente. Como gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar. Perdoar significa não deixar que o erro e o ódio tenham a última

(11)

Prof. Bruno Spencer palavra. Perdoar é conceder uma chance ao outro para que possa refazer as relações boas.

Tais princípios e inspirações formam a ética. Sempre que surge o outro diante de mim, aí surge o imperativo ético de tratá-lo humanamente. Sem tais valores a vida se torna impossível.

Por isso, ethos, donde vem ética, significava para os gregos, a casa. Na casa cada coisa tem seu lugar e os que nela habitam devem ordenar seus comportamentos para que todos possam se sentir bem. Hoje a casa não é apenas a casa individual de cada pessoa, é também a cidade, o estado e o planeta Terra como casa comum. Eis, pois, o que é a ética. Vejamos agora o que é moral.

2. O significado de moral

A forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra. Um indígena, um chinês, um africano vivem do seu jeito o amor, o cuidado, a solidariedade e o perdão. Esse jeito diferente chamamos de moral. Ética existe uma só para todos. Moral existem muitas, consoante as maneiras diferentes como os seres humanos organizam a vida. Vamos dar um exemplo. Importante é ter uma casa (ética). O estilo e a maneira de construí-la pode variar (moral). Pode ser simples, rústica, moderna, colonial, gótica, contanto que seja casa habitável. Assim é com a ética e a moral.

Hoje devemos construir juntos a Casa Comum para que nela todos possam caber inclusive a natureza. Faz-se mister uma ética comum, um consenso mínimo no qual todos se possam encontrar. E ao mesmo tempo, respeitar as maneiras diferentes como os povos organizam a ética, dando origem às várias morais, vale dizer, os vários modos de organizar a família, de cuidar das pessoas e da natureza, de estabelecer os laços de solidariedade entre todos, os estilos de manifestar o perdão.

A ética e as morais devem servir à vida, à convivência humana e à preservação da Casa Comum, a única que temos que é o Planeta Terra.

(Disponível em: http://www.leonardoboff.com/site/vista/outros/etic...Acesso em:07/10/2014)

Nota: Para resolver a questão, considere o primeiro parágrafo do texto como o

trecho “Ética é um conjunto...”.

1) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

A partir da leitura atenta do texto, pode-se afirmar que ele assume um caráter: a) reacionário, pois expressa um pensamento que contraria a liberdade do indivíduo como ser social.

b) didático, pois esclarece a distinção entre dois conceitos que, por vezes, confundem-se.

(12)

Prof. Bruno Spencer c) impositivo, uma vez que, por um discurso autoritário, dita as regras para um comportamento social.

d) conflituoso, pois entrelaça dois conceitos evidenciando apenas as identidades entre eles.

Comentários:

Alternativa B – Correta – Analisando o texto acima, podemos verificar que não há nada de reacionário, impositivo ou conflituoso, por isso eliminamos as letras A, C e D.

De fato, trata-se de um texto didático, uma dissertação expositiva. Os textos

expositivos são utilizados para exposição de um assunto sem a preocupação

de convencer o leitor de determinada opinião, portanto são IMPARCIAIS, não

cabendo impressões pessoais ou pontos de vistas do autor. Exemplos desses textos são as aulas, seminários, matérias jornalísticas informativas.

Gabarito: B

2) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Considerando o contexto, ao fazer uso do hífen na grafia do vocábulo destacado em “A solidariedade se manifesta então como com-paixão” (5°§), o autor pretendeu destacar o sentido que é apreendido pelo prefixo. Tal valor está mais bem explicitado pela noção de:

a) meio b) causa c) companhia d) instrumento Comentários:

Alternativa A – Incorreta – Ex. Falei com ele pelo telefone.

Alternativa B – Incorreta – Ex. Fiz tudo aquilo por você. Morreu de medo. Alternativa C – Correta – Ex. Ele chegou com a sua amiga.

A banca considerou na expressão o valor semântico de companhia (com-paixão = com ela = em companhia da paixão).

Outro valor semântico relacionado à expressão seria o de MODO. Eis um exemplo de valor semântico de modo: Fez tudo com amor (de forma amorosa). Alternativa D – Incorreta – O valor semântico de instrumento está mais ligado a algum instrumento físico, material com o qual se executa alguma ação. Ex. Consertei o carro com um alicate. Cortei o papel com uma tesoura. Escrevia a carta a lápis.

(13)

Prof. Bruno Spencer

3) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Assinale a opção em que se percebe um erro pela presença da vírgula. a) “Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado. “(3°§)

b) “se não cuidarmos do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso” (4°§) c) “A solidariedade para existir de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos” (5°§)

d) “Eis, pois, o que é a ética.” (7°§)

Comentários:

Alternativa A – Incorreta – Não é permitido separarmos o verbo do seu complemento, que neste caso é um PDS.

Alternativa B – Correta – A vírgula isola a oração adverbial condicional “se não cuidarmos do planeta Terra” da oração principal.

É função da vírgula:

Alternativa C – Correta – A vírgula foi utilizada para isolar o aposto explicativo “dos últimos”.

Alternativa D – Correta – Utilizou-se a vírgula para isolar a conjunção POIS.

Gabarito: A

4) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Para validar seu argumento no segundo parágrafo do texto, o autor faz uso de todos os mecanismos listados abaixo, EXCETO:

NÃO SE

PODE

SEPARAR

Verbo e Complementos Verbais

SEPARAR

Orações Adverbiais e Adjuntos Adverbiais Deslocados

ex. De manhã, fizemos muitas atividades Fizemos, de manhã, muitas atividades.

SEPARAR

ex. Elizabeth, rainha da Inglaterra, veio a nossa Apostos

festa.

SEPARAR

Determinadas Conjunções pospostas ao verbo

(14)

Prof. Bruno Spencer a) Reescritura de um enunciado.

b) Referência a um discurso já consagrado. c) O emprego de um experiência pessoal.

d) Perguntas retóricas, voltadas para a reflexão do leitor.

Comentários:

Alternativa A – Correta – ““não faças ao outro o que não queres que te façam a ti". Ou positivamente: “faça ao outro o que queres que te façam a ti””

Alternativa B – Correta – “O primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de regra de ouro, é esse: “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti". Ou positivamente: “faça ao outro o que queres que te façam a ti". Esse princípio áureo pode ser traduzido também pela expressão de Jesus, testemunhada em todas as religiões: “ama o próximo como a ti mesmo". É o princípio do amor universal e incondicional. “

Alternativa C – Incorreta – Os textos expositivos são utilizados para exposição de um assunto sem a preocupação de convencer o leitor de determinada opinião, portanto são IMPARCIAIS, não cabendo impressões pessoais ou pontos de vistas do autor.

Alternativa D – Correta – “Ética e moral é a mesma coisa? (...) Que significa agir humanamente?”

Gabarito: C

5) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

No fragmento “Tudo o que amamos também cuidamos” (3°§), ocorre um desvio de regência provocado:

a) pelo emprego do verbo “amamos” sem complemento explícito. b) pelo uso do vocábulo “também” relacionando dois verbos. c) pelo uso de complementos distintos para verbos equivalentes.

d) pelo uso de um mesmo tipo de complemento para verbos de regências distintas.

Comentários:

Os verbos possuem AMAR e CUIDAR possuem regências diferentes (OD e OI –

cuidar de). Nesse caso, a gramática recomenda que cada verbo seja

adequadamente complementado. Veja outro exemplo da mesma situação:

Fomos a Brasília e voltamos de lá rapidamente. A forma acima é a gramaticalmente correta!

(15)

Prof. Bruno Spencer NO ENTANTO, o ilustre gramático Domingos Paschoal Cegalla observa em sua gramática que é admissível a utilização de um só complemento para ambos os verbos por motivo de concisão (é o nosso caso). Entretanto, CUIDADO, pois a banca pode adotar este critério ou não, já que há autores que condenam esse tipo de construção. É preciso examinar atentamente todas as alternativas da questão. Veja como ficaria a oração acima:

Fomos e voltamos de Brasília rapidamente. Gabarito: D

6) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Ao explorar a capacidade e a vontade de perdoar, no sexto parágrafo, infere-se, por meio do posicionamento defendido por Boff, que:

a) sendo falível, o homem deve considerar que o perdão é necessário.

b) o erro involuntário pode acarretar prejuízos sem que estes sejam percebidos. c) a capacidade e a vontade de perdoar são um privilégio de poucos indivíduos. d) mesmo perdoando, o erro e o ódio devem ser preservados para que se crie maturidade.

Comentários:

Devemos ter muito cuidado é para não EXTRAPOLAR as informações fornecidas pelo texto, pois certamente estaremos nos deixando levar pela nossa criatividade, que nesse momento é algo perigoso.

De forma análoga, o cuidado também é necessário para não DIMINUIR o sentido de algo expresso no texto. Portanto, sejamos JUSTOS, nem mais e nem menos, aqui a precisão é essencial.

Alternativa A – Correta – É exatamente o que diz o texto.

“Todos somos falíveis, podemos errar involuntariamente e prejudicar o outro conscientemente. Como gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar. “

Alternativas B e C – Incorretas – Não podemos fazer tais inferências a partir do texto, seria um caso de EXTRAPOLAR o que nele está escrito.

Alternativa D – Incorreta – A alternativa entra em rota de colisão frontal com as ideias do texto.

Gabarito: A

7) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Em “Como gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar.” (6°§), a conjunção “como” assume o valor semântico de:

(16)

Prof. Bruno Spencer a) Oposição b) Causa c) Conclusão d) Conseqüência Comentários:

Alternativa A – Incorreta – A conjunção “como” não tem sentido de oposição, veja algumas conjunções que possuem tal sentido:

Alternativa B – Correta – A frase encontra-se invertida, vamos coloca-la na sua ordem direta para percebermos melhor a relação de causa, além de trocarmos a conjunção. Veja que o sentido permanece inalterado.

“Devemos também nós perdoar, POIS gostaríamos de ser perdoados”

Alternativa C – Incorreta – Cuidado para não confundir o valor semântico da oração. Veja o exemplo de uma conjunção conclusiva:

“Penso, logo existo”.

Alternativa D – Incorreta – Eis algumas conjunções com valor de consequência:

Gabarito: B

8) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

De acordo com o texto, a diferença básica entre ética e moral reside no fato de que:

a) a primeira possui um caráter flutuante, adaptável às diversas culturas. b) a segunda deve ser entendida como um traço singular de cada povo. c) a primeira deve variar de acordo com as necessidades de cada época. d) a segunda assume um sentido de identidade entre os povos.

Comentários:

•conquanto embora que ainda que -mesmo que - -mesmo quando - posto que

- por mais que - dado que - se bem que CONCESSIVAS

• porquanto porque como já que desde que que pois uma vez que

-visto que CAUSAIS

CONCLUSIVAS portanto - por isso - logo - por conseguinte -pois (após o verbo)

•(tanto) que de modo que sem que de forma que de maneira que -CONSECUTIVAS

(17)

Prof. Bruno Spencer Alternativa A – Incorreta – A primeira é universal.

Alternativa B – Correta – “Esse jeito diferente chamamos de moral. Ética existe uma só para todos. Moral existem muitas, consoante as maneiras diferentes como os seres humanos organizam a vida. “

Alternativa C – Incorreta – A moral é que varia de acordo com a época e com os costumes.

Alternativa D – Incorreta – A ética é que tem tal sentido de identidade entre os povos, pois é única para todos.

Gabarito: B

9) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Considere as duas orações transcritas abaixo: I. “se não cuidarmos do planeta Terra” (4°§)

II. “Se na sociedade não respeitamos as regras coletivas” (5°§)

Embora sejam introduzidas pelo mesmo conectivo, percebe-se que os verbos que as formam apresentam noções distintas quanto à sua flexão. Isso porque: a) na primeira, o verbo está no pretérito imperfeito do subjuntivo indicando o pesar de algo já ocorrido.

b) na segunda, o verbo está no presente do subjuntivo indicando algo que certamente ocorreria.

c) na primeira, o verbo está no futuro do subjuntivo indicando uma ação possível.

d) na segunda, o verbo está no pretérito imperfeito do indicativo e representa uma ação passada interrompida.

Comentários:

Alternativa A – Incorreta – Na primeira frase o verbo está no futuro do subjuntivo indicando uma ação possível (hipótese).

Alternativa B – Incorreta – Na segunda o verbo está no presente do indicativo expressando algo que acontece. No entanto, a correlação verbal utilizada pelo autor não é a mais adequada. Seria mais adequada a seguinte construção: Se na sociedade não respeitássemos as normas coletivas em solidariedade para com todos, a vida seria impossível.

Alternativa C – Correta

Alternativa D – Incorreta - Na segunda o verbo está no presente do indicativo. Gabarito: C

(18)

Prof. Bruno Spencer 10) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Ao indicar a regra de ouro, no segundo parágrafo, o autor escreve “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti'. Ele obteve um efeito enfático por meio do emprego reiterado de uma mesma função sintática na última oração. Trata-se: a) do objeto direto. b) do sujeito. c) do adjunto adnominal d) do objeto indireto. Comentários:

É um caso de objeto indireto pleonástico (alguém faz algo (OD) a alguém (OI)). Veja que o OI se repete (te e a ti).

Veja outros exemplos:

 A mim, o que me importa é ser feliz.  Aos pais, nem todos lhes obedeçem. Gabarito: D

11) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

No fragmento “Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos.” (1°§), a oração sublinhada exerce a mesma função sintática do vocábulo destacado em:

a) “O primeiro princípio do agir humano” (2°§) b) “Toda vida precisa de cuidado.” (3°§)

c) “A ética do cuidado hoje é fundamental.” (4°§) d) “construir junto algo bom para todos.” (5°§)

Comentários:

Vamos analisar o período:

“Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos. ”

A oração grifada qualifica o termo “valores e princípios, de inspirações e indicações”, o que lhe dá a classificação de adjunto adnominal – AA. Repare que ela é introduzida por um pronome relativo (podemos substituir o QUE por OS QUAIS). Assim a oração é subordinada adjetiva restritiva (pois não é isolada por vírgulas).

Alternativa A – Correta – Assim como a oração analisada, “primeiro” tem a função de AA.

(19)

Prof. Bruno Spencer Alternativa B – Incorreta – “De cuidado” complementa o verbo PRECISAR, portanto é o OI da oração, uma vez que é introduzido por preposição.

Alternativa C – Incorreta – O termo “fundamental” tem a função sintática de PDS.

Alternativa D – Incorreta – O termo “algo bom” é o OD da oração (Construir o quê? Algo bom).

Gabarito: A

12) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Ao afirmar “A solidariedade para existir de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos e dos que mais sofrem.”(5°§), o autor assume uma postura que só NÃO pode ser entendida como:

a) indiferente b) generalizante c) empática d) engajada

Comentários:

Definitivamente, sua postura não é de indiferença, mas sobretudo de engajamento, sendo específica e empática em relação ao tema solidariedade. Gabarito: A

13) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

E possível inferir o sentido do vocábulo destacado em “Faz-se mister uma ética comum” (9°§). Desse modo, assinale a opção que apresenta um antônimo para ele. a) Necessário b) Consolidável c) Incoerente d) Dispensável Comentários:

Alternativa A – Incorreta – Este é o sinônimo. faz-se mister = faz-se necessário.

Alternativa B – Incorreta – Não há relação de sinonímia nem de antonímia. Alternativa C – Incorreta – Não há relação de sinonímia nem de antonímia. Alternativa D – Correta - faz-se mister = faz-se indispensável

(20)

Prof. Bruno Spencer Gabarito: D

14) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

A interpretação de Planeta Terra como “Casa Comum”, pretendida pelo autor, é possível por meio de uma ferramenta lingüística denominada:

a) Homonímia b) Polissemia c) Conotação d) Denotação

Comentários:

Alternativa A – Incorreta – Trata-se de duas palavras pronunciadas e às vezes escritas da mesma maneira, mas com sentidos diferentes.

Ex. para (preposição); para (verbo parar).

Alternativa B – Incorreta – Trata-se de sentidos diversos para uma mesma

palavra.

Ex. manga (fruta); manga (parte de camisa)

Alternativa C – Correta – Quando uma palavra é utilizada em sentido figurado. Ex. Minha esposa ficou uma fera.

Veja que o planeta não é uma casa no sentido denotativo da palavra, mas pode ser em seu sentido conotativo.

Alternativa D – Incorreta - Quando uma palavra é utilizada no seu sentido próprio ou literal.

Ex. O leão é uma fera selvagem. Gabarito: C

Texto II

O texto abaixo é um fragmento da letra da música “Na Moral”, da banda Cidade Negra.

“Há de se respeitar a minha moral O meu visual

E tudo que eu digo Pra alguém me escutar Mesmo a tal cibernética ...

(21)

Prof. Bruno Spencer Ah, ah, ah, ah, e ser imortal

Não é natural

Eu não sou capacho Eu sei os meus passos Pra não vacilar

...

É que eu insisto transparecer No que eu acredito,

Sem ressentimentos.

E há tanta gente pra convencer E que sei que sentem

O mesmo o que eu sinto.”

15) IBFC/Ag PJ/PC-SE/2014

Sobre a ideia de “moral” representada na música, é correto afirmar que: a) nega o conceito de “moral” apresentado por Leonardo Boff.

b) se aproxima do conceito de “moral” apresentado por Leonardo Boff. c) retifica o conceito de “moral” apresentado por Leonardo Boff.

d) inviabiliza o conceito de “moral” apresentado por Leonardo Boff.

Comentários:

A música aborda o tema de forma diferente, mas em nenhum momento nega, inviabiliza ou mesmo retifica o conceito do autor Leonardo Boff. Destaco a última estrofe como chave para reconhecermos uma relação entre as duas visões apresentadas:

“É que eu insisto transparecer No que eu acredito,

Sem ressentimentos.

E há tanta gente pra convencer E que sei que sentem

O mesmo o que eu sinto.” Gabarito: B

(22)

Prof. Bruno Spencer A partir da compreensão global do texto “Na moral”, só NÃO é correto afirmar que:

a) O respeito seria conseqüência da preservação da própria identidade. b) O enunciador tem consciência de seus objetivos, de seus passos.

c) A moral do enunciador pode ser percebida por meio de traços físicos e comportamentais.

d) A necessidade de convencer o outro é exclusiva do enunciador.

Comentários:

Alternativa A – Correta – “Há de se respeitar a minha moral; O meu visual” Alternativa B – Correta – Fica evidenciado pela objetividade dos versos e pelo modo verbal utilizado pelo autor.

Alternativa C – Correta – Isso fica evidente nos dois primeiros versos transcritos acima.

Alternativa D – Incorreta – Podemos inferir o contrário pela análise da última estrofe da música.

“É que eu insisto transparecer No que eu acredito,

Sem ressentimentos.

E há tanta gente pra convencer E que sei que sentem

O mesmo o que eu sinto.” Gabarito: D

(23)

Prof. Bruno Spencer

1 B 4 C 7 B 10 D 13 D 16 D

2 C 5 D 8 B 11 A 14 C - -

3 A 6 A 9 C 12 A 15 B - -

Por enquanto é isso pessoal. Vamos em frente sem perder o foco!!!

Referências

Documentos relacionados

Para iniciar uma análise deste ponto, deve-se conectá-lo a outro que lhe dá suporte, qual seja, "a crença religiosa popular, partilhada tanto por organizações seculares

[…] Muitos são os dirigentes que condenam sumariamente o médium, pregando-lhe o rótulo de fraude, ante a mais leve suspeita de estar produzindo fenômeno

O desing inovador da linha e o uso de materiais modernos como o revestimento das barras em material plástico texturizado de alta resistência, desenvolvidos com exclusividade

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre sistema solar em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

•Io algodão não especific idas, taxa 15S por d'i :ia e certmla de tccido de algo- dão não especificados, taxa de 131» por dúzia. 1, coriloaiha de algodão, c as de ns. 5, como

leprae através do consumo da carne de tatu, principalmente, nos hansenianos sem história de contatos com outros pacientes portadores de hanseníase antes do seu

E o pensamento poético de JC eleva o seu leitor, interpelando-o num “tu” inominado, tocando-o, convidando a sentir no corpo do seu tríptico poético ELEVAÇÃO |