• Nenhum resultado encontrado

Além da Musicalidade 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Além da Musicalidade 1"

Copied!
85
0
0

Texto

(1)

1

(2)

2

(3)

3

Além da

Musicalidade

(4)

4

ALÉM DA MUSICALIDADE Por Edivânia Santos de Souza

Copyright © Edivânia Santos de Souza & Editora Missio Dei 2021

Primeira Edição em Português: 2021

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por Editora Missio Dei EDITOR I I. A. B. Quissindo “Josué”

REVISÃO I Laurindo Sitaque I Ambrósio Fernandes I Pedro Justo DIAGRAMAÇÃO I Equipa Editora Missio Dei

CAPA I Adaptada por Sérgio Fernando

Todas as citações bíblicas são da versão Bíblia Almeida Corrigida e Fiel - palavras de Jesus em vermelho, salvo indicações feitas no próprio texto.

ALÉM DA MUSICALIDADE /Edivânia Santos de Souza / Huambo, Angola: Missio Dei, 2021 pdf I e-Book

ISBN: 978-989-54906-5-3

1. Ministério. I Louvor. I Meditações Diárias. 2021

EDITORA MISSIO DEI

SEDE | Centralidade da Caála (Huambo, Angola), Quadra 16, Prédio 11, 3º Andar, Porta 1

E-MAIL | contacto.editoramissiodei@gmail.com | contacto@ editoramissiodei.com TEL. | (+244) 943 87 64 54 | 927 62 77 44

SITE | www.editoramissiodei.com

Nossos e-Books são disponibilizados gratuitamente, com a única finalidade de fomentar a cultura de leitura cristã em Angola e não só e oferecer oportunidade de leitura edificante a

todos aqueles que não têm condições financeiras para comprar.

Entretanto, se o caro leitor é uma pessoa com condição financeira estável, continue utilizando nosso acervo e, se o Senhor lhe tocar, abençoe nossos autores ou nossa editora adquirindo os

(5)

5

SUMÁRIO

DEDICATÓRIA 6 AGRADECIMENTO 8

INTRODUÇÃO 13

I. ATRAINDO O CORAÇÃO DE DEUS 16 II. ENTENDENDO O CHAMADO 27

Indo mais profundo em Deus 29

Você precisa saber qual a intenção do seu coração 31 Saber quem você é em Deus 32

Deixe Deus conduzir a sua vida 38

III. DESENVOLVENDO O CHAMADO 42 Fazer Segundo o Chamamento de Deus 45

Experiência 46

IV. SER MÚSICO vs SER ADORADOR 56 V. O ARQUEIRO E A FLECHA 68

Como você tem lidado com o tempo de Deus em sua vida? 71 Você tem permitido que o Senhor tire as impurezas da sua

flecha? 79

Você tem se entregado aos prazeres do mundo, ou tem ouvido a voz de Deus e obedecido? 80

(6)

6

DEDICATÓRIA

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória,

pois, a ele eternamente. Amém” - Romanos 11:36.

Além da Musicalidade

DEDIC

AT

ÓR

(7)

7

DEDICATÓRIA

Dedico este livro ao DEUS todo Soberano, que colocou pela sua infinita misericórdia o ar que respiro nos meus pulmões. A Ele toda soberania, toda honra e toda glória. O Seu nome será exaltado no céu, na terra e debaixo da terra, JESUS CRISTO, O REI DOS REIS.

Aos meus amados queridos pais, a minha mãe Terezinha dos Santos Silva, que intercedeu pela minha vida, ensinando o caráter de cristo. Uma mulher forte e determinada, nunca teve medo das circunstancias, intercedia pela minha vida e sempre amou pessoas. Sei que o coração dela se encheria de profunda alegria.

Ao meu amado pai Francisco Domingos da Silva, que sempre vibrava por mais uma conquista alcançada, sempre encorajando com sua sabedoria e sua história de vida, que nos surpreendia, nos ensinando a respeitar e amar as pessoas como elas são. O Senhor Jesus chamou os meus pais, a saudade é muito grande e imensurável, sabemos que o Senhor sempre tem o melhor para nós. Sei o quanto eles me amavam e sempre cuidava de mim.

Em breve nos veremos!

(8)

8

AGRADECIMENTO

“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um

corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” -

Colossences 3:15.

Além da

Musicalidade

AGRA

DECI

MENTOS

(9)

9

AGRADECIMENTO

Quando era ainda criança, meu irmão Eribaldo dos Santos Silva, sempre mim inspirava com os seus acordes de violão, Sempre observava a sua dedicação e composição musical, Cada vez mais me impulsionava a querer estudar música. Algumas das experiências que vivi nesse livro sempre me lembrava de você. Eu te agradeço meu irmão pois seu exemplo, mim inspirou a estudar em uma faculdade de música.

Agradeço a toda minha família aos meus irmãos e irmãs, crescer vendo o exemplo de vocês mim levou a onde estou hoje mais perto de Deus. Obrigado pela dedicação amo muito vocês!

Ao meu esposo, por estar sempre presentes nas minhas conquistas, me motivando a continuar. Sendo meu, mentor, orientando em todo o chamado que Deus tem para minha vida, sempre me incentivando para fazer segundo o chamamento, muitas das vezes vendo em mim o que nuca conseguir enxergar. Você é meu esposo, amigo, pastor suas orações intercessoras pela minha vida me cobrem e me ajudam a caminhar com passos firmes um após outro. Obrigado por mim ajudar nesse livro!

As minhas filhas Lytssa e Clara, vocês são presentes de Deus para minha vida. Todos os dias sou grata a Deus por vocês, vejo muito de mim expresso no caráter de vocês. Que vocês continuem amando a Jesus acima de tudo e de todos. Obrigado pelo amor carinho e dedicação de todos os dias, mamãe ama muito vocês!

Ao ministério de música C.D.A - MINISTERIO CANTO DE ALIANÇA, que me ensinaram, a cada dia entender o chamado de Deus na minha

(10)

10

vida, louvo a Deus pela vida de cada um de vocês, por todas as tristezas e alegrias que tivemos juntos, valeu apena! Vocês fazem partes desse livro, aprendi muito com todos vocês. Obrigado por fazer parte da minha história.

Agradeço a você, Leticia, por ter se disposto a me ajudar nesse livro, não desistiu de estar auxiliando em tudo que veio ao seu alcance para fazer, sempre procurando fazer o melhor. Somente o Senhor Jesus pode te recompensar por toda dedicação.

A todos os ministros levantado em todas as nações, que tem a sensibilidade de ouvir a voz de Deus, para um tempo como esse, sendo instrumento de Deus para capacitar outros ministérios. O congresso de louvor e adoração Diante do Trono, o qual mim ensinou e capacitou para estar diante do trono de Deus. Sendo congressista a mais de 15 anos, não é somente estudar em uma faculdade de música que te faz completo no seu chamado ou ministério vai muito além que isso, participando também do congresso, GATEWAY, sendo feito o mesmo pelo ministério, congresso de mulheres diante do trono. Esses congressos foram como divisores de águas para minha vida ministerial. A simplicidades do ministério diante do trono foi contagiando todo o

meu ser com as canções e palavras proféticas, então contagiava a

cada dia nascendo em 2011, o musical evangelístico, aonde várias vidas se renderam aos pês de Jesus.

Outros congressos como mergulhados na adoração, Escola adorando, acampamento com Adhemar de campos foram dias de adoração

incrível. Não poderia deixar de falar sobre a Lifestyle Christianity

University (LCU), escola de treinamento da LCU, desde de quando

(11)

11

trasladada com o poder de fogo, pelo espirito santo pelo qual eu falo em alguns capítulos desse livro, sendo nesse treinamento que conheci, uma escritora que motivou a terminar de escrever esse livro o qual ouvir fortemente a voz de Deus sobre minha vida, dizendo filha chegou a hora. Foi nesse treinamento que sentir minha visão a ser alargada. Posso contempla a fidelidade de Deus sobre minha vida não tinha condições de forma nem uma como fazer essa escola de treinamento LCU, as ministrações no Power louve, cada vez mais queimava no meu coração amo pessoas, quando ouvir o ministro cheio de amor pelas vidas, confesso fiquei impactada, por ser tão cheio de amor de Deus, nunca tinha visto uma pessoa dessa forma ,então Deus usou o servo do Deus todo poderosa inspirado por Deus para concretizar um sonho de muitos anos .O objetivo desse livro não é somete falar sobre ministério de música vai além que isso, é te Levar a ter a consciência que o evangelho precisa ser pregado a todos da face da terra. Em cada encontro na LCU é um despertamento para o meu chamado. Oro para cada ministro de louvor seja tocado pelo nosso Mestre Jesus, que o espirito santo possa colocar o desejo de proclamar o evangelho de Deus, oro pra ao ler esse livro, o Senhor te der Espirito de revelação de sabedoria de conhecimento e de inteligência. Oro que você entenda que esse e o tempo aceitável do Senhor ano do favor do nosso Deus, o Senhor manifestara sua graça sobre você em nome de Jesus.

Á Igreja Batista Fonte da Vida, ao pastor Pereira e sua família, que nos confiou o ministério para realização de muitas conquistas. Nos momentos mais difíceis das nossas vidas, conseguimos ver a intervenção do Espirito Santo usando o pastor para nos impulsionar na direção correta.

(12)

12

Obrigado pela sensibilidade em Deus.

À Primeira Igreja Batista em Joanes Lobato, sinto-me muito feliz em fazer parte de uma igreja que é movida em adoração profética, uma igreja sensível a voz do nosso Deus, vocês irão abençoar muitas nações, irá empa quitar vidas, o Senhor ungiu vocês para pregar as boas novas, para proclamar o ano aceitável do Senhor. Proclame o evangelho até os confins da terra.

(13)

13

INTRODUÇÃO

Além da

Musicalidade

INTRO

D

UÇÃ

O

(14)

14

INTRODUÇÃO

O objetivo principal de estar escrevendo esse livro é porque Deus está liberando uma unção profética sobre os ministros de música.

Aqueles que buscam ao Senhor sem limites, que tem sede pela palavra e pela oração, não somente para cantar ou se apresentar, mas para serem usados por Deus em cura e libertação.

Meu coração tem fervido todos os dias quando chego diante da igreja. Você sente isso? Sinto que algo diferente está acontecendo, pois não é sobre cantar ou acordes fabulosos, é muito mais. Uma busca constante pela Presença te traz a revelação do Senhor Jesus, te revela quem Cristo é e como Ele quer atuar em sua vida. O próprio Deus descortina os corações, revelando-se aos seus, tomando em nossas vidas o lugar que só pertence ao nosso Deus, o lugar em nós que pertence a Ele e nos usando de maneira sobrenatural.

Ser aquele a quem Deus escolheu e separou como ministro de louvor e adoração é sobrenatural. Significa experimentar palavras sendo liberadas dos seus lábios em uma intensidade e velocidade tão grande que você não consegue conter. É saber que por mais que você não consiga ver os sentimentos das pessoas por fora, o Espirito Santo que atua em você fará com que você sinta o que tem acontecido por dentro do outro que está sendo ministrado. É entender a responsabilidade de estabelecer o céu na terra através do louvor e adoração e que por isso a sua vida tem que estar todos os dias diante do Altar de Deus.

Não há nada melhor do que ouvir a voz de Deus no comando da sua vida e do seu ministério. A presença do Senhor em nossas vidas é tão doce, mas ao mesmo tempo tão intensa que é como o som de muitas

(15)

15

águas, como rios correndo dentro de nosso ser. Quando nos despojamos de nós mesmos e permitimos ao Espírito Santo atuar em nós, toda atmosfera ao nosso redor muda antes mesmo de abrirmos a nossa boca para louvar ao Senhor, porque a nossa vida se transforma em uma completa adoração.

Ao ler esse livro, oro a Deus para que você seja levado pelo Espírito Santo a experimentar uma grande e profunda experiência, de uma história real de amor e relacionamento com Cristo. A musicalidade cristã tem adentrado nas igrejas com um objetivo de fazer com que o músico seja regido e guiado por Deus para transformação de caráter e de vidas. Você irá mergulhar em um processo de aprendizado e redenção para compreender o chamado de Deus em sua vida, como Ele quer que você se posicione e de que maneira a sua vida pode mudar completamente a vida do outro.

Que assim como fez Davi e disse: “Entoai-lhe um cântico novo, tangi com arte e com júbilo”, os nossos corações venham estar dispostos a fazer ecoar novos cânticos ao Senhor dos nossos lábios. Que todos os dias possamos fluir no sobrenatural de Deus com profundidade do amor de Deus para conosco.

(16)

16

I.

ATRAINDO O CORAÇÃO DE DEUS

“Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus

mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados” - 1

João 5: 3

Além da

Musicalidade

ATRAIN

DO

O CO

RAÇ

Ã

O DE

DEUS

(17)

17

ATRAINDO O CORAÇÃO DE DEUS

Atrair o coração de Deus não é fácil. Ter dias de relacionamento em oração demanda uma entrega além do superficial: é preciso entregar tudo. Para atrair o coração de Deus, devemos nos dedicar dia após dia, orando e buscando a Deus.

O Senhor nos sustenta em todos os momentos. O nosso coração nunca será abalado quando colocamos o Senhor em primeiro lugar em tudo o que fazemos e perseveramos para ouvir e entender o que Deus quer conosco. O nosso ministério passa a ser diferente quando entendemos que devemos construir altares para o Senhor durante a nossa caminhada. Quando levantamos um altar direcionado para o Senhor, atraímos o coração de Deus.

Mas, o que significa construir altares ao Senhor? De que maneira podemos construir altares ao nosso Deus?

“…E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam, então, os cananeus na terra. E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou

ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera…” - Génesis 12:6-7.

Construir um altar é algo mais difícil que apresentar o próprio sacrifício. A oferta será consumida e desaparecerá por completo, mas o altar é algo que permanece. Na época dos patriarcas, Deus se manifestava nos locais onde se levantavam altares de pedra, e eram oferecidos sacrifícios a Ele. Era algo normal entre eles, sempre que tinham algo a agradecer, ou algo a ser buscado de Deus, levantava-se um altar. O altar no Antigo Testamento simbolizava a aproximação do ser humano com Deus.

(18)

18

Aqui está uma pequena lista de homens de Deus que levantaram altares ao Senhor:

 Noé edificou um altar ao Senhor. (Génesis 8:20);

 Abrão edificou ali um altar ao Senhor e invocou seu nome (Génesis

12:7-8; 13:4,18; 22:9);

 Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor

(Génesis 26.25);

 Jacó edificou ali um altar e lhe chamou El Elohe Israel (Génesis

33:20; 35.1);

 Moisés construiu um altar e chamou-lhe “O Senhor é minha bandeira”

(Êxodo 17:5);

 Josué edificou um altar ao Senhor, no Monte Ebal (Josué 8.30);

 Gideão construiu um altar em honra ao Senhor e lhe deu esse nome:

“O Senhor é paz” (Juízes 6:24);

 Samuel naquele lugar construiu um altar em honra ao Senhor (1

Samuel 7:17);

 Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu sacrifícios de

comunhão (2 Samuel 24:25; 1 Crônicas 21:26).

Mas um sacrifício maior do que todos esses era necessário. Deus tinha um propósito maior com a humanidade e apenas Jesus poderia restaurar o relacionamento entre o homem e Deus. Ao morrer em nosso lugar, por conta dos nossos pecados, Jesus nos transforma de meros pecadores em altares de adoração a Deus, morada do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19).

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha

a vida eterna” - João 3:16.

Ao aceitarmos Jesus, nós damos início a um processo de transformação completa em nossas vidas (Romanos 12:2). Da mesma maneira,

(19)

19

precisamos cada dia estabelecer um altar ao Senhor dentro de nós. As nossas atitudes e ações devem ter um direcionamento correto, a intenção deve ser louvável (Efésios 4:17-32).

Atrair o coração de Deus é muito mais do que pensamos, é desejar estar no secreto e no centro da vontade de Deus, é querer estar perto de Deus e sentir Deus dentro de você. A música que sai de nossa boca deve ser com inteligência e entendimento. Você deve reconstruir o altar de adoração todos os dias, pois adoração não se resume em louvores, toques, apresentações - Adoração é um estilo de vida, é uma busca diária. Renunciar as nossas vontades todos os dias.

Para atrair o coração de Deus, é necessário ter uma vida diária de oração. É nesse momento que as nossas verdades são confrontadas diante das verdades do nosso Senhor Jesus. Quando nós oramos, os altares que não são de Deus e ainda estavam presente em nós são quebrados. Quando oramos, Deus se revela para nós e por isso a nossa vida deve ser uma adoração ao Senhor, porque na adoração nos tornamos transparentes. Quando entramos no lugar dos Santos dos Santos, tudo em nós é quebrado e com a ajuda do Espírito Santo somos conduzidos aos caminhos que trazem vida (João 14:26).

Um adorador constrói altares em todas as circunstâncias!

Quando o adorador tem uma perda ou acontece uma decepção seja em sua vida ministerial, seja em sua família ou no secular, tudo parece que vai parar ou vai acabar, já que percepção de um levita adorador é muito mais clara e aguçada. Durante a minha caminhada ministerial, tive que abrir mão de pessoas que caminhavam lado a lado comigo, as quais confiava, acreditava e preparei ministerialmente como professora de música para que estivessem preparados para o chamado de Deus. Mas isso não podia

(20)

20

ser usado para que eu não continuasse a fazer aquilo que Deus me chamou para fazer.

Ao ingressar na faculdade de música, a minha intenção era ajudar pessoas com o chamado musical, até porque eu via a necessidade de ajudar as igrejas. Quando você atrai o coração de Deus, você sente vontade de estabelecer o Reino de Deus através de tudo que você faz e em qualquer lugar onde você vai. O Senhor Jesus tinha colocado no meu coração um desejo enorme de formar um grupo de jovens que gostassem de cantar e tocar, mas não imaginava onde Deus iria me levar com toda essa vontade para ajudar vidas.

As vezes Deus faz coisas em nossas vidas que não conseguimos explicar e essa foi a minha história ao perceber que estava liderando um grupo de 26 jovens, todos se encontrando com o mesmo propósito de adorar a Deus de todo o coração, alma e entendimento e buscávamos ao Senhor com toda cede de conhecê-lo em sua plenitude. Eu creio que o avivamento no Brasil vem pelos jovens, que não temem em se lançar diante do Senhor, que o buscam sem reservas, acreditando na força de Cristo sobre esta nação (1 João 2: 14).

Comecei a receber esses jovens, alguns me procuravam para fazer aula de técnica vocal, outros vinham acompanhando os amigos, fato é que eu não tinha apenas o desejo musical dentro de mim, então utilizava dessas aulas como ferramentas para alcançar corações.

Quando você se dispõe a atrair o coração de Deus, Ele te usa para atrair corações para Ele!

As nossas reuniões de ensaios se resumiam a encontros pela presença de Deus, ficávamos horas e mais horas buscando a face de Deus. Quando acabava, ficávamos olhando uns para os outros e questionando o que Deus

(21)

21

acabara de fazer em nosso meio. Eram ensaios direcionados pela perfeita vontade de Deus, marcados pela presença do Espírito Santo.

O que tem marcado os ensaios que você participa? A presença do Espírito Santo tem real e manifesta em vosso meio?

Exatamente nesse período comecei a dar aulas em um coral e através disso conheci um pastor que fazia caravanas para o congresso Diante do Trono. Existia em mim uma busca intensa não somente para investir na parte musical, mas também na parte ministerial. Um dos maiores erros cometidos pelo músico adorador é a dedicação excessiva a técnica sem se importar com o espiritual. É maravilhoso nos equiparmos com os melhores instrumentos, os melhores microfones, as melhores técnicas, mas se não cuidarmos da nossa vida espiritual ao mesmo nível, de nada vale.

É necessário compreendermos a importância de investirmos em nossa vida espiritual. Estamos durante todo o tempo ministrando a igreja, em linha de frente, levando as pessoas a adorarem a Deus com uma entrega total. Necessitamos de um tempo para recebermos mais de Deus, sermos ministrados e ouvirmos a voz de Deus sobre o próximo passo que precisamos dar em nossa vida ministerial.

Com os muitos anos que passei indo aos congressos, Deus começou a moldar o meu caráter e chamado diante do trono d’Ele. Cada palavra que era ministrada era como uma espada que penetrava em minha alma e então comecei a sonhar os sonhos de Deus. Em um desses congressos, em 2009, eu já tinha estado pela manhã na igreja e o Senhor Jesus tinha ministrado muito meu coração. Voltei para o hotel muito satisfeita, glorificando a Deus por ter me dado aquela oportunidade. Quando estou no hotel, quase dormindo, ouvi a voz do Espírito Santo falar dentro de mim: “Levante e vá para igreja ouvir o musical”, eu falei: “Musical? Não vou não.”

(22)

22

Mesmo sendo professora de música, eu estava cansada de assistir alguns musicais, mas o Espírito Santo insistia. Quando você sentir o Espírito Santo insistindo com você, obedeça (Salmos 95:7-8). É melhor obedecer do que sacrificar (1 Samuel 15:22). Devemos entender que o Espírito Santo está dentro de nós e nos leva a fazer a vontade do Pai.

Aquele que obedece a Deus e se submete a sua palavra terá dias prósperos.

“O temor do Senhor é puro e dura para sempre.

As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro;

são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido;

há grande recompensa em obedecer-lhes"

Salmos 19: 9-11

Quando ouvimos a voz do Senhor e obedecemos, tudo caminha para direção certa. Fiquei pensando por alguns minutos o que estava fazendo em plena tarde assistindo um musical. Apenas Deus poderia me tirar do hotel e me levar a assistir um musical que eu nem sabia que existia. Ao olhar ao meu redor, podendo contemplar muitas pessoas comentando sobre como esse musical era abençoado e o meu coração começou a almejar por esse momento. O maestro começou dando algumas diretrizes e logo depois começou o musical. Na época, eu não tinha um bom celular para gravar ou tirar fotos, tudo ficou registrado em minha memória. Esse musical foi diferente de tudo que já assisti. Nunca tinha visto nada igual, estava paralisada pelo Espírito Santo. Ouvi a sua voz me dizer: “Preste atenção”. Naquele momento, a emoção já tinha se espalhado dentro de mim, estava recebendo muito de Deus.

(23)

23

Logo depois, entraram uns jovens com uns tambores feitos de baldes grandes com a música “Quem é Deus como nosso Deus?”, jovens muito felizes, tocavam com a alma, com o corpo e com o coração. Sempre gostei de trabalhar com os jovens, Deus sabia como falar comigo, sabia também que somente dessa forma iria entender o que era para eu fazer. Dentro de mim, pensei em como gostaria de fazer um musical, mas não um musical de qualquer forma, mas de maneira tal que pudesse atrair jovens para o Reino.

Você tem se permitido ouvir a voz do Senhor ou tem resistido ao chamado d’Ele em sua vida?

A comunidade em que trabalho é uma comunidade muito carente, não conseguia ver aquele musical sendo feito daquela maneira, junto com as pessoas que trabalho. Então, começou a nascer uma nova esperança dentro de mim e me levou a sonhar com algo que se tornou real. Voltei para o hotel, muito cheia de Deus, com muita esperança que um dia eu poderia fazer um pouco de tudo aquilo que eu vivi. Por um instante, meus pensamentos foram arrebatados e eu declarei: Posso fazer um musical jovem!

Durante a minha caminhada ministerial, falando especificamente do ministério de música o qual mudaria a minha vida inteira, muitas coisas aconteceram. Eu cresci em uma igreja muito tradicional, mesmo assim era envolvida com tudo que estivesse relacionado a música: ajudava o grupo de senhoras, ajudava a igreja. Se eu pudesse te dar um conselho para a sua caminhada ministerial, definitivamente ele seria:

“Abrace os pequenos começos e junto com ele, todas as

oportunidades que Deus te dá”.

Deus tem um propósito com tudo em nossas vidas e a nossa mente é limitada demais para entender os seus caminhos (Provérbios 20:24).

(24)

24

Muitas vezes, nós deixamos de viver aquilo que Deus tem pra nós porque não abraçamos as oportunidades que Ele nos dá, ficamos escolhendo e barganhando com Deus aquilo que iremos e não iremos fazer. O Senhor tem procurado para Ele verdadeiros adoradores, que o adorem em Espírito e em verdade (João 4: 23) e esses adoradores não adoram apenas quando estão no altar, mas adoram ao fazer o serviço de limpeza da igreja, ao se voluntariar para um projeto social. É dessa maneira que o Senhor forja em nós o caráter necessário para desempenharmos o nosso chamado com excelência.

Ajudar o grupo de senhoras me inspirou muito. Quando as ouvia cantando, sabia que faltava algo, só não sabia o que era. Então comecei a perceber que faltava um pouco mais de harmonia vocal e a partir disso busquei fazer diversos cursos de música que me ajudassem a entender a dinâmica da voz. Comecei a entender um pouco melhor e ajudar mais aquelas irmãs. Descobri que o amor pelo ensino era muito forte em mim e passei a receber muitos convites para dar aulas em muitas igrejas. Deus começou a cumprir em mim a sua vontade em mim e a me usar como instrumento de cura e libertação nos lugares onde me envia.

Hoje nós já realizamos o nosso 10º Musical de Natal, o qual Deus me inspirou quando estava no Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono. O musical aconteceu primeiro no coração de Deus para o meu coração. Quando iniciamos, foi tudo muito imaturo, não imaginava onde iríamos chegar. Tantas lutas, tantas guerras, mas sempre confiávamos em Deus, perguntando-me qual a vontade d’Ele para minha vida, o que Ele queria realizar em minha vida ministerial.

Desde o dia que nascemos até o dia da nossa morte Deus tem um propósito. Tudo que fazemos precisa ser para honra e glória do seu nome.

(25)

25

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos

de dar a vocês esperança e um futuro” - Jeremias 29:11.

Precisamos decidir viver tudo aquilo que o Senhor tem pra nós. As suas promessas não falham, mas nunca iremos conseguir viver aquilo que Ele tem preparado para nós e ouvir a voz do Espirito Santo nos guiar se estivermos dispersos e longe da presença do Pai. Estar perto de Deus não significa estar todos os dias escalado no louvor da igreja, mas é saber que os propósitos do seu coração estão de acordo com os propósitos de Deus pra sua vida, porque você ouviu a voz de Deus e obedeceu. Existe um alinhamento entre o seu coração e o coração de Deus.

Quero que nesse momento você pense em tudo o que viveu com Deus até aqui. Certamente, você verá momentos em que pensou que seu fim tinha chegado e tudo que restava era desistir. Pensará em sonhos que você construiu e não se realizaram. Mas também creio que assim como o Senhor me surpreendeu, Ele também te surpreenderá. Ele tem o melhor pra fazer na sua vida. Eu precisei abrir mão, renunciar, para dar os passos de fé que precisava para viver o meu chamado, mas não há nada melhor do que fazer a vontade de Deus, pois ela é sempre boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).

Desafio você a tirar um tempo antes de prosseguir para o próximo capítulo e responder as seguintes questões:

 De que maneira posso atrair o coração de Deus?

 Que tipo de altares eu tenho construído?

 Os altares que existem em mim são altares que glorificam ao nome

de Deus?

 Eu tenho investido na minha vida espiritual da mesma maneira como

(26)

26

As vezes passamos todo o nosso ministério sem apresentarmos sinceridade diante de Deus. Não há outro caminho para alcançar a mudança do Espirito Santo em nossas vidas sem a completa sinceridade diante de Deus. A Bíblia diz que os olhos do Senhor estão em toda parte (Provérbios 15:3), Ele ver tudo o que fazemos e sonda os nossos corações (Romanos 8:27), mas é necessário sermos transparente em nossos relacionamentos com Deus. Quanto mais formos transparentes, mais o Senhor irá nos mostrar por quais caminhos devemos seguir e tudo aquilo que precisamos tirar de nosso ser.

Separe nesse momento um tempo a sós com Deus. Vá para o seu secreto e converse com Ele. Atraia o coração do Pai com a sua sinceridade. Conte pra Ele tudo aquilo que te angustia, aquilo que tem te impedido de viver o chamado dEle em sua vida. Nunca é tarde para começar a viver a vontade de Deus.

“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!

Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca.

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor",

e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os

(27)

27

II. ENTENDENDO O CHAMADO

“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu

nome, tu és meu” - Isaías 43:1.

Além da Musicalidade

ENTEN

DEN

DO O C

H

AM

ADO

(28)

28

ENTENDENDO O CHAMADO

Buscar a Deus no secreto sempre nos faz mais fortes e mais resistentes as lutas do dia a dia. Quando entramos por completo no secreto da adoração, temos um encontro transformador com Jesus todos os dias, porque Ele nos leva a ter experiências as quais nunca tivemos. Se o nosso coração verdadeiramente anseia pelo Senhor, Ele se revela a nós.

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o

vosso coração” - Jeremias 29:13

Em um sábado à tarde, enquanto estava escrevendo esse livro, Deus me tocou de uma maneira diferente. Reuni todo o ministério de música com uma estratégia de buscar a face de Deus e lermos o livro “Mergulhados na Presença”, para que todos nós do grupo pudéssemos comentar o quanto Deus estava se revelando a nós durante o secreto. Quando estamos em unidade, como um corpo, o Senhor faz com que sintamos a paz e a harmonia de pertencer a família de Cristo. E nesse dia, fomos todos renovados pela presença do Pai, de maneira acolhedora, transformadora, como nunca havia acontecido.

Estar na presença em momentos onde tudo vai bem é fácil, é oportuno. Ao começarem as turbulências da vida, a nossa rotina diária com Deus tende a ser a primeira a se perder. Ficamos envolvidos demais com o problema e esquecemos que Deus é o único que pode resolver toda e qualquer situação que vier sobre nós. Para o adorador da presença passar por tribulações pode afetar ainda mais o chamado ministerial, pois o adorador é mais sensível, sua sensibilidade o leva a enxergar as coisas de uma outra maneira.

(29)

29 Indo mais profundo em Deus

Isso me faz lembrar do rio descrito por Ezequiel. Ir mais fundo em Deus significa romper níveis de intimidade para sermos completamente inebriados pela presença de Deus.

“E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que

me davam pelos artelhos.

E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar

pelas águas que me davam pelos lombos.

E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio

pelo qual não se podia passar” - Ezequiel 47:3-5.

Todos os dias o Senhor nos chama para irmos mais fundo em seus rios, para conhecermos mais da presença dEle. O que nos impede de mergulhar mais fundo em sua presença? Por que insistimos em ficar presos nas beiradas enquanto o Senhor quer revelar a presença dEle para nós?

O Senhor deseja que o nosso nível de intimidade em Sua presença se torne tão constante e tão intensa que os nossos pés não consigam mais alcançar o chão. Porque quando os nossos pés não tocam mais o chão, isso significa que nos entregamos completamente ao Senhor Jesus.

Você tem decidido mergulhar nos rios de Deus para ter mais intimidade com Ele? Ou você tem preferido viver completamente na superficialidade? Mas existem momentos em que nos encontramos completamente secos, que ficamos perdidos. Momentos de deserto podem trazer cegueira no olhar e no coração a ponto de nos corromper. O adorador do altar precisa entender que nada pode estar entre ele e Deus, nem mesmo as pessoas a quem ele mais ama (Mateus 19:29). Por isso, o levita precisa ter muito

(30)

30

cuidado e ter consciência sobre as pessoas com as quais ele está se aliançando. Uma aliança é eterna e durante a nossa caminhada de alianças, iremos encontrar obstáculos gigantes, muitos deles alojados dentro de nós mesmos, como: orgulho; a soberba; o engano, a altivez de espírito e muitas vezes o esfriamento.

Para entender e viver o chamado de Deus em sua vida, você precisa estar disposto!

Para entrar na presença precisa existir uma disposição maior, uma renúncia, não de lábios, mas de dentro para fora. Jesus falou aos discípulos uma palavra muito interessante que o profeta Isaías tinha escrito:

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os

seus lábios, mas o seu coração está longe de mim” - Mateus 15:8.

Precisamos honrar ao Senhor com as nossas vidas, com tudo que nós somos. Mergulharmos na presença de Deus até sermos completamente movidos pela grandeza da presença do Espírito Santo.

Um certo dia, em um discipulado com uma discípula do ministério de música da igreja, deparei-me com muitas inquietações e angústias vindas

da parte dela: “Ela não conseguia se ver da forma que Cristo sempre a via”.

Ela tinha dificuldades em se encontrar no secreto e quando estava no altar, sentia-se sem vida para ministrar outras vidas.

Diante de toda essa situação, o que você faria ao ver a pessoa que você lidera leviticamente expressar esses sentimentos?

É impossível entender o nosso chamado sem antes passar por alguns processos de Deus para romper com os limites do seu ministério, principalmente o levítico. Ao longo da minha vida ministerial, percebi que:

(31)

31 Você precisa saber qual a intenção do seu coração

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus

caminhos e segundo o fruto das suas acções” - Jeremias 17: 9-10.

Nós precisamos estar atentos às intenções dos nossos corações.

Inúmeros motivos e razões levam as pessoas a cantar, a dançar, a tocar. Umas gostam da sensação de estar no palco, outras gostam de ser percebidos pelas pessoas. Qual a intenção do seu coração para desempenhar o seu chamado? O que te diferencia das pessoas que cantam, tocam e dançam no secular? Se sua intenção ao fazer aquilo que Deus te chamou pra fazer é qualquer outra que não seja estabelecer o Reino dEle aqui na terra e alcançar pessoas pra Jesus através dos seus dons e talentos, você está fazendo isso errado. Não importa qual o seu chamado, o seu ministério, tudo que fazemos deve ser por Deus e para a glória de Deus. Precisamos entender que nada vem de nós, tudo vem dEle. Quando Deus nos chamou, não estava interessado naquilo que poderíamos fazer para Ele, mas sim em nosso coração voltado para servi- Lo. Não permita que os pensamentos errados corrompam seu coração e te desviem da rota. Se encha a cada dia da palavra, seja a diferença nesse mundo. Tão cheios da palavra a ponto de as coisas externas não influenciarem em nossas vidas.

O levita do altar transmite tudo aquilo que está em seu coração no momento do louvor. Costumo dizer aos integrantes do ministério de louvor que quando estamos ministrando as vidas no altar, nos tornamos completamente transparentes. Você ministra as vidas através daquilo que está em seu coração. Se seu coração tem mágoas, rancor, falta de perdão,

(32)

32

soberba, orgulho e altivez, são essas coisas que você estará transmitindo para a igreja.

As pessoas que estão ali precisam de um encontro com Jesus e você só é capaz de fazer isso acontecer se você transmitir Jesus. Em tudo o que você faz, as pessoas precisam ver Jesus, sentir Jesus. Como um levita do altar, você precisa se lembrar que dos seus lábios precisa fluir o mais puro e perfeito louvor, mas esse louvor vem de dentro de você.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque

dele procedem as fontes da vida” - Provérbios 4:23.

Existem algumas características de um coração que está guardado pelo Senhor e protegido de acordo a sua palavra. Primeiramente, ele é fácil de arrependimento, é um coração ajustável. Arrependimento é mudança de direção. Não permaneça no erro, seja rápido em se arrepender e não fique preso a estas coisas.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a

sua terra” - 2 Crônicas 7:14.

Uma segunda característica desse coração que está centrado no Senhor e guardado por Deus é que ele é ensinável, corrigido com facilidade. Estamos inseridos num ambiente seguro, rodeados por mentores e pais espirituais que enxergam coisas além de nós para nos ajudarem e orientarem.

O seu coração precisa estar centrado em Deus!

Saber quem você é em Deus

Um dos nossos maiores erros é tentar entender o nosso chamado sem antes entendermos a nossa identidade. Se a nós não conhecermos a nossa identidade que foi conquistada por Cristo na cruz em nosso lugar, nós iremos fazer do nosso chamado aquilo que achamos que é certo, ou talvez

(33)

33

não façamos nada com ele, fato é que sem a nossa identidade em Deus ficamos perdidos e tomamos decisões e medidas que não nos pertencem. Nossa identidade acaba sendo formada de várias formas: traços de nossos pais, as nossas convivências com as pessoas e às vezes até adquirimos uma identidade que não é nossa, porque passamos a carregar estigmas que pessoas colocaram em nós porque achavam que parecíamos com x ou y. A verdade é que precisamos encontrar a nossa verdadeira identidade, sem estigmas, sem falsas opiniões, mas a identidade que Deus nos entregou.

Existe um livro chamado “O Artista Adorador”, do Pastor Rory Noland. Esse livro traz a perspectiva da nossa identidade em Deus e gostaria de compartilhar com vocês os pontos da nossa identidade em Deus.

Você é Filho de Deus

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome,

deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” - João 1:12.

Em essência, você pertence a Deus. Como filho de Deus, você foi adotado na família de Deus por meio de Jesus Cristo (Efésios 1:5). Ainda que você tenha sido rejeitado e abandonado pelas pessoas ao seu redor, até mesmo por seus pais, Deus nunca lhe deixará, porque ele te ama com o maior amor de todos. Você tem um lugar único na família de Deus. Toda criança criada sem pai tem dificuldade de se relacionar, o pai ele dar direção, proteção e limites. O pai ele dar destino, nos precisamos ter coração de filho. Pai é muito mais que um líder muito é muito mais que um amigo, um pai fala com você na intimidade, filho que é filho caminha junto com seu pai. Quando Jesus foi revelado como filho ele foi levado ao deserto.

“E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém,

(34)

34

respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem,

mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” - Mateus 4:3-4.

Toda liderança que reconhece a paternidade ele aponta o seu caminho para Deus, pai que não da destino cria filhos sem propósitos sem direção, porque será que Abraão fez uma grande festa quando Isaque deixou de se amamentar? Abraão sabia que Isaque estava passando para outra fase então o pai estava dando destino a ele (Gêneses 21:8).

As vezes nos escondemos nas marcas que nossos pais nos deixou. PRECISAMOS ENTENDER QUE NÃO IMPOTA COMO VOCÊ FOI TRATADO OU DESPRESADO, O QUE IMPOTA HOJE O PAI QUE VOCE VAI SER PARA OS SEUS FILHOS. O pai não te ama pelo seu serviço, pelo seu destaque, a onde você está ou pelo seu carisma, Ele te ama porque Deus é Amor.

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” - 1

João 4:8.

Lembre-se quem tem paternidade, não ama comportamentos ama pessoas.

Nas palavras do Pastor Rory Noland: “Ser filho de Deus significa

desfrutá-lo, o que, para mim, significa convidá-lo a participar dos momentos de lazer e descanso, sem falar do meu trabalho ministerial. É desfrutar de um jogo de futebol tendo consciência da presença de Deus, ou ter comunhão com Ele lendo um bom livro, assistindo um bom filme. Perceber o sorriso de

Deus quando faço tudo isso me lembra de fato que sou filho dEle”.

Você foi feito discípulo de Jesus Cristo a partir de seu sacrifício na cruz do calvário.

(35)

35

"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente

serão meus discípulos” - João 8:31.

U m discípulo de verdade sempre dá prioridade ao crescimento espiritual, pensando sempre em crescer em Cristo. Em essência, significa aprender a pensar e agir como Jesus faria se estivesse vivendo a minha vida.

Quando diz “Siga-me”, Jesus nos chama para uma vida de compromisso ao lado d’Ele. O verdadeiro discipulado significa morrer para si mesmo, significa dizer que as suas vontades não imperam mais em você, porque hoje quem vive em você é Cristo.

O processo de relacionamento com Jesus nem sempre é fácil, porque requer muita renúncia, abrir mão de velhos hábitos e cultivar os de Cristo. Abrir mão de uma vida de pecado para viver uma vida eterna. A maior recompensa de todas é saber que com esses sacrifícios iremos adquirir intimidade com Cristo (João 14:21) e seremos livres para ser quem Deus planejou que fôssemos.

Você é a morada do Espírito Santo

“E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois, se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer

os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo

Espírito de Deus são filhos de Deus” - Romanos 8:11-13.

Nós fomos separados por Deus. Carregamos o Espírito Santo de Deus dentre de nós para onde quer que formos. Precisamos permitir que Cristo seja engrandecido através de nós, pois somos um templo do Deus vivo (2 Coríntios 2:16). Por isso, precisamos largar os nossos velhos hábitos e não

(36)

36

deixar o pecado agir em nossos corpos, nos oferecendo como sacrifício vivo a Deus.

A questão é que às vezes não externalizamos aquilo que está dentro de nós, mas alimentamos pensamentos que nos afastam de Deus. Não reprimimos o pensamento ruins sobre um irmão, sobre a nossa igreja, sobre sexualidade e outras coisas que deveríamos nos desfazer. Se permitirmos que o Espírito Santo reine em nós, no satisfaremos os desejos da carne (Gálatas 5: 16).

Dotados do poder de Deus

“O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção

da paz" - Salmos 29:11.

O Senhor Jesus declarou que iria para ao pai, mas que nós faríamos obras maiores do que as d’Ele (João 14:12). O poder do Senhor está sobre nós. Não devemos temer as situações, os problemas, porque Ele prometeu que estar conosco.

Às vezes nós nos sentimos incapazes de realizar aquilo que Deus nos chamou para realizar, mas Ele falou que nos capacitaria. Paulo afirma que o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza e toda vez que vamos começar algo que nunca fizemos ministerialmente, ficamos inseguros, duvidosos. Precisamos crer nas promessas que Deus tem pra nós. Se ele nos chamou para orar por cura, para ministrar vida, nós iremos, porque não importa o que aconteça, o poder d’Ele está sobre nós.

Você não vive pelo pecado

O sangue de Cristo o purificou e santificou. O Senhor tomou sobre si os nossos pecados para que estivéssemos livres (Isaias 53). Ele nos deu vida, nós morremos para o pecado porque Cristo está em nós. Por isso, devemos buscar a santidade dia após dia. bíblia nos diz que devemos ser santo como Ele é santo (1 Pedro 1:16).

(37)

37

As vezes é difícil mantermos a santidade ao estarmos cercados de situações que querem nos levar a pecar. Mas nós somos luz, Cristo nos reconciliou e o pecado já não tem domínio sobre nós. Nós temos o poder de decidir aquilo que iremos fazer, o pecado não é uma opção. Viver em santidade é uma decisão.

Você ama a bondade

“Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento,

podendo admoestar- vos uns aos outros” - Romanos 15:14.

Nós seres humanos temos uma tendência a de ver o mal uns nos outros. Muitas vezes, somos extremamente egoístas e só vemos o defeito do nosso irmão e nunca o nosso. Apresentamos então uma grande dificuldade em ajudar o outro sem esperar nada em troca. Somos o tempo todo individualistas e pensamos apenas em nós, em nossos desejos, nossas vontades e não nos importamos com o outro. Por isso muitos de nós apresentamos dificuldades de nos comportarmos como corpo.

Mas o Senhor colocou sobre nós a sua bondade, que não olha para o nosso pecado, mas sim para o nosso valor. Da mesma maneira devemos olhar para o nosso irmão.

Ricamente abençoado

Se você parar pra pensar a maneira como Deus tem te abençoado ao longo dos anos no campo material, físico, espiritual e emocional, talvez você não consiga contar aquilo que Deus já fez na sua vida.

Imagina o que Ele ainda irá fazer? Muitas vezes, por mais que Deus faça inúmeras maravilhas em nossas vidas, acabamos sempre presos aquilo que Ele ainda não nos deu e esquecemos de agradecer por aquilo que Ele já nos deu. Nos tornamos ingratos. Deus entregou a você dons únicos para serem usados para honra e glória d’Ele. A sua personalidade, seu cabelo,

(38)

38

a cor dos seus olhos, Deus escolheu cada detalhe de maneira perfeita. Precisamos deixar de lado a nossa insatisfação e ingratidão porque a Bíblia nos diz que:

“Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza

enriquecêsseis” - 2 Coríntios 8:9.

Existem outros inúmeros atributos de Deus sobre a sua vida, porque dentro de você existe o DNA de do Pai. Não desperdice isso. Declare sobre você aquilo que a palavra de Deus diz que você é e comece a viver o novo de Deus em sua vida.

Deixe Deus conduzir a sua vida

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus

corações e as suas mentes em Cristo Jesus” - Filipenses 4: 6-7.

Por inúmeras vezes queremos ter o controle de nossas vidas.

Queremos saber como Deus irá fazer, quando irá fazer e deixamos de viver aquilo que Ele tem para nós no presente, porque estamos preocupados demais em tentar controlar as nossas vidas. Enquanto estamos preocupados com o nosso futuro, com os nossos planos, deixamos de desfrutar da presença de Deus, porque nos posicionamos de tal maneira como se soubéssemos mais do que o Senhor.

Quando não estamos satisfeitos, deixamos de lado os planos de Deus e começamos a fazer os nossos planos sozinhos e nos afastamos dos caminhos do Senhor para as nossas vidas. Quantas vezes isso já aconteceu com você? Quantas vezes você já ficou chateado com algo que Deus não fez na sua vida e achou que Ele tinha errado?

(39)

39

Deus nunca erra. Ele sempre tem o controle de tudo. Ele sempre vai saber o que é melhor para a sua vida e vai tirar do seu caminho o que te afasta da presença dele. Muito provavelmente você já teve relacionamentos que te afastavam da presença de Deus e Ele não permitiu que você continuasse nutrindo a sua vida com esse relacionamento. Ou você deve ter recebido uma resposta de Deus através de um não enquanto você esperava um sim. Mas o que nós não percebemos é que todas as vezes que o Senhor faz isso em nossas vidas, Ele está nos livrando de caminhos que levam a marte e não a vida.

Todos os dias nós fazemos inúmeros planos. Alguns dos nossos planos são sobre uma vida inteira: Casar, ter filhos, ter um bom emprego, mas na maioria das vezes esses planos não envolvem a consulta do Senhor. No livro de Tiago, Ele fala um pouco sobre como a nossa vida não está sob o nosso controle, mas sim sob o controle de Deus.

“Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece

por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: Quem

sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado” - Tiago

4:13-17.

O que Tiago quer dizer é que a nossa vida é tão passageira, então porque passamos mais tempo fazendo tantos planos sem saber se essa realmente é a vontade de Deus para nós? Não é errado sonhar e se planejar. Mas fazer isso sem ter a perspectiva de Deus sobre esses planos é o mesmo que tentar sair com o carro sem gasolina. É como tentar ir na loja de

(40)

40

sapatos para comprar comida. Você acha que tem tudo pra dar certo, mas está indo pelo caminho errado.

Sabe, quando esperamos pelos sonhos de Deus para nós, quando fazemos a vontade dEle, ainda que o caminho pareça difícil, Deus supre todas as nossas necessidades. Nós precisamos aprender a depender de Deus. Os nossos relacionamentos com marido, filhos, esposa precisam depender de Deus. No nosso trabalho, na faculdade, precisamos confiar que não importa o que aconteça, Deus fará sempre o melhor.

Mas nós sempre escolhemos ser autossuficientes. Nós nos vangloriamos, nos orgulhamos desses planos que fazemos, mas que não envolvem ao Senhor. Nós nos dedicamos por inteiro aos planos que fizemos, mas aos planos de Deus sempre colocamos dificuldades.

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos

os que a encontram” - Mateus 7:13-14

Muitos de nós achamos saber aquilo que estamos fazendo com as nossas vidas. Somos sempre cheios de argumentos, cheios de sofismas e presunções porque nunca queremos admitir que estamos indo para o caminho errado. A partir do momento em que tomamos decisões pautadas naquilo que nós acreditamos ser verdade e não na verdade de Cristo em nós, nós ficamos expostos às situações que nos deixam vulneráveis.

Você precisa permitir que Deus conduza a sua vida de forma que Ele possa te envolver completamente, sem reservas. É necessário você romper com seus próprios limites, derrubar os muros que foram criados dentro de você e dizer ao Senhor que Ele pode concretizar a vontade dEle em sua vida. Quando nós nos entregamos de corpo e alma, Jesus passa a ser o centro de nossas vidas. Damos liberdade ao Espírito Santo para nos guiar pelos

(41)

41

caminhos que nos conduzem a vida, a viver na plenitude da vontade de Deus para nós.

Quais tem sido a intenção do seu coração? Você tem certeza da sua identidade em Deus? Será que você tem se entregado a sua vida por completo ao Senhor e permitido que Ele te guie para viver o melhor em sua vida?

Te convido a se entregar ao Senhor nesse momento. O Senhor quer fazer mais na sua vida, quer revelar a bondade e o amor dEle por você.

Derrame o seu coração diante de Jesus e permita que Ele faça morada em você. Que o Espírito Santo possa te tocar nesse momento e que onde você estiver, você tenha um encontro genuíno com Ele e que a sua vida seja completamente transformada por esse momento.

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus

caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Assim como

a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a

(42)

42

III. DESENVOLVENDO O CHAMADO

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na

mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” - 2 Coríntios 3:18.

Além da

M

usicalidade

DESE

NVOL

VE

ND

O O

C

HA

M

A

DO

(43)

43

DESENVOLVENDO O CHAMADO

Minha experiência com música começou desde quando eu tinha 5 anos de idade e a minha irmã Maria José me levava para igreja a qual eu cantava no grupo de crianças. Desde então, comecei a observar o ministério de música, mas sendo ainda muito tímida, eu ajudava em tudo o que precisava, só não queria ser vista pelas pessoas. Sempre estive inserida com a música, não de uma forma direta, sempre por detrás dos bastidores. Os meus irmãos tocavam para eu cantar, mesmo muito tímida eu cantava e logo depois aprendi a tocar um pouco de violão.

Quando eu estava no grupo de crianças, vivi um tempo de preparação e experiência para tudo o que eu ainda iria viver no Senhor e não sabia, mas sabia que precisava me submeter a voz de Deus. Você nunca irá conseguir desenvolver o seu chamado se não se submeter a vontade de Deus. Às vezes o Senhor está te dando uma tarefa que aos seus olhos parece simples e por isso você acha que não tem importância. Mas é nos pequenos começos que o Senhor nos trata, que Deus molda o nosso caráter para estarmos pronto para os grandes momentos.

Lembro que como eu era pequena, tinha que colocar uma cadeira, pois não dava para as pessoas me enxergarem direito. Incrível é que toda vez que eu não ia para o ensaio do grupo infantil, a professora olhava nos meus olhos e dizia: “Por que não veio? Não falte, você é muito importante no grupo e nós sentimos a sua falta!” Nossa, isso mexia profundamente comigo! Eu me sentia valorizada pela regente e isso acompanhou toda a minha infância. Nós ensaiávamos muito e tudo o que eu queria era louvar a Deus.

Participei também de um grande coral da mocidade na minha cidade, onde o regente era militar, sendo também muito rígido com o horário de ensaio.

(44)

Nós não podíamos perder um ensaio, pois se perdessemos, não cantaríamos na conferência de reunião de pastores e músicos de todos os locais. Mas em todo o tempo, nós nos submetíamos a liderança e esse foi um dos principais pilares para me levar onde Deus me levou.

Como você tem visto o seu começo ministerial? Você tem se submetido a vontade do Senhor em sua vida?

Apesar de saber que tinha um chamado específico na área de música, louvor e adoração, sempre me sentia incapaz para fazer o que eu sabia ser de Deus. Quando completei 7 anos de idade, comecei a entender melhor o meu chamado, mesmo sem conseguir me enxergando a actuar no ministério de música, pois o medo e o complexo de inferioridade tomavam conta de minhas emoções e me paralisava. Eu não conseguia reagir e talvez você se sinta assim. Você sabe que Deus te escolheu, que Ele te chamou, mas você tem medo, você não consegue se levantar e viver o que Deus te prometeu. Mas eu declaro que como o Senhor fez na minha vida, Ele irá fazer na sua vida!

“Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti” - Salmos 56:3.

Conforme Deus foi cumprindo as promessas dele em minha vida, eu passei por um tempo de amadurecimento. Casei, tive minha primeira filha, mas não deixei de ser apaixonada pelo reino de Deus. Então tive minha segunda filha e foi quando conheci o ministério Diante do Trono. Eu já ouvia as músicas, sempre era ministrada por elas, e até conheci uma pastora que me dizia “você precisa ir para esse congresso”. Eu queria te dizer que Deus vai colocar pessoas em sua vida que vão te incentivar a viver mais de dEle, que vão te aconselhar e te ajudar em sua caminhada.

Confesso que o meu coração começou a ferver por esse momento, fui tomada por uma grande onda de expectativas, não sabia o que Senhor Jesus tinha preparado para minha vida e ministério, eu só sabia que precisava estar naquele lugar para beber da fonte dos rios que descem do

(45)

45

trono de Deus, lugar onde fui confrontada e acalentada pelo Espírito Santo. Foi diante do trono de Deus que o próprio Deus me ensinou e me mostrou muitas coisas que precisavam ser mudadas e transformadas dentro do meu ser.

O que precisa ser mudado em sua vida? De que maneira o Senhor tem tratado o seu caráter? Você tem permitido a mudança ou tem resistido à vontade de Deus em sua vida?

Muitas vezes o Senhor vai nos levar a passar por esse processo de purificação diante dEle, no qual ele vai tirando pedrinha por pedrinha, impureza por impureza que nos afastam dEle. Somos como um vaso nas mãos do oleiro, que precisa ser amassado, moldado e ser posto no fogo para tomar a forma de vaso. Muitas vezes, o barro que é escolhido para se tornar um vaso vem cheio de impurezas como pequenos animais, raízes, lixo, pedrinhas.

Isso é um exemplo de todas as coisas que o homem traz do mundo, mas que precisam ser tiradas no processo de se tornar um vaso. Muitas vezes, o vaso quebra, por causa das pedrinhas que ainda existem nele, você sabia? Mas o dono do vaso não joga ele fora, ele o coloca em uma estante e depois o refaz completamente.

Que você seja como um vaso nas mãos do Senhor. Permita que Ele te molde, que Ele te leve a um processo de purificação. Derrame o seu coração diante do trono de Deus e permita que o rio de vida do Senhor te limpe de toda a impureza que tem encontrado um espaço em sua mente, em seu coração. Lembre-se que mesmo que esse processo seja doloroso, o resultado é sempre gratificante.

Fazer Segundo o Chamamento de Deus

Sendo ainda muito imatura, eu não sabia ainda o que me aguardava e fiquei muito impactada com tudo o que eu estava vendo. Quando cheguei no

(46)

congresso, vi aquela orquestra tocando e fiquei maravilhada. Eu já ouvi muitas orquestras na faculdade, com outros tipos de música clássica, mas nunca tinha presenciado algo daquela forma. Comecei a sentir meus sentimentos mudarem, eu sabia que a partir daquele momento eu começaria a viver mais em Deus, ainda maiores do que as experiências que eu já tinha passado.

Experiência

Na minha primeira experiência com um ministério no qual fui colocada, recebi uma proposta para criar oficinas de música. Através dessas oficinas, sairiam outros ministérios de música dentro da igreja. Começou uma guerra, porque todo mundo queria participar, parecia que não tinha fim. Montei as oficinais assim como me foi solicitado pelo ministro de música da igreja, fiz os testes de técnica vocal, mas não com o intuito de desclassificar ninguém, e sim para saber o nível de cada voz.

Chegou o dia do teste vocal, todos passaram, e então foi criado um novo grupo de louvor e adoração. Então comecei a fazer discipulado individualmente, marcava encontros integrados durante a semana e esses encontros eram feitos com orações, louvores, adoração e leitura bíblica. Eu sempre ministrava ao grupo sobre o serviço do levita na casa de Deus e a sua importância no altar.

“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Faze chegar a tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam, E tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante

da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo.E tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da

congregação, e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo. Darás, pois, os levitas a Arão e a seus

filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados em dádiva” -

(47)

47

Como você tem se posicionado diante do serviço na casa de Deus? Como levita, sua função vai muito além do que apenas cantar louvores, envolve o seu coração rendido à vontade do Pai.

Durante esse período de busca e entrega, descobri a necessidade que os músicos precisam muito de acompanhamento. Enquanto nossas igrejas se preocupam com acordes fabulosos, ou uma bela voz, na verdade existe maanaim de anjos cantando ao senhor, como está escrito lá em Apocalipse 4:8.

“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem

de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir”.

Hoje a preocupação dos líderes de ministério de música está totalmente no entendimento de qualificar esses músicos somente na parte técnica e teórica, com técnica vocal e prática de conjunto para melhorar a harmonia do grupo. Tudo isso é importante, mas não é o essencial. Devemos nos preocupar como esse levita está canalizando a adoração. Muito mais do que cantar bem ou tocar bem, devemos prestar um culto racional.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é

o vosso culto racional” - Romanos 12:1.

O desenvolvimento espiritual do levita do altar é a mais importante ferramenta que ele pode utilizar para atrair o coração de Deus e levar a igreja a adoração. Sem intimidade com Deus, a técnica e teoria irão levá- lo para um lugar de soberba e arrogância que corrompem e deturpam o seu caráter, desviando completamente as suas acções.

(48)

Certa vez, passei por uma experiência que ilustra muito bem o perfil do levita que está trilhando caminhos distantes dos caminhos de Deus. Na igreja a qual fui chamada para fazer um trabalho levítico, existia um ministério de música completamente fechado, ninguém podia entrar e nem cantar no altar se não fossem eles. Quando eu cheguei, enfrentei várias guerras, um período de muitas retaliações, porque eu sabia que esse tipo de estrutura não representava o reino de Deus.

Nesse período, o ministério estava vivendo um “tsunami”. O pastor não sabia mais o que fazer, até porque já tinha conversado por diversas vezes e nada tinha resolvido essa situação. Jejuou, orou, fez reuniões e mais reuniões e nada adiantou. O pastor da igreja local me chamou no seu gabinete, conversou sobre o acontecido e perguntou sobre o que ele deveria fazer, porque ele já não sabia mais.

Pedi muito direcionamento ao Espírito Santo, naquela época eu ainda era bastante insegura, mas já sabia que eu precisava fazer alguma coisa. Orei muito, então Deus falou comigo que era para eu formar uma oficina de música. Eu perguntei “como irei fazer isso, Senhor? Essas pessoas vão me devorar viva!”

Então conversei com o pastor e com o líder de louvor, que já estava morrendo espiritualmente, mas esperando uma resposta do Senhor.

Talvez você me pergunte “Por que ele estava morrendo?” e eu te dizer que isso aconteceu porque ele não sabia quais eram as armas que ele deveria utilizar para lutar. Sugeri ao pastor para realizarmos as apresentações das oficinas de canto.

O ministério de louvor se levantou contra a proposta, falando que achava desnecessário, pois o ministério de louvor já era suficiente para suprir tudo

na igreja. Definitivamente, esses ministros de louvor estavam

mergulhados na “síndrome de lúcifer” e não conseguiam enxergar

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

As práticas de gestão passaram a ter mais dinamicidade por meio da GIDE. A partir dessa mudança se projetaram todos os esforços da gestão escolar para que fossem

Para Oliveira (2013), a experiência das universidades a partir da criação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB e mais

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Diante disso, o projeto de pesquisa que está em andamento, se volta para o estudo de como ocorre a prática educativa em saúde e o processo de educação no trabalho, levando em