• Nenhum resultado encontrado

LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE LAGARTAS DESFOLHADORAS DA CULTURA DA SOJA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (2011) 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE LAGARTAS DESFOLHADORAS DA CULTURA DA SOJA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (2011) 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE LAGARTAS DESFOLHADORAS DA CULTURA DA SOJA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (2011) 1 CAGLIARI, Deise3; GUEDES, Jerson Vanderlei Carús3; STECCA, Cristiane dos Santos5; DALAZEN, Giliardi2; RIBAS, Giovana Ghisleni3; BIGOLIN, Mauricio2; SANTOS, Gustavo Oliveira dos3; STEFANELO, Lucas da Silva3

1 Trabalho de Pesquisa _UFSM

2 Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. 3 Departamento de Defesa Fitossanitária (DFS/UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

4 Mestre Engº. Agrônomo.

E-mail: deisycagliari@yahoo.com.br

RESUMO

As lagartas desfolhadoras estão entre as principais pragas da cultura da soja, ocorrendo desde a emergência até a colheita, podendo ocasionar reduções severas de produtividade. O objetivo desse trabalho foi estudar a ocorrência de espécies de lagartas da cultura da soja. O trabalho foi conduzido durante a safra agrícola de 2009/10, no estado do Rio Grande do Sul, onde foram realizadas 42 amostragens em 24 municípios. Os dados de campo foram organizados com auxílio do Office Excel. A espécie de maior ocorrência no estado é Anticarsia gemmatalis, com 58% da população amostrada, prevalecendo na região do Planalto Médio, Escudo Sul-Riograndense e na Serra Gaúcha, seguida da espécie Spodoptera eridania com 22%, prevalecendo na região da Depressão Central e Planície Costeira. Por último as lagartas da subfamília das Plusiinae com 20%, predominam na região Campanha. Há uma variação na ocorrência de lagartas desfolhadoras da soja nos diferentes municípios estudados.

Palavras-chave: Lepidoptera, Anticarsia gemmatalis, Plusiinae, Spodoptera eridania. 1. INTRODUÇÃO

Um dos fatores limitantes ao aumento na produção da cultura da soja é o ataque de insetos-praga. Dentre os insetos destacam-se as lagartas desfolhadoras, consideradas as mais importantes pragas da cultura, provocando danos em todos os estágios de desenvolvimento (ARAGÓN, 2002).

Das espécies de lagartas desfolhadoras que ocorrem na soja, a lagarta-da-soja, Anticarsia gemmatalis, é considerada a principal espécie-praga da cultura. Além desta,

(2)

de lagartas-falsa-medeiras, da subfamília Plusiinea (Pseudoplusia includens e Rachiplusia nu), antes consideradas pragas secundárias (EMBRAPA, 2003; MARSARO JÚNIOR, et al. 2010).

Nos últimos anos ocorreram mudanças na composição das espécies de lagartas da soja. Em estudo realizado durante as safras de 2007/08 e 2008/09 no estado do Rio Grande do Sul, verificou-se que a lagarta-da-soja representou mais de 50% da população de lagartas, e as lagartas-falsa-medideiras e lagarta-preta representaram 20%, cada uma das espécies (GUEDES, et. al 2010).

Considerando a ocorrência de espécies desfolhadoras nas últimas safras, que até então não atacavam essa cultura, e que espécies secundárias passaram a causar problemas, torna-se importante a realização de trabalhos sobre estes organismos, principalmente de identificação das espécies, trazendo subsídios para o seu manejo.

O objetivo desse trabalho foi estudar a ocorrência de A. gemmatalis, S. eridania e lagartas da subfamília Plusiinae na cultura da soja, na safra agrícola de 2009/10, no estado do RS.

2. MATERIAIS E MÉTODO

O levantamento da proporção das espécies de lagartas desfolhadoras que atacam a cultura da soja foi realizado em 42 lavouras de soja, em 24 municípios do estado do Rio Grande do Sul (Tabela 1). As amostragens foram realizadas durante o período compreendido entre novembro de 2009 e março de 2010.

Em cada local, aleatóriamente escolhido, foram efetuadas duas amostragens, uma na fase vegetativa, entre V5 (quarto trifólio completamente aberto) e Vn ( último estádio vegetativo), e outra na fase reprodutiva, entre R1 (início do florescimento) e R5 (início do enchimento do grão) (YORINORI, 1996). As amostragens foram realizadas com pano-de-batida, em dez pontos escolhidos ao acaso na lavoura.

As lagartas amostradas foram contadas, pré-identificadas por espécies e embaladas em caixa de isopor, junto com folhas de soja não tratada, e posteriormente foram enviadas ao Laboratório de Manejo Integrado de Pragas (LabMIP) do Departamento de Defesa Fitossanitária, da Universidade Federal de Santa Maria, onde foram identificadas para confirmar a espécie.

(3)

A partir dos dados obtidos em campo foram gerados gráficos pelo programa Oficce Excel.

Tabela 1: Locais e número de amostras espécies de lagartas desfolhadoras na cultura da soja na safra agrícola 2009/10. Santa Maria, RS, 2011.

Local Região Geográfica Número de amostras

Carazinho Planalto Médio 2

Cruz Alta Planalto Médio 2

Erechim Planalto Médio 1

Gaurama Planalto Médio 1

Independência Planalto Médio 1

Catuípe Planlto Médio 2

Pinhal Grande Planalto Médio 1

Santa Barbara do Sul Planalto Médio 7

Passo Fundo Planalto Médio 2

Pejuçara Planalto Médio 1

Santa Rosa Planalto Médio 1

Santo Ângelo Planalto Médio 3

Três de Maio Planalto Médio 1

Tucunduva Planalto Médio 2

Nicolau Vergeiro Planalto Médio 1

Cachoeira do Sul Depressão Central 2

Pelotas Escudo Sul-Riograndense 1

Canguçu Escudo Sul-Riograndense 1

Capão do Leão Escudo Sul-Riograndense 1

Jaguarão Escudo Sul-Riograndense 1

Muitos Capões Serra Gaúcha 2

Lagoa Vermelha Serra Gaúcha 3

Santo Antônio da Patrulha Planície Costeira 2

Vacaria Campanha 1

TOTAL 24 42

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A lagarta-da-soja é a espécie de maior ocorrência no Rio Grande do Sul. Anticarsia gemmatalis representa 58% das lagartas amostradas (figura 1), seguida de lagartas da

(4)

levantamentos realizados no Estado, onde observaram que a incidência da população de A. gemmatalis, ao longo do tempo, superou a população de Plusiinae.

Figura 1: Percentual das espécies de lagartas desfolhadoras da soja no Estado do Rio Grande do Sul, safra 2009/2010. Santa Maria, RS, 2011.

Houve predominância de A. gemmatalis em três regiões estudadas: Serra Gaúcha, Planalto Médio e Escudo Sul-Riograndense, com 97%, 96% e 63%. A ocorrência de S. eridania e Plusiinae foi em menor número, com 1%, 2%, 16% e 1%, 1%, 12% respectivamente (figura 2).

Figura 2: Percentual das espécies de lagartas desfolhadoras na cultura da soja de acordo com a região do Estado do Rio Grande do Sul, safra 2009/2010, RS, 2011.

(5)

Lagartas da espécie S. eridania prevaleceram nas regiões da Depressão Central e Planície Costeira e 65% e 55%. Já a ocorrência de lagartas da subfamília Plusiinae foi de 27% e 29%; e A. gemmatalis de 8% e 16% nessa região.

Na região da Campanha a espécie de maior ocorrência foi à subfamília Plusiinae com 54%; da espécie A. gemmatalis encontrou-se 46% e não foram encontradas lagartas de S. eridania nas amostragens realizadas nessa região.

Observando a figura 3, percebe-se que a variação da porcentragem das espécies é ainda maior quando comparamos os resultados entre os munícipios.

Figura 3: Porcentagem das espécies de lagartas desfolhadoras da soja por municipio amostrado, safra 2009/10. Santa Maria, RS, 2011.

Os municípios de Pejuçara e Indepência, apresentaram 100% das lagartas da espécie A. gemmatalis, e os municípios de Nicolau Vergeiro, Gaurama e Pinhal Grande não apresentaram nenhuma lagarta dessa espécie. No entanto, Pinhal Grande e Canguçu apresentaram respectivamente, as maiores incidências de lagartas da subfamília Plusiinae, com 83% e 71% das lagartas amostradas, enquanto que Catuipe, Cruz Alta, Passo Fundo, Pejuçara e Três de Maio foram os municípios nos quais não houve incidência de largartas dessa subfamília. Já Nicolau Vergueiro e Gaurama, são os municípios que apresentaram o maior número de lagartas da espécie S. eridania, com 98% e 97%, respectivamente, sendo o oposto registrado nos municípios de Santa Rosa, Pejuçara, Independência e Vacaria, onde não houve ocorrência de lagartas dessa espécie.

(6)

Essa variação na proporção das espécies entre municípios, pode estar relacionada aos diferentes sistemas de cultivo e de manejo de pragas empregados no Estado e das condições edafoclimáticas, as quais variam de local para local.

4. CONCLUSÃO

A espécie de maior ocorrência no Estado é Anticarsia gemmatalis, seguida por Spodoptera eridania e por lagartas da subfamília Plusiinae.

A composição da fauna de lagartas da soja varia entre os locais estudados.

REFERÊNCIAS

ARAGON, J. Insectos prejudiciales de la soja y su manejo integrado en la Región Pampeana Central. Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria, nov., 2002.

EMBRAPA. Tecnologias de Produção de Soja Região Central do Brasil. Londrina, 2003. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Soja/SojaCentralBrasil2003/index. htm. Acesso em: 18 May. 2011.

GUEDES, J. V. C. et al. Nova dinâmica. Cultivar Grandes Culturas, Pelotas, v. 139, p. 24-26, 2010. STECCA, C. dos S. et al., Indentificação de espécies de Plusiinae e proporção de espécies de lagartas em soja no Rio Grande do Sul. In: SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 12.; SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 4., 2008, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UNIFRA, 2008. 1 CD-ROM.

MARSARO Jr., A. L. et al. Flutuação populacional de insetos-praga na cultura da soja no Estado de Roraima. Revista Acadêmica Ciências Agrárias e Ambientais, Curitiba, v. 8, n.

1, p. 71-76, jan./mar. 2010.

MORAES, J. R.; LOECK, A. E.; BELARMINO, L. C. Flutuação populacional de Pusiinae e Anticarsia gemmatalis Hübner, 1818 (Lepdoptera: Noctuidae) em soja no Rio Grande do Sul. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 26, n. 1, p. 51-56, 1991.

YORINORI, J. T. Cancro da haste da soja: epidemiologia e controle. Londrina: Embrapa Soja, 1996. 75 p. (Circular Técnica, 14).

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,