• Nenhum resultado encontrado

Manual do Aluno - FIC v 2.2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Aluno - FIC v 2.2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” Praça Roberto Mange, 30 - Jd. Sta. Rosália

CEP 18090-110 - Sorocaba - SP Tel.: (15) 3233.5144 e-mail: senaisorocaba@sp.senai.br

Crescem as pessoas. Cresce o Brasil.

Manual do

Aluno - FIC

v 2.2

_______________________________________________ Aluno _______________________________________________ Curso

(2)

COMPROMISSO DE ESTUDO - Formação Inicial e Continuada

Nome: ___________________________________________________________________, aluno matriculado nesta Escola, no Curso _______________________________________, iniciado em ___/___/___, no período _____________________.

comprometo-me:

- Ser responsável pela minha aprendizagem, consciente do itinerário traçado para a minha formação profissional no SENAI, não faltando as aulas sem justificativas legais, aproveitando todas as oportunidades de crescimento e de desenvolvimento sócio-cultural que concorram para o meu projeto de vida.

- Colaborar sempre para que o convívio escolar ocorra dentro dos princípios da ética e da cidadania, num clima de cordialidade, respeito e solidariedade.

- Empenhar-me para que os objetivos de estudos sejam atingidos, preparando-me para as novas tendências do mercado de trabalho, consciente de que o profissional da nova era deve ter em seu perfil: coragem, ousadia, criatividade, disponibilidade para o trabalho em equipe, vontade de aprender sempre, buscando a qualificação, a requalificação e a profissionalização, renovando-se a cada dia.

- Ser curioso e estar motivado para o crescimento, buscando sempre novos caminhos para a empregabilidade, com espírito empreendedor.

Sorocaba, _____/______/_____

_____________________________ _______________________________ Aluno Pai ou Responsável

Notas:

1) Estou ciente que a Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” não se responsabilizará por qual-quer dano parcial, total ou mesmo furto que possa ocorrer com bicicletas deixadas em seu estacionamento.

2) Declaro que recebi um Exemplar do Manual do Aluno - FIC - versão 2.2 e que concordo com seu conteúdo.

Contato:

e-mail.:___________________________________________ Tel./Cel.: _________________

Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”

Sorocaba - SP

C

o

rte aq

(3)

Prezado Aluno!

O presente manual tem por objetivo orientá-lo a respeito das regras gerais de funcionamento desta Escola. Nele estão os seus direitos e deveres e as normas administrativas necessárias ao seu bom desempenho, de seus colegas e das nossas atividades.

Leia este manual com atenção e siga suas orientações.

1. Missão do SENAI/SP

Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologia industrial, contribuindo para elevar a competitividade brasileira.

2. Política da Qualidade e Meio Ambiente

O SENAI-SP, no cumprimento da sua missão, promove o contínuo aprimoramen-to dos serviços educacionais e tecnológicos, direcionando esforços para:

• Atendimento à legislação aplicável aos seus processos e serviços;

• Preservação do meio ambiente por meio da prevenção à poluição e do uso consciente de recursos;

• Manutenção de ambientes de trabalho adequados e seguros; • Atendimento às necessidades e expectativas dos clientes; • Desenvolvimento contínuo dos recursos humanos.

3. Horários das aulas

De 2ª a 6ª feira das 7h às 11h, das 12h às 16h. Das 16h às 19 e das 19h às 22h00 e sábados das 7h às 18h.

O portão de acesso de alunos somente será aberto nos horários de entrada e saída estipulados.

4. Horários dos Intervalos

5. Matrícula

Somente será considerado matriculado o aluno que apresentar a quitação do 1º boleto bancário, juntamente com o preenchimento do Requerimento de Matrícula assinado e os documentos exigidos.

É muito importante manter endereço e telefone atualizados.

Manhã Tarde Vespertino Noite

Teoria 8h50 às 9h10 13h50 às 14h10 Salas de Aula Superior 20h15 às 20h30 Salas de Aula Inferior 20h45 às 21h00 Oficina 9h35 às 9h55 14h35 às 14h55 17h30 às 17h45 20h30 às 20h45 17h15 às 17h30

(4)

6. Atrasos

A tolerância de atraso é ZERO.

Atrasos somente serão permitidos em casos excepcionais, mediante autorização por escrito da coordenação do programa, contudo, será registrada a falta correspondente a hora/aula em que o aluno chegou atrasado.

7. Saídas antecipadas

O horário de saída é o horário acordado no contrato, tolerância ZERO.

Em casos de urgência, sob autorização da coordenação do programa será permitida saída antecipada. Será registrada a falta referente a hora/aula não assistida. A saída do local de trabalho deve ser autorizada pelo docente.

8. Avaliação

A avaliação será feita através dos objetivos propostos no Plano de Curso e, o aluno que não atingir o mínimo de 50% desses objetivos, deverá passar por estudo de recu-peração paralela, e nova avaliação.

9. Condições para certificação

De acordo com o Regimento Comum das Unidades Escolares do SENAI-SP, o aluno deve freqüentar no mínimo 75% das aulas dadas e obter nota final igual ou superior a 50, para ser certificado.

10. Faltas

As faltas devem ser justificadas em até 24 horas após o retorno, mediante ção de comprovante legal (atestado médico, de óbito, judicial ou militar). A apresenta-ção de justificativa não abona a falta.

11. Desistência do curso

Em caso de desistência do curso, o interessado deverá trazer à Secretaria da Escola os boletos, cujas datas de vencimento são dos meses posteriores a da desistência, portan-to, os boletos com data anterior deverão estar quitados.

Deverá ainda preencher o requerimento de Cancelamento de Matrícula, caso contrário constará como inadimplente, estando impedindo de se matricular em outros cursos.

12. Uniforme

Por se tratar de Escola com ambientes industriais, é obrigatório o uso de uniforme posto por camiseta branca padronizada com a logomarca do SENAI e calça jeans com-prida sem rasgos ou furos (azul ou preta).

Por cumprimento às normas de segurança, somente será permitida a permanência de alunos nas oficinas e laboratórios utilizando, calçado de segurança, óculos de seguran-ça e redinha para cabelos compridos, o protetor auricular é opcional.

É vedado, nas dependências da Escola, o uso de chinelos, sandálias, shorts, ber-muda, calça capri, saia, vestido, camiseta regata, camiseta modificada, camiseta com mangas arregaçadas, óculos escuros ou coloridos, adornos e a permanência com a cabeça coberta (boné, touca, capuz, etc.).

ANEXO I

BIBLIOTECA DA ESCOLA REGULAMENTO

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Mantém atendimento a todos os alunos, professores e funcionários nos horários: 2ª a 6ª feira das 8h às 16h e das 17h às 21h e sábados das 8h às 13h, sendo que nos meses de recesso de aulas, o horário de funcionamento será redefinido.

EMPRÉSTIMO

- Restrito aos alunos, professores e funcionários do SENAI, inscritos na Biblioteca, sendo permitida a retirada de 2 (dois) livros, por usuário.

- Para alunos, serão emprestados somente livros.

- Obras de referência (dicionários, enciclopédias, catálogos, etc.), revistas, jornais, fitas de vídeo, CD´s, DVD’s e Normas Técnicas deverão ser consultados na Bibliote-ca.

- Faltando 7 dias para o término das aulas de qualquer curso, a Biblioteca não em-prestará mais livros aos alunos.

PRAZO

- 7 (sete) dias consecutivos com a possibilidade de renovação por tempo idêntico, salvo se houver reserva.

RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

- O usuário terá direito à renovação do empréstimo, desde que traga o(s) livro(s) na data correta de devolução.

- O livro com reserva não poderá ser renovado.

PERDA/DANO MATERIAL E MULTA

- No caso de perda ou dano ao acervo emprestado, o usuário deverá substituí-lo ou pagar o seu valor atualizado.

- A não devolução no prazo estabelecido acarretará multa de R$1,00/dia (incluindo sábado, domingo e feriado) para cada livro emprestado.

(5)

Normas Administrativas Não é permitido:

• usar a sigla SENAI, o logotipo da Instituição ou nome da unidade escolar sem pré-via autorização;

• comportar-se de forma inadequada dentro ou fora do recinto escolar, promovendo ações que impliquem prejuízo ao bom nome da Unidade Escolar ou do SENAI; • permanecer em grupos nas imediações da escola;

• praticar atos ofensivos à moral e aos bons costumes;

• trazer para o recinto escolar materiais estranhos às atividades nele realizadas; • ocupar-se durante as aulas ou outras atividades escolares com assuntos estranhos

a ela;

• danificar as instalações, o mobiliário, os equipamentos ou máquinas, devendo ser responsabilizado pela manutenção ou substituição dos mesmos;

• utilizar aparelhos eletrônicos como: celulares, rádios, games, walkmam, CD/DVD player, notebooks etc. em sala de aula;

• acesso de pessoas estranhas às dependências da escola sem acompanhamento de pessoa autorizada;

• a prática de compra e venda de qualquer tipo de produto dentro da Escola; • namorar nas dependências da Escola;

• a entrada ou consumo de bebida alcoólica na Escola; • vir a Escola em estado de embriagues;

• jogos de azar.

EQUIPE ESCOLAR - SENAI

• Jocilei Oliveira – Diretor de Escola

• Edson Luís Resende – Coordenador de Atividades Técnicas • Luis Carlos Moretti - Coordenador de Atividades Pedagógicas

• Valdívia Ivone Salles Vieira – Coordenadora de Administração Escolar

• Otacílio Andries Neto – Respondendo pela Formação Inicial e Continuada-Escola • Antônio Marcos Vinícius Leite – Agente de Treinamento

• Carlos Guerino Zocca – Agente de Treinamento • João Carlos Campagnolo – Agente de Treinamento • Geni Maria de Oliveira – Assistente Social

• Silvana Cristina Ribeiro Moreira Farrapo – Orientadora Educacional • Elisabeth Silva de Araújo Gonçalves - Bibliotecária

• Antonio Fernando dos Santos - Coordenador de Estágio

• Luis Fernando Silva de Freitas - Supervisor de Serv. de Manut. e Conservação

13. Higiene e Saúde

O aluno deverá manter limpas as dependências internas e externas da Escola, como também a organização e a limpeza do seu posto de trabalho, conforme orientações do docente, visando adquirir atitudes de organização e asseio exigi-dos do bom profissional.

Mantenha a Escola informada sobre aspectos que não possam ser negligencia-dos com relação a sua saúde (doenças contagiosas) e integridade física e men-tal. Não venha à Escola sem condições de nela permanecer (passando mal). Não é permitido à Escola fornecer qualquer tipo de medicamento.

Em caso de afastamento por mais de 3 dias, a Coordenação do programa deve ser informada. Caso contrário o aluno pode ser considerado evadido.

14. Fumantes

Conforme Lei Federal 9.294/96, art. 2º, e Lei Estadual n° 13.541/09, não é permi-tido fumar no recinto escolar. Não há área reservada e não será permitida a saí-da saí-da Escola para fumar nos intervalos

15. Meio Ambiente

Nesta Escola se pratica a coleta seletiva dos resíduos recicláveis e orgânicos em coletores coloridos conforme o tipo de material. Colabore depositando os resí-duos nos locais adequados.

16. Jogos

Os jogos têm por objetivo o lazer e a integração dos alunos.

Nos horários de intervalos, somente serão permitidos os jogos disponibilizados pela AAPM, desde que não envolvam valores, apostas e/ou causem tumultos. Os horários devem ser rigorosamente respeitados.

Os jogos somente serão emprestados nos intervalos das aulas mediante apre-sentação de um documento em caução.

17. Estacionamento

É permitido que motos e bicicletas sejam estacionadas na Escola, desde que se respeite as regras para seu estacionamento.

Somente será permitido o uso do estacionamento para a guarda de motos dos alunos maiores de idade, que possuam habilitação e estejam usando capacete. As motos não devem apresentar vazamento de óleo.

As motos e bicicletas devem ser travadas com corrente e cadeado na roda. Não é permitido andar de bicicleta, skate ou patins nos recintos da Escola. A Escola não dispõe de estacionamento para automóveis.

A Escola não se responsabiliza por qualquer dano parcial, total ou mesmo furtos que possam ocorrer com motos e bicicletas deixadas em seu estacionamento.

(6)

18. Circulação de alunos

O trânsito dos alunos no interior da Escola deve ser feito respeitando as faixas limitadoras e as normas de segurança de cada setor.

O trajeto para as salas de aula e oficinas devem ser feito pelo corredor externo, exceto nos dias de chuva, quando os alunos podem seguir pela parte coberta da Escola, sendo que a entrada e saída devem ser feitas pelo portão da rampa late-ral.

É expressamente proibida, sem autorização do Docente e/ou Coordenador, a per-manência de alunos nas salas, laboratórios ou oficinas, fora dos horários de aula, ou mesmo no horário de intervalo.

19. Banco de Currículos

Muitas empresas procuram na Escola SENAI, alunos ou ex-alunos candidatos às vagas disponíveis. Esta pode ser a sua oportunidade.

Caso haja interesse em divulgar o seu currículo, favor enviá-lo para o e-mail: servsocial402@sp.senai.br

20. Achados e perdidos

Todo objeto achado ou perdido nas dependências da escola deverá ser entregue ou reclamado na AAPM.

Importante: Não deixe de comunicar ao docente ou a coordenação, qualquer

irre-gularidade encontrada.

DOS DIREITOS E DEVERES DO EDUCANDO

Extraído do Regimento Comum das Unidades Escolares SENAI Seção I – Dos Direitos e Deveres

Artigo 54 - Será garantido ao educando o livre acesso às informações

necessá-rias à sua educação, desenvolvimento como pessoa, elaboração do seu projeto educacional, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Artigo 55 - São direitos do educando:

I. Receber ensino de qualidade;

II. Ser respeitado, por todos os agentes do processo educativo, na sua singulari-dade pessoal e cultural;

III. Ter acesso a níveis mais elevados de ensino;

IV. Receber acompanhamento pedagógico sistematizado;

V. Participar de atividades promovidas pela A.A.P.M. e de atividades didático-pedagógicas que complementem sua aprendizagem;

VI. Ter resguardados seus direitos de defesa em Conselho de Classe e Escolar.

Artigo 56 - São deveres do educando:

I. Respeitar as normas administrativas e pedagógicas inerentes aos cursos ou níveis de ensino;

II. Empenhar-se na auto-educação e no aproveitamento de todo os recursos disponíveis ao seu progresso intelectual e profissional;

III. Comparecer pontualmente aos compromissos escolares;

IV. Respeitar as diferenças individuais relacionadas com etnia, credos, opções políticas e culturas diferenciadas;

V. Participar de todas as atividades escolares que concorram para o aprimora-mento de sua formação profissional e educação para a cidadania;

VI. Relacionar-se com respeito e cortesia com colegas, funcionários e demais agentes do processo educativo;

VII. Respeitar as normas disciplinares, de segurança e de prevenção de aciden-tes, conforme as características do curso;

VIII. Manter a Escola informada sobre aspectos que não possam ser negligencia-dos, com relação à saúde e integridade física e mental;

IX. Manter a Escola informada sobre os motivos de eventuais ausências e mu-danças de residência e/ou local de trabalho;

X. Zelar pelo patrimônio da unidade escolar e pelo material que lhe for confiado, colaborando na sua conservação e manutenção.

Seção II - Das Sanções

Artigo 57 - O educando que infringir as normas disciplinares da unidade escolar

ou deste Regimento, receberá orientações e será passível de advertência verbal, escrita ou afastamento temporário, de até três dias, de todas as atividades esco-lares.

§ 1º As penas de advertência escrita e de afastamento temporário deverão ser aplicadas pela direção da unidade escolar, com a ciência dos pais, res-ponsáveis e empresa.

§ 2º Casos de extrema gravidade serão passíveis de desligamento da unidade escolar.

Referências

Documentos relacionados

E também confirma, em tarefas de Física que envolvem as representações, o que Duval (2003, 2009) considera para a Matemática:

Tabela 1: Distribuição da População Economicamente Ativa e Ocupada (PEAO), de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, no município

48 da Lei nº 9.394/1996; a Portaria Interministerial MEC/MS nº 278/2011; o Termo de Adesão ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições

I - Na captação de água superficial ou subterrânea com objetivo de abastecimento humano ou industrial, a avaliação deverá considerar as características

Dessa forma, é preciso fazer uma “viagem histórica” até aproximadamente o ano de 1670, quando Thomas Hobbes preconizou um Estado de Natureza, onde os homens já detinham

Assim, neste artigo pretendemos discutir o banquete mesopotâmico, suas raízes sagradas, os mitos de criação dos alimentos, a cultura material e a rica iconografia existente sobre

Palavras-chave: intervenção ergonomizadora, operadores de colheitadeiras de arroz, constrangimentos ergonômicos Este trabalho apresenta uma intervenção ergonomizadora, nas fases

De forma a estudar e analisar o estado do desempenho ambiental no que respeita aos efluentes gasosos da SGL Composites, S.A, recorreu-se a dados existentes na empresa sobre