• Nenhum resultado encontrado

C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

(2)

Aprovado pelo Conselho Geral, na reunião de 01 de Abril de 2009.

O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA

(3)

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO………4

1. ASPECTOS GERAIS...4

2. ACTIVIDADES REALIZADAS ...5

2.1 PROGRAMA1–HARMONIZAÇÂOCONTABILÍSTICAEAPOIOTÉCNICO...5

2.2 PROGRAMA2–ORGANIZAÇÃOINTERNAEINFORMAÇÃO...8

2.3 PROGRAMA3–RELAÇÕESINSTITUCIONAISECOOPERAÇÃO ...9

(4)

APRESENTAÇÃO

O presente Relatório de Actividades da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) foi elaborado nos termos do disposto na alínea e) do artigo 10º do Decreto-Lei nº 367/99, de 18 de Setembro.

O relato das actividades encontra-se desenvolvido de acordo com a estrutura mencionada no índice do presente documento.

No ponto 1 abordam-se questões de natureza genérica sobre a actividade desenvolvida pela CNC, quer através do Conselho Geral (CG), quer da Comissão Executiva (CE).

No ponto 2 dá-se conta do que foi realizado, por reporte ao Plano de Actividades.

1. Aspectos Gerais

No ano de 2008 o CG reuniu a 18 de Junho de 2008 com os seguintes objectivos: • Eleição dos membros da Comissão Executiva da CNC;

• Aprovação do Relatório de Actividades de 2007; • Aprovação do Plano de Actividades para 2008;

• Apresentação de um ponto de situação sobre os trabalhos relacionados com o Sistema de Normalização Contabilística (SNC).

Durante o ano realizaram-se 46 reuniões da CE.

Para além das reuniões semanais da CE, o Grupo de homogeneização constituído por elementos da CE para analisar e dar coerência ao modelo do SNC realizou diversas reuniões visando rever e aperfeiçoar os textos do projecto do SNC

No exercício das suas competências, a CE assegurou o essencial do trabalho da CNC, tendo desenvolvido acções de natureza técnica e corrente, designadamente:

− O estudo, análise e debate das matérias envolvidas na produção do conjunto dos instrumentos contabilísticos e legais que constituem o projecto do SNC.

(5)

− A emissão de pareceres e a resposta a consultas, na sequência de solicitações de diversas entidades;

− A análise da documentação e/ou preparação das participações nas reuniões: − do Comité de Regulamentação Contabilística.

− do Fórum Consultivo dos Órgãos de Regulamentação Contabilística, a funcionar no âmbito do EFRAG - European Financial Reporting Advisory Group,

− e do Grupo Intergovernamental de Peritos em Normas Internacionais de Contabilidade e Relato Financeiro (ISAR);

− A realização de tarefas de índole normativa, organizacional e administrativa.

No 1º semestre de 2008 a Comissão Executiva ainda contou com o apoio técnico de uma inspectora da IGF.

Paralelamente foram encetadas diligências junto da Secretaria-Geral do MFAP no sentido de averiguar da existência de técnico superior com o perfil adequado às necessidades. Dado que tal não foi possível, a CNC colocou no seu site um convite à apresentação de currículos, tendo efectuado uma selecção e escolhido por entrevista um técnico para a prestação de serviços de avença, que veio a ser contratado pela Secretaria-Geral, após autorização do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento.

2. Actividades Realizadas

2.1PROGRAMA1–HARMONIZAÇÂOCONTABILÍSTICAEAPOIOTÉCNICO

É objectivo deste programa enquadrar a normalização contabilística nacional no contexto da estratégia comunitária, bem como proceder à transposição de directivas comunitárias e assegurar a continuidade do trabalho de acompanhamento do que internacionalmente for sendo desenvolvido.

Este programa tem ainda como objectivo contribuir para que a produção legislativa que envolva questões referentes ao relato financeiro e à contabilidade apresente coerência, bem como prestar apoio técnico ao Governo e a outras entidades.

(6)

Para o efeito, elegeram-se os seguintes projectos: PROJECTO 1.1 – Modelo normativo

PROJECTO 1.2 – Acompanhamento da normalização contabilística da UE e do IASB

PROJECTO 1.3 – Apoio legislativo

PROJECTO 1.4 – Esclarecimento técnico

No âmbito do PROJECTO 1.1 cujo objectivo é a implantação do novo modelo de normalização contabilística, designado por SNC, o mesmo foi apresentado para Audição Pública no Auditório da Direcção de Finanças de Lisboa em 16 de Abril de 2008. Este evento contou com a presença do Ministro do Estado e das Finanças e do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF).

Entretanto, pelo Despacho n.º 194/2008 de 09 de Abril de 2008 do Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi criado um Grupo de trabalho para apreciação dos contributos recebidos no âmbito da Audição Pública.

A Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais solicitou à CNC a indicação de um membro para integrar um Grupo de trabalho para adaptação do CIRC e legislação complementar às NIC, tendo a CE indicado o Dr. Leopoldo Alves para o referido grupo.

O PROJECTO 1.2 tem por objectivo acompanhar o desenvolvimento das Normas internacionais emitidas pelo IASB e o processo de endosso das mesmas pela União Europeia.

No âmbito deste projecto foi dada resposta a diversas solicitações do EFRAG, designadamente sobre:

o Draft – Reporte Financeiro de Pensões

o Comment Letter ED 9 – Joint Arrangements

o IFRS 1 e IAS27

(7)

o Impacto da IFRIC 12 relacionada com a mensuração dos contratos de

concessão nas empresas concessionárias portuguesas. a)

o Field test do IASB sobre o Exposure Draft relativo à consolidação da IAS 27 e da SIC 12

a)

Foram recebidas 20 respostas que maioritariamente se revelaram favoráveis às propostas de tratamento contidas na referida IFRIC

O PROJECTO 1.3 visa a emissão de pareceres sobre matérias contabilísticas constantes de diplomas ou normas produzidas por outras entidades.

Neste âmbito a CE foi contactada pela Secretaria de Estado da Justiça no sentido de prestar colaboração quanto à tradução para inglês do conteúdo contabilístico constante da Informação Empresarial Simplificada (IES).

O PROJECTO 1.4 tem em vista a análise e resposta a questões que, nos termos legais, sejam dirigidas à CNC por serviços públicos e entidades representadas na CNC sobre a aplicação das Normas que versem matérias contabilísticas.

Assim, a CE deu resposta aos seguintes assuntos: ¾ Aplicação da IAS39

¾ Regulamento da CMVM sobre deveres de informação ¾ Prestações acessórias de capital

¾ Plano Oficial de Contabilidade das Associações Humanitárias de Bombeiros ¾ Venda de direitos de habitação turística (DHT)

(8)

2.2 PROGRAMA2–ORGANIZAÇÃOINTERNAEINFORMAÇÃO

Este programa tem por objectivo a divulgação de informação e o desenvolvimento de meios organizacionais e logísticos a fim de que seja assegurada a maior eficiência e eficácia nos trabalhos da CNC. É composto pelos seguintes três projectos:

PROJECTO 2.1 – Informação institucional e técnica PROJECTO 2.2 – Modelo organizacional

PROJECTO 2.3 – Actividades correntes

O PROJECTO 2.1 visa divulgar as actividades da CNC bem como a informação e documentação de carácter técnico e promover ou contribuir para o debate crítico.

Assim, a CNC esteve presente no XIX Encontro da ADCES realizado na Universidade do Algarve sobre o “Sistema de Normalização Contabilística “, tendo participado na sessão de encerramento do referido encontro.

A CNC fez-se também representar no XIII Encontro promovido pela AECA subordinado ao tema “Contabilidade: Rumo ao futuro” que teve lugar na Universidade de Aveiro, tendo sido apresentadas comunicações a propósito do SNC.

A CNC participou ainda nas sessões públicas sobre o SNC organizadas pela CTOC.

Quanto ao PROJECTO 2.2 que tem por objectivo estudar e propor soluções para a estrutura organizativa e funcional do órgão de normalização contabilística, foi criado um grupo no seio da CNC, cujos trabalhos se encontravam, no final do ano, em fase de arranque.

O PROJECTO 2.3 tem a ver com toda a actividade de carácter corrente e é seu objectivo proporcionar, em tempo útil e com qualidade, o apoio técnico, administrativo,

(9)

logístico e de secretariado às reuniões dos órgãos da CNC e à execução dos programas.

Dadas as vicissitudes que caracterizaram o apoio técnico à CNC, já referidas no ponto 1, só a colaboração de membros da CE para além das reuniões ordinárias permitiu dar cumprimento às tarefas que constituem este projecto.

Nas actividades correntes inclui-se a execução de todas as acções inerentes ao apoio técnico e logístico às reuniões da CE e do CG e à actividade geral da CNC. Aqui se englobam, naturalmente, os trabalhos relacionados com o planeamento da execução das acções, bem como com a preparação dos planos e relatórios de actividades e a preparação do orçamento e o acompanhamento da sua realização.

Durante o ano de 2008 foi recebida e expedida diversa correspondência por correio electrónico (638 e-mails recebidos e 210 e-mails enviados), tendo sido registados 831 documentos entrados e 51 ofícios expedidos.

Em matéria bibliográfica, foi mantida assinatura do "Comprehensive Package" do IASB e, na sequência das reuniões internacionais a que se fez referência, foi recolhida ou recebida diversificada documentação.

Foram ainda obtidos, por oferta, alguns livros e as publicações periódicas de diversas instituições e associações profissionais.

2.3 PROGRAMA3–RELAÇÕESINSTITUCIONAISECOOPERAÇÃO

Constituem objectivos deste programa:

• Incentivar a cooperação entre as entidades nacionais de normalização contabilística;

(10)

• Cooperar com entidades congéneres, mormente no espaço europeu, nos países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e com a Região Especial Administrativa de Macau.

As tarefas a desenvolver neste contexto estão consignadas nos seguintes projectos: PROJECTO 3.1 – Cooperação nacional

PROJECTO 3.2 – Participação comunitária PROJECTO 3.3 – Relações internacionais

No PROJECTO 3.1 realça-se:

¾ A inclusão de dois elementos pertencentes à CNC na Comissão de acompanhamento sobre o novo SNC;

¾ A participação de um membro designado pela CNC para o Grupo de trabalho sobre as implicações fiscais da adopção das NIC e da implantação do SNC.

¾ A participação da CNC na Comissão de Normalização Contabilística da Administração Pública

No PROJECTO 3.2 destaca-se a participação de membros da CE nas reuniões do Comité de Regulamentação Contabilística (8 reuniões) e do Grupo de Especialistas (2 reuniões), constituído com o objectivo de preparar uma recomendação relativa a “Requisitos para os sistemas contabilísticos das PME, fora do âmbito da 4.ª Directiva”, no âmbito da UE, tendo sido desenvolvidos a tal propósito trabalhos de análise e de preparação dessas reuniões quanto às posições a expressar, e de reflexão e apreciação das discussões ocorridas nesses fóruns, com base nas informações fornecidas pelos elementos que nelas participaram.

(11)

Dos diferentes assuntos tratados no âmbito do CRC salientam-se questões relacionadas com:

¾ ED9 Joint Arrangements ¾ IFRIC 12

¾ Directiva 2006/46 ¾ SME IASB

¾ IFRS1 e IAS27

¾ Consolidação das IAS

¾ Investimentos Financeiros com características de capital próprio

No que se refere às reuniões do grupo de especialistas salienta-se a conclusão do projecto de relatório final que, logo que disponível, será divulgado no “website” da CNC.

No PROJECTO 3.3 destaca-se:

¾ A recepção de uma delegação da Comissão de Registo dos Auditores e dos Contabilistas do Governo da Região Administrativa Especial de Macau que manifestou interesse no estreitamento de relações institucionais com a CNC, visando a matéria contabilística e adopção das Normas Internacionais de Contabilidade.

¾ A participação na XXV Sessão do ISAR/ONU realizada em Novembro de 2008 em

(12)

NOTA FINAL

O gráfico seguinte dá nota da repartição percentual do tempo total envolvido nas 46 reuniões da CE ocorridas no ano, não incluindo, portanto, o tempo ocupado fora destas, quer na análise e preparação de documentos, quer na participação em reuniões e eventos nacionais e internacionais.

ACTIVIDADES DA CNC EM 2008 temas SNC - Sistema de Normalização Contabilística 13% normalização contabilistica e apoio legislativo 1% organização e actividades correntes 36% relações e informação institucional 45% esclarecimento técnico 5%

Espera-se que a CNC possa continuar a utilizar as instalações cedidas pela Inspecção-Geral de Finanças.

Aprovado pela Comissão Executiva na reunião de 28 de Janeiro de 2009

A PRESIDENTE DA COMISSÃO EXECUTIVA

Referências

Documentos relacionados

do na Bacia do Ibicui de 1982 a 1985, foram estudados e identifica dos como Leporinus striatus Kner, 1859 e seus dados mer;sticose mor fométricos comparados com os da

A publicação das Orientações pela CMVM tem o condão de esclarecer e densificar os parâmetros que serão considerados pela CMVM na avaliação de adequação para o exercício

Relatório de Execução do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas da Câmara Municipal de Estremoz Identificação do Risco

3.6 Conhecimento de extração de dados, validação, agregação e análise de ferramentas e técnicas 3.7 Conhecimento de vários tipos de revisões de processo de monitoramento de

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o

Use o Conversor de Mídia Philips para converter os arquivos de vídeo, para corrigir o tamanho da tela e transferir os vídeos do seu computador para o seu aparelho.. Esta aplicação