• Nenhum resultado encontrado

Acessibilidade: registros de ocorrências na Polícia Civil poderão ser feitos em Vila Valério

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acessibilidade: registros de ocorrências na Polícia Civil poderão ser feitos em Vila Valério"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Acessibilidade: registros de ocorrências na

Polícia Civil poderão ser feitos em Vila Valério

Estado recebe mais de 150 mil doses

da Fiocruz para segundas doses

Pág. 06

Pág. 06

Aulas presenciais voltam para todos os

níveis da Educação no Espírito Santo

Pág. 02

MPES discute

regularização

urbana em

webinário com

mais de 100

participantes

Animais: agressor

poderá arcar

com tratamento

Pág. 05

Pág. 03

Copa Norte chegou

para balançar as

redes e CT Viva

começa com pé direito

Pág. 07

(2)

Reflexao

~

"E dele temos este mandamento: que quem

ama a Deus, ame também a seu irmão."

Refletindo: Se amamos a Deus e entendemos

que fomos atraídos pelo Seu amor, então é fácil

concluir que a mensagem maior do evangelho

é o Seu amor, que foi manifestado por Jesus

Cristo na cruz !!! Observe neste versículo que

amar o irmão se trata de um mandamento do

Senhor, portanto se queremos viver conforme

a vontade de Deus, então é fundamental

praticarmos o amor, compartilhando e

servindo ao próximo.

Oração: Senhor Deus, obrigado pelo Seu amor

derramado sobre mim, esse amor que me

atraiu, que mudou minha vida, que me trouxe

o Seu perdão e que me deu acesso a vida

eterna. Ensina-me a andar conforme o

exemplo de Cristo, cada dia mais no centro da

Sua vontade, amando meus irmãos, servindo e

socorrendo o necessitado. Eu oro nem nome

de Jesus. Amém.

de

Momento

1 João 4:21

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação:Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO = ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

Aulas presenciais voltam para todos os

níveis da Educação no Espírito Santo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), autori-zou, desde ontem segun-da-feira (21), o retorno das aulas presenciais em todos os níveis de escolaridade, independe do nível de ris-co para o novo Coronaví-rus (Covid-19) em que os municípios estão inseri-dos.

Portanto, voltam para a sala de aula, os estudan-tes do Ensino Fundamen-tal II, Ensino Médio, Supe-rior e Técnico. As aulas do Ensino Fundamental I e Educação Infantil já esta-vam autorizadas a

retorna-rem de forma presencial. O secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo lembrou que já havia sido autorizado a volta das aulas presenciais em outros momentos, mas no risco baixo e modera-do. “Essa é a primeira vez que nós autorizamos a volta, também, no risco alto. A partir desta segun-da-feira, todas as etapas de ensino da Educação Bási-ca estão autorizadas a vol-tar e, na Rede Estadual, voltamos com o Funda-mental 1, 2 e o Ensino Mé-dio”, disse.

Vitor de Angelo tam-bém ressaltou a importân-cia do cumprimento dos

protocolos sanitários pre-vistos nas portarias publi-cadas entre Sedu e Secreta-ria da Saúde. “Algumas escolas continuam com o revezamento, ou seja, com o ensino híbrido, e é claro, com todos os protocolos sanitários já conhecidos”.

A decisão da retomada das aulas presencias em todos os municípios foram impulsionadas devido à vacinação da primeira do-se da vacina contra a Co-vid-19 para todos os profis-sionais da Educação do Estado.

Foto: divulgação SEDU

Corpo de Bombeiros Militar realiza Curso de Habilitação

de Instrutores para Operação de Simuladores de Incêndios

Na última semana 21 bombeiros militares se formaram no curso de habilitação de novos do-centes para operarem o parque de simuladores de incêndios em comparti-mentos do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar. O curso começou no dia 25 de maio e contou com a participação de dois bombeiros do Mato Grosso e dois do Rio de Janeiro. O objetivo foi capacitar os militares para operar o set de simu-ladores de incêndio, uma ferramenta importante para capacitação de bate a incêndio em com-partimento, pois oferece

condições de incêndio real em um ambiente se-guro e controlado.

Com uma carga horá-ria de 90 horas, os milita-res passaram por diversos treinamentos práticos e teóricos, entre eles as teo-rias do fogo e do incên-dio, técnicas de combate a incêndio, exercícios e meta análise em todas as cinco fases dos simulares, manutenção de EPI e EPR, além de outras im-portantes matérias.

O Corpo de Bombei-ros Militar do Espírito Santo é a segunda Corpo-ração da América Latina a adquirir um conjunto para treinamento de bom-beiros na doutrina Com-partment Fire Behavior Training. Nesses simula-dores é possível realizar

treinamentos práticos pelos quais os bombeiros são ensinados a

reconhe-cer, antecipar e como lidar com fenômenos de ignição de gases.

CBMES

(3)

MPES discute regularização urbana em

webinário com mais de 100 participantes

O Ministério Público d o E s p í r i t o S a n t o (MPES), por meio do Centro de Apoio Opera-cional de Defesa do Me-io Ambiente (Caoa) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funci-onal (Ceaf), realizou na última semana um webi-nário para debater as aplicações, limites e as-pectos práticos da Lei 13.465 de 2017, que trata da regularização urbana e rural. O evento reuniu mais de 100 participan-tes, entre membras e membros, servidores e c o l a b o r a d o r e s d o MPES.

A procuradora-geral de Justiça do MPES, Lu-ciana Andrade, abriu o evento e enfatizou que regularização urbana também é uma forma de proporcionar a conquis-ta da cidadania nos muni-cípios. “Esse tema para mim é de grande valia, não só como promotora

de Justiça, mas também enquanto cidadã que vê a necessidade de se au-mentar o alcance da cida-dania por meio da regu-larização urbana”, afir-mou.

Luciana Andrade salientou ainda a rele-vância do tema para a atuação ministerial. “Qu-ando se regularizam os espaços urbanos, permi-timos que a União, o Estado e o município ingressem ali com os se-us serviços, de forma organizada, adequada, proporcionando o bem-estar social, que a nossa Constituição Federal defende desde 1988 e que a nós compete velar e, principalmente, atuar para que seja efetivado.”

Participação

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Minis-tério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Luciano Furtado

Lou-bet, também esteve pre-sente e convidou todos a participarem do primei-ro Congresso Virtual da Abrampa, que será reali-zado nos dias 19 e 20 de agosto, debatendo temas na área de mudanças climáticas, as implica-ções do novo marco do saneamento e questões de resíduos sólidos.

O dirigente do Ceaf, promotor de Justiça Her-mes Zaneti Junior, reafir-mou a importância da realização do evento com um tema funda-mental para o Ministério Público Brasileiro. A mediação do evento foi feita pelo dirigente do Caoa, promotor de Justi-ça Marcelo Lemos, que conduziu os debates.

A primeira apresen-tação foi ministrada pelo promotor de Justiça Pau-lo Antônio Locatelli, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Com atribuição na área de meio ambiente no MPSC, ele abordou os

aspectos urbanísticos, registrais, ambientais, sociais e edílicos da Regu-larização Urbana, além dos elementos para sua sustentabilidade. Tam-bém abordou a relação entre os princípios insti-tucionais e as formas de atuação do Ministério Público frente à sustenta-bilidade e o uso eficaz dos instrumentos jurídi-cos do MP nesse sentido, como a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). Bacias Em seguida, a pro-motora de Justiça do MPES Bruna Legora de Paula Fernandes apre-sentou um plano de atua-ção realizado pelo Caoa no biênio 2018/2019, no projeto-piloto das prefei-turas da Bacia do Rio Doce e envolvendo os municípios de Colatina, Linhares, Marilândia, Baixo Guandu, Fundão e Vitória. Entre as ativi-dades executadas, o cen-tro de apoio apresentou

um projeto socioambien-tal, visando garantir me-lhoria habitacional e qua-lidade de vida às famílias dos imóveis inseridos no programa de regulariza-ção fundiária.

Após as palestras, foram debatidas ques-tões como o restabeleci-mento de paisagismo na regularização fundiária e a obrigação do forneci-mento de energia pelo loteador, em loteamen-tos cuja energia é subter-rânea, entre outros tópi-cos.

Banestes mantém menor taxa de juros do Brasil

no crédito imobiliário, mesmo após alta da Selic

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na ultima se-mana, que, mesmo com a recente alta da taxa bási-ca de juros, a Selic, para 4,25%, maior patamar desde fevereiro de 2020, irá manter a melhor con-dição atual disponível no mercado de crédito imo-biliário do Brasil, com taxas a partir de 6,65% ao ano + taxa referencial (TR), a depender do rela-cionamento com o ban-co.

O momento é único para quem ainda deseja realizar o sonho da aqui-sição da casa própria e garantir o financiamento com uma taxa de juros baixa, pois, com a ten-dência já confirmada pe-lo Comitê de Política Mo-netária (Copom) de alta consecutiva da Selic,

pre-vista para os próximos meses, é esperado um aumento natural dos ju-ros nas operações de cré-dito.

"Essa pode ser a últi-ma oportunidade para a aquisição de imóveis com o financiamento em con-dições tão atrativas, pela baixa taxa de juros. Qu-em comprar um imóvel agora, ainda garante exce-lentes condições para o financiamento no Banes-tes", ressalta o diretor de Negócios da instituição, Hugo Gaspar.

O financiamento po-de chegar a até 90% do valor do imóvel, com até 35 anos para pagar. Além disso, os valores gastos com o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imó-veis (ITBI) e com o Regis-tro do Imóvel podem ser financiados juntamente com o crédito imobiliá-rio, respeitando o limite

de 5% do montante total. O diretor-presidente do Banestes, José Amaril-do Casagrande, comenta a crescente procura pela linha de financiamento no banco. "Com a exce-lente oferta disponibiliza-da pelo Banestes, em ape-nas cinco meses, já bate-mos a marca de financia-mentos imobiliários em todo ano de 2020. Esta-mos com um processo ágil de atendimento aos clientes, tanto pessoa físi-ca quanto jurídifísi-ca, em todos os municípios do Estado", disse Casagran-de.

Portabilidade do Crédito Imobiliário

O momento é oportu-no ainda para quem já tem um crédito imobiliá-rio contratado em outra instituição financeira, deseja reduzir a

mensali-dade paga e, com isso, fazer uma boa economia. Basta contratar a Portabi-lidade de Crédito Imobi-liário com o Banestes, de forma simples e sem buro-cracia, sem custos adicio-nais de impostos, e garan-tir condições melhores para o financiamento.

Na maioria dos casos, o valor mensal da presta-ção cai significativamen-te. De acordo com o dire-tor Hugo Gaspar, o

mo-mento é extremamente vantajoso para realizar a portabilidade. "Existem milhares de contratos de crédito imobiliário que foram efetivados com a Selic a 12%, 13% ou 14% ao ano. Estamos agora com a taxa básica a 4,25%. Temos casos atua-is em que um imóvel fi-nanciado de R$ 500 mil teve redução de R$ 1,2 mil na prestação mensal, com a portabilidade para

o Banestes. Em outros casos, a economia total chega a quase R$ 200 mil no valor do contrato", ressalta Gaspar.

Os interessados em contratar o crédito imobi-liário ou realizar a porta-bilidade para o Banestes devem entrar em contato com uma das agências do banco. Todas as propos-tas estarão sujeipropos-tas ao processo de análise de crédito.

Banestes

Saiba mais sobre as condições especiais do Crédito Imobiliário Residencial Banestes:

- Taxa de juros a partir de 6,65% ao ano + Taxa Referencial (TR), a melhor con-dição atualmente no Brasil.

- Financiamento de até 90% do valor do imóvel pela tabela SAC.

- ITBI e Registro do Imóvel financiados juntamente com o crédito imobiliário (até o limite de 5%).

- Prazo máximo de financiamento: até 420 meses (35 anos).

- Pessoas que já têm crédito imobiliário contratado em outra instituição finance-ira podem realizar portabilidade para o Banestes e, com isso, reduzir o valor mensal das prestações, com taxas mais atrativas.

- Portabilidade de Crédito Imobiliário no Banestes sem burocracia e sem custos adicionais de impostos.

Foto: divulgação MPES

(4)

Avião com 1,5 milhão de doses da

Janssen chega hoje, diz ministro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anun-ciou ontem (21), em Bra-sília, que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19, da farmacêutica Jans-sen, deveria chegar ao Brasil às 6h45 de hoje (22), no aeroporto de Viracopos, em Campi-nas (SP).

O anúncio foi feito após uma previsão inici-al, de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, não ter sido confirmada. De acordo com o Minis-tério da Saúde, o envio foi cancelado pela pró-pria Janssen, que não teria explicado os moti-vos.

Queiroga afirmou que a vacina da Janssen

“é muito útil” por ser de dose única, proporcio-nando uma vacinação “mais rápida” da popu-lação. Ele não detalhou se as doses da vacina da Janssen serão direciona-das a algum grupo espe-cífico.

As declarações foram dadas durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado. O minis-tro voltou a afirmar que o governo planeja a vaci-nação - com ao menos uma dose - de todos os adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro. Para isso, a previsão é distribuir 60 milhões de doses em agosto e outros 60 milhões em setembro, além das 41 milhões

con-firmadas pela pasta para julho. O cronograma detalhado, contudo, ain-da não foi divulgado pe-lo ministério.

“A gente ainda não divulgou o calendário detalhado desses imuni-zantes nos outros meses [agosto e setembro] por-que ainda não temos con-firmação dos laboratóri-os”, disse o secretário-executivo da pasta, Ro-drigo Cruz.

Revacinação

O ministro Marcelo Queiroga foi questiona-do por senaquestiona-dores sobre notícias segundo as qua-is o Minqua-istério da Saúde estaria preocupado com a baixa eficácia da vaci-na Corovaci-naVac vaci-na popu-lação idosa, e se haveria

a necessidade de revaci-nação dessa faixa etária.

Os parlamentares perguntaram também se o ministério considera não assinar novos con-tratos de aquisição do imunizante, desenvolvi-do pela chinesa Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan.

O ministro afirmou que a necessidade de uma eventual revacina-ção, em qualquer faixa etária ou grupo da popu-lação, precisa ser esclare-cida por estudos científi-cos cujas respostas só devem estar prontas no ano que vem. “Pesquisas estão em encaminha-mento. E o que o Minis-tério da Saúde tem que fazer é se programar pa-ra ter vacinas disponíveis para aplicar, num curto

espaço de tempo, no ano de 2022, se for o caso”, disse.

Ele citou um estudo em andamento na cida-de cida-de Serrana (SP), cuja população foi toda vaci-nada com a CoronaVac. O ministro negou haver desconfiança em relação ao imunizante. “Não há nenhum tipo de mudan-ça de estratégia em

rela-ção a esse imunizante”, afirmou.

“O fato é que essa vacina tem sido útil para o Plano Nacional de Imu-nização, e essa é a posi-ção oficial do Ministério da Saúde, até que exista algum dado científico que faça com que nós tenhamos uma posição diversa”, acrescentou Queiroga.

EBC Saúde

Rede de Líderes da Sefaz é case de sucesso

em Fórum Nacional de Transferências da União

A Rede de Líderes

Públicos da Secretaria

da Fazenda (Sefaz) foi

escolhida como um

dos exemplos de boas

práticas no VI Fórum

Nacional de

Transfe-rências da União. O

evento, que é

organiza-do pelo Ministério da

Economia, prevê

diver-sas palestras para

deba-ter sobre repasses de

recursos da União para

Estados e Municípios

entre os dias 21 e 25 de

junho. O consultor do

Tesouro Estadual,

Edu-ardo Araujo,

ministra-rá uma palestra para

explicar sobre o projeto

estadual.

A iniciativa da

Se-faz reúne, atualmente,

170 servidores públicos

de órgãos estaduais e

municipais. Os

encon-tros quinzenais

ocor-rem em formato de

vi-deoconferência e

possi-bilita a capacitação

téc-nica gratuita a diversos

gestores municipais,

em temas relacionados

à elaboração de

proje-tos e de legislação na

área de captação de

recursos. Há também a

troca de experiências

entre os profissionais

nas redes sociais. A

Se-faz encaminha

periodi-camente atualizações

aos participantes sobre

normas e editais de

oportunidades de

ob-tenção de recursos para

financiamento de

pro-jetos locais.

"A aproximação

com gestores

munici-pais é uma das

priori-dades da nossa gestão

na Sefaz. Essa

iniciati-va da Rede de Líderes é

uma das formas que

temos utilizado para

levar conteúdo técnico

relevante para

servido-res municipais que

atu-am na área de finanças

públicas", comenta o

secretário de Estado da

Fazenda, Rogelio

Pego-retti.

O consultor do

Te-souro, Eduardo

Arau-jo, explica os avanços

do projeto. "A missão

da Sefaz nessa rede é

conectar pessoas.

Nos-so canal com vídeos

educativos cresce a

ca-da mês e já conta com

2.000 participantes. A

gente observa que

ges-tores estão

esclarecdo dúvidas que até

en-tão limitavam o

recebi-mento de recursos. As

interações diárias dos

membros têm

encora-jado esses profissionais

a apresentar mais

pro-jetos de melhoria de

serviços públicos

loca-is."

Saiba mais

O VI Fórum

Nacio-nal de Transferências

da União é um evento

on-line, que será

reali-zado entre os dias 21 e

25 de junho. Na

pro-gramação do evento, a

nova Lei de Licitações

e a transformação

digi-tal são destaques.

O Fórum é voltado

para profissionais que

atuam nas áreas de

ges-tão e controle. Entre

eles, estão servidores,

colaboradores e

mem-bros de órgãos e

insti-tuições públicas e

pri-vadas dos poderes

Exe-cutivo, Legislativo e

Judiciário. Também é

direcionado aos

repre-sentantes de

organiza-ções da sociedade civil,

entidades

municipalis-tas e demais

interessa-dos.

Na pauta do

encon-tro também está o

for-talecimento da

gover-nança pública no

Po-der Executivo;

aprimo-ramento na execução

de políticas públicas;

inovações tecnológicas

e normativas sobre

transferências de

recur-sos na Platafor ma

+Brasil

As inscrições já

es-tão abertas. É só

preen-cher o formulário em

https://bit.ly/2TAuV

bv. A participação será

virtual, com direito à

emissão de certificado.

Sefaz

Foto: divulgação

(5)

Animais: agressor poderá arcar com tratamento

De acordo com um

levantamento feito em

2019 pelo Instituto

Bra-sileiro de Geografia e

Estatística (IBGE), a

cada 10 lares

capixa-bas, 7 possuem algum

animal de estimação.

Só em relação a cães e

gatos, o número

cres-ceu 30% em seis anos.

Com esse crescimento,

infelizmente

aumen-tam aumen-também os

regis-tros de maus-tratos a

esses animais. Para

reforçar a punição aos

agressores, o deputado

Carlos Von (Avante)

protocolou na Casa o

Projeto de Lei (PL)

251/2021.

A proposta

deter-mina que, nos crimes

de maus-tratos a

ani-mais cometidos no

Espírito Santo, as

des-pesas de assistência

veterinária e demais

gastos decorrentes da

agressão serão de

intei-ra responsabilidade do

agressor. O infrator

ficará obrigado,

inclu-sive, a ressarcir o

Exe-cutivo estadual de

to-dos os custos relativos

aos serviços públicos

de saúde veterinária

prestados para o total

tratamento do animal.

O objetivo do

pro-ponente é garantir a

segurança e o

bem-estar dos animais. “O

presente projeto de lei

visa cumprir com o

de-ver do Estado de zelar

pelo bem-estar animal.

Além da

responsabili-zação criminal, é

ne-cessário

responsabili-zar o agressor pelos

danos decorrentes do

seu ilícito. O Estado

deve atuar de modo

multifacetado, na

edu-cação, na

conscientiza-ção e sendo

sanciona-dor”, justifica o

parla-mentar.

O projeto pretende

reforçar a legislação

para esses casos. No

ano passado, foi

sanci-onada a Lei Federal

14.064/2020, que

au-menta a punição para

quem praticar abuso,

maus-tratos, ferir ou

mutilar animais. A

le-gislação anterior

pre-via multa e reclusão de

3 a 12 meses para os

infratores. Com o novo

texto, os criminosos

estão sujeitos à pena de

2 a 5 anos de reclusão,

além de multa e

proibi-ção de guarda.

No Espírito Santo,

existe o Código

Esta-dual de Proteção aos

Animais, instituído

pela Lei 8.060/2005,

d e J a n e t e d e S á

(PMN). A legislação

estabelece, entre

ou-tros aspectos, os

cuida-dos necessários para

alojamento,

alimenta-ção, saúde, higiene e

bem-estar dos animais,

regras relacionadas ao

transporte e à

comerci-alização, bem como

punições em caso de

maus-tratos.

Especialistas recomendam vacinas contra

doenças mais comuns no inverno

Imunizantes podem ser encontrados no SUS e em clínicas privadas

O efeito do clima frio e seco nas mucosas do siste-ma respiratório e a convi-vência em ambientes mais fechados estão entre as razões que fazem do in-verno um período mais propício para doenças de transmissão respiratória. Além de se agasalhar, usar máscara e redobrar os cuidados de higiene, espe-cialistas ouvidos pela Agência Brasil recomen-dam vacinas já disponíve-is no Sdisponíve-istema Único de Saúde (SUS) e em clínicas privadas para reforçar as defesas do organismo.

A lista de enfermida-des que se propagam na estação mais fria do ano vai desde as tradicionais gripes, causadas pelo ví-rus Influenza, até a covid-19, contra a qual todo o grupo de risco já pode se vacinar. Há ainda as infec-ções bacterianas, que cau-sam doenças como a me-ningite e a pneumonia.

Influenza

As vacinas contra o vírus Influenza estão dis-poníveis no SUS e em clí-nicas privadas. Na rede pública, a vacina protege contra três tipos do vírus:

duas cepas do tipo A e um dos tipos de Influenza B. Já na rede privada, a vaci-na é quadrivalente, por proteger também contra um segundo tipo B do Influenza.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina contra a gripe é recomendada para toda pessoa a partir de 6 meses de vida, principal-mente aquelas de maior risco para infecções respi-ratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença. No SUS, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está na terceira etapa, com foco em nove públicos alvos LINK 1.

Nas duas primeiras etapas da campanha naci-onal, foram vacinados pessoas acima dos 60 anos de idade, professores, cri-anças de seis meses a me-nores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); po-vos indígenas e trabalha-dores da saúde. As pesso-as que ainda não se vaci-naram podem ir a um pos-to de saúde.

Covid-19

Como a campanha de

vacinação contra a gripe ocorre ao mesmo tempo que a imunização contra a covid-19, a orientação do Ministério da Saúde é priorizar a vacina contra a covid-19 e só receber a dose do imunizante con-tra o Influenza 14 dias depois de vacinado contra a covid-19.

A diretora da Regional Espírito Santo da SBIm, Ana Paula Burian, lembra que tanto a gripe quanto a covid-19 são mais facil-mente transmitidas em ambientes fechados e sem o uso de máscara. Sobre a covid-19, ela destaca que as medidas de prevenção não podem ser suspensas com a vacinação.

"O CDC [Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos] reco-menda quatro passos para evitar a covid-19: uso de máscara, distanciamento, hábitos de higiene e vaci-na. Um único mecanismo desses não é suficiente para proteger ninguém contra a covid", alerta. "É importante que, tomando ou não a vacina, e o ideal é que todos tomem as duas doses, mantenha o uso de máscara, o distanciamen-to social e a higiene das mãos".

A diretora da SBIm

explica que, como o mun-do vive uma pandemia, não é possível atribuir uma sazonalidade à co-vid-19, já que sua incidên-cia se dá em todos os loca-is e em todas as épocas do ano. Mesmo assim, o agra-vamento da pandemia no último inverno do Hemis-fério Norte e os hábitos da população diante do frio preocupam e requerem uma vacinação mais rápi-da e com ampla adesão rápi-da população.

"Em lugares muito frios, as pessoas tendem a se reunir em ambientes pequenos e fechados para se aquecer e acabam se alimentando nesse ambi-ente. Se eu estou em um restaurante em que todo mundo tira a máscara, e está tudo fechado porque está frio, a chance de dis-seminar a doença ali é maior", disse.

Meningite e pneumonia

Ambientes fechados também podem facilitar a circulação de bactérias que causam doenças gra-ves como a meningite e a pneumonia. Infectologis-ta e gerente médica de vacinas da GSK, Lessan-dra Michelin explica que, além do comportamento

das pessoas no frio, o pró-prio clima facilita a disse-minação das doenças res-piratórias.

"Quando a gente se expõe ao ar frio, muitas vezes a nossa mucosa fica seca, fica mais machuca-da e fica mais propensa à infecção", destaca a infec-tologista, que defende a combinação da vacinação com hábitos saudáveis para uma proteção com-pleta. "Estar bem agasa-lhado, bem hidratado e bem alimentado nessa época de frio também aju-da a prevenir infecção", recomenda.

No caso das pneumo-nias e meningites, o calen-dário de vacinação da cri-ança do Programa Nacio-nal de Imunizações prevê a vacina Pneumocócica 10 valente, que, segundo a SBIm, previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) causadas por dez sorotipos de pneumoco-cos. Já a vacina pneumo-cócica conjugada 13-valente, que previne con-tra 13 sorotipos da bacté-ria, pode ser encontrada nos Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie), para paci-entes com condições espe-cíficas de saúde, e em

ser-viços privados de vacina-ção. Há ainda a vacina pneumocócica polissaca-rídica 23-valente, para crianças, adolescentes e adultos de grupos de risco para doença pneumocóci-ca e para pessoas com ma-is de 60 anos de idade.

Outra doença bacteri-ana de transmissão respi-ratória que pode ser preve-nida com vacinas é a co-queluche. A imunização contra a doença é feita pela vacina dTpa, que protege também contra o tétano e a difteria. O imu-nizante pode ser encontra-do em clínicas privadas e, no SUS, está disponível para gestantes, puérperas e profissionais de saúde que atuam em maternida-des e serviços de atendi-mento a recém-nascidos.

"Vacina não é só para criança, é um programa de família. Todo mundo pode ser protegido, a cri-ança, o bebê, o adolescen-te, adultos, idosos, gestan-tes", disse Lessandra Mi-chelin, acrescentando que dúvidas em relação a qua-is vacinas tomar também podem ser tiradas em con-sultas médicas. "O médico vai revisar quais são as vacinas recomendadas para a faixa etária e vai indicar".

Agência Brasil

Foto: divulgação Ales

(6)

Acessibilidade: registros de ocorrências na

Polícia Civil poderão ser feitos em Vila Valério

Nesta segunda-feira (21) foi confirmado pelo Prefeito Davi Ra-mos e pelo Titular da Delegacia de São Ga-briel da Palha, Rafael Pereira Caliman, um convênio entre a Prefei-tura e a Polícia Civil, para instalação de um Posto de Atendimento da PC na cidade, que dará mais acessibilida-de aos valerienses que precisarem registrar ocorrências.

O atendimento será

realizado junto ao Des-tacamento da Polícia Militar facilitando a vida dos munícipes que precisam registrar bole-tim de ocorrência e prestar depoimento.

O Prefeito Davi Ra-mos falou sobre a aces-sibilidade que o Posto dará aos munícipes que precisarem registrar ocorrência ou prestar depoimento, evitando deslocamentos até São Gabriel da Palha.

Já o Delegado Titu-lar da Delegacia de São Gabriel da Palha,

Rafa-el Pereira Caliman enfa-tiza: “Juntamente com a prefeitura de Vila Va-lério, criamos no DPM de Vila Valério um espa-ço para facilitar o aten-dimento dos muníci-pes. Nesse primeiro momento confecciona-remos ocorrências e realizaremos algumas oitivas no local. Nosso objetivo, com isso, é facilitar a vida daque-las pessoas que têm difi-culdade em se deslocar até São Gabriel da Pa-lha em busca de atendi-mento”.

Estado recebe mais de 150 mil doses

da Fiocruz para segundas doses

O Espírito Santo rece-beu, nesse domingo (20), 154.750 doses da Covis-hield (Fiocruz/Oxford), referentes à 26ª pauta de distribuição, e serão desti-nadas à aplicação de se-gundas doses dos esque-mas vacinais que comple-tam 12 semanas no início de julho.

As doses foram enca-minhadas à Central de Rede de Frio, que fará a distribuição aos municí-pios na próxima semana, no tempo oportuno para a organização dos muni-cípios.

A distribuição irá aten-der aos esquemas vacina-is iniciados em abril, en-tre os públicos de

traba-lhadores da saúde, forças de segurança e idosos de 60 a 64 anos.

A destinação exclusi-va às segundas doses é uma estratégia do Plano Nacional de Operaciona-lização da Vacinação con-tra a Covid-19. A deter-minação do Ministério da Saúde, em pactuação tripartite, visa à garantia segura da complementa-ção dos esquemas vacina-is, definidos no vigésimo quarto Informe Técnico.

Mais 33.200 doses da Fiocruz no último

sába-do (19)

No último sábado (19), o Estado recebeu 33.200 doses da Covishi-eld (Fiocruz/Oxford).

Cerca de 50% das doses foram encaminhadas aos municípios, na manhã desta segunda-feira (21), para continuação da Cam-panha destinada à popu-lação geral e aos demais 50% para segundas doses do Projeto Viana Vacina-da.

Taxa de utilização das doses acima dos 80%

A Secretaria da Saúde (Sesa) orientou, junto ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), os secretários municipais das 78 cidades capixabas a manter a taxa de utiliza-ção das doses recebidas contra a Covid-19 acima dos 80%, em dados dispo-nibilizados pelo

Locali-za-SUS.

A orientação aconte-ceu em reunião do Cole-giado de Secretarias Mu-nicipais de Saúde do Espí-rito Santo (Cosems/ES), na última sexta-feira (18), e visa a garantir a aplica-ção das doses recebidas em tempo hábil na popu-lação.

Em caso de o

municí-pio não atingir a meta estipulada, receberá na distribuição semanal 50% das doses que lhe seriam destinadas. Os demais 50% serão para aos dema-is municípios que atingi-ram taxa acima de 80%. Retornando à taxa de excelência, a cidade ga-rante 100% das doses.

Para a distribuição

desta segunda-feira (21), 15 municípios receberão 50% das doses: Águia Branca, Aracruz, Cacho-eiro de Itapemirim, Cola-tina, Conceição do Caste-lo, Governador Linden-berg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Itaguaçu, Mi-moso do Sul, Muqui, Piú-ma, São Mateus e Var-gem Alta.

Sea

Foto: divulgação Foto: divulgação Editora Hoje

(7)

Esportes

Copa Norte chegou para balançar as

redes e CT Viva começa com pé direito

A Copa Norte é

uma iniciativa das

Escolas de Futebol

com intuito de elevar o

esporte do Norte do

Estado a um patamar

mais alto. Em todas as

rodadas há presença

de empresários,

avali-adores de clubes para

descobrir jovens

pro-missores para o

mer-cado brasileiro e

inter-nacional.

A 1° edição

aconte-ceu de fevereiro à abril

deste ano nas

categori-as Sub-11, Sub-13 e

Sub-15 e foi um

suces-so com a participação

de 230 atletas das

cida-des de São Gabriel da

Palha, Vila Valério,

Aracruz e Linhares.

O CT VIVA se

con-sagrou campeão da

série Ouro na

catego-ria Sub-13 e Campeão

da série Prata

catego-ria Sub 15.

A 2ª Edição vai

reu-nir 320 atletas de São

Gabriel da Palha, Vila

Valério, Colatina,

Li-nhares e Aracruz. O

início foi realizado no

dia 12/06 com

abertu-ra entre CT VIVA

Escolinha x

Acade-mia de Colatina nas

Categorias Sub-10,

12, 14 e

Sub-16. O CT VIVA E

con-quistou 3 vitórias e

uma derrota,

come-çou bem a Copa.

Fotos: divulgação Editora Hoje

Categoria Sub-14 Categoria Sub-16

Categoria Sub-10 Categoria Sub-12

Comissão Técnica do CT VIVA

São Gabriel e Vila Valério permanecem em Risco

Moderado no Novo Mapa de Risco Covid-19

O Governo do Estado anunciou na sexta-feira (18), o 60º Mapa de Risco Covid-19, com vigência até o próximo domingo (27). Dos 78 municípios capixabas, 15 estão classi-ficados em Risco Baixo, 58 em Risco Moderado e cinco em Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coefici-ente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade

de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade consi-dera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamen-to da Covid-19, istratamen-to é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano pas-sado.

O Mapa de Risco se-gue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espí-rito Santo, sendo compos-to pelo Corpo de Bombei-ros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Se-sa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado se-guem parâmetros técni-cos.

Confira a classificação de todos os municípios

capixabas: RISCO BAIXO:

Bai-xo Guandu, Castelo, Cola-tina, Conceição do Caste-lo, Iconha, Itaguaçu, Jerô-nimo Monteiro, Mucuri-ci, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jeti-bá, São Domingos do Nor-te, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERA-DO: Afonso Cláudio,

Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre,

Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Je-sus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lou-renço, Domingos Mar-tins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiti-rama, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marechal

Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Monta-nha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Presidente Ken-nedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leo-poldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imi-grante, Viana, Vila Valé-rio, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO:

Ibati-ba, Ibiraçu, Mantenópo-lis, Marataízes e Pinhei-ros.

(8)

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

COMUNICADO

“ C O O P E R AT I VA A G R A R I A D O S CAFEICULTORES DE SÃO GABRIEL -COOABRIEL”. Torna público que Requereu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Valério - ES, através do Processo nº 01221, a Licença(s) de Regularização - LAR, para pátio de estocagem, armazém de grãos. Na localidade da Est. Vila Valério a Linhares, n° s/n, Zona Rural, Vila Valério – ES.

jornalhojenotícias@hotmail.com 27 3117-1030

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO-ES- CNPJ: 01.619.232/0001-95. Torna público que Requereu junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Valério/ES através do Processo nº 1179/2021, a Licença Ambiental Simplificada - LS, para atividade 20.01 - Triagem e armazenamento temporário de resíduos sólidos para fins de reciclagem e/ou reutilização (resíduos não contaminados e não perigosos), excetuando resíduos da construção civil e resíduos volumosos. Não inclui ferro-velho. Na localidade da Rua Alicia Trans Loose s/n – Bairro CONDEVA – Vila Valério-ES – CEP: 29.785-000 (Pátio do CONDEVA)

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO

Referências

Documentos relacionados

os praticantes de desporto apresentam: níveis elevados de exaustão emocional na totalidade das habilitações literárias com exceção do Doutoramento em que são

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Analisou-se os acompanhamentos das refeições servidas, que no caso são arroz branco polido (n=16), arroz integral (n=16) e feijão (n=15) das Unidades a partir da realização de

Assim, o presente estudo tem como objetivos determinar o grau de conhecimento geral de um grupo de puérperas inquiridas relativamente ao PNV e à vacina contra o Meningococo

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

publicação em que Machado de Assis estava inserido, as formulações originais de suas obras e as condições e disposições do regime de produção oferecido pela interação entre