• Nenhum resultado encontrado

A História da criação da Sociedade Brasileira de Matemática através de Atas. Resumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A História da criação da Sociedade Brasileira de Matemática através de Atas. Resumo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A História da criação da Sociedade Brasileira de Matemática através de Atas

Viviane de Oliveira Santos∗

Resumo

O objetivo trabalho é descrever, através de atas, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que foi fundada em 1969. Neste texto, tem-se a finalidade de analisar as atas desta sociedade no período correspondente a 1969 até 1971. Neste período, a SBM inicia seu processo de organização e desenvolvimento.

Palavras-chaves: Sociedade Brasileira de Matemática, Atas, História da Matemática

no Brasil.

Introdução

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), fundada em 1969, durante a realização do 7º Colóquio Brasileiro de Matemática, em Poços de Caldas, Minas Gerais, é uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos, voltada principalmente a estimular o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da Matemática no Brasil. Entre sua ações atuais destacam-se: o estímulo ao ensino de qualidade em todos os níveis, através da produção e divulgação de textos matemáticos; a publicação de periódicos; a promoção de reuniões científicas; a organização da comunidade matemática para melhor atuar em prol do desenvolvimento da Matemática no país e o incentivo ao intercâmbio entre profissionais de Matemática do Brasil e do exterior.

O período que antecedeu julho de 1969, as lideranças da comunidade matemática brasileira decidiram propor a criação de uma sociedade científica nacional para a área de Matemática – a SBM. A criação da Sociedade foi discutida durante bastante tempo pelas lideranças matemáticas da época e muitas divergências e problemas tiveram de ser superados antes que se chegasse ao momento de formalização de sua criação.

Professora Assistente do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente

inserida no Grupo de Pesquisa em História da Matemática, ligado ao Departamento de Matemática da Unesp – campus de Rio Claro.

(2)

Na época existiam várias sociedades estaduais em pleno funcionamento, por exemplo, a Sociedade de Matemática de São Paulo e a Sociedade Paranaense de Matemática. Pretendeu-se estabelecer um acordo de cavalheiros segundo o qual as sociedades estaduais deixariam de existir para dar lugar ao nascimento de uma única sociedade que representaria a todos – a SBM. Tal ocorreu no caso da Sociedade de Matemática de São Paulo, e o de outras sociedades, mas não no caso da Sociedade Paranaense de Matemática1.

Informações das atas da Sociedade Brasileira de Matemática (1969 – 1971)

Por ocasião do 7º Colóquio Brasileiro de Matemática, em 24 de julho de 1969, em Poços de Caldas, realizou-se a sessão de fundação da SBM com a presença de 162 pessoas, as quais foram consideradas fundadoras da Sociedade. A sessão foi presidida pelo professor Gilberto Francisco Loibel, coordenador do 7º Colóquio Brasileiro de Matemática, o qual submeteu aos presentes o projeto dos estatutos, denominado “Estatuto da Sociedade Brasileira de Matemática”.

Ainda no dia 24 de julho de 1969, foi eleita por aclamação a primeira Diretoria da SBM com mandato até 31 de julho de 1971 e de quatro membros do Conselho Diretor com mandato até 31 de julho de 1972. A Diretoria eleita e empossada solenemente pelo Coordenador do Colóquio era constituída por:

Diretoria:

Presidente – Chaim Samuel Hönig (Universidade de São Paulo);

Secretário Geral – Renzo Angelo Antonio Piccinini (Universidade de São Paulo);

Tesoureiro – Alberto de Carvalho Peixoto de Azevedo (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Primeiros Conselheiros:

Carlos Benjamin de Lyra (Universidade de São Paulo); Elon Lages Lima (Instituto de Matemática Pura e Aplicada); José Ubirajara Alves (Universidade Federal do Ceará);

Maurício Matos Peixoto (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

1

(3)

Seguem abaixo a informação do Registro do Estatuto e o Termo de Abertura do livro de Atas da SBM.

No dia 25 de agosto de 1969, os seguintes professores foram eleitos membros do Conselho Diretor:

Prof. Fernando Antonio Figueiredo Cardoso da Silva (Universidade de Pernambuco); Prof. Manfredo Perdigão do Carmo (Instituto de Matemática Pura e Aplicada); Prof. Nelson Onuchic (Escola de Engenharia de São Carlos);

Prof. Cândido Lima da Silva Dias (Universidade de São Paulo).

Neste período realizaram-se várias reuniões a fim de organizar atividades nas quais a SBM estariam inseridas.

Em 25 de agosto de 1969, o Prof. Hönig sugeriu que se procurasse organizar ao menos três reuniões regionais e que a Sociedade participasse da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que seria realizada na cidade de Salvador em 1970. A proposta foi aceita por unanimidade.

(4)

No dia 12 de setembro de 1969, por solicitação do Presidente, a secretaria da Sociedade foi encarregada de distribuir convites a várias entidades para que estes se tornassem sócios institucionais da SBM. Também foi redigido um pedido de auxílio ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

O Prof. Elon propôs o envio de um ofício aos Reitores das Universidades representadas no Conselho Diretor da Sociedade dando ao seu conhecimento a criação da SBM e pedindo aos Reitores que prestigiassem ao máximo os Conselheiros com a concessão de passagens, auxílios, etc. Foi decidido imprimir a ficha de inscrição em São Paulo e os estatutos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Além disso, o mesmo fez um apelo aos Conselheiros para que colaborassem ao máximo com o Boletim da SBM. O Prof. Maurício Peixoto comunicou ao Conselho Diretor ter escrito aos professores Solomon Lefschetz e René Thom solicitando suas colaborações para o Boletim.

O Prof. Ubirajara propôs a inclusão dos nomes dos professores Manfredo do Carmo, Nelson Onuchic e Fernando Cardoso para integrarem, respectivamente, os comitês de organização das reuniões Rio/São Paulo, São Carlos e Recife.

Em 18 de novembro de 1969, o presidente da Sociedade comunicou estar o CNPq, em vias de aprovar uma verba para financiamento de Reuniões Científicas, incluído pagamento de despesas de viagens, diárias, conferências, etc. e para a publicação do Boletim.

O Secretário Geral comunicou ter solicitado auxílio àFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para financiar o Colóquio de Topologia Algébrica e Diferencial a ser realizado em São Carlos, São Paulo.

Foi discutida a possibilidade de inserir matéria paga nas páginas do Boletim. Foi acolhida a sugestão de que um dos números do Boletim deveria trazer um estudo sobre bolsas e auxílios possíveis, campos de estudo no Brasil, empregos prováveis.

Foi proposto e aprovado por unanimidade que a diária dos participantes de tal certame fosse elevada bem como se fornecessem passagens aéreas Rio/SP/Rio aos participantes com sede no Rio, devendo ser os gastos acima da verba concedida pela FAPESP ser cobertos pela verba que a sociedade receberia do CNPq.

Foi aprovada também por unanimidade a proposta do Prof. Elon no sentido que a reunião do Rio contasse com uma palestra no Auditório da Academia Brasileira de Ciências,

(5)

na tarde de sexta-feira, dia 9 de janeiro de 1970; a manhã de 10 de janeiro seria devotada a Comunicações a serem feitas no IMPA.

Em 17 de fevereiro de 1970, o presidente da Sociedade deu esclarecimento a respeito do primeiro número do Boletim, já em fase de impressão.

Segue abaixo a Apresentação do Primeiro Boletim da SBM.

Foram tomadas as seguintes deliberações pelo Conselho Diretor:

a) Nomear uma comissão editorial para o Boletim, composta pelos colegas Carlos Lyra, Jacob Palis e Manfredo do Carmo;

b) Introduzir no Boletim uma seção de notícias, em que se divulgariam os nomes dos professores visitantes, alunos que obtiveram doutoramento em boas instituições do exterior ou em instituições credenciadas pelo CNPq, atividades de instituições credenciadas, etc.

Quanto às próximas reuniões científicas, foi inicialmente feita uma ponderação sobre a de São Paulo, considerada prematura se fosse realizada em abril; decidiu-se esperar mais antes de tomar decisões sobre esta reunião.

Ficou decidido que a SBM iria participar da reunião da SBPC (Salvador, 5 a 11 de julho de 1970) com conferências de caráter geral, dirigida principalmente a não matemáticos.

(6)

Sugeriu-se, como possível conferencista, o nome de Clovis Araujo Peres, do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). A SBM promoveria, logo após a reunião da SBPC, uma reunião no Recife. Quanto à projetada reunião de Ciência da Computação e Cálculo Numérico, decidiu-se solicitar por intermédio da Secretaria Geral, mais detalhes dos organizadores daquela reunião, professores Ivan de Queiroz Barros e Odolar Leite Linhares.

O Conselheiro Elon anunciou que os sócios da SBM em dia com a Tesouraria da Sociedade teriam direito a 25% de desconto nas publicações do IMPA.

Em 16 de junho de 1970, o Conselheiro Alberto de Azevedo mencionou que a Sociedade contava com 82 (oitenta e dois) sócios. O Prof. Palis observou que o fraco entusiasmo que a SBM encontrava por parte dos matemáticos brasileiros estava refletido no baixo número de sócios que a SBM possuía; sugeriu que a atual Direção tomasse atitudes mais agressivas no campo de recrutação de novos sócios, uma das medidas sugeridas era de imprimir um cartaz de propaganda da Sociedade, sugestão essa endossada e aprovada pelos Conselheiros.

O Prof. Hönig relatou quais os intuitos da 3a Quinzena de Análise Funcional e Equações a Derivadas Parciais, que seria realizada nas dependências do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de 15 a 26 de julho próximo. Quanto à reunião do Recife, o Presidente foi autorizado pelo plenário a entrar em contato com o Prof. Fernando Cardoso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) propondo a realização de um Congresso de Matemática em Recife, possivelmente durante o mês de setembro próximo; a Sociedade poderia dispor de um auxílio para tal reunião proveniente de seus fundos próprios. Esta reunião estava programada para o fim de julho, mas não seria realizada devido à falta de interesse demonstrado pela direção da UFPE.

Observou-se que a Sociedade não teria fundos para financiar a Reunião de Cálculo Numérico, nem poderia solicitar mais verbas aos órgãos competentes; além disto, a SBM não dispunha de pessoas especializadas em Cálculo Numérico e Computação. Foi aprovada a proposta de se convidar os professores Carlos José Pereira de Lucena (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC), Guilherme La Penha (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE, Rio), Ivan de Queiroz Barros (USP, Campinas) e Carlos Alberto Barbosa Dantas (USP) para integrarem a Comissão de Matemática Aplicada da SBM.

(7)

No dia 29 de agosto de 1970, o Conselheiro Hönig relatou a realização da 3ª Quinzena de Análise Funcional, realizada em São José dos Campos, nas dependências do ITA de 15 a 26 de julho. A Quinzena, patrocinada pela SBM e sob os auspícios financeiros do CNPq e FAPESP teve cerca de 30 participantes de cinco países, além do Brasil. Foram apresentados dois cursos e 16 conferências; estava sendo preparado um volume de Atas.

Foi dada posse, por unanimidade, à Comissão de Matemática Aplicada da Sociedade composta pelos professores: Ivan Barros, Carlos Dantas, Carlos de Lucena e Guilherme La Penha. Esta comissão poderia assessorar organismos como CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), FAPESP, etc.; sua principal função seria organizar as atividades de Matemática Aplicada da SBM, de acordo com os Estatutos 20 e 27 da Sociedade.

O Prof. Ivan Barros fez um relatório sobre a reunião de Matemática Aplicada (Ciências de Computação) que seria realizada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na última semana de outubro. Os conselheiros acharam conveniente publicar as Atas da reunião, excluindo as Comunicações. Por proposta do Presidente, foi aprovada a norma de se publicarem as Atas das próximas reuniões em formato “standard”, com as mesmas características tipográficas; estes trabalhos seriam impressos no IMPA. Possivelmente, seriam também uniformizadas também as Atas do Colóquio de Topologia Algébrica e Diferencial (janeiro de 1970) e da 3ª Quinzena de Análise Funcional.

Em 31 de outubro de 1970, em vista da próxima reunião do Secretário Geral, este colocou seu cargo a disposição, tendo sido eleito por unanimidade o Prof. Carlos Lyra para ocupar o cargo de Secretário Geral da SBM, nos termos do Art. 19 do §3 dos Estatutos da Sociedade.

Em 24 de maio de 1971, o Presidente Chaim Samuel Hönig apresentou três decisões da Diretoria tomadas “ad referendum” do Conselho Diretor:

1. O aumento da anuidade da SBM;

2. A não participação da SBM na reunião anual da SBPC em Curitiba no mês de julho devido à coincidência com o Oitavo Colóquio Brasileiro de Matemática;

(8)

O Presidente apresentou ao Conselho Diretor os planos para uma reunião de Análise Funcional que seria realizada em julho de 1972 no Brasil, esclarecendo que estava reservada uma verba do Organização dos Estados Americanos (OEA) para esta reunião. A Comissão Organizadora seria composta dos matemáticos Leopoldo Nachbin, José Barros Neto e Chaim Samuel Hönig. Foi aprovada proposta de que a Sociedade patrocinasse a referida reunião, podendo a Comissão Organizadora ser ampliada mediante consulta à SBM. O Presidente propôs e foi aprovado por unanimidade o apoio da SBM ao “Simpósio sobre Sistemas Dinâmicos” a ser realizada de 26 de julho a 14 de agosto em Salvador, com um auxílio financeiro das verbas da Sociedade destinadas a reuniões.

O Presidente esclareceu que na próxima eleição seriam escolhidos 5 (cinco) conselheiros, sendo quatro com mandato até 31 de julho de 1973 para substituir os conselheiros cujos mandatos expiram em 31 de julho de 1971, sendo estes os conselheiros Fernando Cardoso, Manfredo do Carmo, Nelson Onunchic e Candido Lima da Silva Dias. O quinto conselheiro, pela ordem de votação, substituiria o Secretário Geral Renzo Piccinini, que renunciou ao cargo por motivo de viagem ao estrangeiro. Para a nova Diretoria, deliberou o Conselho Diretor sugerir aos sócios os seguintes nomes: para Presidente – Manfredo Perdigão do Carmo do IMPA; para Tesoureiro – Gilberto Francisco Loibel, da Escola de Engenharia de São Carlos, SP; para Secretário Geral – Jorge Sotomayor, do IMPA. Para substituição no Conselho Diretor, deliberou-se em votação secreta a sugestão dos seguintes oito nomes, escolhidos de uma lista mais ampla apresentados na reunião: Alberto de Carvalho Peixoto de Azevedo (PUC, Gb), Carlos Benjamin de Lyra (USP, SP), Carlos José Pereira de Lucena (PUC, Gb), Chaim Samuel Hönig (USP, SP), Djairo Guedes Figueiredo (Universidade de Brasília - UB, Brasília), Jacob Palis Junior (IMPA, Gb), João Pitombeira de Carvalho (PUC, Gb), Nelson Onuchic (Escola de Engenharia de São Carlos). Para o Conselho Fiscal, deliberou-se sugerir aos sócios os seguintes nomes: Candido Lima da Silva Dias, Leo Borges Vieira, ambos da USP, e Lindolpho de Carvalho Dias da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Gb. Deliberou-se ainda que a eleição deveria ser realizada no dia 15 de julho em Poços de Caldas ou em voto por carta para a sede da SBM.

O Presidente relatou o andamento dos trabalhos de elaboração do 2º número do “Boletim da SBM”. Deliberou-se que os primeiros dois números, com data de 1970, seriam distribuídos aos sócios em Poços de Caldas durante o 8º Colóquio Brasileiro de Matemática. O Conselheiro Manfredo do Carmo propôs que o Boletim aceitasse para a publicação artigos tipo “Survey” comunicações, artigos contendo novas demonstrações de resultados

(9)

conhecidos, resenhas de livros e uniformizações sobre atividades da Sociedade. Toda matéria científica deveria ter o parecer de assessores (“referees”). O Conselheiro Elon lembrou ainda a necessidade de se resenhar o livro de matemática publicado no Brasil, levando-se também em conta os livros de nível mais avançado, assegurando-se a possibilidade de criticar ou recomendar a isenção.

Foram aprovadas as propostas de dois novos sócios para a Sociedade: Hamilton Guidorizzi e Sebastião Medeiros, ambos do Instituto de Matemática da USP.

No dia 14 de julho de 1971 foram aprovadas 74 propostas de novos sócios da Sociedade.

No dia 15 de julho de 1971, em Poços de Caldas, Estado de Minas Gerais, no Salão de Conferências do Pálace Hotel, onde se realizava o 8º Colóquio Brasileiro de Matemática, reuniu-se o Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática, para efeito da apuração das eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal, para a renovação parcial anual do Conselho Diretor e preenchimento de vaga no Conselho Diretor, havendo sido indicados para funcionarem como apuradora das eleições os professores Luiz Henrique Jacy Monteiro, Elvia Mureb Salum, Antonio Assis de Carvalho, Antonio Espada Filho e Celso Volpe. Aberta a urna, e depois da contagem de votos, somados aos votos recebidos por correspondência dirigida à sede da Sociedade, verificou-se o seguinte resultado:

Diretoria:

Presidente – Professor Manfredo Perdigão do Carmo

Secretário Geral – Professor Jorge Manuel Sotomayor Tello Tesoureiro – Professor Gilberto Francisco Loibel;

Conselho Fiscal:

Professores Lindolpho de Carvalho Dias, Candido Lima da Silva Dias e Carlos Alberto Barbosa Dantas; Conselho Diretor, em renovação parcial anual, de metade do número de Conselheiros não membros da Diretoria, Professores Alberto de Carvalho Peixoto de Azevedo, Chaim Samuel Hönig, Jacob Palis Junior e Nelson Onuchic, todos com mandato de 2 (dois) anos.

(10)

Para o preenchimento da vaga, no Conselho Diretor, foi eleito o Conselheiro, não membro da Diretoria, Professor Carlos Benjamin de Lyra, com mandato de 1 (um) ano a terminar em 1972.

Em quase todas as reuniões, eram atribuídas atividades aos professores. Vejamos algumas:

25 de agosto de 1969

• Prof. Maurício Peixoto - coordenar as atividades editorias do Boletim no Rio de Janeiro;

• Prof. Carlos de Lyra - coordenar as atividades editorias do Boletim em São Paulo; • Professores Gilberto Loibel e Renzo Piccinini - estudar a viabilidade de uma reunião

de Topologia Algébrica em São Carlos (São Paulo) em janeiro de 1970;

• Professores Maurício Peixoto e Roberto Roberto Ramalho de Azevedo - organizar uma possível reunião no Recife em janeiro ou fevereiro de 1970;

• Professores Maurício Peixoto e Elon - coordenar uma reunião de matemáticos do Rio de Janeiro e São Paulo, a ser realizada no IMPA, antes do fim do corrente ano.

12 de setembro de 1969

• Prof. Elon - entrar em contato com um técnico para a confecção da capa do Boletim, que deveria apresentar um desenho abstrato.

• Professores Renzo Piccinini, Gilberto Loibel e Nelson Onuchic - solicitar à FAPESP os fundos necessários para a reunião de São Carlos.

12 de setembro de 1969

• Secretário Geral - encarregado de escrever aos professores Fernando Cardoso e Roberto Ramalho para saber qual a situação da reunião projetada para Recife, devido à doença do colega Carlos Lyra, um dos organizadores do evento;

• Hönig e Palis, este na qualidade de representante do CNPq - encarregados de preparar uma resenha para o primeiro número do Boletim.

(11)

17 de fevereiro de 1970

• Prof. Ubirajara - elaborar um modelo de noticiário a ser enviado à Secretaria Geral para redistribuição aos demais Conselheiros;

• Prof. Carlos de Lyra - nomeado coordenador do setor matemático da reunião da SBPC, entrar em contato com o Prof. Omar Catunda e o Prof. Simão Mathias para todos os detalhes necessários;

• Prof. Carlos de Lyra - entrar em contato com a FAPESP, para eventualmente obter para a SBM uma área no edifício daquela Fundação pretende construir em São Paulo.

16 de junho de 1970

• Prof. Elon - fazer o cartaz de propaganda da Sociedade; tratar capa do Boletim;

• Professores Hönig, José Barros Neto e Leopoldo Nachbin – Organizar a 3ª Quinzena de Análise Funcional e Equações a Derivadas Parciais.

31 de outubro de 1970

• Professores Carlos de Lyra e Renzo Piccinini - entrar em contato com a Editora de São Paulo Edgar Blücher e, eventualmente, fechar um contrato com aquela editora para a publicação do Boletim.

• Professores Jacob Palis e Manfredo do Carmo – elaborar um plano escrito tratando justamente de qual a atitude que deveria ser tomada pelo Boletim em relação a trabalhos de pesquisa, existência de editores e “referees”, etc.

• Prof. Carlos de Lyra - entrar em contato com a SBPC a fim de tratar da participação da SBM na reunião que a SBPC realizaria em Curitiba em 1971.

Considerações Finais

O que foi apresentado neste texto é uma pequena parte do projeto de pesquisa intitulado “A Sociedade Brasileira de Matemática: Um Estudo Histórico e Institucional”, orientado pelo Prof. Dr. Sérgio Roberto Nobre. Tal trabalho resultará numa tese de doutorado em Educação Matemática.

(12)

Atas da Sociedade Brasileira de Matemática 1969 – 1971. SBM Relatório da Diretoria Gestão 2007 – 2009.

Referências

Documentos relacionados

1 Atletas Sub19 com 02 atletas Sub21 conforme regulamento das competições da IFCPF.. Em cada Campeonato Brasileiro um relatório detalhado com as características desses atletas

A ANOVA de uma via seguida do teste post hoc Newman-Keuls indicou que o grupo tratado com veh-BIC aumentou significativamente o tempo de fuga orientada para a toca

Segundo Ribeiro (2010, p.293) "[...] a pedagogia da alternância tem o trabalho como princípio educativo de uma formação humana integral, que articula dialeticamente o

Perceber a razão que leva os estudantes a utilizar as estratégias protetoras pode levar a mais planos de intervenção eficazes que reduzam o consumo de álcool e

Este mecanismo está de acordo com o modelo proposto na literatura de degradação de refratários: oxidação do carbono, aumento da molhagem do refratário pela escória,

Também em um bracteado dinamarquês (figura 6), a suástica possui tanto um sentido de vitória militar (está ao lado de um guerreiro derrotado – possui uma espada apontada

Em relação à saúde do trabalhador, é disposição da Lei 8.080/1990, que trata das condições para a promoção, pro- teção e recuperação da saúde e da organização e

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa” – FAUEPG em conjunto com a Coordenação do