• Nenhum resultado encontrado

P2 Gostaria de saber mais acerca do que é pretendido realmente pois pretendo concorrer a este concurso.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P2 Gostaria de saber mais acerca do que é pretendido realmente pois pretendo concorrer a este concurso."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

P1

Venho por este meio solicitar mais informações sobre o concurso para projecto expositivo que está a ser organizado pela Trienal de Lisboa.

R: Poderá obter mais informações acerca do Concurso nos Termos de Referência do mesmo. Veja-se em www.trienaldelisboa.com ou www.oasrs.org -> Concursos Nacionais P2

Gostaria de saber mais acerca do que é pretendido realmente pois pretendo concorrer a este concurso.

R: Poderá obter mais informações acerca do Concurso nos Termos de Referência do mesmo. Veja-se em www.trienaldelisboa.com ou www.oasrs.org -> Concursos Nacionais P3

O que necessito de fazer para formalizar a minha inscrição no concurso. É necessário enviar o Boletim de Identificação, ou este seguirá apenas com a proposta de concurso?

R: Proceder à entrega da sua proposta, de acordo com os Termos de Referencia do Concurso, nas datas previstas no mesmo.

O Boletim de Identificação deve acompanhar o seu trabalho conforme ANEXO IV do Regulamento.

P4

A especialidade de Design Gráfico poderá ser realizada por um Arquitecto ou por um Designer de Equipamento/Industrial, ou deverá obrigatoriamente ser desempenhada por um Licenciado em Design Gráfico?

R: A especialidade deverá ser realizada por um profissional com experiência e competencia na área.

P5

Existe uma dúvida quando se referem ao manual de normas da Trienal quanto à questão da sinalética e legendagem. Visto que o manual de normas não se encontra no regulamento, poderá a proposta contemplar um tipo de letra à nossa escolha, um tamanho de letra, uma cor de letra, etc. correcto?

R: A proposta deve centra-se em questões de carácter geral e formal; as questões de sinalética deverão ser integradas numa fase posterior do projecto, de acordo com o Manual de Normas a fornecer pela Trienal.

P6

Em muitos concursos é necessário uma inscrição prévia. Neste caso bastará então entregar o Boletim de Identificação, ao entregar a proposta?

R: Sim.

P7

Pretendem escolher três soluções de projecto para ajuste directo. Isto é um Concurso de Concepção? Pagam 3 prémios. Depois há um processo de negociação para contratação por ajuste directo. O que é está em causa na negociação? O preço dos honorários é factor de negociação? Estão dispostos a pagar 25.000,00€ de honorários. O preço dos honorários é

(2)

fixo, ou pretendem fazer uma consulta aos três projectistas seleccionados para ver qual apresenta o preço mais baixo? Não é claro este processo da leitura do caderno de encargos do concurso.

R: O valor dos honorários será fixo no valor de 25.000euros. A fase de negociação serve para aferir, de forma mais detalhada, os atributos das propostas e decidir sobre as mesmas. P8

Pode a equipa projectista ser constituída única e exclusivamente por um arquitecto, inscrito na respectiva Ordem, sendo ele próprio também o responsável pelo design gráfico solicitado?

R: Ver resposta à pergunta 4 e para o artº 5 dos Termos de Referencia do Concurso.

P9

Pede-se que confirme ou esclareça o modo de apresentação dos trabalhos, pois o mesmo aparece bastante confuso nos vários artigos ao longo dos termos de referência. Pretende-se entrega de dois invólucros, na sede da trienal de Lisboa até às 17h00 do dia 25 de Novembro, sendo o mais pequeno: Denominado como o invólucro exterior, onde apenas consta no seu rosto a designação do presente concurso e da entidade adjudicante e, cujo interior contém outro envelope, opaco fechado onde se escreve "concorrente" e a designação do presente concurso, contendo o boletim de identificação de acordo com anexo III e a declaração conforme modelo de declaração (art. 57, nº1 do CCP) apresentado a partir da pág. 53 do documento dos termos de referência? E o maior, denominado invólucro do trabalho, composto por dois painéis com o formato DIN A1 em suporte autoportante mais o CD/DVD?

R: Remete-se para artº 2.a, do artº 21 e ANEXO IV.

P10

Mantém-se o logótipo da trienal de Lisboa usado em 2007? R: Sim.

P11

O Anúncio refere, no seu ponto 6, a apresentação do trabalho em duplicado. Solicito esclarecimento face ao disposto visto não ser referido posteriormente nos Termos de Referência.

R: Não é obrigatória a apresentação em duplicado.

P12

O artigo 10º dos Termos de Referência, refere que o Invólucro com a designação "Concorrente" deverá conter apenas os documentos previstos no artigo 7.º, um Boletim de Identificação nos termos do Anexo III. Solicito esclarecimentos face ao exposto no Anexo IV dos Termos de Referência, em que se considera uma declaração a que se refere o nº 3.1. do artigo 19.º, número esse inexistente no referido artigo.

R: Por lapso referiu-se o artº 19 em vez do artº 21º.

P13

Seria possível ser um pouco mais específico relativamente à estimativa do custo total da intervenção 'com discriminação dos valores referentes às especialidades'? O que deverá ser incluído e/ou excluído desta estimativa?

R: Não é possível ser mais específico uma vez que os valores decorrerão da natureza de cada solução proposta.

(3)

P14

Existe algum piso sob o piso da exposição? - Existe algum limite para sobrecargas na laje? - Podem ser feitas suspensões do tecto?

R: Não. Existe um limite máximo de 500Kg/ m2; não podem ser feitas suspensões a partir do tecto.

P15

E' possível associar-me a um estúdio de arquitectura internacional que esta em vias de ser oficialmente registado nesse mesmo pais, EUA?

R: O coordenador tem de estar inscrito na Ordem dos Arquitectos de acordo com o artº5 dos Termos de Referência. Poderá integrar sempre outros técnicos na sua equipa.

P16

Para que seja realizada uma estimativa de custos total, e' necessário ter uma noção numérica dos participantes assim como os conteúdos que vão fazer parte da exposição Seria possível facultar-nos informação à data em vigor ?

R: Dever-se-á contemplar a totalidade da estrutura arquitectónica expositiva a montar (paredes, sinalética , eventuais pavimentos, tectos e iluminação bem como todos os elementos de suporte aos conteúdos expositivos). Estão daqui excluídos todos os conteúdos expositivos – que terão um orçamento distinto.

P17

É possível que a coordenação seja feita por dois arquitectos registados?

R: Não, a coordenação deverá ser assegurada por um único arquitecto, sendo a autoria colectiva ou não.

P18

É possível que a coordenação seja feita por dois arquitectos registados, da ordem? R: Ver resposta à pergunta 17.

P19

Após o envio destas questões, qual e a estimativa media prevista para obter as respostas? R: Se se refere ao nº 1 do artº 15, a decisão será tempestivamente tomada.

P20

Será possível que num futuro próximo as respostas as perguntas mais frequentes sejam publicadas em formato ‘online’?

R: Estas respostas são comunicados aos concorrentes em formato ‘online’.

P21

Será efectuada a adjudicação directa ao primeiro classificado, ou o segundo e terceiro também poderão ter a opção de colaboração?

R: O objectivo é seleccionar 3 equipas. Após ajuste directo será escolhida uma equipa, responsável pelo projecto expositivo.

(4)

P22

A verba de 120,000 Euros e' um valor que destina-se a adjudicado de contracto, correcto? – será possível que possa clarificar melhor o conteúdo do contracto?

R: Ver resposta à pergunta 16. O contrato, seguirá de perto, os termos constantes do Caderno de Encargos.

P23

No Modelo de declaração (pág.. 53) será possível que o representante legal seja apenas o arquitecto como entidade própria e número de identificação fiscal? (no estatuto de representante a trabalhar por conta própria).

R: Ver nota de rodapé da pág. 55.

P24

Dos documentos recepcionados, destaca-se um ficheiro JPG com a definição do limite de área de intervenção, a mancha verde, localizada no Grande Hall de Exposições, Galeria 1 no Piso -1; Todavia, no ponto 4.4 do grupo A - Tópicos Gerais sobre a Trienal 2010, do Programa Preliminar do Concurso, pág.24, refere-se o texto ao Piso Térreo do Museu Colecção Berardo como a grande zona expositiva. Solicitamos esclarecimentos quanto ao local exacto definido para a exposição proposta a concurso.

R: A exposição é localizada no Grande Hall do Museu Colecção Berardo, que pode ser chamado de Piso -1 ou Piso Térreo, uma vez que a entrada se faz ao nível do Piso 1. P25

Refere-se o grupo B - Programa de Concurso, do Programa Preliminar, pág.27, à inclusão de uma “célula” que possa vender catálogos da exposição ou oferecer merchandising, localizada à saída da exposição. Solicitamos esclarecimentos quando ao local; trata-se da saída do espaço de Galeria 1 (piso-1), ou saída do centro de exposições junto à recepção (piso 1).

R: Sim, trata-se da saída do espaço da Galeria 1, Piso -1.

P26

Que tipo de conteúdos vão ser expostos? Qual o tipo de suporte, maquetas, painéis, vídeos, etc ? - Tendencialmente as três grandes zonas (norte centro e sul) terão de ter a mesma escala/área? Há diferenças? Quais são?

R: Os conteúdos serão definidos pelos comissários de cada núcleo e serão próprios de uma exposição de arquitectura.

P27

1. Uma vez compreendida que a área de intervenção é o Grande Hall de Exposições-Galeria 1, há possibilidade de intervir de alguma maneira nos espaços de acesso à sala de Exposição? Nomeadamente Recepção, Praça do Museu, e/ou Jardins e Terraços?

R: Não. P28

Quanto ao Modo de Apresentação dos Trabalhos, uma vez que o Concurso é de carácter anónimo, e uma vez que nos Termos de Referência não é referida a utilização de um lema ou um código para a identificação das peças apresentadas (documentação, painéis e cd/dvd), como é que se procederão à identificação das propostas, mantendo o carácter anónimo do concurso?

(5)

P29

No número 3 do artigo 5o., o que entendem por Design Gráfico de Caracterização? Gostaria também de ser informada sobre o Local e Hora de realização do Acto Publico de Abertura dos processos recebidos.

R: É o design gráfico que suporta o ambiente arquitectónico da Exposição. O Acto Público acontecerá no dia 26 de Novembro em hora e local a anunciar no website www.trienaldelisboa.com.

P30

É necessária alguma inscrição prévia ou se na falta desta a participação fica assegurada com a entrega dos trabalhos a 25 de Novembro (de acordo com o calendário do concurso). R: Não.

P31

Quais as especialidades mínimas a apresentar? R: As referidas nos Termos de Referência.

P32

Além das fotografias do grande hall que é a área de intervenção marcada em JPEG na pasta Arq.1, também enviam fotos de outros espaços nomeadamente galerias 1 e 2 e também acessos (Será que a intervenção se estende também a estes espaços?).

R: Não.

P33

Poderemos intervir (de forma efémera ex. colagens de vinil) nas paredes existente parte integrante do grande hall?

R: Sim, de forma efémera.

P34

Poderemos intervir (de forma efémera ex. colagens de floor-grafics) no pavimento existente parte integrante do grande hall?

R: Sim, de forma efémera.

P35

Poderemos intervir (de forma efémera suspensões) no tecto existente parte integrante do grande hall?

R: Não.

P36

Como e onde se empacotam os painéis A1 e os CD/DVD, e quais as inscrições de rosto? R: Ver artº 10 dos Termos de Referência – Modo de Apresentação dos Trabalhos.

P37

Existe nº de identificação do concorrente a colocar pelo mesmo? R: Não.

(6)

P38

O presente estudo prévio será adaptado ao grande hall do CCB no entanto presume-se que a mesma exposição se desenrolará noutros espaços. Por quem será executado essa adaptação?

R: Pela equipa projectista e os comissários serão convocados para o efeito, em acordo com a entidade acolhedora

P39

Na equipa podem constar membros estrangeiros - de outros países que não Portugal? R: Sim.

P40

as especialidades para além de arquitectura que pedem têm de ser confirmadas pelo tipo de formação dos membros da equipa, ou seja, tem de existir alguém com a formação em design gráfico, para que a proposta seja aprovada para apreciação por parte do júri?

R: Vide supra.

P41

uma equipa pode apresentar mais que uma proposta? - um membro da equipa pode pertencer a mais que uma equipa, e poderá este membro ser o responsável principal/coordenador?

R: Poderá uma equipa apresentar mais do que uma proposta. Um qualquer membro da equipa não pode pertencer a mais do que a uma equipa.

P42

Existem constrangimentos no tipo de material a apresentar?

R: Não desde que se cumpra o estipulado nos Termos de Referência.

P43

Haverá ligações eléctricas disponíveis em qualquer ponto das salas para a exposição? R: Sim. A alimentação eléctrica localiza-se no pavimento e está distribuída segundo uma quadrícula com 7,45mX7,45m.

P44

Será necessário elaborar para além da sinalética, os convites, folhetos, cartazes e outros meios de publicidade do futuro evento, usando o Logo da Trienal?

R: Não. P45

As paredes, pavimento e tectos podem servir de suporte para algumas alterações de cor ou aspecto?

R: As paredes podem ser objecto de pintura; o pavimento pode ser objecto de operações efémeras que não o danifiquem, o tecto existente não pode ser intervencionado.

P46

Quais as portas utilizadas para entrada e saída da área de intervenção ? Pf referenciar através dos eixos de construção na planta. Programa Preliminar, pág 27 - O bloco representativo da exposição, correspondendo a um "pack" itinerante, fará parte integrante da exposição no grande hall ou será exclusivamente utilizado em itinerância noutros espaços ?

(7)

R: As portas a utilizar são as portas localizadas entre os eixos 29 e 30 (Jardim) e para acesso do Público as referenciadas ao longo dos eixos HIJK. O bloco itinerante será uma zona adaptada da exposição do Grande Hall.

P47

"A flexibilidade que permita novas configurações e a facilidade de manipulação .." é referente à exposição geral, supostamente a desenvolver em base modular, ou ao "pack" itinerante ? R: Vide supra.

P48

Relativamente ao Programa de Concurso, do Programa Preliminar, se estão definidas áreas mínimas ou aconselhadas para as designadas "células" e para o núcleo de vendas e merchandising?

R: Não.

P49

Se os destinatário das "células" individuais são (1)África, (2)Brasil, (3)Portugal, (4) Suiça, e (5) Escandinávia?

R: São esses os núcleos principais da exposição, confrontar com pág. 27 dos Termos de Referência.

P50

Se já existem conteúdos para as respectivas "células", ou pelo menos o tipo de elementos a expor para auxiliar na sua caracterização e se podemos ter acesso aos mesmos?

R: Vide supra.

P51

A que se refere o "pack" itenerante? será apenas uma "célula"? R: Vide supra.

P52

Uma vez que não existem, até à data, conteúdos expositivos, o que faz com que as soluções de legendagem sejam apenas tipificáveis, quais são os elementos mínimos a apresentar na área do Design?

R: São os necessários para a melhor caracterização da proposta.

P53

Relativamente aos documentos de identificação a que se refere o artigo 7º dos Termos de Referência se podem ser instruídos com mais elementos que demonstrem a habilitação profissional de cada membro da equipa projectista tais como currículos, e ou certificados? R: Não.

P54

O manual de normas referido no programa para integração da proposta com a sinalética será disponibilizado agora na fase de concurso?

(8)

P55

A intervenção nas paredes do Grande Hall é permitida? R: Vide supra.

P56

De acordo com o ponto 2 do Artigo 5.º dos Termos de Referência do presente Concurso apenas o coordenador da equipa projectista tem obrigatoriamente que estar inscrito na Ordem dos Arquitectos, podendo a equipa ser constituída por Arquitectos não membros da Ordem e estudantes finalistas do curso de Arquitectura?

R: O Coordenador da equipa e os autores do projecto têm de estar inscritos e habilitados a exercer a profissão no seu país de origem; na equipa, como colaboradores, poderão participar e ser nomeados como elementos da equipa, outros profissionais.

EM TEMPO:

- Na pág. 15 dos Termos de Referencia iii) da alínea b) onde se lê ‘a descrição’ deve ler-se ‘os requisitos’ e onde se lê ‘no nº1 do artigo 1º’ deverá ler-se ‘no nº2 do artigo 1º’;

- No ponto 3 do artigo 15º, onde se lê ‘artº 9’ deve ler-se ‘artº 10º’; - Na pág.17, no nº 2, a referencia ao Anexo V deve ser suprimida.

Referências

Documentos relacionados

É, precisamente, neste âmbito que se apresentam quatro áreas que, dada a sua forte vertente estratégica, poderão influenciar significativamente as organizações, a

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá