• Nenhum resultado encontrado

Notícias da AENDA Março 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notícias da AENDA Março 2010"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1

Notícias da AENDA

Março 2010

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

01. ATOS SOBRE REGISTROS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

-- ATO No 07 – Altera procedimentos de registro para Semioquimicos

-- ATO No 09 – Pedidos de Registros (40 pedidos)

-- ATO No 10 – Pedidos de Pesquisa-RET (10 pedidos)

-- ATO No 11 – Cancelamento de Produtos (24 cancelamentos)

-- RETIFICAÇÕES DE ATOS = Algumas retificações no Ato no 03/jan10.

02. NOTA TÉCNICA SOBRE ALTERAÇÃO DE COMPONENTES

Foi emitida pela CGAA uma Nota Técnica dando ciência de procedimentos relativos aos processos de alterações de componentes nas fórmulas dos produtos registrados. Haverá prioridade, e, em 10 dias esses processos iniciados no MAPA serão enviados para ANVISA e IBAMA, que analisarão caso a caso e em conformidade com os prazos estabelecidos no Decreto 4074/2002.

03. REGULAMENTO TECNICO DO TRIGO

Foi estabelecido o Regulamento Técnico do Trigo (Triticum aestivum), com definições do padrão oficial de classificação, requisitos de identidade, qualidade, amostragem, modo de apresentação e rotulagem. A presença de insetos vivos ou de substâncias acima do máximo permitido é suficiente para desclassificar o lote para comercialização.

04. PLANO NACIONAL DE MANEJO DE RISCO DE AGROTÓXICOS

Para gerenciar o risco em ambientes agrícolas, assegurar o emprego de boas práticas de aplicação, aplicar conceitos científicos na tomada de decisão quanto ao uso e fomentar programas públicos e privados de educação e treinamento, o MAPA publicou proposta do PNMRA.

05. RECEITUÁRIO AGRONÔMICO

MAPA encaminhou Nota Técnica para alteração do parágrafo único do Artigo 66 do Decreto 4074/2002. Com a alteração sugerida o parágrafo ficaria assim: “Os produtos deverão ser utilizados mediante observância das recomendações constantes nos respectivos rótulos ou bulas ou de acordo com prescrições específicas contidas em receita lavrada nos termos do caput deste artigo, devendo ser obrigatoriamente respeitadas as culturas e doses máximas expressas em bulas”.

06. PROCEDIMENTOS DE REGISTRO DE SEMIOQUIMICOS

Os feromônios e aleloquimicos não precisam mais indicar a cultura, apenas a praga-alvo. Também, não haverá mais o símbolo da caveira com as duas tíbias cruzadas no rótulo.

(2)

2

07. REUNIÃO SOBRE REAVALIAÇÕES

O MAPA discutiu suas estratégias para a tomada de posição sobre os ingredientes ativos FOSMET, ENDOSSULFAM e ACEFATO. A análise de cada caso definirá se o ingrediente ativo será considerado Essencial (agricultura não se sustenta sem o produto, considerando aspectos agronômicos e econômicos), Manejável (importante como ferramenta de manejo, podendo até ser retirado do mercado a médio prazo) ou Substituível (agricultura não usa o produto significativamente e existem alternativas viáveis).

08. RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM CARNES E OUTROS

Foi apresentado o resultado do monitoramento feito em 2009 dos resíduos e contaminantes em carnes (bovina, avícola, suína, equina), leite, mel, ovos e pescado. De 17.974 amostras, apenas 33 (0,18%) apresentaram alguma não-conformidade.

09. REUNIÃO SOBRE JARDINAGEM AMADORA

Para analisar os conflitos legais no registro de produtos para jardinagem amadora, o MAPA reuniu representantes da ANVISA, IBAMA, entidades e empresas representativas do segmento de desinfestantes. Um Grupo de Trabalho deverá ser instituído para aprofundar os estudos sobre a matéria.

10. FISCALIZAÇÕES EM AGROTÓXICOS

O MAPA informou que em 2009 vistoriou 176 estabelecimentos, entre produtores e importadores. Foram apreendidas 660 toneladas de produtos irregulares. A composição do produto em desacordo com o registro e informações insuficientes na embalagem foram as irregularidades mais frequentes.

11. MARCAS FANTASIAS TÊM NOVA NORMA DE ROTULAGEM

O MAPA publicou no DOU de 30mar a Portaria 145, que submete à consulta pública por 30 dias uma proposta de Instrução Normativa estabelecendo regras para a vinculação de marcas fantasias de um único produto (os chamados clones) a uma única marca comercial e em consequência a um único registro. Além disso, modificações serão introduzidas na rotulagem também.

12. NOVO MINISTRO DA AGRICULTURA

Wagner Rossi, Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, foi escolhido para substituir Reinhold Stephanes na pasta da Agricultura. Rossi é de Ribeirão Preto/SP, tem 67 anos e foi empresário e produtor rural por mais de 30 anos. É formado em direito, com pós-doutorado nos Estados Unidos, e já foi professor em várias universidades. Ocupou lugar na Câmara dos Deputados Federais por 5 legislaturas. Assim como o Ministro anterior, ele também é ligado ao PMDB.

13. CTIA: IMPACTO DO REGULAMENTO EUROPEU NO BRASIL

Na reunião de março, o SINDAG apresentou uma análise sobre o Regulamento 1107/2009/EEC e seus possíveis impactos nos produtos registrados e utilizados no Brasil.

As três conclusões foram dramáticas: (a) Entre 50 a 60% dos produtos no Brasil são candidatos a banimento ou substituição, (b) Entre 50 e 82% do mercado de defensivos agrícolas será atingido no Brasil, e, (c) A exportação agrícola brasileira está ameaçada.

A Câmara Temática de Insumos Agropecuários decidiu colocar o tema em permanente observação.

(3)

3

14. SUGESTÃO DA AENDA PARA O PLANO AGRÍCOLA 2010-2011

Atendendo solicitação do Ministério da Agricultura aos diversos segmentos do setor, a AENDA encaminhou como sugestão a elaboração no próximo biênio de um “Plano Estratégico para Defensivos Agrícolas”, dentro do paradigma da segurança nacional vis-a-vis a alta dependência externa para com esse insumo.

ANVISA

ANVISA – SETOR FITOSSANITÁRIO

01. MONOGRAFIAS EM CONSULTA PÚBLICA

-- FLUDIOXONIL – Fungicida (Inclusão de Girassol e Pastagem, no tratamento de sementes) -- CLETODIM – Herbicida (Alteração dos LMRs para Alho, Batata, Café, Cebola, Cenoura, Mandioca, Melancia e Tomate, em aplicação foliar)

-- ABAMECTINA – Acaricida, Inseticida e Nematicida (Inclusão de Milho e Soja, no tratamento de sementes)

-- MANCOZEBE – Fungicida e Acaricida (Inclusão de Banana, aplicação foliar)

-- ACETAMIPRIDO – Inseticida (Inclusão de Maçã, Mamão, Eucalipto e Pinhão-manso, em aplicação foliar)

-- CIPROCONAZOL – Fungicida (Inclusão de aplicação foliar em Cana-de-açúcar) -- AZOXISTROBINA – Fungicida (Inclusão de aplicação foliar em Cana-de-açúcar)

-- CLORETO DE BENZALCÔNIO – Fungicida e Bactericida (Alteração do nome comum para Cloretos de benzalcônio, com subdivisão em Cloreto de benzalcônio e Cloreto de etilbenzalcônio)

-- TIOFANATO METÍLICO – Fungicida (Inclusão de Pinhão-manso, em aplicação foliar) -- FLUAZINAM – Fungicida e Acaricida (Inclusão de Feijão e Soja, em tratamento de sementes) -- CLORIMUROM – Herbicida (Inclusão de Pinus e Eucalipto, em pós-emergência das ervas daninhas)

02. MONOGRAFIAS ALTERADAS

-- FLUTRIAFOL – Fungicida (Alteração do LMR em Aveia, modalidade foliar e sementes) -- MESOTRIONA – Herbicida (Alteração do Intervalo de Segurança para Cana-de-açúcar, modalidade pós-emergência)

-- FLUDIOXONIL – Fungicida (Inclusão de LMR e IS em Cana-de-açúcar, na modalidade “tratamento industrial de propágulos vegetativos antes do plantio”)

-- IMIDACLOPRID – Inseticida (Inclusão de Girassol, Soja e Sorgo, no tratamento de sementes) -- STEINERNEMA PUERTORICENSE – Inseticida Biológico (Alteração da modalidade de emprego: de “aplicação no solo na pós-emergência na cultura de cana-de-açúcar, conforme indicado em bula” para “utilização no controle da Sphenophorus levis (bicudo da cana-de-açúcar), conforme aprovação em rótulo”)

03. NOVAS MONOGRAFIAS

-- COTESIA FLAVIPES – Inseticida Biológico (Para controle de Diatraea saccharalis – broca da cana, na modalidade de disseminação de insetos vivos)

-- TRICHOGRAMMA GALOI – Inseticida biológico (Para controle da Diatraea saccharalis – broca da cana), na modalidade de disseminação de insetos vivos.

(4)

4

04. FISCALIZAÇÕES DA ANVISA

-- APREENSÃO DE PRODUTOS NA BASF

Mais de 800.000 litros de agrotóxicos foram interditados na fábrica da BASF em Guaratinguetá/SP. Os produtos Fastac 100 SC, Imunit, Nomolt 150, Opera e Standak apresentavam falta de controle dos componentes utilizados e as quantidades das Pré-misturas eram inconsistentes com a quantidade final dos produtos formulados. O produto Envoy usava um componente vencido; e, diversos componentes e produtos técnicos foram interditados por prazo de validade vencido ou ausência de data de fabricação ou de validade.

-- REPORTAGEM NO JORNAL “FOLHA DE SÃO PAULO”

Sob o título “Blitz Flagra Irregularidade em Agrotóxicos”, o jornal publicou ampla reportagem sobre as fiscalizações da ANVISA nas indústrias estabelecidas, no período entre jul.2009 e mar.2010. No mesmo jornal, em páginas internas, a reportagem continuou com dois títulos: “Nova Lista de Toxicidade Gera Atrito” e “Produtoras Dizem Corrigir Falhas”.

-- INFORMAÇÃO DA “AGÊNCIA BRASIL”

O Diretor da ANVISA, José Agenor Álvares, declarou que as fiscalizações mais rigorosas iniciadas em meados de 2009 já resultaram em interdição de 9 milhões de litros/quilos de pesticidas. Já existem mais 5 processos em curso e esse tipo de fiscalização virou rotina. Temos um cronograma que será seguido.

-- DECISÕES DOS PROCESSOS REFERENTES À MILÊNIA

Foi publicado no site da ANVISA um documento com as decisões sobre os processos de fiscalização envolvendo a empresa MILENIA. O exame cobriu os produtos Podos, Metafós, Herbimix SC, Naja, Pyrinex 480 EC, Trop e Posmil. Essas infrações geraram uma penalidade acumulada de R$ 2.375.000,00 e mais a destruição às expensas da infratora de todos os lotes interditados do produto Podos, bem como o cancelamento de seu Informe de Avaliação Toxicológica.

05. SEMINÁRIO “REGULAÇÃO DE AGROTÓXICOS”

Em 11mar a ANVISA promoveu este seminário, com foco na apresentação do Prof. Dr. Victor Pelaez (Depto. Economia da UFPR) intitulada “Mercado e Regulação de Agrotóxicos”. Além de dados internacionais, o professor mostrou dados do mercado brasileiro e fez considerações sobre (a) Estrutura e concentração do mercado, (b) Formas de concorrência, (c) número de registros concedidos e não utilizados. Falaram ainda os representantes do Depto. Proteção e Defesa da Ordem Econômica (Min. Justiça), da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais do IPEA (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e da 3ª Câmara do MPF para Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Procuradoria Geral). Ocorreram muitas manifestações de representantes da AENDA, SINDAG, ANDEF, ABIFINA, CNA, MOREAU ADVOGADOS, APROSOJA e GGTOX/ANVISA.

ANVISA – SETOR DOMISSANITÁRIO

01. APREENSÃO DE PRODUTOS DA BIOCARB

Foi suspensa a fabricação, a distribuição, o comércio e o uso dos produtos MATA FORMIGAS ATACK Gel 10g e MATA BARATAS ATACK Gel 10g, da empresa BIOCARB de Curitiba/PR, por não possuírem registros na ANVISA.

(5)

5

IBAMA

01. REGISTROS DE PRESERVATIVOS PARA MADEIRA

O IBAMA atualizou a sua listagem de produtos registrados como Preservativos para Madeira. São 48 registros, entre inseticidas, fungicidas e misturas de inseticidas/fungicidas.

02. PRODUTO COM PPA, MAS AINDA SEM REGISTRO – TAXA

Esclarecimento do IBAMA: O pagamento da Taxa de Manutenção incide a partir do resultado da avaliação do PPA e o valor recolhido deve ser proporcional ao período de tempo transcorrido no ano desde a expedição do PPA.

03. RELATÓRIOS SEMESTRAIS: EXIGÊNCIAS

A Coordenadoria Geral da CGASQ encaminhou ofício às empresas e entidades fazendo exigências relativas ao perfeito preenchimento dos Relatórios Semestrais. Mesmo que o produto não tenha tido qualquer movimento no semestre é obrigatório que conste do Relatório. O Ofício

faz referência ao no de produtos registrados que não constam nos últimos Relatórios: (a) 2o

sem.2008 = 321 produtos, (b) 1o sem.2009 = 360, e (c) 2o sem.2009 = 319.

04. FISCALIZAÇÃO DO IBAMA

Foram apreendidas no porto de Santos 360 toneladas de GLIFOSATO procedente da China, por suspeição de que a impureza n-nitroso-glifosato esteja acima do permitido. Em importação anterior, o boletim de análise acusava que a impureza estava até 70 vezes fora do limite.

05. DESTRUIÇÃO DE PRODUTOS POPs NO BRASIL

A Diretoria de Qualidade Ambiental promoveu um Workshop na CETESB, em São Paulo/SP, para desenvolver um Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes. Nessa fase, o Plano visa elaborar um inventário e posterior retirada e destruição dos produtos contendo POPs, bem como a remediação das áreas contaminadas. Inicialmente, o Plano abrangerá os 12 primeiros POPs: Aldrin, Clordano, Dieldrin, Endrin, Heptacloro, Hexaclorobenzeno, Mirex (Dodecaclorobenzeno), Toxafeno e PCB (Bifenilas policloradas).

Foram formados 5 grupos temáticos. AENDA está no Grupo 2: “Medidas em relação aos produtos e artigos em uso, resíduos POPs e áreas contendo ou contaminadas com POPs”.

06. TROCA DE MINISTRO NO MEIO AMBIENTE

Izabella Teixeira, funcionária de carreira no IBAMA e Secretária-Executiva do MMA, vai substituir Carlos Minc (PT) no comando da pasta do Meio Ambiente. A nova Ministra não tem filiação partidária.

REGISTROS PENDENTES

AENDA atualizou seu levantamento a respeito de Pedidos de Registros Pendentes. Até 31.jan.2010 contabilizamos 959 pedidos de registros (566 PT e 393 PF).

Mesmo admitindo erros por conta de informações não publicadas ou falhas de execução, esse

número é muito elevado, pois a considerar o no de registros concedidos por ano (em 2009 foram

concedidos 137 registros), um empresário que solicitar agora um registro deverá esperar 7 anos (959/137 = 7) para obter seu registro.

Seria importante que o governo apresentasse seus números, para uma avaliação oficial da situação.

(6)

6

TAXA DE MANUTENÇÃO DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL

AENDA impetrou em 2000 um Mandato de Segurança contra a cobrança dessas taxas pelo IBAMA. Todo ano os detentores de registro de produtos com classificação PPA no IBAMA pagam R$ 7.454,00 (Classes I e II) e R$ 3.195,00 (Classes III e IV).

A Ação Judicial continua em andamento e, este mês, novos memoriais descritivos e explicativos foram entregues à Justiça.

ANTIDUMPING DO GLIFOSATO

01. PRESSÕES DA MONSANTO

Reportagem do jornal VALOR informou que a MONSANTO ameaça diminuir as atividades das fábricas de Camaçari/BA e de São José dos Campos/SP.

Deputados também relataram que foram contatados para não dar prosseguimento à anunciada Audiência Pública sobre o assunto.

02. REAÇÃO DE RURALISTAS

-- O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Agricultura – CONSEAGRI, reunidos em Belo Horizonte/MG sob a liderança de Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (MS) votaram por uma moção à CAMEX no sentido de não alterarem a atual alíquota de 2,1% (A CAMEX havia optado por um Preço Refencial Mínimo de R$ 3,60, mas não publicou nada). Também resolveram encaminhar pleito ao MAPA, solicitando pesquisa da EMBRAPA para substituição ou redução do uso do Glifosato.

--

O Dep. L. C. Heinze afirmou que não vai retirar o pedido de Audiência Pública para ouvir

alguns Ministros membros da CAMEX, salvo se o governo firmar compromisso de não alteração dos atuais 2,1% de taxação nas importações do Glifosato da China.

03. NORTOX PROTOCOLOU PEDIDO DE REVISÃO

A empresa NORTOX ingressou com um pedido formal de revisão do processo de antidumping. Segundo notícia veiculada no jornal VALOR, o pedido é para eliminação de qualquer direito antidumping contra o Glifosato chinês.

04. REUNIÃO DA BANCADA RURALISTA COM O MDIC

No dia 30mar os Deputados L. C. Heinze (RS), J. Buzzato (RS) e L. C. Setin (PR) foram recebidos pelo Ministro Miguel Jorge. Representantes da AENDA, CNA e OCB acompanharam os Deputados, atendendo a convite da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados. O Secretário de Comércio do MDIC – Welber Barral e a Secretária Executiva da CAMEX – Lytha Spindola defenderam a imposição de um Preço Referência, conforme sugestão da MONSANTO, enquanto os Deputados solicitavam que nada fosse alterado, continuando a aliquota antidumping de 2,1%, além do imposto de 12%.

A reunião foi bastante tensa e atingiu um ponto crítico quando foi dito que a empresa NORTOX havia protocolado um pedido de revisão e, portanto, nada podia ser decidido até que esse processo tivesse seu curso normal. Neste instante a Dra. Spindola afirmou que o pedido da

NORTOX em nada obstaria a aplicação de qualquer medida aprovada na CAMEX.

O Ministro Miguel Jorge disse apenas que uma Nota Tecnica do Ministério da Agricultura sobre o tema deveria pautar as discussões na CAMEX, provavelmente no próximo dia 06abr.

(7)

7

COMÉRCIO EXTERIOR

01. ALTERAÇÃO DA PORTARIA SECEX 25/2008

Através da Portaria 03/2010 a SECEX alterou alguns itens da Portaria 25/2008. O Certificado de Origem pode ser apresentado até 45 dias após o pedido de LI. Mudanças nas comprovações de importação e exportação vinculada na Modalidade de Suspensão. Além de outras modificações.

02. RETALIAÇÃO CONTRA USA: CASO ALGODÃO

Entre as retaliações (após decisão da OMC) que o Brasil publicou contra os subsídios concedidos aos cotonicultores americanos, a CAMEX incluiu a possibilidade de quebra de patente de agroquímicos por tempo indeterminado ou licenciamento sem autorização do titular da patente.

03. ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO MERCOSUL-EGITO

SECEX publicou a Circular 09 com propostas de requisitos específicos de origem para um futuro acordo de Livre Comércio entre o MERCOSUL e o Egito.

04. IMPORTAÇÃO DE DEFENSIVOS POR VALOR AGREGADO

Pelos dados abaixo, do MDIC, fica claro que a importação de produtos formulados continua avançando. Os valores estão em US$ 1.000.

Produto 2005 2006 2007 2008 2009 Produtos Técnicos (1) 1.095.804

(64%)

442.000

(44%)

663.953

(45%)

868.872

(41%)

841.697 (39%) Produtos Formulados (2) 605.136

(35%)

562.000

(56%)

825.822

(55%)

1.258.803

(59%)

1.292.825 (61%) Tenso-ativos (aditivo) 22.618

(1%)

xxxxxx xxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx Total 1.723.558

(100%)

1.004.000

(100%)

1.488.875

(100%)

2.127.675

(100%)

2.134.522 (100%)

TRANSGÊNICOS

01. PRODUTOS APROVADOS NO BRASIL ATÉ O MOMENTO

-- SOJA: (a) GTS40-30-2 RR (tolerante ao Glifosato/Monsanto) e (b) CV 127-9 (tolerante a Imidazolinonas/Basf-Embrapa.

-- MILHO: (a) T 25 (tolerante ao Glufosinato/Bayer), (b) MON 810 Yielgard (resistentes a insetos sensíveis a Bt/Monsanto), (c) Bt 11 (resistente a insetos sensíveis a Bt/Syngenta), (d) NK 603 RR2 (tolerante a Glifosato/Monsanto), (e) TC 1607 Herculex (resistente a insetos sensíveis a Bt/Dow-DuPont), (f) MIR 162 (resistente a insetos sensíveis a Bt/Syngenta), (g) MON 810 x NK 603 (resistente a insetos sensíveis a Bt x tolerante a Glifosato/Monsanto), (h) GA 21 (tolerante a Glifosato/Syngenta), (i) Bt 11 x GA 21 (resistente a insetos sensíveis a Bt x tolerante a Glifosato/ Syngenta, (j) MON 89034 (resistente a insetos sensíveis a Bt/Monsanto) e (k) TC 1507 x NK 603 (resistente a insetos sensíveis a Bt x tolerante a Glifosato e a Glufosinato/Pioneer-Dow. -- ALGODÃO: (a) MON 531 Bollgard I (resistente a insetos sensíveis a Bt/Monsanto), (b) LL Cotton 25 (tolerante a Glufosinato/Bayer, (c) MON 1445 RR (tolerante a Glifosato/Monsanto), (d) WideStrike (resistente a insetos e tolerante a Glufosinato/Dow), (e) MON 15985 Bolgard II (resistente a insetos sensíveis a Bt/Monsanto) e MON 531 x MON 1445 (resistente a insetos sensíveis a Bt x tolerante a Glifosato/Monsanto).

(8)

8

02. LARANJA TRANSGÊNICA

O Centro de Citricultura Sylvio Moreira, Cordeirópolis/SP, desenvolveu laranja transgênica com forte tolerancia ao cancro cítico, doença causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. Citri. Um processo está sendo aberto junto à CTNBio.

03. NOVOS RUMOS PARA A BIOTECNOLOGIA

O canadense Pat Mooney, do ETC GROUP, disse que levamos quatro décadas de pesquisas para conseguir apenas dois “truques”: plantas tolerantes a certos herbicidas e plantas mais resistentes a certos insetos. De resto, apenas a lamentar que quatro empresas controlem o mercado mundial de sementes, contra mais de 7.000 que o faziam em 1970. Não se fazem mais pesquisas públicas para fazendeiros, mas para empresas.

Agora, um movimento novo, a nanobiotecnologia ou biologia sintética, deve ampliar os limites dessa técnica. Em vez de mover alguns genes de uma espécie para outra, a nova estratégia é construir o DNA do começo ao fim.

ESTADOS

01. AMAPÁ

Entre 9 e 11.mar os fiscais agropecuários da região Norte estiveram reunidos em Macapá/AP.

Este foi o 1o Encontro Regional de 2010. Uma “Carta de Macapá” foi elaborada.

02. MATO GROSSO

-- Tramita na Assembléia Estadual um Projeto de Lei no 448/2009 que pretende proibir a

importação ou comercialização de agrotóxicos e biocidas em cujo país de origem o fabricante ou registrante tenha sido impedido de comercializar o produto.

03. MATO GROSSO DO SUL

-- O Cadastro de Produto e a Alteração de Titularidade passaram a valer R$ 699,50. Valor válido para março e abril. A Alteração Cadastral monta em R$ 349,75; e, o Cancelamento de Cadastro em R$ 139,90.

04. PARÁ

Uma lei estadual foi promulgada na Assembléia Legislativa mas ainda não foi sancionada pelo Governador. A lei prevê os indíces para cobrança de taxas. Os pré-cadastros serão convertidos em cadastros no início do próximo ano.

05. PARAIBA

-- A partir de 01mar um cadastro de agrotóxico passou a valer R$ 176,58 no Estado; e, a renovação metade desse valor.

-- Focos de mosca negra dos citros (Aleurocanthus woglumi) foi confirmado em dez.2009 no município de Alagoa Nova. A praga atinge as culturas de citros, caju e abacate e, secundariamente, café, manga, banana, uva e goiaba. O governo estadual firmou parceria com o MAPA para o controle da praga, envolvendo cursos, aplicação de inseticidas, posterior introdução de predadores, barreiras móveis, seleção de frutos, controle das caixas de transporte e os agricultores assinam um Termo de Adesão ao Programa.

(9)

9

06. RIO GRANDE DO SUL

-- FEPAM está exigindo comprovação de que o produto tem seu uso autorizado no país de origem para que possa ser cadastrado no Estado, pois isto está estabelecido no Decreto Estadual 32.854/1988. De acordo com esse Decreto, país de origem é aquele em que se originou a síntese correspondente ao princípio ativo da substância; o país em que é gerada ou manufaturada a tecnologia e aquele de onde o produto é importado.

-- O Dep. Est. Paulo Borges apresentou o Projeto de Lei 385/2009, com proposta de alteração da Lei 7.747/1982 visando vedar a exigência de comprovação de uso autorizado no país de origem.

07. SANTA CATARINA

-- A Lei Estadual 14734/2009 proibe o uso de herbicidas em ferrovias, rodovias, vias públicas, ruas, passeios, avenidas, terrenos baldios, margens de arroios e valas em áreas não rurais. Projeto de Lei no 304/2009 pretende alterar o parágrafo único do art. 1º apresentando a seguinte redação: “A proibição contida no caput deste artigo não se aplica em áreas rurais e nas capinas amadoras em imóveis particulares devidamente protegidos do acesso público.”

08. SÃO PAULO

-- A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (Secretaria da Agricultura) instituiu Grupo de Trabalho para rever a legislação estadual vigente (Lei 4.002/1984, Lei 5.032/1986 e Decreto 44.038/1999).

COMBATE AOS ILEGAIS: PROJETO AENDA

● Avaliação do Projeto com o Chefe de Fiscalização de Agrotóxicos do MAPA

● Visita ao laboratório do Instituto Nacional de Criminalistica, em Brasília/DF

● Reunião com Secretário do Meio Ambiente de Goiás ● Apresentação de dossiês na Secretaria de Agricultura e na Promotoria do Distrito Federal

● Apresentação do Projeto para a GGTOX/ANVISA.

● Discussão sobre “Relação de Consumo”com a Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo.

● Ministério Público deferiu e cumpriu os primeiros mandatos de busca e apreensão referentes a dossiês do Projeto entregues para exame às autoridades.

MIDIA

01. REVISTA AGROW

-- Mercado brasileiro foi menor em 2009: De acordo com informações da Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos, o mercado brasileiro foi de U$ 6,64 bilhões em 2009, queda de 5,9% em relação a 2008. A AENDA estima que a SYNGENTA e a BAYER foram as maiores empresas no mercado Brasileiro e que a FMC entrou no grupo das quatro maiores. Das empresas associadas da AENDA, a CONSAGRO, PRENTISS, FERSOL e ROTAM foram as que tiveram maior faturamento. Os números da AENDA não são auditados.

(10)

10

-- Brasil terá controle contra pragas da cana-de-açúcar: O Brasil propôs medidas para emissão de certificados fitossanitários de origem (CFO) visando o controle de duas pragas da cana-de-açúcar, a Sphenophorus levis (sugar cane weevil, bicudo da cana-de-açúcar) e a Telchin licus (giant cane borer, broca gigante da cana-de-açúcar). O certificado será obrigatório para o trânsito de materiais a regiões livres das pragas.

O bicudo é encontrado em São Paulo, Minas Gerais e Paraná e, segundo informações da AENDA, não há produtos registrados contra esta praga.

TV GLOBO MOSTRA CONTRABANDO E FRAUDE NA FRONTEIRA

O programa FANTÁSTICO apresentou ampla reportagem sobre contrabando de agrotóxicos na fronteira com o Paraguai e Uruguai. Produtos chegam a ser 10 vezes mais baratos que os fabricados no Brasil, mas a emissora destacou que não há certeza sobre a qualidade, pois essas operações se confundem com as de produtos fraudados. O FANTÁSTICO alertou para os riscos à saúde, meio ambiente e mesmo de ineficácia no combate às pragas.

PATENTES

01. PROCESSO ENVOLVENDO CLORIMURON

O Superior Tribunal de Justiça está julgando um processo entre INPI e DUPONT a respeito da patente do herbicida CLORIMURON. O INPI sustenta que a patente já estaria em domínio público desde 2002 e a DUPONT afirma que a proteção valeu até 2007. O INPI estava ganhando por 2 votos a zero quando um juiz “pediu vistas”, suspendendo a finalização do caso.

02. SENTENÇA FAVORÁVEL AO FIPRONIL

A BASF obteve uma sentença favorável na 12ª Vara da Comarca de São Paulo em processo que move contra a empresa DEXTER, por esta última estar comercializando o produto Máster Gel contendo FIPRONIL, cuja patente ainda estaria em vigor no Brasil.

DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS DE DESINFESTANTES

-- A RDC 52/2009 estabelece que em abr.2011 as empresas especializadas em aplicação de produtos profissionais devem devolver as embalagens vazias que terão destinação final adequada.

Este mês aconteceram duas reuniões entre empresas e entidades do setor:

-- Na primeira o INPEV fez uma explanação e proposta de prestação de serviço para montagem de 3 projetos pilotos durante 2010 (Rio, São Paulo e Recife).

-- Na segunda as empresas analisaram a proposta do INPEV e discutiram solução alternativa.

ANDAV: EMPRESA NÃO DEVE PAGAR CREA

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – ANDAV vem provando que estabelecimentos comerciais não são comparáveis a profissionais e, portanto, não precisam pagar o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Juízes dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e

(11)

11

Pernambuco já deram razão à ANDAV em ações impetradas. São aguardadas decisões agora para Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

RALLY DA SAFRA 2010

André Pessoa, da AGROCONSULT e idealizador do Rally, fez a apresentação final na FIESP do levantamento desta safra de grãos 2009-2010, que está sendo colhida. Oito equipes percorreram 50.000 km em 12 Estados, de 25jan a 22mar. Visitaram 1.108 lavouras de soja e 130 de milho. Para a soja faz o prognóstico: 48,8 sc/ha será a produtividade média do Brasil; sendo que a produção atingirá 68 milhões de toneladas. A transgênia (só tolerância a herbicida) foi detectada em 72% das lavouras. O plantio direto em 70%.

Para o milho prevê 70 sc/ha de produtividade média no Brasil e uma produção de 34 milhões de toneladas. A transgênia está presente em 45% das lavouras.

Para mais dados visite www.rallydasafra.com.br .

ABAG: PROPOSTAS AOS PRESIDENCIÁVEIS

No XVIII FÓRUM da ABAG, foram apresentados e discutidos 16 pontos que farão parte de um documento a ser entregue aos principais candidatos à Presidência da República. As sugestões abordam: (1) Orçamento e Papel do MAPA, (2) Crédito e Endividamento Rural, (3) Seguro Rural e Renda, (4) Tributação, (5) Contratos nas Cadeias Produtivas, (6) Segurança Fundiária, (7) Marketing, (8) Sustentabilidade, (9) Meio Ambiente, (10) Relações Internacionais, (11) Infraestrutura e Logística, (12) Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, (13) Agroenergia, (14) Normas e Certificações, (15) Defesa Sanitária, e, (16) Montagem Institucional.

ABNT

01. DEFENSIVOS

Reunião do mês continuou com os trabalhos sobre revisão de: (a) Determinação de resíduo não sulfonável, (b) Suspensibilidade, (c) Granulado dispersível, e (d) Metodologia de identificação de teor.

02. DESINFESTANTES

A empresa Alem Mar fez demonstração de equipamento para medição da viscosidade em formulações tipo gel.

Foi iniciado o projeto da norma sobre armazenamento.

GRUPO TECNICO DE RESÍDUOS DO BRASIL

Na reunião do final de fevereiro do GT-PR foi anunciado que a norma brasileira para extrapolação de LMRs de culturas cabeças-de-chave para culturas do mesmo sub-grupo está sendo transcrita para o inglês a fim de ser distribuída aos participantes do CCPR na China.

(12)

12

APRAG TEM NOVA DIRETORIA

Carlos Watanabe foi escolhido para a Presidencia da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas, gestão 2010-2011. Diretor Executivo da AENDA esteve na cerimônia de posse.

SINDAG ELEGE NOVOS DIRETORES

Para o triênio 2010-2013 foi eleita nova Diretoria do Sindicato Nacional da Industria de Produtos para Defesa Agrícola. Laércio Valentin Giampani foi reeleito como Presidente.

ANDEF COM NOVO DIRETOR-EXECUTIVO

Na reunião da CTIA/MAPA o João Sereno Lammel (Presidente do Conselho da ANDEF) anunciou a contratação do Eduardo Daher na condição de Diretor-Executivo, substituindo José Otávio Menten. Daher dirigia a ANDA até então.

SAMARITÁ – 25 ANOS

Com esplendorosa festividade a associada SAMARITA, localizada em Artur Nogueira/SP, comemorou seus 25 anos de atividades. Para brindar junto com todos que compõem a SAMARITÁ e em especial com seu dirigente máximo e fundador, Alberto dos Santos, o

Diretor-Executivo da AENDA, Tulio de Oliveira esteve presente ao evento. www.samarita.com.br .

OUTRAS ATIVIDADES EM DESTAQUE

01. Fitossanitários - Atos da CGA/MAPA sobre agrotóxicos em fev.2010

-- Pedidos de RET = 10 -- Suspensão de registro = 24

-- Pedidos de Registro = 33

02. Domissanitários - Atos da GGSAN/ANVISA em fev.2010

-- Funcionamento de empresa

▪ Autorização concedida (importar/fabricar) = 16

▪ Alteração concedida = 5

-- Inseticida Uso Domestico ▪ Registro indeferido = 1 -- Raticidas Uso Doméstico

▪ Revalidação concedida = 1

-- Raticida Empresas Especializadas ▪ Registro concedido = 1

▪ Revalidação concedida = 2

-- Inseticida Empresas Especializadas ▪ Registro concedido = 1

▪ Registro indeferido = 2 ▪ Revalidação de registro = 8

▪ Revalidação de registro indeferida = 2 ▪ Cancelamento de registro = 1 ▪ Reconsideração de indeferimento de revalidação = 1 -- Jardinagem Amadora ▪ Registro concedido = 5 ▪ Revalidação concedida = 1 ▪ Cancelamento de registro = 1

(13)

13

03. Relatório Novidades em Produtos

– Notícias internacionais de anúncios em congressos, aprovação de registros e lançamento de novos produtos pesticidas, referente a mar.2010

04. Relatório Sinais: Amarelo e Vermelho

– Notícias internacionais sobre ameaças aos pesticidas, referente a mar.2010

05. Notícias da Aenda

– Compilação resumida dos fatos e notícias do mês relacionadas com Defensivos.

06. Relatório de Análise de Patentes

– Investigação sobre a legitimidade patentária dos pedidos de patentes depositadas no INPI, fev.2010.

07. Mapa do Cadastro Estadual

– Resumo atualizado - Estado por Estado - com informações das legislações estaduais, endereço dos órgãos, contatos, taxas e documentos necessário para cadastro. Acre, Amapá, Amazonas e Rio Grande do Norte estão preparando suas legislações de cadastro.

08. Reunião do Conselho-Diretor

Sob a presidência de Rodrigo Perez (BR3) reuniu-se o Conselho-Diretor da AENDA, com o seguinte propósito: (a) Preparativos para a Assembléia Geral (atividades e contas de 2009, estudo das mensalidades para 2010, metas e orçamento para 2010), (b) Projeto “Combate aos Produtos Ilegais”, (c) Aprovação de novos sócios, (d) Projeto pró-industrialização, (e) Taxa de manutenção do IBAMA e (f) Não houve tempo para analisar outros assuntos pautados, como Reavaliações, Sistema de registro, Antidumping Glifosato, Jardinagem amadora e conflitos da legislação, Retaliação do Brasil aos subsidios americanos no algodão x quebra de patentes e Relatório de pedido de patentes.

09. Reunião Técnica

Os técnicos das empresas associadas estiveram reunidos para assistir duas palestras: -- Dr. Gilmar Trivelato, da Fundacentro/MG, falou sobre REACH e GHS.

-- Dr. Sérgio Graff, da Toxiclin, discutiu os “Pontos Críticos em Critérios de Classificação Toxicológica”.

10. Grupos de Trabalho

-- GT1_Revisão Portaria 03-MS: O GT trabalha em critérios para avaliação de risco e na revisão em geral da Portaria. Palestras com especialistas em REACH e GHS foram promovidas pela AENDA para atualizar conhecimentos.

-- GT2_Componentes: Esse GT está trabalhando em consonância com as demais entidades para apresentar uma proposta de IN visando a adoção também de situações onde sejam permitidas alterações imediatas após protocolo do pleito.

-- GT3_Adjuvantes: A regulamentação para adjuvantes não está bem definida, segundo o IBAMA. Assim, o grupo trabalha para estabelecer categorias de adjuvantes por efeitos agronômicos e atualizar os testes da Portaria 84/96 do IBAMA. Nesse ambiente surgiram muitos produtos irregulares, sem registro ou acobertados como fertilizantes foliares ou outras modalidades.

(14)

14

estejam adequadas às normas da equivalência; e, para tratar também dos cadstros estaduais em geral.

-- GT5_Portaria 84/96-IBAMA: O Grupo trabalha na revisão geral desta Portaria.

11. Tradução de artigos

-- Artigo “Charting the perfect pesticide packaging” , de Philip Case, publicado pela Farmers Weekly Interactive. Traduzimos para “Projetando a embalagem perfeita para pesticidas”.

12. Divulgação de Eventos e Trabalhos de Terceiros

-- Eventos do IAC em março_Informativo do Instituto Agronômico de Campinas.

-- Boletim das Câmaras Setoriais de São Paulo_ Boletim CODEAGRO no 01_jan/fev.2010 -- Reportagem “Nitrogênio – De Fertilizante a Poluidor”_Revista Scientific American_mar.2010 -- Encontro Nacional de Fiscais_8º ENFISA_14 a 17jun_São Luis/MA

-- Revista RevInter da INTERTOX_no 01/2010

-- Workshop da ANVISA sobre Dados Proprietarios_08abr_Brasilia/DF

AENDA – Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos

Av. Dr. Vieira de Carvalho, 172 – 3º andar – Conj. 306 – CEP: 01210-010 – São Paulo / SP

PABx: (11) 3354-0053 - www.aenda.org.br - aenda@aenda.org.br

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ Esta é uma resenha basicamente voltada para os associados da AENDA, que ao longo do mês recebem essas informações de maneira mais detalhada. Por alcançar fatos e notícias de uma ampla área do universo fitossanitário, proporcionando uma visão abrangente do setor,

a associação resolveu divulgá-la também a uma carteira selecionada do público externo. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Referências

Documentos relacionados

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Sabe-se que as praticas de ações de marketing social tem inúmeras funções, dentre estas o papel de atuar na mudança de valores, crenças e atitudes, porém os alunos da

Esse tipo de aprendizagem funciona não no regime da recognição (DELEUZE, 1988), que se volta a um saber memorizado para significar o que acontece, mas atra- vés da invenção de

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica