• Nenhum resultado encontrado

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDOS DE INVESTIMENTOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO (DOCENTE DA UFMG): BERNARDO VIANNA FREITAS

bernardo.freitas@camposfialho.com.br IDEALIZAÇÃO E EQUIPE COORDENADORA: ADRIANO FERRAZ adriano.ferraz@camposfialho.com.br EVARISTO LUCENA epereira@machadomeyer.com.br FERNANDA VERSIANI fernanda.versiani@principalinvest.com.br

LUIS FELLIPE MAIA

luis.maia@vivacapital.com.br

MÁRIO TAVERNARD

mtavernard@toradv.com.br

F

UNDOS DE

I

NVESTIMENTOS

I

C

URSO DE

F

ÉRIAS DO

G

RUPO DE

E

STUDOS DE

D

IREITO

E

MPRESARIAL

Projeto de Curso de Extensão, a ser oferecido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

(2)

I.

C

ARACTERIZAÇÃO

,

O

BJETIVOS E

E

MENTA

OI Curso de Férias do Grupo de Estudos de Direito Empresarial (“Curso”) será caracterizado

como uma atividade de Extensão Universitária, sob a modalidade de “Curso”, “Curso de Atualização”, de natureza teórica e com metodologia de ensino presencial, na forma das normas aplicáveis da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

O Curso visa a contribuir para o ensino e fomento de discussões de temas relacionados ao Direito Empresarial, especificamente do tema Fundos de Investimentos, no âmbito da UFMG e do Estado de Minas Gerais, abordando especialmente a seguinte ementa:

Fundos de Investimentos: Aspectos Gerais e Questões Polêmicas Regulação e Autorregulação

Responsabilidade de Administradores e Gestores Conflito de Interesses

Invalidade de Deliberações em Assembleias de Cotistas

Fundo de Investimento em Ações (FIA) e Fundo Multimercado

Fundo de Investimento em Participações (FIP) e Fundo Mútuo de Investimento em Empresas Emergentes (FMIEE)

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

Tributação de Fundos de Investimento

Fundos de Investimento e a Nova Lei do CADE Usufruto de Cotas de Fundos de Investimento

Outros temas conexos poderão ser incluídos na ementa segundo conveniência do Curso.

II.

R

EALIZAÇÃO

,

C

OORDENAÇÃO E

E

QUIPE

O Curso será realizado pela Faculdade de Direito da UFMG (“FD-UFMG”), com apoio de outras instituições de ensino superior que venha a se interessar pelo presente projeto. O membro do corpo docente da UFMG responsável pela coordenação do Curso será o Professor Substituto de Direito Empresarial Bernardo Vianna Freitas.

A equipe de coordenação do Curso contará com a participação de Adriano Ferraz, Evaristo

Lucena, Fernanda Versiani, Luis Fellipe Maia e Mário Tavernard, cujos respectivos

(3)

O coordenador responsável pelo Curso e os integrantes da equipe de coordenação são os idealizadores do Curso e serão considerados co-coordenadores para todos os fins.

III.

D

ATA E

L

OCAL

O Curso acontecerá no mês de julho de 2013, apenas no período noturno. As datas preferencias para realização do Curso são 15 a 19 de julho, 22 a 26 de julho ou 29 de julho a 02 de agosto. Após a aprovação da realização do Curso pela UFMG, a data será definida de acordo com a disponibilidade dos palestrantes.

O Curso será realizado no auditório do 16º andar, do Prédio da Pós-Graduação da FD-UFMG, localizado na Avenida João Pinheiro, 100, Centro, Belo Horizonte – MG. Caso não seja possível a utilização desse espaço para realização do Curso, o local poderá ser alterado mediante aviso prévio, inclusive para locais externos às dependências da UFMG.

IV.

P

ARTICIPANTES E

I

NSCRIÇÕES

O evento tem como público alvo toda a comunidade acadêmica, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais do Direito ou de outras áreas afins, prestadores de serviços em atividades correlatas e demais interessados.

As inscrições serão realizadas pelo Centro Acadêmico Afonso Pena (“CAAP”), por alguma instituição apoiadora e/ou diretamente pela equipe coordenadora através de email/website especialmente criado para os fins de operacionalizá-las. Serão abertas vagas para até 55 (cinquenta e cinco) participantes, sendo que o Curso será realizado apenas com uma participação mínima de 30 (trinta) participantes.

As inscrições serão realizadas entre o período de 24 de junho de 2013 a 12 de julho de 2013, mediante preenchimento de ficha de inscrição e pagamento dos seguintes valores:

Alunos de graduação: R$ 75,00 (setenta e cinco reais); Demais participantes: R$ 200,00 (duzentos reais).

A equipe coordenadora poderá oferecer isenções dos valores de inscrição para participantes específicos.

O Curso não terá finalidade lucrativa, sendo os valores das inscrições utilizadas para arcar com os custos de realização do Curso, conforme orçamento previsto na Seção X deste projeto, e os valores que excederem ao dispêndio com tais custos serão destinados na forma da Seção XIII deste projeto.

(4)

decorrente de sua participação no Curso, devendo formalizar essa renúncia em instrumento próprio, nos termos das normas da UFMG.

V.

M

ETODOLOGIA E

F

ORMATO DO

C

URSO

Em cada um dos dias haverá entre 02 (duas) a 04 (quatro) apresentações teóricas pelos palestrantes, de 50 (cinquenta) minutos a 100 (cem) minutos de duração, relacionadas com o tema central do Curso e descritas na Seção VI deste projeto.

Cada palestrante terá liberdade teórico-metodológica para desenvolver seu tema e apresentar aos participantes do Curso. O Curso utilizará apenas de recurso de informática para fins de projeção de slides e afins.

A cada dia de Curso ocorrerá um intervalo de até 20 (vinte) minutos de duração para

coffee-break e integração entre os participantes.

VI.

C

ONTEÚDO

P

ROGRAMÁTICO

P

ROVISÓRIO E

T

EMAS

DATA HORÁRIO TEMAS PALESTRANTE

15/07/13

19:00 hs às 20:40 hs

Fundos de Investimentos:

Aspectos Gerais e Questões Polêmicas Mário Tavernard

20:50 hs às

22:30 hs Regulação e Autorregulação Adriano Ferraz

16/07/13

19:00 hs às 20:40 hs

Responsabilidade de Administradores e Gestores e

Conflito de Interesses Flávio Ribeiro

20:50 hs às 22:30 hs

Invalidade de Deliberações em

Assembleias de Cotistas Maíra Leitoguinhos

17/07/13

19:00 hs às 20:40 hs

Fundo de Investimento em Ações (FIA)

e Fundo Multimercado Fernanda Versiani

20:50 hs às 22:30 hs

Fundo de Investimento em Participações (FIP) e Fundo

Mútuo de Investimento em Empresas Emergentes (FMIEE) Bernardo Freitas

18/07/13

19:00 hs às

20:40 hs Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) Evaristo Lucena 20:50 hs às

22:30 hs Fundo de Investimento Imobiliário (FII) Luiz Maia

19/07/13 Palestrantes

Convidados

19:00 hs às

19:50 hs Tributação de Fundos de Investimento

Fernando Moura

(Palestrante Convidado)

20:00 hs às

20:50 hs Fundos de Investimento e a Nova Lei do CADE Julio Nunes Queiroz 21:00 hs às

21:50 hs Usufruto de Cotas de Fundos de Investimento

Henrique Barbosa

(5)

O cronograma e conteúdo programático acima serão alterados para compreender a inclusão das apresentações dos professores da FD-UFMG a serem convidados, conforme descrito na Seção VII deste projeto, e conforme sua aceitação ao convite para participar como palestrantes do Curso. O cronograma e conteúdo programático também poderão sofrer alterações em razão da agenda e disponibilidade dos palestrantes e conforme eventuais realocações de temas entre os palestrantes.

VII.

P

ALESTRANTES E

C

URRÍCULOS

Os palestrantes do Curso são os seguintes:

ADRIANO FERRAZ

Graduado e Mestre em Direito Empresarial pela UFMG. Fundador e Conselheiro do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Advogado do Campos Fialho Canabrava Borja Andrade Salles Advogados. Coautor da obra “Sociedades Anônimas e Mercados de Capitais – Estudos em Homenagem ao Professor Osmar Brina Corrêa-Lima” (Quartier Latin, 2011).

BERNARDO VIANNA FREITAS

Graduado e Mestrando em Direito Empresarial pela UFMG. Conselheiro do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Professor Substituto de Direito Empresarial na Faculdade de Direito da UFMG (2012-2013). Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação LL.M. do IBMEC/MG (disciplina: Mercado de Capitais). Organizador e coautor da obra “Sociedades Anônimas e Mercados de Capitais – Estudos em Homenagem ao Professor Osmar Brina Corrêa-Lima” (Quartier Latin, 2011). Advogado do Campos Fialho Canabrava Borja Andrade Salles Advogados.

EVARISTO PEREIRA LUCENA

Graduado em Direito Empresarial pela UFMG. Coordenador e Conselheiro do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Advogado do Machado Meyer Sendacz Ópice Advogados.

FERNANDA VERSIANI

Graduada e Mestranda em Direito Empresarial pela UFMG. Coordenadora e Conselheira do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Sócia da Principal Gestão de Investimentos.

FERNANDO MOURA – PALESTRANTE EXTERNO CONVIDADO

Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos, graduado em Contabilidade pela Universidade Candido Mendes. Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Mestrando em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo – USP. Cursando LL.M. na área de

International Taxation pela New York University (NYU). Sócio do Sacha Calmon Misabel Derzi

Consultores e Advogados.

FLÁVIO CANÇADO RIBEIRO

Graduado em Direito pela UFMG e Mestrando em Direito Empresarial pela USP. Ex-participante do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Advogado do Campos Fialho Canabrava Borja AndradeSalles Advogados.

HENRIQUE BARBOSA – PALESTRANTE EXTERNO CONVIDADO

Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos. Professor da Especialização em Direito Societário e Coordenador e Professor no Curso de Pós-Graduação LL.M. do Ibmec/MG. Diretor do IBRADEMP. Sócio do Barbosa & Barbosa Advogados.

(6)

Graduado em Direito pela UFMG e Mestre (LL.M.), com distinção, pela Universidade de Londres (UCL). Bolsista do Instituto Ling. Ex-participante do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Coautor da obra “Sociedades Anônimas e Mercados de Capitais – Estudos em Homenagem ao Professor Osmar Brina Corrêa-Lima” (Quartier Latin, 2011). Advogado do Azevedo Sette Advogados.

LUIZ FELLIPE REIS MAIA

Graduado em Direito pela UFMG. Conselheiro do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Sócio da Vivá Capital.

MÁRIO TAVERNARD

Graduado e Mestre em Direito Empresarial pela UFMG. Conselheiro do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Professor Convidado no Curso de Curta Duração Direito Societário Aplicado do IBMEC/MG. Organizador e coautor da obra “Sociedades Anônimas e Mercados de Capitais – Estudos em Homenagem ao Professor Osmar Brina Corrêa-Lima” (Quartier Latin, 2011). Autor da obra “Regime Jurídico dos Fundos de Investimentos” (Quartier Latin, 2012). Sócio do Tavernard Advogados.

MAÍRA LEITOGUINHOS DE LIMA ABREU

Graduada e Mestranda em Direito Empresarial pela UFMG. Ex-participante do Grupo de Estudos de Direito Empresarial. Professora Voluntária na Faculdade de Direito da UFMG, lecionando a disciplina Instituições de Direito Privado na Faculdade de Administração e Ciências Econômicas.

Todos os palestrantes são egressos do Grupo de Estudos de Direito Empresarial da UFMG, com exceção apenas dos palestrantes convidados Henrique Barbosa e Fernando Moura, cujo convite foi feito em razão de suas linhas de pesquisa acadêmica e atuação profissional poderem contribuir de forma relevante para o tema a ser abordado por cada um deles. Além dos palestrantes descritos acima, serão convidados os atuais professores coordenadores do Grupo de Estudos de Direito Empresarial da UFMG, Prof. Dr. Eduardo

Goulart Pimenta, Prof. Dr. Marcelo Andrade Féres, Prof. Dr. Sérgio Mourão Corrêa-Lima e

Profa. Dra. Rubia Neves.

A professora de Direito Econômico da FD-UFMG, Profa. Dra. Amanda Flávio Oliveira, também será convidada para tratar do tema acerca da aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor aos Fundos de Investimentos (ou outro tema de sua escolha).

Os palestrantes e as palestras de cada dia podem eventualmente ser alterados sem aviso prévio em razão de incompatibilidade de agenda ou imprevistos que tornem inviável a participação no evento.

VIII.

P

RODUÇÃO

A

CADÊMICA PELOS

P

ALESTRANTES E

C

ONTEÚDO DO

C

URSO

Será sugerido aos palestrantes que produzam um material escrito, na forma de artigo ou

paper, resumindo o conteúdo da palestra que ministrarem no Curso com a finalidade de

registrar o conhecimento ali passado e, eventualmente, publicar uma obra coletiva com esse material. Os prazos, critérios e regras para essa produção serão posteriormente tratados com os palestrantes.

(7)

As palestras poderão ser filmadas em formato de vídeo ou áudio e posteriormente divulgadas gratuitamente pela internet. Os palestrantes deverão ceder os direitos de imagem decorrentes de suas palestras para divulgação por tempo indeterminado e sem qualquer tipo de contraprestação.

IX.

D

IVULGAÇÃO DE

O

BRA

O Curso será utilizado para divulgação da obra “Regime Jurídico dos Fundos de Investimentos” (Quartier Latin, 2012), de autoria de Mário Tavernard, membro da equipe coordenadora.

X.

C

USTOS

O

RÇAMENTÁRIOS

O orçamento para realização do Curso, a ser arcado com os valores recebidos pelas inscrições e patrocínio, é o seguinte:

CUSTO VALOR UNITÁRIO QUANTIDADE TOTAL

Coffee-break R$ 10,00 /pessoa 5 dias

Média 50 pessoas R$ 2.500,00

Material de Divulgação - - R$ 1.000,00

Limpeza, áudio e vídeo - - R$ 2.000,00

TOTAL - - R$ 5.500,00

XI.

P

ATROCINADORES

O Curso abrirá a possibilidade para a captação dos seguintes patrocinadores: 2 a 3 quotas de patrocínio para escritórios de advocacia;

2 a 3 quotas de patrocínio para corretoras de valores mobiliários e/ou gestores de investimentos; e

2 a 3 quotas de patrocínio para outros agentes envolvidos com o tema dos Fundos de Investimentos.

Cada quota de patrocínio será no valor de R$ 900,00 (novecentos reais) e dará direito a divulgação do logotipo do patrocinador a todos os materiais de divulgação do Curso.

Além disso, cada patrocinador terá direito a 02 (duas) inscrições para o Curso, devendo indicar as pessoas que comparecerão mediante envio da ficha de inscrição.

(8)

XII.

A

POIADORES

OS possíveis apoiadores do evento são (todos ainda a serem convidados): CVM – Comissão de Valores Mobiliários;

ANBIMA;

IBRADEMP – Instituto Brasileiro de Direito Empresarial;

OAB/MG – Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais; IAMG – Instituto dos Advogados de Minas Gerais;

CAAP – Centro Acadêmico Afonso Pena; AMCHAM – Câmara Americana de Comércio;

CESA – Centro de Estudos de Sociedades de Advogados; Editora Quartier-Latin;

IMMC – Instituto Mineiro de Mercado de Capitais; IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais;

APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento e do Mercado de Capitais.

Os apoiadores contribuirão com a divulgação do Curso e de outras formas que sejam de sua conveniência.

XIII.

D

ESTINAÇÃO DOS

R

ECURSOS

A

UFERIDOS

Todos os valores auferidos com as inscrições e com os patrocínios sofrerão as seguintes destinações:

pagamento dos custos de realização do Curso, previstos no orçamento ou não; e repasse dos valores eventualmente determinados pelas normas da UFMG.

Os valores excedentes serão destinados à aquisição de obras da área de Direito Empresarial, publicadas pela Editora Quartier Latin (apoiadora do Curso), que serão doadas à biblioteca da FD-UFMG.

O Curso não contará com recurso públicos e/ou de bolsas fornecidas por entidades públicas de fomento a pesquisa, extensão e afins.

(9)

XIV.

C

ARGA

H

ORÁRIA

,

A

VALIAÇÃO E

C

ERTIFICADO DE

P

ARTICIPAÇÃO

O Curso terá uma carga horária de 17 hs (dezessete horas). O coordenador, a equipe coordenadora, os palestrantes e os participantes receberão certificados de participação no Curso, observadas a normas da UFMG.

Somente os participantes que tenham obtido frequência mínima de 80% (oitenta por cento) terão direito de receber o certificado de conclusão. Haverá controle diário de presença mediante assinatura de lista de presença.

Não haverá a aplicação de provas, exames ou testes para fins de emissão de certificados de conclusão e/ou avaliação de desempenho dos participantes.

A taxa de emissão dos certificados já está incluída no valor da inscrição e serão arcadas pelos valores arrecadados com as inscrições e patrocínio.

A carga horária do Curso poderá ser creditada como atividade complementar de graduação para os estudantes participantes, na forma das normas de cada instituição de ensino superior.

Referências

Documentos relacionados

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

foi possível concluir que o uso da difratometria de raios-X utilizando-se radiação de Cobre na quantificação da fração volumétrica das fases é possível, apesar

Estes resultados sugerem que a utilização in vitro dos extratos botânicos aquosos in natura e desidratado de embaúba no cultivo de larvas não foram eficazes no

O texto faz referência ao discurso do jornalista Wanil, dizendo que ele tentou mostrar que aquele era um momento histórico, mas que, estando ele próprio muito confuso, deu voltas e

 Cumprir sua jornada de serviço pré-determinada pelo superior imediato e manter-se no local de trabalho até que haja a devida substituição, para a manutenção da prestação

A utilização da cinesioterapia na reabilitação precoce de pacientes que sofreram fratura de fêmur com uso de haste intramedular tem um papel importante pelo fato desses

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e