• Nenhum resultado encontrado

BANCO PATAGONIA S.A.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BANCO PATAGONIA S.A."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BANCO PATAGONIA S.A.

ATA DE DIRETÓRIO Nº 2548 (18.02.09)

Na Cidade Autônoma de Buenos Aires aos 18 dias do mês de fevereiro de 2009, se reúnem no domicilio social sito em Tte. Gral. Juan D. Perón 500, os membros do Diretório de BANCO PATAGONIA S.A., que firmam ao pie. Se encontra presente a Cra. María Soledad Sampayo Cau em representação da Comissão Fiscalizadora. Sendo as 16.30 hs., tendo quorum suficiente, o Sr. Presidente declara aberto o ato e manifesta que a reunião tem por objeto tratar o seguinte Ordem do Dia: --- 1. Consideração das Demonstrações Contábeis correspondentes ao exercício econômico da

Sociedade, compreendido ente 1° de janeiro e 31 d e dezembro de 2008, e informe dos Auditores Independentes e Comissão Fiscalizadora.

2. Consideração da Memória correspondente ao exercício econômico finalizado em 31 de dezembro de 2008.

3. Consideração de Resenha Informativa segundo normas CNV, Cap. XXIII, 11.6. 4. Consideração dos DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ao 31.12.08 para Brasil.

... PONTO N° 1: CONSIDERAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEI S CORRESPONDENTES AO EXERCÍCIO ECONÔMICO DA SOCIEDADE COMPREENDIDO ENTRE 1° DE JANEIRO E 31 DE DEZEMBRO DE 2008, E INFORME DOS AUDITORES INDEPENDENTES E COMISSÃO FISCALIZADORA: Posto a consideração este ponto do Ordem do Dia, o Sr. Presidente, Jorge Guillermo Stuart Milne, informa que com suficiente antecipação se distribuiu entre os Srs. Diretores e Síndicos, a demonstração de situação patrimonial de Banco Patagonia S.A. correspondente ao 85° exercício econômico da Sociedade, finalizado 31 de dezembro de 2008 e as correspondentes demonstrações de resultados, de evolução do patrimônio líquido, de fluxo de caixa e seus equivalentes e as Demonstrações Contábeis Consolidadas, pelo exercício econômico finalizado nessa data e as notas e anexos que os complementam, todo no âmbito das normas legais vigentes. Informa ademais que de acordo com o requerido pelas normas do B.C.R.A., a Demonstração de Situação Patrimonial, o Demonstração de Resultados, a Demonstração de Evolução do Patrimônio Líquido e a Demonstração de Fluxo de Caixa e seus Equivalentes em 31 de dezembro de 2008 os Anexos que assim o especificam, se apresentam em forma comparativa com saldos ao final do exercício precedente.

Continua dizendo que a documentação em consideração em esta reunião, responde aos registros efetuados nos livros rubricados da sociedade lavados em conformidade com as normas legais vigentes e sua documentação de respaldo. Por este fato e dado que os mesmos são de conhecimento por parte dos presentes, propôs que se omita sua transcrição em atas e se dêem por aprovados.

Logo de um amplio intercambio de opiniões e de considerar distintos aspectos relacionados com a informação contida nas Demonstrações Contábeis mencionados, a proposta é aprovada por unanimidade.

Abaixo, o Sr. Presidente propõe que, estando ainda dentro dos prazos legais, se considere a Convocatória a Assembléia em outra reunião do Diretório. Logo de um breve intercambio de opiniões, a proposta do Sr. Presidente resulta aprovada por unanimidade.---

PONTO N° 2: CONSIDERAÇÃO DA MEMÓRIA CORRESPONDENTE AO EXERCÍCIO

ECONÔMICO FINALIZADO O 31 DE DEZEMBRO DE 2008.: O Sr. Presidente expressa que tendo sido aprovados as Demonstrações Contábeis referidas do 85° exercício social encerrado 31.12.2008, corresponde agora considerar a Memória do exercício encerrado em 31.12.2008.

Ato seguido, o Sr. Presidente põe a consideração dos presentes a Memória e manifesta que sua contendo é de conhecimento dos Srs. Diretores e Síndicos, por ter sido distribuída com suficiente antecipação, pelo que propõem tendo lido e aprovado, e se transcreva integramente na Ata desta reunião.

Logo de um amplio intercambio de opiniões, a Memória é aprovada por unanimidade, de acordo ao seguinte texto:

(2)

Ato seguido, o Sr. Gonzalez Moreno põe a consideração dos presentes o informe dos Auditores Independentes sobre o Balance e Memória aprovados. Após um breve intercambio de opiniões, se informa ter tomado conhecimento do informe e se resolve sua transcrição na presente ata:

“PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Senhores Acionistas e Diretores do

BANCO PATAGONIA S.A.

Domicilio Legal: Teniente General J. D. Perón 500 Cidade Autônoma de Buenos Aires

1. Realizamos a auditoria da demonstração do balanço patrimonial adjunto do BANCO PATAGONIA S.A. em 31 de dezembro de 2008 e as correspondentes demonstrações dos resultados, das mutações do patrimônio líquido e do fluxo de caixa e equivalentes referentes ao exercício que findam nessa data. Também, realizamos uma auditoria da demonstração do balanço patrimonial consolidado adjunto do BANCO PATAGONIA S.A. e suas sociedades controladas em 31 de dezembro de 2008 e das correspondentes demonstrações consolidadas dos resultados e do fluxo de caixa e equivalentes referentes ao exercício que findam nessa data, que se expõem como informação complementar no Quadro I.

2. A Direção de a Entidade é responsável pela preparação e apresentação razoável dos demonstrações contábeis de acordo com as normas contábeis estabelecidas pelo Banco Central de a República Argentina (B.C.R.A.). Esta responsabilidad incluí desenhar; implementar e manter um sistema de controle interno adequado, para que estes demonstrações contábeis não incluam descorçoes significativas originadas em erros ou omissões ou em irregularidades; selecionar e aplicar políticas contábeis apropriadas e efetuar as estimações que resultem razoáveis nas circunstancias. Nossa responsabilidade é expressar uma opinião sobre as mencionados demonstrações contábeis baseada em nossa auditoria.

3. Nosso trabalho foi realizado de acordo com as normas de auditoria vigentes na República Argentina e com as “Normas mínimas sobre auditorias externas” emitidas pelo B.C.R.A. Estas normas requerem que o auditor planifique e desenvolva sua tarefa com o objetivo de obter um grau razoável de seguridade acerca da inexistência de distorções significativas nas demonstrações contábeis.

Uma auditoria inclui aplicar procedimentos, sobre bases seletivas, para obter elementos de juízo sobre a informação exposta nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do juízo profissional do auditor, quem a este fim avalia os riscos de que existam distorções significativas nas demonstrações contábeis, originadas em erros ou omissões ou em irregularidades. Ao realizar esta avaliação de riscos, o auditor considera o controle interno existente na Entidade, no que seja relevante para a preparação e apresentação razoável das demonstrações contábeis, com a finalidade de selecionar os procedimentos de auditoria que resultem apropriados nas circunstancias, mas não com o propósito de expressar uma união sobre a efetividade do sistema de controle interno vigente na Entidade. Assim mesmo, uma auditoria inclui avaliar que as políticas contábeis utilizadas sejam apropriadas, a razoabilidade das estimações contábeis efetuadas pela Direção da Entidade e a apresentação das demonstrações contábeis tomados em seu conjunto.

Consideramos que os elementos de juízo obtidos nos oferecem uma base suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião de auditoria.

4. Tal como se descreve na nota 2 as demonstrações contábeis adjuntas, as demonstrações contábeis mencionados no parágrafo 1, foram preparadas pela Entidade de acordo com as normas contábeis estabelecidas pelo B.C.R.A., as quais diferem das normas contábeis profissionais aprovadas pelo Conselho Profissional de Ciências Econômicas da Cidade Autónoma de Buenos Aires em certos aspectos de avaliação e exposição que se descrevem e quantificam na mencionada nota.

5. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis mencionados no parágrafo 1. apresentam razoavelmente, em todos seus aspectos significativos, a situação patrimonial de BANCO PATAGONIA S.A. e a situação patrimonial consolidada de BANCO PATAGONIA S.A. com suas sociedades controladas ao 31 de dezembro de 2008 e os respectivos resultados de suas operações e os fluxos de caixa e seus equivalentes pelo exercício finalizado nessa data, de conformidade com as normas contábeis estabelecidas pelo B.C.R.A. y, exceto pelo motivo das questiones mencionadas no parágrafo 4, com as normas contábeis profissionais vigentes na Cidade Autônoma de Buenos Aires, República Argentina.

6. Em relação a demonstração de situação patrimonial do BANCO PATAGONIA S.A. e ao demonstração de situação patrimonial consolidado do BANCO PATAGONIA S.A. com suas sociedades controladas em 31 de dezembro de 2007 e as correspondentes demonstrações de resultados e de evolução do patrimônio líquido pelo exercício finalizado nesta data, apresentados com propósitos comparativos,

(3)

informamos que emitimos m 18 de fevereiro de 2008 um informe de auditoria sobre estas demonstrações contábeis, ao qual nos remitimos, que incluiu uma opinião favorável com reservas por diferenças entre a aplicação das normas do B.C.R.A. e as normas contábeis profissionais vigentes na Cidade Autônoma de Buenos Aires, República Argentina, que estão detalhadas na nota 3. e nas mencionadas demonstrações contábeis.

7. Em cumprimento de disposições vigentes, informamos que:

a) As demonstrações contábeis mencionados no parágrafo 1., se encontram registrados no livro Balances e, em nossa opinião, foi preparada, em todos seus aspectos significativos, em conformidade com as normas pertinentes do B.C.R.A, da Lei de Sociedades Comercial e da Comissão Nacional de Valores.

b) As demonstrações contábeis de BANCO PATAGONIA S.A surgem de registros contábeis lavados, em seus aspectos formais, de conformidade com as normas legais vigentes e de acordo com as condições estabelecidas na Resolução N° 4.810/EMI de a Comissão Nacional de Valores em 21 de outubro de 2008.

c) Em 31 de dezembro de 2008, a divida apurada em conceito de aportes e contribuições com destino ao Sistema Integrado Provisional Argentino, que surge dos registros cantáveis da Sociedade, aumenta a $ 9.262.410 não sendo exigível nesta data.

d) Durante o exercício finalizado em 31 de dezembro de 2008, faturamos honorários por serviços de auditoria prestados a Entidade, que representam 99% do total faturado a Entidade por todo conceito, 90% do total de serviços de auditoria faturados a Entidade e a suas sociedades controladas e, 89% do total faturado a Entidade e a suas sociedades controladas por todo conceito.

Cidade Autónoma de Buenos Aires, 18 de fevereiro de 2009. PISTRELLI, HENRY MARTIM e ASOCIADOS S.R.L., C.P.C.E.C.A.B.A. T° 1 - F° 13. An drea N. Rey, Socia, Contadora Pública (U.B.A.),C.P.C.E.C.A.B.A. T° 241 - F° 14.

A continuação a Sra. Síndico presente, Dra. María Soledad Sampayo Cau, em representação dela Comissão Fiscalizadora manifesta que tendo examinado a documentação de Banco Patagonia S.A. correspondente ao exercício econômico N° 85 finaliz ado em 31 de dezembro de 2008, a Comissão Fiscalizadora emitiu seu informe conforme os seguintes términos:

RELATÓRIO DO CONSELHO FISCAL Senhores Diretores e Acionistas do BANCO PATAGONIA S.A.

Domicilio Legal: Teniente General J. D. Perón 500 Cidade Autônoma de Buenos Aires

Prezado Senhores:

1. Realizamos uma revisão do Inventario e balanço patrimonial que consta em anexo do BANCO PATAGONIA S.A. em 31 de Dezembro de 2008 e das correspondentes demonstrações dos resultados, das mutações do patrimônio líquido e do fluxo de caixa e equivalentes referentes ao exercício findo nessa data, as notas 1 a 23, os anexos A ao L, N e O e o Quadro I que os complementam e a Memória.

2. A Direção da Entidade é responsável pela preparação e apresentação razoável das demonstrações contábeis de acordo com as normas contábeis estabelecidas pelo Banco Central da República Argentina (B.C.R.A.). Esta responsabilidade inclui desenhar; implementar e manter um sistema de controle interno adequado, para que estes demonstrações contábeis no incluam distorções significativas originadas em erros ou omissões ou em irregularidades; selecionar e aplicar políticas contábeis apropriadas e efetuar as estimações que resultem razoáveis nas circunstancias. Nossa responsabilidade se limita a expressar uma opinião sobre estes documentos baseado no trabalho que se menciona no parágrafo seguinte.

3. Nosso trabalho foi realizado de acordo com as normas de sindicância vigentes. Essas normas requerem que a revisão das demonstrações contábeis seja realizada de acordo com as normas de auditoria vigentes e inclui a verificação da congruência dos documentos revisados com a informação sobre as decisões societárias expostas nas atas e a adequação das mencionadas decisões à Lei e aos estatutos, no que se refere aos seus aspectos formais e documentais. Para realizar o nosso trabalho profissional sobre os documentos citados no primeiro parágrafo, revisamos a auditoria feita pela firma Pistrelli, Henry Martim e Asociados S.R.L., na qualidade de auditores externos, que aplicaram as “Normas mínimas de auditoria externa” do Banco Central da Republica Argentina, normas de auditoria vigente na Republica Argentina emitindo seu relatório no dia 18 de fevereiro de 2009.

Uma auditoria inclui aplicar procedimentos, sobre bases seletivas, para obter elementos de juízo sobre a informação exposta nos demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do juízo profissional do auditor, quem a este fim avalia os riscos de que existam distorções significativas nas demonstrações contábeis, originadas em erros ou omissões ou em irregularidades. Ao realizar esta avaliação de riscos, o auditor considera o controle interno existente na Entidade, no que seja relevante para a preparação e apresentação razoável das demonstrações contábeis, com a finalidade de selecionar

(4)

os procedimentos de auditoria que resultem apropriados nas circunstancias, mas não com o propósito de expressar uma opinião sobre a efetividade do sistema de controle interno vigente na Entidade. Assim mesmo, uma auditoria inclui avaliar que as políticas contábeis utilizadas sejam apropriadas, a razoabilidade das estimações contábeis efetuadas pela Direção da Entidade e a apresentação das demonstrações contábeis tomados em seu conjunto. Dado que não é responsabilidade do síndico efetuar um controle de gestão, nosso exame não se estendeu aos critérios e decisões empresarias das diversas áreas da Entidade, questões que são de responsabilidade exclusiva da Diretoria. Consideramos que nosso trabalho nos brinda uma base suficiente e apropriada para expressar uma opinião.

4. Tal como descrito na nota 2 às demonstrações contábeis anexas, as demonstrações contábeis mencionadas no primeiro parágrafo 1, foram preparadas pela Entidade de acordo com as normas contábeis estabelecidas pelo B.C.R.A., as quais diferem das normas contábeis profissionais aprovadas pelo Conselho Profissional de Ciências Econômicas da Cidade Autônoma de Buenos Aires, República Argentina, em alguns aspectos de avaliação e exposição que se descrevem e quantificam na mencionada nota.

5. Baseados no nosso trabalho e no relatório com data 18 de fevereiro de 2009, emitido pela Dra. Andrea N. Rey (Sócia da firma Pistrelli, Henry Martim e Asociados S.R.L.), em nossa opinião, as demonstrações contábeis mencionados no parágrafo 1, apresentam razoavelmente, em todos seus aspectos significativos, a situação patrimonial de BANCO PATAGONIA S.A. Em 31 de dezembro de 2008 e os resultados de suas operações e seus fluxos de caixa e equivalentes pelo exercício finalizado nessa data, de acordo com as normas estabelecidas pelo B.C.R.A. e, exceto pelo efeito das questões mencionadas no 4 parágrafo, com as normas contábeis profissionais vigentes na Cidade Autônoma de Buenos Aires, República Argentina. 6. Atendendo as disposições legais vigentes, informamos que:

a) No exercício do controle de legalidade que nos corresponde, aplicamos durante o ejercicio findo em 31 de dezembro de 2008 os demais procedimentos descritos no artigo N° 294 da Lei N° 19.550, que achamos necessários de acordo com as circunstâncias, não tendo observações que formular a respeito.

b) As demonstrações contábeis do BANCO PATAGONIA S.A. mencionadas no parágrafo 1 surgem de registros contábeis realizados, em seus aspectos formais, conforme as normas legais vigentes e as normas regulamentares do B.C.R.A., de acordo com as condições estabelecidas na Resolução N° 4.810/EMI da Comissão Nacional de Valores d 21 de outubro de 2008 e o inventario se encontra registrado no livro “Inventario”

c) Revisamos a memória do Diretório sobre a qual nada temos que observar na matéria de Nossa competência, sendo as afirmações sobre fatos futuros responsabilidade exclusiva do Diretório.

d) De acordo ao requerido pela Resolução Geral N° 3 40 e complementarias da C.N.V., sobre a independência do auditor externo e sobre a qualidade das políticas de auditoria aplicadas pelo mesmo e das políticas de contabilização da Entidade, o relatório do auditor externo mencionado no parágrafo 5 inclui a manifestação de ter aplicado as normas de auditoria vigentes na República Argentina, que compreendem os requisitos de independência, e não contém ressalvas com relação à aplicação das mencionadas normas e das normas contábeis profissionais vigentes na Cidade Autônoma de Buenos Aires, República Argentina, considerando o exposto no parágrafo 4.

Cidade Autônoma de Buenos Aires, 18 de fevereiro de 2009. Por Comissão Fiscalizadora: María Soledad Sampayo Cau, Contadora Pública (U.B.A.), C.P.C.E.C.A.B.A. T° 58 - F° 135, Síndico Titular.

PONTO N° 3.: CONSIDERAÇÃO DE RELATÓRIO INFORMATIVA SEGUNDO NORMAS CNV, CAP. XXIII, 11.6.: Posto a consideração este ponto de Ordem do Dia, e Sr. Presidente recorda aos Srs. Diretores que, as sociedades que se encontram no regime de oferta pública de suas ações devem apresentar conjuntamente com as DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS intermédias e de encerre do exercício, o Relatório Informativo de acordo as Normas da CNV. Com respeito informa que foi requerido da Gerencia de Administração a confecção de um projeto da mesma, em 31.12.08. Continua expressando o Sr. Presidente que o Relatório Informativo consiste em um breve resume de as atividades do Banco e das principais contas do Balance.

Assim mesmo, os Auditores Independentes, confeccionaram um informe sobre o mencionado projeto. Logo de um amplio intercambio de opiniões, o Relatório Informativo põe a consideração é aprovada por unanimidade, resolvendo sua apresentação ante os organismos de controlador que correspondam, e se da por tomado conhecimento do Informe dos Auditores Independentes.--- PONTO N° 4: CONSIDERAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEI RAS EM 31.12.08 PARA O BRASIL: O Sr. Presidente informa que, ante os organismos de controle de Brasil se apresentará, simultaneamente com as apresentações locais, una tradução livre ao português dos seguintes documentos, aprovados precedentemente: Estados Contábeis, Memória e Relatório Informativo em 31 de dezembro de 2008.

Oportunamente, com vencimento em 31.03.09 se deverão apresentar os siguientes documentos, que se encontra em processo de elaboração:

(5)

- Demonstrações Contábeis Anuais, em 31.12.2008, emitidos baixo normas internacionais (NIIF), em espanhol e pesos, e tradução livre a português;

- Reconciliação do Estado de Situação Patrimonial e de Resultados al 31.12.08, sob normas de contabilidade de Brasil (Brasilian GAAP), em português e reais.

Após um intercambio de opiniões, se aprova por unanimidade todo o atuado, e de ter por tomado conhecimento dos futuros vencimentos ante os organismos de controle do Brasil.--- ... Sendo considerados todos os pontos do ordem do dia e não tendo mais assuntos que tratar, se da por finalizada a reunião sendo as 18:00 horas.---

Assinantes: Jorge G.Stuart Milne, Ricardo A.Stuart Milne, Emilio C.Gonzalez Moreno, Alberrto J.F.Croceri, Carlos A.Giovanelli, María S.Sampayo Cau.---

Emilio C.Gonzalez Moreno Vicepresidente 2°

Referências

Documentos relacionados

Sem resposta rápida a ABs e Tx de suporte Redução parâmetros falência órgão, tempo internamento e mortalidade.

COORDENAÇÃO : Luiz Henrique Dias de Oliveira Luiz Henrique Dias de Oliveira Luiz Henrique Dias de Oliveira Luiz Henrique Dias de Oliveira Economista - Gerente de Projetos

5.3.2 Sempre que algum jogo seja interrompido antes do tempo normal para o seu termo por razões não disciplinares, após um mínimo de 15 minutos de jogo realizados,

Modulação - é a alteração das características da onda portadora (onda eletromagnética de alta frequência) por adição de uma onda de baixa frequência que contém a informação

O computador poderá regular automaticamente a temperatura de um ambiente, conforme dados lidos através de um sensor de temperatura, como o LM35 conectado à Porta Paralela;

O Centro Universitário São Camillo, em São Paulo e a Universidade do Norte do Paraná, com equipamentos instalados pela Sincro, assim como o Anglo de Osasco, cliente da Da

O PROTO-BEE é um adaptadora para os módulos XBee e XBee-Pro™ com várias funções como: adaptar um módulo XBee/XBee-Pro numa matriz de contatos (proto-board) ou placa (PCI),

1) Nem todos que produzem, vendem, distribuem ou oferecem um produto ou serviço podem ser automaticamente considerados fornecedores. Para que isso ocorra, é necessário que