• Nenhum resultado encontrado

1SESAES11_B01_01N De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo des

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1SESAES11_B01_01N De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo des"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

• De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas objetivas.

• Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Texto para os itens de 1 a 11

No Brasil, a coleta de materiais recicláveis, tais como

1

latinhas, garrafas pet, papelão, papel, isopor, nem sempre é vista com o respeito devido. Claro que existem exceções, mas muita gente reclama das carroças que atrapalham o trânsito, e,

4

mesmo quando param para descansar ou recolher material, os catadores são vistos com desconfiança ou desdém. O mais complicado é fazer determinadas pessoas enxergarem nessa

7

atividade um trabalho árduo e extremamente útil. São homens e mulheres anônimos que contribuem para o milagre da transformação do lixo, que entope bueiros, suja as ruas e vai

10

parar nos rios, em matéria útil que volta para a cadeia produtiva em forma de insumo para novos produtos.

Mesmo com a atividade desses trabalhadores, que

13

travam uma luta diária pela sobrevivência, repousa, no fundo de muitos rios brasileiros, a exemplo dos rios Tietê e Pinheiros, em São Paulo, uma colossal quantidade de lixo composta de

16

todo o tipo de materiais, inclusive sofás e geladeiras, e sujeiras de toda a espécie despejados pelas pessoas. Os especialistas consideram que uma das principais razões da ocorrência de

19

enchentes é exatamente a ausência de vazão dos nossos principais rios, em cujos leitos há enorme quantidade de sedimentos.

22

Reinaldo Canto. Fim de ponto de coleta é r e t r o c e s s o i n j u s t i f i c á v e l . I n t e r n e t : <www.cartacapital.com.br> (com adaptações).

A respeito das ideias, das estruturas linguísticas do texto e de sua tipologia, julgue os seguintes itens.

1 O trecho “mas muita gente reclama das carroças que atrapalham o trânsito” (R.3-4) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: embora muita gente reclama das carroças que atrapalham o trânsito.

2 Depreende-se do texto que, no Brasil, parte do problema das enchentes deve-se ao descarte indevido do lixo, o que demonstra a necessidade do trabalho desenvolvido pelos catadores de lixo, atividade ainda menosprezada por muitas pessoas.

3 Na linha 3, o deslocamento de “devido” para a posição imediatamente antes de “respeito” prejudicaria a correção gramatical e o sentido original do período.

4 Preserva-se a correção gramatical do período ao se substituir “Claro que” (R.3) por Obviamente.

5 Esse texto caracteriza-se como predominantemente

dissertativo-argumentativo.

Ainda com relação às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue os itens que se seguem.

6 Estaria adequada ao contexto a substituição de “árduo” (R.8) por ardiloso, visto que ambos os vocábulos, classificados como adjetivos, são sinônimos.

7 A correção gramatical do período seria mantida se a forma verbal “vai parar” (R.10-11) fosse flexionada no plural. 8 Sem prejuízo para o sentido original do texto ou para a sua

correção gramatical, o trecho “volta para a cadeia produtiva” (R.11-12) poderia ser substituído por volta a cadeia produtiva. 9 O trecho “Mesmo com a atividade desses trabalhadores, que travam uma luta diária pela sobrevivência, repousa, no fundo de muitos rios brasileiros (...)” (R.13-15) poderia ser reescrito, de acordo com as regras gramaticais e sem prejuízo para a coerência do período, da seguinte forma: Ainda com a atividade desses trabalhadores, que trava uma luta diária pela sobrevivência, repousam no fundo de muitos rios brasileiros (...).

10 Na linha 18, o termo “despejados” poderia ser empregado no feminino singular, em relação de concordância com “espécie”, alteração que manteria o sentido original do texto e atenderia à prescrição gramatical.

11 A substituição de “fazer determinadas pessoas enxergarem” (R.7) por fazer com que certas pessoas enxerguem manteria a correção gramatical do período.

Texto para os itens de 12 a 19

A pesquisa biomédica passou do amadorismo e

1

voluntarismo à seriedade e ao profissionalismo necessários à projeção do Brasil no cenário mundial. Nenhum país que pretenda ser potência mundial pode deixar de criar e ampliar

4

seu parque científico. As pesquisas, em geral, e a biomédica, em particular, vêm-se beneficiando da estabilidade econômica alcançada nos últimos quinze anos, além da criação dos fundos

7

setoriais de ciência e tecnologia e da consolidação do financiamento estadual pelas fundações de apoio à pesquisa. Mas ainda falta muito a ser feito. Apesar da melhora, o Brasil

10

ainda tem um longo caminho a seguir para ser competitivo. Nos últimos oito anos, o volume de recursos do Ministério da Saúde, que vem aumentando progressivamente, aproximou-se

13

dos 200 milhões de reais ao ano, incentivando setores da pesquisa específicos e complementares aos que recebem o apoio tradicional das agências de fomento.

16

Riad Younes. Pesquisa em saúde. Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptações). Julgue os itens de 12 a 15, acerca das ideias e estruturas linguísticas do texto.

12 Infere-se do texto que, no Brasil, a pesquisa biomédica, importante fator de desenvolvimento científico do país, embora receba cada vez mais recursos do poder público, ainda não atingiu o patamar ideal de competitividade em relação aos países desenvolvidos.

(3)

13 O emprego do acento indicativo de crase em “à seriedade” (R.2) justifica-se pela regência da forma verbal “passou” (R.1), que, no contexto, exige complemento preposicionado, e pela presença do artigo definido no feminino singular que determina o termo “seriedade”.

14 A eliminação do acento circunflexo da forma verbal “vêm” (R.6) manteria a correção gráfica do vocábulo e a correção gramatical do texto, dada a possibilidade de a concordância verbal, nesse contexto, ser feita com o termo mais próximo — “a biomédica” (R.5).

15 Da afirmação contida no primeiro período do texto infere-se que a criação e a implantação de instrumentos legais obrigaram o Estado a exercer o seu papel regulador, o que tornou a pesquisa biomédica séria e profissional.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere à organização das ideias e a aspectos gramaticais e estruturais do texto apresentado.

16 No último período do texto, o sujeito da oração introduzida pela forma verbal no gerúndio — “incentivando” — retoma “o volume de recursos do Ministério da Saúde” (R.12-13). 17 O período “Nos últimos oito anos, (...) fomento.” (R.12-16)

poderia ser reescrito, mantendo-se a coerência e a correção gramatical do texto, da seguinte forma: Progressivamente, vem aumentando o volume de recursos do Ministério da Saúde, que se aproximou, nos últimos oito anos, dos 200 milhões de reais ao ano, incentivando setores da pesquisa específicos e complementares àqueles que recebem o apoio tradicional das agências de fomento.

18 Na linha 10, a substituição de “Apesar da” por Não obstante a manteria as relações sintático-semânticas do período. 19 Na linha 11, a oração “para ser competitivo” expressa ideia de

finalidade.

Considerando as normas de redação de correspondências oficiais, julgue o item abaixo.

20 Em exposição de motivos encaminhada, por exemplo, pelo ministério da saúde à presidente da República, é adequada a utilização do vocativo Excelentíssima Senhora Presidenta da República e do fecho Respeitosamente, ambos seguidos de vírgula.

Com relação ao sistema operacional e ambiente Windows, julgue os itens que se seguem.

21 A barra de ferramentas padrão do Windows, presente na maioria dos aplicativos compatíveis com esse sistema operacional, geralmente localizada no topo da tela dos programas, contém um menu composto de opções como, por exemplo, Arquivo, Editar, Exibir e Ferramentas.

22 No Windows, ao se mapear uma unidade de rede, o sistema torna-a uma unidade de disco virtual, o que permite que outro computador, ligado ao sistema por meio de uma rede de comunicação, a ela tenha acesso.

23 No Windows, as unidades permanentes de armazenamento de dados correspondem à memória permanente do computador, isto é, aos locais onde ficam gravados itens diversos, como, por exemplo, programas, pastas e arquivos do usuário.

Com relação aos aplicativos Windows para edição de textos, planilhas e apresentações, julgue os próximos itens.

24 No MS PowerPoint, o usuário pode utilizar o modo de anotações para fazer comentários sobre conteúdos ou partes dos slides, na condução de uma apresentação ou para impressão do material. No entanto, durante a transição de um slide para outro, essas anotações não são exibidas em tela no modo tela cheia, ficando invisíveis durante a apresentação, inclusive para o apresentador.

25 No MS Word, a ação de teclar, simultaneamente,



+



faz que todo o primeiro parágrafo de um documento seja selecionado.

26 No MS Word, ao se converter uma tabela em texto, o conteúdo da tabela será apresentado no mesmo formato dessa tabela, sem as linhas, que ficam ocultas no documento, podendo ser restauradas a qualquer momento, independentemente da formatação aplicada ao texto depois da conversão.

27 No MS Excel, um conjunto de planilhas é denominado pasta de trabalho, não havendo possibilidade de as planilhas de uma mesma pasta de trabalho, geralmente constituídas de tabelas com cálculos diversos, serem salvas individualmente, isto é, ao se salvar uma planilha de determinada pasta de trabalho, todas as planilhas dessa pasta serão salvas.

Acerca de Internet e de intranet, julgue os itens a seguir.

28 O ftp, protocolo de transferência de arquivos, é utilizado toda vez que o usuário baixa um arquivo armazenado em um sítio web ou, então, quando anexa arquivo a mensagem de correio eletrônico.

29 Um cookie instalado em um computador que acessa um endereço de um sítio da Internet é preenchido com informações sobre o usuário visitante, podendo essas informações ser utilizadas novamente quando do próximo acesso ao mesmo sítio.

A respeito de organização e segurança de informações em ambiente eletrônico, julgue os seguintes itens.

30 Por meio do NTFS — um sistema de arquivos do Windows que permite opções como compartilhamento e segurança —, determinado local de trabalho (como uma pasta ou uma unidade armazenamento) pode ficar indisponível para usuários não autorizados.

31 É imprescindível que, antes de se fazer um backup do tipo diferencial, seja feito um backup normal, uma vez que o diferencial copia apenas o que haja de diferente entre ele e o último backup normal.

32 No Windows, ao se utilizar a opção Renomear um arquivo, um novo nome será dado a esse arquivo, criando-se, automaticamente, um novo arquivo e preservando-se o antigo, com o nome anterior, como cópia de segurança.

(4)

Em determinado concurso público, os 400 candidatos inscritos para um dos cargos foram listados em ordem alfabética. Seguindo-se essa ordem, tais candidatos foram numerados de 1 a 400 e divididos em grupos de 20 candidatos cada um, da seguinte forma: os candidatos numerados de 1 a 20 fariam as provas na sala 1; os de 21 a 40, na sala 2; e assim sucessivamente, de modo que todos os 400 candidatos a esse cargo fizessem as provas em 20 salas, numeradas de 1 a 20.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes acerca da distribuição desses 400 candidatos.

33 Suponha que os números de dois candidatos fossem p e q, com p < q, e que um deles fizesse as provas na sala 11, e o outro, na sala 14. Então na lista, entre as posições p e q existiriam, no máximo, 78 candidatos.

34 Se existissem oito candidatos com o nome Pedro, então a probabilidade de que todos eles ficassem em uma mesma sala seria de 100%.

35 Se o número do candidato Lúcio Vieira fosse 252, então ele faria a prova na sala 13.

36 Os candidatos de números 319 e 321 fariam a prova na mesma sala.

Considerando que as proposições lógicas simples sejam representadas por letras maiúsculas e utilizando os símbolos usuais para os conectivos lógicos — v para a conjunção “e”; w para a disjunção “ou”; ¬ para a negação “não”; ÷ para a implicação “se ..., então ...”; ø para a equivalência “se ..., e somente se ...” —, julgue os próximos itens.

37 A proposição “O jovem moderno é um solitário conectado com o mundo, pois ele vive em seu quarto diante do computador e ele não se relaciona com as pessoas à sua volta” pode ser representada, simbolicamente, por P÷(QvR), em que P, Q e R são proposições simples adequadamente escolhidas.

38 A proposição “A assistência médica de qualidade e gratuita é um direito de todos assegurado na Constituição da República” pode ser representada simbolicamente por uma expressão da forma PvQ, em que P e Q são proposições simples escolhidas adequadamente.

39 A expressão {(P÷Q)v[(¬P)÷(¬R)]}÷(R÷Q), em que P, Q e R são proposições simples, é uma tautologia.

40 A proposição “O trânsito nas grandes cidades está cada vez mais caótico; isso é consequência de nossa economia ter como importante fator a produção de automóveis” pode ser representada, simbolicamente, por uma expressão da forma P÷Q, em que P e Q são proposições simples escolhidas adequadamente.

41 Se P, Q, R e S são proposições simples, então a proposição expressa por {[(P÷Q)ø(RvS)]v(RvS)}÷(P÷Q) é uma tautologia.

(5)

A implementação, em 2001, pelo município de Sobral, no Ceará, de uma ideia simples e de baixo custo fez a taxa de mortalidade infantil cair de 29 para 13,6 a cada mil nascidos no município na última década. O projeto, que recebeu o sugestivo nome de Trevo de Quatro Folhas e cujas protagonistas são as mães sociais, consiste no acompanhamento cuidadoso de grávidas e crianças até dois anos de idade, que recebem assistência social e alimentar. Há dois anos, não há registro de morte materna no município.

O Globo, 30/1/2011, p.15 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita acerca da realidade social brasileira e mundial, julgue os itens subsequentes.

42 No projeto aludido no texto, destaca-se o papel desempenhado pelas mães sociais, mulheres que, treinadas por equipe multidisciplinar composta de enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais, visitam casa por casa, orientando as gestantes sobre aleitamento materno e cuidados com higiene e estimulando os pais a dividir com as mulheres o cuidado com os filhos.

43 A despeito dos inegáveis avanços obtidos, nas últimas décadas, no combate a doenças que acometem, em especial, as crianças, o Brasil ainda carece de metodologia adequada para pôr em prática programas de vacinação infantil em massa, o que explica a constância da elevada incidência de crupe, sarampo e poliomielite no país.

44 A região em que se situa o município mencionado no texto é historicamente caracterizada por sofríveis índices sociais, quadro que se agrava com determinadas características climáticas, como é o caso da seca, que, de tempos em tempos, sobrevém e torna mais difíceis as condições de vida nas áreas afetadas.

45 Em geral, as regiões menos desenvolvidas no mundo contemporâneo apresentam sérias deficiências de saneamento básico — ausência, por exemplo, de sistema de esgotamento sanitário e de fornecimento de água tratada —, o que acarreta diversos tipos de doença, onera os serviços de saúde pública e eleva o número de óbitos.

Na Constituição Federal brasileira (CF), define-se saúde como

direito de todos e dever do Estado. Na clara intenção de atender ao

conjunto da população, o legislador fez constar no texto

constitucional que as ações e os serviços públicos de saúde devem

constituir um sistema único. Com relação ao Sistema Único de

Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

46 Considera-se ilegal a participação da iniciativa privada no SUS, ainda que em caráter complementar, visto que o SUS

compreende o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados

por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e

municipais, da administração direta e indireta e das fundações

mantidas pelo poder público.

47 O conceito ampliado de saúde, acolhido na legislação brasileira pela CF, abrange os fatores determinantes e

condicionantes da saúde, tais como alimentação, moradia,

saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação,

transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais.

48 Em face da determinação de abrangência nacional para o sistema de saúde e da dimensão continental do território

brasileiro, adota-se a centralização como modelo de gestão do

SUS, embora seja permitida a existência de diretorias locais

em cada estado e município.

49 Embora bastante contestada, a diretriz que orienta o funcionamento do SUS, desde a sua criação aos dias atuais, é

a da primazia absoluta dos serviços assistenciais, em razão da

incapacidade financeira do poder público de custear as

atividades preventivas.

50 Embora considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o SUS, cuja concepção fundamenta-se nos

princípios de universalidade de acesso, integralidade de

assistência e gratuidade, ainda não recebe aporte financeiro

suficiente para o custeio de despesas com procedimentos que

não sejam ambulatoriais ou com cirurgias que não sejam de

baixa ou média complexidade, o que impede, por exemplo, a

(6)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A respeito da Resolução n.º 750 do Conselho Federal de

Contabilidade, julgue os itens a seguir.

51 A demonstração do resultado do exercício é considerada o relatório contábil que representa melhor o princípio da competência.

52 De acordo com o princípio da atualização monetária, a avaliação do patrimônio deve manter os valores das transações originais, sendo necessário, entretanto, atualizar sua expressão formal em moeda nacional, para que os valores permaneçam substancialmente corretos.

53 A observância dos princípios de contabilidade não constitui condição de legitimidade das normas brasileiras de contabilidade, mas é sempre obrigatória no exercício da profissão.

54 O princípio do registro pelo valor original determina que os ativos sejam avaliados pelo custo histórico e que, uma vez integrados esses ativos ao patrimônio, o custo histórico não pode sofrer variações.

55 Em condições de incerteza, para assegurar que os ativos e as receitas não sejam superestimados, o contador deve embasar suas estimativas no princípio da prudência.

56 A mensuração e a evidenciação dos componentes patrimoniais são diretamente afetadas pelo princípio da continuidade.

Com relação aos conceitos relacionados a patrimônio das entidades, julgue os itens de 57 a 62.

57 Se a empresa tem uma obrigação presente, derivada de eventos já ocorridos, de cuja liquidação se espera que resulte saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos, tal obrigação deve ser enquadrada como um passivo da entidade.

58 Receitas são definidas como aumentos nos benefícios econômicos, durante o período contábil, que resultem em aumento do patrimônio líquido, sob a forma de entrada de recursos provenientes de aumento de ativos ou de diminuição de passivos ou, ainda, de aporte dos proprietários da empresa.

59 Ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido, o contador deve considerar a essência, em detrimento da forma.

60 Considerando-se determinados conceitos de manutenção de capital, os aumentos e as diminuições do patrimônio líquido decorrentes de reavaliações ou de atualizações de ativos e passivos enquadram-se nas definições de receita e de despesa; por isso, devem ser incluídos na demonstração de resultados.

61 Considera-se um ativo aquele item que tem potencial para contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa da entidade.

62 Conforme a estrutura conceitual da contabilidade adotada no Brasil, as definições de receitas e despesas identificam os seus aspectos essenciais, mas não especificam os critérios que precisam ser satisfeitos para que sejam reconhecidas na demonstração do resultado.

No que se refere à Lei n.º 6.404/1976, e alterações posteriores, julgue os itens seguintes.

63 Com base em escrituração mercantil, as companhias fechadas devem obrigatoriamente apresentar, ao fim de cada exercício social, as seguintes demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado.

64 Na transferência das ações nominativas adquiridas em bolsa de valores, o cessionário deverá ser representado pela sociedade corretora por meio de instrumento de procuração.

65 As participações estatutárias de empregados, administradores e partes beneficiárias devem ser determinadas, sucessivamente e nessa ordem, com base nos lucros que remanescerem depois de deduzida a participação anteriormente calculada.

66 Para o cálculo do número de ações de uma companhia aberta que estão em circulação no mercado, devem-se subtrair do total de ações as de propriedade do acionista controlador, de diretores, de conselheiros da administração e as em tesouraria.

67 Quando a assembleia-geral extraordinária tem por objeto a reforma do estatuto, ela deve se instalar em primeira convocação com a presença de acionistas que representem, no mínimo, um terço do capital com direito a voto.

68 A participação atribuída aos títulos negociáveis denominadas partes beneficiárias não pode ultrapassar 5% dos lucros.

69 Quando a companhia contratar a escrituração e a guarda dos livros de registro e transferência de ações e a emissão de certificados com instituição financeira autorizada, deverá deixar de praticar os atos relativos aos registros e deixar de emitir certificados.

(7)

informações extraídas da demonstração do valor adicionado (valores em milhares de reais)

ano 2 ano 1

colaboradores 320.356 264.661

custo das mercadorias vendidas (3.116.431) (2.728.518)

depreciação e amortização (88.119) (84.623)

financiadores 196.115 175.743

impostos, taxas e contribuições 183.108 –

insumos diversos adquiridos de terceiros (343.051) (244.326)

outras receitas 21.422 (352)

perda para crédito de liquidação

duvidosa (1.764) (5.951)

recebido em transferência: equivalência

patrimonial – 18.459

recebido em transferência: receitas

financeiras 57.059 61.903

retenção de lucros 126.200 94.859

valor adicionado bruto 825.320 656.987

valor adicionado líquido 737.201

valor adicionado total a distribuir – 652.726

vendas de mercadorias 4.265.144 3.636.134

A tabela acima mostra os dados extraídos da demonstração do valor

adicionado apresentada no ano 2 por determinada empresa

comercial, de acordo com a legislação societária. Entretanto, a

ordem em que esses dados aparecem não corresponde à ordem

padrão para as demonstrações financeiras; além disso, alguns

valores foram omitidos. Considerando o modelo de demonstração

do valor adicionado e os dados disponíveis, julgue os itens

seguintes.

70 No ano 2, o valor adicionado total a distribuir foi superior a R$ 825.000.000,00.

71 No ano 1, o valor de impostos, taxas e contribuições foi superior a R$ 143.000.000,00.

72 O valor adicionado líquido, no ano 1, foi igual a 572,364 milhões de reais.

73 Em relação ao ano 1, houve, no ano 2, um aumento do percentual de participação dos financiadores no valor

adicionado distribuído.

74 No ano 2, o valor de equivalência patrimonial recebido em transferência foi igual a R$ 88.119.000,00.

informações para elaborar o fluxo de caixa das atividades operacionais (em milhões de reais)

2009 2010

acréscimo de contas a pagar – 42,7

acréscimo de salários, encargos sociais e

impostos a pagar 34,3 34,3

acréscimo em contas a receber 347,8 –

acréscimo em estoques 92,5 –

baixas no ativo imobilizado (com lucro) 10,8 –

baixas no ativo imobilizado (com prejuízo) – 4,6

decréscimo de contas a pagar 136,1 –

decréscimo em contas a receber – 51,8

decréscimo em estoques – 269,8

depreciações e amortizações do exercício 44,9 51,9

equivalência patrimonial (variação

negativa) 0,1 –

equivalência patrimonial (variação positiva) – 2,4

lucro líquido do exercício 0,9 –

prejuízo líquido do exercício – 315,6

provisão para devedores duvidosos 194,2 164,6

Considerando que, para elaborar a demonstração do fluxo de caixa, o contador de uma empresa não financeira tenha levantado as informações mostradas na tabela acima, referentes ao fluxo de caixa das atividades operacionais, julgue os próximos itens.

75 O resultado líquido ajustado de 2010 foi superior ao resultado líquido ajustado de 2009.

76 Em 2009, o caixa líquido gerado pelas atividades operacionais foi superior a 200 milhões de reais.

(8)

dados extraídos do balanço patrimonial (em milhões de reais)

2009 2010

ajuste de avaliação patrimonial 0,2 0,2

caixa e equivalente de caixa 97,0 83,4

capital social 671,0 671,0

contas a pagar 295,8 408,0

despesas antecipadas 9,9 57,8

empréstimos (curto prazo) 101,5 61,4

estoques 455,9 727,1

exigível a longo prazo 215,3 292,9

fornecedores 625,5 1.030,4

imobilizado 222,2 183,2

intangível 63,8 41,7

outros ativos circulantes 756,8 547,8

participação em controladas 70,7 71,2

prejuízos acumulados (60,9) (376,5)

provisão para imposto de renda e contribuição social 16,2 2,5

realizável a longo prazo 262,5 725,3

reservas de capital 40,6 314,0

reservas de lucro 33,6 33,6

Considerando que os dados da tabela acima tenham sido extraídos dos balanços patrimoniais consolidados dos anos de 2009 e 2010 de determinada empresa de natureza comercial e sujeita à legislação societária, julgue os itens a seguir.

77 Em 2009, o índice de liquidez seca foi menor que o índice de liquidez geral no ano 2010.

78 Se essa empresa tiver apresentado lucro líquido de 50 milhões de reais em 2010, seu indicador de retorno sobre o patrimônio líquido naquele ano terá sido superior a 1,02.

79 Em ambos os anos, o capital circulante líquido dessa empresa foi positivo.

Julgue os itens seguintes, relativos a fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais, a contas patrimoniais e de resultados e a teorias, funções e estrutura das contas.

80 Suponha que determinada empresa utilize duas contas para registrar as perdas com vendas a prazo: provisão para crédito de liquidação duvidosa e perdas incorridas. Nesse caso, se a empresa baixar um título considerado incobrável e houver saldo na conta retificadora do ativo, não é necessário fazer nenhum lançamento em conta de resultado.

81 A conta de reserva legal e a conta provisão para contingências devem ser classificadas no mesmo grupo de contas patrimoniais.

82 A conta de ágio por rentabilidade futura (goodwill) é uma conta retificadora do patrimônio líquido, cujo saldo aumenta com lançamentos a débito.

83 Um direito realizável no próximo exercício derivado de vendas a sociedades coligadas e controladas que não constituam negócios usuais na exploração objeto da empresa são classificados no ativo não circulante.

84 Todas as contas de reservas de capital devem ser constituídas ou aumentadas com contrapartidas em contas de resultado.

85 O teste de recuperabilidade dos ativos intangíveis acarreta variações na demonstração do resultado do exercício e no balanço patrimonial, caso o valor recuperável calculado seja menor que o valor contábil líquido.

(9)

Acerca do conceito, objetivo e campo de atuação da contabilidade aplicada ao setor público, segundo as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens a seguir.

86 Entre os objetivos da contabilidade pública, está o fornecimento aos usuários de informações sobre os aspectos de natureza física do patrimônio da entidade.

87 Os serviços sociais não estão entre as entidades abrangidas pelo campo de aplicação da contabilidade pública.

88 No processo gerador de informações, a contabilidade pública deve aplicar os princípios fundamentais de contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial das entidades do setor público.

A respeito das variações patrimoniais, ativas e passivas, orçamentárias e extraorçamentárias, julgue os itens seguintes.

89 A constituição de provisão para processos judiciais impetrados contra a entidade representa variação patrimonial passiva extraorçamentária.

90 A baixa de material inservível representa variação patrimonial ativa orçamentária.

91 O recebimento de bem em doação representa variação patrimonial ativa extraorçamentária.

92 O pagamento de dívida de longo prazo representa variação patrimonial passiva orçamentária.

Julgue os itens que se seguem, relativos às características das contas e estrutura do plano de contas único do governo federal, composta por seis classes de contas.

93 No resultado diminutivo do exercício, estão classificadas as despesas diferidas, que contribuem para a formação do resultado de mais de um exercício.

94 Entre as contas do ativo compensado, estão compreendidas aquelas que dizem respeito a atos e fatos ligados à execução orçamentária e financeira que possam afetar o patrimônio. 95 A despesa inclui as contas representativas de obrigações

pendentes ou em circulação, exigíveis até o término do exercício.

96 Receitas de capital são contas representativas das variações positivas da situação líquida do patrimônio e da apuração do resultado respectivo.

97 As funções das contas são identificadas quanto ao seu grau de liquidez e à sua conversibilidade, à sua natureza orçamentária ou extraorçamentária.

Julgue os próximos itens, acerca do registro contábil da previsão da receita e fixação da despesa, tendo por base a estrutura do plano de contas atual, composta por seis classes de contas.

98 O registro da fixação da despesa dá-se no sistema de contas de compensação, debitando-se a conta crédito disponível e creditando-se a conta crédito inicial.

99 A previsão da receita é contabilizada, concomitantemente, nos sistemas de contas orçamentário e financeiro, debitando-se a conta previsão inicial da receita e creditando-se a conta receita a realizar.

Acerca do registro contábil da descentralização de créditos interna e externa, tendo por base a estrutura do plano de contas atual, composta por seis classes de contas, julgue os itens seguintes. 100 Na unidade descentralizadora, a descentralização externa de

crédito (destaque) é contabilizada no sistema de contas financeiro, debitando-se a conta transferência financeira concedida e creditando-se a conta bancos conta movimento. 101 Na unidade recebedora, a descentralização interna de crédito

(provisão) é contabilizada no sistema de contas orçamentário, debitando-se a conta descentralização interna de créditos e creditando-se a conta crédito disponível.

Julgue os itens a seguir, que versam sobre o registro contábil da realização da receita e da despesa, tendo por base a estrutura do plano de contas atual, composta por seis classes de contas. 102 No caso de liquidação de despesa envolvendo a aquisição de

bem com recebimento imediato desse bem, deve haver o registro contábil da incorporação do bem no sistema de contas patrimonial.

103 A apropriação da despesa da folha de pessoal do mês para pagamento no próximo mês não enseja registro contábil no sistema de contas financeiro, por não ser essa uma transação equivalente de caixa.

104 O produto estimado da alienação de bem imóvel somente deve ser incluído na receita quando essa alienação for especificamente autorizada em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-la no exercício. 105 A receita decorrente de operação de crédito de longo prazo

enseja registro contábil nos sistemas de contas orçamentário (pela realização da receita) e financeiro (pelo ingresso do recurso), não repercutindo essa transação no sistema patrimonial.

Com relação a características, conteúdo e forma do balancete, julgue os itens subsecutivos.

106 O balancete de verificação deve ser registrado no registro público competente, não se aplicando, todavia, essa exigência, ao balancete de verificação expedido pelos órgãos públicos, em razão da fé pública dos atos do servidor.

107 No balancete de verificação, as operações devem ser lançadas segundo a ordem cronológica, na medida em que se processam. RASCUNHO

(10)

balanço financeiro (em 31/12/2010)

receita R$ despesa R$

orçamentária 1.220.000 orçamentária 1.230.000

extraorçamentária 410.000 extraorçamentária 305.000

restos a pagar 280.000 restos a pagar 170.000

outras operações 130.000 outras operações 135.000

saldo do exercício

anterior 60.000

saldo para o

exercício seguinte 155.000

total 1.690.000 total 1.690.000

A tabela acima mostra o balanço financeiro de determinada entidade, encerrado no exercício financeiro de 2010. Com base na tabela, julgue os itens a seguir.

108 O saldo no valor de R$ 155.000,00 para o exercício seguinte representa o resultado financeiro apurado no exercício.

109 Se 2009 foi o primeiro exercício financeiro da referida entidade, então, nesse mesmo ano, a entidade apresentou resultado financeiro superavitário no valor de R$ 60.000,00.

110 Em 2010, foram inscritos restos a pagar no valor de R$ 170.000,00 e pagos restos a pagar no valor de R$ 280.000,00.

Com relação à estrutura do balanço patrimonial, conforme disposta na Lei n.º 4.320/1964, julgue os seguintes itens.

111 Para que a situação líquida patrimonial não seja afetada, o ativo compensado e o passivo compensado devem ser iguais.

112 Para evitar suplementações orçamentárias indevidas, os saldos de estoques e outros realizáveis não financeiros devem ser excluídos tanto do ativo financeiro como do passivo financeiro quando da apuração do superavit financeiro.

113 Os valores numerários e os créditos em circulação são demonstrados no ativo financeiro; eles correspondem às contas do sistema financeiro que permaneceram com saldos.

demonstração das variações patrimoniais

variações ativas (R$ ) variações passivas (R$ ) orçamentárias 1.230.000 orçamentárias 1.220.000

receitas 980.000 despesas 930.000 mutações ativas 250.000 mutações passivas 290.000 resultado extraorçamentário 160.000 resultado extraorçamentário 210.000 acréscimos patrimoniais 160.000 decréscimos patrimoniais 210.000 soma 1.390.000 soma 1.430.000 resultado patrimonial (deficit) 40.000 resultado patrimonial

(superavit) 0 total 1.430.000 total 1.430.000

A tabela acima apresenta a demonstração das variações patrimoniais de uma entidade pública, referente a determinado exercício financeiro encerrado. Com base na tabela, julgue os itens subsequentes.

114 O resultado das mutações indica que houve diminuição patrimonial decorrente da execução orçamentária.

115 A diferença entre as variações orçamentárias ativas e as variações orçamentárias passivas permite inferir que houve superavit financeiro nesse exercício.

Com relação a características, modalidades de uso e universo dos usuários do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), julgue os itens a seguir.

116 Em razão do comprovado desempenho do SIAFI para a execução orçamentária, financeira e contábil, o sistema é utilizado atualmente por todas as administrações estaduais e municipais.

117 O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília e ligado, por teleprocessamento, aos órgãos do governo federal no Brasil e no exterior.

118 No caso da modalidade de uso parcial do SIAFI, é necessário o envio de balancetes e balanços para integração pelas unidades setoriais do sistema.

Julgue os próximos itens, relativos ao controle da execução orçamentária, segundo o disposto na Lei n.º 4.320/1964. 119 O Poder Judiciário exerce o controle da legalidade dos atos

de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa, ficando a cargo do Poder Executivo o controle da fidelidade funcional dos agentes da administração, responsáveis por bens e valores públicos.

120 A guarda e legal emprego do dinheiro público e o cumprimento da lei de orçamento devem ser verificados pelo Poder Legislativo.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

• De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou

As variáveis pesquisadas foram idade, cor da pele, escolaridade, situação conjugal, situação trabalhista, trimestre gestacional em que iniciou o pré-natal, número de gestações

• De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou

Os itens a seguir mostram os resultados obtidos de abatimento de tronco de cone (slump test) resistência à compressão axial dos corpos de prova moldados

• De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou

Considerando que a seleção de pessoal ocorre em fases e que, após a triagem, são aplicadas técnicas para identificar o candidato mais adequado ao cargo, julgue os itens a seguir. 71

83 Os custos de falhas internas se referem aos erros detectados pelo cliente, tais como comprometimento da imagem da empresa e tempo de produção perdido em razão de erros. 84 O