• Nenhum resultado encontrado

DATA DO EVENTO: 29 DE SETEMBRO DE 2017 Campus I da UEPB ASSUNTOS: INFORMAÇÕES GERAIS; PROGRAMAÇÃO GERAL; NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DATA DO EVENTO: 29 DE SETEMBRO DE 2017 Campus I da UEPB ASSUNTOS: INFORMAÇÕES GERAIS; PROGRAMAÇÃO GERAL; NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CEDUC/CCBS

Departamento de Educação/Departamento de Psicologia II PSIPED

“ÉTICA E CIDADANIA: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A PSICOLOGIA NA ATUALIDADE BRASILEIRA”.

DATA DO EVENTO: 29 DE SETEMBRO DE 2017 Campus I da UEPB

ASSUNTOS:

 INFORMAÇÕES GERAIS;  PROGRAMAÇÃO GERAL;

 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS. INFORMAÇÕES GERAIS

O Comitê Organizador do II PSIPED torna público à Comunidade Universitária da UEPB, às demais Instituições de Ensino Superior e Instituições Educacionais situadas na cidade de Campina Grande/PB e cidades circunvizinhas, o Edital do II PSIPED com o tema: “ÉTICA E CIDADANIA: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A PSICOLOGIA NA ATUALIDADE BRASILEIRA”.

1. Público-Alvo para submissão de trabalhos e participação:

 Universitários de Cursos de Licenciaturas em geral, universitários de Cursos da área de Ciências Humanas de Instituições de Ensino Superior, estudantes de Cursos Técnicos e Profissionalizantes de Nível Médio e profissionais que atuam em contextos educativos escolarizados e não-escolarizados.

2. Objetivos:

 Exercitar o agir docente no processo de formação universitária, com temáticas nas áreas da educação e da psicologia, por meio da atividade de minicurso a ser oferecido no PSIPED.  Ampliar a edição do PSIPED 2017, com a oferta de submissão de trabalhos na modalidade

pôster e comunicação oral.

 Convidar professores das áreas de psicologia e da educação que se voltam para a produção do conhecimento em ciências humanas nos contextos educativos presentes no cotidiano das práticas culturais escolarizadas e não-escolarizadas.

 Promover o debate acadêmico-científico sobre a atuação profissional na interface entre a educação e a psicologia sob múltiplos enfoques.

(2)

3. Modalidade de participação e submissão de trabalhos:  Palestra;  Minicursos;  Comunicação Oral;  Sessão de Pôster. 4. Datas importantes:

 Para a submissão de trabalhos: 10/10/2017 a 10/11/2017.  Para resultado dos trabalhos aprovados: 19/11/2017

 Para participação na palestra e nos minicursos: a partir de 10/10/2017 (as inscrições em cada minicurso se encerram à medida que as vagas disponibilizadas forem preenchidas, cada minicurso conta com a oferta de 20 vagas).

PROGRAMAÇÃO GERAL (29/11/2017 – Quarta-Feira)

8:00h as 9:00h Palestra “ÉTICA E CIDADANIA: INTERFACES ENTRE A

EDUCAÇÃO E A PSICOLOGIA NA ATUALIDADE

BRASILEIRA”.

Profa. Dra. Ana Cristina Rabelo Loureiro (Departamento de Psicologia/UEPB).

Local: Auditório de Psicologia (no 1º andar) 9:10h as

12:10h

Minicursos desenvolvidos pelos estudantes do Componente Curricular Prática Pedagógica II-II, do Curso de Licenciatura em Psicologia da UEPB, em salas de aula do Departamento de Psicologia da UEPB.

13:30h as 14:30h

Exposição de trabalhos na modalidade Pôster, no Hall do Departamento de Psicologia da UEPB.

14:40h as 17:40h

Sessões de Comunicação Oral em salas de aula do Departamento de Psicologia da UEPB.

5. Minicursos ofertados:

 De quem é a responsabilidade? A queixa escolar sob a perspectiva da abordagem histórico-cultural. Mediadoras: Ayane Ribeiro de Oliveira Duarte, Carolina Dayane B. de Carvalho e Marília Ferreira Silva. (nº de vagas: 20)

 Perspectivas e desafios do psicólogo que está inserido nessa dinâmica. Mediadores: Breno Alves de Alencar, Renally Mariane Guedes Cordeiro e Walter Medeiros Guedes Policarpo. (nº de vagas: 20)

 Aspectos psicológicos da aprendizagem, principais transtornos e possíveis manejos de atuação. Mediadores: Caio Eduardo de Araújo Farias, Marina Larissa Ferreira Brandão e Raquel Pereira da Silva Nunes. (nº de vagas: 20)

 De Frankl à Freire, para educar com sentido. Mediadoras: Andreza Souza Santana, Maria Luiza Tavares Silva e Rayssa Pereira de Souza. (nº de vagas: 20)

 Saúde Mental em profissionais da educação. Mediadores: Anthony Diego Alexandre da Costa, Kiara Maria Adelino Dias e Maria Izabell Lopes de Araújo Juca. (nº de vagas: 20)

6. Grupos Temáticos

(3)

Debates atuais sobre o lugar da avaliação psicológica na educação. Aspectos éticos da avaliação psicológica na escola. Demandas escolares à avaliação psicológica.

 Educação Inclusiva

Abordagem dos grupos com necessidades educativas especiais que historicamente sofreram um processo de exclusão educacional por não se adequarem aos padrões homogeneizadores da sociedade, e que demandam adaptações pedagógicas e socioculturais da escola.

 Família e Escola

Privilegia produções e pesquisas que se fundamentam em aspectos históricos e epistemológicos do processo de socialização e construção do sujeito, levando em conta os espaços fundamentais de educação do indivíduo: família e escola.

 Intervenções em Psicologia Escolar e Educacional

Relatos de experiências psicoeducativas em escolas ou outras instituições. Propostas de instrumentos e/ou procedimentos para atuação em psicologia escolar/educacional. Pesquisas sobre o trabalho da(o) psicóloga(o) escolar/educacional.

 Saúde e Educação

Relatos de experiências e pesquisas que abordem a temática subjetividade-saúde em contextos educacionais.

NORMAS SOBRE A SUBMISSÃO E A PRODUÇÃO DOS TRABALHOS  Sobre a Submissão

Para comunicação oral: resumo entre 400 a 500 palavras, excluindo título, palavras-chave (Mínimo de três e máximo de cinco) e bibliografia.

Para pôster: resumo entre 250 a 300 palavras, excluindo título, palavras-chave (Mínimo de três e máximo de cinco) e bibliografia.

O resultado quanto à aceitação ou recusa dos trabalhos será disponibilizado no site PSIPED 2017. Modificações e ajustes necessários poderão ser realizados no texto pela Comissão Científica.

Critérios de Seleção dos Trabalhos

1. Relevância no âmbito do campo temático eleito;

2. Consistência e atualização das articulações conceituais e teóricas; 3. Existência de resultados conclusivos e sua discussão, se for o caso; 4. Consistência da proposta de aplicação prática, se for o caso;

5. Organização, clareza e correção formal do discurso.

6. Cumprimento das normas de formatação para envio de proposta.

A apreciação dos resumos, sua aceitação para apresentação e para a publicação nos Anais de Resumos será feita pela Comissão Científica do PSIPED 2017.

(4)

Pôster

1. O pôster deverá ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura e 120 cm de altura;

2. O autor principal (ou o apresentador) do trabalho deverá permanecer junto ao mesmo, no período estabelecido (programação a ser divulgada no site do evento), conforme o dia de sua apresentação, para responder às questões dos interessados;

3. O tamanho da fonte para o título é 70;

4. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 44 ou superior;

5. Mencionar, abaixo do título e à direita, o(s) nome(s) do(s) autor(es), do(s) orientador(es) e a Instituição de Ensino, inclusive apoio financeiro e/ou institucional.

Comunicação Oral

As sessões de comunicação oral serão agrupadas por grupo temático com a duração máxima de 3 horas. Cada participante terá 15 minutos para a sua apresentação, podendo contar com a projeção de slides. Após a apresentação, haverá um tempo de 10 minutos para perguntas/debate.

Os(as) participantes desta modalidade deverão trazer sua apresentação (versão compatível ao PowerPoint 2007 ou superior) em seu próprio notebook. Haverá, em cada sala, um data show para a projeção de slides. Recomenda-se 30 minutos de antecedência para ajustes de projeção.

Sobre o número máximo de submissão de trabalho por autor:

Cada autor pode submeter 1 trabalho como primeiro autor e até 2 trabalhos como coautor. Nos casos de autores na categoria de estudantes de graduação e de pós-graduação, é obrigatório que o professor orientador seja mencionado no resumo e na apresentação do trabalho tanto na modalidade Pôster como na modalidade Comunicação Oral.

COMITÊ ORGANIZADOR

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (Presidente) Ana Cristina Rabelo Loureiro

Carla Brandão Costa

Joana Darc Pereira de Souza

(5)

Comissão Científica Diana Sampaio Braga Eduardo Gomes Onofre

Elianne Madza de Almeida Cunha Prado Ellis Regina Ferreira dos Santos

Emily Souza Gaião e Albuquerque Jailma Belarmino Souto

Lorena Bandeira Melo de Sá Magnólia Ramos de Oliveira Maria Lígia de Aquino Gouveia Monilly Ramos Araújo Melo

Equipe de Estudantes envolvidos na organização e avaliação do PSIPED 2017

Aline Daniele Azevedo de Medeiros Andressa Ribeiro Ferreira dos Santos Dayanny Sandrelly Gonçalves de Andrade Vanderle de Melo Santos

Campina Grande, 27 de setembro de 2017

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves Presidente do PSIPED 2017

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e