• Nenhum resultado encontrado

O PAA TRANSFORMANDO A REALIDADE NOS MUNICÍPIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PAA TRANSFORMANDO A REALIDADE NOS MUNICÍPIOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME- MDS

FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO R.G.SUL- FAURGS REDE INTEGRADA DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL- R E D E S A N CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS DE SAN – FGP-SAN-2010

MÓDULO I – FUNDAMENTOS DE SAN PRODUÇÃOTEXTUAL FINAL

ARQUIVO DISPONIBILIZADO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DO PROJETO REDESAN

Título: O PAA TRANSFORMANDO A REALIDADE NOS MUNICÍPIOS Autor: MARIA DE FATIMA FERREIRA DE SOUSA

Palavras Chave: PAA – SAN – Municípios Categoria: B

O PAA TRANSFORMANDO A REALIDADE NOS MUNICÍPIOS

MARIA DE FATIMA FERREIRA DE SOUSA ASSISTENTE SOCIAL

COORDENADORA DO PAA MUNICÍPIO DE OCARA – CEAR

(2)

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME- MDS

FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO R.G.SUL- FAURGS REDE INTEGRADA DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL- REDESAN-2010 CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS DE SAN – FGP-SAN-2010

MÓDULO I – FUNDAMENTOS DE SAN PRODUÇÃOTEXTUAL FINAL

O PAA TRANSFORMANDO A REALIDADE NOS MUNICÍPIOS (B)

MARIA DE FATIMA FERREIRA DE SOUSA ASSISTENTE SOCIAL

COORDENADORA DO PAA MUNICÍPIO DE OCARA – CEARÁ FONE: 85 – 3322.1029

E-MAIL: fathymabrasil@ig.com.br

Trabalho apresentado como requisito de conclusão do Curso de Formação de Gestores Públicos de SAN-201 [O conteúdo e forma do trabalho são de responsabilidade do(s) autor (es)]

(3)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 04

1. O Contexto Social e Econômico do município de Ocara... 06

1.2 O Processo organizativo– Fortalecendo a Agricultura Familiar ... 07

2. O Programa de Aquisição de Alimentos –PAA ... 10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 11

(4)

INTRODUÇÃO

Nosúltimosanos,temospercebidoqueapreocupação coma

qualidadedevidatendosidoumdeterminantenaadoçãode medidaspreventivas, e assim,expressõescomo alimentaçãosaudável, segurança alimentar e nutricional, consumo adequado de alimentos e outros sinônimos, vemganhandoàatençãodaspessoas e daspolíticaspúblicas, como forma de garantir ou possibilitar meios de uma vida mais saudável.

Comisso, produzir, comercializar eensinaraalimentar-seéumpressuposto emque devemos investir, quando acreditamos que o ser humano aprende e se desenvolve aolongodesuavida,equeaalimentação decadapessoanãopode estardeslocada desuarealidadeedasociedade queadetermina,tornando necessárioeurgenteàadoçãodemedidas

quevenhaminimizarasituaçãode exclusãoevulnerabilidadeemque viveamaioriadapopulaçãobrasileira. Partindodesseentendimento, eenquantopartedestecontexto,de profundasdesigualdadessociais,econômicaseregionais,quedivideonosso país,omunicípiodeOcara,apresentaumdosmaiores índicesdevulnerabilidade social,(ÍndiceSUAS,ocupandoo20°lugarnoranking estadual),fatorqueretrata asinúmerassituaçõesde insegurançaalimentara que estãosubmetidasàs famíliascarentes.

Nesse sentido, e com vistas a combater a situação de vulnerabilidadesocial,ocasionada,sobretudopelacarênciadeempregoerenda,

eanecessidadealimentarenutricional,queacomete grandepartedapopulação, équeo município vem

desenvolvendo açõesquearticulapolíticassociaise econômicas

comestratégiasdeintervençãovoltadasparaoenfrentamento da

situaçãodepobrezaeexclusão,tendocomoreferência aPolíticaNacional de Segurança

AlimentareNutricional,numaperspectivadeassegurar osdireitos

sóciosassistenciaisdesobrevivênciae proteçãosocial.

Assim, o presente trabalho estará apontando como o município vem buscando estratégias de superação de condições de vulnerabilidade e insegurança alimentar em que se encontra grande parte de sua população, a partir do Programa de Aquisição de Alimentos, um

(5)

programa que vem transformando a realidade do município e das famílias pois busca na agricultura familiar a superação da dificuldades, e proporciona no agricultor uma nova perspectiva de sobrevivência através do seu trabalho.

Omunicípiorealiza a gestãodoPrograma de Aquisição de Alimentos, tendo sido implantado o Compra Direta da Agricultura Familiar, o Comercialização Direta da Agricultura Familiar e o Programa BolsaFamília,emqueoÍndicedeGestãoDescentralizada estáem0,89commaisde100%dametadecoberturadoProgramaBolsa Família.

Outrofatorconsiderado relevanteeprioritárionesse

trabalhoéoenfoquenaagriculturafamiliar,comoformadepossibilidade de convívio,autonomiaesustentabilidade,espaçoprimordialdetransformaçãodo

(6)

1. O Contexto Social e Econômico do município de Ocara

Ocaraéumdosmunicípios maisjovensdoestadodoCeará,tendo apenas22anosdeemancipaçãopolítica.LeiNº.11.415,de28dedezembrode 1987. O município está localizado a 100 Km da capital ocupando lugar de grande importância no maciço de Baturité, com 762 KM2 , tem suapopulação estimada,de acordocomaContagemdePopulaçãode2007/IBGE éde23.340habitantes, assim distribuídos:área urbana– 28,45%da populaçãoe a área ruralcom 71,55%da populaçãototal.

Considerando os aspectos geo-econômicos o município é composto por seis distritos: Ocara Sede, Arisco Mariano, Curupira, Novo Horizonte, Sereno eSerragem. O município é cortado pela Rodovia Estadual, CE 359, denominada Estrada do Algodão.

O município tem sua economia assentada principalmente nas atividades agrícolas, destacando-se feijão, mandioca, milho, algodão e cajueiros, além do mel de abelha, produtos da agricultura familiar e de subsistência.

O cultivo de caju é bastante explorado na economia local, impulsionando o desenvolvimento econômico do município, no entanto a comercialização deste produto ainda se faz de forma bastante primária, ou seja, omunicípio que é o maior produtor de caju do maciço de Baturité, vende o fruto, a castanha, “in natura” , ainda é muito pouco o beneficiamento deste produto, o que não gera valor agregado ao produto. No entanto, o município vem apoiando a implantação de mine fabricas de beneficiamento de castanha de caju, uma forma de apoio a agricultura familiar.

No setor secundário o município ainda é muito carente de investimentos, atingindo somente 7% da economia, possuindo ainda poucas unidades produtivas de pequeno porte. As empresas públicas, comércio, e prestação de serviços empregam cerca de 5% da população

(7)

economicamente ativa. E de acordo com dados do senso do IBGE 2000, cerca de 84,62% das famílias possuem renda igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo.

Inseridonestecontextosocial,políticoeeconômico équeencontra- seomunicípiodeOcara,estandonoterritóriodosemi-áridonordestino, fazendo

partedoCONSADeTerritório daCidadania doMaciço

deBaturité,comIDH(ÍndicedeDesenvolvimento Humano) emaproximadamente0,594 marcado pelafaltadeestruturasocial,econômicae educacionalno qualestãoinseridososmunícipesde Ocara.

Considerando quea necessidade de adoção de medidas que venham reverter o quadro de vulnerabilidade em que se encontra o município, é que a administração municipal vem implementando ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, que de forma articulada as políticas publicas setoriais tem o objetivo de minimizar os efeitos da situação de vulnerabilidade das famílias, que na sua grande maioria, cerca de 70% encontram-se na zona rural, e tem na agricultura familiar a única fonte de subsistência.

1.2O Processo organizativo – Fortalecendo a Agricultura Familiar

Asegurança alimentarenutricionalconsiste narealização dodireito detodosaoacessoregularepermanente aalimentosdequalidadeeem quantidade suficienteeregular,assimconcluímos queainsegurançaalimentar,é umdosfatoresquemelhor precisasercombatido, tendoemvistaseraprincipal causadadesnutriçãoemortalidadeinfantil.

Segundodiagnósticolocal,realizadopelostécnicosdoCRAScom

asfamíliasbeneficiáriasdoProgramaBolsaFamília no município deOcara,asfamíliasemsuamaioria realizam03refeiçõesdiárias,oquegaranteoacessoaoalimento,noentanto,o seu teor nutritivo é bastante baixo, devido a falta de condições financeiras e também de hábitos alimentares saudáveis, o que compromete odireitoaoacesso a alimentosde qualidadeesuficientesparaagarantiadasegurançaalimentar.

Essaproblemáticarefleteum outrofatorquedeveserconsiderado,o acessoà informaçãoe a produçãodo conhecimento,que deve promovera equidade e a superação das desigualdades

(8)

econômicas e sociais. Para isso, o município vem investindo substantivamente na melhoria da qualidade da educação, Ocara tem um dos maiores indicadores de crescimento da taxa de escolarização que a região do maciço de Baturité vem registrando, passamos do indicador vermelho para o verde, em um ano de trabalho exaustivo, capacitando, qualificando e investindo no corpo docente, e na estrutura física dos 20 estabelecimentos de ensino municipal.

Os investimentos públicos também estão presentes na infraestrutura urbana básica, hoje Ocara conta com 100% das residências com energia elétrica, e até o final de 2013 a meta é de 100% das residências com oferta de água, pois um dos mais graves problemas do município é a falta de água, ou de locais para armazenagem de água potável, o município ainda conta com abastecimento de água através de carros pipa, para algumas localidades da zona rural. Quanto ao abastecimento dágua na sede, 82% dosdomicílios são abastecidos por água proveniente de rede pública, e 76% da população possuem sistema de esgotamento sanitário sendo que 24% utilizam-se de fossa séptica.

Todos esses indicadores demonstram a realidade de 4.976 famílias inseridas no cadastro único do governo Federal, em que 3.661, são beneficiários do Programa Bolsa Família, identificadas como pobre ou extremamente pobre.

Como já citado anteriormente, omunicípiodeOcaraéumdosmaioresprodutores decajuno estadodoCeará,noentanto,quase100% dopedúnculodocajuévendidoin natura,eacarnedocaju,édesperdiçada. Algumasexperiências exitosase estudoscomprovam queesseproduto temumaltovalornutritivo,equesebem aproveitado podeproduzirmaisdequarentatiposdealimentos,servindoatéde base paraalimentaçãonamerendaescolar,comoexemploacarnede hambúrguer. Essasexperiências demonstramqueopotencialeoconhecimento existentes nas comunidades carentes é bastante significativo, faltando oportunidadese espaçosparasocializaçãodestesconhecimentos.

Outroespaçotambém concretodeapoio,sãoosCRAS–equipamento quedesenvolveumtrabalhode

apoioeincentivoaautonomiadasfamíliasemsituaçãodevulnerabilidade, e se constituitambémemespaçodetrocadeexperiênciaedemeiosparaasuperação

(9)

O CRAS principal equipamento da assistência social, porta de entradas dos programas e benefícios da Assistência Social, mantêm articulação com todas as políticas setoriais no município, como também com todas as organizações governamentais e não governamentais, pois é o responsável pela coordenação da rede socioassistencial do seu território.

É necessário unir forças e recursos para potencializar as ações, esse é o trabalho do CRAS que vem buscando garantir as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social o acesso a serviços e direitos, através dealternativaseoportunidades para possibilitaramelhoriadaqualidade devidadapopulação, através dagarantiadodireitoa alimentaçãoquandosepropõeadesenvolver açõeseprojetosquevenhaa contribuircomasegurança

alimentar dapopulação comoosprojetosCompra

DiretaLocaldaAgriculturaFamiliar,apresentado eselecionadonoanode2006, beneficiando juntos 66produtores daagriculturafamiliare09entidades,beneficiando cerca de 6000 pessoas com recebimento de alimentos distribuídos gratuitamenteasentidadesbeneficiariasdo projeto– CDLAFdesenvolvidoe concluídoemOcara.

Em2008,o municípioparticipoudos editaisdo MDS - SESAN, sendo selecionadoparaosprojetosCompraDiretaLocal daAgriculturaFamiliar e oprojetoComercialização DiretadaAgriculturaFamiliar–FeirasLivres,osdois projetos já foram concluídos com bastante êxito, marcando mais um avanço no atendimento as famílias daagricultura familiarecontribuem paraasegurança alimentarenutricionaldas mesmas.

Outroprojetotambémde relevanteimportância,CisternasdePlacas,possibilitou a construção de 206 cisternas de placas, viabilizando o direito à água potável, um dos grandesentravesaodesenvolvimentosocialeeconômicoqueomunicípioencontraa dificuldadede locaisparaarmazenamentodeáguapotável.

Aimplantação destesprojetos vem contribuindo significativamente para o processo de autonomia e sustentabilidade das famílias, pois incentiva e proporciona meios de assegurar o sustento através da geração de renda advindas da produção de alimentos da agricultura familiar.

(10)

2. O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA

O Compra Direta como se popularizou, é um programa que prevê a compra de produtos alimentares, diretamente de agricultores familiares,através do apoio de estados, municípios ou a CONAB, para distribuição a entidades publicas e não governamentais, aos equipamentos de alimentação e nutrição, atendendo as famílias em situação de maior vulnerabilidade e risco social.

O PAA instituído em 2003, como parte da estratégia do Programa Fome Zero,contribuí para o fortalecimento da agricultura familiar uma vez que incentivo o processo organizativo das entidades de agricultores ajudando a regular o preço dos produtos pagos aos agricultores familiares, considerando as diferenças regionais e a realidade da agricultura familiar, o que gera auto confiança para a produção dos alimentos, e autonomia e sustentabilidade das famílias por meio da aquisição dos alimentos a um preço justo e garantido.

Em Ocara o projeto foi desenvolvido duas vezes, e a cada ano vem superando as expectativas e gerando uma maior confiança dos agricultores envolvidos, pois hoje existe uma credibilidade adquirida pela gestão do programa que mostrou a real aplicação e viabilidade nos resultados alcançados, que vão desde a ampliação da oferta de alimentos saudáveis e nutricionalmente balanceados as pessoas em situação de maior vulnerabilidade e insegurança alimentar e nutricional, por meio da distribuição gratuita dos alimentos as entidades e instituições que atendem as pessoas em situação de risco no município, como também incentivou o beneficiamento e produção de alimentos a partir da cultura do caju, gerando ocupação e rendaàs famílias; o mel foi outro produto bastante consumido, mudando a cultura local em relação a aceitação deste produto.

Podemos perceber que o PAA veio favoreceracomercializaçãoe articulação das ações de Segurança Alimentar e Nutricional para acesso aosprodutos gerados pelaagricultura familiar; ao passo que veio também estimular o consumo saudável dos alimentos produzidos

(11)

r e g i o n a l m e n t e , p otencializandoepromovendoaautonomiadosgruposfamiliaresparaaescolha dealimentossaudáveis,valorizandoasespecificidadesculturais.

3. Conclusões Finais

Preliminarmenteconcluímos que o Programa de Aquisição de Alimentos _ PAA, especificamente o Compra Direta da Agricultura Familiar vem desenvolvendo um papel importante na garantia do direito a alimentação, um direito constitucional.

Não obstante a eficácia dos outros programa, podemos perceber que o PAA através da implantação do Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar – CDLAF, se constitui em mecanismo de intervenção eficiente para promover a segurança alimentar no município, através da distribuição de alimentos saudáveis como também uma oportunidade de gerar renda para os agricultores familiares através da aquisição de seus produtos, a aquisição direta de gêneros alimentícios dos agricultores familiares, para serem doados aos Programas e Entidades sociais ligadas à Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (merenda escolar, creches, hospitais, entidades beneficentes e assistenciais).

Embora tenha sido concluído este trabalho ressaltamos ainda a necessidade de um estudo mais consubstanciado, baseado em dados quantitativos e qualitativos, que venham mostrar o trabalho mais aprofundado, com embasamento legal, a partir da legislação nacional e muncipal que vem construindo o Sistema nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

(12)

4. BIBLIOGRAFIA

CONTI, Irio Luiz. Segurança Alimentar e Nutricional: noções básicas. Passo Fundo: IFIBE, 2009.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME. Disponível em: www.mds.org.br;http://www.fomezero.gov.br.Acesso em 01 jul.2010.

_______. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Subsídios para Implementação de Sistemas Descentralizados de Segurança Alimentar e Nutricional em Regiões Metropolitanas, Brasília, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Diferenças entre as médias dos tratamentos para cada variável, calculada por meio de intervalos de confiança de Bonferroni, mostraram que os resultados relacionados as

Representar por meio da linguagem simbólica da Química o fenômeno da combustão, identificando e quantificando os reagentes e produtos obtidos, bem como analisar

Objetivo: determinar os fatores associados ao achado de carcinoma microinvasor no cone de mulheres com biópsia colpodirigida prévia compatível com neoplasia intra-epitelial

de examinando-se toda a escripturação do exercicio findo de..., e confrontando-se as operações deste livro Caixa, e as da conta corrente de cartas e sellos e contas correntes com

Segundo Cerqueira, 1994, esse documento pode ser cedido (conforme vontade do responsável) a clientes, fornecedores e funcionários, para demonstrar o "status"

Diante da busca para um melhor desenvolvimento rural criou-se o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

There are six objectives: (i) identify MSPC limitations in industrial processes monitoring; (ii) understand how methods of variable selection are used to improve

1. __________________ O parecer anteriormente referido, nos termos do n.º 2, do mesmo artigo e diploma citados no parágrafo anterior, só pode ser desfavorável