• Nenhum resultado encontrado

JOGOS AZUL & BRANCO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JOGOS AZUL & BRANCO 2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

JOGOS

AZUL

&

BRANCO

2015

REGULAMENTO DA EDIÇÃO 2015

I - CARACTERIZAÇÃO

Os Jogos Azul e Branco constituem-se numa atividade de caráter esportivo e cultural. Sua realização visa proporcionar aos alunos vivências extraclasse que enriqueçam sua formação.

Para realizar os jogos os alunos, professores e funcionários são divididos em dois cordões

(equipes) denominados AZUL & BRANCO, cabendo aos pais a participação segundo o

cordão dos filhos.

Os integrantes da equipe diretiva e os professores de educação física compõem a Comissão Organizadora.

II - REALIZAÇÃO

As atividades referentes à edição 2015 dos jogos Azul e Branco ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de outubro, conforme cronograma em anexo.

III - OBJETIVOS  Estimular a prática esportiva;

 Promover a integração da comunidade escolar;  Desenvolver a criatividade;

 Desenvolver a habilidade de interpretação de textos;

 Desenvolver as habilidades necessárias à organização individual e em grupo;

 Oferecer situações através das quais possam ser trabalhadas as reações emocionais frente a conquistas e derrotas;

 Desenvolver a tolerância à frustração;

 Promover a formação de valores tais como respeito e solidariedade;

 Promover a cultura da “Paz no Esporte”;

 Comemorar o 498º aniversário da Reforma Luterana (31/10/2015). IV - ATIVIDADES PONTUADAS

A edição 2015 dos jogos Azul e Branco contará com as seguintes atividades pontuadas:  Participação de alunos, familiares, professores, auxiliares administrativos e

convidados no devocional de abertura do dia 28 de outubro.

 Apresentação/Encenação do texto bíblico no devocional de abertura.  Resultado do Azul e Branco Cultural.

 Resultados dos jogos disputados nos dias 28, 29 e 30 de outubro.

(2)

V - DISPOSIÇÕES GERAIS

Cada cordão escolhe um Líder Geral e um Vice-Líder dentre os alunos do turno da manhã, um Professor Líder para o turno da manhã e um Professor Líder para o turno da tarde. Cada cordão escolhe uma Rainha e uma Princesa dentre as alunas do turno da manhã e uma Princesa dentre as alunas do turno da tarde. As mesmas representarão o cordão juntamente com o líder e o vice-líder. Cada Cordão terá que confeccionar as faixas para suas respectivas princesas e rainha.

Cada Cordão dispõe de uma sala (“QG”) para organização e guarda do material durante os dias dos jogos (Azul: Sala 21; Branco: Sala 32).

Não é permitido fazer recolhimento de valores para a organização dos cordões. Para a confecção de faixas, cartazes, etc., deve ser priorizada a utilização de materiais de baixo custo e/ou reciclado.

Na noite de abertura será permitida a presença de visitantes. Nos dias 29 e 30, como os jogos ocorrerão em horário escolar, será admitida dentro do ginásio apenas a presença dos alunos, professores e funcionários do Colégio.

Os alunos do turno da tarde não poderão acompanhar os jogos do turno da manhã e vice-versa.

As torcidas deverão se manifestar utilizando apenas cânticos, gritos de guerra e palmas, não sendo permitida a utilização de instrumentos de percussão, buzinas de ar comprimido ou qualquer outro tipo de equipamento sonoro.

Na sexta-feira à tarde, no horário da divulgação do resultado, os alunos do 1º ao 4º Ano do EF e os alunos do turno da manhã poderão estar presentes no ginásio.

Dúvidas referentes a eventuais situações não contempladas nesse regulamento serão esclarecidas e definidas pela Comissão Organizadora.

As decisões da Comissão Organizadora são soberanas, não cabendo qualquer espécie de recurso em relação às mesmas.

Os alunos devem permanecer no Colégio durante todo o horário das competições, pois, a critério da comissão organizadora, um ou mais jogos poderão ter seus horários e/ou data alterados.

Não será exigido o uso de fardamentos numerados, mas, para participar das competições, os atletas deverão estar vestindo uma camiseta na cor do cordão.

VI - INSCRIÇÕES DOS ATLETAS

Todas as Fichas de Inscrições devem ser entregues na Secretaria do Colégio até às

20h35min do dia 26/10. Haverá perda de 01(um) ponto para cada ficha não entregue,

entregue após esta data e horário ou entregue incompleta.

As fichas de inscrições deverão ser preenchidas com nome e sobrenome dos atletas.

Antes de cada partida será aberto um espaço de tempo de aproximadamente 5 minutos durante o qual será possível fazer alterações nas inscrições de atletas.

No momento da Não é permitido acrescentar atletas na ficha de inscrição, somente substituir aqueles já relacionados.

No caso das modalidades disputadas por alunos, atletas menores podem participar nas categorias dos maiores. O contrário não é permitido.

(3)

individuais.

A restrição de três participações aplica-se às seguintes modalidades coletivas: Futsal, Voleibol, Basquete e Handebol.

A restrição de duas participações aplica-se às seguintes modalidades individuais: Xadrez, Dama, Moinho e Tênis de Mesa.

As participações no Futebol de Campo e no Azul e Branco Cultural são livres.

Para a categoria Formados no Ensino Médio e nos Cursos Técnicos serão considerados os alunos formados no Colégio nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

VII – NÚMEROS MÍNIMO E MÁXIMO DE ATLETAS POR MODALIDADE Modalidade para a Categoria Ex-alunos do EM e dos CCTT

 Vôlei Misto dos Formados no EM e CCTT: 07 a 10 participantes (Obs.: Ver regra sobre permanência em quadra de atletas do naipe feminino).

Modalidades para as Categorias CCTT da Noite e Pais, Professores e Funcionários  Vôlei Misto Pais/Prof/Func.: até 10 participantes (Obs.: Ver regra sobre permanência

em quadra de atletas do naipe feminino).

 Tênis de Mesa Pais/Prof/Func.: 03 participantes.  Tênis de Mesa Mães/Prof/Func.: 03 participantes.

 Vôlei Misto dos CCTT da Noite: até 10 participantes (Obs.: Ver regra sobre permanência em quadra de atletas do naipe feminino).

Modalidades para as Categorias 5º e 6º, 7º e 8º e EM e CCTT da Tarde  Azul e Branco Cultural (Misto): 02 participantes por categoria.

 Futebol de Campo Masculino (categoria EM/Téc Tarde): até 15 participantes.  Futsal Masculino: até 08 participantes por categoria.

 Futsal Feminino: até 08 participantes por categoria.  Vôlei Masculino: até 09 participantes por categoria.  Vôlei Feminino: até 09 participantes por categoria.  Mini-Vôlei 5º e 6º Masculino: até 05 participantes.  Mini-Vôlei 5º e 6º Feminino: até 05 participantes.

 Basquete Masculino: até 08 participantes por categoria.  Basquete Feminino: até 08 participantes por categoria.  Handebol Masculino: até 10 participantes por categoria.  Handebol Feminino: até 10 participantes por categoria.  Tênis de Mesa Masculino: 03 participantes por categoria.  Tênis de Mesa Feminino: 03 participantes por categoria.

 Xadrez, Dama e Moinho: 01 participante por modalidade em cada categoria. VIII - REGRAS

Voleibol

As partidas de voleibol serão disputadas em um set de 25 pontos para os alunos e melhor de 3 sets de 15 pontos para as categorias Pais/Prof/Func, CCTT Noite e Formados, observando-se a diferença mínima de dois pontos ao final de cada set.

(4)

No Vôlei misto a formação deve contemplar, preferencialmente, o número de 3 participantes de cada naipe, sendo admitidas também as seguintes formações:

Naipe Feminino: no mínimo 3 e no máximo 5 representantes em quadra, simultaneamente. Naipe Masculino: no mínimo 1 e no máximo 3 representantes em quadra, simultaneamente. Obs.: Em qualquer das hipóteses, o número de atletas em quadra deverá ser 6.

Quanto ao desenvolvimento dos jogos as regras a serem observadas são as da Confederação Brasileira de Voleibol, sendo que os árbitros podem sugerir adequações antes do início de cada partida.

Mini-Vôlei 5º e 6º Anos

As partidas serão disputadas em um set de 25 pontos, observando a diferença mínima de dois pontos ao final do set. As equipes serão compostas por 03 atletas.

Futsal

As partidas de Futsal serão regidas pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal, com exceção dos itens referentes ao número de faltas para o tiro livre sem barreira, à duração dos jogos e à quantidade de pedido de tempo, itens estes que serão adaptados como segue:

 Número de faltas para o tiro livre sem barreira: a partir da 4ª falta, incluindo esta, não haverá mais formação de barreira.

 Duração dos Jogos: O tempo de duração das partidas será de 12 minutos.  Pedidos de Tempo: Cada equipe pode fazer 01 pedido de tempo durante o jogo. Obs.: Os árbitros podem sugerir adequações antes do início de cada partida.

Tênis de Mesa

No Tênis de Mesa será vencedor o atleta que primeiro fizer 21 pontos. Cada atleta dentre os inscritos disputará um set contra um adversário, que será sorteado no momento do jogo. Cabe salientar que:

 No saque do Tênis de Mesa, a bolinha deve tocar uma vez no campo do atleta sacador.

 Tanto o saque quanto a resposta não precisam ser no centro da mesa. Obs.: Os árbitros podem sugerir adequações antes do início de cada partida.

Basquetebol

No basquetebol as regras a serem observadas são as da Confederação Brasileira de Basquetebol, exceto no que se refere ao tempo de jogo, que será de 10 minutos corridos. Obs.: Os árbitros podem sugerir adequações antes do início de cada partida.

Handebol

No Handebol, as regras a serem observadas são as da Confederação Brasileira de Handebol, exceto no que se refere ao tempo de jogo que será de 10 minutos corridos.

Obs.: Os árbitros podem sugerir adequações antes do início de cada partida. Futebol de Campo

(5)

No Futebol de Campo, as regras a serem observadas são as da CBF. A partida que terá duração de dois tempos de 20 minutos e o intervalo será de 10 minutos.

Obs.: Os árbitros podem sugerir adequações antes do início de cada partida. IX - PONTUAÇÕES

Da participação no Devocional de Abertura do dia 28/10

A presença de alunos, professores, funcionários e de familiares e amigos dos integrantes dos cordões no Devocional de Abertura do dia 28/10 contará pontos para a competição da seguinte forma:

01 ponto para cada grupo de 20 pessoas presentes no devocional.

05 pontos para o cordão que contar com o maior número de participantes. 03 pontos para o cumprimento da tarefa de apresentação do texto bíblico.

Do Azul e Branco Cultural

O Azul e Branco Cultural constitui-se numa competição sobre conhecimentos gerais e conteúdos escolares. Cada Cordão deve escolher uma dupla por categoria. Para cada categoria haverá um conjunto de 10 questões que serão formuladas de forma alternada para as duplas, o que significa que em cada categoria cada dupla responderá 05 questões. Após a formulação da pergunta serão apresentadas três opções de respostas indicadas pelas letras “A”, “B” e “C”. A dupla terá um minuto para conversar e escolher a resposta que julga correta. Após a escolha, um dos integrantes da dupla deverá se dirigir até o microfone e informar qual foi a resposta escolhida. Os responsáveis pela condução dessa modalidade informarão nesse momento se a resposta está correta ou não.

Os pontos dessa atividade serão contabilizados da seguinte forma: 01 ponto para cada resposta certa, mais 05 pontos para o cordão com maior número de acertos. Se houver empate no número de acertos, cada cordão será bonificado com dois pontos.

Do Azul e Branco Solidário

O Azul e Branco Solidário constitui-se numa atividade de cunho social. A pontuação obtida nessa tarefa será somada àquela obtida nas demais modalidades.

Cada equipe deverá montar 40 (quarenta) cestas básicas contendo, cada uma delas, 1 kg/litro dos seguintes alimentos: arroz, feijão, massa, azeite, farinha de trigo e açúcar. Esses alimentos serão repassados para entidades assistenciais.

Os alimentos deverão ser organizados nos respectivos QG(s) dos Cordões durante os dias 29 e 30/10.

No dia 30/10, no horário das 13h15min às 14h05min, as cestas básicas deverão ser

transportadas para a Sala de Reuniões, em frente à Secretaria, onde serão recebidas pelos Integrantes da Comissão Organizadora.

Quando soar o sinal das 14h05min, alimentos que não estiverem dentro da Sala de

Reuniões não serão mais contabilizados.

Importante: A cesta básica que contiver algum item com data de validade vencida não será contabilizada.

Os pontos dessa atividade serão computados da seguinte forma: ½ (meio) ponto para cada cesta básica válida e 05 (cinco) pontos pelo cumprimento completo da tarefa.

(6)

finalidade, também deverão ser entregues para a Comissão Organizadora, mesmo que não contribuam para a soma de pontos, pois estes também serão encaminhados para as entidades assistenciais.

Dos Jogos A pontuação dos jogos se dará da seguinte forma:

Vitória – 3 (três) pontos;

Empate – 1 (um) ponto;

Derrota – 0 (zero) ponto.

WO – 0 (zero) ponto para a equipe que não comparecer ou estiver incompleta e 3

(três) pontos para a equipe que estiver presente e atender as condições estabelecidas nesse regulamento.

Obs.: O WO será caracterizado no momento do início da partida, não havendo previsão de tempo de espera para que o mesmo se configure.

Das Torcidas As torcidas também serão avaliadas.

Os critérios para avaliação das torcidas compreendem a organização, limpeza, criatividade na elaboração de cartazes, faixas, músicas e slogans das torcidas, respeito, animação e participação, e incluem todas as dependências da Escola, bem como suas proximidades.

Observação: Não é permitida a colocação de bandeiras que tenham taquaras ou qualquer outro tipo de madeira, plástico ou metal como mastro, bem como não é permitido subir em telhados, muros, telas, etc., para a colocação de decoração.

Obs.: A avaliação das torcidas é objeto de uma premiação à parte, não gerando pontos para serem computados juntamente com os das outras modalidades.

X - PREMIAÇÃO

O cordão vencedor obtém a posse provisória de um troféu, que ficará em definitivo com o cordão que vencer duas de cada bloco de três edições dos Jogos Azul e Branco.

A melhor torcida, escolhida pela comissão organizadora segundo os critérios estabelecidos acima, recebe um troféu específico em cada edição dos Jogos Azul e Branco.

XI - PENALIDADES No Resultado dos Jogos

Ocorrendo participação irregular de algum atleta, a equipe adversária é bonificada com 01 (um) ponto. Além disso, a equipe infratora perderá os pontos eventualmente ganhos naquela partida onde se configurou a irregularidade.

A indisciplina de atletas durante os jogos é penalizada pelo árbitro, segundo as regras estabelecidas para cada modalidade em disputa.

A postura inadequada de um grupo de atletas e/ou de um grupo de integrantes da torcida, que coloque em risco o bom ambiente e o clima saudável de competição pretendido durante os jogos, pode determinar a suspensão do jogo onde ocorrer a indisciplina ou, ainda, a

(7)

suspensão de todos os jogos.

O cordão que apresentar postura inadequada é penalizado com:  Advertência por parte da comissão organizadora;

 Perda de dois (2) pontos a cada reincidência de indisciplina;  Suspensão dos alunos envolvidos na indisciplina.

No Ponto Formativo do 3º Trimestre

Os Jogos Azul e Branco constituem-se em atividade letiva com fins pedagógicos relevantes conforme apresentado no item “Objetivos”. Em função disso, durante a realização dessa atividade, os alunos também estarão sendo avaliados. Isso significa que as atitudes observadas durante todo o período de realização dos jogos serão levadas em conta no momento da definição do ponto formativo do 3º trimestre.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Comissão Organizadora:

Nelci Naor Senger

Diretor

Débora Janine Seibert Link

Coordenadora Pedagógica

Sirlei Bernardes Timm Maus

Coordenadora dos Cursos Técnicos de Administração e Logística

Tiago Roberto Kautzmann

Coordenador do Curso Técnico de Informática

Sandra Denise Linden

Orientadora Educacional

Melina Lima

Psicóloga Escolar

Rubens José Ogg

Capelão Escolar

Francini Scipioni Belau

Secretária Escolar

Felipe Silva Alvienes

Professor de Educação Física

Roberto Oliveira Sampaio

Professor de Educação Física

“Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.”

Referências

Documentos relacionados

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

Portanto, o nome de domínio disputado infringe as marcas registradas há quase 60 (sessenta) anos pela Reclamante no Brasil e, como demonstrado acima, está configurada a

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Assim o índice de Laspeyres é uma média aritmética ponderada de relativos de preços, sendo a ponderação feita com base na participação relativa (percentual).. de cada bem no

Nas bases de dados SciELO e LILACS foram utilizados os descritores indexados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS terms) e foi realizada a seguinte estratégia: zumbido AND

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Para a produção sintética de metabólitos fúngicos bioativos, alguns parâmetros podem ser analisados, como a composição do meio de cultivo, pois as características