• Nenhum resultado encontrado

CONTABILIDADE RURAL NA FAZENDA POSSE RESUMO INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTABILIDADE RURAL NA FAZENDA POSSE RESUMO INTRODUÇÃO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Goiânia/2014

CONTABILIDADE RURAL NA FAZENDA POSSE

Sônia Regina Morais Silva* Me. Januário de Carvalho Nunes**

RESUMO

A contabilidade rural é uma ferramenta pouco explorada no ramo da pecuária, e com o crescimento econômico da atividade rural se torna primordial a utilização das ferramentas contábeis. Essa ciência vem contribuindo em vários aspectos para que o produtor pecuarista tenha mais conhecimentos dos recursos aplicados. O objetivo desse artigo é apresentar conceitos básicos da contabilidade rural e mostrar como essa ciência vem auxiliando os empresários rurais a viabilizar, melhorar, expandir e maximizar seus lucros.

Palavras-Chaves: Contabilidade rural. Pecuária. Patrimônio. Informações contábeis

INTRODUÇÃO

Devido ao crescimento acelerado do agronegócio no Brasil, muitas empresas rurais estão buscando utilizar as ferramentas que a contabilidade disponibiliza. Mais ainda há muito espaços a conquistar, muitos empresários rurais desconhecem os benefícios que esta ciência pode proporcionar.

E para que esse mercado continue em evolução, é necessário buscar conhecimento específico no que se propõe a fazer, e atualizar-se com o mercado que está mais exigente e competitivo.

É nesse sentido que a contabilidade rural vem aprimorando e dando um suporte ao empresário rural, para que através dos relatórios contábeis, eles possam conhecer a real situação financeira da empresa, e provisionar com mais segurança.

*Graduanda de ciências contábeis pela Faculdade Padrão, Endereço Eletrônico, regina.metal@bol.com.br. **Professor orientador mestre, do curso de ciências contábeis.

(2)

Goiânia/2014

ORIGEM DA CONTABILIDADE RURAL E SUA EVOLUÇÃO

Desde as primeiras civilizações, mesmo carente de informações e tendo como experiência somente o conhecimento empírico, o homem vem buscando contabilizar e administrar suas riquezas. A principal preocupação dos donos das propriedades rurais daquela época era em plantar, colher e criar o gado.

Com o passar do tempo, essa preocupação tomou outra proporção. As propriedades rurais deixaram de ser vistas apenas como uma simples atividade para obtenção de renda da família.

Nessa perspectiva afirma Marion:

A Contabilidade surgiu basicamente da necessidade de donos de patrimônio que desejavam mensurar, acompanhar a variação e controlar suas riquezas. Daí, poder-se afirmar que a contabilidade surgiu em função de um usuário específico, o homem proprietário de patrimônio, que, de posse das informações contábeis, passa a conhecer melhor sua “saúde” econômica-financeira, tendo dados para propiciar tomada de decisões mais adequadas.(MARION, 2003, p. 26)

A Contabilidade rural surgiu da necessidade dos fazendeiros em apurar seus ganhos, controlar e acompanhar a rentabilidade do seu patrimônio.

Segundo estudiosos, os primeiros sinais da existência de contas foram a cerca de 4.000ac. O homem primitivo, ao contar seu rebanho já estava praticando uma forma embrionária de contabilidade. Os egípcios desenhavam nas paredes das casas para registrar o número de cereais pagos aos coletores de tributos. Foram encontrados também registros em cerâmicas que descrevem as transações entre egípcios e babilônicos, destacando-se pagamento de salários e impostos há 3.000 a.C.

A contabilidade geral surgiu, justamente, pela necessidade de se ter um controle maior sobre os valores a serem atribuídos aos estoques de produtos na indústria e, também, pela necessidade de tomar decisões quanto ao que, como e quando produzir. (CREPALDI, 2004 p.14).

A contabilidade alcançou sua maturidade por volta dos séculos XIII e XVI d.c. concretizado pelo trabalho elaborado pelo frade franciscano Luca Pacioli, nascendo assim a Escola Italiana de Contabilidade.

A ascensão cultural e econômica dos EUA, o crescimento do mercado de capitais e a preocupação em tornar a contabilidade favorável para a tomada de

(3)

Goiânia/2014

decisão, foram alguns fatores entre outros que colaboraram para formação da Escola Contábil americana.

A contabilidade rural emprega-se todas as técnicas para controlar, registrar e analisar os fenômenos ocorridos no patrimônio das empresas rurais com o objetivo de auxiliar nas decisões do proprietário.

A contabilidade rural é um instrumento da função administrativa que tem como finalidade: controlar o patrimônio das entidades rurais e apurar-lhe o resultado; prestar informações sobre o patrimônio e sobre o resultado das entidades rurais aos diversos usuários. Conclui que a “contabilidade é um método universal utilizado para registrar todas as transações de uma empresa rural, que possam ser expressas em termos monetários”. (CREPALDI,1998, p. 76).

A contabilidade rural é uma ferramenta de grande importância para o mercado que se torna cada vez mais competitiva, e os produtores necessitam saber da situação financeira atual para auxiliar na tomada de decisões. Com os relatórios fornecidos pela contabilidade é possível fazer um planejamento mais detalhado.

A pecuária, sempre esteve entre as principais atividades do setor rural. O termo pecuária não se aplica apenas a criação de gado bovino. Neste sentido Crepaldi afirma que o termo pecuária aplica-se também a outros criatórios.

Quando se refere às atividades da pecuária, logo se faz associação com gado vacum (bois e vacas); entretanto, elas se referem à criação de gado em geral, ou seja, animais que vivem em coletividade (rebanho), quer sejam bois e vacas, búfalos, carneiros, ovelhas e, entre outros, as aves que incluem frango, pato marreco, faisão, peru (CREPALDI,1998, p. 197). O entendimento do termo pecuária é de muita relevância, para que não haja estranhamento quando esse referir aos demais criatórios que a compõe. Embora neste artigo o objeto principal será bois, vacas e bezerros.

Com a evolução da agricultura e pecuária, os proprietários de empresas rurais vieram acompanhando essa evolução na tentativa de maximizar seus lucros e procurar administrar com mais segurança, minimizando riscos e perdas em suas propriedades.

Empresas rurais “é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação do gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda”. (MARION, 2010, p. 2) Então, o conceito primário sobre a agricultura deixou de ser apenas rural, passando a depender de vários outros serviços, tais como: máquinas, insumos, armazéns e de infraestruturas diversas.

(4)

Goiânia/2014

Podemos entender por contabilidade rural que é um ramo da contabilidade, que apura lucros ou prejuízos das operações oriundas do patrimônio agrícola.

1. Cria: a atividade básica é a produção de bezerros que só serão vendidos após o desmame. Normalmente, a matriz (de boa fertilidade) produz um bezerro por ano.

2. Recria: a atividade básica é, a partir do bezerro adquirido, a produção e a venda do novilho magro para a engorda.

3. Engorda: a atividade básica é, a partir do novilho magro adquirido, a produção e a venda do novilho gordo.( MARION, 2005, p. 106).

Marion faz uma perfeita divisão das atividades básicas e do desenvolvimento do gado, com essa divisão fica mais fácil visualizar cada etapa. Assim, o ciclo operacional começa com o nascimento dos bezerros, passa pela recria e engorda, e finaliza quando o animal já está no ponto de abate ou comercialização.

Para que a atividade agropecuária apresente resultados satisfatórios é necessário que haja um suporte técnico para orientar e acompanhar as operações pecuárias, e as transações financeiras. Acompanhar o lucro de cada produto separadamente e orientar o produtor a fazer um bom planejamento desde a produção até a comercialização dos produtos.

Com a execução da ferramenta da contabilidade é possível medir a capacidade de liquidação e gera informações para apurar o Imposto de Renda.

Ao contrário das empresas comerciais que tem o exercício social encerrada em 31 de dezembro de cada ano, as empresas rurais encerram seu exercício após o término da colheita. No caso da pecuária bovina, que é o objeto deste, o ano agrícola poderá ser determinado logo após o nascimento dos bezerros ou da comercialização do gado.

Para fins contábeis o gado é classificado por categorias da seguinte maneira dentro do estoque:

Bezerro de 0 a doze meses de idade.

Novilho ou Novilha de 13 meses até o abate para os novilhos e para as novilhas até a primeira parição.

Garrote desde a desmama até a reprodução. Vaca após a primeira parição.

(5)

Goiânia/2014 Touro de 25 a 35 meses.

É fundamental essa classificação dentro do balanço para que haja uma diferenciação e identificação da parte destinada a venda e procriação. (Oliveira, 2010).

Existem dois tipos de sistema de produção: Sistema extensivo (gado criado solto, sem alimentação suplementar ocupando grande área territorial com baixo rendimento) e Sistema intensivo (quando o gado é criado confinado, com alimentação a base de suplemento). No sistema extensivo o gado se alimenta somente dos pastos nativos e por esta não conter nutrientes necessários para garantir uma boa produtividade com ciclo operacional em média de 5 (cinco) anos.

Já no sistema intensivo, além das pastagens naturais, adota-se uma suplementação alimentar (ração, sal etc), que garante uma redução do tempo para o abate aumentando a produtividade e diminuindo o ciclo operacional para 3 (três anos). (Oliveira, 2010).

A pastagem é fato existencial para que se alcance um bom resultado na atividade pecuária.

Basicamente existem dois tipos de pastagens: Pastagem natural e pastagem artificial. A pastagem natural é composta pelo pasto nativo, geralmente áreas não cultivadas e de boa cobertura vegetal. Já na pastagem artificial, exige uma preparação como qualquer outra cultura, preparação do solo, adubação, plantio, drenagem etc.

Lugar onde pasta (come erva não ceifada) ou pode pastar o gado. É uma das partes mais importantes do planejamento agropecuário, uma vez que a boa pastagem contribuirá, em conjunto, para a melhoria da qualidade do gado, para o alto rendimento do projeto. (MARION;SEGATTI, 2010, p.8). Para manter o pasto em boas condições de pastagens e não danificar as forrageiras, o pasto é dividido em piquetes. Essa medida é muito importante para não onerar o custo de manutenção. Esse tipo de pastoreio é chamado de pastoreio em rodízio

A outra forma é o pastoreio contínuo onde o gado é mantido permanentemente no mesmo pasto. Tanto no pastoreio em rodízio, quanto no contínuo é feito um planejamento do número de animais por hectare, com o objetivo de alcançar uma maior produtividade.

(6)

Goiânia/2014

Caso haja excesso de capim, estes podem ser colhidos e utilizados em silagem e em fenação. A silagem é o capim cortado e compactado, após retirar todo o ar (ensilagem) é armazenado em silos e poderá ser utilizado o ano todo.

A fenação é um método de desidratar a planta. A perda o excesso de água se dá devido a exposição da planta ao sol. Essa técnica de conservar o pasto colhido, se manejada corretamente permite manter o máximo de seu valor nutritivo. O processo de fenação é uma prática simples, de baixo custo, e exige pouca mão de obra, além de permitir diversas espécies de forrageiras e poderá ser utilizada por qualquer pecuarista.

Além das forrageiras, o gado, sobretudo aquele que depende de pastagem artificial (na pastagem natural, a diversificação de forrageiras atende geralmente às exigências do organismo), necessita de aditivos à alimentação (nutrientes), tais como: sal e minerais, vitaminas, proteínas etc. (MARION;SEGATTI, 2010, p.18).

Antes de abordarmos sobre as formas de reprodução, é importante que saibamos sobre o cio das vacas. O Cio compreende a um período de 17 a 24 dias e tem uma duração de 11 a 18 horas. Esse período é facilmente identificado pelo pecuarista pois é nesse período que o reprodutor utiliza para fazer inseminação artificial, pois tem uma chance maior de fecundação.

Existem duas formas de reprodução: Por meio do reprodutor que é conhecido também por reprodução natural, e por meio da inseminação artificial. A escolha de um bom reprodutor é muito importante, para que se atinja os índices de qualidade e produtividade esperados. (Oliveira, 2010).

A inseminação artificial consiste na introdução do sêmen na fêmea no período de fertilidade da vaca.

A Idade contemporânea iniciou-se com a Revolução Francesa e foi nessa época que surgiram várias escolas contábeis. Em 1840 surgiu a primeira escola lombarda ou administrativa. Essa escola defendia que objetivo principal da contabilidade era a administração das entidades. Já que não havia administração de empresas. Portanto, a contabilidade não se limitava apenas a apuração das contas, mas também em gerir as empresas.

Em 1867, surgiu a Escola personalista, fundava-se no estudo das relações jurídicas entre os proprietários, os correspondentes que eram terceiros que negociavam com a empresa e os agentes consignatários.

(7)

Goiânia/2014

Surgiu em 1880 a Escola Controlista. O objetivo da contabilidade segundo esta escola era o controle das empresas.

A partir de sua obra de 1.840 é que esse ilustre autor penetra na área nitidamente científica, admitindo a escrita contábil como a parte mecânica apenas. SÁ (1997, p. 64).

Já em 1887 surgiu a escola estadunidense com a criação da Associação Estadunidense de Contabilistas Públicos. As preocupações principais da escola era em melhorar a qualidade da informação e também a padronização da informação contábil. Foi nessa escola que surgiu a divisão em contabilidade financeira e contabilidade gerencial.

No Brasil em 1.902 foi criada a Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, sendo a primeira Escola de contabilidade no Brasil. Essa escola sofreu a influencias tanto da escola Italiana quanto da escola Americana. Porém foi a escola americana que o Brasil se baseou na formação da Lei das Sociedades por Ações.

A evolução e o desenvolvimento da contabilidade, aconteceu de acordo com as necessidades de cada época, e com os avanços da tecnologia.

Toda empresa rural bem assistida, apresenta melhores resultados. Se os proprietários empregassem mais as ferramentas da contabilidade rural poderiam obter melhores resultados.

“A contabilidade aplicada na atividade rural pode demonstrar toda a vida evolutiva da empresa. Por isso é imprescindível que também na agropecuária, a contabilização dos atos e sua estruturação sejam realizados com o perfeito conhecimento, não apenas técnico, mas também de sua atividade operacional respeitando as peculiaridades da atividade”. (CREPALDI, 2011, p.50).

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE RURAL NA FAZENDA POSSE

Com o crescimento acelerado das propriedades rurais e graças às evoluções tecnológicas direcionadas no campo os registros dos atos e fatos ficaram mais rápidos e dinâmicos. Facilitando consideravelmente o processo de contabilização.

Nas últimas décadas o produtor rural de grande porte também vem aperfeiçoando suas técnicas e buscando adquirir melhores resultados, tanto na

(8)

Goiânia/2014

produção, na busca de informações e no aprimoramento das técnicas de manuseio. E a contabilidade rural é uma das principais ferramentas para essa busca.

Dessa maneira, a contabilidade pode desempenhar um papel considerável através de orientações que possibilitam um planejamento, e controle que auxiliam na tomada de decisão. Assim, pode-se estabelecer uma parceria entre produtor e contador para tornar a propriedade rural apta a acompanhar e participar da evolução do agronegócio.

Assim, na situação atual de vinculação e dependência do agricultor em relação ao mercado, torna-se indispensável aos produtores rurais o conhecimento aprofundado de seu negócio, a agricultura. Para tanto, deve o produtor estar bem informado sobre as condições de mercado para os produtos agrícolas, bem como conhecer as condições dos recursos naturais de seu estabelecimento rural. (CREPALDI, 2011, p. 2)

O profissional contábil deverá estar preparado para atender diversos

tipos de empresários, tanto as empresas maiores quanto as de pequeno e médio porte necessitarão de ajuda profissional.

O gestor deve estar sempre atento às tarefas de planejar, organizar, direcionar os subalternos diretos e o controle administrativo, além de sempre apresentar planos como orçamentos e controles que permitam acompanhar o andamento da atividade. (Crepaldi 2011).

O nome de fantasia da fazenda é: Fazenda Posse, a razão social é Jair Simão Vieira, localizada na Rodovia Municipal de Acreúna Km 07 Fazenda São Felipe município de Acreúna-GO.

Conforme afirmação do Sr. Jair a Fazenda Posse foi constituída da seguinte forma: parte de herança e parte comprada.

Em 1.986 o Sr. Jair Simão Vieira recebeu por herança 242 hectares da fazenda, e em seguida comprou mais 235 hectares, totalizando assim 477 hectares.

Sr. Jair Simão Vieira relata que a parte adquirida era apenas terra bruta onde havia muitas árvores nativas como: copaíba, jatobá, aroeira e mangaba. Por ocasião do desmatamento houve uma grande preocupação em preservar as reservas naturais, cabeceiras e nascentes.

(9)

Goiânia/2014

De acordo com relato do Sr. Jair Simão, para administrar a fazenda ele conta com a ajuda de 8 funcionários e um Engenheiro agrônomo que visita a fazenda uma vez por semana.

Ele conta também com um suporte técnico da COMIGO Coop. Mista Produtores rurais do Sudoeste Goiano cujo a matrícula é 343.

A principal atividade da fazenda é cria, recria e engorda. E a forma de reprodução mais utilizada é por inseminação artificial.

Há uma produção de leite de aproximadamente 250 litros por mês, que é comercializado no laticínio da região.

Ao ser indagado sobre a missão, visão e valores da empresa, Sr Jair Simão relata que a missão da empresa é de produzir carnes, leite e grãos de qualidade e contribuir para o crescimento de suas ações junto ao meio ambiente.

E a visão é de ser uma empresa de referência na região na

produção de carnes e leite, mantendo um padrão de qualidade.

E os valores que a empresa presa é de trabalhar com ética e transparência respeitando a natureza deixando-a melhor do que encontrou.

De acordo com a legislação vigente, a contabilidade Rural é feita em dois regimes: Regime de competência, quando for pessoa jurídica tributada pelo lucro real e regime de caixa para pessoa física ou jurídica pelo lucro presumido ou optante do simples.

A vantagem que o produtor rural pessoa física tem, nesse caso, é a possibilidade de realizar a apuração do Imposto de Renda devido através do livro-caixa. Por este regime, o contador do produtor rural irá apurar a base de cálculo do Imposto de Renda através do lançamento das receitas e despesas que tal produtor tiver com sua atividade, sendo que sobre o saldo resultante dessa operação, ou seja, receita menos despesas, será aplicada a alíquota do Imposto de Renda Pessoa Física, encontrando-se então o valor do imposto devido. (CREPALDI, 2011, p. 333)

Na Fazenda posse o Sr. Jair Simão registrou a fazenda em nome de pessoa física, por ser menos onerosa e por trazer vantagens de natureza fiscal.

É viável que se faça um planejamento Tributário de se diminuir legalmente o valor do imposto a ser pago pelo produtor, mesmo que o seu faturamento seja maior que as suas despesas.

O processo da cria na Fazenda Posse é feito pelo método de inseminação artificial. Após a identificação das matrizes que estão no período de

(10)

Goiânia/2014

monta, é feita a inseminação artificial, que consiste na introdução mecânica do semem.

“A atividade básica e a produção e venda de bezerros, que só serão

vendidos após o desmame. Normalmente, a matriz em (época de boa fertilidade) produz um bezerro por ano”. Marion (2007, p. 34)

A recria inicia-se após a fase do desmame, onde os bezerros estão prontos para engorda.

Recria tem como “atividade básica a partir do bezerro adquirido, a produção e a venda do novilho magro para engorda” Marion (2007, p. 34)

Logo após o processo de recria, inicia-se a engorda. Onde os bezerros magros recebem uma nutrição de qualidade através de suplementos minerais, vitaminas, proteínas etc.

Quando o rebanho chega na fase da engorda, é feita uma seleção das melhores novilhas que serão incorporadas no Ativo não circulante como matrizes, e os novilhos de melhor porte como reprodutores. Os demais são destinados a venda.

O Sr. Jair Simão procura efetuar a venda do rebanho, no momento em que o preço de mercado for favorável, para cobrir todos os custos e despesas efetivadas no rebanho, alcançando assim uma boa rentabilidade.

A rotina na fazenda Posse acontece da seguinte forma:

São enviados todos os documentos do movimento mensal: notas fiscais de entrada e saída, cupons fiscais recibos de pagamentos e recebimentos enfim, todos os fatos ocorridos pertinentes a contabilidade, onde os mesmos serão separados por ordem de caixa ou banco, e colocados em ordem de data de pagamento para serem codificados e classificados conforme a conta, e por fim lançados.

Ao final de cada mês é informado a contabilidade todas as aquisições, e vendas, descriminando a quantidade de cabeças vendidas, as perdas, e baixa de bens do Ativo Imobilizado (veículos, equipamentos, imóveis, máquinas e implementos, entre outros.

Os animais originários da cria ou da compra, para recria ou engorda, são avaliados pelo seu valor original, na medida de sua formação, incluindo

(11)

Goiânia/2014

todos os custos gerados no ciclo operacional, imputáveis, direta ou indiretamente, tais como: rações, medicamentos, inseticidas, mão-de-obra e encargos sociais, combustíveis, energia elétrica, depreciações de prédios, máquinas e equipamentos utilizados na produção, arrendamentos de máquinas, equipamentos ou terras, seguros, serviços de terceiros, frete e outros. CREPALDI, (2011, p. 225)

Os animais destinados à reprodução ou a produção de derivados, quando não são mais utilizados para esse fim, são transferidos para as contas de estoque, no ativo circulante.

Os animais que morreram por causa natural, são contabilizados como despesa operacional.

O custo é rateado pelo rebanho em função da idade dos animais. Para cada faixa etária é atribuído um fator de consumo. Crepaldi (2011, p. 252)

O Ativo não circulante é composto por 400 matrizes e dois reprodutores, e na conta estoque do Ativo circulante estão classificados os bezerros de novilhas.

As demonstrações são feitas em um livro Caixa, apresentando todas as Receitas e Despesas que são devidamente arquivadas para a apuração do Imposto de Renda.

Todos os funcionários da Fazenda Posse são devidamente registrados, e a empresa oferece alguns benefícios, tais como: moradia e cesta básica.

Ao final de cada exercício o produtor rural tem a curiosidade em saber qual foi o lucro/prejuízo na atividade executada? Qual o valor do imposto que será pago?

E para que os relatórios que a contabilidade emite sejam confiáveis e satisfaça as necessidades do produtor, é necessário que sejam repassadas todas as informações corretas ocorridas no período.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Após o fechamento da contabilidade da Fazenda Posse, e da emissão e análise dos relatórios necessários para a avalição dos resultados, o proprietário da fazenda Sr. Jair Simão Vieira e o contador chegaram a conclusão de

(12)

Goiânia/2014

que a atividade cria, recria e engorda obteve um lucro satisfatório no período analisado, considerando também alguns fatores: uma boa fase no preço do produto e o período chuvoso que é muito favorável para as pastagens, economizando assim na quantidade de rações e suplementos necessários para o ganho de peso do rebanho.

Vantagens da contabilidade rural:

Uma das suas vantagens é permitir ao empresário rural planejar sua atividade fazendo orçamentos com controle dos custos. As vantagens que o mercado futuro oferece para quem opera vão muito além da simples proteção do preço PEREIRA e SIMÃO (2014)

Sr. Jair Simão Vieira considera o contador um grande parceiro e aliado no seu ramo de atividade, pois com os resultados alcançados e comprovados através dos relatórios gerenciais, verificou-se a grande relevância em se fazer um bom planejamento financeiro, aproveitando os recursos disponíveis e a viabilidade de um financiamento.

A falta dos serviços contábeis na empresa rural, poderá trazer sérios problemas para o empresário, pois através da contabilidade ele poderá ter mais domínio e controle dos seus bens, e assim irá saber se a atividade está dando lucro ou prejuízo.

CONCLUSÃO

A contabilidade é uma ferramenta de grande importância para que o pecuarista alcance melhores resultados. De posse dos relatórios contábeis o produtor rural terá como planejar melhor suas ações no sentido de maximizar seus lucros.

Esta ciência procura evidenciar através dos relatórios os resultados obtidos durante a atividade agropecuária.

Dessa forma o pecuarista terá maior segurança na tomada de decisões.

O mercado da contabilidade rural é sem dúvida muito bom. Pois existem um grande número de empresas rurais que ainda não conhecem os benefícios que a contabilidade poderá proporcionar.

(13)

Goiânia/2014

Através deste estudo constatou-se a grande importância da contabilidade na pecuária entre outras coisas, orientar as operações, medir o lucro/prejuízo nas atividades que executam medir o custo e o desempenho anual.

A contabilidade rural pode apoiar os administradores rurais no processo de tomada de decisão, fornecendo informações precisas, de forma que estes possam alcançar uma maior lucratividade.

RURAL ACCOUNTING ON THE FARM OWNERSHIP ABSTRACT

The rural accounting is a little explored tool in the livestock industry, and the economic growth of rural activity becomes primary use of financial tools. This science has contributed in many ways to the farmer producer has more knowledge of the resources invested. The aim of this paper is to present basic concepts of rural accounting and show how this science is helping rural entrepreneurs to enable, enhance, expand and maximize their profits.

Key Words: Rural Accounting. Livestock. Heritage. Accounting information

REFERÊNCIAS

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial. 6.

Ed. Revista, atualizada e ampliada – São Paulo: Atlas, 2011.

MARION, José Carlos e SEGATTI, Sônia. Contabilidade da Pecuária.9.ed. São

Paulo: Atlas 2010.

OLIVEIRA, Neuza Corte de Contabilidade do Agronegócio.2.ed. (2010),Curitiba

REIS, Rafael. Contabilidade Rural Disponível em:

http://www.contabeis.com.br/artigos/767/contabilidade-rural/ Acesso em 15/09/2014

(14)

Goiânia/2014

Sônia Regina Morais Silva

CONTABILIDADE RURAL NA FAZENDA POSSE

Artigo apresentado como um dos requisitos para obtenção do título de bacharel em ciências contábeis pela Faculdade Padrão.

Goiânia,_____de_________________de 2014.

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________ Prof. Me. Januario de Carvalho Nunes

(Orientador)

_______________________________________ Profª. Esp. Gisele de Oliveira Silva César

(15)

Referências

Documentos relacionados

Ainda assim, cremos que o futuro será mais risonho, à medida que se avançará na disponibilização das fontes existen- tes e que os seus editores – ou outros – valorizá-las-ão

Pistão em aço para ataque vertical XCKP2110G11 Pistão com roldana em termoplástico para ataque por came. XCKP2102G11 Alavanca com roldana em termoplástico para

I - O documento deve ser encerrado com indicação do local, data de emissão, carimbo, em que conste nome completo ou nome social completo da(o) psicóloga(o), acrescido de sua

Dentre elas encontram-se o Desempenho Docente pela Avaliação Discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária, que propõe uma metodologia

O cenário sócio-histórico e a situação de multilinguístico generalizado, existentes nos primeiros momentos de transplantação da língua portuguesa para o Brasil, fizeram com que o

Os teores de PB das forrageiras nos dois consórcios foram muito superiores (P<0,05) aos valores obtidos para as gramíneas adubadas com N, tanto na primeira colheita (Tabela 5)

Em experimentos realizados em corações isolados de ratos Wistar (BUIOCHI, 2011), foi observada geração esporádica de arritmia usando-se um transdutor de 65 kHz, e

pulp protection with mineral trioxide aggregate and white Portland cement. Biocompatibilidade do cimento de fosfato de cálcio implantado no rádio de