• Nenhum resultado encontrado

AULA DE CAMPO 04 de Abril de2014 Visitação ao Setor Histórico de Curitiba - Largo da Ordem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA DE CAMPO 04 de Abril de2014 Visitação ao Setor Histórico de Curitiba - Largo da Ordem"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI. CURITIBA – PARANÁ

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO PROFUNCIONÁRIO – TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS

PROFESSORA: MILCA AUGUSTO DA SILVA COSTA

AULA DE CAMPO – 04 de Abril de2014 – Visitação ao Setor Histórico de Curitiba -Largo da Ordem

O Setor Histórico de Curitiba, esta localizado no Centro de Curitiba, muito conhecida como o local da Feira do Largo da Ordem, conta com muitas edificações antigas, calçadas de pedras, possui história e cultura há décadas. O local é um ponto de encontro importante da cidade, além da tradicional feira que acontece todos os domingos, onde são encontrados mais de 200 barracas e uma imensa diversifidade de produtos, e muitos pontos turísticos para ser visitado.

Cada local tem sua história, segue alguns dos pontos turisticos. Casa Romario Martins (Século 18)

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Ano de 1737) Casa Vermelha (Século 19)

Memorial de Curitiba

Feiras de Artesanato(Feirinha Largo da Ordem) Bebedouro Largo da Ordem

Solar do Rosario Casa João Turim Ruínas São Francisco Museu Paranaense Relógio das Flores Praça João Cândido

Igreja Presbiteriana de Curitiba Igreja da Ordem

Museu de Arte Sacra Fonte da Memória Casa do Artesanato Praça Garibaldi

Ao visitar o Setor Histórico, podemos observar outros pontos turisticos, desde a Praça João Cândido, Anita Garibaldi e São Francisco.Variedades de bares e restaurantes são encontrados no local.

Centro Histórico: O Centro Histórico de Curitiba, no bairro de São Francisco, abrange

parte das edificações mais antigas de Curitiba. Inclui, por exemplo, a Casa Romário Martins (século 18), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1737), a Casa Vermelha e construções da segunda metade do século 19.

(2)

Patrimônios Históricos: Curitiba é uma cidade com mais de 350 anos de história. Desde

que o capitão Ébano Pereira estabeleceu-se na região com um grupo de garimpeiros, em 1649, Curitiba cresceu muito e passou por vários ciclos econômicos. Seus habitantes construíram um amplo patrimônio histórico e cultural ao longo desses três séculos e meio. É uma cidade antiga para os padrões brasileiros. Acredita-se que as primeiras construções na região de Curitiba iniciaram-se na atual Praça Tiradentes e no bairro de São Francisco. Nessa área se concentra edificações importantes do século 18, como a Igreja da Ordem e a Casa Romário Martins, além de várias construções do século 19 e início do 20.

Praça Santos Andrade em Curitiba: Uma praça

cercada de tradução cultural. De um lado, a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil, do outro o Teatro Guaíra, um dos mais importantes da América Latina. A Praça Santos Andrade abriga árvores centenárias, vários bustos de personalidades históricas e um chafariz no centro da praça.

Praça Santos Andrade. Ao fundo, o Teatro Guaíra

Colunas do prédio da

Universidade Federal do Paraná, na praça Santos

(3)

Fonte na Praça Osório: Chafariz de 1871 na praça Zacarias. Uma das principais fontes

de água potável de Curitiba, no final do século 19. Abastecia os aguadeiros profissionais e as carroças-pipa, que vendiam água de casa em casa.

O Largo da Ordem: O Largo da Ordem é o coração do Setor Histórico de Curitiba e

onde se encontra a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga de Curitiba. Nos séculos 18, 19 e boa parte do século 20, o Largo da Ordem era uma área de intenso comércio. Desde 1917 o nome oficial é Largo Coronel Enéas, em homenagem ao coronel Benedito Enéas de Paula. No século 18 chamava-se Páteo de Nossa Senhora do Terço. Posteriormente, passou a se chamar Páteo de São Francisco das Chagas. Hoje, apesar de seu nome oficial, todos conhecem como o Largo da Ordem.

O Bebedouro do Largo da Ordem: Os tropeiros e fazendeiros da região de Curitiba

costumavam dar de beber a seus cavalos e mulas no bebedouro, ainda hoje existente, no centro do Largo da Ordem. O bebedouro data de meados do século 18. É construído em pedra, com uma bacia de ferro.

Bebedouro do Largo da Ordem

A Igreja da Ordem, principal referência do Largo da Ordem. Também abriga o Museu de Arte Sacra de Curitiba.

A Casa Vermelha: Construída em 1891 pelo alemão Wilhelm Peters, no Largo da

Ordem, a Casa Vermelha abrigou lojas e sedes de firmas comerciais, passando por vários donos. Em 1993, tornou-se um espaço cultural administrado pela Fundação Cultural de Curitiba. Atualmente seu acesso é feito pelo Memorial da Cidade.

(4)

Casa Romário Martins: Construída no século 18, em estilo colonial português, a

Casa Romário Martins é considerada a casa mais antiga de Curitiba. Já serviu de residência, açougue e armazém de secos & molhados. Restaurada em 1973, recebeu o nome do cronista e historiador Alfredo Romário Martins (1874-1948). Hoje, a Casa é um centro de informações turísticas e referência histórica de Curitiba. Fica no Largo da Ordem, esquina com a Rua São Francisco. Tel. (41) 3321 3255.

Casa Romário Martins, no Largo da Ordem.

Rua Dr. Claudino dos Santos: A antiga Rua São

Francisco de Paula recebeu o nome do médico curitibano Dr. Claudino dos Santos, em 1918. Liga o Largo da Ordem à Praça Garibaldi. Possui construções históricas como a Casa Hoffmann e o Solar do Rosário. Rua Dr. Claudino dos Santos, no Setor Histórico de Curitiba. Ao fundo, o Solar do Rosário e a torre da Igreja do Rosário.

A Feira de Arte e Artesanato: O Setor Histórico de Curitiba é o palco da tradicional

e animada Feira de Arte e Artesanato. Acontece todos os domingos desde quando foi criada, em 1973.

(5)

Praça Garibaldi: Inicialmente denominada Largo Faria Sobrinho, mais tarde Largo do

Rosário, e recebeu nome de Praça Garibaldi em 1946, em homenagem a Giuseppe Garibaldi. Nesta praça encontram-se construções importantes da história de Curitiba entre elas a sede da Fundação Cultural, Palácio Garibaldi, Solar do Rosário, Igreja do Rosário o Relógio das Flores e a Igreja Presbiteriana Independente, a praça também possui lojas de antiguidade, bares, restaurantes e galerias de artes, aos domingos é realizado a feira do largo da Ordem, mais conhecida como Feirinha.

Fonte da Memória - Largo da Ordem: A Fonte da Memória esta

localizada na Praça Garibaldi, no Setor Histórico de Curitiba. A Fonte da Memória foi instalada em 1995, pelo escultor Ricardo Tod, em homenagem aos imigrantes e tropeiros e comerciantes que vinham a Curitiba, com suas carroças para realizar as vendas de produtos hortifrutigranjeiros, ali se instalavam na praça, para que seus cavalos bebessem da água onde esta localizada a fonte.A fonte da Memória esta em forma de cabeça de cavalo, em bronze.

Arcadas do Pelourinho: O Pelourinho da Vila Nossa Senhora da

Luz, foi levantado em 04 de Novembro de 1668, esta localizado na Praça Generoso Marques, ao lado do Paço da Liberdade e Maria Lata D´àgua, bem próximo a Praça Tiradentes, ao redor possui muitas construções antigas .Em 1994 foi erguida as Arcadas do Pelourinho, para revitalizar a praça, estas arcadas são em forma de arcos, o local possui banca de revista, lojas, cafeteria, e floricultura.

Solar do Rosário: O Solar do Rosário esta localizada no Centro Histórico de Curitiba, ao

lado da igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito e próximo ao Relógio das Flores.O solar do Rosário foi inaugurado em Maio de 1992, seu estilo em arquitetura eclética do final do século XX uma mistura de estilo colonial, Português Francês, Alemão e neoclássico.O Solar do Rosário é um espaço cultural, possui galerias de Artes, Livraria, Antiquário, Casa de Chá, jardim e esculturas, promove várias atividades culturais entre cursos, oficinas, ateliers, lançamentos de livros, palestras e vários eventos todos ligados a arte e a cultura.No solar do Rosário, são encontrados mais de 100 artistas, onde são realizadas exposições temporárias no ano todo.

Casa João Turin: A Casa João Turin foi criada em dezembro

de 1953, pela Lei Estadual 1538, com a finalidade de manter o ateliê do escultor, preservar seu acervo e cultuar a sua memória. Lamentavelmente o projeto do Deputado Júlio Rocha Xavier não se concretizou, a Lei permaneceu esquecida por trinta e seis anos em algum arquivo público do Estado. A propriedade foi vendida e o ateliê do artista demolido. No dia 10 de janeiro de 1989, a Casa João Turin é instalada no imóvel desapropriado pelo Estado na Rua Mateus Leme, nº 38, no setor histórico do Largo da Ordem, em Curitiba. O prédio que abriga a Casa é uma residência de estilo neoclássico, construído no início do século. Além da exibição permanente do acervo a Casa João Turin promove exposições temporárias de artistas e escultores e projetos de interação museu e escolas.Considerado o precursor da escultura no Paraná, João Turin

(6)

deixou um considerável acervo que inclui pequenas esculturas e baixos-relevos, pinturas, monumentos históricos e outras obras em locais públicos da capital e municípios paranaenses. João Turin destacou-se e é reconhecido como escultor animalista sendo premiado no Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro em 1944 e 1947. De formação acadêmica, o artista iniciou seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Antônio Mariano de Lima em Curitiba, onde atuou como aluno/professor. João Turin nasceu em Porto de Cima, município de Morretes - Paraná, no dia 21 de setembro de 1878 e faleceu em Curitiba no dia 9 de julho de 1949, aos 70 anos. (Fonte: www.cultura.pr.gov.br).

Catedral Basílica Menor de Curitiba: No começo do século XVIII era uma

pequena capela de madeira que em 1715 foi elevada à primeira Igreja Matriz. A atual igreja, como a conhecemos, foi reconstruída e inaugurada em 1893 em estilo neo-gótico e inspirada na Sé de Barcelona, após a completa demolição da mesma em 1875. Localizada na Praça Tiradentes, o marco zero de Curitiba. 222-1131. Ônibus: Todos com destino à praça Tiradentes e a Linha Turismo, parada "Setor Histórico".

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas: A mais antiga

de Curitiba, foi construída em 1737. Seu nome original era Nossa Senhora do Terço, só mudando com o surgimento da Ordem de São Francisco em

Curitiba, 1746. Serviu de paróquia para os colonos poloneses em sua chegada. Em 1965 foi tombada e sofreu sua última restauração no período de 1978/80, dentro de uma filosofia conservadora. Largo da Ordem/Setor histórico. Ônibus: Todos com destino à praça Tiradentes e Travessa Nestor de Castro. Linha Turismo, parada "Praça Tiradentes". Anexo à igreja está o 'Museu e Arte Sacra', síntese das quatro igrejas do Setor

Histórico de Curitiba e antigas alfaias do Litoral e do Planalto Curitibano. Localiza-se no Largo da Ordem, 223-7545.

Ruínas de São Francisco: As ruínas são o frontal do início

da construção da igreja de São Francisco de Paula, aproximadamente em 1809. Junto a ela , está um anfiteatro ao ar livre e sob a arquibancada foram construídas as Arcadas de São Francisco, passarela coberta na forma de arcos que abriga pontos comercias e culturais. Ônibus: Todos com destino à praça Tiradentes e Trav. Nestor de Castro. Linha Turismo, para "Setor Histórico".

Espaço cercado de lendas, na Praça João Cândido. As ruínas são de pedra, do que deveria ter sido a igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída. Em 1811 ficaram prontas a capela-mor e a sacristia, mas em 1860 as pedras que finalizariam a construção foram usadas na conclusão da torre da antiga Matriz, hoje Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz.

Histórias de túneis e piratas povoam o local, hoje dotado de espaços de comércio e lazer, palco e arquibancada, formando as “Arcadas das Ruínas”.

(7)

'Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito', data de 1737, com o nome original de Nossa Senhora dos Pretos de São Benedito, era a igreja dos escravos. Praça Garibaldi; 'Templo Rosacruz', rua Nicarágua, Bacacheri, tel. 356-3553; 'Mesquita Muçulmana', 1977, Rua Dr. Keller, Alto São Francisco, 223-3152.

Casa Romário Martins: Construção em estilo colonial português

do século XVIII. É o Segundo prédio mais antigo da cidade, ao lado do primeiro ainda preservado, a Igreja da Ordem. Objetiva a promoção de artistas paranaenses. Largo da Ordem,35. Setor Histórico. 322-1525 r.2255. Ônibus: Todos com destino à praça Tiradentes e Trav. Nestor de Castro. Linha Turismo, parada, "Setor Histórico".

Solar do Barão: O prédio foi construído entre 1880 e 1833 e nele residiu

o Barão do Serro Azul. Atualmente funciona como um centro de arte e lazer, mantendo diversos cursos, oficinas, ensaios, galeria de arte, oficina de teatro de bonecos e várias outras atividades. Ali se encontra a Camerata Anticqua, Orquestra de Harmônicas, Coral de Curitiba, Museu da Gravura e do Cartaz e a Gibiteca. R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533. 322-1525.

Palácio Avenida: O importante monumento arquitetônico ocupa uma

área de 17.700 m2. Passou por quatro reformas até sua inauguração em 1991, preservando totalmente a fachada e transformando seu interior num dos mais modernos projetos arquitetônicos. Abriga além da agência bancária e do setor administrativo, o auditório com capacidade para 250 pessoas e o objetivo de desenvolver atividades culturais, a exemplo do "Natal no Avenida", cartão postal do Natal em Curitiba, que reúne num coral crianças carentes e idosos. Travessa Oliveira Belo, 11. Centro (Rua das Flores). 321-6249. Ônibus: Todos com destino à praça Zacarias e Osório.

Universidade Federal do Paraná: A Universidade Federal do

Paraná foi oficialmente fundada e instalada em 1912, sendo considerada a primeira do Brasil. Foi federalizada somente em 1950 e atualmente ela possui várias sedes, em diferentes locais da cidade, oferecendo mais de cinqüenta cursos distribuídos em nove setores. O Prédio central foi reformado algumas vezes, a mais recente em 1997, e é hoje um monumento arquitetônico em estilo neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Praça Santos Andrade. 362-3038. Ônibus: Todos com destino à praça Santos Andrade.

(8)

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA FUNCIONÁRIO DA EDUCAÇÃO PROFUNCIONÁRIOS – TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS

Tutora: Milca Augusto da Silva Costa

Avaliação da Visita ao Setor Histórico do Largo da Ordem em Curitiba PR – 05/04/2014

2) Justificativa (Fazer a relação com o conteúdo). A influência do momento social, político e econômico na história de um povo, inclusive na arquitetura.

3) Descreva de forma geral e resumida os ambientes visitados.

4) Relacione as diferenças marcantes em cada arquitetura (espaço físico, características antigas, atuais, eventuais modificações ocorridas,etc).

5) Comente a partir dos quadros, textos, fotografias e outros, os aspectos observados: a) meio de transporte;

b) comércio; c) vestuários;

d) expressão popular cultural de rua (música, política, aposentados, jogos, teatro, exposição de artes, etc).

Obs: pode fotografar à vontade!

Referências

Documentos relacionados

O que se verifica no âmbito do Poder Judiciário e, especificamente do STF, é que apesar de ter competências de um Tribunal Constitucional, a democratização dos direitos

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

F I G U R E 1   Schematic representation of the experiment undertaken to test different routes of oestradiol benzoate administration for cervical dilation prior to