• Nenhum resultado encontrado

Programa de gestão para sustentabilidade na indústria de tintas e aplicabilidade prática de melhorias através da simulação de cenários.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de gestão para sustentabilidade na indústria de tintas e aplicabilidade prática de melhorias através da simulação de cenários."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Programa de gestão para sustentabilidade na indústria de tintas e

aplicabilidade prática de melhorias através da simulação de cenários.

M. Silva1, S. Oliveira2

1

Fundação Espaço ECO, max.silva@basf.com 2Fundação Espaço ECO, sueli.oliveira@basf.com

Resumo

A busca por maior capacidade produtiva e por soluções inovadoras e sustentáveis é um dos aspectos determinantes para se fortalecer competitivamente e que mais dependem da ação da própria indústria. O Demarchi+Ecoeficiente, uma iniciativa pioneira da BASF no mundo, é um projeto idealizado na localidade São Bernardo do Campo/SP com foco na melhoria contínua e em uma gestão cada vez mais Ecoeficiente. O programa foi inicialmente realizado em duas frentes. Na vertente educacional, o programa promoveu a sensibilização de aproximadamente 1200 colaboradores. Com base nas definições da UNESCO de Educação Para Sustentabilidade, esta atividade ajudou os participantes a entender o pensamento em ciclo de vida e como podem contribuir para a sustentabilidade das próprias ações. O Programa contou também com um diagnóstico dos impactos ambientais e econômicos gerados no site produtivo, através de uma ferramenta de análise de ecoeficiência, avaliando os impactos ambientais e econômicos diretos e indiretos (sob a perspectiva da ACV) ao longo de 5 anos de produção (2010 a 2014). A análise pôde revelar, entre outras coisas, quais as matérias primas mais relevantes nas categorias de impacto ambiental e como esta sendo o comportamento de consumo destes insumos ao longo dos anos. Além disso, uma das principais atividades foi a definição prática de possíveis melhorias e a simulação de cenários que puderam estimar os benefícios na implementação de alguns projetos específicos de produção mais limpa, auxiliando no processo de decisão. Sendo assim, a partir do entendimento dos resultados pelos colaboradores envolvidos e das conclusões extraídas, foram simulados desde projetos internos que já vinham sendo discutidos e foram implementados, como o reaproveitamento do pó de exaustão de uma determinada linha de produção, até novos projetos que ainda estão em discussão para implementação que consiste na redução do consumo de água na localidade, como a comparação de limpeza a seco ao invés da limpeza convencional, entre outros. Com aspectos de educação socioambiental (ou para sustentabilidade) trabalhados junto ao processo de análise de gestão, foi possível notar que as respostas para as solicitações da equipe responsável pelo projeto vieram na metade do tempo, em comparação com empresas que não trabalham o processo de educação, além do recebimento de um número maior de sugestões. Isso mostra como o processo de engajamento dos colaboradores é fundamental para execução das ações de sustentabilidade da empresa.

Palavras-chave. Ecoeficiência, indústria, aplicações práticas, gestão para sustentabilidade, educação, sustentabilidade corporativa

1. Introdução

O mercado de tintas brasileiro tem buscado soluções para tornar seus produtos cada vez mais sustentáveis. Ao longo dos anos, o tema tem se fortalecido cada vez mais no Brasil e a indústria de tintas vem buscando reduzir os impactos (ex: geração de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) com fortes investimentos na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias e soluções voltadas à diminuição do uso de solventes orgânicos em tintas, substituindo-os por solventes mais amenos ou água. Essas ações estão diretamente ligadas ao desenvolvimento sustentável. Uma evidência da crescente exigência do mercado de tintas é a legislação brasileira que nos últimos anos baniu o uso de cromato que no passado era utilizado como pigmento e aborda também o limite de uso de alguns solventes em tintas. Atenta a esse cenário, a BASF tem caminhado na direção para alcançar maior sustentabilidade, se preocupando também com o reflexo demandado em toda a cadeia produtiva.

Dentro de um sistema produtivo, a Sustentabilidade pode ser avaliada sob diversas formas, desde a criação de indicadores de performance e o monitoramento da redução de desperdícios, quanto as ferramentas de gestão que

(2)

inserem normas já conceituadas e com padrões já pré-estabelecidos de um sistema de qualidade e segurança que passa a ser direcionador e orientador de melhores práticas.

Neste contexto o Programa Demarchi + Ecoeficiente foi desenvolvido, promovendo o desenvolvimento sustentável através do pensamento em ciclo de vida, a partir da construção de valores, estímulo a mudança de comportamento, voltado ao uso eficiente de recursos e realizando um diagnóstico dos impactos ambientais e econômicos gerados no site e na pré-cadeia, identificando pontos críticos e oportunidades de melhorias.

A unidade de tempo analisada compreende o período entre 2010 e 2014 com foco na produção de 1 tonelada de produto acabado (considerando que não há grandes alterações no mix de produção/composição de prateleira de produtos – premissa para a comparação), sendo considerados os processos elementares associados às sete unidades produtivas da localidade Demarchi. A cobertura geográfica considerou o local de origem da matéria-prima que passou pelo último processo de transformação até a disponibilidade junto às instalações industriais e como o objetivo do estudo é avaliar o sistema de produção, decidiu-se por não considerar a etapa de uso do produto.

2. Desenvolvimento do Projeto

As atividades de Educação para Sustentabilidade foram desenvolvidas a partir das definições estabelecidas pela Unesco sobre Educação para a Sustentabilidade, onde foi possível promover a conexão com o tema de Sustentabilidade, onde os conceitos de ciclo de vida e Ecoeficiência foram trabalhados de forma prática, totalizando 43 Workshops presenciais, além de diversas reuniões de discussão do tema. Os participantes foram apresentados ao tema (Sensibilização) e depois, converteram em prática os principais conceitos transmitidos (Conscientização). Em uma etapa seguinte, dividiram-se em grupos para discutir planos de ação que pudessem ser aplicados ao cotidiano da empresa e em suas próprias residências (Treinamento). Por fim, receberam estímulos para a identificação e adoção de hábitos mais sustentáveis (Inovação).

Desenvolvido concomitantemente com as atividades de Educação para Sustentabilidade, os trabalhos foram iniciados com a indicação dos colaboradores-chave responsáveis pelos processos fabris para atuarem como fonte para a coleta dos dados. Após isso, foi feita a análise de inventário envolvendo a compilação e quantificação das entradas e saídas de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida ABNT NBR ISO 14040/44 (2009) e ABNT NBR ISO 14045 (2014) através de banco de dados de ACV (Boustead, Ecoinvent), literatura técnica, pesquisas acadêmicas e órgãos especialistas responsáveis.

A Análise de Ecoeficiência comparou aspectos ambientais, como: uso da terra, consumo de energia, recursos naturais, consumo de água e emissões (atmosféricas, resíduos sólidos, efluentes líquidos), agregando ainda potencial de toxicidade e riscos. Também foram avaliados, com a mesma importância, indicadores econômicos. A Análise de Ecoeficiência tem como base a metodologia da Avaliação de Ciclo de Vida conforme a série de normas ABNT NBR ISO 14040 e é usada principalmente para a comparação de produtos e processos que cumpram uma mesma função, visando a geração de subsídios para a tomada de decisão em diversos níveis.

Na análise ambiental, os valores obtidos com os inventários de ciclo de vida (de cada entrada) para cada aspecto são, ao final do processo, normalizados para que possa haver a comparação entre as alternativas (no caso, os anos de produção), de acordo com a metodologia de Ecoeficiência desenvolvida pela BASF S.A. (BASF S.A., 2015) e comunidade científica. Desta forma, torna-se possível uma avaliação preliminar com a identificação das categorias de impacto menos favoráveis (localizado mais nas extremidades) e das categorias de impacto mais favoráveis (representadas com valores proporcionais, menores que um) para cada alternativa, através do gráfico denominado “Impressão Ambiental” (Figura 1).

(3)

Figura 1 - Impressão Ambiental

O pilar econômico pode ser composto através de duas metodologias; uma baseada nos custos de produção do produto, ou através do valor de venda. A metodologia baseada em custo é indicada quando o objetivo do estudo for gerencial, pois indica ao gestor exatamente em qual etapa do processo é mais impactante no aspecto financeiro. Como o maior interesse no estudo é analisar a performance de produção do site, a avaliação econômica considerou custos com: recursos humanos, energias e utilidades, manutenção, disposição de resíduos e matérias primas. Os custos considerados foram levados ao valor presente (2014) com respectivos índices de inflação IPCA.

O resultado da análise é apresentado na Matriz da Ecoeficiência que agrega os cálculos de impacto ambiental e econômico referentes a cada alternativa em comparação, aplicando a cada categoria um fator de ponderação. Este fator de ponderação é calculado segundo a importância de cada categoria de impacto para os processos estudados, com relação aos consumos materiais e energéticos e respectivas emissões totais do país em estudo (ex: qual o impacto em consumo de energia do sistema Demarchi e sua contribuição no total consumido no Brasil; ou mesmo, qual o impacto em emissões atmosféricas para a produção no Demarchi e sua contribuição no total de emissões do setor produtivo no país), estabelecendo a importância ambiental de cada categoria ambiental decorrente dos processos em análise e identificando em qual categoria ambiental o sistema em estudo é mais intensivo em relação ao país em que ele está inserido. Os fatores de relevância determinam as principais influências das categorias de impacto ambiental para o conjunto de alternativas em estudo, que representam determinado sistema de produção ou serviço. Quanto maiores forem os fatores de relevância de cada categoria de impacto ambiental, maior será a importância individual de cada uma destas categorias para o produto ou processo considerado, dado este conjunto de alternativas em comparação. Essas informações podem ser usadas também para questionar de forma crítica os valores e modelos básicos usados, e para determinar as principais contribuições ambientais para o sistema em estudo, dadas as suas características técnicas. O resultado da análise é apresentado na matriz da Ecoeficiência (Figura 2), onde a melhor alternativa (mais Ecoeficiente) é aquela com a maior distância perpendicular acima da linha diagonal (quadrante destacado).

(4)

Figura 2 - Matriz de Ecoeficiência

3. Resultados

A partir dos resultados da análise de Ecoeficiência conclui-se que o processo produtivo na localidade Demarchi dos anos 2010, 2011, 2012, 2013 e 21014 retrata uma tendência de evolução principalmente impulsionada pelo melhor desempenho ambiental.

Na avaliação ambiental todas as categorias de impacto ambiental analisadas concentram maior impacto na pré cadeia, porem qualquer mudança interna irá refletir neste impacto que acontece fora da localidade. Como exemplo, a avaliação interna do consumo de energia relativo (MJ/kg de produto) onde foi verificado uma redução de aproximadamente 8%, com potencial de redução ainda maior devido aos trabalhos de eficiência energética que estão sendo implementados. O consumo relativo (por tonelada produzida) de gás natural, que representa metade da demanda de energia também vem reduzindo. Quanto às emissões atmosféricas do site (apenas Demarchi) houve um aumento em 2013 e 2014 que está associado a um evento pontual que era a substituição de uma nova subestação de energia que exigiu maior uso de geradores de energia movidas à diesel. Contudo, quando se faz uma análise ampliada de gestão, incluindo o ciclo de vida, percebe-se que a produção (Demarchi + pré cadeia) vem sendo menos carbono intensiva e com uma significativa redução de 7% ao longo dos anos avaliados.

Com o estudo foi possível avaliar quais as matérias primas são mais críticas em cada categoria de impacto. Algumas como aguarrás mineral, dióxido de titânio e silicato de alumínio foram destaque pela intensidade de impacto na maioria das categorias (ou seja, apresentaram em seu inventário de ciclo de vida uma intensidade no impacto por kg de material) atrelado ao volume demandando para o processo de produção.

O resultado de impacto econômico pode ser diretamente influenciado pela oscilação do custo de matérias primas importadas, que correspondem a 20% dos custos totais com matérias primas. Em 2014 houve uma redução no custo com essas matérias primas, reflexo da maior eficiência no uso destes insumos. O gasto com manutenção também apresentou uma redução importante devido a um trabalho interno realizado pelo setor.

A Suvinil foi a fábrica que mais sofreu com o aumento do custo de matéria prima principalmente devido ao elevado consumo de dióxido de titânio e silicato de alumínio. As despesas com pessoal e energia também sofreram um considerável aumento ao longo dos anos avaliados.

4. Cenários Práticos

Uma vez identificados os pontos críticos/oportunidades de melhoria dos estudos, ou ainda a possibilidade de aplicação de diferentes tecnologias para o mesmo fim, podemos estabelecer cenários contemplando alterações

(5)

dos dados de entrada ou saída do sistema de produto e avaliar a performance global deste sistema. A partir da análise destes cenários, os casos mais favoráveis que a condição original (caso base), puderam ser discutidas e simuladas no estudo servindo de orientação e sensibilidade. Neste momento as diversas equipes de especialistas trabalharam em conjunto para identificar oportunidades e ganhos reais.

Para todos esses cenários foram simulados os ganhos ambientais e econômicos e a decisão pode ser tomada em função da alternativa que apresentou maior Ecoeficiência. Vale lembrar que estes resultados abrangem não apenas o processo produtivo específico do site Demarchi, mas também todos os processos produtivos da pré cadeia (fabricação das matérias primas, auxiliares, transportes etc.). Desta forma, esses benefícios alcançam toda a cadeia produtiva e ainda auxiliam na escolha de fornecedores que procuram maior eficiência e menor impacto, compartilhando assim o benefício com a sociedade e a indústria em geral.

4.1 Reaproveitamento do pó de exaustão (Suvinil)

Este cenário foi construído a partir de um projeto desenvolvido a partir de uma sugestão de um colaborador, que visa à redução do consumo de um tipo de Dióxido de Titânio e Silicato de Alumínio Desidratado (as duas matérias primas que mais se destacaram no estudo), realizando o reaproveitamento do pó de exaustão de uma determinada linha de produção. Assumindo o reaproveitamento de 100 toneladas de pó (apenas em uma das fábricas da localidade) trará um resultado de redução de 0,1% na categoria emissões atmosféricas do site como um todo. Essa melhoria corresponde à redução de emissão de 660g de CO2 eq por tonelada de produto do Demarchi; considerando a produção total de 2012 temos uma redução de 228 ton. de CO2 eq., que é o equivalente a um caminhão de 14 toneladas dando 4,3 voltas na terra. (NASA, 2013). Com relação aos custos, a redução do consumo de dióxido de titânio e de silicato de alumínio desidratado corresponderam à economia de aproximadamente R$ 120 mil EUR/ano. Essa economia refere-se ao custo de matéria prima relativo no ano de 2013.

4.2 Comparação de limpeza convencional x a seco

Este cenário foi construído a partir de um projeto que vem sendo desenvolvido para reduzir o consumo de água na localidade para limpeza de banheiros e pisos. O objetivo é avaliar e comparar os impactos ambientais e econômicos de dois métodos de limpeza, “Convencional” e “A seco”, considerando dados estimados de consumo muito próximos alguns ambientes no site do Demarchi. No caso da limpeza convencional são utilizados baldes, rodos, detergentes, desinfetantes e água para enxagues dos ambientes. Já na limpeza a seco baldes, rodos, detergentes e desinfetantes são substituídos pelo pulverizador com pressão prévia e solução 3 em 1 (Zither 80). Na Limpeza à Seco não há enxagues e a desinfecção do ambiente é garantida pela ação bactericida da solução 3 em 1. A limpeza a seco é um método novo, atualmente com poucos fornecedores de equipamentos/produtos. Considerando uma futura redução de 20% nos custos dos equipamentos e produtos da limpeza a seco, além de um aumento de 20% do custo da água foi possível observar um desempenho maior em Ecoeficiência para a solução a seco, principalmente pelo fato de apresentar 68% menos impacto em consumo de água (litros) e 56% menos produtos de limpeza (litros).

4.3 Uso de solvente recuperado

Um outro cenário importante está relacionado ao projeto, em operação desde 2012, de redução e utilização de solvente recuperado ao invés de solvente virgem na localidade. Este projeto trouxe ganhos econômicos e ambientais economizando cerca de 500.000 litros de solvente fresco por ano no local Demarchi. O projeto consistiu em alterações nos procedimentos de limpeza, a fim de utilizar apenas solvente recuperado. A maioria dos tanque e reatores das plantas eram limpos com solvente puro e fresco. Identificado na análise como um dos principais destaques de impacto no estudo, os especialistas do Demarchi procuraram os especialistas de Münster e identificaram que na Europa já era praticado o uso de solvente recuperado. A principal diferença naquele momento era a composição do solvente recuperado (na Europa eles não usam a ter solventes de baixo ponto de ebulição). Baseado então na experiência de Münster e contando com uma adaptação e testes iniciais, o projeto foi criado para avaliar as possíveis melhorias do processo usando disponíveis solvente recuperado na Demarchi Recuperação de Solventes da planta a fim de reduzir custos significativos para o negócio. A equipe definiu um

(6)

projeto de muito curto prazo (máximo de 3 meses) para implementar mudanças de procedimento e internalizar o conhecimento em laboratórios e envolvidos. Com o menor consumo de solvente fresco, e aliado ao trabalho de conscientização dos operadores, foi possível identificar uma redução de energia que equivale ao consumo de 476 residências americanas durante um ano (EPA, 2014). Esta análise foi realizada considerando os inventários de impacto de cada tipo de solvente que, atrelado ao volume consumido ao longo dos anos de implementação do projeto puderam subsidiar a análise.

5. Referências Bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14040: Gestão ambiental: Avaliação do ciclo de vida: Princípios e estrutura. Rio de Janeiro. 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14044: Gestão ambiental: Avaliação do ciclo de vida: Requisitos e Orientações. Rio de Janeiro. 2009.

BASF S.A. Sustainability Issues. Disponível em:

https://www.basf.net/irj/portal/basfnet?NavigationTarget=navurl://9aa786c26d536e6d2caacc4488c0162d. Acesso em julho 2013.

BASF S.A. Metodologia de Ecoeficiência. Disponível em: https://www.basf.com/pt/company/sustainability/management-and-instruments/quantifying-sustainability/eco-efficiency-analysis.html. Acesso em outubro 2015.

BOUSTEAD CONSULTING LIMITED. The Boustead Model 5.0.12. Disponível em: http://lca.jrc.ec.europa.eu/lcainfohub/tool2.vm?tid=186. Acesso em 2 abr. 2013.

ECOINVENT 15: Ecoinvent report 15, Life Cycle Inventories of Swiss and European Agricultural Production Systems, T. Nemecek, T. Kägi, Dübendorf, 2007.

EPA 2014. Disponível em: http://www.epa.gov/cleanenergy/energy-resources/refs.html. Acesso em julho de 2014. NASA: National Aeronautics and Space Administration. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

todas as doenças dos centros nervosos: as myélites chronicas, as paralysias, certas doenças cancerosas, etc.; vendo os hospitaes, as casas de saúde cada vez mais repletas

Decidiu-se então criar um plano fatorial com base no ensaio Pn8, variando 3 parâmetros (pH, dose de depressor e dose de coletor) em dois níveis cada, tal como descrito no

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de