• Nenhum resultado encontrado

TRÍDUO EM HONRA A NOSSA SENHORA DE LA SALETTE Padroeira das Mães que Oram pelos Filhos Tema: La Salette, o Grito de Uma Mãe!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRÍDUO EM HONRA A NOSSA SENHORA DE LA SALETTE Padroeira das Mães que Oram pelos Filhos Tema: La Salette, o Grito de Uma Mãe!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

TRÍDUO EM HONRA A NOSSA SENHORA DE LA SALETTE

Padroeira das Mães que Oram pelos Filhos

Tema: La Salette, o Grito de Uma Mãe!

1° DIA: A APARIÇÃO - FATO E MENSAGEM

COM: Sejam todos bem-vindos ao primeiro dia do nosso tríduo em honra à padroeira das

mães que oram pelos filhos. Queremos colocar diante da Bela Senhora nossa vida e missão para que ela nos ajude na jornada. O livro base para nossas reflexões e orações neste tríduo é: La Salette, o grito de uma mãe. Iniciemos cantando.

(Faça a entrada da imagem com o canto do hino da Salette do movimento.)

Sinal da Cruz: Cantando ou rezando. Reflexão: Gn 9,8-17

O livro do Gênesis de forma alegórica quer nos dizer que Deus nos ama e por isso faz aliança conosco. Na conversa de Deus com Noé, fica bem patenteada essa realidade, depois do diluvio é hora de recomeçar, mas não como antes, por isso Deus dá uma garantia, faz uma aliança: “Eu estou estabelecendo minha aliança com vocês”.

O símbolo dessa aliança é o arco-íris que sempre aparece depois da tempestade, para lembrar Deus que Ele tem uma aliança conosco, mas nós esquecemos, demos para esse símbolo outros significados. Rompemos a aliança quando pecamos, quando fraquejamos na fé e nos afastamos de Deus e da Igreja. O arco-íris é um grito de Deus que quer nos lembrar que Ele nos ama e somos seus.

Em La Salette, a Bela Senhora, vem nos lembrar dessa aliança que rompemos e nos convidar para retornar ao Pai, para nos reconciliar, para nos converter e restabelecer a aliança que Jesus renovou não mais com o arco-íris e sim com sua vida no vértice da cruz.

Meditação: O fato (livro páginas 24 a 27). Ladainha de Nossa Senhora da Salette

- Nossa Senhora da Salette, Virgem Mãe de Deus. Rogai por nós!

- Nossa Senhora da Salette, Mãe de Cristo e Mãe dos homens. Rogai por nós! - Nossa Senhora da Salette, mensageira da Nova Aliança. Rogai por nós! - Vós que apareceis como humilde serva. Rogai por nós!

- Vós que chorais sobre vossos filhos ingratos. Rogai por nós! - Vós que nos libertais de todo medo. Rogai por nós!

- Vós que recordais a Palavra de Deus. Rogai por nós!

- Vós que carregais as correntes de nossas injustiças. Rogai por nós! - Vós que nos despertais para as nossas responsabilidades. Rogai por nós! - Vós que apresentais o Cristo Crucificado. Rogai por nós!

- Vós que nos engajais na preparação do Reino de Deus. Rogai por nós! - Vós que nos precedeis no caminho de nossas cruzes. Rogai por nós! - Vós que nos conduzis ao Cristo ressuscitado. Rogai por nós!

(3)

- Mãe do único Senhor, a quem tudo foi submetido. Rogai por nós! - Virgem ao pé da cruz do Filho Salvador. Rogai por nós!

- Mulher atenta aos que são abandonados. Rogai por nós! - Súplica viva que não para de interceder por nós. Rogai por nós! - Amor tão forte que jamais poderemos recompensar. Rogai por nós!

- Mãe, no meio de nossos trabalhos, nós nos esquecemos de santificar o dia que Deus reservou para o seu louvor. Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

- Mãe, nós desprezamos o nome de Jesus, vosso Filho, a única pessoa que pode nos salvar. Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

- Mãe, nós desperdiçamos tantas energias, procurando as coisas deste mundo que passa. Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da vida!

- Mãe, nós deixamos as uvas apodrecerem, e o pão é dado aos animais, enquanto muitos irmãos nossos morrem de fome. Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

- Mãe, nós não soubemos ver vosso Filho como esperança dentro de nossos desesperos. Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

- Mãe, convertei nossos corações para que construamos a paz na justiça e no amor. Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

- Mãe, ensina-nos a pedir, todos os dias e sempre, o pão da Páscoa Nova. Guia-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

- Mãe, ensina-nos a repartir com os famintos o pão da vida que revela o amor de Deus-Pai. Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

- Mãe, nós queremos comunicar ao vosso povo a alegria da Boa Nova. Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida.

- Nossa Senhora da Salette, Reconciliadora dos pecadores, rogai sem cessar por nós que recorremos a vós!

Oração Final (ajoelhadas):

Senhor Jesus Cristo, na hora da vossa morte na cruz, quisestes que nos tornássemos convosco filhos da Virgem Maria: por sua fé inabalável, por sua prece incessante e sua atenção maternal, que ela nos leve a vos seguir até a glória da ressurreição, desde agora e para sempre. Amém!

- Oração do Lembrai-vos...

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós no Calvário, lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.

Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo e de vos confortar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos. Amém!

Nossa Senhora da Salette, Reconciliadora dos pecadores, rogai sem cessar por nós que recorremos a vós!

(4)

2° DIA: SIMBOLOGIA

COM: Sejam todos bem-vindos ao segundo dia do nosso tríduo em honra à padroeira das

mães que oram pelos filhos.

A Bela Senhora se apresentou na montanha em La Salette com uma riqueza de detalhes e símbolos que, por si só, podemos dizer que é sua primeira mensagem, mesmo antes de iniciar o diálogo com os pastorezinhos. Em seguida, vamos perceber um pouco da beleza que envolvia a aparição. Iniciemos cantando.

(A imagem já está exposta juntamente com o cestinho de intenções.)

Sinal da Cruz: Cantando ou rezando. Reflexão: 2Cor 5,17-21

Essa carta de Paulo nos mostra o processo de renovação que o ser humano deve passar. Nesse processo temos que perceber que em Cristo somos novas criaturas e que as coisas antigas já se passaram por isso a renovação, vem nos fazer perceber novas atitudes em nossos relacionamentos. Ao nos transformarmos em pessoas novas, nós nos reconciliamos também com nosso passado e história e viramos a página das coisas velhas em nossa vida, não é fingir que nada aconteceu, mas entender que precisamos viver uma nova história em Deus.

A carta é um grito em prol da reconciliação: “reconciliem-se com Deus.” É com essa atitude na vida que renovamos a aliança de Deus e nos tornamos verdadeiros ministros da reconciliação e embaixadores de Cristo que deu a vida na cruz por amor a cada um de nós. Sendo assim Deus o fez pecado, ou seja, sacrífico pelo pecado, para nos salvar e restabelecer a aliança rompida por nós.

Renovados nos tornamos renovadores, porque aquele que tem Jesus no coração precisa levar Sua luz a todos os lugares e pessoas. A quem hoje precisamos levar reconciliação e misericórdia?

Portanto alimentemos em nós a reconciliação em suas múltiplas realidades, com Deus, com o outro, consigo mesmo e com a criação, buscando viver nossa fé de uma maneira mais autentica na construção da civilização do amor, que Jesus deseja com Maria a reconciliadora dos pecadores que roga sem cessar por nós que recorremos a Ela.

Meditação: A Simbologia (Livro páginas 30 a 33). Ladainha de Nossa Senhora da Salette

Oração Final (ajoelhadas): Lembrai-vos...

Canto Final para Nossa Senhora de La Salette.

3° DIA: AS POSIÇÕES DE MARIA EM SALETTE

COM: Sejam todos bem-vindos ao terceiro dia do nosso tríduo em honra à padroeira das

mães que oram pelos filhos.

Muitas pessoas fazem confusão com a aparição em La Salette devido às diferentes posições que vemos representadas nas imagens. Mas houve apenas uma aparição, representada em três fases: sentada chorando, em pé com as crianças e subindo aos Céus. Essas imagens diferentes podem nos ajudar a refletir acerca de nossas atitudes e posturas na fé.

(A imagem já está exposta juntamente com o cestinho de intenções.)

(5)

Reflexão: Jo 19,25-27

O Evangelho nos narra uma cena conhecida e familiar. Neste episódio reconhece-se, sem dúvida, a preocupação singular do Filho para com a Mãe, que Ele ia deixar no meio de tanto sofrimento. É a cena do grito de amor, é a cena da nova aliança e principalmente a hora da grande prova de amor de Jesus por nós.

Mas é também nessa hora derradeira que Ele finaliza seu testamento de amor para todos nós, é nessa hora que em meio à dor e sofrimento Ele encontra forças para dizer a última cláusula de amor que deixa para a humanidade. Eis ai a tua mãe e eis ai o teu filho, é sem dúvida uma prova de amor. Ele nos da sua Mãe na hora da cruz e nos da o entendimento que Ela estaria presente em todas as horas como intercessora e modelo de fé, obediência, fortaleza e aceitação da vontade do Pai nos acompanhando pelas estradas da vida. Na cruz ele refaz a aliança rompida pelo pecado e nos faz todos irmãos em Maria.

Façamos como Maria o mesmo que o discípulo fez, recebendo Maria em nossa casa tenhamos a certeza que ela irá ser nossa intercessora diante de nossas intenções e orações por nossos filhos.

Meditação: As posições de Maria em Salette (Livro páginas 34 a 36). Ladainha de Nossa Senhora da Salette

Oração Final (ajoelhadas): Lembrai-vos...

Queima dos pedidos de oração. Despedida:

A mensagem de La Salette é uma mensagem de esperança. Somos convidadas a não termos medo de viver a fé, a reconciliação, o amor e tantas coisas boas que Deus espera de cada uma de nós.

Mães, não se deixem levar pelo medo das situações da vida (doenças, vícios, morte, futuro dos filhos, etc.). Maria em La Salette aparece para visitar, tirar o medo de seus filhos, nutrir a fé, a esperança e a confiança em seu Filho Jesus.

Referências

Documentos relacionados

Para Nicholls (2005), nos documentários as “pessoas” são tratadas como atores e “o grau de mudança de comportamento e personalidade nas pessoas, durante a filmagem,

No entanto, uma modelagem precisa de deposição em oleodutos pode ser uma tarefa complexa e difícil, porque, enquanto a precipitação é uma função de variáveis

NEVES CONSTRUÇÕES, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LD.ª - PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO N.º 117/2013: Sobre o assunto foi presente a seguinte Proposta de Deliberação N.º 117/2013

O principal objetivo deste projeto de Tese foi desenvolver um protocolo de criopreservação para folículos ovarianos de zebrafish (Danio rerio) em estádio III

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

(2014) com 44 pacientes submetidas a mastectomia radical modificada e cirurgia conservadora, todas com disseção do linfonodo axilar, constataram que diferentes modos de

O presente trabalho discute as relações entre literatura e cinema, exemplificando essas relações através de uma análise comparativa entre o conto “Felicidade

Esse volume de lançamentos contempla , em ordem cronológica, os produtos [i] Le Jardin Ibirapuera, um projeto de pequeno porte e de torre única em Moema, a poucas quadras da