• Nenhum resultado encontrado

Distrito 4700 GUIA DISTRITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Distrito 4700 GUIA DISTRITAL"

Copied!
74
0
0

Texto

(1)

G

UIA

D

ISTRITAL

PATRÍCIA CAMASSOLA TOMÉ

Governadora 2015/2016

Distrito 4700

(2)
(3)

G

UIA

D

ISTRITAL

PATRÍCIA CAMASSOLA TOMÉ

Governadora 2015/2016

(4)

ÍNDICE

Instituição de Utilidade Pública ... 05

Dia Nacional do Rotary ... 05

Fundador do Rotary Paul Percy Harris ... 06

Rotary International ... 07

A Missão do Rotary ... 07

Os Objetivos do Rotary ... 07

Prova Quádrupla ... 08

Declaração para Executivos ... 08

Mensagem do Presidente de RI ... 09

Mensagem do Diretor de RI ... 10

Mensagem da Governadora ... 11

Presidentes e Lemas Presidenciais ... 12

Planejamento Estratégico do Distrito 4700 ... 16

Organização Administrativa do Rotary Internacional ... 29

Equipe Distrital - Distrito 4700 ... 30

Organização Administrativa do Distrito 4700 ... 31

Nomeações Distritais ... 32

Assembleia Internacional do Rotary ... 34

Governadores Assistentes do Distrito 4700 ... 36

Metas Distritais ... 39

Orçamento Distrital da Governadoria - 2015/2016 ... 40

Calendário 2015/2016 ... 41

Calendário de Visitas Oficiais aos Clubes do Distrito ... 42

Governadores do Distrito 4700 ... 44

Casas da Amizade do Distrito 4700 ... 45

Rotaracts do Distrito 4700 ... 46

Interacts do Distrito 4700 ... 47

Rotakids do Distrito 4700 ... 48

(5)

INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art 1º São reconhecidos de utilidade pública os "Lions Clube do Brasil", os "Rotary Club do Brasil" e todas as suas unidades existentes no País, sociedades civis sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, e filiados,

respectivamente, à "Associação Internacional dos Lions Clubes" e "Rotary Internacional".

Parágrafo único. A declaração de utilidade pública alcança, também, as sociedades "Casa da Amizade", constituídas pelas esposas dos integrantes dos "Rotary Club do Brasil", e dedicadas à prática de assistência aos desvalidos.

Art 2º O Poder Executivo regulamentará a presente Lei dentro de 60 (sessenta) dias de sua publicação.

Art 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art 4º Revogam-se as disposições em contrário.

LEI N° 5.575, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1969.

Brasília, 17 de dezembro de 1969. Emílio Garrastazu Médici

Presidente da República

DIA NACIONAL DO ROTARY

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional do Rotary, a ser comemorado em 23 de fevereiro.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

LEI N° 6.843 DE 03 DE NOVEMBRO DE 1980.

Brasília, 3 de novembro de 1980. João Batista Figueiredo

(6)

Nasceu em Racine, Wisconsin, EUA, no dia 19 de abril de 1868, bacharelou-se em Direito pela Universidadé de lowa, doutorou se na Universidade de Vermont, em 1933. Foi agraciado com o prêmio “Silver Buffalo” pela Organização dos Governos do Chile, República Dominicana, França, Peru, Brasil. Uma variada gama de trabalhos, tais como sua atividade como ator, vaqueiro, repórter de jornal, professor universitário, representante de uma companhia de comércio de mármores e granitos na Europa e em grande parte dos Estados Unidos lhe proporcionou uma visão mais ampla do mundo, o que contribuiu, mais tarde, para a expressão do Rotary.

Em 1886, transfere-se para Chicago. Em 1900, acompanha um amigo, também advogado, numa série de visitas a comerciantes, amigos deste. Os laços que uniam os amigos comerciantes impressionaram tanto Paul Harris, que este resolveu organizar um clube para reunir homens de negócios e profissionais num elo de companheirismo e amizade. A ideia realmente só vingaria em 1905, quando se reuniu com Silvester Schieli, comerciante de carvão, Gustavo Loehr, engenheiro de minas e Hiran Shorey, alfaiate. O núcleo basilar para o Rotary Club realizou sua primeira reunião em 23 de fevereiro de 1905. A semente do Club, que posteriormente se espalhou pelo mundo todo, foi denominada Rotary em função de que seus sócios reuniam-se em seus respectivos lugares de negócios em rodízio. A ideia foi bem aceita por todos, pois viam no Rotary a possibilidade de reviverem o mesmo tipo de amizade comum nas cidades pequenas, de onde a maioria dos membros provinha. Desenvolveu-se rapidamente o Rotary Club e no terceiro ano de existência eleito presidente, resolve levar o movimento rotário, a outras cidades. O segundo segmento Rotary nasceu em São Francisco (EUA) em 1908. Em 1910 já existiam 16 clubes de serviços e pensou-se então na possibilidade de estender o movimento a outras cidades, bem como em congregar os clubes existentes em uma só Organização Nacional dos Rotary Clubes. O movimento propagou-se para o exterior e surgiram clubes no Canadá e na Inglaterra, o que provocou a mudança de denominação para Associação Internacional de Rotary Clubes, em 1912. Em 1922 o nome sofreu uma abreviação para Rotary International.

Paul Harris não só se destacou na sua atuação frente ao Rotary, mas também por sua dedicação a outras causas cívicas, sociais e profissionais. Foi diretor presidente da sociedade internacional em prol das crianças e adultos

deficientes, membro do Conselho dos Advogados de Chicaco, representante desta ordem no Congresso Internacional de Haia e membro da comissão da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos. Entre outras condecorações no mundo inteiro, recebeu a “Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul” do governo brasileiro. Em 1910, com 42 anos, casou se com a escocesa Jean Thompsom. Paul Harris faleceu em Chicago, aos 79 anos de idade, no dia 27 de janeiro de 1947,

(7)

Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Isto está exemplificado em dois lemas do Rotary International: Dar de Si Antes de Pensar em Si e Mais se Beneficia quem Melhor Serve.

ROTARY INTERNATIONAL

É apoiar Rotary Clubs no seu trabalho de alcançar o Objetivo do Rotary, procurando: - Fomentar a união entre os clubes membros da Organização;

- Fortalecer e expandir o Rotary em todo o mundo; - Promover globalmente o trabalho do Rotary; - Instituir um sistema de administração internacional.

A MISSÃO DO ROTARY

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o IDEAL DE SERVIR, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando: .

PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de

proporcionar oportunidades de servir.

SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das

normas de ética profissional.

TERCEIRO: A Melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua

vida pública e privada.

QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação

das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

OS OBJETIVOS DO ROTARY

(8)

Ao ser solicitado a dirigir uma empresa prestes a falir, o rotariano Hebert J. Taylor – que posteriormente serviu como presidente do Rotary Internacional - criou em 1932, um código de ética para ser usado pelos funcionários em suas atividades profissionais. A prática tornou-se um guia para as áreas de vendas, produção, propaganda e relações com fornecedores e clientes, resultando na sobrevivência da referida empresa. Essa filosofia simples, a Prova Quadrupla, foi adotada pelo Rotary em 1943, tendo sido traduzida para mais de cem idiomas e publicada milhares de vezes.

A Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

PROVA QUÁDRUPLA

Como rotariano, no exercício de minha profissão ou na condução de meus negócios, devo observar as seguintes normas:

- Considerar minha ocupação como uma oportunidade adicional para servir. - Ser fiel à letra e ao espírito do código de ética de minha ocupação, às leis de meu país e ao padrão moral de minha comunidade.

- Fazer todo o possível para dignificar a minha ocupação e para promover os mais altos padrões éticos no exercício da mesma.

- Ser justo com meu empregador, empregados, associados, concorrentes, clientes, o público e todos aqueles com os quais mantenho um relacionamento comercial ou profissional.

- Reconhecer o respeito devido a todas as ocupações úteis à sociedade, assim como a dignidade inerente às mesmas.

- Oferecer os meus conhecimentos profissionais para propiciar oportunidades aos jovens, para atender as necessidades especiais de outros e para melhorar a qualidade da vida em minha comunidade.

- Ser honesto na propaganda que fizer, e em todas as apresentações ao público, relativas a minha empresa ou profissão.

- Não procurar obter de um rotariano, nem lhe outorgar, um privilégio ou uma vantagem que não sejam normalmente concedidos num relacionamento comercial

DECLARAÇÃO PARA EXECUTIVOS

(9)

Prezados rotarianos,

Em algum ponto da nossa vida, precisamos decidir que legado queremos deixar. Queremos ser lembrados pelos bens materiais que acumulamos na Terra? Ou queremos que este mundo seja um lugar melhor depois que partirmos?

Nós, rotarianos, sabemos que estamos deixando um legado através do Rotary. Trabalhamos para ajudar comunidades carentes e levar a paz para áreas assoladas por conflitos.

Independentemente do motivo pelo qual entramos no Rotary, continuamos na organização porque ela nos ajuda a fazer a diferença no mundo e nos torna pessoas melhores. Assim, o Rotary foi, para nós, um presente inestimável.

Este ano vamos compartilhar este presente com outras pessoas. Seja participando de um Dia Nacional de Imunização, realizando um projeto humanitário ou convidando alguém para se juntar a nós, precisamos divulgar ao mundo o bom trabalho que fazemos através da nossa organização.

Juntos vamos alcançar grandes resultados este ano e fazer com que o Rotary Seja um Presente para o Mundo.

MENSAGEM DO PRESIDENTE DE RI

Atenciosamente,

K. R. RAVINDRAN

(10)

Minha estimada Governadora Patrícia,

Estamos iniciando com grande entusiasmo este novo ano rotário, durante o qual, tenho certeza, você usará o talento, a inteligência e o espírito de liderança de que é dotado para cumprir as metas estabelecidas pelo nosso presidente “Ravi” Ravindran. Espero que você possa contribuir para que tenhamos um dos melhores anos e de maior sucesso na vida do Rotary, porque como disse o nosso presidente “este é um dos mais importantes momentos da nossa vida”.

O presidente Ravi, ao revelar seu lema presidencial, no encontro anual de treinamento de cinco dias em San Diego, Califórnia, EUA, disse que todos nós recebemos tantos presentes e agora nos foi dado este grande presente:

– Um ano inteiro para que todos os nossos talentos, todos os nossos dons, tudo o que somos ou podemos se tornem um presente para o mundo.

Você, minha cara Governadora Patrícia Camassola Tomé, terá um ano inteiro para assumir esse potencial e transformá-lo em atraente realidade. Um ano para levar os clubes do seu distrito a transformar as vidas dos outros. O tempo é muito curto, precisamos aproveitá-lo da melhor maneira, porque ainda há muito a ser feito. Estou confiante na sua capacidade. Espero que use com inteligência todo apoio que pode ser prestado à sua gestão pelos três Coordenadores nas áreas de Desenvolvimento do Rotary, Imagem Pública e Fundação Rotária. E sempre que precisar não dispense a ajuda do Colégio de Governadores, constituído de Companheiros experientes, capacitados, conhecedores de todas as peculiaridades do Distrito.

Vamos juntos realizar uma das melhores gestões de todos os tempos!

Vamos viver Rotar y com alegria e entusiasmo!

MENSAGEM DO DIRETOR DE RI

(11)

Estimados (as) Companheiros (as)!

Vivenciamos um novo ano rotário com expectativas que teremos um período de trabalhos e realizações no nosso Distrito.

Sinto-me privilegiada por ser a primeira mulher governadora do Distrito 4700. Aceitei o convite por acreditar que por meio do companheirismo fazemos amizades que contribuem para a compreensão global; com integridade cumprimos nossos compromissos e seguimos padrões éticos; na nossa diversidade, unimos diferentes perspectivas e tratamos os problemas a partir de vários ângulos; e usamos nossa liderança e serviços comunitários para superar grandes desafios.

Neste ano 2015-16 convido a todos: Dê vida à história do Rotary. Dedique-se ao Rotary com o mesmo comprometimento e dedicação que atuas profissionalmente. Através do Rotary podemos usar nossos talentos, conhecimentos e habilidades para fazer uma diferença verdadeira na vida das pessoas e no mundo. Tenhamos sempre em mente:

Junte-se a líderes, Troque ideias Entre em ação.

Há anos tenho como lema de vida a expressão “Carpe Diem” (aproveite o dia). Nosso Presidente K. R. Ravindran escolheu como lema 2015-16 “Seja um Presente para o Mundo”. Não deixemos para amanhã, transformemos hoje o sonho de servir em realidade.

Todos nós temos orgulho de Rotary. Queremos um impacto positivo. Essa é a nossa hora e devemos aproveitar todas as oportunidades para Sermos um presente para o Mundo.

MENSAGEM DA GOVERNADORA

(12)

PRESIDENTES E LEMAS PRESIDENCIAIS

Ano Presidente País de Origem Lema

2014-15 Gary Huang Taiwan Faça o Rotary Brilhar

2013-14 Ron Burton Estados Unidos Viver Rotary, Transformar Vidas 2012-13 Sakuji Tanaka Japão Paz Através do Servir

2011-12 Kalyan Banerjee India Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade 2010-11 Ray Klinginsmith Estados Unidos Fortalecer Comunidades, Unir Continentes 2009-10 John Kenny Escócia O Futuro de Rotary Está em Suas Mãos 2008-09 Dong Kurn Lee Coréia Realizemos os Sonhos

2007-08 Wilfrid J. Wilkinson Canadá Rotary Compartilha 2006-07 William B. Boyd Nova Zelândia Mostremos o Caminho 2005-06 Carl-W. Stenhammar Suécia Dar de Si Antes de Pensar em Si 2004-05 Glenn E. Estess Estados Unidos Celebremos Rotary

2003-04 Jonathan B. Majiyagbe Nigéria Dê a Mão ao Próximo 2002-03 Bhichai Rattakul Tailândia Plante Sementes do Amor 2001-02 Richard D. King Estados Unidos A Humanidade é Nossa Missão 2000-01 Frank J. Devlyn México Criar Consciência Ser Atuante

1999-00 Carlo Ravizza Itália Rotary 2000: Aja com Coerência, Confiança, Continuidade

1998-99 James L. Lacy Estados Unidos Torne Real Seu Sonho de Rotary 1997-98 Glen W. Kinross Austrália Mostre que Rotary se interessa 1996-97 Luis Vicente Giay Argentina Construa o Futuro com Ação e Visão

1995-96 Herbert G. Brown Estados Unidos Atue com Integridade. Sirva com Amor. Trabalhe pela Paz

1994-95 Bill Huntley Inglaterra Seja Amigo

1993-94 Robert Barth Suíça Acredite no que faz. Faça aquilo em que acredita 1992-93 Clifford L. Dochterman Estados Unidos A verdadeira felicidade está em ajudar o próximo 1991-92 Rajendra K. Saboo Índia Olhe mais além de si mesmo

(13)

PRESIDENTES E LEMAS PRESIDENCIAIS

1988-89 Royce Abbey Austrália Dê vida ao Rotary: viva-o intensamente 1987-88 Charles C. Keller Estados Unidos Rotarianos: unidos para servir, dedicados à Paz 1986-87 M. A. T. Caparas Filipinas Rotary leva Esperança

1985-86 Edward F. Cadman Estados Unidos Você é a Chave

1984-85 Carlos Canseco México Descubra um Novo Mundo de Serviço

1983-84 William E. Skelton Estados Unidos Compartilhemos Rotary, Sirvamos nossos Semelhantes

1982-83 Hiroji Mukasa Japão Criemos Pontes de Amizade em Todo o Mundo 1981-82 Stanley E. McCaffrey Estados Unidos Compreensão e Paz Mundial Através do Rotary 1980-81 Rolf J. Klärich Finlândia Encontremos Tempo para Servir

1979-80 James L. Bomar Jr. Estados Unidos Que o Ideal de Servir Ilumine o Caminho 1978-79 Clem Renouf Austrália Estenda a Sua Mão

1977-78 W. Jack Davis Bermudas Servir Para Unir a Humanidade 1976-77 Robert A. Manchester II Estados Unidos Eu Creio em Rotary

1975-76 Ernesto I. de Mello Brasil Dignificar o Ser Humano 1974-75 William R. Robbins Estados Unidos Renove o Espírito de Rotary 1973-74 William C. Carter Inglaterra É Hora de Agir

1972-73 Roy D. Hickman Estados Unidos Examinemos Novamente 1971-72 Ernst G. Breitholtz Suécia A Boa Vontade Começa Conosco 1970-71 William E. Walk Jr. Estados Unidos Transponham as Barreiras 1969-70 James F. Conway Estados Unidos Revisar e Renovar 1968-69 Kiyoshi Togasaki Japão Participem

1967-68 Luther H. Hodges Estados Unidos Tornem Eficiente a sua Afiliação Rotária 1966-67 Richard L. Evans Estados Unidos Um mundo Melhor Através do Rotary 1965-66 C. P. H. Teenstra Holanda Ação, Consolidação, Continuidade 1964-65 Charles W. Pettengill Estados Unidos Vivam Rotary

1963-64 Carl P. Miller Estados Unidos Linhas de Orientação para Rotary na Era Espacial

(14)

PRESIDENTES E LEMAS PRESIDENCIAIS

1962-63 Nitish C. Laharry India Alimentemos a Centelha Interior 1961-62 Joseph A. Abey Estados Unidos Agir

1960-61 J. Edd McLaughlin Estados Unidos Vocês são Rotary

1959-60 Harold T. Thomas Nova Zelândia Construam Pontes da Amizade 1958-59 Clifford A. Randall Estados Unidos Ajudem a Moldar o Futuro 1957-58 Cherles G. Tennent Estados Unidos Servir

1956-57 Gian Paolo Lang Itália Mais Rotary nos Rotarianos 1955-56 A. Z. Baker Estados Unidos Desenvolvamos nossos Recursos 1954-55 Herbert J. Taylor Estados Unidos

1953-54 Joaquin Serratosa Cibils Uruguai 1952-53 H. J. Brunnier Estados Unidos 1951-52 Frank E. Spain Estados Unidos 1950-51 Arthur Lagueux Canadá 1949-50 Percy Hodgson Estados Unidos 1948-49 Angus S. Mitchell Austrália 1947-48 S. Kendrick Guernsey Estados Unidos 1946-47 Richard C. Hedke Estados Unidos 1945-46 T. A. Warren Inglaterra 1944-45 Richard H. Wells Estados Unidos 1943-44 Cherles L. Wheeler Estados Unidos 1942-43 Fernando Carbajal Peru 1941-42 Tom J. Davis Estados Unidos 1940-41 Armando A. Pereira Brasil 1939-40 Walter D. Head Estados Unidos 1938-39 George C. Hager Estados Unidos

(15)

PRESIDENTES E LEMAS PRESIDENCIAIS

1936-37 Will R. Manier Jr. Estados Unidos 1935-36 Ed. R. Johnson Estados Unidos

1934-35 Robert E. Lee Hill Estados Unidos

1933-47 John Nelson Canadá 1932-33 Clinton P. Anderson Estados Unidos

1931-32 Sydney Pascall Inglaterra 1930-31 Almon E. Roth Estados Unidos

1929-30 M. Eugene Newsom Estados Unidos

1928-29 I. B. Tom Sutton México 1927-28 Arthur H. Sapp Estados Unidos

1926-27 Harry H. Rogers Estados Unidos

1925-26 Donald A. Adams Estados Unidos 1924-25 Everett W. Hill Estados Unidos

1923-24 Guy Gundaker Estados Unidos 1922-23 Raymond M. Havens Estados Unidos

1921-22 Crawford C. McCullough Canadá

1920-21 Estes Snedecor Estados Unidos 1919-20 Albert S. Adams Estados Unidos

1918-19 John Poole Estados Unidos 1917-18 E. Leslie Pidgeon Canadá

1916-17 Arch C. Klumph Estados Unidos

1915-16 Allen D. Albert Estados Unidos 1914-16 Frank L. Mulholland Estados Unidos

1913-14 Russel F. Greiner Estados Unidos 1912-13 Glenn C. Mead Estados Unidos

1911-12 Paul P. Harris Estados Unidos

1910-11 Paul P. Harris Estados Unidos

(16)

ROTARY INTERNATIONAL - DISTRITO 4700

Governador 2014/2015 - Gert Zimmermann Instrutor Distrital - Daniel Viuniski

Governador 2015/2016 - Patrícia Camassola Tomé Governador 2016/2017 -

Introdução:

A importância do Planejamento Estratégico A implementação nos clubes

Ano da Evolução

-O pensar, o criar e o fazer, será sempre o nosso desafio.

“Este é um mundo que muda, e nós precisamos aprender a mudar com ele. A história do Rotary será escrita muitas vezes”.

Paul Harris

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO DISTRITO

Atualizado para as Gestões 2011/2016

“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer vento serve”. (Sêneca, Espanha, 55 a.c - 39 d.c)

1. PRINCÍPIOS

“O que define uma organização são seus valores.

Em cima deles é que se constroem as competências que a organização precisa ter”.

Desde sua fundação, muitos princípios básicos têm sido desenvolvidos para que os rotarianos atinjam o ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética.

O objetivo do Rotary, formulado pela primeira vez em 1910 e adaptado à medida em que a missão da entidade se expandia, define sucintamente o propósito da organização e as responsabilidades dos rotarianos.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de

(17)

TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida

pública e privada;

QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação

das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Assim, asseguramos que o Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

A PROVA QUÁDRUPLA - Um dos valores e princípios de Rotary, venerada e seguida

por rotarianos no mundo todo, foi criada pelo rotariano Herbert J. Taylor em 1932 e traduzida para mais de 100 idiomas.

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos: 1 - É a VERDADE?

2 - É JUSTO para todos os interessados?

3 - Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4 - Será BENÉFICO para todos os interessados?

Consubstanciados na prova quádrupla ,observemos os valores e princípios que norteiam os nossos processos decisórios e o comportamento dos integrantes da organização Rotary do distrito 4700, no cumprimento de sua missão.

Companheirismo Ética Tolerância Comprometimento Liderança Dignidade Humildade Bom senso Flexibilidade Solidariedade Serviços

(18)

2. MISSÃO

A missão proporciona e desenvolve em todos os rotarianos do distrito 4700 um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização.

A missão institucional do Distrito 4700 exprime e fundamenta a razão de existir da organização.

Contribuir com a humanidade na prestação do serviço com espírito comunitário e humanitário no ideal de servir com ética e companheirismo, estreitando os laços de amizade, que nos unem na busca da paz e da compreensão mundial.

3. PROPÓSITO

O propósito é definido como o entendimento do principal benefício esperado pelos principais interessados pela organização Rotary.

Tendo em vista as tendências relevantes para os próximos anos, considerando-se os principais benefícios que os nossos clientes internos e externos esperam dos rotarianos, no distrito 4700, obteve-se o seguinte propósito, que será o nosso balizamento.

Expandir e integrar o distrito 4700, para melhor servir às comunidades, com a prestação de serviços, através dos profissionais e líderes de negócios com companheirismo, atuando em ações transformadoras, buscando contribuir para a paz e a compreensão mundial entre os povos.

O Grau de realização deste propósito será avaliado por intermédio dos seguintes indicadores, usando o cálculo % para sua determinação.

Índice de formalização de novos Clubes:

Índice de aumento na admissão de novos companheiros Índice de retenção de companheiros

Número de projetos via Fundação Rotária alavancados no Distrito Número de ações de apoio às comunidades

Índice de satisfação dos rotarianos

Índice de aumento de doações à Fundação Rotária Índice de frequência em reuniões do Clube Índice de conhecimento rotário pela comunidade

(19)

4. PREMISSAS

A partir do ano rotário 2010 o D 4700 seguindo orientação do RI inicia a implementação de uma nova estrutura de gestão nos RCs, implantando o PLC (Plano de Liderança de Clubes), um novo modelo de administração, mais dinâmica e eficaz que exigirá dos RCs uma nova estrutura administrativa criando assim as comissões permanentes de Serviço que foca os trabalhos com ação mais presente nas comunidades onde encontramos RCs. Este novo modelo irá favorecer o alcance das metas anuais e de longo prazo com a continuidade desejada. Deverá ser indicado o Governador Distrital e o presidente do RC com 24 meses de antecedência. O presidente indicado do 3° ano, do 2° ano a frente indicará o seu Conselho Diretor para serem respectivamente o 2° secretario, 3° secretario, 2° tesoureiro, 3° tesoureiro, assim como 2° protocolo e 3° protocolo do presidente eleito que terá o 1° secretario, tesoureiro e protocolo. Este procedimento administrativo irá garantir a continuidade administrativa.

O presidente eleito, o presidente atual e o último ex-presidente deverão formar uma trinca” trabalhando juntos para garantir continuidade nos trabalhos, na liderança e no planejamento das atividades futuras no RC.

Os membros das Comissões deverão ser indicados para trabalhar por três anos na mesma Comissão com o intuito de favorecer a continuidade dos trabalhos. As Comissões de serviços permanentes, terão papel predominante nesta condição pela continuidade dos trabalhos.

As Comissões permanentes serão organizadas da seguinte forma, podendo cada RC, combinar, eliminar, expandir ou adicionar subcomissões as suas necessidades e seu tamanho.

DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO:

Desenvolve e implementa plano abrangente para recrutamento, retenção e expansão de Clubes.

IMAGEM PÚBLICA:

Desenvolve e executa planos para informar o público sobre o Rotary e divulgar as atividades do Clube.

ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE:

(20)

ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE:

Realiza atividades que conduzem ao funcionamento eficaz do Clube.

PROJETOS HUMANITÁRIOS:

Elabora e executa projetos educacionais, humanitários e vocacionais que atendam necessidades das unidades locais e de outros países.

FUNDAÇÃO ROTÁRIA:

Cria e implementa planos para obter apoio à Fundação Rotária através de assistência financeira e participação em programas.

Além dessas cinco Comissões permanentes, da missão e do propósito, observamos, também, como foco estratégico três pilares estruturais, que nortearão o desenvolvimento das diretrizes estratégicas do D 4700, para os próximos cinco anos:

VISIBILIDADE INTEGRAÇÃO MOBILIZAÇÃO

VISIBILIDADE: Como nossa primeira tarefa, é a de dar visibilidade ao todo bem que o

Rotary faz no mundo. O Rotary de hoje não pode ficar calado. O Rotary de hoje deve fazer e mostrar à comunidade suas ações. É a busca incessante do fortalecimento da Imagem Pública de Rotary.

INTEGRAÇÃO: Juntos somos muito fortes. É a união, a realização de parcerias na

comunidade e a mútua cooperação interna e externa. É a integração da família rotária na vida do Rotary Clube. É desenvolver e criar um ambiente favorável e de motivação ao rotariano(a).

MOBILIZAÇÃO: Atender o chamamento na aplicação dos Serviços. É o ideal de servir.

Ser cúmplice das metas e sonhos do ideal rotário, das realizações concretas. Mobilizar todo o quadro social e demais parceiros.

Diante dessas premissas, buscando a consolidação do propósito para até 2016, o D4700, definiu as seguintes diretrizes estratégicas, estruturadas, obedecendo ao novo modelo administrativo distrital e de RCs, respectivamente:

PLD - Plano de Liderança Distrital PLC - Plano de Liderança de Clubes

(21)

5. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

5.1 DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO Diretrizes Estratégicas:

5.1.1. Prospectar e fomentar a criação e desenvolvimento de novos RCs no Distrito; 5.1.2. Realizar planejamento do quadro social- Classificação/profissões, novas

gerações/jovens aposentados. Ampliação e Criação de clubes mistos. Elaborar processo de retenção do sócio, valorização do novo sócio e estimulo aos mais antigos;

5.1.3. Manutenção dos Sócios- Criar mecanismos para a integração, motivação e

participação dos sócios- Plano de Capacitação, e de treinamento do novo sócio e envolvimento de todos os sócios nas atividades dos Rcs.

5.1.4. Trabalhar no desenvolvimento e capacitação do líder rotariano treinamentos,

palestras, desenvolvimento de novas metodologias, novos conteúdos, participação nas atividades distritais, etc.

5.2 IMAGEM PÚBLICA DO RC Diretrizes Estratégicas:

5.2.1. Dar visibilidade interna e externa de todas as atividades desenvolvidas pelos

clubes e especialmente do Distrito;

5.2.2. Buscar parcerias junto à mídia para divulgação de projetos do clube e do

Distrito;

5.2.3. Planejar sistematicamente a divulgação de todos os trabalhos do clube e da

Fundação Rotária - projetos e ações;

5.2.4. Criar um plano distrital de comunicação.

5.3 ADMINISTRAÇÃO DO RC Diretrizes Estratégicas:

5.3.1. Estabelecer mecanismos para estimular a presença dos sócios nos clubes; 5.3.2. Elaborar o planejamento estratégico do clubes. Fazer gestão profissional do

clube - (definir visão de futuro, ações, projetos, orçamento, contribuições à Fundação Rotária, etc.);

(22)

5.4 PROJETOS HUMANITÁRIOS Diretrizes Estratégicas:

5.4.1. Implementar e fazer projetos de atuação conjunto entre os Rotary clubes do

distrito, de prestação de serviços à comunidade;

5.4.2. Envolver os rotaract, interact, rotakid's, ryla e intercambistas, em projetos e

atividades de apoio às comunidades;

5.4.3. Fazer o intercâmbio de jovens, parcerias com clubes de outros países;

5.4.4. Buscar parcerias com instituições de ensino, entidades de classes, ong's, etc.

para projetos de prestação de serviços na comunidade obedecendo as diretrizes e ênfases do Presidente de RI.

5.5 FUNDAÇÃO ROTÁRIA Diretrizes Estratégicas:

5.5.1. Tornar conhecida a ABTRF - Associação Brasileira da The Rotary Foundation nos

meios rotários e na comunidade, sensibilizando-os para doações de recursos aos fundos de previsão da FR.;

5.5.2. Criar um balcão de informações e consultas para a elaboração de projetos; 5.5.3. Ampliar a doação à Fundação Rotária, através da divulgação interna das

atividades desenvolvidas e apoiadas por ela;

5.5.4. Criar, planejar e estimular sistematicamente contribuições e doações de fundos

à Fundação Rotária.

6. PLANO DE OBJETIVOS E METAS

Para fazer com que as opções estratégicas do D 4700 conduzam aos resultados pretendidos, a atuação do D 4700 e dos RCs deverá concentrar-se na operacionalização das diretrizes estratégicas apresentadas acima nas cinco Comissões de Serviços, em plano de objetivos e metas, destacadas, prioritariamente, para cada diretriz estabelecida:

6.1 DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO

6.1.1. Prospectar e fomentar a criação e desenvolvimento de Novos Clubes

Ações prioritárias:

- Estimular a criação de novos Clubes no Distrito

Meta de longo prazo: cinco novos RCs no Distrito, até 2016

Meta de curto prazo: dois clubes em 2014/2015, que pode ser um E-CLUB - Ampliar Clubes mistos no Distrito

(23)

6.1.2. Realizar planejamento do Quadro Social, classificação/profissões, novas

gerações/jovens, aposentados. Criação de Clube misto. Elaborar processo de retenção do sócio, valorização do novo sócio e estímulo aos mais antigos. Ações prioritárias:

- Ampliar o quadro social, com novos profissionais; jovens, mulheres e aposentados:

Meta de longo prazo: +250 companheiros até 2016 Meta de curto prazo: + 100 companheiros em 2014/2015

6.1.3. Criar mecanismos para a integração, motivação e participação dos sócios.

Ações prioritárias:

- Envolver todos os sócios em todas as atividades do Clube, cumplicidade nas ações do RC.

- Presença nas reuniões.

Meta de longo prazo: Ter todos os companheiros envolvidos com os trabalhos e realizações do RC.

Meta de curto prazo: Criar mecanismos de treinamento para obter e participações visando obter acréscimo de 20% dos rotarianos envolvidos nos trabalhos e atividades do RC em 2015/2016 especialmente com a implantação do PLC.

6.1.4. Trabalhar no desenvolvimento e capacitação do líder rotariano; treinamentos,

palestras, desenvolvimento de novas metodologias e novos conteúdos. Ações Prioritárias:

- Promover e ampliar os treinamentos, palestras de capacitação e formação de novos líderes de Rotary.

Metas de longo prazo: Realizar 10 eventos, até 2016 no Distrito Metas de curto prazo: Realizar quatro eventos em 2014/2015- Ryla

6.2. IMAGEM PÚBLICA DO RC

6.2.1. Dar visibilidade interna e externa de todas as atividades desenvolvidas pelos

Clubes, especialmente do Distrito. Ações prioritárias:

- Divulgar todas as atividades dos Clubes e do Distrito nos meios de comunicação. Metas de longo prazo: Divulgação de 100% das atividades realizadas pelos Rcs, do Distrito e do RI.

Metas de curto prazo: 100% das atividades divulgadas.

- Ampliar o desenvolvimento dos Boletins nos clubes, com conteúdos educativos, sociais e atividades e ações do clube.

Metas de longo prazo: 50% dos Clubes com Boletins implantados, até 2016. Metas de curto prazo: ter 20% dos Clubes do Distrito com Boletins implantados em 2014/2015 como facilidade o uso da ferramenta eletrônica – website.

(24)

6.2.2. Buscar parcerias junto à mídia para divulgação dos projetos do Clube e do

Distrito

Ações prioritárias:

- Realizar eventos no Distrito, regionalizados, para a mídia, com conteúdos apropriados e focando as realizações, projetos e ações do Rotary.

Metas de longo prazo: cinco eventos, até 2016 Metas de curto prazo: um evento em 2015/2016

- Buscar parceiros em todos os meios de comunicação para divulgar as ações dos Rotary Clubes e do Distrito.

Metas de longo prazo: um parceiro por Clube, até 2016

Metas de curto prazo: um parceiro por área de atuação do Governador Assistente em 2015/2016

6.2.3. Planejar sistematicamente a divulgação de todos os trabalhos do Clube e da

Fundação Rotária - projetos e ações. Ações prioritárias:

- Divulgar mensalmente todos os trabalhos dos Rotary Clubes, via mídia escrita, falada e televisiva e em especial via mídia eletrônica com Website do Clube e do Distrito, boletins, e outros meios;

Meta de longo prazo: 50% dos Clubes divulgando suas atividades, até 2016 Meta de curto prazo: 50% dos Clubes divulgando suas atividades em 2015/2016

- Fortalecer a Imagem Pública do Rotary e da Fundação Rotária, divulgando projetos e ações;

Metas de longo prazo: 100% dos Clubes divulgando seus projetos, até 2016 Metas de curto prazo: 50% dos Clubes divulgando seus projetos em 2015/2016

6.2.4. Criar um Plano Distrital de Comunicação

Ações prioritárias:

- Desenvolver e implementar um Plano de Comunicação para o Distrito;

-Transformar o site do Distrito em uma ferramenta de interatividade entre os Companheiros e Clubes;

Metas: Ter um Plano Anual de Comunicação.

6.3. ADMINISTRAÇÃO DO RC

6.3.1. Estabelecer mecanismos de estimulo para a manutenção da presença dos

sócios nos clubes. Ações prioritárias:

- Tornar as reuniões mais atrativas, estimulantes, desafiadoras e participativas; Metas de longo prazo: Buscar índice médio de 90%

Frequência nos RCs, até 2016

Metas de curto prazo: Buscar índice médio de 80% Frequência nos RCs em 2014/2015

(25)

- Fazer pesquisa de satisfação dos sócios do clube.

Metas de longo prazo: Realização anual de pesquisa de satisfação dos sócios no RC

Metas de curto prazo: Realização anual de pesquisa de satisfação dos sócios no RC

- Ampliar a frequência dos sócios nas reuniões e eventos rotários dos Clubes e em especial do Distrito.

Metas de longo prazo: Busca de 65%, em média, de frequência até 2016 Metas de curto prazo: índice de 50 %, em média, de frequência em 2015/2016

6.3.2. Elaborar o Plano Estratégico do Clube. Implementar gestão profissional no RC

(definir visão de futuro, ações, projetos, orçamento, serviços, contribuições à Fundação Rotária, entre outros)

Ações prioritárias:

- Estimular a realização de Plano Estratégico nos RCs, conforme orientações do PLC. Metas de longo prazo: 80% dos RCs até 2016

Metas de curto prazo: 60% dos RCs em 2015/2016

- Estimular a condução de uma gestão profissionalizada nos Clubes do Distrito; Metas de longo prazo: 70% dos RCs em 2016

Metas de curto prazo: 60% dos RCs em 2015/2016

6.3.3. Promover reuniões organizadas para estimular a participação de todos.

Ações prioritárias:

- Antecipar a agenda e organização das reuniões da semana Meta de curto prazo: 80% dos Clubes organizados em 2015/2016

- Tornar o Clube eficaz, dinâmico e atrativo com informação rotária, discussão dos problemas comunitários, palestras, a família envolvida, etc.

Meta de Longo prazo: Ser referência em todos os municípios em que temos um RC com a prestação de serviços à comunidade e sua participação nos eventos comunitários;

Meta de curto prazo: Envolver a comunidade em todas as ações do RC, e ser a referência em ações comunitárias.

6.4. PROJETOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

6.4.1. Implementar e fazer projetos de atuação em conjunto entre os Rotary Clubes

do município envolvendo a prestação de serviços à comunidade. Ações prioritárias:

- Estimular os Rotary Clubes na realização, conjunta, de projetos;

Metas de longo prazo: seis projetos/ano até 2016 envolvendo parcerias locais ou interdistritais;

Metas de curto prazo: um projeto comunitário em 2015/2016 envolvendo parcerias locais ou interdistritais;

(26)

- Estimular a implantação de projetos - Rotary na Escola;

Metas de longo prazo: Ter em todo o Distrito ação rotária nas Escolas - envolvendo 70% das escolas existentes.

Metas de curto prazo: Ter em todo o Distrito ação rotária em pelo menos uma escola por RC.

- Estimular os Clubes na elaboração de projetos, com abrangência em Alfabetização, Recursos Hídricos, Saúde e Nutrição, Recursos Ambientais, entre outros. Metas de longo prazo: Elaboração de projetos nestas ênfases em 100% dos RCs do Distrito até 2016

Metas de curto prazo: Iniciar os trabalhos para que possamos ter implantado projetos em 20% do Distrito nestas ênfases em 2015/2016

- Estimular os RCs na prestação de serviços trabalhando e usando o NRDC (Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário).

Metas de longo prazo: ter no Distrito em 2016, cinco NRDC Metas de curto prazo: ter em 2015/2016 a criação de um NRDC.

6.4.2. Envolver o Rotaract, lnteract, Ryla e intercambistas, em projetos e atividades de

apoio às comunidades. Ações prioritárias:

- Estimular o Rotaract, Interact, gerando o espírito do Servir

Metas de longo prazo: 100% dos integrantes participando de atividades, até 2016

Metas de curto prazo: 80% dos integrantes participando de atividades em 2014/2015

6.4.3. Buscar junto aos participantes de intercâmbio de jovens, um canal de parcerias

com Clubes de outros países Ações prioritárias:

-Estabelecer a estratégia de aproximação de relações interclubes através do YEP; Metas de longo prazo: Manter contatos com 100% dos RCs envolvidos no Intercâmbio de Jovens até 2016 na busca de parcerias.

6.4.4. Fazer o Intercâmbio de Jovens e se certificar de que a preparação das famílias e

dos intercam-bistas estejam de acordo com os objetivos propostos pelo programa; Ações prioritárias:

- Prospectar novos Distritos e novos Clubes no exterior e fazer um Intercâmbio de Jovens

Metas de longo prazo: fazer vinte até 2016 Metas de curto prazo: fazer dez em 2015/2016.

- Realizar treinamentos específicos de preparação dos intercambistas e das famílias, rotarianas ou não, que receberão os jovens.

(27)

Meta: Realizar os encontros específicos com as famílias exigindo a presença de todos em 100% dos casos, assim como dos intercambistas. Preparar recepção e treinamento.

6.4.5. Buscar parcerias com instituições de ensino, entidades de classes, Ong's,

Distritos Rotários, etc. para projetos de promoção e melhoria da qualidade de vida. Ações prioritárias:

- Aumentar contatos com os Clubes do exterior, buscando parcerias em projetos; Metas de longo prazo: 30% dos Clubes do nosso Distrito com efetivo contato formando inclusive irmandades, até 2016

Metas de curto prazo: 15% dos clubes com efetivo contato formando se possível irmandade para ampliar os trabalhos em 2015/2016

- Fazer atividades mobilizadoras de grande impacto, com outros parceiros, entidades e Ong's, empresas, órgãos do governo, etc.

Metas de longo prazo: cinco eventos no Distrito até 2016; Metas de curto prazo: um evento no Distrito em 2015/2016;

- Expandir projetos e ou ações do Clube, de atendimento às necessidades da comunidade local, em parceria com instituições locais.

Metas de longo prazo: um por Clube, até 2016 Metas de curto prazo: um por Clube em 2015/2016.

6.5. FUNDAÇÃO ROTÁRIA

6.5.1. Tornar conhecida a ABTRF - Associação Brasileira da The Rotary Foundation nos

meios rotários e na comunidade, sensibilizando-os para a arrecadação de fundos e investimentos.

Ações prioritárias:

- Divulgar a finalidade e objetivos da ABTRF Metas de longo prazo: 100% dos RCs até 2016; Metas de curto prazo: 100% dos RCs em 2015/2016; - Buscar doações de fundos via a ABTRF

Metas de longo prazo: Arrecadar US$ 20.000 até 2016; Metas de curto prazo: Arrecadar US$ 10.000 em 2015/2016;

(28)

6.5.2. Criar um balcão de informações e consultas para a elaboração de projetos

Ações prioritárias:

- Formar Equipes Distritais capacitadas para atender e orientar na elaboração de projetos;

Metas de longo prazo: Ter cinco equipes regionalizadas em 2016; Metas de curto prazo: três equipes no Distrito em 2015/2016;

6.5.3. Ampliar a doação à Fundação Rotária, através da divulgação interna das

atividades desenvolvidas e apoiadas por ela: Ações prioritárias:

- Ampliar a obtenção de doações à Fundação Rotária Metas de longo prazo: Aumento de 10% ao ano, até 2016; Metas de curto prazo: Arrecadar U$ 55.000 em 2015/2016;

6.5.4. Criar, planejar e estimular a obtenção de contribuições permanentes para as

doações à Fundação Rotária: Ações prioritárias:

- Buscar formas inovadoras que garantam uma contribuição sustentável e permanente por Clube à Fundação Rotária

Metas de longo prazo: 100% dos clubes, até 2016 Metas de curto prazo: 100% dos clubes em 2015/2016.

(29)

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

DE ROTARY INTERNACIONAL

Presidente de Rotary International K.R. Ravi Ravindran

Diretor José Ubiracy Silva

Secretário Geral John Hewko

Presidente Indicado 2016/2017 John Germ

Coordenador do Rotary 2015/2016 Zonas - 22A e 23A

Coordenadores do Rotary Zone 22A: José Luiz Fonseca (2015-18)

Zone 23A: Cesar Scherer (2015-18) Zone 22B: Antonio Henrique Vasconcelos

(2013-16) Presidente Distrital da Fundação

Rotária 2013/2016

Leonel Irio do Nascimento E-mail: leonelirio@gmail.com

Sede Mundial de Rotary International

Rotary International One Rotary Center 1560 Sherman Ave.

Evanston Illinois 602001, EUA Fone: 847 866 3000 - 866 976 8279 (grátis)

Fax: 847 328 4101 E-mail: contact.center@rotary.org

www.rotary.org

Rotary International Brazil Office Gerente: Celso Fontanelli E-mail: celso.fontanelli@rotary.org

RIBO

Rua Tagipurú, 209 - Bairro Funda Cep. 01.156-000 - São Paulo - SP Fone: 55 11 3826 2966 - Fax: 55 11 3667 6575

www.rotary.org Supervisora, Suporte a Clubes e

Distritos

Débora de Oliveira Watanabe E-mail: debora.watanabe@rotary.org

(30)

Governadora:

Patrícia Camassola Tomé E-mail: patycamas@hotmail.com

Vice-Governador:

Gert Zimmermann

E-mail: greg.tche@gmail.com

Coordenador da Equipe Distrital:

Jaime Antonio Camassola E-mail: despjac@hotmail.com Tesoureiro: Leandro Vanás E-mail: leandro@digitacontech.com.br 2º Tesoureiro: Leandro Tomé E-mail: marmorarialeval@brturbo.com.br Secretária:

Eveline Camassola Novello

E-mail: secretariaeveline4700@gmail.com

2º Secretária:

Ivania Capeletti

E-mail: ivania_arqui@ibest.com.br

Diretor de Protocolo:

Flávio Oscar Sandi

E-mail: flavio@bontempo.com.br

2º Diretor de Protocolo:

Ricardo Letti Borghetti

E-mail: ricardo.borghetti@masterpower.com.br

Relações Públicas:

Zaíra Rejane Ballardin

(31)

Conselheiros Pessoais

Agenor Jacob Rizzon Jaime Antonio Camassola

Conselho Consultivo

Adalecio Kovaleski Afonso Heckler

Carlos Itiberê Hebias Braga Cláudio Ivanez J. Pegoraro Daniel Viuniski

Eronilde Ribeiro Evaristo Andreolla Gert Zimmermann Gilmar Fiebig Gilmar Oliveira Brum João Carlos Scheibe Jorge Feijó Machado Leonel Írio do Nascimento Linor Pedro Klein

Mathias Lauro Klein Pedro Lima Nólibos Romeu Victorio Rossi Rudimar Constante Borghetti Valtori Clarêncio Perini

Instrutor Distrital

Gov. Jaime Antonio Camassola Cônjuge: Maria Tereza Lima Camassola RC São Marcos Tel: (54) 3291.1278 E-mail: despjac@nsol.com.br Coordenador de Governadores Assistentes Eduardo Michelin Cônjuge: Gorete Michelin RC São Marcos Tel: (54) 91182772 E-mail: eduardomichelin@nsol.com.br Conselho Fiscal Gilmar Fiebig Adalecio Kovaleski Rudimar Borghetti Governador Eleito 2016/17 Giovani Spagnol Cônjuge: Mirele Capelari RC Ibiraiaras Tel: Celular: (54) 9999.1377 Comercial (54) 3355 1832 e-mail: giovanidt180@hotmail.com Governador Designado 2017/18 Luiz Acorsi

Cônjuge Joana Maria Provin Acorsi RC Erechim – Boa Vista

Tel. Residencial: (54)2106-1040 Celular: (54) 9632-7120 e-mail: acorsiluiz@hotmail.com

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

(32)

NOMEAÇÕES DISTRITAIS

Representante Distrital de Rotaract

Tiago Guerra

Representante Distrital do Interact

João Victor Bueno Corso

Avenidas de Serviços Serviços Internos

Rudimar Borghetti

Serviços Pro ssionais

João Carlos Scheibe

Serviços à Comunidade

Eduardo Kindel

Serviços Internacionais

Nelço Angelo Tesser

Serviços às Novas Gerações

Clodoveu Bertolazzi

Comissões Distritais Conferência Distrital

Flávio Oscar Sandi

Programas Interact

Gert Zimmermann

Rotaract

Agenor Jacob Rizzon

Grupo Rotarianos em ação

Agenor Jacob Rizzon

NRDC

Romeu Victorio Rossi

Grupos de Companheirismo do Rotary

Intercâmbio Rotário da Amizade

Pedro Nólibos

Intercâmbio de Jovens do Rotary

Arlete Inês Scherer

RYLA

Ricardo Borghetti

Coordenadora das Casas da Amizade

Jovane Vanin Tomé

Expansão Gert Zimmermann Finanças Leandro Vanás Desenvolvimento do Quadro Associativo

Claudio Ivanez Pegoraro

Novas Gerações

Clodoveu Bertolazzi

Proteção aos Jovens

Valtoir Perini

Bolsa Rotary Pela Paz

Daniel Viuniski

Bolsas Educacionais

Denise Vieira Sperry

Equipes de Formação Pro ssional

Luis Volmar da Rosa

Doações Anuais

(33)

NOMEAÇÕES DISTRITAIS

Indicação

Membros Natos

Rudimar Constante Borghetti Adalecio Kovaleski

Gert Zimmermann

Membros Eleitos

Daniel Viuniski

Carlos Itiberê hebias Braga

Imagem Pública

Gilmar Fiebig

Promoção da Convenção do RI

Gilmar Fiebig

Fundação Rotária

Leonel Lírio do Nascimento

Subcomissões

Captação de Recursos Elias Basso

Marco Castoldi

Subsídios

Gilmar Oliveira Brum

Fundo Permanente

Adalecio Kovaleski

Pólio Plus

Daniel Viuniski

Gerenciamento de Fundos

Leonel Irio Nascimento Claudio Ivanez Pegoraro Gilmar Oliveira Brum

Sociedade Paul Harris

Gert Zimmermann Eduardo Kindel Daniel Viuniski

Alumni

Eronilde Ribeiro

Capacitação (Instrutor Distrital)

Jaime Antonio Camassola

Comissão de Integração Interdistrital

Daniel Viuniski

Comissão do Clube Irmão

Carlinhos Quissini Representantes Eleitos do Distrito 4700 Representante Distrital do Conselho de Legislação em 2016 Delegado:

Leonel Írio Silva do Nascimento Suplente:

Gilmar Oliveira Brum

Representante Distrital para escolha do Diretor de RI

Delegado: Daniel Viuniski Suplente: Gilmar Fiebig

(34)

ASSEMBLEIA INTERNACIONAL DO ROTARY

Governadora Patrícia Camassola Tomé e esposo Evandro com o presidente Ravi Ravindran e esposa.

Governadores Distritais do Brasil, na Assembleia Internacional, em San Diego, EUA (janeiro 2015).

Governadora Patrícia, na Assembleia Internacional, em San Diego, EUA.

(35)

GOVERNADORES ASSISTENTES 2015/16

COORDENADOR DOS GOVERNADORES ASSISTENTES:

EDUARDO MICHELIN – RC São Marcos (54) 9118 2772

eduardomichelin@nsol.com.br eduardo@expressosaomarcos.com.br

ÁREA 01

MARCIANO VITOR LAZZARI – RC Farroupilha (54) 9974 0490

rmcv@terra.com.br

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves – Mulheres da Serra | Planalto | São Francisco Farroupilha

Farroupilha – Nova Vicenza Garibaldi

ÁREA 02

BÊNITES THOMAS – RC Flores da Cunha (54) 8122 2235

tabthomasnpadua@yahoo.com.br

Antônio Prado Caxias do Sul

Caxias do Sul - Ana Rech | Anita Garibaldi | Cinquentenário | Imigrante | Pérola das Colônias

Flores da Cunha São Marcos

ÁREA 03

MARCO ANTONIO BERNARDI - RC Nova Prata (54) 9997 4282 bernardimarcoa@yahoo.com.br Nova Bassano Nova Prata Paraí Veranópolis

(36)

GOVERNADORES ASSISTENTES 2015/16

ÁREA 04

PAULO JOÃO SOCCOL – RC Serafina Corrêa (54) 9976 4850

e-mail Adriana: adriana.santin@brf-br.com

Serafina Corrêa Guaporé

ÁREA 05

LUIS ALBERTO SCHUCK - RC Lajeado (51) 9995 9966 schuck@bewnet.com.br Arroio do Meio Encantado Estrela Lajeado

Lajeado - Engenho | Integração Teutônia

ÁREA 06

TÂNIA BORGES VISENTIN - RC Vacaria (54) 9973 7081

tania.visentin@gmail.com

Vacaria

Vacaria dos Pinhais Bom Jesus

ÁREA 07

EVANISA FATIMA REGINATO QUEVEDO MELO RC Passo Fundo - Planalto Médio

54 9981 8735 evanisa9@gmail.com

Marau Passo Fundo

(37)

GOVERNADORES ASSISTENTES 2015/16

ÁREA 08

MARCOS DA CONCEIÇÃO ALMEIDA - RC Constantina 54 9905 7156 admmarcosca@yahoo.com.br Constantina Ronda Alta Sarandi ÁREA 09

NÉVIO DE OLIVEIRA MELO - RC Lagoa Vermelha (54) 9922 3503

neviomelo@gmail.com

Ibiraiaras Lagoa Vermelha

ÁREA 10

NERI SAVI – RC Sananduva (54) 9966 5486

nerisavi@bol.com.br

Paim Filho Sananduva

Sananduva - Vale do Inhandava São José do Ouro

Tapejara

ÁREA 11

VANDERLEI BOTTEGA - RC Erechim - Paiol Grande (54) 9982 2103

vanderleibottega@hotmail.com

Erechim

Erechim - Boa Vista | Paiol Grande | Três Vendas Getúlio Vargas

(38)

GOVERNADORES ASSISTENTES 2015/16

ÁREA 12

INDIARA CARNEIRO PASETTI - RC Soledade Novos Tempos (54) 8100 9996

e-mail: indiaracp@gmail.com

Soledade

Soledade - Novos Tempos

PATRÍCIA CAMASSOLA TOMÉ

Governadora 2015/2016 Distrito 4700

(39)

METAS DISTRITAIS

• Aumentar do quadro associativo;

• Participação de ex-intercambista, ex–rotaractiano para fazer parte dos Clubes; • Promoção da Imagem Pública;

• Elaboração e realização de Projetos; • Contribuição com a Fundação Rotária;

• Alcançar a Menção Presidencial; • Participação nos eventos do Distrito;

• Promoção do Intercâmbio;

• Aumentar o número de Empresa Cidadã e Seguro Solidário. • Novos Rotaract

• Novos Interact

• Atualizar no site do Distrito e também no site de RI, os dados dos rotarianos • Promover a Imagem Pública

(40)

ORÇAMENTO DISTRITAL DA

GOVERNADORIA 2015/2016

RECEITA

Taxa Per Capita R$ 25/08/2015 1.300 x 32,00 41.600,00 25/10/2015 1.300 x 32,00 41.600,00 25/02/2016 1.300 x 32,00 41.600,00 25/04/2016 1.300 x 32,00 41.600,00 Total R$ 166.400,00 Taxa Fundo Interact/Rotaract

25/08/2015 1.300 x 3,00 3.900,00 25/10/2015 1.300 x 3,00 3.900,00 25/02/2016 1.300 x 3,00 3.900,00 25/04/2016 1.300 x 3,00 3.900,00 Total R$ 15.600,00 Total: ... R$ 182.000,00 DESPESAS

Auxílio Despesa da Governadoria

Até 40% da Receita Total ... R$ 66.560,00 Conferência Distrital

Até 30% da Receita Total ... R$ 49.920,00 Programas Rotários Distritais

Até 15% da Receita Total ... R$ 24.960,00 Treinamentos PETS, GATS, Assembleia Distrital

Até 10% da Receita Total ...R$ 16.640,00 Fundo de Reserva e Contingências

Mínimo de 5% da receita Total ... R$ 8.320,00 Total ... R$ 166.400,00 Observações:

Valores estabelecidos de conformidade com o Regulamento do Fundo Distrital da Associação dos Rotarianos do Distrito 4700. ART. 6º, aprovado em 13 de maio de 2006.

(41)

CALENDÁRIO 2015/2016

2015

18 a 24 de janeiro - ASSEMBLEIA INTERNACIONAL – SAN DIEGO – EUA 27 de fevereiro – GATS – São Marcos

28 de fevereiro – PETS – São Marcos

28 de março – ASSEMBLEIA DISTRITAL – São Marcos 15 a 17 de maio - CONFERÊNCIA DISTRITAL – Sarandi

06 a 09 de junho – 106ª CONVENÇÃO INTERNACIONAL – São Paulo 04 de julho – POSSE – São Marcos

15 de agosto - SEMINÁRIO DQA e IMAGEM PÚBLICA – Bento Gonçalves 27 a 29 de agosto - INSTITUTO ROTÁRIO – Rio de Janeiro

03 de outubro – SEMINÁRIO FUNDAÇÃO ROTÁRIA – Passo Fundo

2016

17 a 23 de janeiro de 2016 - ASSEMBLEIA INTERNACIONAL - San Diego – EUA 13, 14, 15 de maio - CONFERÊNCIA DISTRITAL – São Marcos

26 de fevereiro – GATS – Ibiraiaras 27 de fevereiro - PETS – Ibiraiaras

19 de março – ASSEMBLEIA DISTRITAL – Ibiraiaras

28 de maio a 01 de Junho - 107ª CONVENÇÃO INTERNACIONAL – Seoul - Korea 02 de julho - TRANSMISSÃO DE CARGO – Ibiraiaras

(42)

CALENDÁRIO DE VISITAS OFICIAIS

AOS CLUBES DO DISTRITO

14 Terça-Feira Flores Da Cunha Bênites Thomas 16 Quinta-Feira Antônio Prado Bênites Thomas 20 Segunda-Feira Vacaria (02 Clubes) Tânia Visentin

21 Terça-Feira Lagoa Vermelha Névio de O. Melo 22 Quarta-Feira Sananduva (02 Clubes) Neri Savi

23 Quinta-Feira Bom Jesus Tânia Visentin 27 Segunda-Feira Veranópolis Marco A. Bernardi 28 Terça-Feira Serafina Corrêa Paulo Soccol 29 Quarta-Feira Soledade (02 Clubes) Indiara Pasetti

30 Quinta-Feira Guaporé Paulo Socol

DATA DIA DA SEMANA CIDADE GOV. ASSISTENTE ÁREA

JULHO 2015

03 Segunda-Feira Caxias do Sul Ana Rech Bênites Thomas 05 Quarta-Feira Getúlio Vargas Vanderlei Bottega 06 Quinta-Feira Tapejara Neri Savi 11 Terça-Feira Bento Gonçalves(02 Clubes) Marciano 12 Quarta-Feira Bento Gonçalves(02 Clubes) Marciano 13 Quinta-Feira Caxias do Sul Cinquentenário Bênites Thomas 17 Segunda-Feira Paraí Marco A. Bernardi 18 Terça-Feira Nova Bassano Marco A. Bernardi 20 Quinta-Feira São José do Ouro Neri Savi 21 Sexta-Feira Paim Filho Neri Savi 24 Segunda-Feira Ibiraiaras Névio O. Melo

DATA DIA DA SEMANA CIDADE GOV. ASSISTENTE ÁREA

AGOSTO 2015

02 02 06 09 10 06 03 04 12 04 02 11 10 01 01 02 03 03 10 10 09

(43)

01 Terça-Feira Farroupilha (02 Clubes) Marciano

02 Quarta-Feira Caxias Do Sul Bênites Thomas 03 Quinta-Feira Nova Prata Marco A. Bernardi 09 Quarta-Feira Marau Evanisa Q. Melo 10 Quinta-Feira Passo Fundo (03 Clubes) Evanisa Q. Melo

15 Terça-Feira Lajeado Luis Alberto Schuck 16 Quarta-Feira Lajeado Luis Alberto Schuck 22 Terça-Feira Ronda Alta Marcos C. Almeida 23 Quarta-Feira Constantina Marcos C. Almeida 24 Quinta-Feira Sarandi Marcos C. Almeida 28 Segunda-Feira Arroio do Meio Luis Alberto Schuck 29 Terça-Feira Teutônia Luis Alberto Schuck

DATA DIA DA SEMANA CIDADE GOV. ASSISTENTE ÁREA

SETEMBRO 2015

01 02 03 07 07 05 05 08 08 08 05 05

01 Quinta-Feira Garibaldi Marciano Lazzari 06 Terça-Feira Estrela Luis Alberto Schuck 08 Quinta-Feira Erechim (04 Clubes) Vanderlei Bottega 15 Quinta-Feira Encantado Luis Alberto Schuck 19 Segunda-Feira Caxias do Sul Imigrante Bênites Thomas 20 Terça-Feira Caxias do SulPérola das Colônias Bênites Thomas

27 Terça-Feira São Marcos Bênites Thomas 29 Quinta-Feira Marcelino Ramos Vanderlei Bottega

DATA DIA DA SEMANA CIDADE GOV. ASSISTENTE ÁREA

OUTUBRO 2015

01 05 11 05 02 02 02 11

(44)

GOVERNADORES DO DISTRITO 4700

BENTO GONÇALVES

1966/1967 - Carlos Dreher Neto 1991/1992 - Cláudio Ivanez J. Pegoraro 1997/1998 - Gilmar Oliveira Brum 2007/2008 - José Darci Pereira Soares

CAXIAS DO SUL

1963/1964 - Jorge Sehbe 1970/1971 - Aldo José Martinato (Falecido)

1983/1984 - Carlos Caetano Petinelli (Falecido)

1987/1988 - Luiz Carlos Tronca 1994/1995 - Romeu Vitorio Rossi 2002/2003 - Leonel Irio S. Nascimento 2005/2006 - Valtoir Clarêncio Perini 2013/2014 - Rudimar Constante Borghetti

ENCANTADO

1999/2000 - Pedro Lima Nólibos

ERECHIM

1979/1980 - Waldemar Detoni Junior (Falecido)

1983/1984 - Ruy Werner Antoni 1992/1993 - Linor Pedro Klein 1998/1999 - Ademir Eugênio Novello 2000/2001 - Ademir Eugênio Novello 2011/2012 - Gilmar Fiebig

LAGOA VERMELHA

1973/1974 - Rodolfo Arnaldo Trein . (Falecido)

LAJEADO

1975/1976 - Mathias Lauro Klein 1993/1994 - Adolfo Alfredo Schäffer . . (Falecido)

1996/1997 - Alindo Ahlert

PASSO FUNDO

1960/1961 - Mucio de Castro 1971/1972 - Euripedes Facchini

1976/1977 - Juarez Teixeira Diehl . . . (Falecido)

1985/1986 - Álvaro V. J. da Rocha . . . (Falecido)

1995/1996 - Afonso Heckler 2003/2004 - Carlos Itiberê H. Braga 2006/2007 - Eronilde Ribeiro 2010/2011 - Daniel Viuniski

SANANDUVA

2009/2010 - Evaristo Andreolla

SÃO MARCOS

2004/2005 - Agenor Jacob Rizzon 2008/2009 - Jaime Antonio Camassola

SARANDI

1989/1990 - João Carlos Scheibe 2014-2015 – Gert Zimmermann

VACARIA

1990/1991 - Jorge Feijó Machado 2012/2013 - Adalecio Kovaleski

VERANÓPOLIS

(45)

COLÉGIO DE GOVERNADORES DO DISTRITO 4700

Adalecio Kovaleski Afonso Heckler Agenor Jacob Rizzon Carlos Iteberê Hebias Braga

Cláudio Ivanez J. Pegoraro Daniel Viuniski Erolnilde Ribeiro Evaristo Andreolla Gert Zimmermann

Gilmar Fiebig Gilmar Oliveira Brum Jaime Antônio Camassola

João Carlos Scheibe Jorge Feijó Machado Leonel Írio do Nascimento

Linor Pedro Klein Mathias Lauro Klein Pedro Lima Nólibos Romeu Victorio Rossi Rudimar Constante Borguetti

(46)

PROGRAMA CLUBE IRMÃOS

Os Clubes Irmãos devem realizar atividades de integração, como reuniões conjuntas, projetos e eventos que envolvam os dois Clubes. Na medida que estas atividades forem acontecendo, comunicar ao Distrito para que a equipe distrital possa acompanhar e apoiar os eventos, bem como fazer a divulgação.

Rotary Club

Caxias do Sul - Anita Garibaldi Bento Gonçalves - Planalto Sarandi

Caxias do Sul - Cinquentenário Flores da Cunha

Passo Fundo - Planalto Médio Bento Gonçalves

Caxias do Sul - Perola das Colônias Erechim - Três Vendas

Caxias do Sul - Imigrante Lajeado - Engenho Serafina Correia

Sananduva - Vale do Inhandava Sananduva

Bento Gonçalves - São Francisco Tapejara

Soledade - Novos Tempos Nova Prata

Paim Filho

Passo Fundo - Norte Caxias do Sul

Bento Gonçalves - Mulheres Caxias do Sul - Ana Rech Bom Jesus

Getúlio Vargas Lageado Integração

Rotary Club Irmão

Garibaldi São Marcos Constantina Teutônia

Vacaria dos Pinhais Erechim Soledade Vacaria Marcelino Ramos Estrela Antônio Prado Ibiraiaras Guaporé

São José do Ouro Farroupilha

Erechim - Paiol Grande Farroupilha - Nova Vicenza Passo Fundo

Lagoa Vermelha Erechim - Boa Vista Marau Lajeado Veranópolis Nova Bassano Ronda Alta Encantado

(47)

JOVANE VANIN TOMÉ

Rua Carlos Gomes,1046 | Apto 21 | Centro | Caixa Postal 64 | CEP 95190.000 | São Marcos-RS Com.: (54) 3291-2433 | Res.: (54) 3291-2415 | Cel.: (54) 9977-8855

marmorarialeval@brturbo.com.br

Coordenadora Distrital de Casa da Amizade

BOM JESUS

Joelma Pauline Schmohl Meotti CAXIAS DO SUL Vilma Nascimento

CONSTANTINA

Janes Carmen Giacomini De Carli ENCANTADO

Lidiane P. Pretto ERECHIM Mara Lucia Gasparin FLORES DA CUNHA Estela M. Molinari Viapiana

GETÚLIO VARGAS Nelci Maria Filippon

GUAPORÉ Carina Ferreira

IBIRAIARAS Lindones L. S. Farina

LAGOA VERMELHA Célia Barreto Da Costa Domingues

PAIM FILHO Ilza Silveira Mendes

PASSO FUNDO Evânia Luisa De Araújo

SANANDUVA Lúcia Hirt SÃO JOSÉ DO OURO

Olina P. Stangherlin SARANDI Lourdes Maria Mari

SÃO MARCOS Neusa Meneguzzo Pasquali

SERAFINA CORRÊA Valquiria Peruzzo

SOLEDADE Juliana Vicari Lodi

(48)

RDR - Representante Distrital de Rotaract

TIAGO GUERRA

Rua Rodolfo Hexsel, 215 | ap 202 | Bairro Hidraulica | CEP: 95900-000 | Lajeado – RS Fone: (51) 9607.3741 | e-mail: tiago@tgempresarial.com.br

Clube parceiro do Rotary

Espalheamor!

Gestão 2015/16

ROTARACT CLUBS DO DISTRITO 4700

CALENDÁRIO 2015/2016

20 e 21 de junho - CODIRC – Passo Fundo

20, 21 e 22 de novembro – ENGARC – Encontro Gaúcho de Rotaract CLUBE PRESIDENTE 2015/2016 E-MAIL

Arroio do Meio Roberta S. Halmenschlager robertastefani.h@gmail.com Bento Gonçalvez Planalto Diego Bianchetti diego.bianchetti@hotmail.com Caxias do Sul Ana Rech Júlia Polesso jupolesso6@hotmail.com Constantina Mateus Lucas da Silva mate09lucas@gmail.com Encantado Rieli Zamboni rieli.zamboni@hotmail.com Erechim Paiol Grande Jonathan Caldart ft.jonathan@hotmail.com Farroupilha Nova Vicenza Fabiel Lima fabiellima.contato@ gmail.com Flores da Cunha Caroline Corso carollcorso@gmail.com Lajeado Dalana Faleiro dadi_faleiro@hotmail.com Lajeado Integração Maiara Zagonel maiazagonel@hotmail.com Passo Fundo Norte Dionatra Folle dionatra@gmail.com Ronda Alta Liamara Barreto Fortes liafortes10@hotmail.com Sananduva Felipe Benetti felipebenetti@outlook.com São Marcos Rodrigo Polidoro rodrigopoli@ibest.com.br Sarandi Silvia Zwirtes silviazwirtes@yahoo.com.br Serafina Correa Laura Pasqualotto Castro laurap2611@hotmail.com Soledade Cassio Guizzo ctguizzo@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Tanto em sua paisagem física como em sua paisagem humana, o Mediterrâneo encruzilhada, o Mediterrâneo heteróclito apresenta-se em nossas lembranças como uma imagem coerente, como

− A fixação do pé da bomba deverá ser executada com auxílio A fixação do pé da bomba deverá ser executada com auxílio do relógio comparador, apoiando a base magnética em um

Entre nós, o artigo de Margaret Lopes (1991), “A favor da desescolarização dos museus”, teve papel significativo para a compreensão da educação que tem lugar no

Esta questão é trazida à tona se a combinação de ablação androgênica e radioterapia for considerada o tratamento de escolha para pacientes clinicamente em alto risco, bem como

Entre as correntes tendências da indústria ferroviária, há mais trens viajando a cada ano e com cargas cada vez maiores (o que aumenta o carregamento médio da roda que é