• Nenhum resultado encontrado

BRASILEIROS EM PARIS O MELHOR DE PARIS PARA BRASILEIROS CONHEÇA NOSSOS PASSEIOS GUIADOS FALE CONOSCO!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BRASILEIROS EM PARIS O MELHOR DE PARIS PARA BRASILEIROS CONHEÇA NOSSOS PASSEIOS GUIADOS FALE CONOSCO!"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

BRASILEIROS EM PARIS

O MELHOR DE PARIS PARA BRASILEIROS

CONHEÇA NOSSOS PASSEIOS GUIADOS

WWW.BRASILEIROSEMPARIS.COM

FALE CONOSCO!

(2)

Notre-Dame ... 1

Mercado das Flores ... 2

A Santa Capela, Conciergerie ... 3

Praça do Chatelet ... 4

Tour Saint-Jacques ... 5

Saint-Merri ... 6

Centro Beaubourg ou Georges Pompidou ... 7

Rua da Croix Bretonne ... 8

Claustro dos Billettes...9

A igreja des Blancs Manteaux...10

Impasse des Arches...11

Rue des Rosiers……….….………...12

Hotel de Lamoignon...13

Hotel Carnavalet...14

(3)

1

Notre Dame de Paris percurso aproximativo 2h00

Este passeio começa no pátio de Notre Dame de Paris, o que é normal, pois ai se encontra o quilômetro zero de Paris, o ponto exato a partir do qual são calculadas as distâncias da capital. Para localizar o Km Zero, ponha-se no meio da fachada da Catedral a cerca de 25 metros dela. Ele é representado por um medalhão no chão. É também um lugar muito bom para se admirar a fachada da catedral gótica construída entre 1163 e 1250.

Antes de entrar na Catedral não deixe de admirar os três portais da fachada: um dedicado a Virgem Maria (a esquerda), O Juízo Final (ao centro) e à Santa Ana, mãe de Maria (a direita). No interior, note os diferentes tipos de vitrais: os originais, os que foram substituídos apos serem destruídos pela revolução além de um terceiro tipo monocromo escolhido por eclesiásticos por razões como luminosidade e preço. Com um pouco de observação veremos que os mais antigos têm mais contraste, cores vibrantes e a presença do branco que se destaca. Encontraremos também olhando para cima vitrais modernos que se diluem e conjugam de maneira quase perfeita com o antigo. O ponto alto dos vitrais são sem dúvida as rosáceas de 12m de diâmetro em cada parede lateral.

Ao centro, o magnifico alto-relevo em madeira conta a história de Jesus, mas as tábuas não estão na ordem correta.

Abaixo algumas datas importantes da vida deste marco da cidade

• 1239 Saint Louis, descalço, deposita a coroa de espinhos de Cristo, enquanto aguarda a conclusão da construção da Santa Capela.

• Philippe Le Bel abre os primeiros Estados Gerais do Reino da França em 1302 • Coroação do Rei Henrique VI de Inglaterra em 1431, no final da guerra dos cem anos (1337-1453), aos dez anos de idade. Nunca foi reconhecida. Carlos VII já tinha sido coroado rei da França em 1429 em Reims.

• Em 1447, Carlos VII comemora Paris retomada por um Te Deum. • Abertura do processo de reabilitação de Joana d'Arc em 1456

• Casamento de Marguerite de Valois e Henri de Navarre, o futuro Henri IV em 1572 • Em 1590, os líderes da Liga juram nunca reconhecer o huguenote Henry, futuro Henri IV. • Em 1594, 22 de Março, é Henrique IV, que ganha as graças de Paris reconquistada • Em 1660: Te Deum celebrado na ocasião do casamento de Luís XIV.

• Abjuraçao por Turenne de sua fé protestante em 1668.

• Durante a revolução, Notre Dame é transformada em um templo da razão

• Napoleão Bonaparte sagrado Imperador da França, na presença do Papa Pio VII dois de Dezembro de 1804

• Casamento de Napoleão III em 30 de Janeiro de 1853 • Batismo do Príncipe Imperial em 1856

(4)

• Recepção solene do marechal Pétain em Abril de 1944, por Emmanuel Suhard, Arcebispo de Paris.

• Te Deum, massa em ação de graças a Deus para o final da segunda guerra mundial, em nove de Maio de 1945

• Cerimônias de homenagem nacional: o General Charles de Gaulle (12/11/1970), presidente François Mitterrand (01/1996).

• Missa em ação de graças a Deus para o final da segunda guerra mundial, em nove de Maio de 1945.

• Cerimônia ecumênica em três de Junho de 2009, para as vítimas do vôo 447 Air France Rio-Paris.

O mercado das flores

Este mercado das flores está instalado há dois séculos neste lugar. Aberto de segunda a domingo, das 8: 00 às 19: 30 horas, ele oferece todos os tipos de plantas, desde os mais simples aos mais exóticos (incluindo as famosas plantas carnívoras). Domingo, ele vira também ao mercado de aves.

Continuar a Rua Lutèce no seu mercado de flores ao lado do Sul e chegue na Avenida do Palais. Você pode ver a ponta da Santa Capela

La Sainte Chapelle, Palácio da Justiça e o Conciergerie

Aqui você esta no coração da île de la Cité. É aqui que os reis de França estabeleceram seu primeiro palácio real, que mais tarde tornou-se a Conciergerie porque foi habitada pelo "Concierge" (equivalente do atual prefeito de Paris). Hoje se ergue a Sainte Chapelle, considerada como a jóia da arte gótica flamejante. (A visita vale a pena, mas adicione pelo menos mais uma hora a seu percurso, dependendo da fila). Após ter servido de prisão por décadas depois da revolução, a Conciergerie é agora um museu e edificio adiministrativo

A Place du Châtelet e seus dois teatros

Place du Châtelet deve seu nome a um pequeno castelo que manteve esta parte do Sena inaccessivel aos ataques podendo vir do rio. A praça original não resistiu à grande restauração de Paris efectuadas por Napoleão Bonaparte em 1802. Em seu lugar estão no centro de um chafariz e nos lados dois teatros construídos por Davioud entre 1860 e 1862 sob ordens do Barão Hausmann. O Théâtre de La Ville é o ex-Théâtre Sarah Bernhard onde a artista conheceu o triunfo e onde hoje você pode visitar seu camarim.

Continue seu caminho para o Norte, tomando a Avenida de Sebastopol. À sua direita está que a Torre Saint-Jacques.

(5)

3

Tour Saint Jacques

Esta torre pouco comum estaa sozinha no meio do parque. Isso nem sempre foi o caso: era o campanário da Igreja Saint-Jacques-de-la-carnificina construída no início do século XV e destruída após a revolução. A Torre teve uma estranha utilidade no início do século XIX quando um forjador serviu-se para fazer balas deixando cair do topo chumbo derretido em uma banheira de água colocada na sua base.

Em frente da torre para o Norte, siga a Rua Nicolas Flamel (do nome do alquimista), atravesse rue Pernelle (esposa de Nicolas Flamel!), em seguida, à direita Rua des Lombards e

imediatamente à esquerda rue Saint-Martin. Você pode ver a Igreja Saint-Merri.

A Igreja Saint-Merri

Durante a restauração, esta Igreja foi denominada Mérédicus, Abade de Saint-Martin, que foi escolhido como patrono da margem direita do Sena em 884. O atual edifício foi construído durante a primeira metade do século XVI em estilo gótico no modelo da Notre Dame. Hoje, Saint-Merri é uma paroquia musical dando concertos gratuitos regularmente.

Siga seu caminho na rue Saint-Martin (eixo Norte-Sul de Paris datando da época romana), você chega a Parvis de Beaubourg.

O centro Beaubourg

Depois de Paris antiga, aqui está uma das expressões mais conhecidas de Paris no final do século XX. Construído por iniciativa do Presidente Georges Pompidou, este enorme edifício é o Templo da arte contemporânea. Vista panorâmica do terraço do restaurante é surpreendente.

Rua de Sainte-Croix-de-la-Bretonnerie

Esta rua, cuja existência é provada desde 1232, deve seu nome ao Convento dos irmãos de Santa Cruz. Foi precisamente localizado no local da atual Praça Sainte Bretonnerie. Ele foi destruído após o "laxismo moral" dos seus monges no século XVIII. Hoje é o reduto da comunidade homossexual de Paris.

Pegue a Rua des Archives a poucos metros. Descubra o claustro dos Billettes

O claustro des Billettes

É um dos poucos monastérios preservados em boas condições no centro de Paris. A história diz que, em 1290, uma pobre mulher não pode reembolsar o judeu chamado Jonathas. Ele se ofereceu a apagar a dívida em troca de uma ostia

(6)

consagrada. Quando ela trouxe o ostia Jonathas a perfurou com uma faca e ela começou a sangrar. Ele jogou a ostia em água fervendo e o caldeirão começou a derramar sangue. Esse milagre ocasionou a conversão de varios membros da comunidade judia. Quanto a Jonathas, acusado de heresia por desrespeitar a ostia sacrada, foi queimado vivo. Suas posses foram confiscadas por Philippe-le-Bel que construiu no local da casa uma capela.

O artista brasileiro Adélio Sarro expõe suas obras no local. A Igreja de Blancs-Manteaux

A Igreja de Blancs-Manteaux (monges vestindo um casaco branco) instalou-se aqui em 1258 graças a St. Louis. A Igreja oferece aos visitantes de Oasis de paz e bem-vindo refúgio após a excitação das compras nas proximidades.

Continuar a Rua de Blancs-Manteaux à sua direita até Rua Vieille-du-Temple, caminhada até ao Norte e depois virar imediatamente à direita rue Francs-Bourgeois. À sua esquerda um

pequeno impasse: é o impasse des Arches.

O impasse dos Arqueiros

É assim chamado porque este lugar era o campo de treinamento para os arqueiros. Este impasse deve sua originalidade à sua muito bem preservada aparência medieval e por que não sonhar um pouco com o aspecto que o impasse tinha quando Jean- sem -medo assasinou seu primo e rival Louis de Orléans, irmão do rei e relançou com esse gesto a guerra dos cem anos.

Continuar rue Francs-Bourgeois em poucos metros e, em seguida, vire à direita na Rua de Hospitalières-Saint-Gervais. Assim você chegar a Rue des Rosiers.

Rue des Rosiers

É a rua judaica mais conhecida da cidade. Você pode descobrir tudo o que é a especificidade da cultura judaica: sinagoga, livrarias especializadas, as empresas, mas especialmente alimentos com o famoso "Chez Marianne" ou "Goldenberg". É aqui que você verá provavelmente judeus em trajes tradicionais e kippa. Muitas placas comemorativas lembram a perseguição sofrida durante a década de 1940.

(7)

5

Francs-Bourgeois e rua pavimentada encontra-se a biblioteca da cidade de Paris.

Hotel de Lamoignon / biblioteca da cidade de Paris

Hôtel de Lamoignon, hoje histórica biblioteca da cidade de Paris, é um dos hotéis ( na França essas grandes mansões eran chamadas “hotels” ) mais antigos no Marais. Ele foi construído para Diane de France em 1584. Ela morreu lá aos 81 anos depois de conhecer sete Reis de França.

Seguir Rua des Francs-Bourgeois, você vai ver uma enorme mansão: Este é o hotel Carnavalet.

O hotel Carnavalet

Este hotel de estilo renascentista foi construido entre 1548 e 1560 par Pierre Lescotfoi e adquirido em 1880 pela cidade de Paris para instalar seu museu histórico. Abriga uma coleção excepcional de esculturas, pinturas e mobiliario e conta a historia de Paris desde sua origem até os dias atuais. No centro do jardim ergue-se uma estátua do famoso de Luís XIV.

Continue rue Francs-Bourgeois: aqui você na entrada da place des Vosges.

A Place des Vosges

A construção deste lugar, no local de um antigo Palácio de Catherine de Medici, iniciada durante o reinado de Henri IV em 1605, foi concluída em 1612. A Place de Voges é famosa pela simetria e ordem das fachadas, elas são todas idênticas ao contrario dos interiores destas casas que se escondem atras de tanta simetria. Se você sonhar em visitar uma delas, lembre-se de que é possível, pois o canto sudoeste era habitado por Victor Hugo e é hoje que um museu a ele dedicado.

HOLATOUR TELEFONES e WHATSAPP 06 22 98 06 41 06 16 20 06 54 55 84 99107 49 97 WWW.BRASILEIROSEMPARIS.COM

Referências

Documentos relacionados

CONSTITUIÇÃO DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE MOTOMECANIZAÇÃO E TERRAPLANAGEM COM FORNECIMENTO DE MÃO-DE-OBRA , conforme

Dito isto, parece que fica claro que metodologia científica não é um simples conteúdo a ser decorado pelos alunos, para ser verificado num dia de prova; trata-se de fornecer

De acordo com o secretário do Trabalho e Indústria Convencional de Telêmaco Borba o Espaço Empreende- dor é um local de convergência de ações e atividades do poder

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Será feita uma avaliação do Relatório e se for o caso, a Coordenação Acadêmica de Estágios do Curso de Comunicação Social devolve o relatório para

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.. O que precisa de saber antes

§ 2º No período compreendido entre o registro de candidatura e a diplomação dos eleitos, o juiz eleitoral, no âmbito de sua circunscrição, e o Diretor-Geral, na Secretaria

Considerando a diversidade no uso dos microhabitats pelos girinos como uma medida ecológica de amplitude de nicho das espécies, nós propusemos uma análise