• Nenhum resultado encontrado

Este artigo tem a finalidade de apresentar, de forma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Este artigo tem a finalidade de apresentar, de forma"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

O uso de planilhas eletrônicas no

auxílio do ensino da Contabilidade

nos cursos técnicos do Campus

Ifam-Itacoatiara-AM

Hebert Lecok Freire do Nascimento

Graduado em Contabilidade pela Ufam e Ma-temática pela Uniasselve, é especialista em Direito Público (Ucam) e Recursos Humanos (Ucam). Atua como docente de Contabilida-de do Ifam Campus Itacoatiara (AM). É ex-do-cente de Contabilidade do Centro Integrado de Educação da Amazônia (Ciesa). lebert_lecok@ig.com.br

Raimunda Monica Assunção

Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Integrado de Educação da Ama-zônia, é especialista em Auditoria Fiscal (Cie-sa). Atua como docente Sesi/ Itacoatiara. mrmc3@bol.com.br

E

ste artigo tem a finalidade de apresentar, de forma

clara e sintética, um relato de experiência que mostra a

importância da informática na metodologia de ensino

da disciplina de Contabilidade Geral desenvolvida nos cursos

técnicos subsequentes de Administração, Agronegócios e

Contabilidade do Instituto Federal do Amazonas – Campus

Itacoatiara (Ifam/Cita). Tendo em vista que o objetivo

primordial dos cursos técnicos do Instituto Federal do

Amazonas – Campus Itacoatiara é formar um profissional

qualificado para um mundo em constante evolução, sentiu-se

a necessidade de aliar o conteúdo teórico apresentado em sala

com o manuseio de uma planilha de informática que requeresse

todo o conhecimento contábil adquirido na disciplina de

Contabilidade Geral e inserisse o aluno em novas ferramentas

que o auxiliassem no ensino da disciplina. Nas constantes aulas

ministradas em sala, foi observado que a disciplina sempre

foi vista, pelos discentes, como um “bicho de sete cabeças”,

algo de difícil assimilação, distante da realidade. Devido a

isso, desenvolveu-se este projeto, que visava proporcionar aos

discentes a oportunidade de presenciarem na prática todo o

conteúdo teórico apresentado em sala, sendo composto por

planilhas, gráficos e questionários, objetivando a assimilação

mais fácil e produtiva. Como as aulas são ministradas no horário

noturno, notava-se que o rendimento era muito prejudicado

pelo cansaço dos alunos, que normalmente trabalham durante

o dia. Ao iniciar o manuseio das planilhas eletrônicas, pôde-se

notar que eles passaram a interagir mais em sala, o que levou a

um aumento na produtividade e, consequentemente, um maior

rendimento na disciplina.

(3)

1. Introdução

O presente trabalho teve como objetivo proporcionar aos discen-tes dos cursos subsequendiscen-tes de Contabilidade, Administração e Agronegócio do Instituto Federal do Amazonas – Campus Itacoa-tiara, durante os anos de 2014 e 2015, na disciplina de Contabilida-de Geral, um conhecimento práti-co de práti-como a informática é utili-zada na Ciência Contábil. Ao se analisar o benefício que o uso de planilhas eletrônicas, na área con-tábil, proporcionam à melhora dos serviços ofertados e das informa-ções oferecidas, tem-se por objeti-vo que os discentes reflitam sobre a forma como as organizações de pequeno, médio e grande portes tomam as melhores decisões para a expansão dos seus negócios.

Conforme Diógenes (2013), a Ciência Contábil, enquanto Ciên-cia SoCiên-cial, tem como principal fi-nalidade promover os meios in-formativos de controle, com o intuito de coletar todos os dados ocorridos em uma empresa e que tenham, ou possam ter, impactos e causar variações em sua posição patrimonial. A contabilidade é o instrumento de mediação e ava-liação do patrimônio e dos resul-tados auferidos pelas entidades. O contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorpo-rando-as não apenas aos procedi-mentos contábeis básicos, como

também a situações que exijam uma análise contábil mais apu-rada e complexa.

A antiga ocupação de guarda-livros deu origem ao atual profissional da con-tabilidade, um profissio-nal flexível, autodidata e preparado para enfren-tar desafios de uma pro-fissão na qual a competi-ção e exigências crescem a cada dia.

Parte disso foi provocada pe-las mudanças ambientais, políticas e sociais que afetaram as institui-ções e, por conseguinte, o contador e sua forma de trabalhar.

A nossa proposta de pesquisa começou a ser construída a partir das experiências profissionais, com destaque para o trabalho realizado em parceria com os cursos técnicos de nível médio subsequente, com os quais desenvolvemos as ativida-des de ensino da Contabilidade no laboratório de informática do

Cam-pus Itacoatiara, com o auxílio de

planilhas eletrônicas.

Enquanto professor, foi pos-sível perceber que os estudantes oriundos do ensino médio, em sua maioria, apresentavam uma gran-de dificuldagran-de ao realizar trabalhos propostos em sala de aula.

Dessa forma, acredita-se que seja importante unir o ensino da Contabilidade Geral ao uso de re-cursos tecnológicos. Assim, nasce a proposta de um projeto de pes-quisa, que englobava a constru-ção dos conhecimentos em Conta-bilidade com o auxílio de recursos tecnológicos por meio de plani-lhas eletrônicas que não exigissem grandes investimentos financeiros e que fossem de fácil manuseio por parte do público-alvo.

Nesse contexto, o software con-tábil, adicionado ao computador, tornou-se ferramenta indispensável para a manipulação, classificação, ordenação, cálculo e impressão de documentos, no volume e comple-xidade hoje requeridos.

O objetivo dessas planilhas ele-trônicas, então, foi simplificar e racionalizar a execução das tarefas contábeis propostas em sala, dei-xando o aluno livre para que pu-desse perceber que a disciplina de Contabilidade Geral é uma sequ-ência lógica de informações e que, para dominá-la, há a necessidade de se conhecer bem a parte teóri-ca estudada.

2. Desenvolvimento

Antes de se iniciar a construção das planilhas eletrônicas, foi veri-ficado, na internet, se haveria ma-terial de Contabilidade Geral que suprisse a necessidade. Foram en-contrados alguns trabalhos que fa-lam sobre o tema informática e con-tabilidade, todavia, não supriram às necessidades deste Campus, o que nos levou à elaboração do mate-rial. Destaco, abaixo, alguns traba-lhos que auxiliaram a delimitação do trabalho.

Com foco no estudo da Conta-bilidade, destaco o trabalho sobre Planilhas Eletrônicas no Ensino de Contabilidade de Seguros, dos au-tores Marion (2004), Guerra (2010), Ribeiro (2013), entre outros. Den-tro desse cenário, foi possível obser-var que os autores desejavam apre-sentar uma alternativa para o aluno no processo de obtenção de conhe-cimento, favorecendo o desenvolvi-mento de novos métodos e práticas de aprendizagem.

Ancorados nessa perspectiva, foi apresentada uma proposta de utili-zação de planilhas eletrônicas du-rante a realização das atividades di-dáticas de natureza prática para o ensino de Contabilidade de Seguros, que, por sua vez, foi realizado com a utilização do software Microsoft ® Excel, aplicável para o ensino da disciplina Contabilidade de Seguros.

Pelo trabalho realizado, foi pos-sível perceber que a utilização de ferramentas tecnológicas no ensi-no viabilizou o desenvolvimento de metodologias alternativas de ensi-no-aprendizagem.

A fim de contribuir para o pro-cesso ensino-aprendizagem dos cursos Técnicos em Contabilidade, Administração e Agronegócios do Instituto Federal do Amazonas –

Campus Itacoatiara (Ifam/Cita), foi

apresentada uma proposta para atividades práticas que envolves-sem toda a teoria vista em sala em

(4)

relação à disciplina de Contabilida-de Geral. Prevista para ser Contabilida- desen-volvida com a utilização de plani-lhas eletrônicas, essas atividades foram focadas em exercícios elabo-rados com o intuito de pôr o aluno em contato com a realidade encon-trada, em que houvesse a necessi-dade de se utilizar os conhecimen-tos contábeis.

Utilizando-se os recursos dis-poníveis no Calc LibreOffice, que é um sistema grátis e de fácil aces-so, as atividades foram desenvolvi-das com o objetivo de demonstrar como é possível adaptar estudos de caso para a utilização de planilhas eletrônicas. Para essa atividade, fo-ram apresentados os enunciados dos casos, as instruções aos alunos e a proposta de resolução.

A primeira planilha desenvolvida no ambiente LibreOffice, e depois utilizada em sala de aula, é compos-ta de 24 (vinte e quatro) perguncompos-tas sobre a teoria vista em sala (Figura I).

Para a atividade da Figura I, o alu-no foi convidado a ler as perguntas e, com os atalhos correspondentes no

LibreOffice, escolher entre certo ou

errado, conforme a sua opção.

Sentindo a necessidade de se expandir os horizontes, foi desen-volvida a segunda planilha, na qual também foram utilizados atalhos do ambiente LibreOffice, com o objetivo de relacionar as colunas com os itens especificados (Figura

II), sempre relacionados ao univer-so da Contabilidade Geral aplicada em sala de aula.

Na planilha daFigura II, o dis-cente usaria atalhos do programa para preencher as colunas, confor-me mostrado na tela do

computa-Figura I - Conteúdo conceitual e teórico de Contabilidade Geral

Elaborado: autores (2015).

Figura II - Conteúdo conceitual e teórico de Contabilidade Geral

(5)

dor. Para isso, o aluno deveria co-nhecer as características de cada conta contábil e ter sedimentado os conceitos acerca de Bens, Direitos e Obrigações. O mesmo conhecimen-to pede-se na próxima coluna, na qual o aluno deve ter um embasa-mento sobre Ativo e sobre Passivo.

Após as duas planilhas acima te-rem sido exaustivamente manuse-adas pelos alunos, foi apresentada a terceira planilha (Figura III), que consta a apuração da situação líqui-da líqui-das empresas, ou seja, visava ve-rificar a capacidade da empresa em saldar as suas dívidas com terceiros. Para isso, dever-se-ia ter conheci-mento sobre a principal Demonstra-ção Contábil, o Balanço Patrimonial. Na Figura III, o discente coloca em prática o aprendizado visto em sala na disciplina de Contabilidade Geral. As fórmulas matemáticas do sistema LibreOffice, automatica-mente, irão somando e mostrando os valores de Bens, Direitos, Obriga-ções, Patrimônio Líquido e a situa-ção líquida existente.

Obtida a situação líquida, é mostrado se essa é positiva, negati-va ou nula. Ao preencher a

demons-tração, automaticamente gráficos vão mostrando a situação da em-presa, e o aluno vai elaborando es-tratégias para a melhor tomada de decisão, como se gestor fosse.

Para a realização deste traba-lho, foi entregue a cada dupla de

alunos uma folha com o exercício, conforme o enunciado constante da (Figura IV).

Nessa etapa, foram utilizadas cores no Balanço Patrimonial, pois a aplicação desse recurso em estu-do de caso foi de grande

utilida-Figura III - Apuração da Situação Líquida

Elaborado: autores (2015).

Figura IV - Exercício Proposto

(6)

de para o aprendizado dos alunos da disciplina de Contabilidade Ge-ral, visto que facilita a visualização prática e rápida e auxilia na orde-nação do raciocínio por meio de tabelas que ligam o enunciado às respostas.

Por fim, após dominado todo o conteúdo da disciplina de Contabi-lidade Geral,apresenta-se a quarta planilha (Figura V), na qual apare-ce uma outra Demonstração Con-tábil (Balanço Patrimonial). Nessa atividade, o aluno deveria aplicar os conhecimentos adquiridos em relação aos grupos do Ativo e do Passivo e, mais uma vez, conforme as fórmulas matemáticas, a plani-lha vai sendo preenchida.

Paralelamente à informação da situação líquida, ou seja, a capaci-dade que a empresa tem de hon-rar os seus compromissos para com os fornecedores, seja a curto pra-zo ou a longo prapra-zo, existem gráfi-cos que mostram o comportamen-to percentual dos grupos do Ativo e do Passivo, fornecendo ao aluno uma visão completa da situação da empresa no exercício.

Destacamos, ainda, que a cores apresentadas na planilha da

Figu-ra V facilitam a leituFigu-ra e a interpretação dos dados apre-sentados, ao fornecer um estímu-lo visual. Para o preenchimento da planilha da Figura V, foi entregue a cada dupla de alunos um exercício, conforme Figura VI.

Ressalta-se, nessa etapa, que as planilhas eletrônicas

apresenta-das foram disponibilizaapresenta-das ante-riormente para os alunos, de forma que eles já fossem se familiarizando com a estrutura e, porventura, veri-ficando o que aprenderam.

Para a resolução das atividades das Figuras IV e VI, os exercícios dos estudos de caso foram entregues no momento das aulas, com vistas a verificar o nível de conhecimen-to adquirido até aquele momenconhecimen-to.

Figura V - Apuração do Ativo e do Passivo

Elaborado: autores (2015).

Figura VI - Exercício Proposto

(7)

Por fim, salienta-se que, ao se iniciar a disciplina de Contabilida-de Geral, observou-se que os alunos dos cursos apresentavam uma gran-de dificuldagran-de na assimilação do con-teúdo teórico explanado em sala de aula, tendo em vista a dificuldade de entenderem a dinâmica contábil.

Após várias reuniões com o se-tor pedagógico do Instituto Federal do Amazonas – Campus Itacoatiara (Ifam/Cita), na busca de uma melho-ria na transmissão do conhecimento, percebeu-se que, para auxiliar a par-te par-teórica da matéria, seria necessá-rio que os discentes vissem, na prá-tica, todo o conteúdo ministrado em sala. Logo, percebeu-se que a me-lhor forma de se unir teoria e prática seria a elaboração de planilhas infor-matizadas, utilizando o sistema Calc

LibreOffice, que mostrassem ao

alu-no toda a sequência percorrida pelos conhecimentos da Contabilidade Geral em uma empresa, seja ela pública ou privada. Dessa forma, o aluno deveria tomar as melhores decisões por meio de exercícios elaborados com esse intuito.

Verificou-se que, com o uso da planilha contábil, o aluno pôde compreender toda a dinâmica da contabilidade geral, o que fez com que o interesse pela disciplina au-mentasse consideravelmente, con-forme pesquisa realizada em sala de aula após o término do projeto.

3. Considerações Finais

Antes da realização deste estu-do, foi observado que existia uma grande dificuldade na assimilação da disciplina de Contabilidade Ge-ral apresentada em sala de aula. Sabendo disso, o Eixo de Gestão e

Negócios, do Instituto Federal do Amazonas – Campus Itacoatiara (Ifam/Cita), percebeu a necessida-de necessida-de unir teoria eprática.

Para isso, desenvolveu-se uma planilha específica, no sistema

Li-breOffice, voltada para o público

discente dos cursos de Contabili-dade, Administração e Agronegócio do Instituto Federal do Amazonas – Campus Itacoatiara, com o intui-to de subsidiar os trabalhos na área de Contabilidade Geral.

As planilhas foram de suma im-portância para que o aluno visua-lizasse a Contabilidade como um forte instrumento auxiliador para as tomadas de decisões, promo-vendo o conhecimento sobre a elaboração das demonstrações e aumentando o nível de percepção dos discentes em relação aos pro-cedimentos contábeis.

Portanto, verifica-se que aquele profissional que está sempre se atualizando com as no-vas tecnologias possui mais oportunidades de atuar em di-versos níveis organizacionais, sejam eles públicos ou privados.

A antiga ocupação de guarda-livros deu origem ao

atual profissional da contabilidade, um profissional

flexível, autodidata e preparado para enfrentar

desafios de uma profissão na qual a competição

(8)

4. Referências

DIÓGENES, A. D. B. A importância da Informática na Contabilidade. 2015. Disponível em: <http://www.contabeis.com.br>. Acesso em: 24.mar. 2015.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7º ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARION, J. C. Contabilidade Básica. 7ª ed.- São Paulo: Atlas, 2004.

GUERRA, L. Contabilidade Descomplicada. 2ª ed. São Paulo: saraiva, 2010. NEVES, S.; VICECONTI, P.E. Contabilidade Básica. 15.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

PRESTES, M. L. de M. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3º ed. São Paulo: Rêspel, 2007.

RIBEIRO, O. M. Contabilidade básica fácil. 29º ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

ZANLUCA, J. C. O Perfil do Contabilista no Século XXI. 2012. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br>. Acesso em: 24.mar. 2015.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Sua obra mostrou, ainda, que civilização e exploração do trabalho andam juntas e que o avanço histórico do oeste brasileiro se fez com a carne e o sangue dos

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Foi neste sentido, que a Global Reporting Initiativa desenvolveu um sistema normativo e publicou as Sustainability Reporting Guidelines para que as empresas possam relatar

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,