• Nenhum resultado encontrado

CONSCIENTIZAÇÃO DE SEGURANÇA GRANDES RESULTADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSCIENTIZAÇÃO DE SEGURANÇA GRANDES RESULTADOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Apoio Fidelidade:

CONSCIENTIZAÇÃO DE SEGURANÇA

=

GRANDES RESULTADOS

Autores

Clayton Luiz Pereira Luiz Tomohide Sinzato

Paulo Sérgio Cordeiro Novais Sandra Inêz Moura Aranha Pires

CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENGENHEIRO SOUZA DIAS (JUPIÁ)

(2)

Apoio Fidelidade: RESUMO

A CESP - Companhia Energética de São Paulo em sua Política de Segurança determina que: “Nada pode justificar a falta de segurança e garante o direito de recusa a qualquer empregado da empresa, mediante condições inseguras”. A UHE Jupiá trabalha com práticas de segurança desenvolvidas junto aos empregados, visando à motivação por melhores resultados no tocante a preservação da saúde e da integridade física, através da conscientização dos colaboradores. A área de Segurança do Trabalho atua nas frentes de serviço e áreas de planejamento, estimulando a cultura organizacional prevencionista, através dos Diálogos de Segurança, Auditoria de Segurança, Reuniões de Integração, Reuniões de Conscientização de Segurança, Inspeções do Ambiente de Trabalho. Realiza orientações em tempo real nas frentes de trabalho, notificações e encaminhamentos das irregularidades encontradas, suspensão de atividades em que as condições de segurança não estejam devidamente satisfeitas. As ações de segurança implantadas na UHE Jupiá tem sido norteadoras na obtenção de resultados como o alcançado em 17/06/08, onde conquistamos um recorde histórico de 06 anos 08 meses e 22 dias sem acidentes do trabalho com afastamento.

(3)

Apoio Fidelidade: INTRODUÇÃO

A Usina Hidroelétrica de Jupiá (UHE Jupiá), é considerado um empreendimento de grande porte com 14 unidades geradoras e potência instalada de 1551,2 MW localizada no rio Paraná, ocupa área nos municípios de Castilho (SP) e Três Lagoas (MS).

A UHE Jupiá no ano de 1999 até 31/08/2000 registrou um elevado número de acidentes do trabalho, sendo a maioria com afastamento, totalizando 18 acidentes no período. Foram adotadas várias medidas, contudo não foram suficientes para conter os acidentes.

Os acidentes ocorridos no período, embora não tenham apresentados maior gravidade, ceifando vidas, evidenciou, pelas características, que tinham muito mais relação com os aspectos comportamentais do que técnicos; motivados por fatores internos.

Tendo em vista as evidências desses fatores, foi elaborada pela área de Recursos Humanos da CESP uma proposta de desenvolvimento do Programa de Prevenção de Acidentes do trabalho na UHE Jupiá.

Este Programa tinha por objetivo implementar ações preventivas e ou corretivas que estimulassem a prática por todos os empregados, de comportamentos que promovessem a manutenção de ambiente saudável, buscando constantemente a melhoria das condições de trabalho para a prevenção de acidentes e qualidade de vida, favorecendo a integração homem/trabalho/empresa.

A implantação do programa ocorreu da melhor forma possível, alcançando os objetivos propostos que era a redução de acidentes.

Os primeiros resultados foram comemorados em 27/09/2002, com o alcance da Meta de 01 ano sem acidentes do trabalho com afastamento.

Com o passar dos anos, novos desafios surgiram. Sendo necessário ter um avanço, buscando melhoria contínua, com inovações e ou retomada de ações. Neste período, o quadro de mão de obra terceirizada aumentou, houve a mudança de 05 Gerências para o prédio da UHE Jupiá, com transferência dos empregados e integração das 5 CIPA’s.

(4)

Apoio Fidelidade:

Para garantir a continuidade do sucesso na manutenção da Meta do acidente zero com afastamento foi necessário união de todas as áreas, treinamentos, mudança total de rotina e nivelamento de informações.

DESENVOLVIMENTO

O ser humano na busca contínua do desenvolvimento e do progresso no seu dia a dia, muitas vezes deixa de lado pequenas ações, mas extremamente importante e capaz de gerar atitudes que o torne cada vez mais comprometido com Segurança e a Qualidade de Vida.

Pequenas ações foram desenvolvidas, diante das necessidades identificadas, como algumas práticas de comportamentos inseguros, descumprimento de normas e aumento dos incidentes.

Ações desenvolvidas junto aos colaboradores:

 Notificações de toda ocorrência observada no ambiente de trabalho;

 Suspensão das atividades onde as ações de segurança não estão totalmente contempladas;

 Sugestão e recomendação de ações que visam à melhoria do ambiente de trabalho e a preservação da saúde e integridade física;

 Orientação aos colaboradores nos assuntos que interferem no desempenho funcional;

 Planejamento das atividades com participação ativa dos colaboradores;

 Treinamentos periódicos para atendimento das necessidades técnicas e legislação;

 Controle de riscos;

 Participação ativa nos diálogos semanais de segurança;  Auditoria de Segurança, através do comitê de segurança;

(5)

Apoio Fidelidade:

As ações desenvolvidas baseiam no cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do Ministério do Trabalho através das Normas Regulamentadoras, bem como a Política de Segurança e Saúde Ocupacional emanada pela alta direção da empresa, fomentando nos empregados a importância na participação, envolvimento e comprometimento no processo visando a preservação da saúde e integridade física. As ações desenvolvidas são constituídas pelas:

 Inspeções do ambiente de trabalho: São realizadas diariamente pelos Técnicos de Segurança do Trabalho nas frentes de serviços da UHE Jupiá. É uma atividade que consiste em percorrer todo o ambiente de trabalho de toda instalação da UHE (casa de máquinas, galerias, vertedouro de fundo, oficinas, pátio de transformadores e disjuntores, subestação de 138 KV e 440 KV, tomada d’água, poço de drenagem e adução da eclusa, oficina de pintura e almoxarifado). O objetivo é: detectar e corrigir em tempo real condições e atos inseguros, promovendo orientações aos empregados sobre prevenção de acidentes, uso de E.P.I.s, organização e limpeza dos locais de trabalho. Visando a manutenção e conservação dos equipamentos é realizada inspeções periodicamente nos EPI’s, EPC’s, dispositivos de içamento de cargas (cabos de aço, cintas, manilhas, olhais) extintores de combate a incêndio, hidrantes, mangueiras, bóia salva-vidas, bastão de salvamento, macas, máscara autônoma, corrimões, escadas, guarda corpos, estruturas, equipamentos de primeiros socorros (caixas de materiais e desfibriladores). Detectada qualquer irregularidade ou situação indesejável são tomadas medidas pontuais para imediata solução do problema, sendo tratado conforme o procedimento corporativo do Sistema da Qualidade implantado e certificado na UHE Jupiá (PSQ-GQT.8.3) – Não-conformidade, Ações Corretivas e Ações Preventivas. Também é elaborado relatório de segurança com análise das situações identificadas que poderá ser anexado ao registro da não conformidade real ou potencial – (RSQ.JUP.8.3). Este relatório é

(6)

Apoio Fidelidade:

enviado para o supervisor responsável da área para conhecimento e tratativas das recomendações;

 Elaboração de Relatórios: Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, de investigação de incidentes e acidentes: Notificações realizadas sobre condições do ambiente de trabalho e atos inseguros observados com encaminhamento as gerências respectivas com intuito de corrigir as constatações levantadas com repasse das informações a todos os colaboradores nos fóruns de reuniões da CIPA, reuniões do Comitê de Qualidade, reuniões de Programação de Parada de Máquinas e nos Diálogos Diários realizados ao pé da máquina no chão de fábrica.

 Os Diálogos Semanais de Segurança: É um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes prevencionista na empresa, através da conscientização de todos os empregados. Tem como foco principal a realização de conversações de segurança nas áreas operacionais, possibilitando melhor integração e o estabelecimento de um canal de comunicação ágil transparente e sincero entre chefias e subordinados. São realizados semanalmente, com duração de 15 a 45 minutos, foco nos riscos do ambiente de trabalho e adoção de medidas preventivas, também são tratadas as ocorrências (incidentes ou acidentes) que ocorreram na empresa e as ocorrências de outras empresas que possuem os mesmos riscos com intuito de reforçar a aprendizagem e evitar ocorrências semelhantes em nossas áreas de trabalho ou outros assuntos relativos a Segurança e medicina do trabalho. A responsabilidade pela execução do DSS é do Supervisor/Líder/Cipeiro sendo assessorados pelos Técnicos de Segurança do Trabalho. Os registros são realizados no impresso padrão do Sistema da Qualidade (RSQ. JUP. 6.3.06);

(7)

Apoio Fidelidade:

 Acompanhamento de todos os processos de trabalho e das Análises de Riscos e Medidas de Segurança: É destinado ao levantamento dos riscos do ambiente de trabalho para adoção de medidas preventivas, a fim de eliminar os riscos potenciais existentes. Este acompanhamento é realizado diariamente percorrendo as frentes de trabalho com solicitação da documentação (ARMS) checando os riscos levantados e as medidas preventivas que estão sendo adotadas e orientando os empregados sobre possíveis desvios no preenchimento e adoção correta das medidas preventivas. A responsabilidade pelo acompanhamento da Análise de Risco é do Supervisor, Líder de equipe e dos Técnicos de Segurança do Trabalho, com assinatura no impresso padrão do Sistema da Qualidade (RSQ.JUP.6.3.07);

 Reuniões de conscientização de segurança: Reuniões de orientação aos empregados para ser autorizados a executarem os serviços e reuniões de integração com novos empregados do quadro próprio e contratados, que consiste em instruir os novos empregados quanto as Normas de Segurança, Riscos Ambientais e prevenção de Atos e Condições Inseguras no ambiente de trabalho, a fim de evitar a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais. Esta reunião é realizada antes do inicio das atividades a serem desenvolvidas;

 Treinamentos realizados: (capacitação dos Colaboradores)

• Formação de Cipeiros: consiste em ministrar curso de orientação e formação em atendimento a legislação vigente com ênfase nas ações a serem

desenvolvidas dentro da empresa;

• Primeiros Socorros: curso teórico e prático ministrado a todos os

empregados objetivando atendimento de normas e despertar o interesse nas ações preventivas;

(8)

Apoio Fidelidade:

• Combate ao Princípio de Incêndio: curso teórico e prático a todos os empregados em atendimento as normas e prevenção de acidentes dentro das instalações;

• Operador de equipamentos especiais: ponte rolante, pórtico e empilhadeiras, objetivando atendimento de normas e capacitação aos operadores;

• Uso de EPI’s – treinamento com objetivo de capacitar a empregado a utilizar o equipamento de proteção individual de forma a preservar efetivamente a saúde e integridade física;

• Simulação de abandono de prédio: consiste nos exercícios práticos de abandono de prédio, a fim de deixar a população orientada;

• Plano de Gestão de Emergência – PGE – consiste em repassar aos

empregados as ações a serem adotadas em casos de emergências dentro da instalação, a fim de que a resposta a ocorrência seja rápida e eficiente;

• Brigada de Incêndio – treinamentos periódicos com instruções de práticas de prestação de primeiros socorros e combate ao princípio de incêndio bem como atendimento as possíveis emergências contidas no PGE;

• Uso do desfibrilador – Consiste na capacitação periódica dos empregados no uso dos desfibriladores nos casos de emergências que envolvem parada cárdio respiratória. Na usina há 03 desfibriladores alocados em pontos estratégicos.

Ferramentas do Sistema de Gestão utilizadas nas ações: - Política de Segurança e Saúde Ocupacional da Empresa; - Reunião de Integração;

- Reunião de Conscientização de Segurança;

- Reuniões da CIPA extensiva a todos os empregados; - Reunião Comitê da Qualidade;

- Notificação de Segurança;

(9)

Apoio Fidelidade:

- Inspeções de EPI’s, EPC’s e equipamentos; - Inspeções de dispositivos de içamento de cargas; - Análise de Risco e Medidas de Segurança;

- Diálogo ao pé da máquina; - Diálogo Semanal de Segurança;

Com a implantação das ações já citadas, as quais foram às norteadoras para a obtenção dos 06 anos 08 meses e 22 dias sem acidentes com afastamento, destacamos o ganho com as realizações dos DSS ou “Minutos de Segurança” como são chamados em Jupiá. Pois hoje esses Momentos são os fóruns de debates e orientações a qual todas as equipes fazem questão da realização, ou seja, existe “prazer na participação”, é uma cultura preventiva adquirida.

Os resultados obtidos com os Minutos de Segurança nesta instalação foi apresentado no 5º InterCIPAS (Encontro Interno das CIPAS da empresa), como exemplo de trabalho onde as participações são espontâneas e prazerosas.

As metas são comemoradas com alegria, é notório o orgulho existente nos empregados em dar destaque a importância que é a conquista de mais um dia sem acidente.

O resultado obtido com a mudança comportamental dos empregados possibilitou a implantação do Projeto da Coleta Seletiva na UHE Jupiá.

Destaques:

 Maior conscientização dos colaboradores nos assuntos relacionados à segurança e medicina do trabalho;

 Comprometimento dos colaboradores na divulgação de ocorrências;  Confiabilidade dos trabalhos da segurança e medicina do trabalho;  Redução dos riscos de acidentes e dos erros de operação/manutenção;  Nivelamento das informações, melhor clima organizacional nas equipes e

inter equipes;

(10)

Apoio Fidelidade: CONCLUSÃO:

Os acidentes do trabalho configuram como grande pesadelo e imenso desafio a ser superado pelas empresas. A CESP é referência de uma empresa forte e moderna, que busca a excelência por meio de ações empresariais voltadas para um mercado globalizado e se destaca nas ações voltadas a Segurança do Trabalho.

A UHE Eng. Souza Dias (Jupiá) vem quebrando e superando recordes na prevenção de acidentes. Completamos em, 17/06/2008, 2422 dias sem acidentes do trabalho com afastamento, ou seja, 6 anos, 8 meses e 22 dias totalizando 2.600.000 HHER. Isto nos faz pensar que estamos no caminho certo e que muito ainda devemos fazer para a manutenção do nosso maior bem: a “VIDA”.

A CESP foi ganhadora da Medalha Eloy Chaves no ano de 2006, que é conferida às concessionárias de energia elétrica que no período de um ano, tenha registrado os melhores indicadores de acidentes, dentro do seu grupo. A conscientização de segurança promoveu a mudança comportamental dos colaboradores e possibilitou a redução dos acidentes de trabalho proporcionando grandes resultados.

ILUSTRAÇÃO (ÕES)

Registro da comemoração de 5 anos e registro da comemoração de 2000 dias sem acidentes com afastamento na UHE de Jupiá.

Referências

Documentos relacionados

Eliana Costa Sausmickt Eliane Souza de Jesus Gledna Pereira de Oliveira Haroldo José dos Santos Joilson Oliveira Reis Ketbe Almeida Kortbani Luan Sodré de Souza Maria

Por favor, certifiquem-se das informações acima por meio dos telefones para contato, Eventuais alterações podem ocorrer sem que haja tempo hábil

Wick, Pollock & Jefferson (2011, p.4) afirmam que “A extensão a qual organizações estão dispostas a custear o aprendizado, e o cuidado com que isso é

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Responsável: Cláudio Moresco Palestrante: Membro da Equipe de Presidentes Vinício Coppo Jr.. Responsável: Cláudio Moresco Palestrante: Membro da Equipe de Presidentes

• Implantar e executar os grupos reflexivos de gênero para homens e mulheres envolvidas em situação de violência doméstica contra a

Plano de ação para assegurar a sustentabilidade da eliminação do sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita nas Américas 2018- 2023: Relatório de progresso. Doença

de reuniões e exposições, e o Casino da Figueira que para além da sua ver- tente principal associada ao jogo e ao recreio promove também as diversas salas que possui para a