• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lamotrigina Generis 25 mg comprimidos

Lamotrigina Generis 50 mg comprimidos Lamotrigina Generis 100 mg comprimidos Lamotrigina Generis 200 mg comprimidos Lamotrigina

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto:

1. O que é Lamotrigina Generis e para que é utilizado 2. Antes de tomar Lamotrigina Generis

3. Como tomar Lamotrigina Generis 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Lamotrigina Generis 6. Outras informações

1. O QUE É LAMOTRIGINA GENERIS E PARA QUE É UTILIZADO Lamotrigina Generis pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antiepilépticos.

Este medicamento é utilizado para:

- tratamento de epilepsia, em adultos e crianças com mais de 2 anos em crises parciais ou generalizadas incluindo as crises tónico-clónicas ou crises associadas à síndrome de Lennox-Gasteaux.

- tratamento da doença bipolar (doença caracterizada por alterações de humor extremas, com períodos de mania, excitação ou euforia, alternando com períodos de depressão (tristeza profunda ou desespero), em adultos a partir dos 18 anos de idade.

Lamotrigina Generis pode ser utilizado nestas situações, isoladamente ou em associação com outros medicamentos, dependendo da idade, do tipo e da gravidade da situação clínica do doente.

(2)

Antes de tomar este medicamento é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Não tome Lamotrigina Generis

- se tem alergia à lamotrigina ou a qualquer outro componente de Lamotrigina Generis.

Não tome este medicamento se a situação referida se aplica a si, se não tem a certeza fale primeiro com o seu médico antes de iniciar o tratamento.

Tome especial cuidado com Lamotrigina Generis Informe o seu médico:

- se tem problemas de rins

- se está a tomar algum contraceptivo hormonal, como a pílula; nesta situação o seu médico pode pedir-lhe para fazer análises ao sangue (ver “Ao tomar Lamotrigina Generis com outros medicamentos”)

- se sofre de doença bipolar, tem antecedentes de pensamentos ou comportamentos suicidas, especialmente se for um jovem adulto (menos de 25 anos); nesta situação pode estar mais predisposto a ter esse tipo de pensamentos ou comportamentos no início do tratamento

- se tem história de alergia relacionada com a toma de outros medicamentos para a epilepsia

- se já está a tomar um medicamento que contém lamotrigina - se já está a tomar valproato (utilizado para a doença bipolar)

Se alguma das situações referidas se aplica a si, confirme com o seu médico se pode ou não tomar este medicamento.

Ao tomar Lamotrigina Generis com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Informe o seu médico se está a tomar:

- oxcarbazepina, topiramato ou zonisamida (utilizados para a epilepsia) - lítio (utilizado para algumas doenças do foro psiquiátrico)

- bupropiom (utilizado para problemas mentais e para deixar de fumar)

Nestas situações é possível que o seu médico ajuste a dose de Lamotrigina Generis Se está a tomar é possível que o seu médico ajuste a dose de Lamotrigina Generis. - valproato (utilizado para a epilepsia e problemas mentais)

- carbamazepina (utilizada para a epilepsia e problemas mentais) -fenitoína (primidona ou fenobarbital, utilizados para a epilepsia) - olanzapina (utilizado para problemas mentais)

(3)

- rifampicina (antibiótico)

- associação de lopinavir e ritonavir ou atazanavire ou ritonavir (utilizados para a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana -VIH)

Avise o seu médico pois estes interagem com Lamotrigina Generis podendo aumentar a ocorrência de efeitos secundários.

Informe o seu médico se está a tomar contraceptivos hormonais, como a pílula, nesta situação o seu médico pode recomendar-lhe outro tipo de contraceptivos, como o preservativo, diafragma ou um DIU (dispositivo intra-uterino). Se tomar contraceptivos hormonais durante o tratamento com Lamotrigina Generis pode notar alterações no seu padrão menstrual como sangramento entre períodos, isto pode ser sinal de que

Lamotrigina Generis está a afectar a forma como o contraceptivo está a funcionar. Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Gravidez

Não tome Lamotrigina Generis durante a gravidez, sem o conhecimento do seu médico. Informe o seu médico se ficar grávida ou planeia engravidar durante o tratamento com este medicamento.

Se está a utilizar este medicamento para o tratamento da epilepsia não deve interromper o tratamento da epilepsia durante a gravidez, mas tem que falar com o seu médico, porque existe uma maior probabilidade de o seu filho nascer com defeitos congénitos como fenda palatina ou lábio leporino.

Aleitamento

- Informe o seu médico se está a amamentar ou se planeia amamentar. Lamotrigina Generis passa para o leite materno e pode afectar o seu bebé. Condução de veículos e utilização de máquinas

Não conduza veículos ou utilize máquinas até conhecer a sua susceptibilidade a este medicamento.

Lamotrigina Generis pode causar tonturas e visão dupla.

Se tiver epilepsia, fale com o seu médico acerca da condução ou utilização de máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Lamotrigina Generis Lamotrigina Generis contém lactose. Se o seu médico o informou de que sofre de intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

(4)

Tomar Lamotrigina Generis sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Como tomar

Pode tomar Lamotrigina Generis com ou sem alimentos. Engula os comprimidos inteiros com um copo de água. Quanto tomar

A dose a tomar, a frequência e a duração do tratamento deve ser sempre indicada pelo seu médico e vai depender do tipo e da gravidade da doença que tem, bem como da sua idade ou de outros medicamentos que possa estar a tomar.

Adultos e crianças com idade superior a 12 anos A dose habitual é de 100 mg a 400 mg por dia. Crianças entre o 2 e os 12 anos

A dose habitual é de 1 mg a 15 mg por quilo de peso da criança. A dose máxima é de 400 mg por dia.

O seu médico pode decidir começar com uma dose mais baixa e aumentar gradualmente a dose durante algumas semanas até à dose diária mais apropriada para si.

Se tomar mais Lamotrigina Generis do que deveria

Fale imediatamente com o seu médico ou dirija-se ao hospital mais próximo se tomou acidentalmente demasiados comprimidos ou se outra pessoa ou criança tomou o seu medicamento.

Em caso de sobredosagem pode ocorrer:

- nistagmo (movimentos dos olhos rápidos e incontroláveis) - ataxia (perda de coordenação dos movimentos)

- perda de consciência - coma.

Caso se tenha esquecido de tomar Lamotrigina Generis

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se se esqueceu de tomar uma dose fale com o seu médico para saber como deve iniciar novamente a toma de Lamotrigina Generis.

Se parar de tomar Lamotrigina Generis

Não pare de tomar este medicamento, mesmo que se sinta melhor, sem ter falado primeiro com o seu médico.

Se parar repentinamente com o tratamento os seus sintomas podem reaparecer ou piorar.

(5)

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Lamotrigina Generis pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Este medicamento pode provocar:

- inchaço da face, lábios, boca, língua ou garganta - dor na boca ou olhos

- febre

- sintomas gripais

- dor de garganta ou mais infecções que o normal - sonolência

- doença da coagulação sanguínea (sangramento, contusão inesperadas, dedos azuis) - necrólise epidérmica tóxica (erupções cutâneas com uma área vermelha dolorosa que pode evoluir para grandes bolhas e descamamento de camadas da pele)

- síndrome de Stevens-Johnson (problema raro de pele, com bolhas graves e sangramento dos lábios, olhos, boca, nariz, ou da área genital).

Se tal ocorrer, pare de tomar Lamotrigina Generis e recorra às urgências do hospital mais próximo.

Efeitos secundários muito frequentes (mais do que 1 em cada 10 pessoas tratadas) - dores de cabeça

- tonturas - sonolência

- ataxia (perda de coordenação de movimentos) - visão dupla ou visão turva

- náuseas - vómitos

- erupção cutânea.

Efeitos secundários frequentes (entre 1 e 10 em cada 100 pessoas tratadas) - agressividade

- irritabilidade

- nistagmo (oscilação rítmica e involuntária dos olhos) - agitação

- tremores - insónia - diarreia - boca seca

- artralgia (dor nas articulações) - cansaço

(6)

- dor nas costas ou articulações ou noutra parte do corpo.

Efeitos secundários raros (entre 1 e 10 em cada 10.000 pessoas tratadas)

- conjuntivite (inflamação da conjuntiva que é a membrana na parte interna da pálpebra e da membrana que cobre o branco do olho)

Efeitos secundários muito raros (menos do que 1 em cada 10.000 pessoas tratadas) - alucinações (‘ver’ ou ‘ouvir’ coisas que não existem)

- confusão

- distúrbios no movimento, sentir-se cambaleante ou instável quando se movimenta - tiques (movimentos corporais incontroláveis),

- coreoatetose (espasmos musculares incontroláveis afectando os olhos, cabeça e tronco)

- inquietação

- alterações na função hepática ou falência hepática

- alterações sanguíneas, tais como anemia (número reduzido de glóbulos vermelhos, leucopenia, neutropenia, agranulocitose (número reduzido de glóbulos brancos), trombocitopenia (número reduzido de plaquetas), pancitopenia (número reduzido de todos os tipos de células sanguíneas), e anemia aplastica (doença da medula óssea) - agravamento da doença de Parkinson.

Efeitos secundários de frequência desconhecida (não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis)

- linfadenopatia (crescimento de um ou mais gânglios linfáticos)

- meningite asséptica (inflamação das meninges provocada por um vírus) Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos

secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR LAMOTRIGINA GENERIS Conservar a temperatura inferior a 30ºC.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Lamotrigina Generis após o prazo de validade impresso no blister e embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas iram ajudar a proteger o ambiente.

(7)

Qual a composição de Lamotrigina Generis comprimidos

A substância activa deste medicamento é a lamotrigina. Cada comprimido contém, respectivamente, 25 mg, 50 mg, 100 mg ou 200 mg de lamotrigina.

Os outros componentes são celulose microcristalina, lactose mono-hidratada, carboximetilamido sódico, povidona K 30, estearato de magnésio.

Qual o aspecto de Lamotrigina Generis comprimidos e conteúdo da embalagem Os comprimidos são acondicionados em blister de PVC-Aclar-PVC/Alumínio. Lamotrigina Generis 25 mg comprimidos

Está disponível em embalagens de 14, 21 e 56 comprimidos. Lamotrigina Generis 50 mg comprimidos

Está disponível em embalagens de 14 e 56 comprimidos. Lamotrigina Generis 100 mg comprimidos

Está disponível em embalagens de 14 e 56 comprimidos. Lamotrigina Generis 200 mg comprimidos

Está disponível em embalagens de 14 e 56 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Generis Farmacêutica, S.A.

Rua João de Deus, 19 2700-487 Amadora Portugal

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o