• Nenhum resultado encontrado

R E L A T Ó R I O F I N A L

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "R E L A T Ó R I O F I N A L"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1º TREINAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA DE 2015 BRASÍLIA-DF, 19 E 20 DE MAIO DE 2015

R E L A T Ó R I O F I N A L

O “1º Treinamento Nacional da Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015”, foi realizado dias 19 e 20 de maio de 2015, no Plenário do Confea em Brasília/DF.

A realização de Treinamentos Nacionais de Fiscalização do Sistema Confea/Crea tem ocorrido nos últimos anos, conforme Decisão PL-1630/2012, Decisão PL-0989/2013 e Decisão PL-0314/2014, sendo direcionado a dois fiscais dos Regionais, com o objetivo de difundir as ações desenvolvidas pelos setores de fiscalização dos Creas, integrar os setores de fiscalização dos Regionais no processo de implantação das Diretrizes Nacionais de Fiscalização, dar continuidade e aprofundar os treinamentos dos anos anteriores, e ainda de auxiliar a buscar do Sistema Confea/Crea pela excelência no desempenho da fiscalização.

Outro objetivo é de transformar os fiscais participantes em multiplicadores dos assuntos tratados no Treinamento junto ao seu Crea.

O 1º Treinamento de 2015 deu continuidade aos treinamentos dos anos anteriores que buscam a melhoria na fiscalização dos Regionais, qualidade nos trabalhos dos fiscais e difusão dos conhecimentos sobre a fiscalização, suas diretrizes, e manuais a todo o Sistema.

O “1º Treinamento Nacional da Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015” teve abertura com a presença do Presidente do Confea, Eng. Civ. José Tadeu da Silva, do Chefe de Gabinete do Confea Eng. Civ. José Gilberto Pereira de Campos, e contou com a participação durante todo o evento do Eng. Mec. Paulo Roberto Lucas Viana, Coordenador da CEEP, do Eng. Agr. João Francisco dos Anjos, Coord. Adjunto da CEEP, dos membros da CEEP Eng. Minas Romero Cesar da Cruz Peixoto e Engª. Eletric. Seg. Trab. Ana Constantina Oliveira Sarmento de Azevedo, dos Conselheiros Federais Eng. Eletr. Lucio Antônio Ivar do Sul, Eng. Civ. Marcelo Gonçalves Nunes de O. Morais e Eng. Civ. Paulo Laércio Vieira, da representante da Controladoria do Confea Engª. Civ. Águeda Lucia Avelar Pires, bem como de dois fiscais de cada Regional.

Foram realizadas cinco palestras: uma temática: “Panorama da Fiscalização em Agronomia nos Creas”, proferida pelo Coordenador Adjunto da CCEAGRO Prof. Eng. Agr. Cid Tacaoca Muraishi; uma palestra: “Fiscalização pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA”, que teve como palestrante a Ex-Conselheira Federal Engª. Agr. Laura Machado Ramos, hoje Fiscal Federal da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA; uma palestra sobre “Fiscalização atual e futura”, com o Prof. Otaviano Eugênio Batista do Confea; uma palestra falando sobre exemplos de fiscalização executada pelo Crea-MT proferida pelo Eng. Agr. João Pedro Valente, Coordenador Regional da CEAGRO do Crea-MT;.e uma palestra sobre “Decisão Normativa nº 95 e os Princípios da Fiscalização Profissional” proferida pelo Adv. João Augusto de Lima do Confea.

O 1º evento de 2015 proporcionou o aprofundamento nos temas específicos da AGRONOMIA, mas também abordou parcialmente as modalidades profissionais do Sistema Confea/Crea, e os sistemas de fiscalização e procedimentos processuais. E os resultados esperados são de uma melhoria na fiscalização dos Regionais, qualidade nos trabalhos dos fiscais e difusão dos conhecimentos sobre a fiscalização, suas diretrizes, e manuais a todo o Sistema.

(2)

Após discussões, debates, foram feitas as seguintes propostas como resultado do evento para que sejam levadas à Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP para análise e deliberação e após dar os encaminhamentos devidos a cada assunto:

1) Alteração no novo Manual de Diretrizes para a Fiscalização - Crea-RS

- Sobre Órgãos Públicos: b) no caso de após ter sido reiterado o oficio de solicitação de informações à órgãos públicos e caso não ter sido atendido ... Autuar o órgão pelo Art. 59 § 2 Lei nº 5194/1966 – “por não fornecimento de informações”.

2) Alteração no novo Manual de Diretrizes para a Fiscalização - Crea-RS

- Solicitar ainda o regimento interno para a caraterização de cargos técnicos, ocupados por leigos, para substanciar o Auto de Infração.

3) Consultas - Crea-BA

- Verificar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA sobre exigência de registro no Crea (Certidão de Registro e Quitação - CRQ) para contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER nos estados. A CRQ deverá ser exigida tanto no ato da chamada pública quanto da análise de currículos para aqueles que compõem todo o quadro técnico. Exigência também das ARTs de contrato e de co-responsabilidade na defesa do acervo.

4) Sugestões - Crea-BA

- Orientar aos Creas para dedicar fiscais exclusivos para a área da agronomia. Porem o fiscal não necessita ter formação específica na área, pois em grandes empreendimentos existem atividades de diversas modalidades.

5) Relação Crea e CAU - Crea-MA

- Nosso primo rico nem bem chegou e já quer ditar normas no nosso trabalho, incomodados com a falta de independência deles agora se soltaram o que antes tinham restrição de limites das atribuições, hoje são livres fazem tudo de arquitetura e de engenharia e querem tirar algumas atribuições do nosso Conselho. No Crea-MA, a fiscalização é feita normalmente nos empreendimentos se a obra tem parte do CAU o Crea-MA, solicitar o restante, assim como os Conselhos de Química e Biologia. Propor uma relação mais harmônica com definições entre os Conselhos.

6) Proposta com relação a Banco - Crea-PI

- Precisa-se tratar o problema na origem (relação institucional) e não na ponta (somente com o fiscal).

7) Treinamento na Modalidade Agronomia - Crea-PI

- A agronomia é um universo e precisamos tratar de forma facetada, assim seremos mais eficientes (gerentes e fiscais), ver as atividades da agronomia que são mais difíceis e formar o seminário de forma específica. Tratar o problema da logística para fiscalizar agronomia.

8) Proposta - Crea-RJ

- Após apresentações do tema do treinamento realizar apresentação de um “estudo de caso” abrindo para debates relacionado ao tema com enfoque nas infrações do exercício

(3)

profissional conforme valor dificuldade ou incidência de desvios verificados pelo Confea. Com disponibilização prévia aos participantes. É posterior inserção no manual enriquecendo ano a ano. Nos segmentos de atuação da fiscalização; obra/serviço, manutenção predial, as ações fiscais com base nos problemas encontrados e soluções adotadas sendo o resultado incluído em capítulo específico intitulado “problemas e soluções” observado que os problemas estão unificados são os mesmos nos conselhos regionais.

9) Exigência de CPF e fotos no Auto de Infração - Crea-BA

- Fiscal do Crea não possui atribuição/poder de polícia efetivo para exigir/solicitar cópia de documentos, tirar fotografias ou exigir, seja pessoalmente ou via contato telefônico, dados pessoais. No último caso, deve ser assinado convênio com a Receita Federal para obtenção de dados de CPF. Nos demais casos a fé pública deveria ser suficiente bastando o fiscal fornecer dados para o devido andamento do processo no corpo do auto de infração.

10) Proposta - Crea-BA

- Emissão de autuações com atividades divididas por câmaras especializadas para evitar nulidade processual conforme diversas decisões plenárias do Confea.

11) Proposta - Crea-RS

- Propor intensificação na atividade de inspeção veicular em especial para os veículos de transporte escolar. Pois este é regulamentado através do CTB em diversos artigos que preveem a inspeção veicular obrigatória. Considerando o principio da DN 95 que visa o ressico social, entendemos que esta atividade é de alto impacto social na ocorrência de algum acidente com este veiculo. Dispomos de projetos especiais nesta área que poderemos disponibilizar.

12) Proposta - Crea-RS

- Realizar convênio com o MAPA com intuito de viabilizar o uso do banco de dados para a realização de fiscalizações e planejamento de fiscalizações indiretas.

13) Proposta - Crea-PR

- Promover convênios nível federal para obtenção de informações de propriedades rurais, por exemplo, convenio com MAPA. Dados cartográficos, mapas, imagens para auxiliar no direcionamento da fiscalização. Ter acesso aos dados oficiais dos governos.

14) Estatuto do Fiscal - Crea-PB

- Implantação de grupo estudo / trabalho para criar o Estatuto do Fiscal, com a participação de fiscais de todos os estados.

15) Proposta - Crea-RS

- Apresentamos aqui manifestação quanto aos dados referente às fiscalizações na área da agronomia realizados pelo Crea-RS para o ano de 2014:

- Viveiros de mudas – 39 - Serviços topográficos – 738 - Receituário agronômico – 1869 - Propriedade rural – 950 - Paisagismo – 21 - Licenciamento ambiental – 1791 - Defensivos agrícolas – 73

(4)

- Credito rural - 8811

- Certificado fitossanitário de origem – 849 - Beneficiamento de grãos – 22

- Aviação agrícola – 144

- Armazenagem de produtos agrícolas – 413

- Incremento na fiscalização em relação a 2013 de 26% 16) Proposta - Crea-SC

- Que seja disponibilizado dentro do evento um espaço para apresentação de experiências exitosas realizadas pelos Creas de fiscalizações realizadas nas diversas áreas.

17) Proposta - Crea-SC

- Abertura de espaço para debates sobre competência legal para a fiscalização de atividades de manutenção/instalação de equipamentos sem a participação de profissional habilitado/capitulação.

18) Cartórios - Crea-PA

- Que o Confea obtenha junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinação as Corregedorias de Justiça para que autorizem acesso pelos Creas nos estados à Cédulas de Crédito Rural, e demais documentos com a atuação de Engenheiros, que estejam na posse de cartórios.

19) Proposta - Crea-MT

- Dar validade e legalidade ao Relatório de Fiscalização – RF, que foi lavrado no momento da fiscalização com todos os dados do interessado e da atividade fiscalizada, e que, posteriormente ficou evidenciada a irregularidade. Que o RF sirva como parte integrante no processo, validando o auto como exposto pelo Jurídico do Confea, mesmo que a regularização ocorra após a lavratura do RF e antes da lavratura do auto, sendo considerada a data de constatação, a data do RF, momento da fiscalização onde o fiscalizado estava e situação é irregular.

É necessário utilizar o RF com esta prerrogativa, principalmente nas ações, onde o Fiscal não tem acesso ao sistema para verificar se os fatos que existem tem a regularidade ou não caso das ações na área da agronomia.

20) Proposta - Crea-MT

- Que os conselheiros regionais participem das fiscalizações, para conhecerem de fato o trabalho e a legislação pertinente, podendo analisar melhor os processos gerados.

Assim, os participantes do “1º Treinamento Nacional da Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015”, encaminham à Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP o relatório final do evento para apreciação e aprovação dos resultados apresentados.

(5)

AC WELITON RIBEIRO DE ANDRADE

PAMYLA TEREZINHA TAVARES DO NASCIMENTO

AL GENIVALDO DE FARIAS MATOS LUCIANO ALVES DE SOUZA

AM MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES COÊLHO AMADEU PAZ DE LIMA FILHO

AP DAIANE DE OLIVEIRA ANDRADE MARCOS JOSE DA ROCHA NERI

BA EDUARDO BRUNI DE MACÊDO

ALISSON FERNADO CARNEIRO RIOS TELES

CE JOSE IRISMAR DE MELO

TARCÍSIO SOUZA VASCONCELOS

DF ALCEBÍADES SILVA SOUZA CÁSSIO OLIVEIRA LOPES

ES SAULO RAMOS DOS SANTOS JEAN CARLOS

GO MARCIO RODRIGUES SOARES REGINALDO VIRGILIO DA SILVA

MA MARCELO CAMILO DOS SANTOS FREITAS JOSÉ DE RIBAMAR PEREIRA KZAN

MG EDSON DE SOUZA LEITE IVANA MACHADO SOUTO

MS CARLOS APARECIDO LOUREIRO VILAS BOAS JOSÉ EDUARDO MARTINS MONTANDON

MT ALEXANDRE AUGUSTO BELLE GIOVANI MARCOS BERTOL

PA MARLLUS SOUSA PIMENTEL ANDREJEV PEREIRA DE SOUZA

PB JOSEMAR SOUZA DO NASCIMENTO MARCONE OLIVEIRA DE SOUZA

PE FÁBIO GILNEI BARBOSA DA SILVA KÉPLER JOSÉ BEZERRA DE MELO

PI ANTONIO FILHO MARTINS CESAR TAVARES VARÃO

(6)

PR MARIANA ALICE DE OLIVEIRA MARANHÃO TATIANE MICHELE DA LUZ

RJ CEZAR MOREIRA DA ANUNCIAÇÃO EDUARDO MATEUS FRANCISCO

RN

JULIANO GONÇALVES BARBOSA EVA FALCÃO SOARES

GISLENE CABRAL GOUVEIA CUNHA

RO NELIS NILSON DIAS JAVARINI PEDRO BENTO DA SILVA

RR TALITA ADANILCE DA SILVA SANTOS JANDERSON SILVA DIAS

RS MAURO ROGÉRIO CASTRO BRIÃO ALESSANDRA MARIA BORGES

SC JAIR JOSÉ LESSAK LUIZ CARLOS FERREIRA

SE ANANIAS MENESES NASCIMENTO AUGUSTO CÉZAR NEVES VIANA

TO POLIANA GOMES DE ALMEIDA ARAUJO ROGERIO DA SILVA SOARES

Referências

Documentos relacionados

A partir dos resultados obtidos tornou-se possível confrontar as condições gerais encontradas nos dois tipos de instituições, que classificou pelo enfoque do avaliador as

O participante será excluído automaticamente da promoção em caso de desclassificação e/ou fraude e/ou não atendimento de quaisquer dos requisitos válidos

A presente monografia de conclusão do Curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, elaborada pela graduanda Andréia Frainer, sob o título O valor

4.3. Objetivos do Módulo IV: ao final do curso os alunos deverão ser capazes de se apresentar em ambientes formais e informais, fornecer informações pessoais, apresentar

06/05/2021 Ano II | Edição nº207 | Certificado por Luan Gustavo Frazatto - Município de Santa Mônica - PR Diário Oficial assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2, de

técnico pela execução das obras, os quais assinarão uma declaração (que estará descrita no quadro padrão das pranchas de desenhos) que a obra será executada de

evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes. Vale destacar que uma maior umidade do ar contribui para evitar que em

C/COMP