• Nenhum resultado encontrado

São Gabriel da Palha decreta lockdown e toque de recolher para tentar conter avanço da COVID-19 Pág. 07

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "São Gabriel da Palha decreta lockdown e toque de recolher para tentar conter avanço da COVID-19 Pág. 07"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

São Gabriel da Palha, ES -Quinta-feira,25demarçode2021- Ano XI - Edição nºV 2726- Distribuição Gratuita Es1 - Hoje Notícias

Butantan entrega

mais 2,2 milhões

de doses de vacina

CoronaVac

Governador se reúne com vereadores para debater

cumprimento das medidas de enfrentamento à Covid-19

Pesquisa do Sebrae mostra que mulheres

demitiram menos e contrataram mais

que os homens em fevereiro

Ainda de acordo com o levantamento, as donas de negócios

continuam vendendo mais pelos meios digitais que os homens

Pág. 05

Cooabriel realizará

sua primeira

Assembleia Geral

100% online

Setur e Instituto Jones

apresentam dados

sobre a economia do

turismo capixaba

Pág. 06

Pág. 02

Pág. 04

Pág. 02

São Gabriel da Palha decreta lockdown

e toque de recolher para tentar

(2)

Reflexao

~

"Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação."

Refletindo: Em vez de orações compridas,

ornamentadas e elevadas, Deus quer que nos aproximemos dele como Pai e falemos com Ele sobre as questões mais básicas das nossas vidas!

Oração: Querido Pai, obrigado por ser um

Deus santo que também está próximo a nós. Por favor, faça a Sua vontade na minha vida e use-me para a Sua glória. Em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

Lucas 11:2-4

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000 Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN! a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação:Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO = ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

INSS deixa de considerar benefícios

para cálculo de renda per capita

Portaria publicada pelo Instituto Nacio-nal do Seguro Social (INSS) no Diário Ofi-cial da União de ontem (24) retira do cálculo que define o valor da renda per capita (por

habitante) familiar be-nefícios concedidos a idosos e a pessoas com deficiência.

Segundo a medida, os benefícios previden-ciários de até um salá-rio mínimo (R$ 1.100) ou os de prestação con-tinuada concedidos a

idosos com idade aci-ma dos 65 anos ou a pessoas com deficiên-cia não deverão mais compor o cálculo que define qual é o valor da renda per capita de uma família.

A renda per capita familiar é utilizada

co-mo referência para a inclusão ou não de uma pessoa em progra-mas sociais do governo federal, como é o caso do auxílio emergenci-al, do Bolsa Família e de programas sociais – entre eles, os voltados à habitação.

Butantan entrega mais 2,2 milhões

de doses de vacina CoronaVac

Mais 2,2 milhões de doses da vacina Corona-Vac fabricadas pelo Insti-tuto Butantan contra o novo coronavírus foram liberadas na quarta-feira (24), para uso em todo o país. Desde o começo do mês de março foram en-tregues 14,3 milhões de doses, quantitativo maior do que o disponibilizado em janeiro e fevereiro juntos, o que representa a produção de quase 25 mil vacinas por hora, infor-mou o órgão.

Segundo o governa-dor de São Paulo, João Doria, o volume de vaci-nas distribuído é quatro vezes maior do que a Espanha aplicou e o do-bro das doses da Alema-nha. “Hoje o Butantan é um orgulho para o Brasil, um orgulho para os brasi-leiros que já tiveram a oportunidade de recebe-rem as suas vacinas”, destacou Doria.

Com o novo carrega-mento, o total de imuni-zantes oferecidos por São Paulo ao Programa Naci-onal de Imunizações che-ga a 27,8 milhões de do-ses desde o início das en-tregas, em 17 de janeiro. Até o fim de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan ao país somará 46 milhões de doses.

O Butantan deve en-tregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a covid-19 são fabricadas pelo Butan-tan.

A produção da vacina segue em ritmo constante e acelerado. No último dia 4, uma remessa de 8,2 mil litros de Insumo Far-macêutico Ativo (IFA), correspondente a cerca de 14 milhões de doses, desembarcou em São

Paulo para produção lo-cal.

Outros 11 mil litros de insumos enviados pela biofarmacêutica Sino-vac, parceira internacio-nal no desenvolvimento do imunizante mais usa-do no Brasil contra a co-vid-19, chegaram ao país em fevereiro.

Até o fim de março, o Butantan aguarda nova carga de IFA correspon-dente a cerca de 6 mi-lhões de doses, o que per-mitirá o cumprimento

integral do acordo inicial de 46 milhões de doses contratadas pelo Minis-tério da Saúde.

De acordo com o Instituto Butantan, o ór-gão formou uma força-tarefa para acelerar a pro-dução de doses da vacina para todo o país. Uma das medidas foi dobrar o quadro de funcionários na linha de envase para atender à demanda ur-gente por imunizantes contra o novo coronaví-rus.

Agência Brasil Agência Brasil

(3)

Governador se reúne com vereadores

para debater cumprimento das medidas

de enfrentamento à Covid-19

O governador do Estado, Renato Casa-grande, liderou, na ma-nhã de quarta-feira (24), uma reunião com presidentes e represen-tantes das Câmaras de Vereadores para deba-ter sobre o cumpri-mento das medidas restritivas em decor-rência da pandemia do novo Coronavírus (Co-vid-19). No encontro virtual, o chefe do Exe-cutivo Estadual suge-riu a criação de comis-sões em cada um dos Legislativos municipa-is para trabalhar em conjunto com o Go-verno do Estado e pre-feituras.

Casagrande desta-cou a importância dos vereadores participa-rem ativamente das discussões em torno do cumprimento das medidas em seus muni-cípios. Durante a

reu-nião, os representantes dos demais Poderes abordaram as ações que estão sendo toma-das, bem como a im-portância do cumpri-mento das normas defi-nidas pelo Executivo Estadual. Alguns vere-adores pediram a pala-vra e falaram sobre a situação em seus muni-cípios, demonstrando as ações do Governo do Estado no combate à pandemia. O governador con-clamou os presentes a se unirem em um es-forço coletivo para atra-vessarmos esse mo-mento de aumo-mento do contágio da doença em todo País. “É impor-tante que vocês saibam e cobrem se estiver fal-tando alguma coisa no município. As Câma-ras de Vereadores po-dem estabelecer uma comissão em relação à Covid-19, sendo

tam-bém protagonistas na definição de ações de proteção à vida. Discu-tindo com o prefeito sobre as medidas, co-brando o governador, interagindo com os promotores de Justiça e as forças de seguran-ça para ter todas as in-formações possível. Esse momento exige um esforço de todos”, afirmou.

Casagrande prosse-guiu: “Mais do que

ninguém, eu gostaria que estivéssemos com toda economia aberta, gerando arrecadação para que a gente possa fazer ainda mais inves-timentos. No entanto, temos que compreen-der que necessitamos de reduzir a interação, como forma de evitar o contágio da doença. O transporte público é um desafio, assim co-mo são as atividades sociais, a exemplo da

ida à praia ou festas. Algumas pessoas ain-da não entenderam ou não têm empatia e amor ao próximo e con-tinuam se aglomeran-do. Se não restringir-mos a interação agora, a situação vai se agra-var ainda mais e depois não adianta cobrar um leito, pois não terá na rede pública e nem pri-vada para ninguém.”

Também participa-ram do encontro virtu-al, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado que inte-gram a Sala de Situa-ção; a procuradora-geral de Justiça, Lucia-na Andrade; o presi-dente do Tribunal de C o n ta s d o E s t a d o (TCE), Rodrigo Cha-moun; e o presidente da Associação das Câ-maras de Vereadores d o E s p í r i t o S a n t o (Ascamves), Wagner França.

MS pede à Anvisa liberação de 20 milhões de doses da Covaxin

A Agência Nacio-nal de Vigilância Sani-tária ( Anvisa) vai ana-lisar um pedido de au-torização para que o Brasil importe 20 mi-lhões de doses da vaci-na Covaxin/ BBV152, fabricada na Índia, on-de o imunizante tem autorização para uso emergencial. A solici-tação foi feita na últi-ma segunda-feira (22) pelo Ministério da Saú-de.

“Na análise da do-cumentação, a Anvisa verificou a ausência de documentos requeri-dos pela resolução, os quais foram solicita-dos ao Ministério da

Saúde na mesma data do recebimento do plei-to pela Agência. No entanto, mesmo após resposta do Ministé-rio, ainda restam pen-dentes, além de escla-recimentos pontuais, a apresentação de docu-mentos necessários à análise pela Anvisa”, informou a agência lembrando que o pra-zo de análise fica sus-penso até o envio das informações solicita-das.

Na lista de pendên-cias estão o relatório técnico da avaliação da vacina emitido ou publicado pela autori-dade sanitária indiana, certificados de libera-ção dos lotes a serem

importados, além de licenciamento de im-portação.

Segundo a Anvisa, o pedido será analisa-do de acoranalisa-do com a Resolução da Direto-ria Colegiada da Anvi-sa 476/2021, que esta-belece os procedimen-tos e requisiprocedimen-tos para submissão de pedidos de autorização excep-cional e temporária para importação e dis-tribuição de medica-mentos e vacinas con-tra a covid-19.

A norma estabelece que o relatório técnico de avaliação da vacina deve ser capaz de com-provar que o produto atende aos padrões de qualidade, de eficácia

e de segurança estabe-lecidos pela Organiza-ção Mundial da Saúde, pelo Comitê Gestor do Conselho

Internacio-nal de Harmonização de Requisitos Técni-cos para Registro de Medicamentos de Uso Humano e pelo

Esque-ma de Cooperação em Inspeção Farmacêuti-ca, o que também não foi apresentado até o momento.

Agência Brasil

Foto: Hélio Filho/Secom

Foto: divulgação

(4)

Nova portaria regulamenta

produção de orgânicos no Brasil

Foi publicada nes-ta terça-feira (23) a Portaria nº 52 que atu-aliza o regulamento técnico, bem como as listas de substâncias e práticas permitidas em sistemas orgâni-cos de produção. Uma das novidades é a in-corporação de nor-mas para produção de sementes, mudas e de cogumelos comestíve-is na agricultura orgâ-nica. A atualização traz ainda o incremento na caracterização da uni-dade de produção or-gânica, a obrigatorie-dade da adoção de me-didas de proteção con-tra contaminação por unidades de produção vizinhas, mudanças nas regras para a pro-dução animal e mel,

inclusão de substânci-as para uso como des-secantes, prazo míni-mo para o período de conversão.

As medidas da por-taria atendem às soli-citações de produto-res e técnicos dando mais segurança ao sis-tema produtivo, agili-dade nas alterações das listas positivas de substâncias e práticas autorizadas. A

porta-ria faz parte ainda dos esforços da Secretaria de Defesa Agropecuá-ria no cumprimento d o D e c r e t o n º 10.139/2019, que dis-põe sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos inferiores a decretos. Produtos Orgânicos É considerado um produto orgânico, in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgâ-nico de produção agro-pecuária ou oriundo de processo extrativis-ta sustentável e não prejudicial ao ecossis-tema local. A t u a l m e n t e, h á 24.608 produtores orgânicos no Cadas-tro Nacional de Pro-dutores Orgânicos (CNPO).

Para serem comer-cializados, os produ-tos precisam ser certi-ficados por organis-mos credenciados no Mapa. Estão dispen-sados da certificação aqueles produzidos por agricultores fami-liares de organizações de controle social ca-dastradas no Ministé-rio, que vendem exclu-sivamente de forma direta ao consumidor.

Setur e Instituto Jones apresentam dados

sobre a economia do turismo capixaba

No Espírito Santo, 7,3% das pessoas ocupa-das estão nas Atividades Características do Turis-mo (ACT), sendo a maio-ria nas atividades de ali-mentação e transporte. Este dado faz parte do Boletim da Economia do Turismo apresentado, na terça-feira (23), pela Se-cretaria de Turismo (Se-tur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Os dados são relativos ao quarto trimestre de 2020. Em comparação ao mes-mo período de 2019, o Estado registrou a tercei-ra menor queda (-24,3%) entre os 12 estados brasi-leiros pesquisados.

O boletim é editado a cada três meses e é uma importante ferramenta para análise do setor e subsídio para a elabora-ção de políticas públicas. “Esta é uma ferramenta valiosa que o Estado dis-ponibiliza para os

empre-sários e gestores munici-pais. O conhecimento real do cenário, os pontos altos e baixos encurtam o caminho para decisões que façam o segmento crescer e se qualificar”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Leni-se Loureiro.

Segundo a secretária, as ações do Governo do Estado para o setor du-rante a pandemia, como as linhas de crédito com Fundo de Aval e consci-entização relativa à ado-ção dos protocolos de prevenção por meio do selo Turismo Responsá-vel, são pontos que fize-ram o Estado ter uma das menores quedas nes-te período de pandemia. “Mais uma vez precisa-mos estar unidos neste momento tão sensível que atravessamos. O Go-verno do Estado sabe da importância do setor pa-ra nossa economia, sabe da grande potencialidade e trabalha para que as

atividades características do turismo sofram menor impacto.”

O diretor de Integra-ção e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira, apontou o caráter inova-dor da publicação, fruto de uma parceria entre o IJSN e a Setur, financia-do pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Ino-vação do Espírito Santo (Fapes).

“É um instrumento valioso, que possibilita aos gestores públicos esta-duais e municipais, à aca-demia e a todo trade de profissionais ligados ao turismo monitorar o de-sempenho da economia do setor no Espírito San-to, além de subsidiar a elaboração e o aprimora-mento de políticas públi-cas no âmbito estadual e municipal. O estudo con-tribui especialmente, com um olhar regional, para o trabalho das asso-ciações de turismo, valo-rizando suas vocações e

potencialidades”, expli-cou.

Pablo Lira ainda cele-brou os resultados apre-sentados, mesmo em um ano com forte impacto econômico no setor. “Os números sinalizam que o Espírito Santo conseguiu apresentar um resultado um pouco melhor na comparação com outras unidades da federação. Isso demonstra a relevân-cia da atividade turística capixaba, que, de forma gradativa e equilibrada, seguindo os protocolos do turismo seguro, tende a melhorar ainda mais seu desempenho”, disse.

Emprego – Segundo o boletim, no quarto tri-mestre de 2020, o maior saldo de empregos estava concentrado no municí-pio de Vitória (+616), seguido por Vila Velha (+428), Serra (+305) e Guarapari (+295), sendo a Região Turística Me-tropolitana a de mais con-centração de atividades

do segmento, totalizando 1.759 postos de trabalho. Destes, 63,7% são empre-gos formais e 36,3% de trabalhadores são infor-mais.

A maior taxa de infor-malidade está concentra-da nas ativiconcentra-dades de ali-mentação (44,3%), ativi-dades culturais e esporti-vas (30,5%) e no trans-porte (23,4%). No Brasil, o Espírito Santo ocupa a 15ª colocação no que se refere ao quantitativo de pessoas que trabalham no setor, ganhando uma posição em relação ao observado no terceiro trimestre de 2020.

O rendimento médio dos trabalhadores no se-tor no Espírito Santo é de R$ 1.703,37 sendo as atividades de alojamento (R$ 2.806,67), transporte (R$ 2.328,62) e ativida-des culturais e ativida- desporti-vas (R$ 2.013,85) as de melhor remuneração.

Ações – Comparado ao quarto trimestre de

2019, o Espírito Santo teve o terceiro menor re-cuo entre os 12 pesquisa-dos no Brasil. Os núme-ros refletem as ações rea-lizadas pelo Governo do Estado para retomada da economia do turismo. Um exemplo são as li-nhas de crédito disponi-bilizadas pelo Bandes totalizando R$ 10,6 mi-lhões em 2020, tendo o Fundo de Aval como mecanismo garantidor à contratação de operações de crédito, uma ação iné-dita no país.

Além disso, o Estado trabalhou junto ao setor a adesão ao selo “Turismo Responsável”, inclusive, criando um desafio moti-vador entre os municípi-os para que o Estado se mantenha como um des-tino seguro . Hoje no Espírito Santo, são 561 os estabelecimentos que aderiram ao selo, sendo os meios de hospedagem e agências de viagens os líderes no ranking.

Setur Safraes

(5)

Luciana Andrade destaca importância

do apoio da sociedade às medidas

de contenção à pandemia

Em entrevistas a veículos de imprensa do Estado na segunda-feira (22), a procura-dora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Lucia-na Andrade, detalhou a atuação ministerial na fiscalização das me-didas mais restritivas

nos municípios, du-rante a quarentena de-cretada pelo Governo do Estado até o dia 31 de março, para reduzir a disseminação da Co-v i d - 1 9 . L u c i a n a Andrade salientou a importância de a popu-lação entender as difi-culdades que atingem a todos e cooperar com as providências adotadas.

“É preciso que to-dos cooperem, e que a gente tenha a adesão, principalmente, da sociedade, do cidadão, da cidadã, que com-preenda que não está tendo mais o quantita-tivo de leitos suficien-tes para atender às situ-ações mais graves”, ressaltou a procurado-ra-geral de Justiça em entrevista à TV

Vitó-ria. Explicou ainda que o MPES tem atua-do para garantir que os órgãos de Estado e mu-nicipais fiscalizem que os serviços não essen-ciais não estejam fun-cionando durante a quarentena, além de haver restrição do aces-so às praias e do funci-onamento das feiras livres dentro das nor-mas previstas durante

a pandemia, entre ou-tras medidas recomen-dadas pela instituição aos municípios.

Pela manhã, em entrevista à uma rá-dio, Luciana Andrade comentou as liminares obtidas pelo MPES e pelo Governo para im-pedir que municípios do Espírito Santo te-nham leis menos res-tritivas que aquelas

instituídas pelo Poder Executivo estadual. “Os promotores de Justiça estão instau-rando procedimentos para acompanhar os casos de desrespeito. Há município em que o MPES já ingressou com Ação Civil Públi-ca para impor multa para o gestor que deso-bedecer às regras esta-duais”, assinalou.

Pesquisa do Sebrae mostra que mulheres demitiram

menos e contrataram mais que os homens em fevereiro

Ainda de acordo com o levantamento, as donas de negócios continuam vendendo mais pelos meios digitais que os homens

As mulheres donas de pequenas empresas demitiram menos e contrataram mais que os homens no último mês de fevereiro. Esse é o resultado de um levantamento feito pelo Sebrae junto a 6.228 empresários e empresárias de todo o país. A pesquisa,

reali-zada entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2021 mostra que as mulheres em-preendedoras chega-ram a esse resultado mesmo recorrendo menos a empréstimos junto ao setor financei-ro. De acordo com o levantamento, 9% das mulheres demitiram funcionários, contra 12% dos empresários e n t r e v i s t a d o s . Enquanto isso, 16% das empreendedoras efetuaram contrata-ções, contra 13% dos donos de pequenos negócios. Quando o assunto é crédito, a pesquisa mostra que as empresárias recorre-ram muito menos que os homens. Enquanto 52% dos

empreende-dores tentaram em-préstimo com agentes financeiros, entre as mulheres esse percen-tual foi de 46%.

A pesquisa revelou ainda que as mulheres continuam vendendo mais pela internet (re-des sociais, aplicati-vos, market place...) que os empreendedo-res. Enquanto 74% das empresárias vendem

seus produtos ou servi-ços de forma digital, esse percentual é 10 pontos inferior entre os homens (64%).

Para o presidente do Sebrae, Carlos Mel-les, a pesquisa confir-ma a tendência verifi-cada desde o início da pandemia, onde as mu-lheres empreendedo-ras estão mais abertas ao universo da internet para comercializar produtos e manter o relacionamento com os clientes de forma online. “Percebemos que os pequenos negó-cios mantidos por mu-lheres seguem a ten-dência de vendas onli-ne e marketing via mí-dias sociais. Esse movi-mento já vinha sendo notado, mas foi acele-rado com a

pande-Sebrae

Foto: divulgação

(6)

Cooabriel realizará sua primeira

Assembleia Geral 100% online

Nesta sexta-feira (26), a Cooabriel realiza sua Assembleia Geral Ordi-nária (AGO) de forma inédita, 100% via plata-formas digitais. A mu-dança de formato para somente online foi neces-sária para atender a nor-mativos de restrição à Covid-19.

“Por preceitos estatu-tários, toda cooperativa deve cumprir a prestação de contas através da AGO até o prazo de 31 de março de cada ano. A não realização leva à

per-da de representativiper-dade perante diversos órgãos. Como o Decreto Estadu-al proíbe temporaria-mente aglomeração, tive-mos a necessidade de realizar a nossa Assem-bleia 100% online”, des-taca o Presidente da Coo-abriel, Luiz Carlos Basti-anello.

Ele recordou que no ano passado, a Cooabriel já realizou sua assemble-ia de uma forma semipre-sencial, cumprindo um Decreto do Município, divulgado à véspera do evento.

Com o aumento dos

casos de Covid-19 e a ampliação das restrições impostas pelo governo estadual, a cooperativa optou por realizar seu evento de maneira 100% online via plataformas e aplicativos, tanto para transmissão, quanto para a votação das delibera-ções.

Nos últimos dias, a cooperativa vem infor-mando a seus sócios so-bre os novos procedi-mentos através de seus canais de comunicação. Uma campanha de in-centivo à inscrição online também foi criada e

vei-culada.

“A modalidade digi-tal nos permite atingir os associados das regiões mais distantes e a boa

taxa de adesão comprova essa abrangência. As pla-taformas adotadas são muito seguras e confiáve-is, temos certeza que o

evento terá o mesmo su-cesso das edições anteri-ores”, comemora o Ge-rente Corporativo da coo-perativa, Samuel Fontes.

PIB agro brasileiro para 2021 foi elevado de 1,5% para 2,2%

O Instituto de Pes-quisa Econômica Apli-cada (Ipea) divulgou, na terça-feira (23), a nova projeção do va-lor adicionado do se-tor agropecuário para 2021. Os pesquisado-res revisaram de 1,5% para 2,2% a estimativa de crescimento do se-tor para este ano, com base nas estimativas do Levantamento Sis-temático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísti-ca (IBGE), e em

proje-ções próprias para a pecuária a partir de dados das Pesquisas Trimestrais do Abate, Produção de Ovos de Galinha e Leite.

A nova estimativa leva em conta proje-ções atualizadas para a produção agrope-cuária e uma revisão metodológica que vi-sa considerar de mane-ira mais precisa a evo-lução do consumo in-termediário a partir dos valores das Tabe-las de Recursos e Usos do Sistema de Contas Nacionais. Dessa for-ma, o valor acionado

do setor passa a ser desagregado em dois componentes: produ-ção animal (que inclui os segmentos da pe-cuária – bovinos, suí-nos, aves, leites e ovos -, além da pesca e aqui-cultura) e produção vegetal (composta por produtos da lavoura e pela exploração flo-restal e silvicultura).

Para este ano, os pesquisadores proje-taram um aumento de 2,3% no valor adicio-nado da produção ve-getal e 1,9% no valor adicionado da ção animal. Na

produ-ção vegetal, o desta-que é a nova safra re-corde de soja, que tem alta prevista de 7,3%, sendo a única cultura entre as mais impor-tantes da lavoura com perspectiva de cresci-mento elevado em 2021. A produção de milho deve avançar 0,3%. Na contramão, há previsão de queda nas produções de ca-na-de-açúcar (-1,5%) e de café (-23,9%), sen-do esta última em fun-ção das características cíclicas da cultura do grão. Na produção pe-cuária, a projeção é de crescimento em todos os segmentos, princi-palmente na produção de aves (3,8%). O de-sempenho positivo também é previsto pa-ra os segmentos de bovinos (1,5%), leite (1,7%), suínos (1,7%) e ovos (2,3%).

Para Pedro Garcia, pesquisador associa-do associa-do Ipea e um associa-dos autores do estudo, “o segmento de bovinos causa certa preocupa-ção, apesar da alta esti-mada de 1,5%, porque o nível de abates no sistema de inspeção

federal, que serve co-mo uma proxy da pro-dução bovina, foi mui-to baixo em janeiro”. Isso indica uma oferta pequena de animais bovinos para abate no início de 2021. “Nos-sa expectativa é que isso melhore no se-gundo semestre de 2021, mas essa oferta baixa no começo do ano pode prejudicar o segmento de bovinos e impactar negativa-mente a estimativa que temos para o re-sultado total do setor a g r o p e c u á r i o n o ano”. IPEA/ Safra ES Foto: Cooabriel Cooabriel

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES

Faço saber que pretendem casar-se:

JOSÉ APARECIDO FERREIRA SILVA, nacionalidade brasileira, profissão Costureira, com quarenta e cinco (45) anos de idade, estado civil divorciado, natural de Crisólita-MG, residente na Rua São João Delrey, 40, Aimorés em São Gabriel da Palha-ES e ÁUREA PINTO NOVAIS, nacionalidade brasileira, profissão empregada doméstica, com cinquenta (50) anos de idade, estado civil divorciada, natural de Rio do Prado-MG, residente na Rua Projetada VII, s/n, Aimorés em São Gabriel da Palha-ES.

24 de março de 2021. ELOIR CARLOS AHNERT

(7)

Pandemia eleva venda de mel do Brasil

O Brasil exportou 45.626 toneladas de mel em 2020, um au-mento de 52% frente a 2019. O que pode ex-plicar esse crescimen-to? “Acredita-se que o aumento na demanda por produtos das abe-lhas esteja relacionado à pandemia do corona-vírus, visto que as pes-soas de todo o mundo estão em busca de no-vos hábitos alimentares saudáveis, evidencian-do o aumento neste período na procura pe-lo mel orgânico brasile-iro e pela própolis do Brasil”, disse Suelen de Palma Tomazella, ge-rente administrativa da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel.

Para a gerente, um dos fatores que incenti-varam essa subida nos embarques é o impacto

da pandemia no mer-cado chinês, principal-mente no primeiro mo-mento. A China é o principal exportador de mel no mundo e, com a pandemia, o as exportações do país ficaram travadas du-rante um bom tempo, e a demanda deles foi direcionada a outros produtores, como o Brasil.

Outra explicação está na fama de alimen-to saudável, natural e que pode, ainda, refor-çar o sistema imunoló-gico. Apesar de não saber se essa demanda vai se sustentar no cená-rio pós-covid, a Abe-mel está otimista. Os brasileiros têm obser-vado o comportamen-to do consumidor euro-peu e norte-americano, habituais consumido-res de mel, e vê uma tendência do alimento se sedimentar em

mer-cados mais maduros, e se consolidar no Brasil.

Doçura Saudável

Os novos hábitos alimentares alavanca-dos pela pandemia con-tribuíram especialmen-te para a entrada do produto nos lares. “O consumidor tem passa-do a maior parte passa-do tempo dentro de sua casa, possibilitando a escolha de produtos com melhor qualidade para sua família em detrimento aos produ-tos oferecidos em food service”, ponderou a gerente.

Os produtos ligados à saudabilidade cha-maram especial aten-ção, como o mel orgâ-nico brasileiro e o ex-trato de própolis. De acordo com Tomazel-la, estudos científicos chegaram a demons-trar que a própolis é um produto que estimula o sistema imune, e é um aliado para evitar sin-tomas mais graves, o que impulsionou a pro-cura.

Em 2020, a associa-ção observou a deman-da internacional cres-cer e puxar os preços internacionais do pro-duto. Em paralelo,

hou-ve uma forte valoriza-ção do dólar em rela-ção ao real. “Isso po-tencializou o preço do mel no nosso mercado. Atualmente, mais de 80% do valor do quilo exportado fica com o produtor rural. Logo, observamos uma mai-or renda chegando ao produtor rural. O au-mento das exportações refletiu no aumento da produção, muitos pro-dutores rurais volta-ram a incrementar suas produções de mel para atender a demanda. Neste período, houve também um estímulo para a produção de pró-polis”, destacou.

Oportunidade no mercado árabe e halal

As exportações do Brasil ainda são muito concentradas nos Esta-dos UniEsta-dos, que soma 75% do mercado, e na Europa. “Infelizmente os países árabes ainda não figuram como grandes consumidores do mel brasileiro. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade ao mel brasileiro, visto que o consumo do mel é par-te da cultura árabe”, afirmou Tomazella.

Em 2020, o Omã,

principal destino árabe do mel brasileiro, im-portou apenas 61 tone-ladas. Para a gerente da Abemel, um país que tem tido papel im-portante em chamar atenção para o merca-do árabe são os Emira-dos Árabes UniEmira-dos. A nação tem realizado eventos, feiras e mis-sões comerciais envol-vendo o setor. “No ano passado, a pandemia acabou atrapalhando os planos. Entretanto, assim que voltarmos à vida que tínhamos an-tes – e confiamos que isso irá acontecer em breve – é fato que a pre-sença nesses países tem todo potencial para gerar negócios”, con-cluiu ela.

Apesar de diversos mercados demanda-rem produtos com cer-tificado halal, para os exportadores o custo ainda é um entrave. “É importante destacar que embora o Oriente Médio seja um merca-do de grande potencial para o mel brasileiro, os custos acerca da cer-tificação halal são ain-da muito elevados, o que muitas vezes invia-biliza o empresário na obtenção da certifica-ção frente aos retornos

apresentados”, afir-mou a gerente da asso-ciação.

Consumo Nacional

As variáveis do últi-mo ano impulsionam a produção nacional de mel cada vez mais para o mercado externo. Apesar disso, no setor o sentimento é de que houve aumento na pro-cura nacional durante o último ano de 2020.

A questão, no en-tanto, para Tomazella, é o longo prazo. Histo-ricamente o consumo de mel pelo brasileiro é limitado. “O consumo de mel per capita no mundo gira em torno de 220 gramas por habi-tante por ano. Na Euro-pa chega a ser em torno de 1 a 1,5 kg por pessoa no ano, e nos EUA fica em torno de 600g por habitante no ano. No Brasil, esse valor não passa de 60g consumi-dos por pessoa no ano. Um consumo extrema-mente baixo, e isso tem várias razões. O Brasil, como grande produtor de um mel considerado melhor do mundo, ain-da precisa voltar seus olhos para o estímulo do consumo interno”, defende a gerente da

Foto: divulgação

Agência de Notícias Brasil-Árabe/ Safra ES

São Gabriel decreta lockdown e toque de recolher

para tentar conter avanço da COVID-19

O prefeito de São Gabriel da Palha, Tia-go Rocha, decretou ontem (24), lockdown com toque de recolher para tentar conter o avanço da Covid-19. O toque de recolher vai funcionar das 20 horas às 6 horas, até a próxi-ma quarta-feira (31), quando será feita nova avaliação do quadro, podendo ser prorroga-do. A ação considera que Barra de São

Fran-cisco, localizado a 90 km de São Gabriel da Palha, foi considerado o epicentro da variante da COVID-19 no Espí-rito Santo, e que a ocu-pação dos leitos de UTI COVID no Esta-do já ultrapassa 91%.

Nesse período, fica suspenso o funciona-mento de quaisquer serviços e atividades. Farmácias e supermer-cados somente pode-rão funcionar por me-io do sistema de entre-gas (delivery),

deven-do ser mantideven-dos fecha-dos para acesso do pú-blico ao seu interior. A abertura parcial de por-tas, portões e afins, bem como o atendi-mento ao público ex-terno no interior, com ou sem horário marca-do, e na porta do esta-belecimento, estão pro-ibidos.

A limitação de dia de atendimento ao pú-blico presencial não se aplica para assistência à saúde, incluindo ser-viços médicos e

hospi-talares; serviços públi-cos considerados es-senciais; assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade; e serviços funerários. De acordo com o texto, a fiscalização e aplicação das penali-dades cabíveis pela in-fração das medidas dispostas no decreto será realizada pelo Mu-nicípio de São Gabriel da Palha, por suas Se-cretarias e funcionári-os, sendo que o

des-cumprimento das me-didas importará em responsabilidade civil, penal e administrativas dos infratores, poden-do os mesmos respon-der por crime contra a saúde pública e contra a administração públi-ca em geral.

Ainda, segunda o decreto, o Poder Públi-co Municipal requisi-tará ao Governador do Estado do Espírito San-to, auxílio de força da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de

Bom-beiros Militar, bem como solicitar a autori-zação, em cumprimen-to a Lei Municipal nº 1009, de 22 de janeiro de 2021, para que o município possa reali-zar convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, para disponibilização de policiais militares da reserva remunerada ao Município, para garan-tir o devido cumpri-mento do disposto do decreto.

Foto: divulgação

(8)

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e