• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Oxaliplatina Oxalix 5 mg/ml pó para solução para perfusão Oxaliplatina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Oxaliplatina Oxalix 5 mg/ml pó para solução para perfusão Oxaliplatina"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Oxaliplatina Oxalix 5 mg/ml pó para solução para perfusão Oxaliplatina

Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Oxaliplatina Oxalix e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Oxaliplatina Oxalix

3. Como utilizar Oxaliplatina Oxalix 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Oxaliplatina Oxalix 6. Outras informações

1. O QUE É OXALIPLATINA OXALIX E PARA QUE É UTILIZADO Oxaliplatina Oxalix é um fármaco anti-cancro e contém platina.

Oxaliplatina Oxalix é utilizado

- após a remoção cirúrgica total do tumor do intestino, para o tratamento do cancro do intestino grosso (cólon) que se tenha disseminado para além das paredes do intestino para as glândulas linfáticas próximas mas sem atingir outros tecidos

- para o tratamento do cancro do cólon e do recto (evacuação) que se tenha disseminado para além do intestino para outros tecidos orgânicos como o fígado ou os pulmões

Oxaliplatina Oxalix é utilizado em associação com outros medicamentos anti-cancro designados por 5-fluorouracilo e ácido folínico, com ou sem cirurgia prévia para a remoção do cancro.

2. ANTES DE UTILIZAR OXALIPLATINA OXALIX Não deve ser tratado com Oxaliplatina Oxalix se:

- tem alergia (hipersensibilidade) à oxaliplatina ou a qualquer outro componente de Oxaliplatina Oxalix.

(2)

- já tiver um número reduzido de glóbulos vermelhos

- já sentir formigueiro ou dormência nos dedos das mãos e/ou dos pés, e tiver dificuldade em realizar tarefas delicadas como abotoar a roupa

- tem problemas graves nos rins

Tome especial cuidado com Oxaliplatina Oxalix

- se alguma vez tiver feito uma reacção alérgica a medicamentos que contêm platina como, por exemplo, carboplatina ou cisplatina

- se tem problemas moderados nos rins

- se tiver qualquer tipo de problemas no fígado

- se as contagens das suas células sanguíneas forem demasiado baixas após um tratamento anterior com oxaliplatina. O seu médico realizará testes para verificar se tem células sanguíneas suficientes, antes do tratamento.

- se tiver sintomas de lesões ao nível dos nervos como fraqueza, dormência, perturbações do tacto ou do paladar, após um tratamento anterior com oxaliplatina. Estes efeitos são frequentemente desencadeados pela exposição ao frio. Se notar tais sintomas, informe o seu médico, sobretudo se estes o incomodarem e/ou se prolongarem por mais de 7 dias. O seu médico realizará exames neurológicos antes e a intervalos regulares durante o tratamento, sobretudo se estiver a tomar outros medicamentos que possam causar lesões ao nível dos nervos.

Os sintomas de lesão nervosa podem persistir após a conclusão do tratamento.

- se também receber 5-fluorouracilo, devido ao aumento do risco de diarreia, vómitos, feridas na boca e anomalias do sangue

Antes e/ou durante o tratamento com oxaliplatina, poderão ser-lhe administrados medicamentos especiais para evitar e/ou tratar as náuseas e os vómitos.

Deverá tomar medidas contraceptivas adequadas durante e nos 4 meses seguintes, para as mulheres, e 6 meses para os homens, após a conclusão da terapêutica.

A oxaliplatina pode ter um efeito anti-fertilidade que pode ser irreversível. Assim, doentes do sexo masculino são aconselhados a não engravidar a sua parceira durante o tratamento e até 6 meses após terminar o tratamento, bem como a procurar aconselhamento sobre conservação de esperma antes do tratamento (consultar “gravidez e aleitamento”).

Tomar outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento

Não é recomendável engravidar durante o tratamento com oxaliplatina.

Deverá utilizar um método contraceptivo adequado durante o tratamento e também nos 4 meses seguintes após o tratamento para as mulheres e nos 6 meses seguintes para os homens.

(3)

Não deve amamentar enquanto estiver a ser tratada com oxaliplatina.

A oxaliplatina pode ter um efeito anti-fertilidade que pode ser irreversível. Assim, doentes dos sexo masculino devem procurar aconselhamento sobre conservação de esperma antes do tratamento.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas

Não se sabe se o tratamento com Oxaliplatina Oxalix afecta a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Se sentir sonolência e/ou tonturas após a perfusão de oxaliplatina, não conduza, não utilize maquinaria potencialmente perigosa nem exerça qualquer outra actividade que possa tornar-se perigosa em consequência da diminuição do estado de alerta.

3. COMO UTILIZAR OXALIPLATINA OXALIX

Oxaliplatina Oxalix só deve ser utilizado em departamentos especializados de tratamento do cancro e deve ser administrado sob a supervisão de um especialista experiente em tratamento oncológico.

Oxaliplatina Oxalix é administrado por injecção numa veia (uma perfusão intravenosa) ao longo de um período de 2 a 6 horas. A injecção é primeiro preparada, misturando o pó com uma pequena quantidade de solução aquosa ou de glucose a 5%. Esta solução é depois diluída ainda mais em aproximadamente 250 a 500 ml de solução de glucose. A agulha deve manter-se na veia enquanto o medicamento está a ser administrado. Se a agulha sair ou se soltar, ou se a solução estiver a entrar nos tecidos fora da veia (poderá sentir desconforto ou dor) – informe imediatamente o médico ou enfermeiro.

Oxaliplatina Oxalix será preparado numa área especial antes do médico ou enfermeiro o administrar.

A dose de Oxaliplatina Oxalix baseia-se na sua área de superfície corporal. Esta calcula-se com bacalcula-se na sua altura e no calcula-seu peso.

A dose normal para adultos, incluindo os idosos, é de 85 mg/m2 de área de superfície corporal uma vez de duas em duas semanas antes da perfusão dos outros medicamentos anti-cancro.

A dose que irá receber também depende dos resultados das análises sanguíneas e também do facto de ter sofrido anteriormente efeitos secundários com Oxaliplatina Oxalix.

A duração do tratamento será determinada pelo seu médico. Quando se utiliza oxaliplatina após uma cirurgia para ressecção completa do seu tumor, é recomendado um período de tratamento de 6 meses.

(4)

Se utilizar mais Oxaliplatina Oxalix do que deveria

O seu médico assegurará que recebe a dose correcta para o estado em que se encontra. Em caso de uma sobredosagem, pode sentir um aumento dos efeitos secundários. O seu médico monitorizará cuidadosamente as suas contagens sanguíneas e tratará os sintomas. Caso se tenha esquecido de utilizar Oxaliplatina Oxalix

Oxaliplatina Oxalix tem que ser administrado com uma frequência fixa. Certifique-se de que não falta a nenhuma consulta. Se falhar uma dose, deve discutir o assunto com o seu médico. Este decidirá quando deverá receber a próxima dose de Oxaliplatina Oxalix. Se parar o tratamento com Oxaliplatina Oxalix

Parar o seu tratamento com Oxaliplatina Oxalix pode parar o efeito sobre o crescimento do tumor. Não pare o tratamento com Oxaliplatina Oxalix a menos que tenha discutido o assunto com o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Oxaliplatina Oxalix pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Se sentir algum efeito secundário é importante que informe o seu médico antes do próximo tratamento.

Diga imediatamente ao seu médico se sentir algum dos seguintes sintomas: diarreia ou vómitos persistentes ou graves

estomatite/mucosite (feridas nos lábios ou úlceras na boca) inchaço da cara, lábios, boca ou garganta

sintoma respiratórios inexplicáveis, tais como tosse seca, dificuldade respiratória ou estertor

dificuldade em engolir

dormência ou formigueiro nos dedos das mãos ou dos pés cansaço extremo

hematoma ou hemorragia anormal

sinais de infecção como, por exemplo, ferida na garganta e temperatura elevada sensação de desconforto junto de ou no próprio local da injecção durante a perfusão. Os efeitos secundários muito frequentes (em número maior ou igual a 1 em cada 10 doentes) são:

Uma doença dos nervos que pode causar fraqueza, dormência ou formigueiro dos dedos dos pés ou das mãos, em volta da boca ou na garganta, que pode por vezes ocorrer associada a espasmos. Estes acontecimentos são geralmente iniciados com a exposição ao frio, por exemplo abrir o frigorífico ou beber uma bebida fria. Pode também ter dificuldade em realizar tarefas delicadas tais como apertar botões. Embora na maioria dos

(5)

casos estes sintomas se resolvam completamente, há a possibilidade de os sintomas persistirem após o final do tratamento.

Algumas pessoas sentiram formigueiro semelhante a uma sensação de choque através dos braços ou do tronco quando flectem o pescoço.

A oxaliplatina pode por vezes causar uma sensação desagradável na garganta, em particular quando se engole, e que dá a sensação de dificuldade em respirar. Esta sensação, se acontecer, geralmente ocorre durante a perfusão ou nas horas seguintes e pode ser iniciada pela exposição ao frio. Apesar de desagradável, não dura muito tempo e geralmente desaparece sem necessidade de tratamento. Foram também relatados espasmos dos maxilares, espasmos e contracções musculares, coordenação e marcha anómalas, perturbações do equilíbrio e sensação de pressão no peito.

Adicionalmente, foram observadas pertubações ao nível dos olhos como pálpebras caídas (ptose) ou visão dupla (diplopia), perda de voz (afonia), perturbação da voz (disfonia), voz rouca (rouquidão), sensação anómala da língua ou perturbação da fala (disartria), bem como dor facial e dor nos olhos.

Consequentemente o seu médico pode decidir alterar o seu tratamento. Alteração do paladar

Cefaleia

Sinais de infecção tais como feridas na garganta ou temperatura elevada.

Redução do número de glóbulos brancos, o que aumenta a probabilidade de infecção. Redução do número de glóbulos vermelhos, o que torna a sua pele pálida e causa fraqueza e dificuldade em respirar.

Redução do número de plaquetas, o que pode aumentar o risco de hemorragia ou hematomas.

O seu médico fará análises ao seu sangue para verificar se tem células sanguíneas suficientes antes de iniciar o tratamento e antes de cada ciclo seguinte.

Hemorragias nasais

Reacções alérgicas – rash cutâneo incluindo vermelhidão e prurido na pele, inchaço das mãos e dos pés, tornozelos, cara, lábios, boca ou garganta (o que pode causar dificuldade em engolir ou respirar), e pode ter sensação de desmaio

Dificuldade em respirar, tosse Perda ou falta de apetite

Náuseas (sentir-se enjoado), vómitos (enjoar) – geralmente o seu médico dá-lhe medicação para prevenir o enjoo antes de iniciar o tratamento e pode continuar após o tratamento

Diarreia, se sofre de diarreia grave ou persistente ou vómitos procure imediatamente aconselhamento do seu médico

Feridas nos lábios ou na boca, úlceras na boca Dor de estômago, obstipação

Alterações da pele Perda de cabelo Dor nas costas

Cansaço, perda de força/fraqueza, dores no corpo

(6)

Febre

Aumento de peso

Anomalia dos níveis de glucose (açúcar) no sangue

Níveis de potássio no sangue baixos, o que pode causar anomalias no ritmo cardíaco Anomalia dos níveis de sódio no sangue, ex. níveis de sódio baixos podem causar cansaço e confusão, espasmos musculares, convulsões ou coma

Anomalia dos testes sanguíneos que demonstram alterações na função hepática (aumento da fosfatase alcalina, bilirrubina, LDH e enzimas hepáticos)

Os efeitos secundários frequentes (em menos de 1 em cada 10 mas em número maior ou igual a 1 em cada 100 doentes) são:

Febre e/ou infecção devida a uma redução do número de glóbulos brancos Desidratação

Depressão

Dificuldade em dormir Sonolência

Inflamação dos nervos, levando a espasmos musculares, caimbras, perda de certos reflexos

Rigidez do pescoço, intolerância à luz e dor de cabeça Conjuntivite, problemas visuais

Hemorragias anormais, sangue na urina e nas fezes

Coágulo de sangue, geralmente numa perna, que provoca dor, inchaço e vermelhidão Coágulo de sangue nos pulmões que causa dor no peito e dificuldade em respirar Corrimento nasal

Infecção do nariz e da garganta Rubor

Dor no peito, soluços Indigestão e azia Perda de peso

Descamação da pele, erupção cutânea, aumento da transpiração e alterações das unhas Dor nos ossos e nas articulações

Dor enquanto urina ou alteração da frequência com que urina

Anomalia dos testes sanguíneos que mostram alterações na função renal (ex: aumento da creatinina)

Os efeitos secundários pouco frequentes (em menos de 1 em cada 100 mas em número maior ou igual a 1 em cada 1.000 doentes) são:

Nervosismo

Problemas de audição

Perturbações ou bloqueio do trânsito intestinal Alterações do equilíbrio ácido-base do organismo

Os efeitos secundários raros (em menos de 1 em cada 1.000 mas em número maior ou igual a 1 em cada 10.000 doentes) são:

Diminuição das plaquetas sanguíneas devido a uma reacção alérgica Diminuição dos glóbulos vermelhos causada por destruição celular

(7)

Alteração da fala

Deterioração temporária na acuidade visão Surdez

Sintomas respiratórios inexplicáveis, dificuldade em respirar, cicatrização dos pulmões que causa dificuldade em respirar

Inflamação intestinal causando dor abdominal, diarreia, incluindo infecção bacteriana grave (Clostridium difficile)

Os efeitos secundários muito raros (em menos de 1 em 10.000 doentes) são: Doença de fígado

Inflamação e falência renal Inflamação do nervo óptico

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Oxaliplatina Oxalix não deve entrar em contacto com os olhos ou com a pele. No caso de ocorrer um derrame acidental do medicamento, informe imediatamente o médico ou o enfermeiro.

5. COMO CONSERVAR OXALIPLATINA OXALIX Manter fora do alcance e da vista das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não congelar.

A solução concentrada reconstituída no frasco deve ser diluída imediatamente numa solução de glucose a 5% antes de utilizar. A solução para perfusão deve depois ser utilizada imediatamente.

Se não for utilizada de imediato, as condições e tempo de conservação até à utilização serão da responsabilidade do utilizador e não devem ser superiores a 24 horas a 2ºC a 8ºC.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Oxaliplatina Oxalix A substância activa é a oxaliplatina.

(8)

Frasco para injectáveis de 50 mg: Cada frasco para injectáveis contém 50 mg de oxaliplatina para reconstituição em 10 ml de solvente.

Frasco para injectáveis de 100 mg: Cada frasco para injectáveis contém 100 mg de oxaliplatina para reconstituição em 20 ml de solvente.

Frasco para injectáveis de 150 mg: Cada frasco para injectáveis contém 150 mg de oxaliplatina para reconstituição em 30 ml de solvente.

1 ml da solução concentrada reconstituída contém 5 mg de oxaliplatina. O outro componente é a lactose mono-hidratada.

Qual o aspecto de Oxaliplatina Oxalix e conteúdo da embalagem

Cada frasco para injectáveis contém um pó branco para solução para perfusão com 50 mg, 100 mg ou 150 mg de oxaliplatina com lactose monohidratada. Os frascos para injectáveis são fornecidos em caixas contendo uma (1) unidade.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante:

Titular da Autorização de Introduçãono Mercado: Fabricante: UKR Regulatory Affairs Ltd Medac

Chiltern House Gesellschaft für klinische

Thame Road Spezialpräparate mbH

Haddenham Fehlandtstr. 3

Bucks., HP17 8BY D-20354HamburgoAlemanha

Reino Unido

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Áustria Oxiplat 5 mg/ml Pulver zur Herstellung einer Infusionslösung República Checa Oxiplat 5 mg/ml Prášek pro přípravu infuzního roztoku França Oxiplat 5 mg/ml, poudre pour solution pour perfusion

Alemanha Oxa UKR 5mg/ml Pulver zur Herstellung einer Infusionslösung Hungria Oxaliplatin UKR 5mg/ml, Por infúzióhoz

Polónia Oxaliplatin UKR 5mg/ml, Proszek do sporządzania roztworu do infuzji

Portugal Oxaliplatina Oxalix 5 mg/ml pó para solução para perfusão Eslováquia Oxiplat 5 mg/ml, Prášok na infúzny roztok

Espanha Oplin 5 mg/ml polvo para solución para perfusion Reino Unido Colosseo 5 mg/ml, powder for solution for infusion

(9)

A informação que se segue destina-se apenas aos médicos e aos profissionais dos cuidados de saúde:

Instruções de utilização e manipulação

Tal como acontece com outros compostos potencialmente tóxicos, devem tomar-se precauções quando do manuseamento e preparação de soluções de oxaliplatina.

Instruções de manipulação

O manuseamento deste agente citotóxico por pessoal médico ou de enfermagem requer que se tomem todas as precauções no sentido de garantir a protecção do manipulador e do ambiente circundante.

A preparação de soluções injectáveis de agentes citotóxicos tem de ser realizada por pessoal com formação especializada com conhecimento dos medicamentos utilizados, em condições que garantam a integridade do produto, a protecção do ambiente e, em particular, a protecção do pessoal que manipula os medicamentos, de acordo com as normas do hospital. Requer a existência de um local de preparação reservado para este efeito. É proibido fumar, comer ou beber neste local.

Deve fornecer-se ao pessoal material de manuseamento apropriado, nomeadamente batas de mangas compridas, máscaras de protecção, toucas, óculos de protecção, luvas esterilizadas de uma só utilização, panos de protecção para o local de trabalho, recipientes e sacos de recolha de resíduos.

As excreções e o vomitado devem ser manuseados com cuidado.

As mulheres grávidas devem ser informadas de que não devem manusear agentes citotóxicos.

Qualquer recipiente partido deve ser tratado com as mesmas precauções e considerado resíduo contaminado. Os resíduos contaminados devem ser incinerados em recipientes rígidos devidamente identificados. Ver mais adiante secção “Eliminação”.

Se o pó de oxaliplatina, a solução reconstituída ou a solução de perfusão entrarem em contacto com a pele, deve lavar-se imediata e abundantemente com água.

Se o pó de oxaliplatina, a solução reconstituída ou a solução de perfusão entrarem em contacto com as membranas mucosas, deve lavar-se imediata e abundantemente com água.

Precauções especiais de administração

(10)

NÃO administrar sem ser diluído.

Para a diluição deve apenas utilizar-se uma solução para perfusão (50 mg/ml) de glucose a 5%.

NÃO reconstituir ou diluir para perfusão com cloreto de sódio ou soluções contendo cloreto.

NÃO misturar com qualquer outro medicamento na mesma bolsa de perfusão ou administrar simultaneamente pela mesma linha de perfusão.

Não misturar com fármacos ou soluções alcalinas , em particular 5-fluoruracilo, ácido folínico, preparados contendo trometamol como excipiente e sais outros fármacos com trometamol. Fármacos ou soluções alcalinas afectam de forma adversa a estabilidade da oxaliplatina.

Instruções para utilização com ácido folínico (como folinato de cálcio ou folinato dissódico)

Administra-se uma perfusão i.v. de oxaliplatina 85mg/m2 em 250 a 500 ml de solução de glucose (50 mg/ml) em simultâneo com a perfusão i.v. de ácido folínico em solução de glucose 5%, durante 2 a 6 horas, utilizando uma linha de perfusão em Y colocada imediatamente antes do local de perfusão.

Estes dois fármacos não devem ser misturados na mesma bolsa de perfusão. O ácido folínico não deve conter trometamol como excipiente e deve apenas ser diluído utilizando uma solução isotónica de glucose a 5%, nunca em soluções alcalinas ou cloreto de sódio ou soluções contendo cloreto.

Instruções para a utilização com 5-fluoruracilo

A oxaliplatina deve ser sempre administrada antes das fluorpirimidinas – i.e. 5-fluoruracilo.

Após a administração de oxaliplatina, deve lavar-se a linha e depois administrar 5-fluoruracilo.

Para informação adicional sobre os fármacos associados à oxaliplatina, ver os correspondentes Resumos das Características do Medicamento.

Reconstituição do pó

Para a reconstituição da solução, deve utilizar-se água para injectáveis ou solução de glucose a 5%.

Para um frasco de 50 mg: adicionar 10 ml de solvente para obter uma concentração de 5 mg de oxaliplatina/ml.

Para um frasco de 100 mg: adicionar 20 ml de solvente para obter uma concentração de 5 mg de oxaliplatina/ml.

Para um frasco de 150 mg: adicionar 30 ml de solvente para obter uma concentração de 5 mg de oxaliplatina/ml.

Inspeccione visualmente antes de utilizar. Apenas devem ser utilizadas soluções transparentes sem partículas.

(11)

Este medicamento destina-se apenas a uma única utilização. Todo o produto que não for utilizado deverá ser eliminado.

Diluição antes da perfusão

Retire a quantidade necessária de solução concentrada reconstituída do(s) frasco(s) e, em seguida, dilua com 250 ml a 500 ml de solução de glucose a 5% para obter uma concentração de oxaliplatina entrede não menos que 0,2 mg/ml e 0,7 mg/ml, intervalo de concentrações para o qual foi demonstrada a estabilidade físico-química da oxaliplatina. Administre através de perfusão intravenosa.

Após a diluição em glucose 5%, a estabilidade físico-química da solução pronta a usar foi demonstrada durante 24 horas, entre 2ºC e 8ºC.

Do ponto de vista microbiológico, este preparado para perfusão deve ser utilizado imediatamente.

Se não for utilizado imediatamente, os tempos de conservação durante a utilização e as condições de conservação antes da utilização são da responsabilidade do utilizador e, regra geral, não devem ser superiores a 24 horas a uma temperatura entre 2ºC e 8ºC, a menos que a diluição tenha sido realizada em condições assépticas controladas e validadas.

Inspeccione visualmente antes de utilizar. Apenas devem ser utilizadas soluções transparentes sem partículas.

Este medicamento destina-se apenas a uma única utilização. Todo o produto que não for utilizado deverá ser eliminado.

NUNCA utilize solução de cloreto de sódio para reconstituição ou diluição.

A compatibilidade da solução para perfusão de oxaliplatina foi testada com kits de administração à base de PVC representativos.

Perfusão

A administração de oxaliplatina não requer pré-hidratação.

A oxaliplatina diluída em 250 a 500 ml de solução de glucose 5%, de modo a obter uma concentração não inferior a 0,2 mg/ml deve ser administrada por perfusão em veia periférica ou por linha venosa central, durante 2 a 6 horas. Quando a oxaliplatina é administrada com 5-fluoruracilo, a perfusão de oxaliplatina deve anteceder a administração de 5-fluoruracilo.

Eliminação

Os restos de medicamento bem como todos os materiais que foram utilizados para reconstituição, diluição e administração têm de ser destruídos de acordo com os procedimentos normalizados do hospital aplicáveis aos agentes citotóxicos com o devido respeito pelas leis em vigor relativas à eliminação de resíduos perigosos.

Referências

Documentos relacionados

Carta de lei pela qual V. Sanccionou o Decreto da Aseemblea Legislativa Provincial, criando uma Capella com invocação de Santa Christina, no centro do 2.º

Zwetsch (2007), entende que missão é a proclamação do evangelho a toda pessoa ou grupo humano que ainda não tem Jesus como Senhor e Salvador. É também a parti- cipação do envio

No nível de manejo B, os índices percentuais obtidos para as classes de aptidão foram: classe Não Recomendada (97%), classe Tolerada (2%) e classe Preferencial (0,7%)

Vilela e Demajorovic (2013) dizem que a realização de um estudo dessa natureza tem como premissas fornecer uma imagem de quaisquer interações existentes com o meio ambiente

Conhecer os mecanismos de transporte de gases, através dos resíduos sólidos e na camada de solo, é de fundamental importância para o estudo de camadas de

Houveram diferenças significativas para todas as temperaturas: temperatura ambiente (Ta), temperatura do globo (Tg) e índice de estresse térmico (WBGT) entre os telhados

Constatou-se no presente estudo que os erros de prescrições foram desde a legibilidade até as variáveis analisadas, tanto quanto ao paciente, prescritor quanto

 Estimular os hábitos de higiene. Atividade 9: Após a chegada em sala a professora irá organizar os alunos em grupos de no máximo 3, distribuir as escovas e a pasta, para leva-los