• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO OUVIDOR (A) GERAL EDITAL Nº 1/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO OUVIDOR (A) GERAL EDITAL Nº 1/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 PROCESSO SELETIVO OUVIDOR (A) GERAL

EDITAL Nº 1/2018

I – FUNDAÇÃO RENOVA

É uma organização sem fins lucrativos, estruturada e reorganizada para melhor atender a reparação dos danos ocasionados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. É uma instituição cuja finalidade pública imprime a necessidade de tornar-se autônoma e independente para cumprir seu papel na reparação dos danos, resultado de um acordo extrajudicial chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em maio de 2016.

O TTAC foi resultado de um processo de negociação extrajudicial de conflitos, que define o escopo da atuação da Fundação Renova. Foram criados 42 (quarenta e dois) programas e projetos que estão sendo implementados nos 650 quilômetros da área impactada ao longo do rio Doce e afluentes. O termo estabeleceu a instauração do Comitê Interfederativo (CIF) – que tem a participação de órgãos como IBAMA, CBHs, ANA, ICMBio, SEMAD, SECIR e também de outros órgãos dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo – e determinou o aporte de recursos pelas mantenedoras, que são a Vale, BHP e Samarco. Faz ainda parte da governança externa uma empresa de auditoria independente, subordinada ao Comitê Interfederativo (CIF).

Para suprir algumas lacunas no TTAC, foi celebrado, em julho/2018, o Termo de Ajustamento de Conduta, denominado de TAC-Governança, a partir do qual são criadas instâncias para garantir (i) reestruturação do sistema de governança instituído pelo TTAC, e (ii) efetiva participação dos atingidos no sistema de governança para reparação integral dos danos acarretados pelo rompimento da barragem de Fundão.

Esse acordo cria instâncias voltadas à participação social em todas as estruturas da governança e coloca os atingidos e as atingidas como protagonistas dos processos decisórios dos programas de reparação e compensação. Além do Conselho Curador, o Fórum de Observadores e o Conselho Consultivo da Fundação Renova - que teve seu número de participantes ampliado para 19 membros, sendo 7 representantes dos atingidos - serão criadas Comissões Locais em municípios atingidos ao longo da bacia do rio Doce e também Câmaras Regionais de participação para alinhamento das propostas enviadas.

O responsável pela Ouvidoria deve buscar soluções para as questões suscitadas, por meio de manifestações, com eficiência, observando os princípios éticos, legais e morais de suas funções atuando com transparência e pautado em uma conduta de coerência, razoabilidade, imparcialidade e compromisso na busca de soluções pacíficas e efetivas, fundamentadas no respeito e na prevalência dos direitos humanos em situações pós-desastre. Deve atuar de maneira autônoma e independente para condução dos processos de apuração das manifestações, de modo que possa agir com imparcialidade e legitimidade, preservando a confidencialidade na apuração das manifestações junto aos Programas da Fundação Renova e ao sistema de Governança.

(2)

2 O Ouvidor Geral realizará a articulação com os demais órgãos da Fundação e com instâncias de relações supra institucionais (Conselho Consultivo, Assessorias Técnicas, Ministério Público, Comissões Locais, Defensoria Pública, Policia Federal, Conselho Curador, Conselho Fiscal, Comissões de Atingidos, dentre outros), de modo a dar celeridade às respostas para os diferentes níveis e instâncias da governança externa e à sociedade em geral, bem como o cumprimento do principal objetivo do programa no qual está inserida a Ouvidoria, qual seja o de articular o aproveitamento das manifestações na promoção da melhoria da qualidade e efetividade dos programas de reparação.

O exercício da função do Ouvidor deve ser respaldado pelo Código de Ética do Ouvidor instituído em 1997 pela ABO – Associação Brasileira de Ouvidores.

A Fundação Renova pauta seu trabalho pelo respeito aos direitos humanos de todas as pessoas com as quais se relaciona, sejam elas pessoas das comunidades atingidas, representantes das organizações da sociedade civil, dos poderes públicos, de seus colaboradores, fornecedores e da sociedade como um todo.

II – O EDITAL

Torna-se público que estará aberto, pelo período de 30 (trinta) dias corridos a contar da data de publicação desta resolução, a inscrição para o processo seletivo de 1 (uma) vaga de Ouvidor(a) Geral da Fundação Renova.

O Ouvidor(a) Geral reportará administrativamente ao Conselho Curador da Fundação Renova e encaminhará relatórios e recomendações ao Ministério Público, ao Comitê Interfederativo, Conselho Curador da Fundação Renova e demais instâncias envolvidas, com periodicidade mínima mensal.

III – DA CONDUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO:

Visando a isenção e transparência na Seleção do (a) Ouvidor (a) Geral, a gestão e condução do processo seletivo, será feita pela Selpe Consultoria em Recursos Humanos Ltda., inscrita no CNPJ: 10. 310.310/0001-66.

O processo de avaliação e definição dos candidatos finalistas será de responsabilidade da Comissão Técnica Avaliadora, composta por 01 representante do Ministério Público (MP), 01 da Defensoria Pública (DP), 01 do Comitê Interfederativo (CIF) 01 representante das assessorias técnicas formalmente constituídas e 01 da representante da Fundação Renova.

IV – DAS INSCRIÇÕES

A divulgação da vaga será realizada nos canais abaixo: ▪ Edital do processo seletivo;

▪ Site exclusivo para o processo seletivo;

▪ Site da Fundação Renova, na página do Trabalhe Conosco (www.fundacaorenova.org); ▪ Redes Sociais;

(3)

3 ▪ CBN, Exame, Folha de São Paulo, Estado de Minas e outros;

Todos os candidatos inscritos participarão do processo seletivo para verificação da aderência aos requisitos da vaga. Cabe ao Grupo Selpe a pré-seleção dos profissionais e a apresentação dos aprovados para a Comissão Técnica Avaliadora, composta por 01 representante do Ministério Público, 01 da Defensoria Pública, 01 do Comitê Interfederativo, 01 de uma das assessorias técnicas formalmente constituídas e pela 01 da Fundação Renova que por sua vez, selecionará o Ouvidor(a) após as entrevistas individuais.

Ficarão abertas as inscrições durante o período de 13/05/2019 a 11/06/2019, no site exclusivo para o processo de Seleção do (a) Ouvidor (a) Geral da Fundação Renova.

Condições de inscrição | Requisitos:

a) Formação Acadêmica Superior Completa em Direito, Psicologia, Assistência Social, Antropologia, Ciências Sociais e/ou áreas correlatas;

b) Desejável Pós-Graduação e/ou Mestrado em Direitos Humanos, Gestão de Ouvidoria, Compliance, Governança Corporativa, Mediação e Conciliação de Conflitos e/ou áreas correlatas;

c) Experiência no exercício comprovado em atividades relacionadas a Ouvidoria;

d) Ter atuado na promoção, proteção e defesa em Direitos Humanos, Direito Humanitário, Direito dos Desastres e/ou Direito Ambiental;

e) Apresentar currículo contemplando as experiências relacionadas a Ouvidoria e nas áreas das Políticas Nacionais e Estaduais de Direitos Humanos, Direito Humanitário, Direito dos Desastres e/ou Direito Ambiental; f) Formulário de inscrição preenchido;

g) Cópia de documentos (autenticados) pessoais comprobatórios das informações preenchidas (RG e CPF); h) Declaração pessoal de não ter, ou ter tido nos últimos 3 (três) anos qualquer vínculo com as organizações (BHP

Biliton, Samarco, Vale e Fundação Renova), nem com qualquer órgão da Administração Pública Estadual, Federal e Municipal, direta ou indireta que implique conflito de interesse, ressalvadas instituições públicas de ensino ou pesquisa;

i) Declaração pessoal de não exercer a Advocacia, a qualquer título, durante o exercício de Ouvidor (a) Geral; j) Declaração pessoal de não possuir vinculo de parentesco até o terceiro grau com agentes públicos da

administração pública, vereadores, prefeitos dos municípios atingidos e deputados estaduais dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo;

k) Declaração pessoal de não ter, nos últimos 5 (cinco) anos, condenação em ações judiciais relacionadas a improbidade administrativa, corrupção, lavagem de dinheiro, trabalho escravo ou qualquer violação aos direitos humanos;

l) Declaração pessoal de não possuir vinculo de parentesco até o terceiro grau com funcionários da Fundação Renova, Samarco, Vale e BHP Billiton.

(4)

4 Etapas do processo e Cronograma

1ª Fase – Análise curricular e documental

Esta fase possui caráter eliminatório, sendo seu resultado divulgado no site exclusivo do processo seletivo, em até 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do término do período de inscrição.

Serão aprovados para a 2ª fase, os dez melhores candidatos qualificados, diante de uma análise objetiva, que levará em consideração os seguintes critérios e pontuação:

Critério De Análise Currículo

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO TOTAL

Experiência comprovada no exercício de atividades relacionadas a Ouvidoria de qualquer segmento;

01 a 03 anos (03 pts.)

Até 20 pontos 04 a 06 anos (5 pts.)

07 a 10 anos (10 pts.) 10 anos ou mais (20 pts.) Atuação anterior comprovada como Ouvidor nas áreas de

Direitos Humanos, Direito Humanitário, Direito do Desastres e/ou Desastre Ambiental;

05 pts. por ano de atuação Até 20 pontos

Atuação nas áreas de Direitos Humanos, Direito Humanitário, Direito do Desastres e/ou Desastre Ambiental (não

necessariamente como o Ouvidor);

1 a 5 anos (5pts.) e acima de 5 anos

(15 pts.) Até 15 pontos

Título de Mestrado e / ou doutorado na área de ciências humanas e sociais;

Mestrado (7 pts.) / Doutorado (15

pts.) Até 15 pontos

Publicação de livros ou artigos científicos sobre Direitos

Humanos, Direito Humanitário, Direito do Desastres e/ou Direito Ambiental;

05 pts. por livro e 02 pts. por artigo

apresentado Até 10 pontos

Produção de relatório/parecer/projetos de monitoramento de políticas de Direitos Humanos, Direito Humanitário, Direito do Desastres e/ou Desastre Ambiental;

2 pts. por cada projeto/parecer/relatório

apresentado

Até 10 pontos

Publicação de artigos de opinião em jornais, revistas; 01 pt. por artigo Até 05 pontos

Participação em conferências/seminários/eventos relacionados as áreas de Direitos Humanos, Direito Humanitário, Direito do Desastres, ou Direito Ambiental;

01 pt. por participação Até 05 pontos

(5)

5 Os 10 candidatos (as) aprovados na análise curricular e documental serão submetidos a uma avaliação de perfil/competências, não eliminatória.

Em caso de empate, prevalecerá, nessa ordem:

I - O (a) candidato (a) que possuir maior pontuação no quesito - experiência comprovada no exercício de atividades relacionadas a Ouvidoria de qualquer segmento;

II – O (a) candidato (a) que possuir experiência acadêmica ou experiência de campo comprovada no contexto do desastre ambiental da Bacia do Rio Doce;

III – O Candidato (a) que possuir mais tempo de atuação nas áreas de Direito Humanitário, Direito dos Desastre e/ou Direito Ambiental;

IV - O (a) candidato (a) que possuir mais Títulos e/ou Especializações na área.

2ª Fase – Comissão Técnica Avaliadora

Apresentação dos (as) candidatos (as) aprovados (as) na fase 1ª para a Comissão Técnica Avaliadora, composta por 01 representante do Ministério Público (MP), 01 da Defensoria Pública, 01 do Comitê Interfederativo (CIF), 01 das assessorias técnicas formalmente constituídas e 01 da Fundação Renova.

A Comissão Técnica Avaliadora, versará a análise dos candidatos, por meio de entrevista individual e presencial. A definição do candidato selecionado, será feita por consenso entre os membros desta comissão.

A divulgação dos resultados dos (as) candidatos (as) aprovados, se dará em até 5 (cinco) dias úteis após finalização das entrevistas.

VI – DA ADMISSÃO

A contratação do Ouvidor (a) Geral será de prazo de 04 (quatro) anos permitida recondução, determinado via contrato CLT, sendo a remuneração compatível com o mercado e negociada entre a área de Gestão de Pessoas da Fundação Renova e o candidato finalista, mediante orçamento aprovado para o cargo de Ouvidor Geral.

A admissão ocorrerá mediante a entrega de todos os documentos obrigatórios na data acordada em calendário de admissão, após aceite formal de proposta de remuneração, cargo e benefícios.

A área de Gestão de Pessoas da Fundação Renova será responsável por este processo e contato com o candidato finalista.

Documentos exigidos:

01 Foto 3x4; 01 Cópia da carteira de identidade; 01 Cópia do CPF; Situação Cadastral do CPF; 01 Cópia do título eleitor; 01 Cópia do certificado de reservista; 01 Cópia do certificado escolar; 01 Cópia da carteira de habilitação;

(6)

6 01 Cópia da certidão de casamento ou Escritura Pública Declaratória de União Estável; 01 Cópia da Certidão de Nascimento (caso for solteiro); 01 Cópia do RG e CPF do conjugue ou companheiro(a) e Situação Cadastral do CPF; 01 Cópia da certidão de nascimento dos filhos; 01 Cópia do CPF dos filhos e Situação Cadastral; 01 Cópia da Carteira de Vacinação dos filhos menores de 14 anos; 01 Cópia do cartão nacional de saúde do SUS (do empregado e dependentes: filhos, cônjuge); 01 cópia das 2 primeiras páginas da CTPS e último dia trabalhado; 01 cópia do Cartão PIS-PASEP Cópia da Certidão do PIS; 01 cópia do comprovante de residência (últimos 3 meses); ASO (Atestado de Saúde Ocupacional, proveniente dos exames médicos de admissão).

VII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Poderão o Ministério Público e/ou a Defensoria Pública, de ofício ou por provocação das comissões locais, requisitar a substituição do (a) Ouvidor (a) Geral, sempre que houver motivo bastante para tanto.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Técnica Avaliadora definida no item III.

Referências

Documentos relacionados

- “Desenvolvimento de habilidades pessoais”: por fim, neste agrupamento foram reunidas as respostas dos alunos que tinham como enfoque a ideia de que o estágio se configura como

obtido no segundo pico de carregamento das curvas força versus deslizamento relativo dos modelos. Obviamente, a primeira alternativa se mostra mais

Sabendo-se que o tema de ensino, objeto de estudo para este trabalho, é a química do ensino médio e reconhecendo-se as vantagens do uso de objetos de aprendizado no ensino, tais

a) Havendo desistência do estudante do Programa de Iniciação Científica (PIC – UNISANTA) o orientador é responsável por substituí-lo, o quanto antes, por estudante que

Buscou-se descrever o perfil socioeconômico da amostra, assim como caracterizar o nível de endividamento dos pesquisados a partir de seus hábitos de consumo, investimento e

Em relação à modalidade de Ensino a Distância (EAD), foram submetidas para aprovação quatro propostas de novas turmas nas áreas Contabilidade em IFRS, Gestão Estratégica de

tutorial, o aluno acessa o conteúdo seguindo a especificação dos pré-requisitos, para poder navegar pela hierarquia de conceitos. Neste modo, o módulo de adaptação de

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o