• Nenhum resultado encontrado

Departamento de Agronomia, Área de Fitotecnia,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Departamento de Agronomia, Área de Fitotecnia,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Desempenho de híbridos de tomateiro conduzidos em meia estaca

Marcia Emanoela HF de Souza1; José G Matos Neto1; Vitor C Albert1; Lucas da S Santos2; Guilherme MM Diniz2; Roberto de A Melo3; José Luiz S de Carvalho

Filho4; Dimas Menezes4

1Discente na UFRPE – Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, 52171-900 - Recife/PE,

marcia.agronomia@gmail.com, neto_jgm@hotmail.com; albert_vitaochaves@hotmail.com; 2

Pós-graduando no PPGAMGP na UFRPE, lucasagro@hotmail.com; guilhermedinizzz@hotmail.com;

3PNPD/Capes/Facepe na UFRPE, robertoagronomo@yahoo.com.br; 4Docente na UFRPE no

Departamento de Agronomia, Área de Fitotecnia, joseluiz.ufrpe@yahoo.com.br, dimas@depa.ufrpe.br

RESUMO

A demanda por tomates de excelente qualidade tem aumentado significativamente em todo o mundo, nos últimos anos, em função das propriedades terapêuticas comprovadas do licopeno, pigmento que dá coloração avermelhada ao fruto. Muitos híbridos têm frutos de melhor qualidade e com maior resistência a doenças. Devido a todas estas vantagens, são muitos os agricultores que preferem utilizar sementes híbridas, apesar dos seus custos mais altos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo avaliar híbridos de tomate quanto à produção. O experimento foi conduzido em campo aberto na Horta Educativa da UFRPE, em Recife, PE. Foram utilizadas mudas produzidas em bandejas de isopor de 128 células. O espaçamento adotado, em fileira dupla, foi de 1,0 X 0,60 X 0,50 m, ficando duas fileiras por canteiro. Plantou-se uma muda por cova e o sistema de irrigação adotado foi o de microaspersão. O tutoramento utilizado foi meia estaca com fitilho. As parcelas foram constituídas de uma fileira com cinco plantas. Foram avaliados seis híbridos de tomateiro oriundos da East-West Seed: EW 1098, EW 15059, EW 15062, EW 15063, XA 1179, EW 1099 e duas testemunhas, o híbrido SM 16 (Seminis) e a cultivar de polinização aberta Yoshimatsu (INPA). O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizados, com três repetições. As características avaliadas foram pegamento de frutos, número total de frutos, número de frutos por planta, massa de frutos por planta e massa de frutos total. Os híbridos EW 1098 e XA 1179 apresentaram excelente pegamento de frutos, semelhante à cultivar padrão, Yoshimatsu. Com exceção do híbrido EW 1098, todos os demais apresentaram produção de frutos por planta e produção total superiores às testemunhas Yoshimatsu e SM 16.

Palavras-chave: Solanum lycopersicum, produtividade, licopeno. ABSTRACT

Performance of tomato hybrids conducted in staked

The demand for tomatoes of excellent quality has increased significantly worldwide in recent years, according to the proven therapeutic properties of lycopene, the pigment that gives red color to the fruit. Many hybrids have better fruit and greater disease resistance. Due to all these advantages, many farmers who prefer to use hybrid seeds, despite their higher costs. Thus, this study aims to evaluate tomato hybrids as production. The experiment was conducted in an open field in Horta UFRPE of Education, Recife, PE. We used seedlings grown in trays of 128 cells. The spacing used was 1.0 X 0.60 X 0.50 m, leaving two rows per bed. Planted one seedling per hole and irrigation system adopted was irrigation. The staking was used staked with ribbon. The plots consisted of a row of five plants. We evaluated six tomato hybrids from the East-West Seed: EW 1098, EW 15059, EW 15062, EW 15063, XA 1179, EW 1099 and two

(2)

witnesses, the hybrid SM 16 (Seminis) and open-pollinated cultivar Yoshimatsu (INPA). The experiment was conducted in a randomized block design with three replications. The characteristics evaluated were fruit set, total number of fruits, number of fruits per plant, weight of fruits per plant and total fruit mass. Hybrids EW 1098 and XA 1179 showed excellent fruit set, similar to the standard cultivar, Yoshimatsu. With the exception of the hybrid EW 1098, all others showed mass of fruits per plant and total fruit mass greater than witnesses Yoshimatsu and SM 16.

Keyword: Solanum lycopersicum, productivity, lycopene.

O tomateiro é originário da América do Sul e está amplamente distribuído pelo mundo. Caracteriza-se como uma das principais espécies oleráceas, sendo consumida na forma in natura ou industrializado (Otoni, 2010).

A produção de tomate no Brasil foi de 3.770.280 toneladas em 2011, e a área plantada foi de 61.310 hectares (IBGE, 2011). A demanda por tomates de excelente qualidade tem aumentado significativamente em todo o mundo, nos últimos anos, em função das propriedades terapêuticas comprovadas do licopeno, pigmento que dá coloração avermelhada ao fruto. Trabalhos desenvolvidos em Israel, Itália e Estados Unidos demonstraram a capacidade que o licopeno, um carotenóide com propriedades antioxidantes, tem de prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer no ser humano (Moretti, 2002).

A cultura do tomateiro acumulou muitos ganhos genéticos com o melhoramento de plantas, sendo cultivada em regiões mais remotas do mundo, apesar disso, apresenta muitos problemas, principalmente fitossanitários (Santos, 2009). As cultivares híbridas do tomateiro têm muitas vantagens em comparação com as originadas de polinização livre. As híbridas apresentam, geralmente, rendimentos mais altos. Também amadurecem, de forma geral, mais cedo e mais uniformemente.

Muitos híbridos têm frutos de melhor qualidade e com maior resistência a doenças. Devido a todas estas vantagens, são muitos os agricultores que preferem utilizar sementes híbridas, apesar dos seus custos mais altos (Naika, 2006). Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo avaliar híbridos de tomate quanto à produção

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido de outubro de 2011 a fevereiro de 2012 em campo aberto na Horta Educativa do Departamento de Agronomia, Área de Fitotecnia da

(3)

A semeadura foi realizada em bandejas de isopor com 128 células, utilizando-se substrato comercial para hortaliças. Foram semeadas três sementes por célula, ficando uma muda por célula após o desbaste. As bandejas foram colocadas em casa de vegetação até o dia do transplante. As mudas foram irrigadas por sistema de microaspersão, tendo uma média de cinco regas diárias, variando para mais ou menos dependendo das condições climáticas do dia.

O espaçamento adotado, em fileira dupla, foi de 1,0 X 0,60 X 0,50 m, ficando duas fileiras por canteiro. Plantou-se uma muda por cova. O sistema de irrigação adotado foi o de microaspersão, suspensa a 2,0 m do solo, sendo o turno de rega de acordo com as necessidades hídricas da cultura. A irrigação foi realizada de forma que fosse mantida a umidade do solo.

O tutoramento utilizado foi meia estaca. Fixou-se bambu nas extremidades dos canteiros juntamente com esticadores e dois fios de arame. Em seguida, canos de PVC foram distribuídos a cada 2 m e os fitilhos passados horizontalmente a cada 20 cm. Foram realizadas capinas durante o ciclo da cultura e os tratos fitossanitários realizados de acordo com as recomendações técnicas. As adubações de fundação e cobertura foram realizadas após análise de solo, segundo recomendações do IPA.

As parcelas foram constituídas de uma fileira com cinco plantas. Foram avaliados seis híbridos de tomateiro oriundos da East-West Seed: EW 1098, EW 15059, EW 15062, EW 15063, XA 1179, EW 1099 e duas testemunhas, o híbrido SM 16 (Seminis) e a cultivar de polinização aberta Yoshimatsu (INPA).

O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizados, com três repetições. As características avaliadas foram pegamento de frutos, número total de frutos, número de frutos por planta, massa de frutos por planta e massa total de frutos. O pegamento de frutos foi obtido pelo quociente obtido pela divisão do número de frutos pelo número de flores dos três primeiros cachos. O número total de frutos foi obtido pelo somatório de frutos colhidos nas plantas dentro de cada parcela. O número de frutos por planta foi obtido através da contagem dos frutos colhidos na área útil de cada parcela, sendo esse total dividido pelo número de plantas úteis. A massa de frutos por planta foi obtida após a colheita através da pesagem dos frutos, e a massa total dividida pelo número de plantas úteis dentro da parcela. A massa de frutos total foi obtida através da soma total dos frutos colhidos. As médias foram submetidas à análise da

(4)

variância pelo teste Scott Knott a 5 % de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na Tabela 1, está apresentado o resumo da análise de variância das variáveis pegamento de fruto (PF), número total de frutos (NTF), número de frutos por planta (NFP), massa de frutos por planta (MFP) e massa total de frutos (MTF).

O teste F mostrou significância a 5% de probabilidade entre os tratamentos, para todas as características avaliadas.

Os coeficientes de variação (CV%) apresentaram valores abaixo de 15%, para as variáveis PF, NTF e NFP, constituindo boa precisão experimental. Enquanto que as variáveis MFP e RF, apresentaram valores abaixo de 20%, considerados como de média precisão experimental.

A Tabela 2 apresenta as diferenças significativas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade entre as médias dos seis híbridos de tomate e das duas testemunhas para as cinco variáveis analisadas.

Considerando os valores médios do pegamento de frutos (PF) dos híbridos de tomate, os híbridos EW 1098, XA 1179, e a testemunha Yoshimatsu apresentaram os melhores resultados, apresentando, respectivamente, 88,23% e 94,0% e 94,0% diferindo, significativamente, dos demais. Os híbridos EW 15059, EW 15062, EW 1099, EW 15063, e SM 16 não diferiram entre si, apresentando pegamento de frutos entre 60,90% a 78%.

Yoshimatsu apresentou maior número total de frutos, seguida do híbrido XA 1179. Os híbridos que mostraram os menores desempenhos foram EW 15062 (114,66) e SM 16 (84,66), ficando abaixo dos demais para o número total de frutos e não diferindo entre si.

Quanto à variável número de frutos por planta, os híbridos EW 1098, EW 15063 e a testemunha Yoshimatsu não diferiram entre si e foram superiores aos demais.

Com exceção do híbrido EW 1098, todos os demais apresentaram produção de frutos por planta e produção total superiores às testemunhas Yoshimatsu e SM 16.

(5)

AGRADECIMENTOS

À UFRPE, CNPq, CAPES e FACEPE pelo apoio institucional, a Hortivale – Sementes do Vale Ltda. e a East-West Seed International Limited pelo fornecimento dos híbridos de tomate.

REFERÊNCIAS

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2011. Levantamento sistemático da produção agrícola. Rio de Janeiro, v. 24, n. 02, p. 1- 82. MORETTI CL. 2002. Tomate: Ouro de tolo. Cultivar Hortaliças e Frutas, Campinas, v. 3, n. 17, p. 29-30.

NAIKA S; JEUDE JVL de; GOFFAU M de; HILMI M; DAM BV. 2006. A cultura do tomate-produção, processamento e comercialização. Agrodok 17. 104 p.

OTONI BS. 2010. Caracterização e produção de dois híbridos de tomateiro (Licopersicon esculentum) cultivados sob diferentes níveis de sombreamento. Unimontes: UEMC. 44p. (Dissertação de Mestrado).

SANTOS FFB. 2009. Obtenção e seleção de híbridos de tomate visando à resistência ao Tomato yellow vein streak virus (ToYVSV). Campinas: IAC. 75p. (Dissertação de Mestrado).

(6)

Tabela 1 - Resumo da análise de variância de cinco variáveis: pegamento de fruto (PF),

número total de frutos (NTF), número de frutos por planta (NFP), massa de frutos por planta em g (MFP) e rendimento de frutos em t.ha-1 (RF) avaliadas em oito acessos de tomate [Summary of analysis of variance of five variables: fruit set (PF), total number of fruits (NTF), number of fruits per plant (NFP), weight of fruits per plant in g (MFP) and fruit yield in t.ha-1 (RF) evaluated eight tomato accessions]. Recife, UFRPE, 2011

Quadrado Médio PF NTF NFP MFP RF Tratamentos 7 0,041352* 9536,0236* 509,5701* 600604,9551* 240242153,4319* Blocos 2 0,007627 2793713 9,0511 58096,2822 23238181,1540 Erro 14 0,010708 79,0382 21,1254 62666,7322 25066682,0004 CV (%) 13,92 5,22 12,41 19,82 19,82 Média 0,74 170,1903 37,0440 1262,8305 25256,6256

* Significativo a 5% pelo teste F (*Significant at 5% by F test).

Tabela 2 - Valores médios de pegamento de fruto em % (PF), número total de frutos

(NTF), número de frutos por planta (NFP), massa de frutos por planta em g (MFP) e rendimento de frutos em t.ha-1 (RF) avaliadas em oito genótipos de tomate [Mean values of fruit set in% (PF), total number of fruits (NTF), number of fruits per plant (NFP), weight of fruits per plant in g (MFP) and fruit yield in t.ha-1 (RF) evaluated in eight tomato genotypes]. Recife, UFRPE, 2011

Tratamentos PF (%) NTF NFP MFP (g) RF (t.ha-1) EW 1098 88,23 b 201,54 d 39,93 c 1039,31 a 20,79 a EW 15059 72,56 a 153,66 b 33,06 b 1514,32 b 30,28 b EW 15062 60,90 a 114,66 a 24,70 a 1270,02 b 25,40 b EW 15063 63,56 a 152,79 b 41,81 c 1285,79 b 25,72 b EW 1099 72,56 a 172,54 c 34,13 b 1645,89 b 32,92 b XA 1179 94,00 b 253,33 f 59,00 d 1952,44 b 39,05 b SM 16 78,00 a 84,66 a 16,93 a 583,52 a 11,67 a Yoshimatsu 94,00 b 228,29 e 46,77 c 811,13 a 16,23 a

Médias seguidas de mesma letra não diferem estatisticamente entre si pelo teste de Scott Knott, ao nível de 5% de probabilidade (Means followed by same letter are not statistically different by the Scott Knott test, at 5% probability).

Referências

Documentos relacionados

4-O rendimento de frutos, o número de frutos por planta e a massa média dos frutos obtidos na primeira produção foram plantas, mesmo porque a massa média dos frutos correlacionou-

violaceum (encoding for 13 tsr, 15 tar, 9 trg, and 4 tap), added to the multiple copies of the chemotaxis genes (four CheA, three CheB, two CheD, three CheR, three CheV, five CheY,

Pelos conceitos da Economia dos Custos de Transação esta transação para aquisição de semolina de trigo durum, com média freqüência de transações, com alta

Orientar a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica e acompanhar sua execução nas escolas estaduais; Orientar e verificar a utilização dos materiais didático-pedagógicos

Dans le but de proposer une organisation didactique de l’expérience de recevoir le diagnostic médical, soutenue par notre expérience dans le domaine de l’annonce et prenant en

O presente estágio profissional está inserido no contexto da formação inicial de professores de educação física, correspondente à unidade curricular Estágio Profissional

Apresentamos uma análise das resoluções das duas tarefas selecionadas que revela como os grupos de alunos usaram as representações das funções na resposta quer às

O sistema seleccionado deve permitir visibilidade e uma boa ventilação natural com a janela aberta, mesmo quando este se encontra descido e orientado na posição