• Nenhum resultado encontrado

Endoenças Investidura - Grau 33. Rio de Janeiro - 29/Mar. Maringá-PR - 07/Abr. Porto Velho-RO /Abr/Mar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Endoenças Investidura - Grau 33. Rio de Janeiro - 29/Mar. Maringá-PR - 07/Abr. Porto Velho-RO /Abr/Mar"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ABIM - 008JV

Ano VIII nº 85 - Maio/18

Investidura - Grau 33°

Endoenças - 2018

Rio de Janeiro - 29/Mar

Maringá-PR - 07/Abr

(2)

Informativo Virtual Astréa News

Órgão Oficial de Divulgação do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês

Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil

Fundado em 17 de maio de 2011

Diretor Presidente - Ir∴ Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º

Soberano Grande Comendador

Editor Responsável - Ir∴ Francisco Feitosa da Fonseca, 33º

Jornalista MTb 19038/MG

Correspondências

Rua Barão, 1317 - Praça Seca - Jacarepaguá Rio de Janeiro-RJ - Brasil - CEP 21321-624

www.sc33.org.br / astreanews@sc33.org.br  (21) 3369-8000 ramal 224

Vista do teto do Templo do Grau 33, na sede do Supremo Conselho - “Vesica Piscis” Foto - Ricardo Sodré, 33°

A

primeira investidura ao Grau 33 da

administração 2018-23, foi realizada na bela Maringá, sob a presidência do Soberano Grande Comendador Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°.

A Imagem da Capa - trata-se da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, localizada na Avenida Tiradentes, considerada o principal

cartão-postal de Maringá-PR. Projetada pelo arquiteto José Augusto Belucci, foi construída entre 1959 e 1972. Com capacidade para 3.500 pessoas, a igreja tem uma torre em formato de cônico, com 114 metros de altura, considerado o 10º monumento

mais alto do mundo e o primeiro da América do Sul. Em seu interior abriga trabalhos dos artistas Zanzal Matter e Conrado Mozzer. Um dos destaques são os espelhos-d´água que formam as fontes luminosas com chafariz, onde jorram águas a mais de 5 metros de altura e possui um sistema permanente de

iluminação com software exclusivo.

Também, nesta edição, a realização da Sessão de Endoenças, na sede do Supremo Conselho, assim como a participação do Supremo Conselho nas comemorações do 33º aniversário de fundação da GLOMARON, em Porto Velho-RO.

(3)

ENDOENÇAS 2018

N

a Maçonaria, no que se refere ao Rito Escocês Antigo e Aceito, a cerimônia

celebrada na Quinta-Feira Santa é exclusiva para os iniciados do Grau 18º e acima. Os Cavaleiros Rosa-Cruzes quando reunidos em Conclave, na Quinta-feira Santa, Sessão de Endoenças, para a realização da Ceia do Grau 18º, devem ter em mente que a Ceia constitui um cerimonial, cuja origem é lembrada como sendo a realizada por Jesus com os seus doze discípulos. Jesus, ao distribuir o pão e o vinho, esclareceu que simbolizava o seu próprio corpo e o seu sangue. Contudo, a Ceia Rosacruciana distribui a nutrição, que simboliza o sangue e o corpo de todos os Cavaleiros presentes, para que as forças da vida sejam aumentadas; a inteligência seja sã e sincera, e que a Verdade seja discernida e as aspirações

esclarecidas ante o Grande Arquiteto do Universo. No Cristianismo, os ofícios da Semana Santa chegam a sua máxima relevância litúrgica na Quinta-Feira de Endoenças, quando começa o chamado tríduo pascal, culminante na vigília que celebra, na noite do Sábado de Aleluia, a ressurreição de Jesus Cristo no Domingo.

Quinta-Feira Santa ou Quinta-Feira de Endoenças, que significa dores e temores, é a

quinta-feira, imediatamente, anterior à Sexta-Feira da Paixão, da Semana Santa. Este dia marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal na celebração que relembra a Última Ceia do Senhor Jesus, o Cristo, com os Doze Apóstolos. Dentro dos ofícios do dia, adquire uma especial relevância simbólica, o lava-pés, realizado pelo sacerdote e no qual relembra

Foto - Ricardo Sodré, 33°

(4)

o gesto realizado por Cristo antes da Última Ceia com seus Apóstolos. A chamada “Última Ceia” de Jesus, com os seus “shaberim”, foi um “kidush”, que precedeu a “Pessach”, sendo realizado na quinta-feira.

Na Quinta-Feira de Endoenças, Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do “Sêder de Pessach”, já que segundo esta deveria cear-se um cordeiro puro; com o seu sangue, deveria ser marcada a porta em sinal de purificação; caso contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo. Nesse livro, pode-se ler que não houve uma única família de egípcios na qual não tenha morrido o primogênito, pelo que o faraó permitiu que os judeus abandonassem o Egito, e eles correram o mais rápido possível à sua liberdade; o faraó, rapidamente, arrependeu-se de tê-los deixado sair e mandou o seu exército em perseguição dos judeus, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado o Mar Vermelho fechou o canal que tinha criado, afogando os egípcios. Para os católicos, o cordeiro pascoal, de então, passou a ser o próprio Cristo, entregue em sacrifício pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia.

Coordenado pela Delegacia Litúrgica da 1ª Inspetoria Litúrgica do Rio de Janeiro, sob o comando do Membro Efetivo e Grande Secretário

Geral do Santo Império, Poderoso Irmão Anderson Pinto Verçosa Simões, 33°, foi realizada na sede do Supremo Conselho, sob a direção do Sublime Capítulo Rosa Cruz Simon Bolivar, cujo Aterzata é o Irmão Rubens Caldeira Monteiro, 33°, a Cerimônia de Iniciação de 55 Irmãos ao Grau 18° - Cavaleiro Rosa Cruz, seguido da Ceia Mística. As cerimônias foram presididas pelo Soberano Grande Comendador, Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, com as presenças dos Poderosos Irmãos, Membros Efetivos, José Alves de Alencar, 33° - Grande Ministro de Estado; Sérgio Antônio Medeiros Vieira, 33° - Grande Chanceler da Guarda do Selo; Jorge Alexandre Pimentel Mege, 33° - Grande

Hospitaleiro do Santo Império e Delegado Litúrgico da 1ª do RJ, Presidentes de Corpos e diversos Irmãos. 

Foto - Ricardo Sodré, 33°

(5)

N

os dias 06 e 07 de abril de 2018, o Supremo Conselho participou das comemorações do 33º aniversário de fundação da GLOMARON – Grande Loja Maçônica de Rondônia, evento realizado em Porto Velho, capital do estado. O Soberano Grande Comendador, Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, que estava, nesta mesma data, com sua Comitiva no Vale de Maringá, no Paraná, a fim de presidir a realização da Cerimônia de Investidura ao Grau 33°, sob a coordenação da 5ª Inspetoria Litúrgica do PR, não pôde se fazer presente, em Porto Velho, sendo, devidamente, representado pelo Poderoso Irmão José Alves de Alencar, 33° - Grande Ministro de Estado.

Fundada em 10 de abril de 1985, a Grande Loja Maçônica de Rondônia comemora, em 2018, o seu “Jubileu de Crizo”, 33 anos de aniversário de fundação. A abertura do marcante evento foi realizada às 19h15, no Hotel Accordes, em Porto Velho, com a presença de diversas autoridades maçônicas e civis. Às 20h, foi proferida a Palestra “Maçonaria na Atualidade” pelo Poderoso Irmão Thomas Jackson, 33° (EUA) - Secretário Geral “Ad Vitam” da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares. Posteriormente, foi entregue pela GLOMARON comendas aos participantes e mimos, encerrando com um coquetel fraternal.

Na programação do evento constava, no dia seguinte, a realização da XI Reunião das Grandes Lojas da Região Norte, com a abertura às 08h30. Por volta das 09h, iniciaram-se os Debates sobre os temas: Conclusão

sobre o Projeto Faixa de Fronteiras, para envio à CMSB; Discussões sobre os problemas da Região Norte e possíveis ações a serem realizadas no sentido de buscar soluções; O cerimonial do Ritual de Mestres Instalados. Em seguida, foi oferecido um Almoço aos participantes.

Na parte da tarde, foram reencetados os trabalhos às 14h, com a Palestra “O Novo Desafio da Maçonaria - Sua Própria Existência”, proferida pelo Poderoso Irmão Geraldo Macedo, 33° - Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso. Às 15h, foi proferida a Palestra “Carpe Diem”, pelo Poderoso Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, 33° - Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Santa Catarina.

Após um breve Coffee Break, foi ministrada a Palestra “Uma Radiografia da Maçonaria - Por que não

Os Poderosos Irmãos José Alves de Alencar, 33° - Grande Ministro de Estado; Aldino Brasil de Souza, 33° - Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMARON; Paulo Benevenute Tupan, 33° - Grande Inspetor Litúrgico de Rondônia.

Foto - GLOMARON Foto - GLOMARON

(6)

entram? Por que não ficam? Por que não retornam?”, pelo Poderoso Irmão Luiz Saraiva, 33° - Ex Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre. Em seguida, foi proferida a Palestra “Motivação e Gestão de Pessoas e de Conflitos na Maçonaria”, pelo Poderoso Irmão Cassiano Teixeira de Morais, 33° - Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal.

Na programação, também, constou da palestra do nosso Sobrinho, o DeMolay Senior Aleksander Allen Lima Palitot - Vereador da cidade de Porto Velho, que proferiu a palestra “Rondônia, Uma História!”

Posteriormente, coube ao Ilustre Senhor Henrique Prata, proferindo a palestra “Hospital do Amor”, da

Fundação Pio XII, sobre a Casa de Apoio “Filhos de Hiran”, que auxilia os pacientes de câncer, em tratamento naquele Hospital, finalizando a programação.

À noite foi oferecido, aos participantes, um Jantar Baile de Confraternização, coroando o belíssimo evento das comemorações dos 33 Anos de Aniversário de Fundação da GLOMARON. O Sereníssimo Grão-Mestre outorgou ao Poderoso Irmão José Alves de Alencar, 33° - Grande Ministro de Estado, a comenda alusiva aos 33 anos de fundação da GLOMARON.

O Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMARON, em suas palavras, fez um breve histórico dessa egrégia instituição: “Nossa querida GLOMARON está completando

33 anos de atividades, trabalhando em prol da sociedade

rondoniense e, de alguma forma, tentando tornar feliz a humanidade. Muitos irmãos que por aqui passaram, deixaram sua parcela de contribuição para o crescimento e fortalecimento da nossa sublime instituição. A todos, nossos eternos agradecimentos em nome de todos os Grão-Mestres que já presidiram a GLOMARON.

Já passamos por momentos difíceis que serviram de inspiração, aprendizado e estímulo para continuar crescendo; passamos por momentos de tristeza que

serviram para promover a união e a superação; passamos por momentos de alegrias e regozijo, que nos renovaram e recarregaram as baterias para continuar nossa missão, mas todos esses momentos nos dão a certeza de que a nossa Grande Loja continuará a crescer, forte e altaneira, trabalhando pelo bem-estar do gênero humano.

A moderna maçonaria, nesse processo de

transformação, exige-nos muito, mas estamos convictos de que os maçons, que constituem a nossa constelação, estarão de pé e à ordem para o trabalho. Afinal, muito já foi feito, mas, ainda, há muito por fazer”. 

Foto - GLOMARON

Foto - GLOMARON

Foto - GLOMARON

(7)

Novos Grandes Inspetores Gerais

5ª/6ª Inspetorias Litúrgicas do Paraná

Vale de Maringá

A

Comitiva do Supremo Conselho, em seu trabalho itinerante de realização de investiduras ao Grau 33°, seguiu, no dia 06 de abril de 2018, para o estado do Paraná, cidade de Maringá, cerca de 436 km de Curitiba, a capital paranaense, a fim de realizar a primeira cerimônia de investidura sob a nova administração 2018-23.

Maringá, que ostenta orgulhosamente o título de “Cidade-Canção”, que segundo a “Nova História da MPB, Volume 22”, relata que o nome do município se deu porque os operários que construíram a cidade, cantavam noite e dia, durante seus trabalhos, a música “Maringá, Maringá”, de autoria de Joubert de Carvalho. Fato é que, na placa da Rua Joubert de Carvalho, está escrito: “Compositor da música que deu o nome à cidade”.

Com traçado urbanístico, inicialmente planejado e modernista, pelo urbanista Jorge Macedo Vieira, seguindo o princípio do pré-urbanista inglês Ebenezer Howard, de Cidade-Jardim de Amanhã, na qual descreveu uma cidade utópica, em que pessoas viviam harmonicamente juntas com a natureza, sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes a sua fundação. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados, preservando, no perímetro urbano, grandes áreas de mata nativa, como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui, ainda, fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma

grande rede de áreas de conservação de fundos de vale, razão de ostentar, também, o título de “Cidade Verde”. Maringá foi considerada, por pesquisa realizada por órgão de imprensa de credibilidade nacional, como a melhor cidade do Brasil para se viver.

Sob todos esses predicados que os valorosos Irmãos maringaenses, acolheram, fraternalmente, os membros da Comitiva do Supremo Conselho. O Vale de Maringá, excepcionalmente, possui duas Inspetorias Litúrgicas: a 5ª PR, sob a direção do Grande Inspetor Litúrgico, o Poderoso Irmão José Aparecido Lourenço, 33°, e a 6ª PR, sob a direção do Poderoso Irmão José Buzato, 33°, exclusiva para os Irmãos pertencentes às Lojas jurisdicionadas ao GOPR – Grande Oriente do Paraná.

Comandada pelo Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, completava a Comitiva, os Membros Efetivos e Poderosos Irmãos Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Lugar Tenente Comendador; Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império; Antonio Luiz Corrêa, 33° - Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império. A Comitiva foi, fraternalmente, recepcionada no Aeroporto Regional de Maringá – Gastão Vidal, pelos Poderosos Irmãos Manif Antonio Julio Torres, 33° - Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª PR e Membro Efetivo para o estado do Paraná; os Grandes Inspetores Litúrgicos anfitriões, os Poderosos Irmãos José Aparecido Lourenço,

Foto - Jornal “O V

(8)

33° (5ª PR) e José Buzato, 33° (6ª PR), sendo conduzida ao Hotel “Deville Business Maringá” para merecido descanso. Posteriormente, foi oferecido aos membros da Comitiva um Almoço de Boas Vindas.

Por volta das 16h, a convite do Prefeito de Maringá, o Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, foram recepcionados na Câmara Municipal de Maringá, quando foram presenteados com um livro “Maringá - 70 Anos – A Cidade Contado Pelos Que Viveram a Sua História!” À noite, foi oferecido um Jantar, em um clube local, com a singular presença do Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, o Poderoso Irmão Valdemar Kretschmer, 33°.

No dia seguinte, o Poderoso Irmão Antônio Corrêa, 33° - Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império, reuniu os sessenta e sete Irmãos, sendo sessenta Irmãos pertencentes aos Consistórios de Príncipes do Real Segredo das Seis Inspetorias Litúrgicas do Paraná: dezesseis da 1ª PR; doze da 2ª PR; sete da 3ª PR; dois da 4ª PR; doze da 5ª PR; onze da 6ª PR. Além de seis Irmãos da Inspetoria de Roraima e um da 1ª Inspetoria Litúrgica do Pará. A título de conscientizá-los da importância e das responsabilidades de um Grande Inspetor Geral, proferiu uma elucidativa palestra preliminar aos investindos, sendo, posteriormente, conduzidos a adentrarem ao Templo, devidamente adequado, quando foram investidos no Grau 33°, conforme o que determina o Ritual.

Presentes à cerimônia o Membro Efetivo para o estado do Paraná e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª do PR, o Poderoso Irmão Manif Antonio Torres Julio, 33°; o Sereníssimo Grão-Mestre da GLP - Grande Loja Maçônica do Paraná, o Poderoso Irmão Valdemar Kretschmer, 33°; o Deputado do Grão-Mestre da GLP, o Poderoso Irmão Euclides Felipe, 33°; o Ex Grão-Mestre da GLP, o Poderoso Irmão João Carlos Silveira, 33°; o Grande 1º Vigilante da GLP, o Poderoso Irmão José de Faria, 33°; o Grande Orador da GLP, o Poderoso Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, 33°; o Grande Orador Adjunto da GLP, o Poderoso Irmão José Triana Primo, 33°; o Grande Secretário de Relações Interiores da GLP, o Poderoso

Irmão Celso de Melo, 33°; Diversos Grandes Inspetores Litúrgicos, Delegados Litúrgicos, Presidentes dos Altos Corpos e Irmãos Grandes Inspetores Gerais da região, totalizando cerca de 170 irmãos abrilhantando o marcante evento.

A Cerimônia de Investidura, sob a presidência do Soberano Grande Comendador, Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, transcorreu segundo o que preceitua o Ritual do Grau 33°, destacando-se pela organização, harmonia dos trabalhos ritualísticos e, em especial, por ter sido a primeira investidura ao Grau 33° realizada pelo Soberano Grande Comendador, após sua memorável Posse no honroso cargo.

Coube ao Poderoso Irmão Lúcio Bagio Zanuto Junior, 33°, fazer uso a palavra, em nome dos demais

recém investidos, manifestando o agradecimento de todos, a todos que os auxiliaram em suas caminhadas; em especial à Alta Cúpula do Supremo Conselho presente, proporcionando este momento tão marcante em suas vidas.

O Poderoso Irmão Manif Torres, 33° - Membro Efetivo para o estado do Paraná, disse de sua enorme satisfação em receber o Soberano Grande Comendador e sua Comitiva no Vale de Maringá, para realização da investidura de sessenta e sete novos Irmãos ao Grau 33°.

A Comitiva do Supremo Conselho, calorosamente, acolhida pelos valorosos Irmãos Maringaenses, em momentos de descontração.

Foto - Jornal “O Vigilante”

Foto - 5ª Insp∴ Lit∴ do PR

Foto - 5ª Insp

Lit

(9)

O Grande Inspetor Litúrgico da 6ª do PR, o Poderoso Irmão José Buzato, 33°, parabenizou a beleza dos trabalhos ritualísticos, agradecendo a honra de ter, em seu Vale, a presença da Comitiva do Supremo Conselho. Finalizou, parabenizando os novos Grandes Inspetores Gerais.

O Poderoso Irmão José Aparecido Lourenço, 33° - Grande Inspetor Litúrgico da 5ª do PR, agradeceu a presença do Soberano Grande Comendador e sua Comitiva; parabenizou a todos que se empenharam para o absoluto sucesso do evento; parabenizou os Irmãos ora investidos e ressaltou a importância daquele evento, no Vale de Maringá, que ficará marcado nos anais da história da 5ª e da 6ª Inspetorias Litúrgicas, assim como nos corações de todos que puderam vivenciar momentos tão inesquecíveis.

O Poderoso Irmão Lugar Tenente Comendador, Adélman Pinheiro, 33°, emocionado, narrou um breve trecho da história dos pais do Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, Soberano Grande Comendador, e sua profícua trajetória até os dias atuais.

O Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, o Poderoso Irmão Valdemar Kretschmer, 33°, agradeceu, na pessoa do

Soberano Grande Comendador, as singulares presenças dos membros da Alta Cúpula do Supremo Conselho, na jurisdição da Grande Loja do Paraná; enalteceu a beleza dos trabalhos ritualísticos, e parabenizou os novos Irmãos recém investidos, rogando as bênçãos do GADU a todos.

Na oportunidade, o Soberano Grande

Comendador, convidou o Poderoso Irmão Membro Efetivo e Grande Tesoureiro do Santo Império, Maurício Soares, 33°, para tomar lugar no Altar de Juramentos, solicitando ao Irmão Grande Secretário da Sessão, que procedesse a leitura do Ato de Posse do mesmo, como Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Inspetoria Litúrgica do RJ, empossando-o no honroso cargo.

O Soberano Grande Comendador agradeceu a carinhosa acolhida, de parte de todos os Irmãos

O Soberano Grande Comendador recebe o título de “Hóspede Oficial da Cidade de Maringá, outorgado pelo Prefeito da Cidade.

maringaenses, capitaneados pelos Grandes Inspetores Litúrgicos anfitriões, da 5ª e da 6ª do PR; agradeceu o prestimoso apoio do Sereníssimo Grão-Mestre Valdemar Kretschmer, 33°; parabenizou os novos Grandes

Inspetores Gerais; agradeceu a todos que se empenharam para a realização daquele belíssimo evento; finalizou, agradecendo, também, a todos os presentes que abrilhantaram a marcante investidura.

Após a cerimônia, já na parte festiva do evento, que reuniu cerca de 400 pessoas, a Comitiva teve a honra de receber a singular visita do Excelentíssimo Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas - Prefeito da Cidade de Maringá, seus familiares, além de seu secretariado, formado por diversos Irmãos maçons. Na ocasião, o Prefeito de Maringá outorgou ao Soberano Grande Comendador e aos membros de sua Comitiva, os títulos de “Hóspedes Oficiais do Município de Maringá”.

A Comitiva regressou ao Rio de Janeiro no dia seguinte (08), cumprindo, fielmente, mais um item da agenda de trabalhos de 2018, conscientes de sua nobre missão, em prol do aperfeiçoamento do gênero humano! 

Nossos sinceros agradecimentos ao GIL da 5ª do PR, Pod∴ Ir ∴José Aparecido Lourenço, 33°, pelo envio de texto e fotos para elaboração desta matéria! GIL da 5ª do PR - José Aparecido Lourenço, 33°; Sereníssimo GM

da GLP Valdemar Kretschmer, 33°; Prefeito Ulisses Kotsifs; SGC Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°; GIL da 6ª do PR - José Buzato, 33°

Foto - Jornal “O Vigilante”

Foto - 5ª Insp∴ Lit∴ do PR

Foto - 5ª Insp

Lit

(10)

Referências

Documentos relacionados

Considerando a APA Parque e Fazenda do Carmo como um dos últimos resquícios de Mata Atlântica, com a presença de aves endêmicas e áreas bem conservadas, é

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C

A presença da população negra das Américas e das Índias Ocidentais no continente africano, não consistiria, para Garvey, em uma submissão dos africanos a estes

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and

Alternativas para a implementação de uma moradia estudantil destinada ao atendimento dos alunos de graduação e pós-graduação da UFABC. Pesquisa da realidade das