• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO RETIFICADO/UEPB/PPGDR/02/2012 TURMA 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO RETIFICADO/UEPB/PPGDR/02/2012 TURMA 2013"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (UEPB-UFCG)

EDITAL DE SELEÇÃO RETIFICADO/UEPB/PPGDR/02/2012 TURMA 2013

1 PREÂMBULO

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional foi recomendado pela CAPES em dezembro de 2008 e funciona em associação do tipo parcial envolvendo a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O PPGDR é vinculado, única e exclusivamente à UEPB, mas seu quadro docente efetivo conta com a participação de docentes da UFCG e da UFPB.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, em conformidade com a RESOLUÇÃO CNE/CES nº 1, de 03 de abril de 2001, e o Regulamento Geral dos Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual da Paraíba (RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/20/2005), torna público o presente Edital que estabelece as normas referentes ao Processo Seletivo para o preenchimento das vagas do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional, Turma 2013.

2 PROGRAMA/OBJETIVOS

O Programa tem como foco principal os estudos de natureza socioeconômicas e ambientais, projetos de desenvolvimento regional, análise de situações de desenvolvimento rural e urbano, políticas territoriais e públicas de desenvolvimento, o papel dos atores e das instituições no planejamento do desenvolvimento e o impacto da globalização nas dinâmicas regionais de produção. Busca-se, também, estimular estudos que analisem o desenvolvimento local a partir de outras variáveis, como a cultura, o clima e o turismo, as quais têm sido, até certo ponto, negligenciadas em programas de pós-graduação que têm como temática as questões relativas ao desenvolvimento regionais com ênfase ao semiárido nordestino.

(2)

2.1 Objetivos principais do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional a) Contribuir para o avanço dos estudos sobre os fenômenos relacionados aos processos de Desenvolvimento Regional/Local;

b) Promover a formação qualificada de profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, assessoria, consultoria, planejamento e avaliação em instituições públicas, privadas e do terceiro setor;

c) Induzir reflexões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre os cenários do Desenvolvimento Regional, fomentando a produção acadêmico-científica na área.

d) Desenvolver a capacidade profissional e contribuir para refletir sobre os problemas locais, regionais e nacionais;

e) Promover a integração de conhecimentos, incentivar a realização da pesquisa aplicada e sua socialização.

2.2 A estrutura do PPGDR consiste de uma área de concentração-Desenvolvimento Regional- e três Linhas de Pesquisa Subordinadas:

2.2.1 Desenvolvimento e Conflitos Sociais

Dedica-se a estudar a origem, a natureza e os atores envolvidos nos conflitos sociais manifestos ou latentes. A ênfase, nesse sentido, não se localiza apenas na identificação dos limites e possibilidades de confronto entre as forças sociais e as diferentes instâncias de poder, mas também na problematização e explicitação das razões da dificuldade de articulação política de longo prazo, em uma região com graves desigualdades sociais em todas as dimensões da vida social. Isto implica identificar os diferentes espaços de disputa na região e as ações táticas e estratégicas que orientam os processos decisórios relacionados ao planejamento regional. Implica, também, analisar os conflitos de interesses e os riscos socioambientais implícitos em projetos de desenvolvimento baseados em demandas de setores específicos.

2.2.2 Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais

Reúne projetos de pesquisa que abordam a racionalidade do Estado nos processos de formulação de políticas de desenvolvimento regional, incluindo o papel histórico do clientelismo; os crescentes processos participativos na formulação e implementação de políticas públicas que desafiam os tradicionais modelos de exercício da cidadania; e a emergência de métodos de governança democrática, com soluções locais experimentadas caso a caso, nas quais os movimentos

(3)

sociais urbanos e rurais vêm atuando de forma cada vez mais articulada. Nessa linha enfatiza a investigação de formas inovadoras de ação coletiva que potencializam a capacidade de intervenção nos processos decisórios e na alocação de recursos das diferentes esferas governamentais em favor das populações e territórios tradicionalmente menos favorecidos pelo Estado.

2.2.3 Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional

Considerando as diferentes perspectivas de estudo e investigação da relação entre o turismo, a cultura e o desenvolvimento regional, nesta linha de pesquisa opta-se por uma perspectiva crítica que não perde de vista o conflito, as contradições e, principalmente, os diferentes interesses que se organizam na composição do modelo neoliberal de ler, compreender e fazer turismo. Pretende-se estimular projetos e pesquisas que enfoquem as tensões entre os ambientes natural e construído, o uso dos recursos naturais e os principais impactos do turismo na região nordestina. Espera-se, ainda, que tais projetos ajudem a problematizar a experiência turística na cultura contemporânea, contribuam para a análise das relações entre turistas e culturas locais e possibilitem, por fim, a compreensão do turismo como um fenômeno também cultural. Numa perspectiva mais ampla, objetiva investigar os processos turísticos no contexto da sociedade global, levando em conta, dentre outros fenômenos, os novos padrões de mobilidade na sociedade global, os processos turísticos e seus efeitos sociais e culturais, a produção simbólica no turismo e os imaginários.

3 DAS VAGAS E DOS REQUISITOS

3.1 Número de vagas: 20 (vinte).

3.1.1 O Programa não se obriga a preencher todas as vagas ofertadas;

3.2 Poderão se inscrever no Processo Seletivo objeto deste Edital os portadores de diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação nas distintas áreas do conhecimento;

3.3 Os resultados de qualquer uma das etapas do Cronograma do Processo Seletivo não serão fornecidos por telefone, fax ou e-mail.

4 DO CRONOGRAMA

4.1 O Processo Seletivo objeto do presente Edital compreenderá, essencialmente, as seguintes etapas e períodos descritos no Cronograma apresentado a seguir:

(4)

Etapas Períodos

Inscrições De 05 a 09 de novembro de 2012 Homologação das inscrições e publicação

no quadro de avisos da Secretaria do PPGDR e na página eletrônica da UEPB (www.uepb.edu.br)

12 de novembro de 2012

Prazo para recurso à homologação das inscrições (*)

13 de novembro de 2012

Resultado dos eventuais recursos à homologação das inscrições

14 de novembro de 2012

Prova de Conhecimento Específico (PCE) 16 de novembro de 2012 (tarde)

Resultado da PCE 22 de novembro de 2012

Prazo para recurso ao resultado da PCE (*) 23 de novembro de 2012 Resultado dos eventuais recursos ao

resultado da PCE

26 de novembro de 2012

Análise do Projeto de Pesquisa (APP) 27 a 30 de novembro de 2012 Resultado da Análise do APP 03 de dezembro de 2012 Prazo para recurso ao resultado da APP (*) 04 de dezembro de 2012 Resultado dos eventuais recursos ao

resultado da APP

05 de dezembro de 2012

Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (LE)

04 de dezembro de 2012 (à tarde)

Publicação do Cronograma das Entrevistas 04 de dezembro de 2012 Realização das Entrevistas e Análise de

Currículos

06 a 11 de dezembro de 2012

Resultado da Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (LE)

11 de dezembro de 2012

Resultado da Entrevistas e da Análise do Currículo

12 de dezembro de 2012

Prazo para recurso ao resultado das Entrevistas e da Análise de Currículos (*)

13 de dezembro de 2012

Resultado Final 18 de dezembro de 2012

Prazo para recurso ao Resultado Final (*) 19 de dezembro de 2012 Relatório final pela Comissão de Seleção 20 de dezembro de 2012

(5)

4.2 O Cronograma do processo seletivo poderá sofrer alterações, motivadas por razões de ordem institucional ou jurídica.

4.2.1 Caso ocorram, as alterações no Cronograma deverão ser publicadas através de comunicados ou aditivos ao presente Edital, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr).

5 DAS INSCRIÇÕES

5.1 Período e horário: De 05 a 09 de novembro de 2012, das 08h00 às 12h00 e das 148h00 às 17h00 5.2 Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, UEPB, Campus I, Central de Integração Acadêmica, Sala 311, na Rua Baraúnas, 351, 3º andar, Bairro Universitário, 58429-500, Campina Grande-PB.

5.2.1 As inscrições poderão também ser efetuadas por via postal, para o endereço constante no subitem 5.2, através do serviço de entrega rápida (SEDEX) e com aviso de recebimento (AR), com postagem até 09 de novembro de 2012, às 17h00.

5.2.2 A confirmação do recebimento de inscrição efetuada por via postal será comunicada, até o dia 09 de novembro de 2012, pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, para o(s) endereço(s) de correio eletrônico informado(s) pelo candidato no Formulário de Inscrição.

5.3 No ato da inscrição, o interessado ou seu procurador devidamente constituído deverá entregar ou encaminhar pelos correios (via postal), contendo os seguintes documentos:

5.3.1 Formulário de Inscrição preenchido (disponível no Anexo 1 deste Edital), exceto o Nº de Inscrição, sendo obrigatório indicar a opção da Linha de Pesquisa para a qual estará concorrendo (Desenvolvimento e Conflitos Sociais; Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais; ou Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional) e a opção para realização da Proficiência em Língua Estrangeira (Língua Inglesa ou Língua Francesa).

5.3.2 Cópia autenticada da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista (para os candidatos do sexo masculino), Passaporte (para os candidatos estrangeiros), Diploma ou Certidão de conclusão de curso de graduação e Histórico Escolar do mesmo curso;

5.3.3 02 (duas) fotografias atuais, tamanho 3x 4;

5.3.4 Curriculum Vitae (preferencialmente, no Lattes), com documentos comprobatórios (originais ou autenticados);

(6)

5.3.5.1 O Projeto de Pesquisa deverá ter entre 08 (oito) e 10 (dez) laudas (incluindo as Referências); papel A4 (210x297mm, observando margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm); espaçamento entre linhas de 1,5; fonte Arial 12; e conter os seguintes tópicos:

5.3.5.1.1 Título;

5.3.5.1.2 Indicação da linha de pesquisa à qual o Projeto se vinculará;

5.3.5.1.3 Resumo executivo, compreendendo entre 05 (cinco) e 06 (seis) linhas; 5.3.5.1.4 Justificativa;

5.3.5.1.5 Problema/Objeto de estudo e objetivos da pesquisa, seja ela empírica ou teórica; 5.3.5.1.6 Revisão da literatura;

5.3.5.1.7 Referencial teórico, com definições de conceitos e de categorias de análise, quando pertinente;

5.3.5.1.8 Esboço dos procedimentos metodológicos, técnicas e instrumentos de pesquisa empírica ou teórica;

5.3.5.1.9 Cronograma de Trabalho para o período de 24 (vinte e quatro) meses; 5.3.5.1.10 Referências.

5.4 O candidato, ao apresentar a documentação requerida, responsabilizar-se-á pela veracidade de todas as informações prestadas.

5.5 Os eventuais recursos (*) referentes à homologação das inscrições, dos resultados da Prova de Conhecimento Específico, da Análise do Projeto de Pesquisa, da Entrevista e Análise do Currículo, ao resultado da Proficiência em Língua Estrangeira e para recurso ao Resultado Final, deverão ser interpostos pelos interessados ou seu procurador devidamente constituído, nas respectivas datas de cada uma das etapas, especificadas no cronograma do processo seletivo, item 4 deste edital, junto ao Setor de Protocolo da UEPB, rua Baraúnas, 351, térreo do Prédio das Pró-Reitorias, Bairro Universitário, Campina Grande-PB, no horário das 08h00 às 12h00, devendo ser encaminhado à Comissão de Seleção do processo objeto deste Edital.

5.6 Será publicado, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e da PRPGP (http://prpgp.uepb.edu.br/), o resultado da apreciação dos eventuais recursos interpostos.

(7)

6 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 Local: Central de Integração Acadêmica, Salas de aulas do PPGDR, UEPB, Campus I, Rua Baraúnas, 351, Bairro Universitário, Campina Grande-PB.

6.2 O Processo de Seleção objeto do presente Edital será realizado por uma Comissão de Seleção, composta por professores vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

6.3 O Processo de Seleção constará de 05 (cinco) etapas, sendo a primeira, a segunda e a terceira etapas eliminatórias, enquanto a quarta e quinta etapas serão classificatórias:

6.3.1 Prova de Conhecimento Específico; 6.3.2 Análise do Projeto de Pesquisa; 6.3.3 Entrevista;

6.3.4 Análise do Currículo (Conforme pontuação disponível no Anexo 3 deste Edital); 6.3.5 Proficiência em Língua Estrangeira.

7 DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

7.1 Data e horário: 16 de novembro de 2012 (tarde), das 14:00 às 18:00 horas.

7.2 O candidato deverá portar comprovante de inscrição, Carteira de Identidade, CPF e caneta azul ou preta.

7.3 A Prova de Conhecimento Específico será escrita e baseada na Bibliografia básica descrita no Anexo 2, com o objetivo de avaliar o conhecimento e a capacidade de sistematização e reflexão dos candidatos.

7.4 Não será permitida consulta a qualquer tipo de material durante a Prova, sob pena de o candidato ser desclassificado.

7.5 O candidato que, por qualquer motivo, não comparecer na data e horário previstos para a realização da Prova de Conhecimento Específico será automaticamente desclassificado.

7.6 A Comissão de Seleção atribuirá à Prova dos candidatos uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), a partir dos seguintes critérios:

7.6.1 Adequação das respostas às perguntas formuladas; 7.6.2 Compreensão da bibliografia indicada para a prova;

(8)

7.6.4 Capacidade de expressão escrita (incluindo ordenamento lógico dos argumentos, principio de comunicação cientifica com adequação à norma culta do português).

7.7 Será aprovado na Prova de Conhecimento Específico o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).

7.8 No dia 22 de novembro de 2012 será publicado, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/), o Resultado da Prova de Conhecimento Específico.

8 ANÁLISE DO PROJETO DE PESQUISA

8.1 Período: 27 a 30 de novembro de 2012

8.2 Serão submetidos à análise, exclusivamente, os Projetos de Pesquisa dos candidatos aprovados na Prova de Conhecimento Específico, entregues ou postados no ato da inscrição.

8.3 A Comissão de Seleção atribuirá aos Projetos de Pesquisa uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), a partir dos seguintes critérios:

8.3.1 Inovação, viabilidade, pertinência e vinculação do objeto com os interesses de estudo e investigação da linha de pesquisa;

8.3.2 Articulação tema-problema-justificativa-objetivos-referencial teórico-procedimentos metodológicos;

8.3.3 Qualidade textual (conhecimento da língua, coerência e coesão) e organização técnico-metodológica, em conformidade com a ABNT;

8.3.4 Domínio da literatura (interpretação, inferências, aplicação, subordinação ao objeto) e dos conceitos.

8.4 Será aprovado na Análise do Projeto de Pesquisa o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).

8.5 No dia 03 de dezembro de 2012 o resultado da análise do Projeto de Pesquisa será publicado no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e PPGDR ( http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/).

8.6 No dia 04 de dezembro de 2012 será publicado no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB

(9)

(http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/) o Cronograma da etapa de Entrevistas, contendo os nomes dos candidatos, datas e horários da argüição, definido a partir da ordem do número de inscrição dos mesmos

9 ENTREVISTAS E ANÁLISE DOS CURRÍCULOS

9.1 Período e horário das entrevistas: De 06 a 11 de dezembro de 2012, das 08:00 às 12:00 e das 14h00 às 17h00 h.

9.2 Participarão da etapa de Entrevista e Análise do Currículo, exclusivamente, os candidatos aprovados na etapa de Análise do Projeto de Pesquisa.

9.3 A etapa de Entrevista e Análise do Currículo consistirá na argüição do candidato pela Comissão de Seleção, com duração máxima de 30 (trinta) minutos e gravação através de equipamento de áudio e/ou de vídeo.

9.4 A etapa de Entrevista será realizada publicamente, com a ressalva da proibição de ser assistida pelos candidatos concorrentes ou seus procuradores devidamente constituídos.

9.5 Não será permitida consulta a qualquer tipo de material durante a realização da etapa de Entrevista, incluindo o Projeto de Pesquisa, sob pena de o candidato ser desclassificado.

9.6 O candidato que, por qualquer motivo, não comparecer na data e horário previstos para a realização da etapa de Entrevista e Análise do Currículo será, automaticamente, desclassificado. 9.7 A Comissão de Seleção atribuirá aos candidatos uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), a partir dos seguintes critérios:

9.7.1 Capacidade de lidar com a problemática do Desenvolvimento Regional; 9.7.2 Abertura para o debate multidisciplinar;

9.7.3 Experiência acadêmica e profissional; 9.7.4 Expectativas em relação ao curso;

9.7.5 Disponibilidade de tempo para dedicação ao curso.

9.8 Será aprovado na Entrevista o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).

9.9 Os resultados das Entrevistas e Análise do Currículo serão publicados no dia 12 de dezembro de 2012, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR ( http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/),

(10)

10 PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

10.1 Data e horário: 04 de dezembro de 2012, das 14h00 às 18:00h.

10.2 O candidato deverá portar comprovante de inscrição, Carteira de Identidade, CPF e caneta azul ou preta.

10.3 Participará da Proficiência em Língua Estrangeira, exclusivamente, o candidato aprovado na Prova de Conhecimento Especifico.

10.4 A Proficiência em Língua Estrangeira será escrita e consistirá na compreensão e discussão de texto, redigido originalmente em Língua Inglesa ou Língua Francesa (de acordo com a opção do candidato no ato da inscrição), tratando de problemática do Desenvolvimento Regional.

10.4.1 Durante a realização da Proficiência será permitida consulta a dicionário.

10.5 O candidato que, por qualquer motivo, não comparecer na data e horário previstos para a realização da Proficiência será desclassificado.

10.6 A Comissão de Seleção atribuirá à Proficiência uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), com base na avaliação da capacidade de compreensão e discussão de texto em Língua Inglesa ou Língua Francesa, para efeito de classificação dos candidatos.

10.7 O programa de Pós-graduação em Desenvolvimento regional aceitará os resultados de provas de proficiência realizadas pelo candidato em instituições acadêmica reconhecidas, nos últimos dois anos;

10.8 No dia 11 de dezembro de 2012 será publicado, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/), o resultado da Proficiência em Língua Estrangeira.

10.9 O candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) na Proficiência em Língua Estrangeira e for classificado no Processo Seletivo objeto deste Edital ganhará direito a requerer dispensa do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, após efetuar matrícula no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

10.10 O candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (sete) na Proficiência em Língua Estrangeira e for classificado no Processo Seletivo objeto deste Edital terá que se submeter ao Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, em conformidade com as normas regimentais do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

(11)

11 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

11.1 A Comissão de Seleção atribuirá aos candidatos aprovados uma Nota Final Classificatória (NFC), equivalente à média ponderada das notas obtidas nas etapas constantes do Processo de Seleção, de acordo com a seguinte equação:

10 1,0) (LE ,0) 1 ( ) ,0 1 EN ( ) 0 , 3 ( ) 0 , 4 (           PCE APP AC NFC

Sendo: PCE= Nota referente à Prova de Conhecimento Específico; APP= Nota referente à Análise do Projeto de Pesquisa; EN= Nota referente à Entrevista;

AC= Nota referente à Análise do Currículo (Conforme pontuação estabelecida no Anexo 3 deste edital);

LE= Nota referente à Proficiência em Língua Estrangeira.

11.2 Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: 11.2.1 Maior nota na Prova de Conhecimento Específico;

11.2.2 Maior nota na Análise do Projeto de Pesquisa; 11.2.3 Maior nota na Entrevista;

11.2.4 Maior nota na Análise do Currículo;

11.2.5 Maior nota na Proficiência em Língua Estrangeira. 11.3 Os candidatos serão classificados na ordem decrescente de NFC.

11.4 Serão considerados classificados, exclusivamente, aqueles candidatos que, com base na ordem decrescente de NFC, preencherem o número de vagas estabelecido no presente Edital.

11.5 No dia 18 de dezembro de 2012 será publicado, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/), o Resultado Final do Processo de Seleção.

11.5 No dia 20 de dezembro de 2012, em reunião ordinária ou extraordinária, o Colegiado do Programa deverá apreciar o Relatório Final para fins de homologação.

(12)

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 As informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, linhas de pesquisa, estrutura curricular, corpo docente, entre outras, encontram-se disponíveis para consulta na página eletrônica da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR ( http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/).

12.2 A inscrição no processo seletivo objeto do presente Edital e a matrícula dos candidatos classificados serão gratuitas.

12.3 Será desclassificado e automaticamente excluído do Processo Seletivo objeto deste Edital o candidato que prestar informações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção.

12.4 A matrícula dos candidatos classificados no Processo Seletivo objeto do presente Edital será efetuada no período de 18 a 20 de fevereiro de 2013, nos dias úteis, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Central de Integração Acadêmica, sala 311, 3º andar, Campus I, Rua Baraúnas, 351, Bairro Universitário, CEP 58429-500, Campina Grande-PB.

12.4.1 O candidato classificado que não comparecer no período previsto para a realização da matrícula será considerado desistente.

12.4.2 Caso ocorra desistência de candidato classificado, outro candidato aprovado no Processo Seletivo objeto deste Edital, de acordo estritamente com a ordem de classificação, será convocado a ocupar a vaga remanescente.

12.4.3 O eventual recurso à matrícula dos candidatos classificados deverá ser interposto pelo interessado ou seu procurador devidamente constituído, até o dia 21 fevereiro de 2013, junto ao Setor de Protocolo da UEPB, Rua Baraúnas, 351, térreo do Prédio das Pró-Reitorias, Bairro Universitário, Campina Grande-PB, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, devendo ser encaminhado à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. 12.4.4 No dia 22 fevereiro de 2013 será publicado, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/), o resultado da apreciação dos eventuais recursos interpostos à matrícula dos candidatos classificados.

12.5 O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional não garante a disponibilidade de Bolsa de Estudo aos candidatos classificados no Processo Seletivo objeto do presente Edital, dependendo a sua concessão da cota alocada para o ano letivo 2013 e do devido atendimento às

(13)

normas reguladoras.

12.6 Esclarecimentos complementares poderão ser obtidos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, UEPB, Central de Integração Acadêmica, sala 311, 3º andar, Rua Baraúnas, 351, Bairro Universitário, 58429-500, Campina Grande-PB, telefone (83) 3315-3365, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, ou através do e-mail mdr@uepb.edu.br.

12.7 Os candidatos deverão ficar atentos à eventual publicação, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/), de aditivos e comunicados complementares ao presente Edital.

12.8 A publicação, no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e nas páginas eletrônicas da UEPB (http://www.uepb.edu.br/) e do PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/), dos resultados do Processo Seletivo e eventuais aditivos e comunicados complementares poderão ocorrer até as 23h59 da data estabelecida para expirar cada etapa do Cronograma constante no item 4 do presente Edital.

12.9 Os casos omissos no presente Edital, assim como em seus eventuais aditivos e comunicados complementares, serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo, ouvidos o Colegiado do Programa de Graduação em Desenvolvimento Regional, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Procuradoria Geral da UEPB.

Campina Grande-PB, 03 de outubro de 2012.

Prof. Dr. CIDOVAL MORAIS DE SOUSA

(14)

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Nº de Inscrição:

__________

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR)

EDITAL/UEPB/PRPGP/PPGDR/02/2012 PROCESSO SELETIVO: TURMA 2013

Foto 3x4

ANEXO 1 - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (Preencher com letra de forma)

DADOS PESSOAIS Nome Completo:

Naturalidade: UF: Nacionalidade:

Data de Nascimento: _______/______/______ Estado Civil:

RG: Órgão Expedidor: CPF: ENDEREÇO Logradouro: Complemento: Bairro: CEP: Cidade: UF:

Fone: Celular: E-mail:

FORMAÇÃO ACADÊMICA Curso de Graduação:

Instituição: Ano de Conclusão:

Curso de Especialização (concluído ou em andamento):

Instituição: Ano de Conclusão:

LINHA DE PESQUISA

( ) Desenvolvimento e Conflitos Sociais

( ) Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais

( ) Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional OPÇÃO PARA A PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

( ) Língua Inglesa ( ) Língua Francesa

Campina Grande-PB, _______/_______/2012.

_________________________________________________________ Assinatura do Candidato

(15)

.

...

Comprovante do Candidato

Nº de Inscrição: Nome Completo:

RG: CPF:

Campina Grande-PB, _______/_______/2012. _____________________________________

(16)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) EDITAL DE SELEÇÃO/UEPB/PRPGP/PPGDR/02/2012

TURMA 2013 ANEXO 2

BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO BACELAR Tânia. NORDESTE, NORDESTES: QUE NORDESTE? Disponível http://www.fundaj.gov.br/ observanordeste/obte013.html

BACELAR Tânia. Por uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Disponível em http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obte011.html

BOISIER, Sergio. Em busca do esquivo Desenvolvimento Regional: entre a caixa-preta e o projeto político. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n.13, p.111-147, jun.1996. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/viewFile/135/137

FURTADO, Celso. Uma política de desenvolvimento para o Nordeste. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 12-19, dez. 1981. Disponível em: http://www.centrocelsofurtado.org.br/ adm/enviadas/doc/23_20060704231446.pdf

FURTADO, Celso. El desarrollo como proceso endógeno. Enero-abril 2011, p.170- 93

SÔNIA M. Draibe; MANUEL Riesco. Estados de Bem-Estar Social e estratégias de desenvolvimento na América Latina. Um novo desenvolvimentismo em gestação? Sociologias, Porto Alegre, no 27, p. 220-254, 2011.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. Disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=hEjcruYfChQC&oi=fnd&pg=PA9&dq=+Jos%C3%A9+Eli+da+Veiga&ots=u81Ecf14 U1&sig=QPR-hHVqKfjMrdF--JOLyaUfCHE#v=onepage&q&f=false

VEIGA, José Eli da. Neodesenvolvimentismo. quinze anos de gestação. São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 3, p. 83-94, jul./set. 2006.

(17)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) EDITAL DE SELEÇÃO/UEPB/PRPGP/PPGDR/02/2012

ANEXO 3

PLANILHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

Itens Pontuação unitária Quantidade Pontos 1. Formação acadêmica

1.1. Monitoria em curso de graduação (participação mínima: um ano)

2,0 1.2. Iniciação científica (participação mínima: um ano) 6,0 1.3. Participação em projeto de pesquisa institucional

(participação mínima: no mínimo seis meses ou 180 horas)

2,0 1.4. Participação em projeto de extensão (participação

mínima: um ano)

1,0 1.5. Curso de especialização (duração mínima 360 horas) 3,0

1.6. Mestrado 10,0

Total

2. Produção técnico-científica 2.1. Artigo publicado em revista científica (Qualis A) 5,0 2.2. Artigo publicado em revista científica (Qualis B) 4,0 2.3. Artigo publicado em revista científica (Qualis C) 1,0

2.4. Autoria de capítulo de livro com ISBN 2,0

2.5 Trabalho completo publicado em anais de evento científico internacional

3,0

2.6 Trabalho completo publicado em anais de evento científico nacional

2,0 2.7. Resumo de trabalho publicado em anais de congresso 0,5

Total

3. Atividade didática 3.1. Participação em disciplina do ensino

fundamental/médio (mínimo 1 semestre)

1,0 3.2. Participação em disciplinas do ensino superior (mínimo

15 horas de aulas ministradas por disciplina)

2,0 3.3. Orientação de bolsista de iniciação científica ou

monografia de pós-graduação (mínimo de 1 ano)

2,0 3.4. Orientação de monografia de graduação (mínimo de 1

ano)

2,0 TOTAL GERAL

Referências

Documentos relacionados

O pleno entendimento da frase “Bento não conseguiu chegar ao local de prova a tempo” envolve a identificação de duas informações pressupostas: Bento tentou

Ana Lima CLDE Loures Odivelas VFX Helena Coimbra CLDE Sintra Paulo Sanches CLDE Península Setúbal José Rocha CLDE Lisboa Cidade Isabel Sebastião..

Ele não dissolve generalizadamente as individualidades, mas filtra parte delas, acentuando a individuação daquilo que retém e privilegia” (CHASIN, 2000, p. Reitera-se: a

Para a realização de todo experimento foram utilizados como fluidos de processo os meios de cultura para crescimento dos dois grupos bacterianos estudados.. As

O microchip envia sinais para as antenas, que capturam os dados e os retransmitem para leitoras especiais (como uma antena; estas essenciais, pois sem ela o sinal não consegue

c) ter revelado comportamento exemplar, não tendo sofrido nenhuma punição disciplinar; e, d) ter cumprido o curso no prazo mínimo de integralização. 2o O controle da média

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, completa, exercício 2017, ano base 2017, ou a mais recente, de todos os membros do Grupo Familiar maiores de

There are lots of things to do, especially if you like to go out and visit places… My parents bought a flat near a park and we usually go there at the weekend.. We like cycling